© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Ithasala Yoga


ITHASALA YOGA – REGRAS

 

Ithasala Yoga é o elemento que interliga dois planetas significadores, o primeiro o lagneśa e o segundo o kāryeśa do assunto. Lagneśa é o senhor do ascendente e o kāryeśa é o kāraka (ou significador) do assunto. Por exemplo, para casamento o kāryeśa é o governante da casa 7, assim como Vênus. Para questões profissionais, o kāryeśa é o governante da casa 10. Para assuntos de dinheiro, o kāryeśa é o governante da casa 2.

Ithasala somente é formado se o planeta de movimento mais rápido estiver atrás dele. Então, no momento oportuno, o mais rápido alcançará o mais lento e realizará a pergunta.

Lua – Mercúrio – Vênus – Sol – Marte – Júpiter – Saturno é a ordem do mais rápido para o mais lento.

Os nodos não participam destes yogas, eles apenas causam infortúnio e destruição quando estão envolvidos, mas seus graus não são levados em conta para a formação destes yogas.

Estes yogas podem ser utilizados em Praśna, Tājaka e Tithī Praveśa.

Utiliza-se o grau e minuto do planeta, não a longitude por signo.

O planeta de movimento mais rápido está atrás do de movimento mais lento por mais de 1º. Exemplo, Vênus está a 11º00’ e Marte está a 18º00’ em um eixo 3,11ou 5,9 um do outro. Vênus é mais rápido do que Marte e irá alcançar Marte. Consequentemente existe ithasala entre os dois, mesmo distantes a 7º.

O planeta de movimento mais rápido está atrás do de movimento mais lento por até 1º (mas não no mesmo signo, pois no mesmo signo é aspecto inimigo). Por exemplo, Marte está a 9º00’ e Saturno está a 10º22’. Marte é mais rápido e irá alcançar Saturno e, ao subtrair esses valores, percebe-se que eles estão a 00º57’ de distância. Isso também configura um ithasala.


DEEPTAMSHA DOS PLANETAS

GRAUS: Sol 15º, Lua12º, Júpiter 9º, Saturno 9º, Marte 8º, Mercúrio 7º, Vênus 7º

Sol e Lua = 15 + 12 = 27/2 = 13º30’

Sol e Júpiter ou Saturno = 15 + 9 = 24/2 = 12º

Sol e Marte = 15 + 8 = 23/2 = 11º30’

Sol e Mercúrio ou Vênus = 15 + 7º = 22/2 = 11º

E assim para os demais planetas.

Essa regra funciona da seguinte maneira. Suponha que estejamos calculando o deeptamsha de dois planetas colocados em casas 3,11 ou 5,9 um do outro. O deeptamsha de Marte é 8º, o de Saturno é 9º. Daí soma-se 8 + 9 = 17 e divide por 2, o qual dá 8º30’.

Entretanto, Marte está a 2º00’ de um signo e Saturno está a 12º00’ de outro. Se fizermos a subtração das longitudes de 12º-2º = 10º, veremos que o deeptamsha de Marte e Saturno é inferior ao grau de distância entre Marte e Saturno e, portanto, inaceitável.

Agora, se Marte está a 2º de um signo e Saturno está a 6º de outro. Subtraindo esses valores, obtemos 4º, o qual está dentro do grau deeptamsha entre Marte e Saturno e, portanto, aceitável. A distância entre Marte e Saturno até 8º30’ é aceitável para dizer que o ithasala existe, desde que Marte mais veloz também esteja atrás de Saturno mais lento. É este o cálculo utilizado quando não existe Poorna ithasala (ithasala do momento presente) e pode ser útil para saber sobre eventos futuros.

Se o grau está dentro do grau deeptamsha entre dois planetas, então há uma correspondência entre eles. Além do deeptamsha, o astrólogo deve calcular se existe ithasala e também se os planetas estão em eixo amigável um do outro.


EIXO AMIGÁVEL E NÃO AMIGÁVEL DOS PLANETAS

Eles precisam estar em aspecto mútuo e amigável. Ou seja, no eixo 3,11 ou 5,9 um do outro.

Eles não podem estar nos eixos 1,7 ou 2,12 ou 6,8 um do outro, pois estes são aspectos inimigos de conflito e negação do evento.

 

1 VARTAMAN ITHASALA – ithasala de operação

Quando o planeta de movimento mais rápido está atrás daquele de movimento mais lento.

Existe aspecto amigável entre eles, ou seja, estão no eixo 3,11 ou 5,9 um do outro.

Os dois planetas possuem distância deeptamsha aceitável.

 

2 POORNA ITHASALA – ithasala completo, ocorre no presente imediato

Quando o planeta de movimento mais rápido está atrás daquele de movimento mais lento dentro de 1º de separação.

Existe aspecto amigável entre eles, ou seja, estão no eixo 3,11 ou 5,9 um do outro.

Os dois planetas possuem distância deeptamsha aceitável.

 

3 RASI ANTA MUTHASILA

Rasi significa fim de um signo (rāśi). Se um planeta mais rápido está localizado no final de um signo (29º00’ ou mais), ele está em Rāśi-anta. Neste caso, suponha que a Mercúrio mais veloz esteja a 29º05 com Vênus mais lento na 10ª casa dele. Significa que os dois não têm ithasala. Entretanto, essa condição irá mudar, uma vez que Mercúrio irá cruzar o signo e então entrará no raio de deeptamsha de Vênus, operando na casa seguinte.


4 BHAVISHYAT ITHASALA – ocorre no futuro

Por exemplo, o planeta mais rápido está atrás do mais lento com as seguintes longitudes: Vênus está a 11º e Saturno está a 25º.

O deeptamsha entre Vênus (7º) e Saturno (9º) é de 7 + 9 = 16/2 = 8º

A diferença entre Vênus e Saturno é de 25-11 = 14º, o qual é muito maior do que o grau deeptamsha aceitável e não existe ithasala de presente. Significa dizer que no futuro, quando Vênus alcançar Saturno, o evento irá ocorrer.

 

PLANETAS RETRÓGRADOS EM ITHASALA

Como os planetas retrógrados se movem em direção oposta, se o mais rápido estiver atrás do mais lento, porém retrógrado, significa que ele está se distanciando e não se aproximando. Os possíveis resultados são:

1 Mais rápido retrógrado e atrás do mais lento – distanciamento, o evento não ocorrerá.

2 Mais rápido direto e atrás do mais lento retrógrado – aproximação, o evento ocorrerá.

3 Mais rápido retrógrado e afrente do mais lento – aproximação, o evento ocorrerá

4 Mais rápido direto e afrente do mais lento retrógrado – distanciamento, o evento não ocorrerá.

 

5 ISHRAPHA YOGA – O yoga de separação. Ele também é conhecido como MUSARIPHA.

Deve haver aspecto amigável nos eixos 3,11 ou 5,9 do lagneśa e kāryeśa

O planeta de movimento mais rápido deve estar afrente daquele de movimento mais lento por 1 grau ou mais.

 

6 NAKTA YOGA – O yoga de rápida ligação

Neste yoga não existe aspecto amigável entre lagneśa e kāryeśa, ou seja, eles estão em eixos 2,12 ou 6,8 um do outro, porém com o mais rápido ainda atrás do mais lento. Observe que o ithasala foi negado.

Mas existe um 3º PLANETA produzindo uma associação. Esse planeta deve ser MAIS RÁPIDO que os outros dois e formar ithasala com ambos, lagneśa e kāryeśa, ao mesmo tempo em que permite existir um deeptamsha aceitável entre ambos.

Este 3º planeta irá transferir o seu brilho (teja) a partir do planeta que está atrás e que é o mais rápido para o que está na frente e é o mais lento.

Significa que o evento irá acontecer, mas com a ajuda de uma terceira pessoa.

 

7 MANAOO YOGA – yoga proibido

Se o ithasala formado está aspectado por Marte ou Saturno, ou por ambos, ou conjunto a um ou ambos desse planeta, este yoga acontece. Este yoga tamém surge se Marte ou Saturno estão dentro do deeptamsha aceitável enquanto aspectam ou se juntam ao planeta mais rápido. Estes planetas irão corromper os bons efeitos do ithasala.

Em minha opinião, não está negando o evento, mas dizendo que o evento irá acontecer, porém com conflitos, brigas, disputas etc.

 

8 KAMBOOLA YOGA – quando a Lua também participa do yoga

Suponhamos que o lagneśa possua ithasala com um planeta kāryeśa. Se a Lua também tiver ithasala com o lagneśa, então esse yoga é formado. A Lua adiciona força ao yoga.

Kamboola yoga forte – quando os planetas envolvidos alcançam excelente dignidade, em casas amigas ou em seus próprios signos na D-9.

Kamboola yoga fraco – quando os significadores estão debilitados, em casas inimigas.

Kamboola Uttama – a Lua ou os significadores estão exaltados ou domiciliados.

Kamboola Madhyama – Os significadores estão em seus próprios signos na D-9 e a Lua está em seu próprio signo ou em exaltação.

Kamboola Madhyama – os significadores estão em casas neutras e a Lua está forte.

Kamboola Adhama – os significadores estão debilitados ou em casas inimigas e a Lua está em sua própria casa ou exaltada.

Kamboola Madhyama – os significadores estão em seus próprios signos ou em exaltação e a Lua está no próprio signo ou seu drekkāṇa na D-9.

Kamboola Madhyama – os significadores estão em seus próprios vargas (D-9, D-3) e a Lua está em seu próprio drekkāṇa.

Kamboola Madhyama – os significadores têm média dignidade, ou seja, estão em casas neutras (use sempre o sambandha composto para verificar casa amiga, neutra ou inimiga).

Kamboola Uttama – os significadores estão nos próprios signos, ou em exaltação, e a Lua está em casa neutra.

Kamboola Madhyama – os significadores estão em seus próprios vargas, a Lua não está digna, nem exaltada e nem no seu próprio signo.

Kamboola Adhama – os significadores estão debilitados e a Lua está em casa neutra.

Kamboola Adhama – os significadores estão debilitados ou em casas inimigas e a Lua está exaltada ou em seu próprio signo.

Kamboola Adhama Madhyama – os significadores estão em seu próprio signo ou seu próprio drekkāṇa e a Lua está debilitada ou em signo inimigo.

Kamboola Adhama – a Lua debilitada ou em casa inimiga em ithasala com os significadores. Aqui o sucesso é alcançado depois de grande esforço.

Kamboola Adhama Adhama – todos os significadores, incluindo a Lua, estão debilitados ou em signos inimigos.

 

9 GHAIRI KAMBOOLA YOGA – yoga forasteiro

Significa que o evento vai acontecer com a ajuda de uma terceira pessoa.

Lagneśa e kāryeśa estão em ithasala.

Um terceiro planeta, forte porque está em seu próprio signo, exaltado ou em seus próprios vargas) também possui ithasala com um desses significadores.

Uma Lua não qualificada (não está exaltada ou debilitada, nem ocupando seus vargas em D-9 ou D-3) está entrando no signo seguinte (a 29º00’ ou mais) e estabelece ithasala com um dos significadores e com um poderoso planeta.

 

10 KHALLASAR YOGA – negação do ithasala

Significa a destruição do Kamboola yoga – quando uma Lua não qualificada não está em conjunção com os significadores e nem possui aspecto amigável com eles.

 

11 RADDA YOGA – desapontamento

Os significadores possuem ithasala, mas um deles está retrógrado ou em combustão. Significa muitos problemas. Se um deles, mesmo combusto ou retrógrado, está fortemente colocado, significa ganhos iniciais, mas desapontamento posteriormente.

Se o planeta, além de retrógrado ou combusto, está sob influência dos nodos, pode haver infortúnio relacionado ao evento.

 

12 DUPHAU KUTTHA YOGA

Quando dois planetas possuem ithasala e o mais lento está exaltado, em sua própria casa/signo ou forte de algum modo. O mais rápido não está nesta mesma condição e nem mesmo retrógrado ou combusto.

Resultado – sucesso, realização dos desejos e das ambições

Anulação deste yoga – somente se o mais rápido estiver retrógrado ou combusto, esse yoga é anulado.

 

13 DUTTOTA DAVDZA YOGA

Lagneśa e kāryeśa estão fracos e somente um deles têm ithasala com um planeta fortemente colocado em exaltação ou na própria casa/signo.

Resultado – o sucesso acontece com a ajuda de uma terceira pessoa.

 

14 THAMBIRA YOGA

O planeta mais rápido está no final de um signo e tem ithasala com o planeta de movimento mais lento no signo seguinte.

Resultado – realização dos desejos.

 

15 KUTTHA YOGA – yoga formado a partir de kendras ou trikoṇas

Um planeta bem colocado no ascendente está aspectado por um planeta bem colocado em seu próprio signo ou em sua exaltação a partir de um kendra ou de um trikoṇa. Ou seja, não é aspecto por casa, mas sim por graha dṛṣṭi.

Resultado – Sucesso e vitória.

 

16 DURUPHA YOGA

Os significadores estão fracos e estão colocados nas casas trikas 6, 8, 12 ou estão combustos, debilitados ou em signos inimigos, mas possuem ithasala entre si.

Resultado – Os resultados não são satisfatórios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário