ÍNDICE
1
– Definição de Ārūḍha
2
– Calculando o Ārūḍha dos Bhāvas
3
– Princípio de Satya (Verdade)
4.
Nomes dos Ārūḍhas Pādas
5
– Colocação dos Planetas a partir dos Ārūḍhas
6
– Interpretando os Ārūḍhas
1 – Definição
Ārūḍha
(आरूढ), palavra que
aceita os três gêneros, será tratado neste artigo como do gênero masculino por
sua terminação em “a” curto. Significa montado, que subiu em algo, como montado
em um cavalo; indica algo que foi alcançado, trazido ao conhecimento dos
sentidos, percebido.
Ārūḍha,
do sânscrito “montado, elevado, sublinhado (como um cavalo); levantado, elevado
na altura; realizado, ocupado em seu cargo, que alcançou um local mais elevado;
montando em um animal e se elevando”.
A
definição acima é a mais simples e segue a interpretação literal dessa palavra
em seu idioma, levando a crer que o termo foi escolhido para mostrar que a
natividade será vista pelos outros a partir da posição que ela ocupar na
sociedade, ou seja, o ponto em que ela se diferencia dos demais ao subir em um
patamar elevado, geralmente uma montaria, de modo que possa ser notada pela
multidão. Sem essa montaria, ela é apenas só mais uma na multidão, não pode ser
notada e nem diferenciada, posto que não ocupa qualquer posição relevante na
vida.
Ārūḍha,
portanto, é a imagem que os outros têm de uma pessoa em posição elevada,
ocupando seu cargo (uma montaria) e fazendo a diferença entre a massa. Não é
uma ilusão no sentido de uma mentira como se popularizou entre os astrólogos,
mas sim a realidade transitória do seu objetivo da sua atual vida, da sua
natureza e personalidade e das suas ações que farão alguma diferença nessa
atual encarnação. Um Ārūḍha bem colocado e aspectado indica uma excelente
posição de destaque na sociedade, fama, importância, poder e glória. Um Ārūḍha
mal colocado e aspectado indica subordinação e uma vida comum como a grande
maioria. Esse é o significado do Ārūḍha quando intencionalmente essa palavra
foi atribuída para indicar a imagem do indivíduo na realização dos seus
objetivos de vida. Os planetas conjuntos ou aspectando o Ārūḍha indicarão o
status do indivíduo, sua personalidade, sua ocupação e como ele será visto na
sociedade pelos demais. Não é uma mera ilusão, ou máscara socialmente utilizada
pelo indivíduo para esconder sua verdadeira natureza, pois frequentemente a
pessoa se identifica com essa imagem na vida e age e se porta de acordo com
ela, construindo seus ideais e realizando sua missão na sua atual passagem por
esse mundo, enquanto os outros a percebem dessa forma também.
Enquanto
o Lagna é semelhante ao Sol, o AL é semelhante à Lua e o Paka Lagna é semelhante à Júpiter. Esses são os três
olhos do Kālapuruṣa: Sol (olho direito), Lua (olho esquerdo) e Júpiter (a 3ª
visão). Enquanto o Lagna representa a inteligência, o Paka Lagna representa onde
essa inteligência será aplicada (para a escolha da profissão) e o AL mostra seu
status profissional na vida, isto é, as ações (karma) que farão uma pessoa
conhecida publicamente.
Paka
Lagna é o signo ocupado pelo Senhor do Ascendente e mostra os maiores
interesses do indivíduo, seus desejos, seu modo de aplicar sua inteligência e a
direção profissional da sua vida.
Reflexão Regular e o
Conceito de Ārūḍha Pada
Podemos
conceituar o Ārūḍha como a reflexão regular da luz onde o raio incidente tem o
mesmo ângulo do raio refletido sobre uma superfície plana de um espelho. Supondo
que o planeta seja o raio incidente, logo, o Ārūḍha será o raio refletido desse
planeta. Por exemplo, o governante da casa 1 está posicionado na casa 5 em um
ângulo de 150º a partir da casa 1. Se utilizarmos o conceito da reflexão da
luz, seu raio refletido também terá um ângulo de 150º, fazendo com que alcance
a casa 9. Em outras palavras, se Saturno, o Senhor do Ascendente (Casa 1) está
posicionado na casa 5 em Gêmeos, contando mais 5 casas a partir da casa 5, sua
imagem (Ārūḍha) deverá ser colocada na casa 9 em Libra.
Satya Pīṭha x Māyā Pīṭha
Parāśara
e Jaimini Munis, contudo, estabeleceram regras precisas para certas posições do
Ārūḍha. É dito: “Se o Senhor de um signo
está na 4ª a partir dele, a 4ª casa se torna o Ārūḍha; e se o Senhor de um
Signo está na 7ª dele, a 10ª casa se torna o Ārūḍha.” 1.1.31-32
A
explicação para essa exceção repousa no fato de que o Lagna e a casa 7
representam o Satya Pīṭha, o assento do eu em sua entrada (casa 1) e saída
(casa 7) desse mundo, ao passo que o Ārūḍha representa o Māyā Pīṭha, o assento
do eu transitório que cumprirá um determinado papel nesse mundo. Desse modo, o
eu transitório não pode ocupar os assentos de entrada e saída do eu permanente
(Jīva) desse mundo, casas 1 e 7, respectivamente.
Assim,
por exemplo, se o Lagneśa (Senhor do Lagna) se encontra na casa 7, seu AL deve
ser colocado na casa 10 (a 4ª dele). Se tal Lagneśa se encontra na casa 4, o AL
deve ficar conjunto ao Lagneśa nesta mesma casa. Se o Lagneśa se encontra na
casa 10, o AL será posicionado na casa 4 (a 7ª dele). Se o Lagneśa está
domiciliado no Lagna, então o AL fica na 10ª.
Esta
regra se aplica a todos os governantes de todas as casas, não somente ao Senhor
do Lagna.
AL,
ou uma casa Upacaya (3, 6, 10, 11) a contar do AL, indica prosperidade na vida.
Ārūḍha e a Māyā – por sumarização, talvez, na
obrigação da explicação do sentido da palavra, muitos têm interpretado Ārūḍha
como simplesmente significando um eu ilusório, ou não verdadeiro, da natividade
sobre o mundo. É uma visão simplista, não totalmente equivocada, mas pobre e
que inclina a outros equívocos no momento de interpretar o real papel do Ārūḍha
em uma Carta Natal.
A
palavra “montada” naturalmente indica uma pessoa montada em um animal. Todas as
divindades têm seus vāhanas (veículos) com os quais se movimentam nos mundos
existenciais. O ser humano também tem seus veículos de manifestação neste
mundo, e este é, sem dúvida, o seu Ārūḍha. Quando encontramos o Ārūḍha de uma
pessoa, encontramos o veículo com o qual ele se locomove sobre o mundo. Isso
fala bastante sobre a personalidade dessa pessoa, sobre a forma com o qual o
mundo a percebe, uma vez que é assim que ele se mostra ao mundo. Certamente não
é o seu eu verdadeiro, mas é parte de um eu transitório que será exibido ao
mundo para a realização de seus deveres aqui.
Ārūḍha
significa algo que foi trazido ao conhecimento dos sentidos, que foi percebido.
Essa percepção da realidade é uma mera imagem transitória para aquele exato
momento da sua existência. Em outra vida, outro corpo, outro espaço-momento
existencial, este Ārūḍha mudará e a alma (Jīva) corporificada neste mundo
assumirá outro veículo, outros deveres e outra imagem. Isto quer dizer que a
forma com que percebemos a pessoa, o seu Ārūḍha, será real para aquela atual
existência, e a māyā significa que é transitória em relação à eternidade, uma
vez que a cada vida tomamos um novo destino e nos revestimos de nova
personalidade. Mas isto não quer dizer que a pessoa deliberadamente força essa
imagem sobre o mundo e os outros à sua volta, simplesmente significa que os
outros a verão com essa imagem, e suas atitudes, gostos pessoais e estilo de
vida irão corroborar para que esta imagem seja assim aceita pela sociedade.
Então,
todos veremos uma determinada imagem e rotularemos é “isso” ou “não é isso”.
Essa imagem é parte transitória de Jīva, mas não é Jīva, assim como os corpos
karaṇa, sūkśma e sthūla śarīra são partes transitórias de Jīva, mas não são
Jīva.
Interpretando o AL
As casas governam muitos assuntos e possuem
energias específicas que imprimirão ao nativo uma determinada imagem e carácter
específico se o seu AL estiver colocado lá. Mas, para analisar o AL, a partir
de sua colocação nas casas, devemos observar alguns princípios.
1º Princípio de
estudo – As casas e seus Kārakas Naturais a contar do Lagna
Existem
princípios que margeiam a energia das casas e contribuirão para delinear o AL
da pessoa no mundo. O primeiro grupo
a ser tratado aqui é o dos Naisargika Kārakas. Sol é Naisargika Kāraka da casa
1; Júpiter, das casas 2, 5, 9 e 11; Marte, somente da casa 3; Lua, somente da
casa 4; Saturno, das casas 6, 8 e 12; Vênus, somente da casa 7; e Mercúrio,
somente da casa 10. AL colocado nessas casas tomarão para si a energia de seus
kārakas planetários.
O segundo grupo de
significadores é
dos Carakārakas (significadores temporários) sobre as casas. AK é kāraka da
casa 1; Dk, das casas 2 e 7; BK, das casas 3 e 11; MK, da casa 1; Puk, da casa
5; Pik, da casa 9; e AmK da casa 10. A casa 12 não possui significadores
móveis, pois é um Mokṣa Bhāva, ou seja, o Bhāva da liberação. AL colocado
nessas casas tomarão para si as características destes significadores em sua
personalidade.
O terceiro grupo de significadores é da energia
das divindades governando sobre as casas a contar do Lagna. Os koṇas são
governados por Śrī Lakṣmī e são doadoras de riqueza sem esforço, como um mérito
adquirido por esforços em vidas passadas e o AL posicionado nestas casas, mostram
uma pessoa abençoada pela divindade ou que é vista como dotada de elevadas
características morais e espirituais. Os Kendras são governados por Śrī Viṣṇu,
com exceção do Lagna que é um koṇa e um kendra ao mesmo tempo. O Lagna,
portanto, é governado por Śubha Śiva, isto é, a forma auspiciosa e humana de
Śiva. Os kendras governados por Viṣṇu representam o sustento de toda a criação
e eles afetam positivamente a imagem (AL) do indivíduo como uma pessoa
protetora para o mundo ou para os mais necessitados.
As
casas Triṣaḍāyas (3, 6 e 11) representam Brahmā, e são chamadas de pāpa phala
(frutos do pecado). As casas 3 (tri), ṣaḍ (6) e āya (11) representam as
fraquezas humanas e seus desejos. As fraquezas são mostradas através da casa 6,
enquanto as casas 3 e 11 mostram os desejos que nos fizeram retornar a esse
mundo. O AL posicionado nas casas 3 e 11 pode destruir a imagem da pessoa no
mundo, sobretudo se muito aflito, através de sua conduta no mundo. O AL nunca
estará na casa 6.
As
casas 2, 8 e 12 são governadas por Rudra, e são chamadas Rudra Bhāvas. O AL
nunca poderá se posicionar em uma dessas casas. Os pares de casas impossíveis
do AL ser posicionado são 1-7, 2-8 e 6-12, pois estas casas representam a
entrada e saída de Jīva do mundo, como já visto, a destruição da vida, e a
liberação (12) após vencida todas as fraquezas humanas (6).
Todos
os três grupos de significadores acima listados emprestarão suas qualidades e
defeitos à imagem do AL posicionado nessas respectivas casas.
Abaixo
uma tabela da posição do AL a partir da colocação do Lagneśa em determinadas
casas.
Lagneśa
|
Posição do AL à
|
1
|
10
|
2
|
3
|
3
|
5
|
4
|
4
|
5
|
9
|
6
|
11
|
7
|
10
|
8
|
3
|
9
|
5
|
10
|
4
|
11
|
9
|
12
|
11
|
Se o planeta estiver domiciliado nas casas, então seu Ārūḍha vai para
a 10ª de si mesmo, incluindo o Lagneśa domiciliado no Lagna como mostra a
tabela acima.
A
casa onde o AL está posicionado indica como essa imagem se elevará diante do
mundo. O AL associado com as casas 4 e 10 ou seus governantes confere uma
missão na vida pública. Frequentemente comandantes de nações e pessoas muito
carismáticas que se tornam famosas exibem essa particularidade, sobretudo a
casa 10, que leva a imagem do indivíduo para o ponto mais alto do Zodíaco, o
Meio do Céu, pois essas casas estão associadas com a Criação, e os fazem
sobressair diante da multidão de pessoas. Se a natividade irá ou não alcançar
essa posição na vida, isso depende muito da força do seu dispositor (planeta
que governa o signo onde o AL está colocado) e os planetas que aspectam e
conjuntam o AL.
2º Princípio de
estudo – Planetas influenciando o AL e as casas a contar do AL
Enquanto
no 1º princípio a energia e característica das casas são contadas a partir do
Lagna, no 2º princípio o AL é colocado como se fosse um novo ascendente e as
casas a partir dele darão os resultados para suas conquistas materiais e
espirituais. Assim, planetas conjuntos ao AL, ou aspectando-o, imprimirão uma
característica peculiar à sua personalidade. Planetas na 2ª, 3ª etc., casas a
partir do AL, agirão de modo semelhante como se estivessem na 2ª, 3ª etc., do
Lagna. É uma análise muito útil, pois o AL mostra a realidade da vida material
(a māyā transitória dos feitos e conquistas do indivíduo nesse mundo) e,
portanto, é muito prática e eficiente uma predição feita com base no AL. Para
estudarmos o 2º princípio, detalharei abaixo o significado de cada planeta em
relação ao AL em uma Carta Natal.
3º Princípio – Planetas
conjuntos ou aspectando o AL
Todos
os planetas podem conferir uma personalidade magnética e fascinante ao
indivíduo se eles estiverem domiciliados, em mūlatrikoṇa, exaltados ou com
força. Planetas debilitados, em signo inimigo ou oposto ou fracos de algum modo
irão produzir pessoas comuns e sem grande carisma. Quanto melhores aspectos
tiver o AL, mais eminente será essa pessoa dentro da sociedade e digna da
realização de um importante papel nesse mundo.
Muitos
maléficos aspectando ou conjunto ao AL conferem uma personalidade destrutiva,
temida e odiada. Essa pessoa pode ser vista como brutal, assassina ou
ditatorial.
Muitos
benéficos aspectando ou conjunto ao AL conferem uma personalidade magnética,
querida e adorada.
Além
dessa perspectiva, o leitor deve observar que, sendo os planetas significadores
fixos de pessoas (Sthira Kārakas), sua posição nas casas a contar do AL mostram
as pessoas relacionadas com ganhos e perdas, criação, sustentação e destruição
da boa fortuna do indivíduo. Parāśara Muni foi claro ao estabelecer esta regra
dizendo que se Saturno ou Marte estiverem posicionados na 12ª do AL, os gastos
seriam com irmãos mais velhos ou mais novos, respectivamente. Portanto, Sol
indica pai ou homens do governo. A Lua e mulheres em geral são significadas por
Lua. Marte representa irmãos e militares de um modo geral. Mercúrio representa
tios maternos, amigos e conselheiros, jovens em idade escolar ou pessoas
associadas ao trabalho da natividade ou vizinhos próximos. Júpiter representa a
lei, juízes, professores e preceptores, bem como o marido em cartas femininas.
Vênus representa mulheres para homens e jovens e crianças de um modo geral.
Saturno representa empregados, subalternos, pessoas mais velhas ou indigentes. Os
nodos representam viúvas, avós, ou pessoas sem castas, estrangeiros, ou que
vivem à margem da sociedade, ladrões e enganadores etc.
Qualquer
Ārūḍha conjunto, ou em kendra ou trikoṇa, do AL, faz a natividade ter amizade
mútua com o significador daquele Ārūḍha. Por exemplo, se o Darapada (A7)
estiver nesta situação com o AL, o casal terá harmonia no casamento. Se o A5
nesta posição com o AL, o indivíduo terá boas relações com seus filhos.
Qualquer
Ārūḍha ou planeta conjunto ao AL mostra o marco de partida que fará essa pessoa
dar uma guinada de 180º positivos em sua vida. Por exemplo, se o A7 ou UL
estiverem juntos do AL, indica que após o casamento é que a imagem da pessoa
será melhor percebida, ou que ela se elevará na vida após o casamento com a
ajuda do cônjuge. Se o A5, indica que após a paternidade ou maternidade, algo
acontecerá que a vida dessa pessoa irá melhorar e ela será reconhecida
publicamente em algum setor específico, e assim por diante.
Qualquer
Ārūḍha ou planeta na 6ª, 8ª ou 12ª do AL, indica sofrimento em relação à pessoa representada por aquele
Ārūḍha ou planeta. Por exemplo, se o A9 estiver nesta posição em relação ao AL,
a natividade terá inimizade com seu pai e dificuldade de relacionamento com
mestres, autoridades ou patrão. Se Vênus estiver nesta posição, o karma difícil
será em relação à esposa ou mulheres em geral. Planetas na 6ª do AL mostram
inimizades, doenças e fraquezas de caráter que as pessoas conseguem enxergar em
torno da natividade. Planetas na 8ª do AL mostram as terríveis experiências de
vida, associadas com karmas passados, que a natividade terá de enfrentar nesse
mundo. E planetas na 12ª do AL mostram as perdas materiais ou doações, as
perdas afetivas ou as renúncias que a natividade terá de suportar nesta vida.
Qualquer
planeta ou outro Ārūḍha bem colocado a partir do AL, da 7ª dele, de um Kendra
ou Trikoṇa a contar do AL é bom para crescimento material e harmonia da
relação.
Júpiter
e Mercúrio estão muito fortes a partir da 1ª casa do AL. Eles obtém digbala
(força direcional) e mostram pessoas intelectuais, de bom pensamento
argumentativo, interesse em filosofia, ciência e religião. São excelentes
escritores, oradores públicos, possuem carismas e podem cativar facilmente as
outras pessoas com sua personalidade encantadora e magnética. Eles também
possuem meio digbala na 2ª e 12ª do AL, mas na 12ª mostram perdas materiais na
vida. Quando na 7ª do AL, contudo, perdem essa força direcional e já não
conduzem ao mesmo resultado.
Lua
e Vênus estão muito fortes a partir da 4ª casa do AL porque possuem digbala
nessa casa. Mostram pessoas com carisma, interessadas no bem-estar da sua
comunidade, caridosas, filantrópicas, com um bom status financeiro e boa
popularidade. No momento oportuno terão uma grande residência e todos os tipos
de luxo possíveis, ainda que tenham nascido em uma família pobre terão a
oportunidade de habitarem bons imóveis e desfrutar de uma vida de conforto.
Eles também possuem meio digbala na 3ª e 5ª do AL. Esses planetas são fracos a
partir da 10º do AL, onde perdem digbala.
Sol,
Marte e Ketu estão muito fortes na 10ª do AL porque é o local do seu digbala.
Mostram pessoas de comando, de visão espiritual ou política, dependendo do
signo onde estão colocados. Nesta posição ajudarão a natividade a se elevar, a
serem populares e queridos. Esses planetas estão fortes também na 9ª e 11ª do
AL, pois possuem meio digbala. Contudo, estão fracos quando posicionados na 4ª
do AL.
2 – Calculando o Ārūḍha dos Bhāvas
Parāśara
ensinou o método de cálculo de todos os padas dos Bhāvas, Grahas e Nakṣatras:
Princípio
1 – Para encontrar
o Ārūḍha Lagna (AL) conte do Lagna até o signo onde o Senhor do Lagna está
colocado. Em seguida, conte o mesmo número de casas a partir da casa onde o
Senhor do Lagna está colocado. O signo obtido é o Ārūḍha Lagna, ou o Pada
Lagna.
Princípio
2 – O mesmo deve
ser feito para encontrar os padas de qualquer outra casa.
Princípio
3 – O pada não
pode ser colocado no mesmo signo dele. Se o pada cair no mesmo signo, então ele
é deslocado para o 10º Bhāva.
Princípio
4 – O pada não
pode ser colocado no 7º signo dele. Se o pada cair no 7º signo a partir dele,
então ele deve ser deslocado para o 4º Bhāva, o 10º a partir do 7.
Exemplo 1 – Encontrar
o Ārūḍha do Lagna (AL)
– Aquário é o Lagna. Saturno o seu Senhor principal. Saturno está na casa 5.
Conte do Lagna até a casa 5 (encontraremos Gêmeos). Conte da casa 5 (Gêmeos) mais
5 casas. Obteremos a casa 9 (Libra). O AL deve ser posicionado na casa 9 em
Libra.
Exemplo 2 – Quando o
Ārūḍha cai no mesmo signo
– Aquário é o Lagna. Saturno o seu Senhor principal. Saturno está no Lagna
mesmo. De acordo com o 3º princípio, o pada não deve cair no mesmo signo de
onde está sendo refletido. Então, desloca-se o pada para a 10ª daquela casa.
Logo, o AL ficará na 10ª, em Escorpião.
Exemplo 3 – Quando o
Ārūḍha cai na 7ª dele mesmo
– Aquário é o Lagna. Saturno o seu Senhor principal. Saturno está colocado na
10ª casa, em Escorpião. Conte 10 casas a partir de Escorpião e o pada cairá em
Leão, na 7ª casa a partir do Lagna. De acordo com o 4º princípio, o pada não
deve cair no 7º signo a partir da casa calculada. Então, desloca-se o pada para
4ª daquela casa. Logo, o AL ficará na 4ª casa, em Touro.
Exemplo 4 – Quando o
Governante cai na 4ª casa
– Aquário é o Lagna. Saturno o seu Senhor principal. Saturno está colocado na
4ª casa. Contando mais 4 casas, o Ārūḍha cairia na casa 7. Isto não é possível
pelo 4º Princípio. Daí o Ārūḍha fica na própria casa 4.
Exemplo 5 – Quando o
Governante cai na 7ª casa
– Aquário é o Lagna. Saturno o seu Senhor principal. Saturno está colocado na
casa 7. Contando mais 7 casas, o Ārūḍha cairia no Lagna. Isto não é possível
pelo 3º Princípio. Daí o Ārūḍha fica na casa 10.
Observação – os princípios e regras acima
descritos devem ser aplicados a todos os Ārūḍhas, não somente em relação ao
Lagna.
3 – Princípio de Satya (Verdade)
Existe
uma explicação plausível para o fato de Parāśara e Jaimini Munis terem
excluídos da 1ª e da 7ª casa a colocação do Ārūḍha. As casas 1 e 7 fazem parte
tanto da metade visível (dṛṣya) quanto invisível (adṛṣya) do zodíaco, representando
luz e escuridão, respectivamente. As duas representam, simultaneamente, luz e
escuridão, uma vez que elas dividem, pela cúspide, estas duas naturezas. Ou
seja, o Udaya Bhāva (Ascendente) é tanto dṛṣya quanto adṛṣya. O mesmo para o
Astra Bhāva, a casa 7.
Em
seguida, o Lagna (Leste) é o local do nascer do Sol, o surgimento da luz;
enquanto a 7ª casa (Oeste) é o local do pôr do Sol, o recolhimento da luz e
consequente escuridão.
Quando
Sol nasce, simbolizado pela casa 1 (Leste), seu percurso natural no tempo de
encontro ao seu Saṅdhi seguinte é o meio dia, simbolizado pela casa 10 (Sul).
Por isso que se o AL estiver no Lagna ele deve ser alterado para a casa 10.
Quando
Sol se põem, simbolizado pela casa 7 (Oeste), seu percurso natural no tempo de
encontro ao seu Saṅdhi seguinte é a meia-noite, simbolizado pela casa 4
(Norte). Por isso que se o AL estiver na casa 7 ele deve ser alterado para a
casa 4.
Pelo
princípio de Satya Pīṭha, o assento da verdade, as casas 1 e 7 são assim
chamadas não só pelo fato de representarem as principais junções do Sol no
percurso do dia-noite, mas porque elas conservam, em si mesmas, os dois opostos
“luz-escuridão”. Como vimos, elas governam sobre as duas metades
visível-invisível simultaneamente, enquanto todas as outras casas só governam
sobre um desses princípios, ou só sobre a luz (visível, dṛṣya) ou só sobre a
escuridão (invisível, adṛṣya). As outras casas não contêm a verdade (satya),
mas uma parte dela.
O
pada, sendo um reflexo de um objeto e não o objeto em si mesmo, não pode ocupar
as casas que simbolizam a verdade inteira. Seu reflexo estará quer na parte
visível ou invisível, mas não em ambas a partir de onde é extraído.
4.
Nomes dos Ārūḍhas Padas
Normalmente
eles são chamados pelo nome atribuído a um ou outro significado das casas. Cada
casa tem mais de um nome e, por isso mesmo, eles podem receber diversos nomes,
sejam prefixados ou sufixados pelas palavras padas e ārūḍhas. O leitor deve se
familiarizar com estes termos.
Bhāva
|
Ārūḍha
|
Símbolo
|
Nomenclatura
Usual
|
|
1
|
Lagna
|
Ārūḍha
Lagna
|
AL
|
Pada
Lagna
|
2
|
Dhana
|
Ārūḍha
Dhana
|
A2
|
Dhana
Pada
|
3
|
Sahaja
|
Ārūḍha
Bhrātṛ
|
A3
|
Bhrātṛ
Pada
|
4
|
Sukha
|
Ārūḍha
Mātṛ
|
A4
|
Sukha
Pada
|
5
|
Putra
|
Ārūḍha
Putra
|
A5
|
Mantra
Pada, Putra Pada
|
6
|
Śatru,
Ripu
|
Ārūḍha
Ripu
|
A6
|
Śatru
Pada
|
7
|
Dārā
|
Ārūḍha
Asta
|
A7
|
Dārā
Pada
|
8
|
Mṛtyu,
Roga
|
Ārūḍha
Roga
|
A8
|
Mṛtyu
Pada
|
9
|
Dharma,
Bhāgya
|
Ārūḍha
Dharma
|
A9
|
Bhāgya
Pada
|
10
|
Karma,
Rājya
|
Ārūḍha
Karma
|
A10
|
Rājya
Pada
|
11
|
Lābha
|
Ārūḍha
Lābha
|
A11
|
Lābha
Pada
|
12
|
Vyaya,
Upa
|
Ārūḍha
Vyaya
|
A12,
UL
|
Upa
Pada
|
5 – Colocação dos Planetas a partir dos Ārūḍhas
Além
do digbala dos planetas a partir do AL, que é estudado em “Bala Graha”, existe
uma importância dada à colocação deles a partir de Kendras (1, 4, 7 e 10), Paṇaphara
(2, 5, 8 e 11) e Āpoklimas (3, 6, 9 e 12). Estas casas são divididas em Rajas,
governadas por Brahmā; Sattvas, governadas por Viṣṇu; e Tamas, governadas por
Śiva, respectivamente.
Planetas, Casas, Guṇa, Devatā
|
Aplicável em relação ao Ārūḍha
Lagna
|
|||
Kendra
|
Paṇaphara
|
Āpoklima
|
||
1, 4, 7, 10
|
2, 5, 8, 11
|
3, 6, 9, 12
|
||
Rajas
|
Sattvas
|
Tamas
|
||
Brahmā
|
Viṣṇu
|
Śiva
|
||
Sol
|
Sattvas
|
Sol
|
||
Lua
|
Sattvas
|
Lua
|
||
Marte
|
Tamas
|
Marte
|
||
Mercúrio
|
Rajas
|
Mercúrio
|
||
Júpiter
|
Sattvas
|
Júpiter
|
||
Vênus
|
Rajas
|
Vênus
|
||
Saturno
|
Tamas
|
Saturno
|
||
Rāhu
|
Tamas
|
Rāhu
|
||
Ketu
|
Tamas
|
Ketu
|
Planetas
que possuem Guṇa idêntico à da casa, são melhores colocados nestas casas do que
em outras. Sol, Lua e Júpiter, possuindo Sattvas Guṇa, estão melhores colocados
em Paṇaphara Casas do Ārūḍha Lagna. Mercúrio e Vênus, possuindo Rajas Guṇa,
estão melhores colocados em Kendras do AL. Enquanto Marte, Saturno, Rāhu e Ketu
estão melhores colocados em casas Āpoklimas do AL.
6 – Interpretando os Ārūḍhas
Além dos resultados generalizados a
partir da posição de planetas em casas a contar do AL, pode-se colher mais
informações ainda a partir de um estudo minucioso da natureza desses planetas,
bem como de outros Ārūḍhas e demais corpos posicionados nas mais diversas casas
a contar do AL.
A 1ª casa do AL é sempre a imagem
principal. Todos
os planetas em conjunção ou aspecto com o AL irão delinear o modo como o mundo
verá aquela pessoa. Novamente, o princípio estabelecido em guṇa para cada
planeta, é mais aceitável para imprimir à natureza do indivíduo semelhante
qualidade do que o fato de ser um benéfico ou maléfico natural. Por exemplo,
Sol, Lua e Júpiter, sendo de natureza sattvica, ao entrar em contato, quer por conjunção
ou aspecto, com o AL, irá conferir essa natureza também ao nativo, e então ele
se mostrará ao mundo como uma personalidade agradável, calma e magnética.
Mercúrio e Vênus imprimirão uma natureza rajásica. Enquanto os demais
maléficos, uma certa brutalidade. Sempre tome o planeta mais forte para indicar
a natureza mais predominante em caso de mais de um influenciar o AL.
“Um planeta conjunto ou aspectando a 1ª do AL é o
prenúncio de prosperidade. Benéficos indicam ganhos por através de meios justos
ou aceitáveis métodos legais. Maléficos indicam ganhos através de meios
questionáveis e ilegais. Exaltação, colocação no próprio signo etc., do planeta
deve ser considerado.”
Jaimini 1:3.2-5
Júpiter
e Mercúrio no AL possuem digbala, força direcional, e podem favorecer a
construção de uma boa imagem na vida da pessoa. Júpiter está fraco na 3ª do AL
e Mercúrio está fraco na 4ª a contar do AL, pois configuram suas posições em
MKS (Māraṇa Kāraka Sthāna). Saturno está em MKS quando conjunto ao AL e pode
fazer o nativo perder tudo na vida pelos mesmos princípios de quando ele está
no Lagna. Saturno no AL na casa 10 indica queda de posição, perda de status e
humilhação pública. Saturno, contudo, está forte na 7ª do AL. Lua e Vênus são
fortes na 4ª do AL, conferindo prosperidade nessa posição. Lua está fraca na 8ª
do AL e Vênus na 6ª do AL. Marte e Sol estarão bem colocados na 10ª do AL. Marte
está fraco na 7ª do AL e Sol fraco na 12ª do AL. Todas essas posições
representam ganhos e perdas de acordo com os significadores dos planetas e casa
onde o AL estiver colocado.
2ª do AL – ela é a casa que sustenta não só
a imagem do nativo, mas também sua vida. É uma casa Sattvas e governada por Viṣṇu,
o sustentador. Assim, qualquer planeta, corpos ou demais Ārūḍhas colocados
aqui, irão providenciar sustento e apoio à natividade. De um modo geral o
sustento pode ser adequado, aceitável e prazeroso, quando feito por planetas
Sattvas; pode trazer certo grau de confronto e desconforto emocional, quando
feito por planetas rajasicos; ou sofrido e indesejável, quando feito por
planetas tamásicos. Estes últimos podem providenciar a destruição da imagem e sustento
da vida do nativo, pois a 2ª é uma casa māraka também para o AL.
Parāśara
afirma que “se Budha no 2º do Pada Lagna (AL), faz o nativo Senhor sobre todo
país. Śukra no 2º do Lagna Pada fará um poeta ou um orador.” BPHS 30-37
“Qualquer
um de Budha, Guru e Śukra, estando exaltado no 2º do Lagna Pada, e estando com
força, fará o nativo rico. Os Yogas assim citados por mim com relação ao Lagna
Pada, são semelhantes avaliados a partir dos karakāṃśas”. BPHS 31:28-29
Sobre
o Karakāṃśa alguns são da opinião de que ele é contado a partir do AK na Carta
D-9, enquanto outros, como K.N. Rao indicam-no como a posição do AK a partir da
Carta D-1.
Jaimini
concorda com Parāśara sobre a importância da 2ª casa a contar do AL para
determinar a fortuna material na vida da natividade:
“Ketu
na 2ª do AL indica cabelos brancos prematuros ou um pênis longo. Lua, Júpiter
ou Vênus na 2ª causam prosperidade e riqueza. Exaltados planetas na 2ª trazem
riqueza e prosperidade”. Jaimini 1:3.14-16
Em
Ślokas anteriores, Parāśara Muni aconselha a aplicar os princípios referentes
ao 7º Bhāva a contar do AL também em relação à casa 2 – “Oh,
Brāhmaṇe, estes Yogas como narrado por mim com relação ao 7º do Lagna Pada,
devem também serem considerados a partir do 2º do Lagna Pada.”
Fazendo a reposição dos Ślokas 23 a 27 do Capítulo
31 do BPHS, teremos os seguintes resultados sobre planetas colocados na 2ª do
AL:
·
Rāhu ou Ketu nesta casa fazem o nativo ser
perturbado por desordens do estômago, ou por fogo.
·
Ketu nesta posição e recebendo um aspecto de outro
maléfico faz o nativo ser um aventureiro, ter cabelos brancos prematuramente e
um grande órgão masculino.
·
Júpiter, Vênus ou Lua (ou os três juntos) farão o
nativo muito rico.
·
Quer seja benéfico ou maléfico, se estiver exaltado
o nativo será rico e famoso.
Estas posições se referem tanto à 2ª quanto à 7ª do
AL
Devemos,
pois, observar a dignidade do planeta que ocupa ou aspecta a 2ª ou 7ª do AL,
pois mesmo os maléficos, quando exaltados, trarão riqueza e prosperidade, como Parāśara
e Jaimini ensinam. Parāśara explica que resultados semelhantes aos dos planetas
na 7ª casa do Lagna Pada devem ser preditos em relação aos planetas na 2ª dele porque
estas duas casas têm semelhanças entre si. Não apenas por serem Mārakas em
relação ao Lagna Pada, mas, principalmente, por simbolizarem o cônjuge.
Segundo
Parāśara, se Rāhu ou Ketu estiverem na 2ª do AL, então o nativo será perturbado
por desordens de estômago e pelo fogo. Se Ketu estiver aqui e aspectado por outros
maléficos, ele será corajoso e aventureiro, e terá cabelos brancos e sinais de
velhice prematuros. Se for Júpiter, Vênus e Lua, os três juntos, ou dois deles,
ou somente um, o nativo será muito rico. Se existirem benéficos ou maléficos
exaltados, então ele será abençoado com riqueza, nome e fama. O mesmo se dará
para a conjunção de Mercúrio, Júpiter e Vênus, ou dois deles, ou apenas um, e
em estado de exaltação, na 2ª do AL. Se Mercúrio estiver na 2ª do AL, o nativo
será senhor sobre um país. Se Vênus, o nativo será um poeta ou um orador.
Embora
os resultados descritos pelos antigos, devemos sempre focar na natureza do
planeta no momento de dar seus resultados. Maléficos exaltados devem conceder
imensa prosperidade, mas não devemos ignorar sua natureza tamasica e brutal.
Embora cada planeta tenha o poder de doar prosperidade quando colocado ou
aspectando a 2ª do AL, os tamásicos trarão destruição sobre a imagem (AL).
Os
planetas maléficos, quando envolvidos em ganhos materiais, sempre indicaram
meios questionáveis e desonestos para justificar o fim obtido. Os meios
questionáveis são aqueles geralmente feitos pela justiça humana, nem sempre
justa em sua integridade, ou variável de acordo com a lei aplicada em
determinada época da história e cultura humanas.
Saturno
e Rāhu indicam mentiras e calúnias. Rāhu quando conjunto a 2ª do AL indica que
o nativo é o responsável por causar a si mesmo os escândalos que destruirão sua
imagem. Ketu, além de providenciar sinais de envelhecimento precoce, traz
idênticos problemas aos planetas tamásicos em casas sattvicas. Marte significa
escândalos amorosos e sexuais, sendo esta colocação muito mais difícil quando
em mapas femininos. Vênus e Mercúrio, embora benéficos naturais, são planetas
rajásicos, e quando posicionados ou aspectando esta casa, tende a trazer desde
escândalos amorosos e problemas com mulheres (Vênus), quanto problemas no
exercício profissional (Mercúrio) e demais assuntos relacionados aos
significadores de Mercúrio. Dois ou mais planetas tamásicos influenciando a 2ª
do AL mostram perigo de morte ruim, sobretudo se um deles está colocado na 8ª
do AL. Os planetas governantes de Dusthānas e de casas de ferimentos simultaneamente,
colocados ou aspectando a 2ª do AL, também providenciarão semelhantes perigos
para a vida. O astrólogo pode ter essa confirmação se maléficos estiverem
colocados, simultaneamente às condições anteriores, na 3ª do AL, o qual mostra
a arma da morte. A estimativa da longevidade sempre deve ser predita por meios
devidos, e não se deve predestinar semelhantes acontecimentos senão após
minucioso estudo da carta em seu todo. Lagna, Lagneśa e Lua, bem como o Senhor
da 10ª casa, quando bem protegidos e colocados em uma Carta Natal, previnem
muitos males, nulificando yogas planetários maléficos e prolongando a vida para
o máximo da expectativa permitida.
Portanto,
embora cada um a seu modo traga certa quantidade de prosperidade material,
sustentando com boa ou má fama/nome a imagem (AL), dependendo de sua dignidade
se exaltado, em signo amigo etc., ainda assim, cada um que não seja compatível
com a natureza sattvica da casa, também trará algum tipo de desacordo por
interferir no equilíbrio do guṇa sobre esta casa.
7ª do AL – representa os relacionamentos em
geral e a boa fortuna a partir dos apoios profissionais, mas não casamento.
Casamento deve ser visto a partir do Darapada (A7) e do UL em relação aos Ārūḍhas.
Importante ressaltar que os Ārūḍhas da casa 2 à 11, ou seja A2 ao A11 são
diferentes de 1ª, 2ª, 3ª casas a contar do AL. Esses Ārūḍhas (A2, A3... etc)
são as imagens reflexos dos governantes das casas 2, 3... etc., assim como o AL
é a imagem reflexo do governante 1. Parāśara e Jaimini deram muita importância
tanto para a 7ª casa a contar do AL quanto do Ārūḍha da casa 7, chamado
Darapada.
(a) Se
Rāhu ou Ketu estiverem colocados no 7º Bhāva contado do Lagna Pada, o nativo
será perturbado por desordens do estomago, ou por fogo. (b) Deve Ketu estar no
7º do Lagna Pada, recebendo uma dṛṣṭi ou em yuti com outro maléfico, e o nativo
será aventureiro, terá cabelos brancos prematuramente e terá um grande órgão
masculino. (c) Deve um, dois, ou todos os três, dentre Guru, Śukra e Candra,
estarem no 7º Bhāva do Lagna Pada, e o nativo será muito rico. (d) Quer seja um
benéfico ou um maléfico, se ele estiver exaltado no 7º do Lagna Pada, o nativo
será rico e famoso. BPHS: 31:23-26
Igual
Śloka é mencionado por Jamini, “Rāhu
ou Ketu na 7ª do AL indica doenças no estômago”. 1.3.13 Jaimini.
Sobre o Darapada – Se o Darapada (A7) cai no 6º, 8º
ou 12º Bhāva do Lagna Pada, então o nativo será pobre. Se o Lagna Pada (AL) e o
7º a contar del, ou um ângulo (kendra), um trino (trikoṇa), ou um Bhāva Upacaya
(3, 6, 10, 11) contado dele, está ocupado por um Graha forte (exaltado,
mūlatrikoṇa, domiciliado), haverá felicidade entre marido e esposa. Se o Lagna
Pada (AL) e o Darapada (A7) estão mutuamente em kendras ou em koṇas, haverá
amizade entre o casal. Se estes estiverem mutuamente nas casas trikas 6º, 8º ou
12º, sem dúvida inimizade mútua surgirá. Oh, Brāhmaṇe, semelhantemente o
relacionamento mútuo, ou ganho ou perda através de filhos etc., deve ser
conhecido tomando como base o Pada Lagna e o Pada do Bhāva relacionado (A5). Se
o Pada Lagna e o Darapada (A7) estiverem mutuamente em ângulo, ou no 3º e 11º,
ou em koṇas, o nativo será um rei governando a terra. Semelhantes deduções
devem ser feitas com relação às posições mutuas do Pada Lagna e do Darapada
(A7). BPHS 31:30-37
Resultados semelhantes foram preditos por Jamini – e o
Darapada (A7) estiver em um Kendra ou Trikoṇa do AL, ou se o AL e o A7 forem
ocupados por fortes planetas, o nativo será muito rico e famoso em seu país, de
acordo com Parāśara. Jaimini concorda ao dizer que o Darapada (A7) em um
quadrante ou trino (1ª, 5ª 9ª) do AL traz as bênçãos de Śrī Devī (prosperidade)
1.3.18 Jaimini. Jaimini enfatiza que esta posição indica harmonia marital e
compatibilidade física, mas que se ele (o Darapada) estiver em outra casa o
nativo não será um afortunado 1.3.19
Jaimini. Ao contrário, ele afirma que se o Darapada estiver na 6ª, 8ª ou
12ª casas do AL faz o casal disposto em inimizade um ao outro. O
Darapada em um quadrante ou trino do AL indica harmonia marital e
compatibilidade física. 1.3.20 Jaimini;
e acrescenta: O Darapada na 6ª, 8ª ou 12ª casas do AL faz o casal disposto em
inimizade um ao outro. 1.3.21 Jaimini
“A
7ª e a 12ª do AL mostram aqueles que estão se afastando de nós, o de quem somos
separados nesta vida.”
O
relacionamento mútuo entre o AL e qualquer outro pada (A2, A3 etc...) deve ser
levado em consideração aqui. Qualquer que seja o Pada daquela casa, se ele
estiver em aspecto mútuo com o AL, ou se posicionados em Kendras e Trikoṇas a
contar do AL, então os assuntos daquelas casas prosperarão, mas se a posição
deles for em trikas (6, 8, 12) a contar do AL, então deve-se predizer inimizade
mútua entre a natividade e as pessoas governadas por aquela casa do pada em
questão.
11ª do AL – esta é uma casa Upacaya e também
uma Paṇaphara. As casas Paṇaphara (2, 5, 8, 11) foram derivadas dos Kendras
para estabelecer as áreas da vida que produzem crescimento. Parāśara frequentemente
se refere à casa 11 como “lucro” enquanto à 2 como “riqueza” para
diferenciá-las. As casas da boa fortuna, de ganhos, são chamadas de Paṇaphara e
se referem a cada uma das casas 2 a partir de um Kendra. Assim, a casa 2 é a
casa da riqueza em si, a casa 5 é a riqueza que vem da mãe, a casa 8 é a
riqueza que vem do casamento e a casa 11 é a riqueza que vem do pai e também do
trabalho. Para Parāśara, a casa 10 se refere à casa do pai, pois esta é a 7ª da
casa 4, que se refere ao cônjuge da mãe.
“Oh, Brāhmaṇe, agora falarei sobre os efeitos dos
Grahas baseados no Pada. Se o 11º do AL (Pada do Lagna) está ocupado, ou
recebendo um Dṛṣṭi de um Graha, o nativo será feliz e rico. A riqueza virá
através de vários meios se um benéfico está relacionado (à regra acima). Um
maléfico conferirá riqueza através de meios questionáveis. Se ambos, um
benéfico e um maléfico, então será através de ambos os meios. Se o Graha em
questão estiver em exaltação, ou em seu próprio Rāśi etc., haverá plenitude de
ganhos e plenitude de felicidade”. BPHS
31:8-11
“Oh, excelente dos Brahmanes, se o 12º do Lagna
Pada (AL) não recebe uma dṛṣṭi, conforme o 11º do Lagna Pada recebe de um
Graha, então os ganhos serão ininterruptos”. BPHS 31:8-12
13-15.
Oh, Brāhmaṇe, a quantidade de ganhos corresponde ao número dos Grahas nele ou
que lançam Dṛṣṭi sobre o 11º do Lagna Pada. Se houver Argalā para o 11º, então
haverá muito mais ganhos, enquanto uma Argalā benéfica trará ainda mais ganhos.
Se o dito benéfico, causando Argalā, estiver em seu Rāśi de exaltação, os
ganhos serão ainda mais elevados. Se o 11º recebe Dṛṣṭi de um benéfico do
Lagna, o 9º etc., ganhos serão aumentados em ordem crescente. Em todos estes
casos, o 12º do Pada deve, simultaneamente, estar livre de associações com
maléficos. Um benéfico colocado no Lagna, e dando Dṛṣṭi sobre a 11ª do Āruḍha
Lagna será ainda mais benéfico. Se o Dṛṣṭi é o 9º do Lagna, isso conferirá
ainda mais ganhos. BPHS
31:13-15
ü Para o
benéfico no Lagna aspectar a 11ª do AL, o AL deve estar na casa 9 e o Senhor do
ascendente estar na casa 5.
ü Para o
benéfico na casa 9 a contar do Lagna aspectar a 11ª do AL, o AL deve estar na
casa 5 para o caso de ser Lua, Mercúrio, Vênus e Júpiter. E para o caso de ser
Júpiter ele pode estar na casa 7, 9 ou 11. Neste caso o senhor do ascendente
estará na casa 3 ou 9.
Jaimini,
assim como Parāśara, ensina que a mesma natureza de gastos para os planetas
colocados/aspectando a casa 12 do AL, devem ser entendidos como fontes de
ganhos se eles estiverem posicionados ou aspectando a 11ª do AL. Assim, se Sol,
Rāhu e Vênus influenciando a 11ª do AL casa mostram ganhos devido ao rei
(governo).
Contudo,
mesmo que haja planetas influenciando a 11ª do AL, se a 12ª do AL estiver
aspectada ou ocupada por ambos, benéficos e maléficos, haverá abundantes
ganhos, mas também muitos gastos. O benéfico traz ganhos por meios justos e os
maléficos por meios injustos, enquanto uma mistura dos dois traz ganhos pelos
dois meios.
Śloka
semelhante existe no BPHS, o qual afirma que se Sol, Rāhu e Vênus influenciando
a 11ª do AL casa mostram ganhos devido ao rei (governo). Porém, Parāśara diz
que se a Lua der um Dṛṣṭi sobre estes planetas, causará mais ganhos.
Mercúrio na 11ª do AL, ou influenciando por
aspecto, e recebendo aspecto de um benéfico, fará a pessoa obter prosperidade
por meio dos parentes paternos. Um maléfico influenciando Mercúrio nesta posição
indica disputa com parentes paternos para aquisição de prosperidade.
Normalmente essa pessoa pode herdar propriedades paternas.
Júpiter na posição acima de Mercúrio, e
recebendo aspecto de outros, então os ganhos podem vir através do governo e do
próprio esforço da pessoa.
Saturno e Marte nesta posição e recebendo aspecto de outros, faz o nativo
ganhar através dos irmãos. Saturno representa os irmãos mais velhos e Marte os
irmãos mais novos.
12ª a contar do AL – a casa 12 representa perdas de um
modo geral. A casa 12 pode ser contada a partir do Lagna ou de qualquer outra
casa. Por exemplo, as casas Ᾱpoklimas (3, 6, 9 e 12) foram derivadas dos
Kendras e representam a perda da sustentação da vida, uma vez que os Kendras
representam os pilares que sustentam a vida de todos os seres viventes. Aqui, a
mesma natureza de ganhos dados pelos planetas posicionados ou aspectando as
casas 2, 7 e 11 a partir do AL devem ser preditos como perdas quando
influenciando a 12ª casa do AL.
Se o 12º do Lagna Pada recebe um Dṛṣṭi ou está em
yuti com ambos, benéficos e maléficos, haverá abundantes ganhos, mas muitos
gastos. O benéfico trará ganhos por meios justos, enquanto que maléficos por
meios injustos, e Grahas misturados pelos dois meios, justos e injustos. Se o
12º Bhāva do Lagna Pada está conjunto com Sūrya, Śukra e Rāhu, haverá perda de
riqueza através do rei (governo). Candra dando um Dṛṣṭi aos Grahas neste Bhāva,
causará especificamente mais perdas. Se Budha está no 12º do Lagna Pada e está
em yuti, ou recebendo um Dṛṣṭi de um benéfico, semelhantemente haverá gastos
por meio dos parentes paternos. Um maléfico assim relacionado, ao dito Budha,
causará perda de riqueza através de disputas. Oh, Brāhmaṇe, se Guru está no 12º
Bhāva do Lagna Pada, recebendo um Dṛṣṭi de outros, os gastos serão através de
impostos e com a própria pessoa. Oh, Brāhmaṇe, se Śani está no 12º Bhāva do
Lagna Pada e junto com Maṅgala, e recebendo um Dṛṣṭi dos outros, os gastos
serão através dos irmãos. BPHS BPHS 8:16-21
Jaimini também prediz os mesmos efeitos para os
planetas colocados ou aspectando a 12ª casa do AL – Planetas conjuntando ou aspectando
a 12ª casa do AL causa perdas e gastos. Sol, Rāhu e Vênus influenciando a 12ª
casa mostram perdas e gastos devido ao rei (governo). Se a Lua também aspecta a
12ª casa (com Sol, Vênus ou Rāhu), estas perdas certamente se acumularão. Mercúrio
aspectando ou conjuntando a 12ª indica perdas através de litígios, ou devido a
primos e outros parentes. Júpiter aspectando ou conjuntando a 12ª mostra gasto
por conta de multas, pedágios etc. Marte ou Saturno aspectando ou conjuntando a
12ª mostra perdas através de irmãos mais jovens ou mais velhos,
respectivamente. 1.3.6-11 Jaimini
Formação de Rāja Yoga a partir do AL
A
posição dos planetas a partir do AL forma, tal qual a partir do Lagna ou da Lua
Natal, importantes yogas planetárias que produzem elevação na vida e status
(Rāja Yoga), ou outros eventos.
Em
Jaimini temos algumas importantes indicações, como abaixo:
1.3.28
– Se a Lua estiver aspectada ou conjunta por Vênus, ou se Vênus estiver na
3ª/11ª da Lua, Vāhana Yoga é formado. [N.T. este yoga indica veículos e a
qualidade, forma e tamanho devem ser visto da força destes planetas e dos
signos que os influenciam]
1.3.29
– Marte, Vênus e Ketu em mútuo aspecto, ou conjuntando a 3ª/11ª do AL formam
Vaitanika Yoga. [N.T. luxúrias e vantagens recebidas sob insígnias reais.
Vaitanika é um guarda-chuva que se carrega sobre símbolos religiosos]
1.3.30
– Se o 2º, 4º, 5º, 8º ou 9º Bhāvas do AL estiverem conjuntos por benéficos,
isto resulta em Rāja Yoga.
1.3.31
– Maléficos na 3ª e 6ª do AL dá semelhantes resultados.
1.3.32
– Rāja Yogas são indicados por planetas a partir do Senhor do AL ou de sua 7ª
(de modo semelhante ao stanza acima)
1.3.33
– Planetas misturados (maléficos e benéficos) reduzem o Raja Yoga.
1.3.34
– Se Maléficos estiverem no 2º, 4º, 5º, 8º ou 9º Bhāvas conforme benéficos
estão no 3º e 6º Bhāvas, pobreza é indicada.
1.3.35
– Se Júpiter, Vênus ou a Lua estão presentes na 5ª ou 7ª casa do AL, do Paka AL
ou Paka Āruḍha Saptama, o nativo se torna um emissário do Governo, uma
autoridade política.
1.3.36
– Se maléficos estiverem na 3ª e 6ª, o nativo se junta às forças armadas.
1.3.42
– Contado do Lagna ou do AL, se igual número de planetas estiverem e qualquer
dos seguintes pares de casas (2 e 12, 5 e 9, 8 e 6, 3 e 11, 4 e 10), Bandhana
Yoga é formado. [N.T. indica prisão]
1.3.43
– Se benéficos aspectam o Bandhana Yoga, os problemas são temporários, enquanto
maléficos indicam punição como espancamento e cadeia. [N.T. Júpiter
indica confinamento por samadhi ou votos de silêncio, maunavrata; Vênus indica
que o nativo pode escapar da prisão; Saturno ou Rāhu mostram reclusão física e
espancamento; Marte mostra uso de punhal; Saturno indica períodos prolongados
de dor; Rāhu mostra usto de misturas, químicas e engenhocas de tortura durante
o período de reclusão].
1.3.45
– Vênus e a Lua, quer juntos ou independentemente, aspectando ou conjuntando a
1ª ou 4ª casa dá vários luxos e parafernálias geralmente em realeza.
Upapada Lagna
1.3.44
– Vênus e Gaunapada (UL) aspectado ou conjunto por Rāhu e Sol causam cegueira.
1.4.1 – O Āruḍha da 12ª casa (contado zodiacalmente) é o Upapada (UL).
1.4.2 – Se a 2ª do UL tem aspectos ou conjunções de maléficos, o nativo
perde sua esposa ou renuncia ao mundo.
1.4.3 – O Sol não é um maléfico para questões relativas ao UL.
1.4.4 – Se a 2ª do UL tem conjunção/aspecto de benéfico, Pravrajya/perda
de esposa pode não ocorrer.
1.4.5 – Se o planeta na 2ª estiver debilitado, ocorre a destruição da
esposa.
1.4.6 – Se o planeta nesta 2ª estiver exaltado, haverá muitas esposas
(ou a esposa terá vida longa).
1.4.7 – Se Gêmeos estiver na 2ª do UL, o nativo terá muitas esposas.
1.4.8 – Se a 2ª do UL estiver conjunta por seu Senhor, ou seu Senhor
estiver colocado em seu próprio signo, ou em exaltação, perda de esposa, se a
todos, será somente em idade avançada.
1.4.9 – Se o Senhor do UL estiver exaltado, esposa vem de uma classe
superior.
1.4.10 – Se o Senhor do UL estiver debilitado, a esposa vem de uma
classe inferior.
1.4.11 – Se benéficos se juntam ao UL, a esposa é bela/o marido é belo.
1.4.12 – Se o 2º do UL tem a conjunção de Rāhu e Saturno, o nativo pode
perder ou abandonar sua esposa devido a escândalo.
1.4.13 – Se a 2ª tem a conjunção de Vênus e Ketu, complicações/desordem
de sangue são previstos.
1.4.14 – Mercúrio e Ketu se juntando na 2ª indica decadência dos ossos,
ou quebra de ossos da esposa em acidentes etc.
1.4.15 – Saturno, Rāhu e Sol na 2ª dá febre perigosa para a esposa.
1.4.16 – Mercúrio na 2ª com Ketu indicará uma esposa corpulenta.
1.4.17 – Se a 2ª do UL é um signo de Mercúrio com Saturno ou Marte nele,
problemas nasais são indicados para a esposa.
1.4.18 – Se a 2ª do UL for um signo de Marte com Marte ou Saturno nele,
a esposa terá semelhantes problemas nasais.
1.4.19 – Júpiter e Saturno associados com a 2ª do UL mostra complicações
no ouvido ou desordens nervosas da esposa.
1.4.20 – Júpiter e Rāhu na 2ª do UL indica problemas dentais da esposa.
1.4.21 – Saturno e Rāhu na 2ª do UL em Aquário ou Peixes, indica
coxeadura e flatulência, respectivamente, para a esposa.
1.4.22 – Benéficos aspectos sobre as conjunções dados nos stanzas
anteriores, atenuam os resultados negativos.
Sobre Irmãos e o AL/UL
1.4.32 – Saturno ou Rāhu na 3ª ou 11ª casa causa
perda de co-nascidos (irmãos mais jovens ou mais velhos).
1.4.33 – Vênus na 3ª/11ª casa causa perda de
co-nascidos.
1.4.34 – Semelhantes resultados acontecem quando
Vênus aspecta o UL ou a 8ª dele.
1.4.35 – Marte, Júpiter, Lua ou Mercúrio (na
3ª/11ª) dão muitos co-nascidos.
1.4.36 – Saturno e Marte aspectando a 3ª/11ª
destrói os co-nascidos.
1.4.37 – Se Saturno aspecta somente o UL,
co-nascidos da esposa serão perdidos.
1.4.38 – Ketu nos locais acima (3ª/11ª) dá muitas
irmãs.
1.4.39 – Rāhu na 2ª do Senhor do 7º signo a partir
do UL, mostra que o nativo terá uma dentição grotesca.
1.4.40 – Ketu na 2ª do Senhor do 7º signo a partir
do UL, causa gagueira no nativo.
1.4.41 – Saturno na 2ª do Senhor do 7º signo a
partir do UL, dá uma face feia e repulsiva.
Esses
stanzas devem ser aplicados a partir do UL e do AL também.
Planetas
colocados em casas trikas (6, 8 ou 12) do Ᾱrūḍha devem ser interpretados como
situações negativas. As casas 6 e 8 representam nossos piores débitos na vida,
normalmente planetas aqui representam as dívidas que teremos de resgatar com os
significadores desses planetas. Eles podem infligir muito sofrimento na vida da
natividade e se tornarem verdadeiros cobradores das más ações cometidas em
vidas anteriores, além de mostrarem nossas fraquezas nessa vida.
Hari Om Tat Sat
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