“Deus decorou os céus com constelações (Nakṣatras) como pérolas em um corcel escuro. A Luz do Sol (Sūrya) as esconde durante o dia e todo o conhecimento é profetizado na escuridão da noite.” — Parāśara Muni, Ṛk Veda 1.68.04

Budha Deva


Budha é doador de discurso. É o conselheiro (ministro). Sua cor é verde grama. É um graha neutro (em gênero) e eunuco. Governa sobre Pṛthvī, o elemento terra. É da casta dos Vaiśyas (comerciantes). Torna-se maléfico quando associado com maléficos, embora benéfico por natureza. E, em associação com Candra, mesmo decrescente, Budha se torna um benéfico. Budha representa Mahā Viṣṇu e, por exaltação, Buddha.

Budha está dotado com um físico atrativo e a capacidade de usar as palavras com muitos significados. Ele gosta de piadas. Ele tem uma mistura de todos os três humores, ou seja, Pitta, Vāta, Kapha.

Budha rege sobre a pele. Sua morada é um campo de esportes. Governa sobre o período de um dia do tempo. É forte durante o dia e a noite. Governa sobre árvores infrutíferas. Rege sobre tecidos de seda preta. Rege sobre a estação Śarada. É um Jīva Graha.

Śrimad Devī Bhāgavatam Purāṇa:

Budha é filho de Candra. Quando Budha está longe do Sol, então ventos fortes e furacões (Ativāta) e queda de meteoros (Abhrapāta) e outros objetos surgem.

Nascimento de Budha:

Budha nasceu da união de Candra com Tārā, esta sendo esposa de Bṛhaspati. Candra era discípulo de Bṛhaspati e se encantou por Tārā, a esposa de seu Guru, sendo correspondido por ela. Quando Tārā foi morar com Candra, vendo que ela não voltaria para casa a despeito de todas as solicitações de Bṛhaspati, pedindo que Candra a devolvesse, uma guerra aconteceu pela disputa do amor deTārā. Nesta guerra, Bṛhaspati unido a Indra e a todos os devas de um lado contra Candra, e Candra unido a Śukra, o guru dos Asuras, juntamente com todos os Asuras de outro lado. A guerra só teve fim quando Brahmā interviu solicitando pela paz. Após Tārā ser devolvida a Bṛhaspati, ela deu à luz um menino muito belo. Vendo que Bṛhaspati iria realizar a cerimônia de nomeação da criança, Candra o impediu alegando que o filho havia nascido de seu próprio sêmen e, portanto, Bṛhaspati não podia toma-lo como seu. Novamente outra guerra começou para disputar a paternidade do menino. Brahmā mais uma vez teve de intervir, obrigando Tārā a dizer quem era o verdadeiro pai da criança, pelo qual ela respondeu que era Candra. Candra então deu o nome de Budha ao menino e o levou consigo.

Significadores gerais:

Budha (Mercúrio) governa sobre Mithuna (Gêmeos) e Kanyā (Virgem), exalta e tem seu Mūlatrikoṇa em Kanyā e debilita em Mīna (Peixes).

Budha é amigo natural do Sol e de Vênus, inimigo da Lua, e neutro para Marte, Júpiter, Saturno, Rāhu e Ketu.

Budha é da casta dos Vaiśyas (comerciantes), é Rajasico por natureza, é um planeta benéfico, porém maléfico quando associado com maléficos.

É forte na direção Leste do Quadrante, tanto a partir do Lagna quanto do AL.

Phaladīpikā de Mantreśvara:

É por Budha que se vê a influência do aprendizado, parentes em geral, discernimento, tio materno, amigos, discurso e ação.

Budha representa aprendizado, eloquência, habilidade nas finas artes, elogio aos sábios, tio materno, destreza no discurso, inteligência em meditações religiosas e semelhantes, aptidão para a aquisição de conhecimento, inteligência, sacrifício, qualquer rito religioso relacionado a Viṣṇu, tendência a falar a verdade, concha de ostra, lugar de recreação, habilidade nas artes mecânicas, relações, o posto de um herdeiro, amigos e sobrinhos da irmã ou filha, etc.

Budha mostra um corpo cheio de veias, olhos vermelhos e alongados, tecido de cor verde, governa sobre a pele, tem a aparência agradável, e possui os três humores Vata, Pitta e Kapha.

As moradas de Budha são locais frequentados por homens instruídos, o ponto onde Deus Viṣṇu é mantido, uma assembleia, um campo de recreação, uma sala de matemática.

Se ao nascimento de uma pessoa Budha ocupa o Lagna, ela terá longa vida, falará doce e claramente. Ela será inteligente e instruída em todos os Śāstras.
Se Budha estiver no 2º Bhāva, a pessoa nascida irá adquirir riqueza por seu próprio talento, será um poeta, leal e atrativa em seu discurso e comerá alimento suntuoso.
Se Budha ocupar o 3º Bhāva ao nascimento, a pessoa será brava, de vida média e terá bons irmãos; ela sofrerá fadiga e será deprimida, abatida.
Budha ocupando o 4º Bhāva ao nascimento faz a pessoa instruída, espirituosa no discurso, feliz, com amigos, terras, milho, riqueza e prazer.
Se Budha estiver no 5º Bhāva ao nascimento, a pessoa será instruída, feliz e corajosa. Ela terá um bom número de filhos e será familiarizada com encantos e feitiços.
Budha no 6º Bhāva faz a pessoa nascida raivosa através de disputas, áspera no discurso e ociosa. O nativo irá destruir o poder de seus inimigos.
Quando Budha ocupa o 7º Bhāva, a pessoa nascida será instruída; ela se vestirá belamente, terá toda a grandeza e terá uma rica SenHorā como sua esposa.
Se Budha ocupar o 8º Bhāva ao nascimento, a pessoa será altamente renomada e terá longa vida; ela será o suporte de sua família, um Senhor e um comandante das forças armadas.
Se ao Nascimento Budha ocupar o 9º Bhāva a partir de Lagna, a pessoa será instruída e rica; ela será de boa conduta; ela será religiosa, familiarizada com tudo e muito eloquente no discurso.
Se Budha estiver no 10º Bhāva, a pessoa nascida será bem-sucedida em tudo que ela se comprometer, terá boa instrução, força, inteligência e felicidade. Ela fará bons atos e será verdadeira.
Budha no 11º Bhāva faz a pessoa nascida ter longa vida, ser verdadeira, muito rica, feliz e possuidora de servos.
Se Budha estiver no 12º Bhāva, a pessoa será miserável, desprovida de aprendizado, sofrerá humilhação, será cruel e inativa.

Sobre doenças:

Todas as coisas sobre doenças devem ser preditas através (1) os planetas posicionados no 6º Bhāva; (2) aqueles posicionados no 8º e no 12º Bhāvas; (3) o planeta governando o 6º Bhāva; ou (4) aqueles em Yuti com aquele planeta. A doença pode ser predita se o mesmo acontece de ser significado por dois, três ou mais Yogas independentes.

O agente usado por Budha para o mesmo propósito é anemia, sangue fraco, doenças semelhantes e vertigem.

Budha traz doenças mentais, problemas nas cordas vocais, doenças nos olhos, na garganta, nariz, febre, doenças derivadas dos três humores (Vata), Pittha e Kapha. Veneno, doenças de pele, anemia, maus sonhos, coceiras e psoríase, caindo dentro do fogo, rugosidade ou secura do corpo, aprisionamento e exaustão, dano causado por demônios maléficos que se movem nas moradas dos Gandharvas, e nos poços de fogo (onde estes espíritos maléficos usualmente habitam), [ou Gandharvas, a Terra, mansões e cavalos, etc., bem como os maus espíritos].

Mercúrio está bem colocado na casa 1 do Lagna, local de seu digbala (força direcional), motivo pelo qual confere inteligência, habilidade em discursar, escrever e numérica. Mercúrio é muito talentoso, ele tem um espírito brincalhão, jovial e tende para a trapaça e a enganação, sobretudo se for bem influenciado por Rāhu. É um planeta eunuco, motivo pelo qual pode negar prole se, junto com Vênus, estiver aflito e muito próximo do Sol.

Mercúrio obtém seu domicílio em Gêmeos e Virgem, e seu mūlatrikoṇa e exaltação em Virgem também. Sua debilidade é no signo de Peixes. Um fato interessante e digno de nota neste estudo é a debilidade de Mercúrio no signo de Peixes, o qual é o signo de exaltação de Vênus, mostrando os caminhos opostos entre a elevada intelectualidade e a sensualidade, pois a exaltação de Mercúrio em Virgem é o signo de debilidade de Vênus também. Quando Mercúrio é mais forte no mapa, e Vênus é mais fraca, os interesses estão voltados para o estudo. O inverso também é verdadeiro. O culto ao corpo e desprezo ou aversão pelo estudo pode se dar com uma Vênus bem colocada enquanto Mercúrio está aflito ou mal colocado em casa e signo. Quando ambos se encontram bem colocados, podemos observar um ponto de equilíbrio entre os dois eixos.

A combustão de Mercúrio mostra problemas com pessoas mais jovens em idade escolar, mostra karma envolvendo o discurso, a escrita, papéis, alunos e comércio em geral, problemas estes que a natividade trouxe de vidas passadas e precisará resgatar neste. Geralmente a combustão de Mercúrio é uma lição a ser tomada nesta vida para a pessoa ter cuidado com seu discurso, não ofender ou agredir através das palavras, respeitar seus alunos e sempre usar a verdade em suas palavras e escritos de um modo geral. Pessoas com Mercúrio combusto podem ter um tom imperativo ou agressivo na fala, podem ter dificuldades com um discurso mais suave, pois eles usaram o poder de Mercúrio em vidas passadas de modo equivocado, e agora precisam aprender a equilibrar essa energia. Normalmente essas pessoas podem ter dificuldades de fala, sobretudo nos primeiros anos de vida, podem falar muito pouco ou se expressarem de modo agressivo sem que possam controlar isto de modo consciente. Mercúrio combusto pode também fazer a profissão ser atrasada na maioria das vezes, a pessoa pode ter de lutar muito por reconhecimento profissional, mas certamente esse reconhecimento chegará, pois, os efeitos da combustão planetária são mais fortes no início da vida, tendendo a suavizar de modo natural conforme o karma for sendo colhido no decorrer da vida.

Mercúrio aflito por maléficos faz com que Mercúrio se torne maléfico também. Mercúrio aflito por Saturno e Marte dá um discurso tamásico, violento, provocador, sátiro, debochado. Por Rāhu, confere malícia e habilidade para o comércio, a política, a advocacia e demais profissões onde a pessoa precise usar o discurso de modo envolvente. A conjunção com os nodos pode ser ainda mais prejudicial do que o aspecto, pois, quando em signos adversos, provoca problemas de nervos, alucinações, loucura. Conjunto com Ketu, tal qual Rāhu, pode dar problemas de nervos, dificuldades na fala, alucinações etc., isso vai depender do signo e casa onde estão colocados e outros aspectos significantes de doenças semelhantes, mas geralmente os nodos perturbam Mercúrio de modo negativo.

A fraqueza de Mercúrio é o ciúme e a inveja dentre os ṣaḍripus, de modo que sua aflição por Saturno ou Marte, significadores fixos das fraquezas humanas, pode gerar essa falha no caráter. Mercúrio governa sobre Pṛthvī (Terra) e este é inimigo de Vāyu (Vento) e amigo de Jala (Água) e neutro para Agni (Fogo), de modo que a posição de Mercúrio em signos governados por Saturno, sofre aflição do seu Tattva, gerando falhas no discurso, na memória e no aprendizado. Não havendo qualquer suporte de benéfico, essa posição pode gerar dificuldade para o indivíduo manter seu próprio sustento, uma vez que Pṛthvī é o suporte de tudo e representa o sustento, pois a terra sustenta todas as vidas com alimento e esse é o significado desse Tattva de um modo geral na interpretação astrológica.


Em relação às conjunções planetárias, Mercúrio é benéfico quando conjunto à Lua, Júpiter e Vênus. E se torna maléfico quando conjunto aos maléficos naturais, excetuando Sol que é um planeta Sattvico e um semi-maléfico sob a ótica da astrologia védica. 

Outros Artigos:




Maṅgala Deva (Kuja, Marte)










Maṅgala representa a encarnação do Senhor Nṛsiṁha, Avatāra de Viṣṇu.

Maṅgala é a força de uma pessoa,  a energia e coragem. Sua estatura é baixa, e sua cor de um vermelho sangue. É masculino e tamásico. É um graha real, mas da casta dos Kṣatriyas.

Quando exaltado representa Śrī Nṛsiṁha. Representa, de outro modo, Subrahmaṇya, o filho do Senhor Śiva. Ele está pleno de Agni, o elemento fogo. Ele rege sobre a medula. Governa sobre um Ṛtu (estação, ou seja, dois meses, pois na Índia existem 6 estações). Governa sobre o sabor amargo. 

Tem digbala (força direcional) no Sul, a 10ª casa contada tanto do Lagna quanto do AL. É forte durante a noite. Governa sobre árvores amargas (de frutos amargos). Governa sobre seda vermelha. É um Dhatu Graha.

Maṅgala é cruel, tem olhos vermelho cor de sangue, é de espírito inconstante, liberal, bilioso, dado à raiva e tem cintura fina e um físico magro.





Capítulo XVI, Śrimad Devī Bhāgavatam Purāṇa:

Maṅgala, filho da Terra (Bhūmi) causa todo tipo de prejuízo, males e misérias para a humanidade.


Significadores gerais:

Maṅgala governa sobre Meṣa (Áries) e Vṛścika (Escorpião), exalta em Makara (Capricórnio), tem seu Mūlatrikoṇa em Meṣa e sua debilidade em Karkaṭa (Câncer).

Maṅgala é amigo natural do Sol, Lua, Júpiter e Ketu, inimigo de Mercúrio e Rāhu, e neutro a Vênus e Saturno.

Maṅgala é da casta dos Kṣatriyas (guerreiros), é Tamasico (brutal) por natureza e extremamente maléfico e cruel.

Ele governa sobre a visão, representa pessoas do sexo masculino, o elemento fogo, o grão dhaal, coral vermelho, cobre, tecidos chamuscados por fogo, sabor amargo, uma pessoa de dezesseis anos, árvores espinhosas, terras, celibato, abortos, guerra, acidentes violentos, armas cortantes e perfurantes, vícios e fraquezas de caráter.

Maṅgala (मंगल) – é o nome do planeta Marte. Em Monier Williams, Maṅgala deriva da raiz Maṅg que significa felicidade, bem estar e bem aventurança, qualquer coisa auspiciosa e que dá boa sorte, ou seja, bons presságios, uma oração, benção ou amuleto etc.

Significa dizer que este planeta representa nossos débitos de vidas anteriores e sua posição em uma carta mostra exatamente isto, nossas dívidas para com pessoas e assuntos relacionados com sua colocação e significadores temporários. Sua adoração concede toda espécie de bem aventurança e limpa grande parte do mau karma praticado em até três vidas passadas.

Phaladīpikā de Mantreśvara:

É através de Maṅgala que uma pessoa deve saber sobre sua força, produtos derivados da Terra, as qualidades de seus irmãos, crueldade, banho, atos ousados, ódio, cozinha, fogo, ouro, parentescos, armas, ladrões, inimigos, energia, apego às mulheres dos outros, proferindo falsidades, ousadia, dignidade mental (altivez de pensamento), pecado, comando nas forças armadas e ferimentos.

Maṅgala tem uma cintura delgada, cabelo brilhante e ondulado. Ele tem olhos ferozes; ele é bilioso e cruel em natureza. Ele usa vestimentas vermelhas, e é de um tom avermelhado. Ele é irado, mas excessivamente  generoso. Ele tem uma aparência jovem e governa a medula no corpo.
Os locais recorridos por ladrões, ou ocupados por pessoas de baixo nível, onde existe fogo, uma casa de banho e o quadrante Sul pertencem a Maṅgala.

Questões relativas a comida (na cozinha), um portador de armas, um ourives, um carneiro, um galo, um chacal, um macaco, um abutre e um ladrão pertence a Maṅgala.

Se Maṅgala ocupa o Lagna ao nascimento de uma pessoa, ela terá um membro ferido; ela terá vida curta e será muito cruel e aventureira.
Se Maṅgala estiver no 2º Bhāva, a pessoa será hostil ou feio de rosto, desprovido de aprendizado e de riqueza e será dependente de pessoas más.
Se Maṅgala ocupa o 3º Bhāva, a pessoa nascida terá boas qualidades, possuirá riqueza, será brava, inatacável, feliz e não terá irmãos.
Se ao nascimento Maṅgala ocupar o 4º Bhāva, a pessoa não terá amigos, mãe, terras, felicidade de casa e de veículos.
Se ao nascimento Maṅgala estiver no 5º Bhāva, a pessoa será infeliz, sem filhos, cheia de reverses na vida, fofoqueira e de mente fraca.
Se Maṅgala ocupa o 6º Bhāva, a pessoa nascida será excessivamente  ferida com amor, rica e famosa: essa pessoa se tornará um rei e será vitoriosa (na batalha).
Maṅgala no 7º Bhāva faz a pessoa nascida cometer atos impróprios, sofrer aflições através de doenças, vaguear nas estradas e perder sua esposa.
Se Maṅgala estiver no 8º Bhāva, a pessoa nascida será deformada no corpo, será pobre, de vida curta e amaldiçoada pelas pessoas.
Se Maṅgala ocupa o 9º Bhāva no nascimento de uma pessoa, o nativo será, embora um amigo do soberano, odiado pelos outros; ele não terá pai e irá cometer assassinato.
Maṅgala no 10º Bhāva faz a pessoa nascida um rei cruel, liberal e louvado por pessoas importantes.
Se ao nascimento Maṅgala estiver no 11º Bhāva, a pessoa será dotada com riqueza e felicidade. Ela será brava, não terá sofrimento e possuirá bom caráter.
Quando Maṅgala ocupa o 12º Bhāva ao nascimento, a pessoa terá olhos deformados, será cruel e sem um esposa. Ela será um caluniador e um miserável desprezível.

Sobre Doenças:

Todas as coisas sobre doenças devem ser preditas através (1) os planetas posicionados no 6º Bhāva; (2) aqueles posicionados no 8º e no 12º Bhāvas; (3) o planeta governando o 6º Bhāva; ou (4) aqueles em Yuti com aquele planeta. A doença pode ser predita se o mesmo acontece de ser significado por dois, três ou mais Yogas independentes.

As doenças e eventos adversos originados por Maṅgala são: sede excessiva, irritação mórbida de febre de sangue bilioso, perigo de fogo, veneno, armas, lepra, doença dos olhos, apendicites, epilepsia, ferimento para a medula, rugosidade do corpo, psoríase (Pama), deformidades físicas, problemas do soberano, inimigos e ladrões, briga com irmãos, filhos e inimgos, amigos temem maus espíritos, Gandharva e demônios assustadores, e doenças afetando os membros superiores do corpo, tais como pulmões, garganta, dentes, língua, ouvido, nariz, etc.