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Bījas



Aiṁ — (ऐं) refere-se a uma sílaba-semente ( bīja ) associada a Vāgbhava e Kubjikā, de acordo com textos tântricos como o Kubjikāmata-tantra, o mais antigo e popular Tantra do culto de Kubjikā. Aiṁ é comumente conhecido como Vāgbhava, esta sílaba-semente representa a própria deusa Kubjikā. É o triangular Yoni ( bhaga ) da deusa, que é o núcleo central de sua maṇḍala e, portanto, é a sede de toda a tradição e sequência de mantras ( krama). A Ṭīkā se refere a ela como Rudraśakti, um importante aspecto de Kubjikā, que a conecta, assim como inúmeras outras características, com a escola Trika. É a sílaba-semente de Brahmā e corresponde ao elemento Terra, embora sua cor, segundo o Ṭīkā, seja o vermelhão ( sindūra ), em vez do amarelo, que é a cor usual desse elemento.

É a sílaba-semente da deusa Sarasvati, relacionada à Sabedoria, e também relacionada ao planeta Mercúrio. O mantra “Aiṁ ” é considerado útil para a memória, sabedoria e todos os níveis da mente e se relaciona com a Deusa Hindu Sarasvati, a deusa da fala, linguagem, aprendizagem e sabedoria.

Hrīṁ — (ह्रीं) refere-se a uma sílaba-semente ( bīja ) associada a Māyā e Lakṣmī, de acordo com textos tântricos como o Kubjikāmata-tantra, o mais antigo e popular Tantra do culto de Kubjikā. —Hrīṁ é a sílaba-semente de Māyā e Lakṣmī. Pertence a Viṣṇu e corresponde ao elemento Água. Sua forma é como uma roda de fogo ( alātacakra ). De acordo com o Śrīmatottara, é o coração dos raios de luz da divindade. Atrai todas as coisas para si e dá o poder de controlar os outros, o gênio poético e o poder de ouvir a grande distância. Serve como antídoto para venenos e desperta o corpo e a mente ( purakṣobha). Ele realiza muitas maravilhas para o homem que o guarda em seu coração. Não há realização ( pratyaya ) sem ela. O Kubjikāmatatantra também atribui poderes mágicos aos Cinco Praṇavas, que dizem provocar excitação sexual ( drāvaṇa ), perturbação ( kṣobha ), ilusão ( moha ), sono ( jṛmbhana ) e a dessecação do corpo do inimigo ( śoṣaṇa ), respectivamente.

Hrīṁ é o Maya ou ilusão bīja ou mantra semente. O mantra Hrīṁ ao Sol e à Deusa também aumenta Pitta, mas não de maneira dura ou aberta.

O mantra “Hrīṁ ” ajuda a acalmar nossas mentes e também nos aquece psicologicamente e também é considerado o Maya-bīja ou o mantra-semente que aumenta os poderes ilusórios ou energias da grande Deusa. Também se relaciona com nossas emoções em um nível mais profundo.

Śrīṁ — (श्रीं) refere-se a uma sílaba-semente ( bīja ) associada a Īśā (Maṅgalā), de acordo com textos tântricos como o Kubjikāmata-tantra, o mais antigo e popular Tantra do culto de Kubjikā. — Śrīṁ é a semente do deusa Īśā que também é chamada de Maṅgalā e é identificada com a energia de Rudra ( rudraśakti ) a quem esta sílaba-semente corresponde. Diz-se que é brilhante como um milhão de luas. De acordo com o Śrīmatottara, esta é a sílaba-semente da glória soberana ( śriyābīja ). Dá poder real ( śrī ), satisfação ( puṣṭi ), beleza, boa fortuna ( saubhāgya ) e agrada aos reis. Dá prazer a todas as pessoas ( āhlāda) e concede todas as realizações. Sem ela, não se pode adquirir riqueza ( dhanasiddhi ).

Śrīṁ , o Bīja ou mantra-semente da Deusa Lakṣmī, deusa da graça e da fortuna, relaciona-se fortemente com a Lua e Kapha. É, portanto, uma energia feminina e lunar e está esfriando e o próprio som “sha” se assemelha ao som de um riacho.

Tem sabor principalmente doce e aumenta Kapha. Diminui Pitta e Vata e ajuda a resfriar as energias ígneas de Pitta, enquanto dá estabilidade e aterramento a Vata. É muito parecido com o leite na natureza e em qualidades e muito sedativo e promotor do sono. É nutrir e também é o mantra da Vaca Cósmica no Hinduísmo como Go-Mata, a Mãe-Vaca, da qual a própria terra é vista como uma energia.

Diz-se que o mantra “Śrīṁ” tem uma energia feminina e refrescante que ajuda a acalmar e resfriar a mente e é bom para raiva e outras emoções ardentes. Relaciona-se com shriya (prosperidade). Relaciona-se com a deusa hindu Lakshmi, deusa da riqueza e da prosperidade e também agrava o dosha ayurvédico ou humor biológico de Kapha (catarro).

Śrīṁ como o som “Sha” relaciona-se com o Soma-shakti e Apas ou Águas, fazendo o som de um riacho (sha).

O bijākṣara (sílaba semente) 'Śrīṁ ' é mediado no sahasrāra cakra (a sétima roda de energia sutil no topo da cabeça).

Krīṁ “Krīṁ” é o mantra que se relaciona com kriya (ação) e com a deusa hindu Kali. Tem o poder de iluminar ( vidyut-shakti ) e aumenta Prana ou respiração e, portanto, aumenta ou agrava o dosha ayurvédico ou humor de Vata (vento). Krīṃ é a sílaba-semente ou bīja-mantra da Deusa Kali. Este Kali-bija também se relaciona com Saturno e Marte e aumenta Vata.

O Bīja Krīṁ está sendo formado aqui, Kakāra =Kālī; Ra-kāra= Brahmā como fogo; Īkāra = Mahāmāyā . Anuśvāra ou Candra -bindu (ṃ) é dividido em dois — isto é , Nāda, que é Viśvamātā, ou Mãe do Universo; e Bindu, que é Duḥkha-hara , ou removedor de dor (Bījakośa). Verso explicativo do Shat-cakra-nirupana

Significa dizer que o bija Krīṁ é composto de ka (marte) e ra (sol)

Huṁ Huṁ ('u' curto como em put), é o mantra de Fogo e Energia que se relaciona com as formas ígneas da Deusa, como Chinnamasta, Chamunda e Bhairavi, como também o deus Shiva em suas formas ígneas.

O mantra Huṁ também se relaciona especificamente com Agni e pode ser usado para todos os Agnis , ou fogos, no corpo se forem baixos ou irregulares.

Huṁ desperta o Fogo digestivo como em Ha-kara (a sílaba 'Ha'), o abdômen é ligeiramente contraído para cima para fazer o som, do qual deriva a raiz “hu” de Huta e Hotar - os termos védicos para invocação de o Fogo Divino.

Phaṭ — Phaṭ (फट्).— ind. Uma palavra onomatopoética usada misticamente para proferir feitiços ou encantamentos; अस्त्राय फट् ( astrāya phaṭ ) ; सविसर्गं फडन्तं तत्सर्वदिक्षु विनिर्दिशेत् ( Savisargaṃ phaḍantaṃ tatsarvadikṣu vinirdiśet ) bhāgavata 6.8.1.


Retificando tattva doṣas

A tabela abaixo deve ser utilizada com cautela. O astrólogo versado sabe como utilizar esses bījas para retificar os tattvas, removendo tattva doṣas  e aumentando o poder de um tattva para alcançar determinado objetivo.

Tattva

Pṛthvī

Jala

Agni

Vāyu

Ākāśa

Elemento

Terra

Água

Fogo

Ar

Espaço

Haṁsa

हं haṁ

शं śaṁ

कं kaṁ

धं dhaṁ

पं paṁ

Bīja (reduz)

ह्लीं hlīṁ

श्लीं ślīṁ

क्लीं klīṁ

ध्लीं dhlīṁ

प्लीं plīṁ

Bīja (eleva)

ह्रीं hrīṁ

श्रीं śrīṁ

क्रीं krīṁ

ध्रीं dhrīṁ

प्रीं prīṁ

Kendra

Casa 1

Casa 4

Casa 10

Casa 7

Tudo

Devatā

Gaṇeśa

Durgā

Āditya

Rudra

Viṣṇu

Graha

Mercúrio

Lua/Vênus

Sol/Marte

Saturno

Júpiter

 Em outra variação:

Tattva

Pṛthvī

Jala

Agni

Vāyu

Ākāśa

Elemento

Terra

Água

Fogo

Ar

Espaço

Bīja

ऐं aiṁ

श्रीं śrīṁ

क्रीं krīṁ

सौः sauḥ

oṁ

Devatā

Sarasvatī

Lakṣmī

Kālī

Kālasaṃkarṣiṇī

Īśvara

Graha

Mercúrio

Lua/Vênus

Sol/Marte

Saturno

Júpiter

 




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