Como utilizar as mãos corretamente para fazer Japa Mantra e Manas Pūjā
A)
Fazendo Japa Mantra sem o uso de uma Mālā (Rosário de 108 contas)
Ākāśa é amigo de todos os outros Tattvas.
A mão esquerda conta as dezenas. A mão direita
conta as unidades. Assim, enquanto o polegar da mão esquerda está tocando a
falange de número 1, o polegar da mão direita já percorreu todas as falanges
numeradas para fazer 10 recitações do mantra. Em seguida, o polegar da mão
esquerda toca a falange nº 2 e o polegar da mão direita novamente percorre
TODAS as falanges numeradas da mão direita, na ordem da numeração, para fazer
as 20 recitações seguintes e assim sucessivamente até completar 108 voltas.
Lembrando que a 108ª repetição (1 volta inteira no japa mālā) fará o polegar da
mão direita parar na falange nº 8 da mão direita.
B) Fazendo Manas Upacāra Pūjā utilizando
os dedos
No processo de manas pūjā (oferecimento dos Upacāras de forma puramente mental), os dedos de ambas as mãos, tocam a RAIZ da falange correspondente ao Upacāra. Cada Upacāra está relacionado com um tattva da natureza. É necessário oferecer os tattvas na pūjā e quanto mais sattvico forem os elementos que estiverem sendo oferecidos, mais sattvico a pessoa que está oferecendo os serviços se torna, pois o que você oferece à divindade, torna-se você. Este é um método seguro para promover o equilíbrio na natureza interna (guṇa) do indivíduo.
Naturalmente que se os artigos forem oferecidos de forma direta (sem ser mentalmente), que essa formalidade dos dedos é dispensada. Nestes casos, TODOS os artigos são oferecidos utilizando-se o polegar, dedo médio e anelar da mão direita.
No processo de fazer manas pūjā, no 1º verso o polegar toca a raiz do dedo mindinho (pṛthvī). No 2º verso, o indicador toca a raiz do polegar (ākāśa). No 3º verso, o polegar toca a raiz do indicador (vāyu). NO 4º verso, o polegar toca a raiz do médio (agni). No 5º verso, o polegar toca a raiz do anelar (jala). No 6º verso as palmas se tocam e depois se juntam em postura de añjali mudrā (postura de namaste). Tudo isso mentalmente visualizando os artigos sendo oferecidos para a divindade.
1.
Pṛthvī
– terra – mindinho – bīja LAṀ
2.
Ākāśa
– éter – polegar – bīja HAṀ
3.
Vāyu
– ar – indicador – bīja YAṀ
4.
Agni
– fogo – médio – bīja RAṀ
5.
Jala
– água – anelar – bīja VAṀ
6.
Todos
os elementos – bīja SAṀ
O mūla mantra da divindade que está sendo adorada deve ser recitado antes do mantra de oferecimento. Então, o mantra completo para cada oferecimento fica assim como abaixo:
Terminação para divindades masculinas:
1.
(mūla
mantra) | laṁ pṛthivyātmane namaḥ | gandhaṁ samarpayāmi | --- sândalo
2.
(mūla
mantra) | haṁ ākāśātmane namaḥ | puṣpaṁ samarpayāmi | --- flor
3.
(mūla
mantra) | yaṁ vāyvātmane namaḥ | dhūpaṁ aghrāpayāmi | --- incenso
4.
(mūla
mantra) | raṁ agnyātmane namaḥ | dīpaṁ darśayāmi | --- lamparina
5.
(mūla
mantra) | vaṁ amṛtātmane namaḥ | naivedyaṁ samarpayāmi | --- fruta
6.
(mūla
mantra) | saṁ sarvātmane namaḥ | sarvopacārān samarpayāmi | --- akṣatas
Terminação para divindades femininas:
1.
(mūla
mantra) | laṁ pṛthivyātmikāyai namaḥ | gandhaṁ samarpayāmi | --- sândalo
2.
(mūla
mantra) | haṁ ākāśātmikāyai namaḥ | puṣpaṁ samarpayāmi | --- flor
3.
(mūla
mantra) | yaṁ vāyvātmikāyai namaḥ | dhūpaṁ aghrāpayāmi | --- incenso
4.
(mūla
mantra) | raṁ agnyātmikāyai namaḥ | dīpaṁ darśayāmi | --- lamparina
5.
(mūla
mantra) | vaṁ amṛtātmikāyai namaḥ | naivedyaṁ samarpayāmi | --- fruta
6.
(mūla
mantra) | saṁ sarvātmikāyai namaḥ | sarvopacārān samarpayāmi | --- akṣatas
Karen de Witt
Nenhum comentário:
Postar um comentário