“Deus decorou os céus com constelações (Nakṣatras) como pérolas em um corcel escuro. A Luz do Sol (Sūrya) as esconde durante o dia e todo o conhecimento é profetizado na escuridão da noite.” — Parāśara Muni, Ṛk Veda 1.68.04

A Astrologia, o Destino e o Karma

A Astrologia, o Destino e o Karma





“A interpretação da palavra Astrologia significa “a lógica das estrelas”, ou “a razão das estrelas”. Existe uma ideia geral de que a Astrologia ensina fatalismo. Parecem existir muitos argumentos em favor desta ideia, mas aqueles que estudaram este assunto, do mais profundo ponto de vista, sabem que a Astrologia não ensina sobre fatalismo de modo algum. Todos os nossos erros são resultados da ignorância. Se tivermos mais conhecimento, haverá menos infortúnio. Portanto, pode-se alegar que se tivermos o conhecimento da Astrologia – o qual é a ciência da vida – poderíamos evitar muitos dos infortúnios da vida”. 


~ Bṛhat Jātakaṁ, Varāha Mihira ~


Com relação ao aumento/diminuição ou à anulação do karma, a Astrologia Hindu ensina esta verdade como um princípio espiritual irrevogável e com base nos ensinamentos dos Rishis. A Astrologia Hindu nunca irá contra os ensinamentos contidos nas Upanishads, nos Puranas, na Bhagavad-Gita, nos Vedas etc., nos shastras maiores e menores revelados pelos Antigos Rishis das diversas linhagens existentes, porque a Astrologia Hindu se originou da mesma fonte de saber que consolidou tais tradições espirituais em suas diversas Eras. Quem estuda/ensina a Astrologia Hindu, certamente o fará com mais aproveitamento se estudar também os mencionados shastras.

O karma é anulado através da prática do yoga, e o sistema de yoga tem uma diversidade de prática de modo a abranger os vários níveis de elevação da alma neste mundo. A orientação para este Kaliyuga, para todos aqueles que se encontram fortemente presos à maya de suas ações pretéritas e presentes, é a prática de bhakti yoga, a forma mais elevada, mais suave e mais segura que conduz à liberação. É essa forma de yoga que é ensinada pelos jyotishinis, pois, ao aconselhar a retificação de planetas, o querente é sutilmente conduzido ao caminho de volta de sua ligação com a divindade, primeiro em relação às deidades que presidem sobre cada planeta, que são seus Lokas de existência. Depois, e com a experiência obtida, por sua união com a Suprema Personalidade de Deus, que é presenciada em seu coração através do despertar de sua devoção.


Tal é a importância do astrólogo hindu dentre todos os sistemas de astrologia existente. Ele não é apenas um interpretador do destino, ou ainda um médico espiritual que socorre o querente com fórmulas e elementos místicos que lhe proporcionará atravessar um período planetário difícil com o mínimo de conflitos possíveis. Ele é o instrumento que o religará à sua essência divina possibilitando, por esse meio, sua liberação.

Um astrólogo védico (ou hindu, como preferirem), bem versado nos shastras e sobretudo no mantra shastra, conhece os elementos tântricos contidos nos Vedas, sabe elaborar um rito e tem a devida autoridade para transmitir mantras, sejam estes os prasiddha mantras (contidos nas Escrituras Maiores) que nos foram legados pelos Rishis e que todos podem recitar sem incorrer em erro ou perigo, ou sejam aqueles modificados por ele mesmo, com adição de aksharas e demais bijas, os quais sempre têm um propósito específico, e que não devem ser praticados senão sob rigorosa orientação do astrólogo. Um astrólogo védico tem autoridade para transmitir mantras específicos sem que para isso o querente precise passar pelos complexos estágios de iniciação em qualquer linhagem, deixando-o livre para seguir sua própria via espiritual e sem que ele seja obrigado a se vincular a qualquer escola, tradição ou parampara do Hinduísmo.  Este é o papel e a importância da Astrologia e do Astrólogo védico dentro do sistema de predições e retificações planetárias no destino de todos os seres viventes. O astrólogo védico bem versado pode, assim, manipular habilmente uma ferramenta útil que traz, não só conhecimento e entendimento, mas também cura e liberação a partir deste saber.

18/06/2016

Desmistificando o Temível Inferno Astral

Inferno Astral – Mito ou Realidade?

Como entender isto sob a ótica da Jyotiṣa, a Astrologia Sideral? Há realmente fundamento em afirmar que às vésperas do mês do aniversário as pessoas venham a passar necessariamente por algum tormento em sua vida? Alguns são unânimes em afirmar que sim, e floreiam explicações mirabolantes sem qualquer fundamento em Escrituras. Outros, mais coerentes, e capacitados a explicar conceitos complexos da análise de uma Carta Astrológica, garantem que isso vai depender de inúmeros fatores a serem estudados, citando inúmeros pontos para justificar sua afirmativa. A autora desse texto concorda com essa afirmação última e, trazendo esse estudo para a Astrologia Sideral, abordo aqui alguns pontos que podem esclarecer melhor esta questão. O estudo abaixo é um auxiliar para o entendimento de como acontece o mítico Inferno Astral. Tome nota dos seguintes estudos:

1.      Diferentes Métodos de Analisar Trânsitos Planetários;
2.      Tajaka/Tajika/Varṣaphala – Revolução Solar ou Varṣapraveśa;
3.      Retorno Planetário;
4.      Ciclos dos Planetas;
5.      Muhūrta/Gocara;
6.      Importantes Trânsitos Planetários – Saturno e Júpiter;
7.      Trânsito Solar, Mahādaśās, sub-Daśās e o Ashtakavarga.

1. Diferentes Métodos de Analisar Trânsitos Planetários

Existem diferentes métodos de se aplicar os trânsitos planetários. Aqui serão abordados dois principais métodos dos trânsitos, primeiro com base na Lua Natal e, em segundo, aqueles com base no Sol Natal. Em Muhūrta, os trânsitos são conhecidos como Gocara (normalmente escrito Gochara), e se aplicam à posição da Lua Natal. Go (literalmente um globo, ou os sete planetas) e Cara (aquilo que se move), é por este motivo que os Nodos Rāhu-Ketu, que são pontos e não corpos celestiais, não fazem parte desse sistema de trânsito planetário.

Muhūrta é um sub-sistema em Jyotiṣa usado para estabelecer momentos auspiciosos e evitar os momentos não auspiciosos para iniciar um determinado evento. Contudo, a posição dos sete planetas contados da Lua Natal é de fundamental importância para entender os acontecimentos durante o mês que antecede o aniversário da natividade.

2. Tajaka/Tajika/Varṣaphala – Revolução Solar ou Varṣapraveśa

O Varṣaphala (literalmente, frutos-phala do ano-varṣa) é o Horóscopo Anual. Ele difere em alguns pontos do sistema de Parāśara, o qual é muito mais antigo. O Varṣaphala originou diretamente do Rei de Durbar, muito posterior a Parāśara, surgindo como um desdobramento deste antigo conhecimento e como modo de fornecer uma resposta mais rápida para os problemas mundanos. O sistema mais próximo do Varṣaphala é o Praśna, conhecido como Astrologia Horária. Os dois são muito semelhantes entre si, de modo que as regras estabelecidas por um podem ser usadas livremente pelo outro sistema, ao passo que o mesmo não se dá no caso do sistema Parāśara. Mesmo sendo um sistema preciso, e embora existam várias semelhanças com o Horóscopo Anual, ainda assim os yogas planetários citados em BPHS, por exemplo, são inúteis na análise de um Varṣaphala ou Praśna, pois estes contêm em si suas próprias definições e aplicabilidade em relação a determinado yoga planetário. Embora essas diferenças, as semelhanças em relação à definição dos Bhāvas, Kārakas, propriedades das Rāśis etc., são as mesmas.

O Varṣaphala é baseado no trânsito do Sol e sua posição de retorno à mesma longitude em que ele estava no momento do nascimento do nativo. O momento do Retorno Solar, como divulgado amplamente no sistema tropical de astrologia, é conhecido como Varṣapraveśa no sistema de astrologia sideral, o que literalmente significa entrada (praveśa) em um ano (varṣa). A Carta do Varṣaphala é conhecida pelo nome de Varṣa-Kuṇḍalī.

3. Retorno Planetário

Quando um planeta alcança o Signo em que ele estava no momento do nascimento, diz-se que ele está fazendo um retorno. Muito se fala a respeito do temível Retorno de Saturno, mas pouco ou quase nada se fala sobre os demais planetas. Todos os planetas, sem exceção, produzem enormes mudanças internas/externas na vida de um indivíduo quando, em trânsito, tocam o exato ponto em que estavam ao nascimento, até mesmo os planetas mais velozes são capazes de provocar tais transformações, embora em um nível mais sutil, enquanto cabe aos planetas mais lentos provocar as transformações em áreas tangíveis da percepção sensorial, modificando permanentemente tais setores.


4. Ciclos dos Planetas

Sol – 1 ano.
Lua – 29 dias aproximados. (29 dias, 12 horas e 44 minutos exatos).
Marte – 2 anos (683 dias e 23 horas)
Mercúrio – 87 dias aproximados. (87 dias e 9 horas)
Júpiter – 12 anos aproximados. (11 anos, 11 meses e 28 dias)
Vênus – 7 a 8 meses aproximados.
Saturno – 29 anos aproximados. (29 anos e 187 dias)
Rahu e Ketu (nodos) – 18 anos e meio.

5. Muhūrta/Gocara

No subsistema da Astrologia Védica, responsável por analisar o momento mais propício para iniciar importantes atividades, os trânsitos dos planetas são observados tendo a Lua Natal como principal referencial para esta análise. Em Muhūrta é ensinado que se um planeta, em transito, estiver em uma Rāśi favorável a partir da Lua Natal, os significadores (kārakas) irão crescer e prosperar durante aquele período. Do mesmo modo, se um planeta em trânsito estiver em Rāśis desfavoráveis à Lua Natal, então os significadores daquele assunto não irão prosperar. Além desse importante conceito, existe o Vedha (obstrução) causado pelo trânsito de planetas colocados em determinadas casas, aqui tomando como referencial o planeta kāraka principal que está sendo analisado e sua colocação a partir da Lua Natal. Um exemplo, Júpiter na 2ª, 5ª, etc da Lua Natal, indica expansão, prosperidade e força vital para o nativo. Mas se mais planetas estiverem colocados na 12ª, 7ª etc., de Júpiter, eles irão causar Vedha a Júpiter e os assuntos não irão prosperar.

Dentro desse sistema, pai e filho não se obstruem mutuamente. Assim, Sol nunca causa Vedha a Saturno e vice-versa e tão pouco Lua causa Vedha a Mercúrio e vice-versa. Observe que no Relacionamento Natural, Mercúrio é sempre inimigo de Lua, mas Lua não é inimigo de Mercúrio; enquanto que Saturno é inimigo de Sol e Sol de Saturno. Portanto, aqui neste subsistema, o que é levado em conta não é a inimizade natural, mas o Vedha causado pela colocação de planetas a partir do planeta principal que está sendo investigado.

Sol em relação à Lua Natal tem o impacto positivo (+) ou negativo (–) conforme a tabela abaixo.


SOL
Rāśi
10ª
11ª
12ª

+
+
+
+

6. Importantes Trânsitos Planetários – Saturno e Júpiter

Além dos trânsitos que tomam como referencial o Sol, a Lua, o Lagna etc., temos os trânsitos de outros planetas a partir dos Nodos. Trânsitos importantes, que sempre deve ser levado em conta em qualquer análise, são aqueles de Saturno e Júpiter. Saturno sempre a partir da Lua Natal, do Lagna e do AL (Āruḍha Lagna), e Júpiter a partir dos Nodos Lunares.

Quando Saturno está transitando na 1ª, 8ª ou 10ª casas do Lagna (Ascendente), da Lua Natal ou do AL, então ele está lançando sobre o nativo um Kaṇṭaka Śani. Isto é, um espinho que causa dor e sofrimento. O Kaṇṭaka Śani deve ser estudado a partir da casa em que Saturno está colocado, os Ārūḍhas que ele toca com seu corpo e com suas dṛṣṭis (olhar pela 3ª, 7ª e 10ª) além dos Planetas que estão em yuti (conjunção) com ele e/ou lançando dṛṣṭis igualmente.

Quando Saturno está transitando pela 12ª, 1ª e 2ª da Lua Natal, então ele está lançando outra māyā sobre o nativo, conhecida como Sāḍe Sāti, trânsito este que dura 7 anos e ½ . Muito já falei sobre esses dois trânsitos na vida de uma pessoa em anteriores postagens.

Os trânsitos de Saturno em relação aos Nodos Rāhu-Ketu também são muito importantes, provocando enormes impactos sobre a vida do nativo. Seus kārakas principais (significadores) são profissão e problemas/sofrimento. Assim, quando Saturno toca/olha pela primeira vez Rāhu Natal ele traz a primeira profissão. Trabalhos infantis, dificuldade e atraso para se estabelecer em um emprego, instabilidade profissional ou sucesso em todos os empreendimentos, estão relacionados com a colocação de Saturno em relação aos Nodos Lunares.

O primeiro retorno de Saturno diz respeito somente ao próprio nativo, sua vida pessoal juntamente com sua profissão, negócios, finanças etc. O segundo retorno de Saturno afetará diretamente a sua família, perda de membros familiares etc. O 3º e último retorno de Saturno diz respeito somente ao nativo, indicativo de sua própria morte.

Saturno em relação à Lua Natal tem o impacto positivo (+) ou negativo (–) conforme a tabela abaixo.

SATURNO
Rāśi
10ª
11ª
12ª

+
+
+


Júpiter, contudo, simbolizando a força da vida, a vitalidade de uma pessoa, tem seu maior impacto quando toca os Nodos Lunares, pois são os Nodos Rāhu-Ketu que destroem a alma (Sol, dharma), a mente (Lua) e o corpo (yuti Saturno/Ketu) de uma pessoa, reduzindo sua longevidade e levando a natividade para a morada de Yama (morte). Saturno representa a longevidade, Rāhu é o destruidor do Sol e da Lua e Ketu é o destruidor do corpo. Contudo, Júpiter tocando os outros planetas também mostra importantes eventos se desdobrando na vida do indivíduo. Tais eventos, contudo, estão mais associados com o número de voltas que Júpiter dá na Carta de Nascimento e em associação com o planeta natal que ele toca naquele número de voltas.

Em se tratando do Retorno de Júpiter, quando ele completa uma volta inteira no zodíaco, a mudança operada diz respeito somente à natividade. Na 2ª volta tais efeitos serão sentidos sobre toda a família da natividade e sua vida financeira, pois a 2ª casa representa a família e o sustento material. Na 3ª volta de Júpiter, as mudanças serão em relação à viagens e aos irmãos. A 4ª volta fala sobre casas, terras e posses de bens móveis e imóveis. A 5ª volta afeta a vida dos filhos, enquanto que a 6ª volta (e última) fala sobre os perigos para o próprio nativo.

Entretanto, é quando Júpiter toca os Nodos Lunares que um profundo impacto é sentido na vida do nativo. Quando Júpiter toca Ketu Natal, perigo de vida é indicado, pois Júpiter representando a força vital, quando entra em contato com o destruidor do corpo, produz perigo para a vida da natividade. E aqui, a 6ª e última volta de Júpiter, quando ele toca Ketu Natal, a morte é indicada. Observe os estudos em BPHS para momentos de morte, longevidade etc., de um nativo. Todos estes estudos são obrigatoriamente feitos com as auxiliares D-11 e D30, tendo como plano principal a Rāśi (D-1).

Júpiter em relação à Lua Natal tem o impacto positivo (+) ou negativo (–) conforme a tabela abaixo.

JÚPITER
Rāśi
10ª
11ª
12ª

+
+
+
+
+


7. Trânsito Solar, Mahā daśās, sub-Daśās e o Ashtakavarga.

O Trânsito do Sol, em Jyotiṣa, aliado a todo o conhecimento anteriormente citado aqui, tem seu maior impacto, benéfico ou maléfico, em todas as casas durante o ano inteiro, e não somente em relação ao mês que precede a data de aniversário de uma pessoa.

Independente do Signo Solar, Lunar, os Nodos ou o Lagna, o que importa durante os trânsitos do Sol pela Carta Natal, são os pontos que cada casa no sistema Sarva-Ashtakavarga têm, determinando, por este meio, os eventos auspiciosos ou não para a vida do nativo. Inúmeras medidas corretivas são indicadas para a variação dos pontos que segue de 0 a 29 em difíceis Mahā Daśās que ativam os significadores de eventos na vida de uma pessoa. E não somente pelo fato de Sol estar na décima segunda casa do Signo Solar.

Esta análise, entretanto, segue em conjunto com o Período Maior e os menores que a natividade está vivendo. Não é possível enfrentar qualquer Inferno Astral caso Sol esteja transitando na 12ª de seu Sol Natal se existem “N” possibilidades de sucesso, expansão, crescimento e felicidade apontados pela Mahā Daśā e demais planetas em trânsitos como estudado exaustivamente neste texto. Entretanto, Inferno Astral deveria ser sinônimo muito mais adequado ao uso do trânsito dos planetas mais lentos tocando importantes pontos do Lagna, AL, Lua Natal e Nodos Lunares do que propriamente usado para definir o trânsito do Sol pela 12ª do Sol Natal.

Aqui termina esse estudo.



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Fontes de Consulta:

Bṛghu Nādi Sangraha – Dr. N. Srinivasan Shatry;
Muhūrta Clássico – Ernst Wilhelm;
Bhṛgu Sūtras – Os Sūtras de Mahaṛṣi Bhṛigu;
Bhṛgu Saṃhitā – Mahaṛṣi Bhṛigu;
BPHS – Mahaṛṣi Parāśara;
Rāhu e Ketu – Bhṛgu Astrologia – Dr. N. Srinivasan Shatry;
Crux of Vedic Astrology – Timing of Events – Pandit Sanjay Rath;
Vedic Remedies in Astrology – Pandit Sanjay Rath;