© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

MINHA FORMAÇÃO EM JYOTIṢA

LINHAGEM DE SANJAY RATH



A linhagem de Sanjay Rath começa com Mahāpuruṣa Achyutānanda que foi o escritor mais prolífico dos Panchasakhas e escreveu vários livros e profecias. Ele é conhecido como o Mahāpuruṣa (uma Grande Pessoa) por seu vasto conhecimento em muitos assuntos, como espiritualidade, Yoga, rituais, Tantra Budista e Vaiṣṇava, Ayurveda e outras diversas regulamentações científicas e sociais.

Mahāpuruṣa Achyutānanda nasceu em Tilakona, Orissa, em 1510, em Maghā Śukla Ekādaśī (10 de janeiro de 1510). Seus pais sem filhos oraram ao Senhor Jagannath e então, uma noite, seu pai teve uma visão de que Garuḍa (a Águia de Visnu) lhe deu um filho.

Achyutānanda era conhecido como uma criança triste até conhecer seu guru, Chaitanya Mahaprabhu. Sua vida mudou quando o guru sussurrou o Mahamantra em seu ouvido. Ele se tornou um dos panchasakha (os cinco amigos) de Chaitanya. Os cinco amigos são conhecidos como Achyutānanda Dasa, Ananta Dasa, Yasovanta Dasa, Jagannatha Dasa e Balarama Das. Diz-se que esses cinco amigos encarnam sempre que Krishna encarna. Achyutānanda foi o escritor mais prolífico entre os panchasakha. Seus livros ainda estão disponíveis na antiga língua Oriya, que é uma mistura de sânscrito e Oriya moderno.

Śrī Achyutānanda Dasa teve 12 discípulos, dos quais seus centros de ensino (gaddis) se espalharam da Índia Oriental ao Nepal. Seus ensinamentos cheios de bhakti são uma mistura de yantra, mantra, tantra, svara śāstra, yoga śāstra, jyotiṣa, sāmudrika śāstra, lagāṇa, bhajan, chaupadī, purāṇa, upa purāṇa e muito mais.

Mahāpuruṣa Achyutānanda viveu até os 121 anos e quando deixou este plano deixou para trás placas de cobre, prata e ouro ( potti ) para orientar seus alunos. Os ensinamentos de Śrī Achyutānanda Das foram transmitidos a nós através da família Rath.

Eu aprendi astrologia védica com Pandit Sanjay Rath de Orissa. A família Rath traça sua linhagem até o Templo Somanāth em Gujarat, onde eram Atri Brahmins (carregando a 5ª Mandala do Ṛgveda). Após a destruição muçulmana do templo em 1296, a família migrou para Mithila . Depois disso, as universidades também foram destruídas pelas invasões muçulmanas. Em 1600, o Gajapati (rei) de Puri convidou a família a se estabelecer na aldeia Bira Balabhadrapur Sasan (fora de Puri). Aqui há um pequeno templo Somanāth no rio Bhargavi , onde as tradições familiares de Somanāth continuam. Quando a família Rath veio para Puri, eles adotaram a tradição espiritual e as práticas de Mahāpuruṣa Achyutānanda, que estava provocando um renascimento da cultura hindu naquela época.

O CURSO MINISTRADO POR SANJAY RATH

O Curso Ciência da Luz (ministrado por Sanjay Rath ji) evoluiu a partir de aulas para o círculo de estudos Vyasa SJC que é baseado nos ensinamentos Jyotiṣa vindos da linhagem de Śrī Achyutānanda Das de Oḍiśā. Śrī Achyutānanda foi um poeta vidente do século 16 e santo Vaiṣṇava de Oḍiśā, Índia. Ele foi considerado como tendo o poder de ver o passado, o presente e o futuro. Ele foi um autor prolífico e um dos cinco ( Panchasakha ) que liderou uma revolução na espiritualidade em Orissa, traduzindo textos em sânscrito para a língua Oriya para as pessoas comuns.

Jagannath Rath (avô de Sanjay)
nasceu em uma época em que Jyotisha ainda era apoiado pelos Orissa Mahā rājas. Ele era um astrólogo real (Rāja Jyotiṣi) que aprendeu com seu avô. O apoio real das ciências védicas levou a um alto nível de qualidade, como visto em outros mestres védicos como T. Krisnamacharya, que foi apoiado pelo Mahārāja de Mysore. Orissa, com o seu grande templo do Sol em Koṇārka, é famosa pelos seus astrólogos e sempre apoiou a ciência da astrologia. Jagannath Rath recebeu o título de Jyotiṣa Ratna em Orissa.

Jagannath Rath viveu uma vida muito austera. Ele tinha uma personalidade poderosa que fazia muitos tremerem ao seu redor. Ele era conhecido por sua generosidade, mas também pela personalidade de Durvāsa. Um quarto foi reservado na casa do Mahārāja para ele ficar enquanto lia os mapas da família real. Essas leituras às vezes duravam uma ou duas semanas e eram muito aprofundadas.

Jagannath Rath escreveu muitos livros em sua língua nativa para tornar o Jyotiṣa mais acessível. Ele também escreveu sobre os benefícios de ser vegetariano e outras questões modernas. Astrólogos do sul da Índia, Varanasi e Calcutá faziam peregrinações para pedir seus conselhos e orientação.

Jagannath Rath garantiu que Jyotiṣa Guru Sanjay Rath fosse bem treinado e realizasse os sādhanās apropriados necessários para realizar Jyotisha deste Śrī Achyutānanda Parampara. Quando Sanjay nasceu, seus pais deveriam chamá-lo de Shushanta, mas quando o avô chegou ele fez seus cálculos. Usando o svara chakra e outros métodos, ele nomeou nosso guru Sanjay.

Nos últimos anos de Jagannath Rath, ele jejuava por longos períodos e às vezes desaparecia em longas peregrinações. Ele manteve seu sādhanā em segredo e no estágio final da vida tornou-se um Saivita Sanyasin.

Kasinath Rath (tio de Sanjay)
era o filho mais velho. A tradição de Hora Shastra foi passada através dele. O pai de Sanjay, UK Rath , aprendeu Ganita Shastra avançado (ciência da matemática astronômica) e tornou-se um industrial.

Kasinath Rath manteve a tradição familiar de Jagannath Rath. Ele daria aulas informais tradicionais ensinando Jyotisha. Sanjay passou grande parte de sua infância aprendendo com seu tio e era conhecido como um dos melhores alunos. Juntos, Kashinath e Jagannath Rath garantiram que a tradição do Jyotiṣa fosse passada para Sanjay Rath quando criança.

Sanjay Rath nasceu nesta família tradicional de astrólogos da vila de Bira Balabhadrapur Sasan em Puri, Orissa. Sanjay estudou com seu tio, o falecido Paṇḍit Kasinath Rath, e seu avô, o falecido Paṇḍit Jagannāth Rath.

Sanjay começou seus estudos aos 8 anos de idade e recebeu a profundidade do Jyotisha encontrada apenas entre aqueles que foram treinados no antigo modo tradicional do parampara. Mais tarde, ele se formou em engenharia mecânica e trabalhou por algum tempo no serviço governamental na Índia. Deixando o serviço governamental para se dedicar totalmente ao Jyotisha, ele possui a profundidade do conhecimento antigo com a capacidade de comunicá-lo à mente moderna.

Ele usa Bṛhat Parāśara Horā Śāstra, Jaimini Upadeśa Sutras, Bṛhat Jātaka e Sārāvalī como os fundamentos do Jyotiṣa. Ele ensina várias outras escrituras Jyotiṣa e textos Nadi, bem como literatura sagrada, como a Bhagavad Gītā, Bhagavad Purana, Upaniṣads, Purāṇas, etc.

Poucos são capazes de compreender a abordagem ampla e profunda de Sanjay, e apenas o astrólogo avançado é verdadeiramente capaz de apreciá-la. Seus ensinamentos mostram os fatores subjacentes aos quais os princípios da astrologia funcionam. Não se apegando ao pensamento de uma escola ou criando seu próprio tipo de astrologia, ele ensina uma abordagem holística do Jyotisha que chega ao cerne das antigas escrituras do Jyotisha.

Ele dá aos seus alunos a clareza de visão dos olhos dos Vedas. Suas obras estão preenchendo o vazio de ensinamentos avançados e elevando os padrões do mundo astrológico. Para promover os ensinamentos de seu parampara, ele formou o Centro Sri Jagannath, onde seus alunos avançados estão ajudando a divulgar o Jyotisha de uma forma que mantenha suas raízes espirituais.

Os alunos aprendem não apenas sobre Jyotiṣa, mas também mantra śāstra, mudrā, prāṇāyāma, meditação e o Sanātana Dharma. Sanjay Rath é editor da revista trimestral Jyotish Digest. Ele viaja e ensina por todo o mundo em grupos maiores de SJC encontrados na Índia, Cingapura, Sérvia, Europa e EUA. Ele é autor de muitos livros e artigos avançados sobre Jyotisha, alguns dos quais estão disponíveis gratuitamente online.

MEUS ESTUDOS

Eu estudo com Sanjay Rath desde 2013. Eu recebi o conhecimento de Jyotisa e iniciação na parampara de Sanjay Rath em 2016. Abaixo algumas imagens dos meus estudos, rituais, iniciação e formação no curso. 


Em Bhimtal, na escola de Jyotiṣa:




































RITUAIS NO TEMPLO JAGESHWARA:


Mahāmṛtyuñjaya Homa e Mahā Vidyās Homa



Navagraha Śānti Pūjā



Gaṇapati Pūjā



RITUAIS EM BHIMTAL:

Iniciação no Gāyatrī e recebimento do cordão sagrado


Śiva Pūjā, Abhiṣekam e Ārati 


Cerimônia de formatura


Recebimento do certificado


Foto de Formatura Turma 2016, Bhimtal, Índia






Nenhum comentário:

Postar um comentário