© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Varshaphala - Horóscopo Anual


Varsha Phala (literalmente, "frutos do ano") ou Horóscopo Anual é uma das técnicas da Astrologia Védica empregada para entender a ocorrência de eventos em um determinado ano. Isso também é chamado de sistema de astrologia 'Tajaka / Tajik'. O Varshapal é mais popular no norte da Índia, embora seja estudado no sul da Índia. Esta técnica difere do Jataka, pois se refere a um ano específico da vida de um nativo e o examina em detalhes minuciosos. Portanto, a validade dessa previsão é de apenas um ano. Horóscopo anual é procurado por pessoas interessadas em planejamento de carreira, planejamento de viagens, planejamento de trabalho e vários outros aspectos importantes da vida.

O Varsha Phala, é baseado em energia solar. Em outras palavras, é a posição do sol que importa. Essa análise é diferente do Tithi Pravesha que trabalha a energia Luni-Solar. O ano solar começa toda vez que o Sol retorna à mesma longitude que estava no momento do nascimento. Entre este tempo e o próximo retorno solar é coberto por um gráfico anual ou Varsha Kundali. O tempo de retorno solar é chamado Varshapravesha
Preparação de Varsha Kundali

1. Para o ano em questão, você deve determinar a hora e a data exatas em que o Sol retorna à mesma longitude.

2. Isso requer o uso da Tabela de Ascendente e Efemérides daquele ano.

3. Assim que a hora e a data forem determinadas, faça o horóscopo para esse horário (tome isso como DOB ​​& TOB)

4. A carta assim obtida é Varsha Kundali e é válida por um ano.

5. Lembre-se de que a data pode não ser a mesma do seu DOB e pode mudar em um ou dois dias, pois o Sol leva trezentos e sessenta e cinco dias, seis horas, nove minutos e cerca de dez segundos para chegar à mesma longitude.

6 . O gráfico anual deve sempre ser calculado para o local de nascimento, independentemente do fato de o nativo poder morar em qualquer lugar no momento.


O Muntha é um ponto importante no Varsha Kundali. É o Rashi no qual o Lagna está localizado no momento do nascimento. A cada ano, o Muntha progredirá por um Rashi. Portanto, também é chamado de 'Ascendente Progresso'. Por exemplo, se você estiver lançando o mapa anual para o 50º aniversário, Muntha progredirá 50 Rashis de seu Rashi original onde o Lagna estava localizado no mapa de nascimento. A fórmula para calcular Muntha: Subtraia um ano da idade do nativo, some-o ao signo ascendente e divida o total por 12. O restante será o sinal onde Muntha está localizado.


O senhor do signo no qual o Muntha está localizado é chamado de Senhor Muntha. No mapa anual, o senhor Muntha produz resultados desejáveis ​​ou adversos de acordo com sua localização, força e outras influências planetárias sobre ele.

O senhor do ano

O senhor Lagna do Varsha Kundali é chamado Varshesha ou Varsheshwara. Ele desempenha um papel importante no gráfico anual. Supõe-se que influencie significativamente os eventos que ocorrem durante o ano. Um forte Senhor Varsha garante sucesso, prosperidade e boa saúde ao longo do ano em questão, enquanto um fraco indica o contrário. O senhor Varsha é selecionado de cinco planetas também chamados de 'Cinco Portadores de Ofício' que possuem um significado especial durante o ano.
Cinco portadores de escritório

No gráfico anual, há Cinco Portadores de Ofícios (Pancha-Adhikaris) que possuem um significado especial. Estes possuem cinco carteiras diferentes. Na astrologia, o senhor de Lagna é o conceito mais importante. Estes cinco são basicamente cinco tipos de senhores de Lagna. Estes cinco portadores de escritório são:

1. Senhor Lagna do mapa astral

2. Senhor do signo em que Muntha está colocado ou Senhor Muntha.

3. Senhor Lagna do gráfico anual ou Senhor Varsha

4. Senhor do signo Sol/Lua no mapa anual ou Dina-Ratri Pati, ou seja, senhor do dia ou da noite, respectivamente. O regente do signo em que o Sol e a Lua estão localizados é chamado de regente alternativo do Lagna. No mapa anual, se o Varshapravesha estiver em horário diurno, o regente do signo em que o Sol está localizado torna-se o candidato; mas se o nascimento for à noite, regente do signo em que a Lua está localizada, torna-se o candidato. O dia é considerado do nascer ao pôr do sol e a noite é do pôr do sol ao próximo nascer do sol.

5. Tri-Rashi Pati: Este é um conceito novo e varia de signo para signo de Varsha Lagna e também como Varshapravesha é durante o dia ou a noite. A tabela abaixo fornece o Tri-Rashi Pati para diferentes Lagnas:


Existem certas regras para selecionar o Senhor do Ano

1. Deve ser o mais forte dos oficiais. A força do planeta é determinada por Pancha Vargeeya Bala, que é composta do seguinte:

  • Kshetra Bala
  • Uchcha Bala
  • Hudda Bala
  • Drekkana Bala
  • Navamsha Bala

2. Deve, ao mesmo tempo, aspectar o Varsha Kundali Lagna.


O Sistema Dasha

Em Varshapal, vários Dashas foram descritos para o gráfico anual. Eles são os seguintes:

(a) O Mudda Dasha
(b) O Yogini Dasha
(c) O Patyayini Dasha O Mudda Dasha e o Yogini Dasha são Dashas baseados em Nakshatra e dependem do Nakshatra de nascimento. Eles são semelhantes a Vimshottari Dasha no horóscopo natal, com a diferença de que seu período é reduzido para um ano. O Mudda Dasha é o mais popular dos três Dashas mencionados acima.


Tajik Yoga


Eles são exclusivos deste sistema e não têm nenhuma semelhança com os Yogas prescritos por Parashara. Esses Yogas também são usados ​​nas previsões de Prasna/Horário. Existem 16 Yogas que são comumente usados. Eles são

(1) O Ikabala Yoga (2) O Induvara Yoga (3) O Ithasala Yoga (4) O Ishrafa Yoga (5) O Nakta Yoga (6) O Yamaya Yoga (7) O Manau Yoga (8) O Kamboola Yoga (9) ) O Gairi-Kamboola Yoga (10) O Khallasara Yoga (11) O Rudda Yoga (12) O Duphali-Kuttha Yoga (13) O Dutthottha – Davira Yoga (14) O Tambira Yoga (15) O Kuttha Yoga (16) O Durpaha Yoga.

Sahams

Os Sahams são os pontos sensíveis alcançados pela adição/multiplicação das longitudes do ascendente e alguns outros planetas que são Karyesha (Significador) do evento. Cada Saham então denota um evento particular da vida durante o ano indicado pelo gráfico anual, como casamento, nascimento de filho, fama, viagem, doença, morte, etc.

O número de Sahams recomendados para aplicação em um mapa anual varia de um astrólogo para outro. O clássico 'Tajik Neelakanti' descreve cinquenta Sahams. Não é necessário calcular todos os Sahams descritos nos textos e pegar apenas os Sahams relevantes pertencentes a um interesse particular do indivíduo.

Um Saham dará frutos se o seu senhor estiver forte no Horóscopo Anual. Ele obtém força por posição, parivartana e semelhantes yogas. 

O Muntha caindo sobre um Saham Natal prediz realização daquele Saham, caso planetas karakas do assunto ocupem a casa e o seu governante ocupe a casa que o Saham significa. Por exemplo, se o Muntha cai sobre o Putra Saham (filhos) e o governante daquela casa ocupa a casa 5, então nascimento de filhos naquele período deve ser predito. O mesmo para casamento, saúde, doença, emprego, viagens, morte e assim por diante. 


O Chakra Tripataki


O chakra Tripataki consiste em um mapa especial de vários planetas conforme localizado no mapa de nascimento em relação ao ascendente no mapa anual. Os planetas progridem em um signo a cada ano a partir da posição no nascimento. A aplicação e análise do Tripataki fornece uma visão muito ampla da natureza dos eventos que provavelmente dominarão um determinado ano. Embora o Vedha para qualquer planeta ou o Lagna possa ser determinado mapeando os planetas no Tripataki, é costume considerar apenas as várias influências planetárias na Lua, ou às vezes no ascendente.

Três linhas paralelas são desenhadas verticalmente. Através destes são desenhadas três linhas paralelas horizontalmente. As extremidades dessas linhas são unidas conforme mostrado na Figura abaixo:







Marcando os Rashis

A bandeira central (marcada com 'a') representa o ascendente no gráfico anual. O sinal ascendente no momento de Varshapravesha está marcado aqui. Os demais signos são marcados em ordem, no sentido anti-horário, ao longo dos pontos 'b', 'c', 'd', etc. Isso forma o esqueleto no qual os planetas progredidos estarão localizados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário