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Piśaca Doṣa



Piśāca (पिशाच )





Piśācas são demônios carnívoros na teologia hindu. A teologia os descreve como filhos de Krodha ou como filha de Dakṣa, Piśāca. Eles foram descritos como possuindo veias salientes e olhos vermelhos saltados. Acredita-se que eles tenham seu próprio idioma, conhecido como Paiśāci. Veja mais no link: https://en.wikipedia.org/wiki/Pishacha

Eles são demônios carnívoros, tipicamente associados ao fato de serem femininos. Eles são descritos como tendo olhos vermelhos e inchados e veias salientes. Essas criaturas são noturnas, é claro.

Dizem que eles assombram os crematórios, como muitos dos outros seres demoníacos da tradição hindu. Algumas lendas descrevem o Piśāca como sendo criado pelo próprio Brahma.

Outra lenda afirma que os Piśācas eram filhos de Krodha. A palavra Krodha significa “raiva” ou “ira” em sânscrito e pode estar relacionada a uma pessoa ou divindade real em algum momento.

Outras lendas falam do Piśāca sendo criado a partir de Dakṣa. Os Piśācas são classificados como uma raça separada da humanidade que não encarnam como humanos. Os humanos não se tornam Piśācas, embora possam ser possuídos e controlados por um.

Os Piśācas podem mudar de forma, de acordo com algumas tradições míticas, e alguns relatos também dizem que eles têm a capacidade de se tornarem invisíveis. Outros relatos dizem que eles podem entrar no corpo de humanos vivos e usá-los para se alimentar de outros, tal como ocorre nas possessões. Ou eles podem criar doenças de difícil diagnóstico e cura, ou fazer seus hospedeiros humanos enlouquecerem. Quem vê uma Piśāca está condenado a morrer em nove meses, segundo alguns mitos.


As tradições hindus têm crenças sobre afugentar ou formas de proteção contra a Piśāca. Cantar certos mantras pode exorcizar uma pessoa possuída por uma Piśāca. Os mantras podem afastar esses demônios. Além disso, fazer oferendas e participar de ritos religiosos como pūjā pode manter a família protegida desses demônios.


Como os Piśācas Doṣas são formados

Embora aqui neste artigo eu esteja falando da conjunção Marte-Ketu e o comportamento das pessoas que possuem essa conjunção no mapa natal, a aflição por tais espíritos, sejam os espíritos de mortos, de antepassados, ou de demônios, bhūtas e outros pode ocorrer por diversas combinações no gráfico. Vou primeiro explicar a diferença entre Piśāca doṣa e Preta doṣa.

Quando o tormento é causado por seres que não encarnam entre nós, a aflição recebe o nome de piśāca. Existem infinidades de seres no mundo espiritual que não encarnam em forma humana, são chamados demônios, elementais ou bhūtas, laghus grahas, sarpas etc., uma vez que o nome Piśāca está sendo utilizado nos dias atuais para generalizar essa classe de seres que não nascem entre nós, mas que afligem a humanidade buscando sempre algum objetivo.

Quando o doṣa se refere a espíritos que já viveram entre nós e estão aptos a tomarem um novo nascimento, o doṣa é chamado preta. Preta doṣa pode ser causado por qualquer tipo de espírito, sejam espíritos de antepassados que tiveram relações consanguíneas conosco ou não.

Todas as maldições mencionadas por Parāśara Muni no Capítulo 85 intitulado Pūrva Janma Śāpa Dyotana, referem-se às perturbações espirituais de qualquer ordem, sejam as demoníacas ou provenientes de espíritos que encarnam entre nós. Você pode entender como essas combinações se formam acessando esse link: https://parasharastrologiavedica.blogspot.com/p/livro-2-cp-85-sapas-maldicoes.html


Nos Capítulos posteriores, Parāśara ensina meios de como erradicar esses doṣas e todos eles falam sobre rituais, banhos, doações e caridade, peregrinações etc., para remoção desses problemas. Mas o importante aqui é entender que aquele que está em seu pleno juízo é quem deve se esforçar para aprender esses rituais e fazer por si mesmo.


Resultado do Piśāca Doṣa por Marte-Ketu ao nascimento


Marte na Astrologia é nossa força de vontade e vitalidade. Marte representa nossa capacidade de agir em relação a algo. Das emoções básicas, aquelas que são inerentes a todos os indivíduos, Marte representa a raiva.

Ketu na Astrologia é o nodo sul da Lua e o resto do corpo de Rāhu. Este é um corpo sem cabeça que representa separação, isolamento e abandono do mundo material. Ele representa, no seu lado mais sombrio, a ausência de raciocínio, de lógica, de entendimento, de luz etc. Representa, por assim dizer, os instintos mais primários.

Quando Marte e Ketu se encontram em uma mesma casa, eles formam uma energia demoníaca de raiva e destruição. Essa energia é alimentada por raiva extrema e pensamentos violentos. Essa conjunção é muito poderosa após o pôr do sol quando a luz desaparece. Alimentos não vegetarianos e álcool agravam esse doṣa. Mesmo uma única pessoa nascida com essa combinação na família, a energia dela irá prejudicar e perturbar toda a família. É uma energia muito alta e muito difícil de controlar. Pode ficar adormecida por muitos anos, mas, quando se manifesta, vem causando estragos e destruição.

Uma conjunção de Marte e Ketu produz um indivíduo que não é capaz de perceber sua própria capacidade de competição, luta e agressão. O corpo sem cabeça de Ketu e o desejo de espiritualidade tornam a agressividade, a impulsividade e as tarefas orientadas para a ação de Marte um negócio arriscado.

Onde a conjunção cai na Carta Natal indica violência naquela área da vida. Essa conjunção indica que aquele indivíduo tem algum acompanhamento espiritual maléfico em sua vida e que é difícil de remover. E por causa dessa influência maléfica ela sofrerá doenças ruins, será desenganada pelos médicos e precisará urgente se submeter a alguma iniciação espiritual para que sua vida seja poupada. Essa conjunção normalmente leva o indivíduo à necessidade de seguir o Candomblé por causa de doenças misteriosas. No Brasil é frequente encontrar essa combinação em mapas natais de babalorixás e ialorixás. Na Índia é frequente em mapas natais de indivíduos que seguem os tantras. Mas seja qual for o caminho, ele é determinado ainda na infância por conta de doenças na vida da natividade que são difíceis de serem diagnosticadas pelos médicos e põe a vida dela em risco.

Essa conjunção prediz mortes na família antes ou depois do nascimento da natividade. Por exemplo, se a conjunção se encontra na casa 6, algum tio materno ou primo morreu de forma violenta, ou ainda morrerá, e sua alma ficará vagando em torno da natividade e atrapalhando a sua vida até que algo seja feito para retificar essa condição. Do mesmo modo que a casa 6 representa os tios maternos, a casa 12 representa os tios paternos. Para ascendentes em Escorpião, a conjunção prediz que a natividade pode ter morrido de forma violenta em seu anterior nascimento.

Se o piśāca doṣa cai sobre o ascendente, ou Marte e Ketu tornam-se bādhakeśas para a natividade por ser Capricórnio o signo do ascendente ou da Lua natal, então a natividade sofre risco de morte prematura por meios violentos e incomuns. Ela é perseguida espiritualmente e não encontra paz em sua vida.

Se o piśāca doṣa está envolvido com a casa 6, por regência dessa casa, ou posição nela, ou conjunção com seu governante ou, ainda, aflito por Gulika e Mandi, essa pessoas sofrerão ações de magia negra de seres do submundo espiritual e qualquer pessoa encarnada nesse mundo que for identificada como autora de tais ações maléficas, serão apenas pessoas comandadas por aquela força destrutiva que acompanha a natividade. Ou seja, agem como que por um impulso maior, completamente obsediadas e sem vontade própria por vibrarem em uníssono com esse submundo espiritual.

Quando Marte e Ketu se unem, um yoga para energia extrema é formado. A pessoa sempre estará quente ao toque e sentirá calor o tempo todo. Marte e Ketu fazem com que o fogo do corpo fique desproporcional, e daí surgem graves problemas.

Causa um comportamento extremamente raivoso e violento. Muitas pessoas com este yoga são condenadas por crimes violentos. Muito calor, destrói o elemento água, que é responsável pelo equilíbrio emocional e causa jala tattva doṣa se estiver ocupando as casas 2, 4 ou 7, o qual é outro doṣa que aumenta as explosões de humor e deixa a pessoa à mercê de uma raiva incontrolável.

Se este yoga afetar diretamente a Lua ou se esta luminária também estiver envolvida com Marte e Ketu, então pode ocorrer insanidade, uma vez que Ketu destruirá a Lua.

Se Júpiter estiver fraco, esse yoga se transformará em um ímã de atividade paranormal. Essa energia é tão forte que atrai muitas entidades negativas. As pessoas podem ter possessão parcial ou total, comportamento errático e autodestrutivo. Para a possessão completa, Júpiter deve estar muito aflito e bādhakeśa também deve estar envolvido.

A força de um Júpiter bem colocado e em conjunção ou aspectando esses maléficos pode trazer a presença de uma orientação espiritual correta desde a infância para que a natividade possa ser encaminhada para um caminho espiritual de luz e esse doṣa possa ser amenizado em sua vida.

Geralmente, o que se observa, depois que o sol se põe, o nativo pode se comportar de maneira muito estranha e causar muitos problemas, para si e para os outros. Muitos nativos dizem que simplesmente perdem o controle sem saber por quê. Seu sono às vezes é marcado por pesadelos terríveis e paralisia do sono. É necessário sempre deixar um ponto de luz dentro do quarto onde a natividade costuma dormir. Quando criança, ela irá acordar terrificada à noite por pesadelos. Pode ter visões do submundo espiritual até mesmo quando acordada. Mudanças de humor constantes e sem causa plausível acompanharão a natividade até que algo seja feito para corrigir esse doṣa.

Este yoga em Kendra (quadrantes) é mais maléfico do que em qualquer outra casa, pois também criará um sarpa doṣa.

O yoga na da carta D-9 mostra que a natividade pode se envolver com esse doṣa a partir do casamento. Nesta divisional, a casa 7 é o cônjuge, a casa 10 a sogra, a casa 4 o sogro, as casas 9 e 5 os cunhados mais novos e mais velhos, respectivamente. A casa 11 os filhos do anterior casamento de seu cônjuge (se houver), a casa 12 os tios e primos maternos de seu cônjuge e assim sucessivamente. A combinação do piśāca doṣa em uma dessas casas mostrará a pessoa da família de seu cônjuge que possuirá um comportamento demoníaco.

Na Carta D-1, mostra que a natividade possui esse tipo de doṣa e ela se comporta assim. Mostra a aflição espiritual, possessão, problemas de saúde e todo tipo de infortúnio e obstrução naquela área da vida associada ao doṣa. Se cai na casa 5, um dos filhos pode nascer com problemas de saúde, sobretudo o primeiro que nascer, pois ele absorve primeiro o impacto dessa energia. Na casa 4 torna o lar muito tumultuado e a natividade deve ser aconselhada a começar sua vida em outro país. Na casa 10, afeta a vida profissional e pode negar felicidade e realizações. Na casa 7 destrói a felicidade do casamento e assim por diante.



Upāyas




Um remédio que pode ajudar a amenizar o impacto desse doṣa é manter uma mūrti de Gaṇeśa na sua forma de dançarino ao lado da cama, oferecendo a Ele sempre luz e seus artigos preferidos. Fazer doações de luz em templos e alimentar saddhus ajuda na pacificação desse doṣa.

Outro remédio que ajuda a pacificar a fúria desse doṣa é oferecer tarpaṇam para todos os 28 Nakṣatras por 6 meses de modo a equilibrar a energia de jala tattva (elemento água) no gráfico de nascimento.



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