© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Capítulo 3 – Praśna Tantra

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
VOLTAR AO ÍNDICE


______________________________________


Capítulo 3 – Perguntas Especiais






Retorno de Uma Pessoa do Exílio


3:1 – Se o Senhor do Lagna estiver em Muthaśila com um planeta no Lagna, ou o 10º Bhāva, o viajante retorna com segurança. Se o Senhor do Lagna estiver no 7º ou 4º Bhāvas, ou estiver em Muthaśila com o Senhor do 7º Bhāva, ele retornará com muita dificuldade.

Nota – O Lagna é o viajante ou a pessoa perdida. O 7º governa o caminho, a viagem; o 4º significa a felicidade do viajante, e o 10º Bhāva a forma como ele retorna, em segurança ou não.

3:2 – Se o Senhor do Lagna ocupa o 3º ou 9º e tem Muthaśila com um planeta no Lagna, o viajante já está voltando (naquele momento da pergunta).
3:3 – O Senhor do Lagna ocupando o 2º ou 8º Bhāva e em Ithasala com um planeta no 10º Bhāva, significa que o viajante está (neste momento) voltando. Se o Senhor do Lagna estiver em Muthaśila com um planeta em um Kendra, e o Lagna não estiver aspectado, a pessoa nunca retornará.
3:4 – Se o Senhor do Lagna estiver retrógrado e Candra estiver no Lagna em Muthaśila com um planeta retrógrado, a pessoa voltará em breve e em segurança.
3:5 – O viajante retornará rapidamente se Candra estiver em Muthaśila com o Senhor do Lagna ocupando o 12º Bhāva. Se planetas benéficos estiverem no 2º ou 3º do Lagna, ou a partir do 4º, ou de Rāśis ocupadas por planetas benéficos, o viajante retornará rapidamente.

Pessoa Desaparecida – Está viva ou morta?

3:6 – A pessoa desaparecida voltará se qualquer planeta ocupar o 6º ou 7º Bhāvas, Bṛhaspati estiver em um Kendra e Budha e Śukra estiverem em Trikoṇas.
3:7 – O viajante deve ser considera como morto se o Lagna estiver em uma Rāśi Pṛṣṭodaya, aspectado por maléficos e desprovido de aspectos benéficos, e se o 6º Bhāva estiver ocupado por Budha afligido por maléficos.
3:8 – A pessoa terá ido de um lugar para outro se maléficos ocuparem o 3º Bhāva. Seu dinheiro terá sido roubado se maléficos estiverem em Kendras.
3:9 – Se maléficos estiverem no 3º, 6º e 11º Bhāvas, e benéficos em Kendras, a pessoa desaparecida, não importando o quão longe ela possa estar, retornará com segurança.
3:10 – O viajante estará preso se Śani ocupar uma Rāśi maléfica em um Kendra ou em um trino e estiver aspectado por maléficos.
3:11 – O viajante está mantido sob custódia permanentemente, ou por algum tempo, ou detido e liberado em seguida, conforme o Lagna, ocupado por benéficos, for uma Rāśi fixo, móvel ou dual, respectivamente.
3:12 – Se maléficos ocuparem o 7º Bhāva ou Trikoṇas, e o Lagna, sendo um Pṛṣṭodaya, estiver aspectado por maléficos, então o viajante estará sujeito a muitos problemas e dificuldades.
3:13 – Planetas benéficos no 7º Bhāva indica a segurança do viajante. Maléficos no Lagna indica dificuldades para ele.
3:14 – Se o Lagna ou o Navāṃśa Lagna estiver em uma Rāśi móvel e Candra ocupar o 4º Bhāva, a pessoa voltará para casa em segurança depois de realizar o seu trabalho.
3:15 – Se os Kendras estiverem ocupados por benéficos e não estiverem afligidos por maléficos, ou se Candra estiver no 8º Bhāva, o viajante voltará para casa em segurança.
3:16 – Se Durudhura Yoga está presente, o viajante estará onde ele disse que estaria. Se benéficos causam o Durudhura Yoga, isso pressagia coisas boas para o viajante. Se maléficos causam este yoga, o viajante sofre por conta de inimigos e ladrões.
3:17 – Se o Lagna estiver em uma Rāśi fixa, então o viajante permanecerá onde ele está; a doença não será curada; o dinheiro perdido não será recuperado; falhas serão os resultados.
3:18 – Se o Lagna é uma Rāśi Cara, resultados contrários acontecem. Se o Lagna é uma Rāśi dual, a 1ª e 2ª metade indicam resultados semelhantes aos da Rāśis fixas e móveis, respectivamente.
3:19 – O viajante voltará rapidamente se Bṛhaspati e Śukra estiverem no 3º ou 2º Bhāvas. Se eles estiverem no 4º Bhāva, ele retornará para casa tão logo termine a sua missão.
3:20 – Se Candra estiver no 7º Bhāva, ou se o Senhor do 7º estiver no segundo Horā de uma Rāśi, o viajante estará em seu caminho de volta para casa.
3:21 – Se Śukra, Sūrya, Bṛhaspati e Budha estiverem no 4º ou no 11º Bhāvas, então o retorno da pessoa perdida deve ser esperado para breve. Se qualquer um desses planetas estiverem no 12º Bhāva, a pessoa não retornará.
3:22 – O fugitivo retornará de um país estrangeiro em tantos meses quanto for o número de Rāśis entre o Lagna e o planeta mais forte.
3:23 – O período acima do retorno é para Rāśis móveis. Conforme o mais forte do planeta estiver em uma Rāśi fixa ou dual, o número deve ser dobrado ou duplicado, respectivamente.
3:24 – O momento do retorno pode também coincidir com o momento do Senhor do 7º se tornando retrógrado.
3:25 – Se planetas benéficos ocuparem o 4º ou o 10º Bhāvas, o viajante não retornará. Maléficos nos locais acima, indicam o retorno da pessoa.
3:26 – A pessoa encontrará muitas dificuldades conforme o número de maléficos que estiverem situados no 9º ou 12º contados do Lagna ou do Senhor do Lagna.
3:27 – O viajante encontrará muitos benefícios a caminho conforme o número de planetas benéficos que ocuparem o 9º ou 12º do Lagna ou do Senhor do Lagna.
3:28 – Conforme Śani afligido e desprovido de aspectos benéficos estiver no 9º ou no 8º Bhāvas, o viajante sofrerá doenças ou morrerá no estrangeiro.
3:29 – O viajante será impedido de retornar quer por amigos ou por inimigos, doenças ou ladrões, conforme o Durudhura Yoga de Candra no 7º for causado por benéficos ou por maléficos.
3:30 – Se Sūrya e Candra estiverem no 6º Bhāva e aspectado por Śani, o viajante terá medo das armas dos inimigos. Se Budha ou Śukra estiverem no 11º Bhāva, ele será feliz. Se Maṅgala ou Śani estiverem no 8º Bhāva, afligido, ele encontrará problemas no caminho.

Pessoa desaparecida, está viva ou morta?

3:31 – Se o Senhor do Lagna ou Candra estiverem no 6º, 4º ou 8º Bhāvas, debilitados ou combustos, tendo Ithasala com o Senhor do 8º e benéficos estiverem ausentes, o viajante deve ser dado como morto.
3:32 – A pessoa que foi para um local distante deve ser considerado como morto se Candra estiver em Ithasala com um planeta retrógrado e ocupando o 1º, 2º ou 3º Bhāvas, o qual estão desprovidos de benéficos.
3:33 – Se benéficos estiverem no 6º, 8º ou 12º Bhāvas, desprovido de força e aspectado por maléficos; ou se Sūrya e Candra estiverem aflitos por maléficos, a pessoa está morta.
3:34 – O Lagna sendo uma Rāśi Pṛṣṭodaya e ocupada por maléficos, enquanto maléficos ocupam Trikoṇas, Kendras ou o 8º ou o 6º Bhāvas e sem aspecto de benéficos, o viajantes estará morto. Se Sūrya estiver no 9º, ele estará doente.
3:35 – Quando Candra tem Ithasala com um planeta colocado em um Bhāva que não o 4º, e estiver aspectado por ou conjunto com benéficos, o viajante que está feliz e retornará em segurança.

Sobre Inimigos e Batalhas

3:36 – Se maléficos estiverem em Rāśis inimigas, o inimigo baterá em retirada no meio da viagem. Se eles estiverem no 4º, a retirada se deve a uma derrota.
3:37 – Quando o 4º Bhāva é idêntico com uma Rāśi de Mīna, Vṛścika, Kumbha ou Karkaṭa, o inimigo sofre derrota; se ele cai em uma Rāśi quadrúpede, o inimigo irá se retirar.
3:38 – O inimigo bate em retirada se o Lagna ou o 4º Bhāva cai em Meṣa, Siṃha, Dhanu ou Vṛṣa, quer esta Rāśi esteja ou não ocupada por planetas.
3:39 – O inimigo não chegará se o 4º estiver ocupado por Sūrya e Candra. Bṛaspati, Śukra e Budha no 4º Bhāva indica invasão rápida pelo inimigo.
3:40 – Se Śani ou Bṛhaspati ocuparem o Lagna, o qual deve ser uma Rāśi fixa, nenhuma previsão deve ser dada ao querente. Maléficos no 3º, 5º e 6º Bhāvas indicam conflitos com o inimigo. Ele (o inimigo) será vencido se maléficos estiverem o 4º Bhāva.
3:41 – O governante vencerá se benéficos ocuparem o 10º, Lagna ou 7º Bhāvas. Maṅgala e Śani no 9º Bhāva indica perda para o querente – o rei. Budha, Bṛhaspati e Śukra no 9º indicam vitória.
3:42 – A invasão do inimigo pode acontecer em tantos dias quanto forem os números de Rāśis entre o Lagna e Candra, desde que não haja planetas entre eles.
3:43 – Se um Śukra com força, Bṛhaspati e Budha, ou se pelo menos dois destes (Bṛhaspati e Śukra) estiverem no Lagna, o inimigo governante será morto no campo de batalha.
3:44 – Se Sūrya, Candra, Maṅgala, Śani e Rāhu, ou quatro deles pelo menos ocuparem o Lagna, o querente rei encontrará com a morte rapidamente. Se estes planetas estiverem no 7º, o rei inimigo é que morre.
3:45 – Se Śukra, Bṛhaspati, Candra e Budha, ou pelo menos três destes com força, ocuparem o 7º Bhāva, o inimigo rapidamente será derrotada pelo querente-rei. Se benéficos estiverem no 4º ou no 10º Bhāvas. As partes assinarão um tratado.
3:46 – Se Candra, ocupando o Lagna, tiver Ithasala com Maṅgala, o querente será capturado ou morto. Um destino semelhante acontecerá com o inimigo se Candra (tendo Ithasala com Maṅgala) ocupar o 7º Bhāva.
3:47 – Paz entre as partes será trazida pela pessoa significada pelos planetas em exaltação ou em sua própria Rāśi, que estiverem situados entre os Senhores do Lagna e do 7º Bhāva. Se tal planeta for Budha, o mediador será um escritor ou um erudito.
3:48 – Se maléficos estiverem no 7º e benéficos estiverem no Lagna, o querente paga um resgate ao inimigo. Se ao contrário, o inimigo paga o resgate ao querente-governante.
3:49 – Se Budha ocupar o 7º e tiver Ithasala com Sūrya, os espiões permanecerão incógnito. Se Maṅgala estiver em Easarpha com Candra, os espiões usarão as roupas significadas pelo planeta em associação com Candra.

Atacando a Fortaleza

(*) Os Ślokas abaixo são de Praśna Chintamani

3:50 – A fortaleza será atacada se maléficos estiverem no Lagna no momento da pergunta. Será especialmente assim se tais maléficos forem Maṅgala e Rāhu.
3:51-52 – A fortaleza será rapidamente segura quando Rāhu estiver no 7º Bhāva. Se maléficos estiverem  no Lagna ou no 7º e o Senhor do Lagna estiver no 12º, 2º, 8º ou 6º Bhāvas, a fortaleza não pode ser tomada de volta. Se o Senhor do Lagna estiver associado com maléficos, estiver retrógrado e ocupando um Kendra, a guerra é inevitável.
3:53 – O Senhor do 6º ou maléficos no 7º indicam guerra. Maléficos ocupando Kendras e especialmente Vṛścika ou Karkaṭa, indicam a destruição da fortaleza.
3:54 – Maṅgala e o Senhor do 8º em yuti pressagia um abate colossal. Bṛhaspati no 2º, 5º ou 11º Bhāvas, o qual deve ser uma Rāśi Kīta não indica destruição. Se Śani e Maṅgala estiverem em Kendras, haverá pesada destruição e captura da tropa pelo inimigo.
3:55 – Uma guerra de grande destruição será declarada se maléficos estiverem em ou aspectados pelo Lagna ou o Lagna estiver encurralado entre maléficos.

Sobre a Recuperação do Paciente

3:56 – A morte do paciente é certa quando o Lagna estiver ocupado pelo Senhor do 6º Bhāva e Candra estiver aspectado por maléficos.
3:57 – Candra no 4º ou 8º Bhāvas encurralado entre maléficos indica a morte do paciente. O paciente irá se recuperar rapidamente se Candra estiver fortemente colocado e aspectado por benéficos.
3:58 – A pessoa doente partirá para a morada de Yama se Candra estiver no Lagna e Sūrya estiver no 7º Bhāva. A doença se tornará complicada pelo tratamento médico quando maléficos estiverem no Lagna.
3:59 – Se benéficos estiverem no Lagna, a diagnose será correta. O Lagna significa o médico, o 7º Bhāva representa a natureza da doença, o 10º Bhāva é a pessoa doente e o 4º Bhāva indica o tratamento.
3:60 – Se existir amizade entre os Senhores do Lagna e do 10º Bhāva, o tratamento será apropriado à doença, o mal será curado. Caso contrário, a doença se agrava.
3:61 – O doente irá sobreviver se o Senhor do Lagna, sendo um benéfico, está fortemente colocado em um Kendra, está exaltado ou ocupa seu Mūlatrikoṇa.
3:62 – Um único planeta, o qual deve ser poderoso e benéfico, ocupando o Lagna, protege o homem doente. Se benéficos estiverem no 9º, 6º, 11º e 3º, então também a doença será curada.
3:63 – Se maléficos estiverem em Apoklimas, a doença é hereditária, tendo sido causada pela água ou por instrumentos.
3:64-66 – Conforme os planetas que ocuparem o 8º ou 12º Bhāvas forem 1. Rāhu, 2. Bṛhaspati, 3. Candra, 4. Sūrya, 5. Śani, 6. Budha, 7. Maṅgala e 8. Śukra, a doença será devido a 1. pretas, 2. maldições de parentes, 3. uma divindade, 4. locais aquosos, 5. uma divindade feminina, 6. divindade da família, 7. espíritos de pessoas mortas, 8. uma Śakinī, e uma divindade da água, respectivamente. Estas divindades possuem ateus. Quando Candra está fortemente colocado em exaltação ou em sua própria Rāśi, a doença pode ser curada; caso contrário, a doença não pode ser curada. Quando maléficos fortes estiverem em Kendras, mesmo quando as divindades são devidamente apropriadas, o alívio não é possível. Se benéficos estiverem em Kendras, mantras e japas irão ajudar. Quando Candra estiver em um Upachaya e benéficos ocuparem Kendras, Trikoṇas ou o 8º Bhāva, e o Lagna estiver aspectado por benéficos, o doente será curado de sua doença.
3:67 – A pessoa doente será curada de sua doença quando benéficos estiverem em Kendras, Trikoṇas e no 8º Bhāva e Candra estando em um Upachaya, e o Lagna aspectado por benéficos.

Relacionamento entre Patrão e Empregado

3:68 – O relacionamento patrão-empregado será cordial e benéficos se o lagna estuver em uma Rāśī Śīrṣodaya ocupada ou aspectada por benéficos; se benéficos estiverem colocados no 2º, 7º e no 8º Bhāvas; e se maléficos ocuparem o 3º, 6º e 11º Bhāvas.

Śīrṣodaya = Gêmeos, Leão, Virgem, Libra, Escorpião e Aquário
Pṛṣṭodaya = Áries, Touro, Câncer, Sagitário, Capricórnio
Ubhayodaya = Peixes

3:69 – Conforme maléficos ocupam o Lagna, 2º, 7º ou 8º Bhāvas, os empregados sofrerão de perda de dinheiro, aflições mentais, dificuldades e morte, respectivamente, nas mãos do governante (ou empregador). Daí ele deve ser rejeito como um empregador.
3:70 – Será para o prejuízo de ambos, empregador e empregado, se maléficos ocuparem o Lagna, 2º, 7º e 8º Bhāvas. Benéficos nestes locais conduz a um bem estar entre ambas as partes.
3:71 – Se Candra e planetas benéficos ocuparem ou aspectarem o Lagna e o 7º não afligido por planetas maléficos, o empregador será amigável para com o querente.

Futuro com outro Empregador

3:72 – Quando o Senhor do Lagna, ocupando um Kendra, tem Ithasala com o Senhor do 6º ou do 12º Bhāvas, o querente irá se beneficiará de outro empregador. Se o contrário, não haverá benefício.
3:73 – O querente assegurará melhoria no presente emprego se o Senhor do Lagna ocupar um Kendra idêntico com sua Rāśi de exaltação ou sua própria Rāśi, e estiver em Ithasala com Candra e estiver, de outro modo, fortemente disposto e não afligido.
3:74 – Se o Senhor do 7º Bhāva estiver situado em um Kendra idêntico com sua própria Rāśi ou aquela de sua exaltação, e se tiver Ithasala com Candra, estando fortemente aspectado por benéficos e associações, o querente irá se beneficiar imensamente sob seu novo empregador.
3:75 – Se uma pergunta “irei prosperar nesta casa ou nesse local ou em outro local” for colocada, diga que ele se dará bem se a Rāśi que surge for uma Pṛṣṭodaya. Prediga depois de levar em conta todos os prós e contras.

Recuperação de Propriedade Perdida

3:76 – Se o Senhor do 4º estiver no Lagna, ou Candra estiver no Lagna, aspectado pelo Senhor do 4º, o dinheiro perdido será encontrado no local esperado.
3:77 – Se o Senhor do 2º estiver no 2º ou no 4º Bhāvas, ele terá acesso a muita riqueza. Se maléficos estiverem no 4º Bhāva, ele não obterá riqueza.
3:78 – Quando Maṅgala estiver no 7º ou no 8º Bhāvas, a riqueza não será assegurada pelo querente, uma vez que ela estará sob a posse de outra pessoa. Se Rāhu estiver no Lagna e Sūrya no 8º Bhāva, a riqueza ou a propriedade não será assegurada. A riqueza pode ser assegurada se Candra ou Bṛhaspati se tornam o Senhor do 7º, 8º, 4º ou 10º Bhāvas.
3:79 – A riqueza perdida não será recuperada se os Senhores do Lagna e do 7º Bhāva estiverem no 7º e no Lagna, respectivamente. Semelhantemente resultados acontecem se os dois Senhores estiverem em Ithasala no 7º Bhāva.
3:80 – Quando os Senhores do Lagna e do 7º estiverem em Ithasala, o último transfere sua influência para o primeiro, significando que o ladrão devolverá a riqueza. Quando Sūrya estiver no Lagna e Candra no 7º Bhāva, a riqueza perdida não será recuperada.
3:81 – O ladrão irá, ele mesmo, roubar a propriedade e fugir para sua casa quando houver Ithasala entre os Senhores do Lagna e do 10º Bhāva. O ladrão será capturado com a propriedade roubada se Candra e o Senhor do 7º Bhāva estiverem em combustão.
3:82 – O ladrão está no local do roubo se o Senhor do 7º estiver em um Kendra. Ele terá fugido do local se o Senhor do 7º estiver em outro local. Se o Senhor do 7º estiver em Ithasala com o Senhor do 3º ou do 9º Bhāvas, o ladrão terá deixado os limites da cidade.
3:83 – Quando o Senhor do 10º Ba estiver em Ithasala com o Senhor do Lagna, a recuperação da propriedade roubada será através da polícia. Se tanto o Senhor do 3º Bhāva quanto o Senhor do 9º Bhāva estiverem em Ithasala com o Senhor do 7º Bhāva, a propriedade será recuperada em outro lugar.
3:84 – A propriedade será recuperada se Candra, ocupando o Lagna ou o 10º Bhāva, estiver em um benéfico Ithasala. Se Candra tem um aspecto amigável a partir de Sūrya ou de um planeta benéfico, então também a propriedade será recuperada.
3:85 – Se uma Rāśi fixa ou um Navāṃśa fixo surge (no Lagna), ou o Lagna estiver em Vargottama, o ladrão será o próprio querente e a propriedade está com ele.
3:86 – Conforme seja o 1º, 2º ou 3º  Drekkanas surgindo, a propriedade perdia estará escondida junto da porta, ou dentro de instalações, ou no lado de fora da casa, respectivamente.
3:87 – Se a pergunta se refere a dinheiro inadvertidamente perdido, diga que está no local que caiu se o Senhor do Lagna estiver no 7º e vice versa, ou se ambos os Senhores estiverem em Muthasila.
3:88 – Se “qual direção está a propriedade perdida” for a pergunta feita, diga que está no Leste, Sul, Oeste ou Norte conforme Candra ocupar o Lagna, o 10º, o 7º ou o 4º Bhāvas, respectivamente.
3:89 – Quando Candra não estiver em um Kendra, a direção é significada por sua posição a partir do quadrante mais próximo, a contagem começando do Lagna como sendo o Leste e a cada 45º a partir dele, representando um ponto cardinal na ordem de Leste, Sudeste, Sudoeste, Norte, Noroeste e Nordeste; ou a direção significada pela natureza da Rāśi que se eleva.
3:90 – Em relação às questões sobre riqueza perdida ou roubada, o 7º significa o ladrão, o 4º significa a propriedade e o Lagna e Candra significam a pessoa que perdeu o dinheiro.
3:91 – A propriedade perdida será recuperada se o Senhor do Lagna estiver no 7º em Ithasala com o Senhor do 7º Bhāva. O próprio ladrão retornará à propriedade quando o Senhor do 8º estiver no Lagna.
3;92 – Se o Senhor do 2º estiver em combustão, o ladrão será capturado. Se os Senhores do Lagna e do 10º Bhāva estiverem em Ithasala, o ladrão será preso junto com a propriedade roubada.
3:93 – Se na combinação acima não existir nenhum aspecto do Senhor do Lagna, o ladrão vem apenas para cometer o roubo. Se o Senhor do 7º estiver combusto, o ladrão será preso.
3:94-95 – Quando existir Ithasala entre os Senhores do Lagna e do 7º Bhāva, o dinheiro será devolvido pelo ladrão por medo da polícia. Quando não existir Ithasala e quando o Senhor do Lagna estiver fraco, o ladrão devolve o dinheiro para as autoridades. Quando os Senhores do Lagna e do 10º Bhāva estiverem em yuti, a propriedade roubada pode ser obtida ao ir para as autoridades.
3:96 – O dinheiro do roubo é significado pelo 8º Bhāva. Se o Senhor do 2º Bhāva estiver no 7º ou 8º Bhāvas, a propriedade roubada não é recuperada. Se existir Muthaśila entre os Senhores do 2º e do 9º Bhāvas, o dinheiro será recuperado.
3:97 – Quando existir Muthaśila entre os Senhores do 8º e do 10º Bhāvas, a autoridade favorecerá o ponto de vista do ladrão. Quando não existir mútuo aspecto entre os Senhores do Lagna e do 2º Bhāva, o querente obterá novidades sobre a propriedade perdida, mas não a recuperará.
3:98 – Se a pergunta for “quem é o ladrão”, diga que ele é um membro da família do querente se o Lagna estiver aspectado por Sūrya ou por Candra. Se ambos, Sūrya e Candra, aspectam o Lagna, então diga que o ladrão vive junto na casa do querente.
3:99 – Quando os Senhores do Lagna e do 7º estiverem no Lagna, o ladrão é alguém que pertence à mesma família. Se o Senhor do 7º estiver no 12º ou no 3º, o ladrão é um empregado do querente.
3:100 – O ladrão é uma pessoa bem conhecida se o Senhor do 7º ocupar sua própria Rāśi ou aquela de sua exaltação. Ele recebeu assistência de uma pessoa significada pelo mais forte dos planetas ocupando o Lagna, o 7º ou o 10º Bhāva.
3:101 – Quando as combinações dadas acima estiverem presentes, julgue o ladrão pela força do Senhor do 7º. Se tal planeta acontecer de ser Sūrya debilitado, o pai na própria casa será o ladrão.
3:102 – Se o planeta debilitado for Candra, Śukra, Śani, Bṛhaspati ou Maṅgala, o ladrão será, respectivamente, a própria mãe, a esposa, o filho, um importante membro da casa ou um irmão, ou um filho.
3:103 – Se o Senhor debilitado do 7º for Budha, então o ladrão será um parente ou um amigo. A natureza do ladrão também deve ser acertada considerando o Punyasaham. Se o Punyasaham não estiver aspectado por maléficos, o ladrão determinado como acima não será o ladrão. Mas se o Senhor do 7º Bhāva está aspectado por maléficos, a constatação anterior é válida.
3:104 – Quando o Senhor do 7º estiver em Musaripha com Maṅgala, o ladrão não foi capturado antes. Se Śani acontece de ser o Senhor do 7º Bhāva e estiver aspectado por Candra, o ladrão é um herege.
3:105 – Bṛhaspati indica o crime sendo cometido com nota pública. Maṅgala indica o dinheiro sendo escondido em uma cova. Śukra sugere o uso de uma chave duplicada. Budha indica que o ladrão é um hóspede.
3:106 – Conforme o significador acontece de ser Śukra, Budha, Bṛhaspati, Maṅgala, Śani ou Sūrya, o ladrão será, respectivamente, um adolescente e/ou criança, um garoto, uma pessoa de meia idade, um jovem, um homem velho e uma pessoa muito velha.
3:107 – Se Sūrya estiver no 12º ou no 2º Bhāvas, o ladrão é uma pessoa jovem. Se a Rāśi for Siṃha, o ladrão é de meia idade. Se Sūrya estiver no 7º Bhāva, ele é velho, e se estiver no 4º Bhāva é muito velho.
3:108 – O local, onde o artigo roubado é mantido, será apropriado à natureza da Rāśi no 4º Bhāva – terra, fogo, ar ou água.
3:109-110 – A natureza do planeta governando ou ocupando o 4º Bhāva também deve ser considerado. Se o planeta é Śani – um local seco; sendo Candra – um local com água; se Bṛhaspati – um templo; se Maṅgala – junto do fogo; se Śukra – cama; Budha – local onde comida é servida ou livraria.

Identidade do Ladrão

3:111 – Se a pergunta “ele é o ladrão ou não?” for colocada, diga que a pessoa suspeita é o ladrão se houver Muthaśila entre Candra e um maléfico. Se Candra tem Muthaśila com benéficos, a pessoa suspeita não é o ladrão.
3:112 – Se “ele cometeu algum roubo anteriormente” for a pergunta, diga que ele já cometeu roubo anteriormente se tanto Candra quando o Senhor do Lagna estiverem em Musaripha com o Senhor do 7º Bhāva.
3:113 – Se o Senhor do 7º Bhāva é um planeta feminino ou está em uma Rāśi feminina, ou se junta ou está aspectado por planetas femininos, o ladrão é uma mulher, caso contrário, o ladrão é um homem.
3:114 – Pelo cuidadoso estudo do Navāṃśa, disposições do Senhor do Lagna, acerte a idade. Tamanho, casta etc., do ladrão. Da extensa literatura disponível sobre o assunto da identificação do ladrão, expliquei uns poucos princípios aqui.

Regras Especiais em Relação às Crianças

3:115 – Se o Senhor do 5º estiver em Ithasala com o Senhor do Lagna ou com Candra, e estiver associado com ou aspectado por benéficos, o querente terá um filho.
3:116 – O número de filhos e filhas corresponderá ao número de planetas masculinos e femininos com força aspectando o 5º Bhāva, estando o 5º ou o seu Senhor em yuti com benéficos.
3:117 – O querente pode nunca ter um filho quando não existir mutuo aspecto entre os Senhores do Lagna e do 5º ou o Senhor do Lagna não aspecta o 5º Bhāva ou vice versa, ou o Senhor do 5º tem Ithasala com maléficos.
3:118 – O querente terá um número pequeno de filhos se o 5º Bhāva acontece de ser Siṃha, Vṛṣa, Vṛścika ou Kanyā e o 5º Bhāva a partir do Lagna da pergunta, ou do Lagna de nascimento, ou de Candra do nascimento, estiverem ocupados por maléficos.
3:119 – Quando Sūrya ou Śani estiverem no 8º idêntico com sua própria Rāśi, a esposa do querente é um vandhya (incapaz de conceber). Se Budha ou Candra estiverem no 8º, o querente terá uma filha.
3:120 – A esposa do querente dará à luz a um filho morto se o 8º estiver ocupado por Bṛhaspati ou por Śukra. Ela terá um aborto se Maṅgala estiver no 8º. Se o Senhor do 8º estiver forte e no 8º, a esposa do querente não poderá ter filhos. (ela não tem óvulos para serem fecundados).
3:121 – Quando o 8º Bhāva estiver ocupado por Sūrya ou por Śukra, ou o 2º, 12º e 8º estiverem ocupados por maléficos, o primeiro filho morre os subsequentes também não terão vida longa.
3:122 – Se o Senhor do 12º estiver em um Kendra aspectado ou associado com benéficos, a criança sobreviverá. Se Candra (em Śukla Pakṣa) com aspectos de benéficos estiver em um Kendra, então a criança terá vida longa.
3:123 – Quando o Senhor do Lagna e o 5º estiverem em Rāśis ímpares, nascimentos de menino é previsto. Quando eles estiverem em Rāśis pares, nascimento de meninas é previsto.
3:124 – O filho será um menino quando o Senhor do 5º estiver em uma Rāśi masculina e o Senhor do Lagna estiver também no 5º aspectado por planetas masculinos. Quando o Senhor do 5º estiver em uma Rāśi par e o Senhor do Lagna estiver também em uma Rāśi par e aspectado por planetas femininos, o querente terá filhas.
3:125 – Quando o Lagna estiver em uma Rāśi dual e estiver ocupado por benéficos, nascerão gêmeos.
3:126 – Quando Saturno ocupar um local ímpar contado do Lagna, o querente terá filho homem. Se Saturno estiver em um local par do Lagna, ele terá filhas. Deve-se notar que mais detalhes devem ser obtidos de livros em Astrologia Preditiva.

Sobre Alimentos

3:127 – O Sol e outros planetas significam, respectivamente, os paladares de Katuka (adstringente), Lavana (salgado), Thikta (amargo), Misrita (mistura de todos os sabores), Madhura (doce), Amla (azedo) e Kashaya (amargo).
3:128 – A força dos planetas aspectando o Lagna indica o rasa (ou gosto) apropriado a ele, o qual a pessoa gosta.
3:129 – Ele terá especial gosto por aquele paladar o qual é significado pelo planeta em Muthasila com a Lua. A pessoa estará morrendo de fome se Rāhu ou Saturno estiverem no Lagna aspectado pelo Sol.
3:130 – Quando uma pergunta é “o que eu como hoje” for colocada, diga que o querente tem de comer uma vez, duas vezes ou muitas vezes de acordo com o ascendente sendo um signo fixo, dual ou móvel.
3:131 – Conforme o planeta no Lagna seja Lua, Marte, Júpiter, Sol, Vênus ou Mercúrio, ele terá de comer o alimento de Kshara (salgado), Katuka (salgados quentes), Amla (azedo), Madhura (doce), Thikta (amargo) e uma combinação de tudo.
3:132 – Quando Saturno estiver no Lagna, o alimento terá o paladar amargo (Kashaya). Quando a Lua tem Musharipha com um maléfico e um Ithasala hostil com um benéfico, ele participou de um jantar de casamento; se o Ithasala da Lua com um benéfico é amigável, ele participou do jantar por convite.
3:133 – Quando a Lua tem Ithasala com um benéfico e Isaripha com um maléfico, o querente teve uma rica e suntuosa refeição.
3:134 – Quando a Lua tem Isaripha com um benéfico e Ithasala com um maléfico ele comeu um alimento sem doce e ghee, mas que é picante. Quando tanto Ithasala quanto Isaripha estiverem com maléficos, o alimento não será de outro local.
3:135 – Se a Lua estiver aspectada pelo Senhor do Signo que ela ocupa (ou seja, o próprio dispositor da Lua), ele terá uma suntuosa refeição. Caso contrario, o resultado será invertido. Se a Lua tem Ithasala com Júpiter, ele tem um alimento dado a ele com respeito. Se o Ithasala da Lua for com o Sol, ele terá um alimento puro e sagrada de sabor quente.
3:136 – Quando a Lua tem Ithasala com Vênus, os alimentos serão do desejo do querente. Se o Ithasala da Lua estiver com Mercúrio, o querente terá excelente alimento na festa, com música e entretenimento. A Lua em Ithasala com Saturno ou com marte indica alimento fora do local do caminho (para onde o querente está indo?) ou alimentos quentes, respectivamente.
3:137 – Se a pergunta colocada for “Devo atender o convite para jantar?”, diga que ele terá um jantar satisfatório se a Lua e Marte estiverem em conjunção em um Kendra ou em mútuo Ithasala.
3:138 – Se Saturno for o planeta, diga que a refeição não será atrativa; se Mercúrio ou Vênus, o alimento será de inteira satisfação do querente. Se o governante do Horā no qual Júpiter estiver colocado ocupar o Lagna ou a 10ª, o querente, sem qualquer esforço de sua parte, será convidado e servido com alimento ao seu contentamento.
3:139 – O convite para refeições será da festa significada pela casa do senhor que acontece de estar em Ithasala com a Lua. Se for o Senhor do Lagna, o jantar será em sua própria casa; se da 2ª, dos funcionários; se da 3ª, de irmãos e assim por diante.
3:140 – Se Saturno ou Rāhu estiverem no Lagna e aspectados por Sol, ele será convidado por inimigos e será atacado. Se a Lua e Marte estiverem no Lagna aspectado por Saturno, o querente será assaltado.
3:141 – Ele terá refeições agradáveis por um anfitrião amigo se Júpiter ou Vênus fortes, ou Lua e Mercúrio fortes, estiverem no Lagna conjunto com benéficos, e maléficos ocuparem a 3ª 6ª 10ª e 11ª.
3:142 – A 4ª casa significa o tipo de alimento, a 11ª significa fome, e o Lagna indica o comedor, ou Khadaka. O Senhor do Lagna é o Bhojyadi (o que é apreciado ou comido na refeição). Assim devem ser estudadas as indicações.
3:143 – Se os senhores da 4ª e da 11ª estiverem em Ithasala e estiverem aspectados por benéficos, ele obtém excelente alimentos. Se o senhor da 11ª estiver em Ithasala com o Senhor da 10ª, o Lagna ou a 7ª, o querente desfruta, feliz, do jantar.

Sobre Sonhos

3:144 – Se o Sol ocupa o Lagna, o querente vê em seu sonho um rei, fogo, arma ou um ato sangrento. Se a Lua está no Lagna, ele verá um sonho com uma flor, roupas brancas, perfume ou uma mulher.
3:145 – Se Marte ocupa o Lagna, o sonho será sobre sangue, carne, pérola ou ouro; se Mercúrio, viagem no paraíso; se Júpiter, dinheiro e visita de parentes.
3:146 – Se o Lagna estiver ocupado por Vênus, o sonho será sobre banho em um tanque ou em um rio; se por Saturno, escalada em locais elevados tais como montanhas, elevadas construções etc., ou a natureza do sonho pode ser predita de acordo com o Navāṁśa Lagna.
3:147 – Ou a natureza do sonho deve ser acertada com referencia ao mais forte planeta na carta da pergunta. Se as influencias planetárias estiverem dispostas, o querente terá sonhos comuns. Se todos os planetas estiverem fracos, ele terá maus sonhos.
3:148 – Se o Sol estiver no Lagna aspectado pela Lua, ou se ambos, Sol e Lua estiverem no Lagna, o querente terá um sonho ruim; a duração do sonho corresponde à duração do signo ascendendo no momento da pergunta.

(*) Este Stanza é de Bhattotpala.

Sobre Esportes
(Caças)

3:149 – Quando os Senhores do Lagna e da 7ª estiverem em Ithasala e em aspecto mútuo e amigável, a pessoa terá uma agradável expedição de caça. Se o aspecto for inimigo, a expedição será difícil e pode-se prever falha.
3:150 – Quando o Senhor do Lagna estiver na 7ª e vice-versa, a caça será bem sucedida. Se o Senhor da 7ª estiver na 4ª ou na 10ª não haverá qualquer captura.
3:151-152 – Se Mercúrio e Marte estiverem fortes a captura será boa. Se eles estiverem combustos ou na 7ª no Navāṃśa o querente abandonará a caça. O objetivo da caça é indicado pelo Senhor da 4ª ou da 10ª ocupando a 7ª. Se o Rāśi acontece de ser Signo de água a caça em vista será de animais aquáticos; se estiver em Vana Rāśi a caça será de animais do ar. O querente irá caçar tantos animais quanto forem o número de planetas maléficos intervindo entre o Lagna e a Lua. O número dever duplicado ou triplicado conforme os maléficos concernentes estiverem em seus próprios Navāṃśas ou em Dvadāśaṃsas.

Sobre Disputas

3:153 – Quando maléficos estiverem no Lagna o querente vencerá na disputa. Quando o Senhor do Lagna estiver debilitado ou combusto, a vitória sobre o inimigo não será possível.
3:154 – Se maléficos estiverem posicionados em outras casas que não o Lagna, e a 7ª casa estiver em mútuo aspecto hostil, os disputantes irão brigar e atacar um ao outro.
3:155 – Se o Lagna e a 7ª estiverem ocupados por maléficos, não haverá paz final à disputa. No devido curso o mais poderoso irá conquistar o oponente.
3:156 – Se os Senhores do Lagna e da 5ª estiverem em Kendras com benéficos, haverá um acordo entre as partes. Caso contrário não. Se os Senhores da 6ª e da 7ª forem inimigos, a inimizade mútua irá prevalecer.

Sobre Viagens
(pessoas desaparecidas)

3:157 – Se a pergunta for “o meu homem que desapareceu voltará para casa ou não, ou ele está na prisão ou morto?” for colocada, diga que a pessoa não está nem morta nem presa se maléficos estiverem no Lagna.
3:158 – A pessoa que partiu está sob restrição se maléficos estiverem na 4ª, 5ª, 7ª, 8ª  9ª aspectados por maléficos.
3:159 – Se maléficos estiverem na 7ª ou na 8ª o fugitivo terá sido espancado e aprisionado. Quando maléficos estiverem no Lagna, na 7ª ou na 8ª o fugitivo terá sido aprisionado, espancado e então Solto.
3:160 – Quando maléficos estiverem na 7ª e na 8ª, ou no Lagna, e na 7ª ou na 8ª e na 1ª, então o fugitivo na prisão será libertado rapidamente. Quando maléficos estiverem no Lagna, resultados favoráveis acontecem.
3:161 – A pergunta “o que acontecerá à pessoa em cativeiro?” deve ser respondida assim: se existir um mṛtyu yoga como pela astrologia judicial, diga que ele será libertado. A resposta à pergunta “quando ele será libertado?” é: ele morrerá se existirem yogas maléficos.
3:162-163 – Quando os Senhores de Kendras estiverem em Kendras, a pessoa aprisionada não será libertada. Quando o Senhor do Lagna na carta anual estiver caído e associado com um maléfico ocupando um Kendra, e o Senhor da 8ª for um maléfico, o fugitivo morrerá. Se o Senhor do Lagna estiver combusto, ocupar a 4ª e estiver aspectado por Marte, a pessoa morrerá.

Libertação do Viajante Aprisionado

3:164-171 – Se a Lua estiver em associação com um maléfico ocupando a 4ª, ou se com o Senhor da 8ª, a pessoa irá morrer na prisão. Se a Lua, ocupando um Kendra, estiver associada com ou aspectada por Saturno, ele terá longo sofrimento; se aspectada por ou conjunta a Marte, ele será espancado na cela. Se o Senhor do Lagna estiver em Drisyardha, tendo Ithasala com o Senhor da 12ª, a pessoa escapará da prisão. Se o Senhor da 12ª estiver na 1ª e os Senhores da 3ª e da 12ª estiverem na 12ª em Ithasala com o Senhor da 1ª, então também a pessoa escapará da prisão. Se a Lua, ocupando Drisyardha, tiver Muthasila com qualquer planeta o prisioneiro será libertado. Ele será libertado rapidamente se os Senhores da 3ª e da 9ª forem benéficos. Se a Lua aflita tiver Ithasala com um planeta situado na 3ª ou 9ª, então também ele será libertado. Quando a Lua tem Ithasala com o Senhor da 3ª ou da 9ª, ocupando um Kendra, libertação antecipada. Enquanto uma Vênus forte no Lagna, a autoridade será capaz de manter a pessoa sob custódia. Se Saturno ou Vênus estiverem em combustão, as chances para se livrar será brilhante. A combinação para morte em uma carta de nascimento, se presente em um Praśna, indica liberdade de prisão. Se Saturno ou Marte estiverem em Áries ou em Libra, a libertação será antecipada. Se eles estiverem em Câncer ou Capricórnio, a liberdade será assegurada depois de muita dificuldade. Se eles estiverem em Signos fixos a liberdade vem tarde. Se eles estiverem em Signos duais, o momento da libertação não será nem antecipada e nem atrasada (nem cedo e nem tarde).

(*) Drisyardha – significa a metade visível do céu, as seis casas do Lagna até a 7ª casa por meio da 10ª, ou seja, o Lagna, 12ª, 11ª, 10ª, 9ª e 8ª casas

Perguntas sobre Embarcação

3:172 – Existem quatro perguntas relacionadas a navios, viagem segura ou dificuldades no mar, quebra do navio no mar e ganho ou perda de mercadoria.
3:173 – Se “eu vou lucrar com o navio” for a pergunta, diga que ele traz ganhos e benefícios para o querente se benéficos estiverem em quadrantes e maléficos estiverem fracos e ocupando a 3ª, 6ª ou 11ª casas.
3:174 – Se os Senhores do Lagna e do Navāṃśa Lagna estiverem retrógrados e aspectados por benéficos a embarcação com mercadoria chega segura. Se os Senhores do Lagna e Navāṃśa Lagna estiverem aspectados por maléficos o navio chega sem qualquer mercadoria.
3:175 – Se os Senhores do Lagna e da 8ª estiverem em seus respectivos Signos, ganhará na transação. Um forte benéfico na 8ª indica ganho e outros resultados benéficos.
3:176 – Se “o navio chegará em segurança?” for a pergunta, diga que ele chegará rapidamente se Mṛtyu Yoga estiver presente na Carta. Mas para predizer outros benefícios, outras combinações devem ser investigadas.
3:177 – Se o Senhor da 8ª estiver em aspecto inimigo com o Senhor do Lagna ou o Senhor do Signo mantido pela Lua, ou com a própria Lua, o comandante do navio se afogará no mar.
3:178 –Se os Senhores do Lagna e da 8ª não aspectarem suas respectivas casas, é certo que o navio em viagem afundará.
3:179 – Se os Senhores do Lagna ou da 8ª estiverem na 7ª, a mercadoria será perdida, mas o navio retornará seguro.
3:180 – Se existir mútuo e hostil aspecto entre os Senhores do Lagna e Candra Lagna, os homens no navio serão envolvidos em mútua briga.

Verdade sobre Rumores

3:181 – Se o Lagna, o Senhor do Lagna, e a Lua, estiverem conjuntos ou aspectados por benéficos, ou ocupando um Kendra, favoráveis novidades recebidas sobre o navio serão confiáveis.
3:182 – Se os fatores acima estiverem aflitos, novidades ruins sobre o navio estarão corretas. Se o Senhor do Lagna estiver retrógrado, então as novidades, quer sejam boas ou más, não serão confiáveis.

Sobre Compra e Venda

3:183 – Para responder a uma pergunta “Posso comprar este artigo?”, considere o Senhor do Lagna como o comprador e o Senhor da 2ª ou o Senhor da 11ª como o indicador para venda.
3:184 – Se o Lagna estiver fortemente disposto, o artigo pode ser comprado, uma vez que será definitivamente lucrativo para o querente.
3:185 – Se a pergunta for “eu devo vender este artigo?”, diga que ele pode ser vendido para lucro se a 11ª casa estiver ocupada por poderosos planetas.

Sobre Colheitas

3:186 – Para responder a pergunta “em qual direção a colheita irá prosperar?,  em qual direção ele não irá prosperar bem?”, primeiro de tudo acerte qual parte da terra estará aflita.
3:187 – A colheita irá prosperar bem na direção significada pelo Kendra que está ocupado por benéficos.
3:188 – A terra na direção indicada pelo Kendra que estiver aflito por Saturno e outros planetas maléficos será imprópria e, como consequência, escassez será o resultado.
3:189 – A direção significada pelo Sol é exposta à perigo da destruição da colheita pelo rei. Na direção significada por Marte, a colheita será destruída pelo fogo.
3:190 – A colheita florescerá na direção significada pelo Kendra ocupado por planetas benéficos fortificados.
3:191 – Astrólogos devem saber que se todos os Kendras estiverem ocupados por poderosos maléficos, a terra inteira estará imprópria para cultivo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário