“Deus decorou os céus com constelações (Nakṣatras) como pérolas em um corcel escuro. A Luz do Sol (Sūrya) as esconde durante o dia e todo o conhecimento é profetizado na escuridão da noite.” — Parāśara Muni, Ṛk Veda 1.68.04

Devī

Candra Deva


Candra representa a encarnação de Kṛṣṇa. Candra é a mente. É a Realeza. É uma luminária. É Sattvico. É amarelo acastanhado. Representa pessoas do sexo feminino. É semi-benéfico. É pleno de Varuṇa, Senhor sobre as águas. É pleno de Jāla (água).

Candra é muito ventoso e fleumático. Ele é instruído e tem um corpo arredondado. Ele tem uma aparência auspiciosa e um discurso doce, é de espírito inconstante e muito sensual. 

Governa sobre o sangue. Sua Morada são locais com água. Governa sobre um Muhūrtha. Sabor Salgado. Tem digbala na direção Norte do Quadrante (tanto do Lagna quanto do AL). É forte durante a noite. Governa sobre árvores leitosas (com muita seiva). Governa sobre seda branca. É um dhatu graha. Exalta e tem seu Mūlatrikoṇa em Vṛṣabha (Touro), e debilita em Vṛścika. É amigo natural do Sol e de Mercúrio. É neutro a Marte, Vênus, Júpiter, Saturno. É inimigo dos Nodos Rahu e Ketu.

Capítulo XVI, Śrimad Devī Bhāgavatam Purāṇa:

Candra é o Senhor da Noite e dos Nakṣatras, é Senhor das plantas medicinais. Ele dá prazer aos imortais por suas fases crescentes, e durante suas fases decrescentes, Candra agrada aos Pitris. Candra se torna a Vida e a Alma de todos os seres viventes. Ele frutifica os desejos (Saṅkalpas) e, portanto, é chamado Manomāyā. É o Senhor sobre todas as plantas medicinais (Osadhis), daí é chamado Annamāyā. Candra é preenchido com néctar (amṛta), daí é chamado de Morada da Imortalidade, e concede Nirvana (a liberação final) a todos. Daí Candra é chamado Sudhākara. Candra nutre e satisfaz Devas, Pitris, homens, répteis e árvores, daí é chamado Sarvamaya. 

Phaladīpikā de Mantreśvara

Os Rāśis Pṛṣṭhodaya e Mithuna pertencem à Candra e são denominados Rāśis noturnas. 

Candra  tem um corpo enorme, e é tanto jovem quanto velha; ela é magra e branca; tem belos olhos, cabelos finos e pretos. Ela governa o sangue. Ela é suave no discurso, usa uma vestimenta branca e é bela na aparência. Ela tem vento e fleuma em sua composição e é suave no temperamento.

As moradas de Candra são locais onde a Deusa Parvatī é mantida, o ponto ocupado por uma mulher, um local onde existe água, uma erva ou planta, um ponto onde mel ou licor é mantido e o quadrante Noroeste. 

Quem adora Sasta (divindade), uma mulher, um lavadeiro, um cultivador, um animal aquático, uma lebre, um antílope, uma garça azul e o perdiz grego são indicados por Candra.

Representa um Vaiśya. É um planeta Sattvico. Candra representa o olho esquerdo. Candra representa o corpo físico (e Sol a alma). Candra governa o paladar. Candra decrescente é maléfico. Candra crescente é benéfico. Representa pessoas do sexo feminino. Governa sobre água. Governa sobre pérolas, arroz, tecidos brancos, metal de sino, sabor salgado, uma pessoa de 70 anos, plantas rastejantes e todos os tipos de ervas. 

Outros significadores de Candra são bem-estar da mãe, a tranquilidade mental, banho de mar, guarda-chuva, bom vento, frutas, ternura, flores, milho, agricultura, fama, aquisição de perolas, sino de metal, prata, substancias doces, leite etc., roupas, agua, vacas, mulheres, refeições boas, saúde física e beleza.


Candra, se posicionada em seu próprio decanato ou em um decanato amigo, fará o nativo belo na aparência e possuído de boas qualidades. Se ela alcançou um Uttamavarga, ele também o fará muito sortudo; se ela estiver posicionada em qualquer outro lugar, ela dotará o nativo com as boas qualidades pertencentes ao planeta governante do Bhāva ocupada por ela.

Se ao nascimento de uma pessoa, Candra crescente se encontra no 1º Bhāva, a pessoa possuirá uma constituição forte e longa vida. A pessoa será livre de medo, muito poderoso e rico. Mas se Candra estiver minguante, os efeitos acima citados serão inversos.
Se Candra ocupar o 2º Bhāva, a pessoa nascida será rica, muito instruída ou de fala suave; ela será sensual, mas defeituosa em algum membro. 
Se Candra estiver no 3º Bhāva, a pessoa terá irmãos, será lascívia, forte e poderosa, mas muito miserável.
Se ao nascimento Candra estiver no 4º Bhāva, a pessoa será feliz e indulgente nos prazeres sensuais. Ela será liberal nos presentes, terá amigos, veículos e se tornará renomada. 
Se Candra ocupar o 5º Bhāva, a pessoa terá bons filhos, será muito inteligente, andará suavemente e se tornará um ministro. 
Se Candra estiver no 6º Bhāva, a pessoa nascida terá vida curta, será ignorante, sofrerá do estômago etc., ela também sofrerá humilhação. 
Se Candra ocupar o 7º Bhāva, a pessoa será agradável em aparência, será amada por uma bela donzela e será excessivamente  adorável.
A pessoa em cujo nascimento Candra está no 8º Bhāva sofrerá de doenças e terá vida curta. 
Se Candra ocupar o 9º Bhāva ao nascimento, a pessoa será próspera, virtuosa e abençoada com filhos. Ela será vitoriosa e todos os seus empreendimentos serão coroados com sucesso desde o início. 
Se Candra ocupar o 10º Bhāva ao nascimento, a pessoa fará boas ações e irá ser útil aos virtuosos. 
Se Candra estiver no 11º Bhāva, a pessoa nascida será magnânima, de vida longa, e dotada com riqueza, filhos e servos. 
Se Candra estiver no 12º Bhāva ao nascimento, a pessoa será odiada pelos outros; ela sofrerá miséria, será insultada e será muito indolente.

Sobre Doenças

Todas as coisas sobre doenças devem ser preditas através (1) os planetas posicionados no 6º Bhāva; (2) aqueles posicionados no 8º e no 12º Bhāvas; (3) o planeta governando o 6º Bhāva; ou (4) aqueles em Yuti com aquele planeta. A doença pode ser predita se o mesmo acontece de ser significado por dois, três ou mais Yogas independentes.

Sono excessivo, preguiça afecções fleumáticas, (Kapharoga), diarreia, carbúnculos, febre tifoide, perigo de animais com chifres e animais aquáticos, indigestão (Agnimandya), anorexia (Aruchi), problemas que vem de mulheres, icterícia, aberração mental, impureza do sangue, perigo de água, Balagrahas, Deusa Durga, Kinnaras, Deus Yama, serpentes e de Yaksha femininos podem ser esperados através de Candra.

Diversos:

Candra (चन्द्र) – uma divindade lunar e um dos navagrahas. Significa brilhante, brilhosos, lustroso etc. No Rig Veda ele é descrito como uma divindade, um deus da água e frequentemente relacionado à divindade Soma e por isso Candra preside sobre as plantas, vegetações e águas. 

Quando Candra está à frente de Sūrya, mas dentro de 120, ele tem força mediana. Entre 120-140, ele é muito auspicioso (veja Atishubhapred). A partir de 240 a 0, ele está desprovido de força. Este é o ponto de vista de Yavanas. Este ponto de vista, contudo, descreveu a força de Candra, ou de outro modo, enquanto que Candra minguando (Kṛṣṇa Pakṣa, metade escura) é um maléfico, enquanto que Candra aumentando (Śukla Pakṣa, metade clara) é um benéfico. Caso Candra esteja em yuti com um benéfico, ou recebendo dṛṣṭi de um benéfico, ele se torna benéfico, mesmo se em estado de minguante. Com relação a Budha, temos instruções claras de Mahaṛṣi Parāśara, que ele se torna maléfico se estiver junto de um maléfico. Se Candra minguante e Budha estiverem juntos, ambos se tornam benéficos.

Outros Artigos:

● Candra Yogas
● Navagraha Kavacam (dos 9 planetas)








Sūrya Deva


Sūrya representa Rāma Deva. Sūrya é a alma de tudo. É a Realeza. Sua cor é vermelho sangue. É masculino. É um luminar. É Sattvico. Governa sobre Agni (elemento fogo). 

Descrição de Sūrya. Os olhos de Sūrya são de uma cor de mel. Ele tem um corpo quadrado. Ele é de hábitos asseados, bilioso, inteligente, viril, e tem limitado cabelo (em sua cabeça). Governa sobre os Ossos. Sua morada é um Templo. Governa sobre Ayana (metade de um ano). Sabor Picante. É forte na direção Sul do Quadrante (a casa 10). É forte durante o dia. Governa árvores fortes. Tecido de seda vermelho. Estação Grīṣma (verão). É um Mūla Graha. Exalta em Meṣa (Áries), tem seu Mūlatrikoṇa em Siṁha (Leão) e sua debilidade em Tulā (Libra). 









Capítulo XVI, Śrimad Devī Bhāgavatam Purāṇa:

Sūrya é o Ātma de todos os Lokas.

Phaladīpikā de Mantreśvara:

Que nós possamos ser abençoados com beatitude sem fim por Aquela Suprema Realidade – a única luz celestial sem um segundo (Sūrya), que quando uma vez acima do horizonte, permanece até o fim, avistado plenamente na habitação dos Manas de Candra, na habitação dos Polos celestiais e na habitação da Terra dos mortais, pois (ou seja, o qual tem para estes seres a medida de um arco diurno) a metade de um mês sinódico lunar, metade de um ano Solar e um dia inteiro de um nycthemeron, respectivamente, e que algumas vezes (a ele, com a declinação norte sob o céu polar norte) é dextral (ou seja, move-se sobre os almucantars da esquerda para a direita), e algumas vezes (a ele, com a declinação sul sob o céu polar sul), sinistral (ou seja, move-se sobre os almucantars da direita para a esquerda). 

A mais elevada exaltação de Sūrya é a 10º de Meṣa (Áries). Sua maior debilidade é a 10º de Tulā (Libra).  Seu mūlatrikoṇa é a 20º de Siṃha (Leão).

Sūrya governa sobre Montanhas, a barriga/estômago no corpo humano. Sūrya governa sobre os Rāśis diurnos, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Aquário e Peixes

Significadores fixos: É através de Sūrya que um homem sábio deve saber sobre o cobre, ouro, pai, qualquer coisa auspiciosa de uma pessoa, o eu de uma pessoa, felicidade, proeza, coragem, poder, vitória na guerra, serviço ao soberano, gloria, qualquer trabalho relacionado ao Deus Śiva, viagem para florestas ou regiões montanhosas, realização ativa em Homas ou Yajnas, templo, agudeza e entusiasmo. 

Aparência e Natureza: Sūrya é de um temperamento bilioso e é forte nos ossos do corpo. Ele tem uma limitada quantidade de cabelo, e possui a forma vermelha escura. Ele tem olhos de um cor marrom avermelhado. Ele está vestido de vermelho e tem um corpo quadrado. Ele é valente e irado, e tem braços compactos (pesado, sólido). 

Moradas: Os seguintes locais são frequentados por Sūrya: um templo pertencente a Śiva, uma área aberta, um local aberto onde tem luz, uma região destituída de agua e o quadrante oriental. 

Significadores fixos: Um adorador de Śiva, um médico, um rei, um realizador de um sacrifício, um ministro, um tigre, um veado e um ganso vermelho são significados por Sūrya. Quem adora Sasta (divindade), uma mulher, um lavadeiro, um cultivador, um animal aquático, uma lebre, um antílope, uma garça azul e o perdiz grego são indicados por Candra. 

RelacionamentosSūrya é neutro a Budha (Mercúrio), inimigo de Śukra (Vênus), Śani (Saturno), Rahu e Ketu, e amigo de Candra (Lua), Bṛhaspati (Júpiter) e Maṅgala (Marte). 

Sūrya é um Kṣatriya, da casta de guerreiros. É dotado de Sattvas Guṇa. Governa sobre metade de um ano. Governa sobre a estação Greeshma (Verão). Governa sobre o olho direito (visão), a alma, sobre pai (nascimento diurno) e tio paterno. Representa o sexo masculino. Representa Rudra e Śiva . Representa trigo, rubi, cor vermelho-sangue, cobre, sabor picante, lado direito, marca sobre o quadril, uma pessoa de 50 anos, árvores fortes e altas. 

Sūrya representa o olho direito e governa a visão, a alma. Seus inimigos, Rāhu, Gulika e Ketu, causarão problemas no corpo e na alma. 

Sūrya é semi maléfico, porque é Sattvico por natureza. Sūrya é masculino e está pleno de Agni (Fogo).

Sūrya governa sobre a 1ª parte dos Rāśis ímpar (Ar, Ge, Le, Li, Sg e Aq) e a 2ª parte dos Rāśis pares (Ta, Cn, Vi, Sc, Cp e Pi). Se maléficos ocuparem a Horā de Sūrya ao nascimento, a pessoa será forte e robusta, cruel em seu comportamento e rica.

Sūrya obtém Cheshtabala quando ele está em seu curso no norte. Sūrya obtém Uccha Bala (força direcional) quando está a 10º de Áries (exaltação). Sūrya obtém Digbala quando está 10º Bhāva. Sūrya é forte quando sua força é de 6 ½ Rupas.

ProfissãoSe o Senhor do 10º Bhāva estiver posicionado no Navāṃśa de Sūrya, a pessoa ganhará sua vida através de árvores frutíferas, pelas repetições de Mantras, por fraude, por jogos de azar, por proferir falsidades, através da lã, medicina e semelhantes, trabalhando com metais ou através de serviços prestados a um rei ou a alguma pessoa espetacular. 

Sūrya nas 12 Casas Astrológicas (Phaladīpikā de Mantreśvara):

Se Sūrya ocupa o 1º Bhāva no nascimento de uma pessoa, ela terá pouco cabelo; a pessoa será muito inativa para qualquer trabalho; será raivoso e impetuoso e alto em estatura. A pessoa será orgulhosa, terá olhos sujos e um corpo magro. Ele será valente, impaciente e de coração cruel. Se o Lagna ao nascimento é Câncer e Sūrya o ocupa, ele terá catarata nos olhos; se for Meṣa, ele sofrerá de doenças nos olhos. Se Sūrya estiver em Leão no Lagna, a pessoa sofrerá de cegueira noturna. Se for Libra o Lagna e Sūrya o ocupa-lo, ele sofrerá de pobreza e perda de filhos.
Quando Sūrya está no 2º Bhāva, a pessoa será desprovida de instrução, modéstia e riqueza e será gago. 
Se Sūrya ocupar o 3º Bhāva, a pessoa será forte, brava, rica e liberal, mas será inimiga de seus parentes. Se Sūrya estiver no 4º, a pessoa não terá felicidade, nem parentes, nem terras, nem amigos e nem Bhāva. Ele servirá ao Estado e viverá longe de sua propriedade paterna.
Sūrya deve ocupar o 5º Bhāva a partir de Lagna e a pessoa será desolada de felicidade, riqueza e filhos, e sua vida será curta. Ele será inteligente e viajará através de regiões de florestas. 
Se Sūrya estiver no 6º Bhāva, a pessoa nascida se torna um rei, famoso, de boas qualidades, riqueza e vitoriosa. 
Se Sūrya ocupa o 7º Bhāva  ao nascimento, a pessoa incorrerá em desprazer do soberano e será deformado; ele será um peregrino sem uma esposa e sofrerá humilhação. 
Se Sūrya estiver no 8º Bhāva, a pessoa nascida perderá sua riqueza e seus amigos; ele não terá vida-longa e terá defeito na visão ou será cego.
Se Sūrya ocupar o 9º Bhāva, a pessoa perderá seu pai; ele terá filhos e relações e reverenciará os deuses e Brahmanes. 
Se ele ocupar o 10º Bhāva, a pessoa terá filhos, veículos, louvor, inteligência, riqueza, força e fama. Ele será um rei. 
Sūrya no 11º Bhāva fará a pessoa nascida muito rica e de longa vida. Ele será um rei e não terá sofrimento.
Se Sūrya estiver no 12º Bhāva, a pessoa nascida irá ter raiva de seu pai. Sua visão será defeituosa e ele não terá riqueza e nem filhos.

Períodos dos Planetas eclipsados (combustos) por Sūrya:

Se um planeta estiver eclipsado pelos raios de Sūrya, o nativo irá, durante a Daśā deste planeta, encontrar seu fim dentro de um curto espaço de tempo. Sua esposa, filhos, bem como sua riqueza, também serão destruídos. Ele entrará desnecessariamente em brigas, incorrerá no ódios de outros e também sofrerá humilhações. Um planeta posicionado em Rāśi neutro não dá qualquer efeito marcante, mas somente deixará a felicidade ou a miséria não afetados.

Sobre doenças

Todas as coisas sobre doenças devem ser preditas através (1) os planetas posicionados no 6º Bhāva; (2) aqueles posicionados no 8º e no 12º Bhāvas; (3) o planeta governando o 6º Bhāva; ou (4) aqueles em Yuti com aquele planeta. A doença pode ser predita se o mesmo acontece de ser significado por dois, três ou mais Yogas independentes.


Febre alta dominada pela bile queimando o corpo inteiro, epilepsia, doença cardíaca, problemas nos olhos, perigo de inimigos, doença de pele, lucaria (Astthisruti), perigo de madeira, fogo, arma e veneno, problema para a esposa de alguém, filhos e medo de quadrúpedes, ladrões, do soberano, do Deus Yama, do Deus Serpente e de Deus Śiva, - todas estas coisas podem ser causadas por Sūrya .

Diversos:

Sūrya destrói os significadores do planeta ao eclipsa-lo ao nascimento, trazendo perda e ruína para uma casa, pessoas e assuntos significados pelo planeta. (K.W.)

Os Vedas declararam “Sūrya Ātmā Jagatah Tasthu Ṣaśca”, ou seja, “Sol é a alma de tudo que existe, seja inerte ou em movimento”.

Sūrya (सूर्य) – o Sol, ou a divindade. No Veda o nome Sūrya é distinto de Savitṛi, e indica o mais concreto dos Deuses Solares cuja relação com a própria luminária está sempre presenta na mente poética. Em Nirukta, por Yāska, VII, 5, ele está relacionado com a tríade original védica, seu local sendo o céu ao passo que Agni está sobre a terra e Indra está na atmosfera. Dez Hinos no Rig Veda são inteiramente dedicados ao louvor de Sūrya. Sua presença também é descrita e louvada no Artha Veda, XIII, 2, onde está escrito que “Ele se move no céu em uma carruagem puxada por sete cavalos avermelhados”. Posteriormente, nas mais recentes descrições, Sūrya aparece relacionado com Savitṛi, como um dos 12 Ādityas ou emblemas do Sol nos 12 meses do ano, e sua carruagem com 7 cavalos é descrita como sendo puxada por Aruṇa, ou pelo Amanhecer, que é descrito sem pernas. Veja Dicionário M-Monier Williams, de Sanscrito.

O Sol, quer chamado de Sūrya ou de Vivasvat, tem muitas esposas. Daí sua posição tanto no Lagna, onde ele lança uma dṛṣṭi sobre a casa 7, ou em Yuvatī Bhāva, diminui a felicidade na vida conjugal. No primeiro caso, faz a pessoa renunciar ao casamento por “n” motivos que podem ser investigados através das demais posições planetárias no mapa. No último caso faz a pessoa encontrar um conjugue dominador e isso também não é bom para o relacionamento.

Outros Artigos:


Sūrya nos 12 Bhāvas
Assuntos Diversos
Sūrya nos 12 Rāśis