Sarpa-Doṣa é uma curse de um Deus Serpente, que vem dos ancestrais, e isto se conhece a partir da carta de nascimento quando todos os planetas estão em um dos lados do eixo Rāhu-Ketu sem deixar qualquer planeta fora desse círculo. Afirma-se nos antigos livros que se uma pessoa matar uma serpente, então ela sofrerá de Sarpa-Doṣa, e esta curse durará por 7 gerações. Quando um avô mata uma cobra, a curse da serpente atingirá não só sobre o avô, mas sobre o pai, o filho, o neto e até a 7ª geração. A curse afeta a família inteira e membros dessa família acabarão se casando com pessoas que também trazem essa curse.
Pessoas com Sarpa-Doṣa em seu mapa frequentemente têm filhos com as mesmas características nos seus mapas.
Existem tipos diferentes de Sarpa-Doṣa, e muitos Astrólogos são da opinião de que quando todos os planetas estão envolvidos dentro do eixo Rāhu-Ketu, então aí existe um Sarpa-Doṣa de um modo geral. Entretanto muitos são os Astrólogos que fazem distinção entre uma curse e outra, embora mantendo a combinação necessária que possibilita a verificação da presença dela em uma Carta Natal.
Rāhu indica serpentes. Daí a aflição de uma casa, de seu Senhor, ou seu Significador, junto ou separadamente, com Śani ou Maṅgala, indica curse de Serpentes. Existem vários tipos de Curses em relação às Serpentes, mas as mais conhecidas são Kāla Sarpa Yoga e Sarpa Yoga.
- Kāla Sarpa é quando todos os planetas são mantidos em um lado do eixo Rāhu-Ketu.
- Sarpa yoga é quando maléficos ocupam 3 Kendras contados do Lagna na Carta Natal.
Além destas, outras são enumeradas aqui:
- O planeta Bhādaka colocado em local adverso e afligido pelos maléficos Rāhu/Gulikā a partir de sua 12ª casa, então isso indica uma curse de serpente;
- Rāhu na 4ª, 6ª, 7ª, 8ª, 10ª, 12ª casas indicam curses das Divinas Serpentes;
- Rāhu relacionado de alguma forma com o Bhādakeśa
- Bṛhaspati relacionado de alguma forma com o Bhādakeśa, enquanto colocado em casas trikas (6,8,12) , e Rāhu em um quadrante de Bṛhaspati Graha, indica curse de Serpentes Superiores;
- Na combinação acima, ao invés de Rāhu, sendo Gulikā, então a curse vem de Serpentes inferiores;
- Rāhu com Sūrya nesta combinação indica que as Serpentes são de natureza boa; Se for Candra, elas serão de natureza má;
Alguns Astrólogos afirmam que o Sarpa-Doṣa é anulado nas seguintes condições:
- Bṛhaspati está fora do eixo Rāhu-Ketu;
- Bṛhaspati está no Lagna ou em sua própria Rāśi;
- Bṛhaspati aspecta o Lagna ou o Senhor do Lagna;
- Qualquer benéfico em quadrantes anula o Sarpa Yoga;
- Qualquer benéfico no Lagna ou em Yuvati Bhāva anula o Kāla Sarpa Yoga;
- Se Candra anula a curse, isso forma um yoga conhecido como “Mahasankha Yoga”.
- Se Bṛhaspati anula a curse, isso forma um yoga conhecido como "Mahapadma".
- Rāhu não está entre as casas 1-7 para englobar o Lagna.
Alguns Astrólogos afirmam que existem meios de se verificar se um Sarpa-Doṣa está atuando na vida do nativo ou se ele foi amenizado pelas condições acima:
- O nativo sofre um monte de perdas e tensões desnecessárias na vida;
- O nativo sonha regularmente com cobras, serpentes;
- O nativo tem muitas dores nos joelhos e pernas mesmo se ele anda muito pouco;
- O nativo sente dificuldades de fazer coisas simples e só objetiva sucesso na 3ª tentativa;
- O nativo será sortudo para os outros;
- O nativo terá problemas para ter seus filhos;
- O nativo pode ter pesadelos ou ver pessoas mortas, carne, sangue em sonhos.
Muitos Astrólogos concordam que após os 34-35 anos, é que a pessoa que sofre de Sarpa-Doṣa obterá estabilidade na vida e felicidade de casamento, obtenção de filhos etc.
Minha opinião em relação a este problema, e com base em meus estudos é que:
- Bṛhaspati no Lagna, ou fora do eixo, ou aspectando o Lagna, não remove o Sarpa-Doṣa, mas ameniza em muito a curse e torna possível diversas realizações, porém não sem dificuldades, antes mesmo do período prescrito para a curse expirar na vida do nativo;
- Um único planeta fora do eixo não remove o Sarpa-Doṣa, mas o ameniza, tanto que se anulasse nenhuma necessidade haveria de se prescrever medidas corretivas para isso. E essa minha observação vale para qualquer planeta (solitário) saindo do eixo, ou o benéfico Bṛhaspati em posição estratégica no Lagna ou aspectando o Lagna.
- Dois ou mais planetas fora do eixo Rāhu-Ketu não indicam um Sarpa-Doṣa.
Por meio de meus estudos, tenho observado que o Sarpa-Doṣa se intensifica muito na vida de uma pessoa quando ele possui um planeta em yuti com um dos Nodos, ou Rāhu ou Ketu. E isso afeta sobremaneira a vida do nativo nas áreas que aquele planeta representa, não somente como um kāraka natural para determinado assunto, como também pelo seu governo sobre determinado Bhāva.
Ao final do texto eu listo os resultados dados pela yuti de um dos Nodos com os planetas (em casos gerais e para qualquer um, mesmo quem não possua um Sarpa-Doṣa).
Entretanto, no caso de um Sarpa-Doṣa acontecer ao mesmo tempo em que se observa uma yuti dessas, então tais problemas serão agravados imensamente, pois aqui se misturam curses diferentes e capazes de trazer toda sorte de infortúnio e, dependendo do planeta envolvido, esta combinação pode não só afetar a vida da natividade diretamente, como também reduzir a longevidade, o bem estar e a felicidade dos parentes a que os planetas representam em sua vida como significadores naturais.
Conjunção Rāhu e os 7
Planetas
Desmistificando o Kāla Sarpa Yoga
Não basta ter todos os planetas encurralados pelos
Nodos em um lado do Cakra Zodiacal, uma das condições para que a curse exista,
é aquela em que o Lagna também está envolvido.
Rāhu é o que encabeça o Kālasarpa e mostra a direção
dele em uma carta. B.V. Raman explica que para esse Sarpa-Doṣa existir, Rāhu
deve estar posicionado entre as casas 1 e 6, pois em seu movimento inverso ele estaria obrigatoriamente envolvendo o Lagna. O que não acontece se ele estiver posicionado entre as casas 12 e 7. E conforme a opinião de B.V.Raman, até mesmo se um único Graha estiver fora do eixo, esse Doṣa passa a não existir. Neste ponto tenho cá minhas dúvidas, pois se existe retificações para tal condição, o problema continuaria a existir. Em continuação, se Rāhu estiver colocado em outras
casas que não as referidas acima, então quem está encabeçando o movimento em direção ao Lagna é
Ketu, e assim também o Kāla Sarpa não existe, pois os planetas estão caminhando
para Ketu, e ele é Mokṣakāraka, e está conduzindo para a liberação, não para o
apego às coisas materiais, como Rāhu o faz.
O conceito de Kāla Sarpa Yoga é novo e há
controvérsias em torno dele. Mahāṛṣi Parāśara não trata deste assunto em seu
clássico Bṛhat Parāśara Horā Śāstra, ele fala somente sobre o nābhasa yoga (Cap. 37), ou seja, a presença de maléficos em 3 Kendras do Lagna, o que ele classifica como Sarpa Yoga (Veja diferenças entre estes dois yogas mais acima), mas podemos encontrar sobre o assunto em
Varāha Mihira Ācārya e outros autores mais recentes.
Tenho reservas em considerar um Kāla Sarpa como um Kaṇṭaka
(espinho) capaz de ferir e causar infortúnios unicamente por sua presença sobre a natividade, pois uma análise mais precisa mostraria que os problemas sobre a vida do nativo se deve a diversos outros pontos e não somente sobre isto.
Devemos analisar toda a Carta Natal e descartar toda mínima possibilidade para afirmar que os problemas sobre a vida da natividade se deve única e exclusivamente pela presença de um Kāla Sarpa, prescrevendo as medidas corretivas necessárias. Caso contrário, deve-se tomar os problemas e buscar por sua solução um a um, o que sempre se torna demorado.
Veja um exemplo
sobre negação de filhos e Kāla Sarpa Yoga:
Um dos nodos presentes na casa 5 certamente aponta dificuldades
para o nativo obter sua prole, independente de ser Rāhu ou Ketu. Vimos,
contudo, por B.V.Raman, que somente Rāhu ali indicaria um Sarpa-Doṣa, já que se
ele estiver na casa 11, ele não está envolvendo o Lagna nesse yoga (lembre de
seu movimento inverso) e, portanto, a curse não existiria.
Observe que qualquer maléfico colocado em Putra Bhāva,
desde que não esteja em seu domicílio, também pode apontar dificuldades e atrasos
para obter uma prole. Saturno, Mandi etc indicam atraso. Rāhu aponta filhos com uma pessoa que já tem filhos de um primeiro casamento. Ravi dá poucas crianças. Planetas eunucos em Signos eunucos, igualmente nega filhos. E até mesmo Bṛhaspati, o Kāraka para filhos, quando ele
está depositado em Putra Bhāva, ele vai negar filhos, pois quando um
significador natural está depositado em sua casa de significado, ele nega os
assuntos daquela casa por um princípio chamado de Kāraka Bhāva Nyāsa.
Então, se alguém possui Rāhu na casa 5 e Ketu na 11,
como exemplo, essa pessoa terá dificuldades para obter filhos, não devido à
existência de um Kāla Sarpa, pois é bem possível que os planetas estejam
distribuídos uniformemente pela carta, mas por diversos outros fatores. O
inverso também é verdadeiro quando Ketu está na 5 e Rāhu está na 11.
Devemos
perguntar:
- Tem a pessoa nascido em um Amāvasyā? Então aí está uma possibilidade evidente para a negação de filhos em sua vida.
- Śukra, o kāraka de sêmen e de óvulos, está afligido, fraco, combusto, encurralado por maléficos, em casas trikas (6,8,12) e demais combinações que indiquem infertilidade? Então temos outra possibilidade para a negação de filhos.
- Maṅgala aspecta a casa 5? Isso indica abortos espontâneos ou provocados pela própria vontade do nativo, e mostra outra possibilidade de negação de filhos.
Assim, se Rāhu aflige a casa 5 e nega filhos, o mais
correto e indicado por mim é a adoração de Rāhu Graha diretamente, ou sobre sua
murti, ou sobre seu yantra, juntamente com Devī Durgā. O uso de uma Rudrakṣa de
9 mukhi durante todo o período (mínimo de 40 dias) de adoração é altamente
aconselhado. A pedra do planeta só em casos especiais, excluindo dessa
necessidade qualquer mínimo fator que possa aumentar a força desse maléfico e
trazer maiores prejuízos. Assim, por exemplo, se Rāhu depositado na 5 governa
as casas Mārakas 2 OU 7, eu não aconselharia nunca o uso de sua pedra, nem para
uso temporário, pois ele é um planeta assassino e pode reduzir a longevidade da
natividade.
E se quem causa a dificuldade for Maṅgala, a adoração deste Graha deve ser providenciada como qualquer outro que esteja causando algum problema e causando atrasos, dificuldades, doenças etc., por sua aflição, fraqueza, combustão e demais pontos a serem observados.
Rāhu e Sūrya – curse
de pai em vidas passadas. Esta combinação dá problemas na visão e atrasos em
obter um filho homem.
Rāhu e Candra – curse de mãe em vidas
passadas. Esta combinação trará problemas em relação a mente e vida familiar
infeliz. Em alguns casos o nativo pode se tornar depressivo e insano.
Rāhu e Maṅgala – indicam a maldição de
irmãos em vidas passadas. Esta combinação traz problemas em relação ao sangue,
propensão a acidentes e o nativo terá uma inclinação louca para cometer ações
ilegais.
Rāhu e Budha – indicam curse de um
membro da família, tio, em vidas passadas. Esta combinação fará o nativo com
dificuldade de aprendizado, ou criará problemas na educação, problemas com a
Justiça, problemas estomacais e desordens nervosas.
Rāhu e Bṛhaspati – indicam a curse de
um professor, um homem santo etc. Esta combinação fará o nativo uma
personalidade sombria, ou o nativo terá tendências criminosas. O nativo
encontrará um monte de problemas e obstáculos em sua vida. Ele sofrerá de hemorroidas.
Rāhu e Śukra – indicam curse de uma
mulher em vidas passadas. Isto trará problemas no casamento, nas finanças, com
mulheres, e também fará o homem um viciado, e ele será infeliz em sua vida de
casado.
Rāhu e Śani – indica a curse por
negligenciar os rituais de morte de pai ou de mãe em vidas passadas. Esta combinação dá problemas nos membros, na
profissão, trabalho difícil sem salário apropriado, um servo na vida.
Conjunção Ketu e os 7
Planetas
Ketu e Sūrya – o
nativo que tem essa yuti, tem chance de perder sua visão através de acidente.
Ele tem problema de visão e ossos fracos. O nativo pode sofrer acidente e
perder parte do osso ou uma haste pode ferir seu corpo. O nativo tem problemas
com o Governo ou com seu pai. O pai do nativo pode morrer cedo. O nativo tem
muitos problemas de saúde devido a curse de um Brahmane em vidas anteriores. O
pai do nativo é uma pessoa dominadora e teimosa. O nativo entrará na vida
espiritual muito cedo. Ele pode encontrar perigo através do fogo, eletricidade
e produtos químicos. O nativo não terá a afeição de seu pai.
Ketu e Candra – o nativo terá um monte
de tensão mental. Ele sofrerá de enxaqueca devido a essas preocupações. Se
existir aspecto de maléficos, o nativo sofrerá de neuroses e insanidade. A mãe
desse nativo terá uma vida problemática, ou pode ter uma morte não natural
muito cedo na vida. O nativo encontrará perigo através das águas. O nativo
encontrará uma nova vida no estrangeiro, mas com um monte de tensões e
problemas. O nativo pode não obter a afeição de sua mãe na vida e ela tentará
sempre obter controle sobre a família. Ele tem tendências suicidas.
Ketu e Maṅgala – o nativo terá
problemas com irmãos e pode ter uma morte não-natural muito cedo na vida. O
nativo tem grande desejo e algumas vezes eles encontram perigos por meio da
realização desses desejos. Ele terá habilidades em suas mãos, ou seja, pode se
desenvolver muito bem no campo das artes e da fotografia. Ele pode facilmente
ser atacado por doenças em relação ao sangue e a pele. Ele terá problemas com
propriedades, ou se ele tiver alguma propriedade ele se desfará dela muito
rapidamente. O nativo pode perder seus membros em acidentes. No caso de uma
carta de mulher, a nativa pode ser feliz com seu marido e ter um marido que é
argumentativo e tenso. A nativa com a combinação acima, será forçada a se
afastar de seu marido e ela também pode se tornar viúva muito cedo em sua vida.
Ketu e Budha – o nativo terá problemas
em falar ou ele pode ser gago. O nativo será inteligente, mas a inteligência
será apagada e não o salvará em momentos de necessidade. O nativo tem problemas
em completar sua educação ou ele pode ter problemas na própria educação. Ele é
propenso a acidentes e tem problemas com a Justiça. Ele negligenciará seus
parentes e vizinhos. Ele tem problema no estômago e no fígado. Eles terão
perdas através da Justiça. Alimentos quentes e picantes lhe trará problemas em
relação à saúde e isso pode levar à constipação. Em uma carta feminina, o
nativo pode fazer uma cirurgia no útero. Ele será nobre em caráter e terá um
conhecimento jurídico.
Ketu e Bṛhaspati
– o nativo terá um monte de tensão na vida. Ele tem uma mentalidade
argumentativa e problemas e será um criador de problemas. Ele é dominante,
calculista e teimoso. O nativo fará qualquer coisa para os outros se lhe for
pedido amavelmente, mas ele odiará brigas. O nativo sofrerá muito e não terá
felicidade em sua vida. Essas pessoas são lideres e não seguidoras. O nativo
tem uma natureza suicida e está sempre insatisfeito ou descontente. O nativo,
embora trabalhe duramente, seu trabalho não é reconhecido. O nativo sofre dos nervos.
Ketu e Śukra – o nativo tem problemas
com dinheiro. Ele terá um monte de prazer e incorrerá em perdas devido a isso.
Ele terá momentos difíceis com dinheiro ou em acumular dinheiro. Ele terá
problemas de mulheres. Ele será propenso a acidentes através de veículos. Ele
também encontrará problemas através de bebidas doces e alcóolicas. Em uma carta
de mulher, especificamente, a nativa
terá um marido dominador ou encontrará problemas a partir do conjugue. O
nativo terá uma esposa argumentativa. O nativo que tem a combinação acima pode
abandonar a esposa ou se afastar dela frequentemente. Em alguns casos o nativo
pode perder a esposa muito cedo.
Ketu e Śani – o nativo terá problemas
em profissões e negócios. O nativo também terá problemas para a realização de
seus deveres apropriadamente. Ele frequentemente mudará de profissão na vida.
Ele tem uma trabalho com máquinas. Ele tem dificuldades muito cedo na vida.
Essa yuti em adicional com Sūrya, faz o nativo ter uma profissão no campo da
medicina, e se ele estiver com Candra, ele vai trabalhar com negócios de hotéis
e de restaurantes. Esses nativos tem um interesse vivo nos estudos Védicos ou
na astrologia. Os nativos ocasionalmente tomam a profissão espiritual ou
conduzem cerimonias para os mortes. O nativo será muito adequado para
profissões de ensino e de pregadores. O nativo pode ter uma morte não natural
ou suicídio e perigo de fogo, eletricidade e produtos químicos.
Se o planeta acima listado governa um Bhāva, então adicione-se a isto bloqueios em relação ao assunto governado por aquele Bhāva. Por exemplo:
- Se o planeta em yuti com um dos Nodos governa ou está depositado nas casas de ganhos, o nativo terá muitas dificuldades financeiras na vida, ou seu dinheiro pode ser obtido de modo ilegal ou por meio de uma atividade que o nativo não gosta;
- Se o planeta em yuti com um dos Nodos governa ou está depositado em casas que representam o trabalho, então haverá infelicidade, bloqueios nessa área e o nativo será atormentado por realizar tarefas que ele não suporta;
- Se o planeta em yuti com um dos Nodos governa ou está depositado na casa de filhos, então a pessoa terá dificuldades em obter um filho e se obter, ele virá em um período de muito sofrimento, ou virá doente etc.,
Medidas Corretivas Diversas
1. Quando Candra “quebra” o Sarpa-Doṣa – jejum às segundas-feiras e adoração do Senhor Śiva e de Nagaraja, o Rei das Serpentes;
2. Quando Bṛhaspati “quebra” o Sarpa-Doṣa – jejum às quintas-feiras e adoração do Senhor Viṣṇu e de Śrī Balaram, a Serpente de mil cabeças que serve de cama para o Senhor Viṣṇu;
3. Rāhu na 6ª, 8ª, 10ª ou em casa Bhādaka – Sarpa Bali é prescrito;
4. Rāhu na 4ª casa – instalação da imagem de Sarpa Devatā;
5. Rāhu na 12ª casa – Sons devocionais;
6. Rāhu na 1ª casa – aspersão de leite cru (tarpana) sobre a morada de serpentes ou sobre uma imagem do Deus Serpente em um templo;
7. Rāhu na 7ª casa – dança e sons devocionais;
8. Rāhu em Rāśis Duais – consagrar uma pequena serpente de ouro ou cobre (como filhotes de serpentes que foram destruídos);
9. Rāhu em Rāśis Móveis – consagrar ovos feitos de ouro ou de prata a serem oferecidos (como se ovos de serpente que foram destruídos);
10. Rāhu em Rāśis Fixas – plantar árvores sagradas (como a morada das serpentes que foi destruída);
11. Oferecer louvores a Rāhu em Kālahasthi, um local no Sul da Índia;
12. Comprar um Yantra Sarpa-Doṣa e realizar o Shodasopachāra pūjā. Em seguida, fazer prānaprathistāpan; e, por último, infundir o yantra com o mantra “Om namo nāga devathāyai namaḥ por 1.008 vezes. Em seguida, o yantra infundido com o mantra deve ser colocado em um prato e deve ser derramado leite cru sobre ele. Então, pegando o yantra que está imerso no leite e o lavando com água limpa e fresca (sem ser água do Ganges) e aplicando vermelhão sobre o yantra, deve-se colocar o yantra entre os ídolos (Rāhu-Ketu) no local de adoração. Depois disto, fazendo as orações diárias, deve colher o leite do prato em um copo e beber o leite. O processo acima deve ser feito por 11 dias ininterruptamente, iniciando de uma Segunda-feira. Alguns astrólogos são da opinião de que após os
11 dias, o processo deve ser repetido uma vez por semana sempre às Segundas por toda a vida.
13. Consagrar 7 imagens de serpente (em prata) e banhar as imagens, em um prato, com leite cru.
14. Remédio para a yuti Rāhu e Sūrya – Propiciação de Sūrya e Abisheka sobre 7 pequenas serpentes de pratas com leite diariamente por 11 dias, reduzirão os efeitos. Alimentação de 100 homens santos, doação de vacas em caridade removerão os efeitos da curse imediatamente.
15. Remédio para a yuti Rāhu e Candra – Esta curse é removida por cantar o Gāyātri Mantra diariamente em torno de uma árvore pīpal (Aśvatta) três vezes ao dia por 42 dias ininterruptamente e oferecendo pūjās aos Senhor Hanuman.
16. Remédio para a yuti Rāhu e Maṅgala – Esta maldição pode ser erradicada pela doação de 10 vacas em caridade, plantar árvores pīpal (Aśvatta), doar pedaços de terrenos com uma mangueira plantada nela em forma de caridade.
17. Remédio para a yuti Rāhu e Budha esta curse pode ser erradicada por meio do Senhor Viṣṇu, a instalação de uma murti do Senhor Viṣṇu ou a construção de um poço para uso público ou providenciando água para pessoas necessitadas.
18. Remédio para a yuti Rāhu e Bṛhaspati – doação de vaca, dinheiro e pedras cravejadas em ouro em caridade para um Brahmane.
19. Remédio para a yuti Rāhu e Śukra isto pode ser erradicado pelo fato do nativo custear o casamento de uma jovem garota pobre, pela doação de cama em caridade, ornamentos e roupas a um casal de Brahmanes.
20. Remédio para a yuti Rāhu e Śani – realização de pinda dān, ou Rudrabhisheka para o Senhor Śiva, alimentação de Brahmanes e doação de dinheiro como presente, doação de uma imagem de vaca feita de prata para um Brahmane.
21. Ketu e Sol – misture água com sândalo vermelho em pasta e ofereça a Sūrya pela manhã diariamente por 42 dias, cantando “Om Gṛniḥ suryāya svāhā” por 108 vezes diariamente.
22. Ketu e Lua – visitar diariamente o templo de Kālī e oferecer flores vermelhas, luzes e cânfora.
23. Ketu e Marte – jejum aos sábados e terças e a visitação de um templo de Hanuman. Fazer também Parikrama (contornar o templo) por 11 vezes diariamente por 42 dias para remoção da curse.
24. Ketu e Mercúrio – ler o Viṣṇu Sahasranām diariamente e visitar um templo do Senhor Vṣṇu.
25. Ketu e Júpiter – Ler o guru Charitra diariamente e oferecer louvores ao Dakshinamurthy.
26. Ketu e Vênus – Realizar pūjā para Śrī Cakra ou Meru e recitando o “Kanaka Dhāra Sthotra” por 11 vezes diariamente.
27. Ketu e Saturno – oferecer orações para o Senhor Bhairava diariamente por 42 dias, oferecendo licor para ele.
Como Agir Nesses Casos:
- Diversos sites de Astrologia explicam inúmeras medidas corretivas para erradicação do Sarpa-Doṣa, uso de pedras relacionadas aos Nodos, uso de anéis de pratas em forma de serpente com as pedras dos planetas cravejadas neles, idas a Templos Sagrados etc.
- Outras medidas corretivas que se utilizam de peças avulsas de Rudrakṣas como número de faces específicas, 9 Mukhi para Durgā-Rāhu e 8 Mukhi para Gaṇeśa-Ketu, em pūjās dedicadas a tais divindades para erradicação do Sarpa-Doṣa.
- Entretanto, eu não aconselho a aplicação de nenhuma dessas medidas sem antes passar a Carta Natal pela análise de um astrólogo, sob o risco de se usar uma pedra indevida e/ou fazer qualquer coisa que possa intensificar o problema, ao invés de solucioná-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário