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Capítulo 36 - Bṛhatpārāśarahorāśāstra


CAPÍTULO 36. YOGA KĀRAKAS 



1. Oh, Brahmaṇe  assim eu falei sobre os efeitos derivados dos Kārakāṃśas. Agora ouça os efeitos que surgem do domínio dos Grahas sobre os Bhāvas.

2-7. A Natureza devida ao Domínio dos Grahas. Benéficos1 naturais governando Kendras não dão efeitos auspiciosos, enquanto que maléficos governando2 Kendras não serão auspiciosos. O Senhor de um Koṇa (1ª, 5ª, 9ª) dará resultados auspiciosos, quer seja maléfico ou benéfico. O senhor do Lagna3 é especialmente auspicioso, uma vez que o Lagna é tanto um Kendra quanto um Koṇa. Putra e Dharma Bhāvas são especialmente para a riqueza, enquanto que Yuvati e Karma Bhāvas são especialmente para a felicidade. Qualquer Graha governando Sahaja, Ari ou Labha Bhāvas (3, 6, 11)4, darão efeitos maléficos. Os efeitos devido aos Senhores de Vyaya, Dhana e Randhra Bhāvas (12, 2, 8)5 dependerão de sua associação (com um benéfico ou um maléfico); e darão esses efeitos de acordo com o seu 2º Bhāva, isto é, o bhāva em que eles têm seu 2º signo, e eles são mais fortes em suas qualidades na ordem ascendente. Dentre estes, o Senhor do 8º, quando ele governa o 12º bhāva a partir do 9º bhāva, ele não se torna auspicioso; e se ele, o Senhor do 8º bhāva, é o Senhor do 3º, 6º ou do 11º simultaneamente, ele se torna até mais inauspicioso; mas se ele é o Senhor de Koṇas, ele se torna mais auspicioso na doação de efeitos benéficos. O mais forte dentre as combinações acima mencionadas6, torna-se o obstrutor do mais fraco e dá seus próprios efeitos. Aqui o Senhor do 8º bhāva contado de Sūrya e de Candra, não é maléfico.

8-10. Benéficos e Maléficos Naturais. Guru e Śukra são benéficos naturais, enquanto que Candra é medíocre em benefício e Budha é neutro (um benéfico quando associado com um benéfico, e um maléfico quando relacionado a um maléfico). Maléficos são Sūrya, Śani e Maṅgala. Candra Cheio (Śukla Pakṣa)7, Budha8, Guru e Śukra são mais fortes na ordem ascendente9. Candra Fraco (Kṛṣṇa Pakṣa), Sūrya, Śani e Maṅgala são mais fortes (em disposição maléfica) na ordem ascendente. Em revelação de maleficência, devido ao governo dos Kendras, os naturais benéficos, ou seja, Candra, Budha, Guru e Śukra, também devem ser considerados mais significativos na ordem ascendente.

11-12. Senhores dos kendras e dos koṇas10. Se houver uma mudança (parivartana) entre um Senhor de um Kendra e um Senhor de um Koṇa, ou se eles estão em Yuti em um Bhāva, ou se eles tem Dṛṣṭi cheio (dṛṣṭi cheio é o olhar pelo 7º bhāva, ou seja, diretamente opostos) um sobre outro, eles então se tornam Yoga kārakas, ou seja, forma-se um yoga aqui. A pessoa nascida neste yoga se torna quer um rei ou uma pessoa famosa.

13. Se um e o mesmo graha obtiver o senhorio de um Koṇa, assim como de um Kendra, e se ele estiver depositado em um Kendra ou em um Koṇa, ele será especialmente um Yoga Kāraka11.

14. Senhorio de um Kendra12. Foi dito que um maléfico, governando um kendra, torna-se auspicioso, o qual é verdadeiro somente quando ele simultaneamente governa sobre um koṇa e um kendra, e não meramente governando um kendra.

15. Se os Senhores de um kendra ou de um koṇa13, simultaneamente, se tornam senhores de um Bhāva maléfico (3,6,11), ele não causa rajayoga pela mera relação estipulada (veja Cp. 34, Ślokas 11-12)

16. Rāhu e Ketu14. Rāhu e Ketu dão, predominantemente, efeitos do Senhor do Bhāva com quem eles estão em yuti, ou do Bhāva no qual eles estão colocados.

17. Se Rāhu ou Ketu estão em Kendras ou em Koṇas15, recebendo dṛṣṭi ou em associação com o Senhor de um Koṇa ou de um Kendra, eles se tornam um yoga kāraka.

18. Oh, Mahaṛṣi Parāśara, descreva, de acordo com a Rāśi ascendente (Lagna), quais são os Grahas que se tornam um yoga kāraka e quais são inauspiciosos.

19-22. Grahas e Meṣa Lagna. Oh, Brahmane, ouça estes exemplos. Em Meṣa Lagna, mesmo Maṅgala sendo o Senhor de Randhra Bhāva, ele será cooperante para com os Grahas, dando auspiciosos efeitos. Śani, Budha e Śukra são maléficos. Guru e Sūrya são benéficos. Não somente a yuti de Śani e Guru que formará um yogakāraka; e Guru dando efeitos maléficos também é certo se ele estiver à disposição de um maléfico. Śukra é um assassino direto (independente), pois está dotado com as qualidades de um graha Māraka (assassino), pois governa sobre os Bhāvas 2 e 7. Os planetas maléficos Śani etc., também se tornam assassinos (em situações específicas). Oh, excelente dos Brahmaṇes, os efeitos acima serão obtidos pelos nativos nascidos com Lagna em Meṣa.

23-24. Grahas e Vṛṣabha Lagna. Guru, Śukra e Candra são maléficos. Śani e Sūrya são auspiciosos. Śani causa Raja Yoga. Budha é doador de efeitos menos auspiciosos. Guru e Maṅgala também são dotados com as qualidades de um assassino. Estes são os efeitos que serão obtidos pelos homens nascidos no Lagna Vṛṣabha. 

25-26. Grahas e Mithuna Lagna. Maṅgala, Guru e Sūrya são maléficos, e somente Śukra é benéfico. A yuti de Śani e Guru é semelhante ao que acontece em Meṣa Lagna. Candra é o primeiro assassino, mas sua qualidade depende da combinação e do Daśā de outro planeta. Estes efeitos sobre os nativos em Mithuna Lagna, têm de ser preditos por astrólogos instruídos. 

27-28. Grahas e Karkaṭa Lagna. Śukra e Budha são maléficos. Maṅgala, Guru e Candra são auspiciosos. Destes, Maṅgala é um yogakāraka inteiro, e ele é o doador de efeitos auspiciosos. Śani e Sūrya são mārakas, mas são doadores de bons efeitos estando em associação com benéficos. É desta forma que os efeitos sobre os nativos em Karkaṭa Lagna têm de ser preditos por astrólogos instruídos. 

29-30. Grahas e Siṁha Lagna. Budha, Śukra e Śani são maléficos e Maṅgala, Guru e Sūrya são benéficos. Ma s Guru e Śukra não se tornam auspiciosos meramente pela virtude de estarem em yuti. Śani é o māraka, e Candra é o doador de bons efeitos se estiver em associação com algum benéfico. Estes são os efeitos que devem ser conhecidos pelos astrólogos para o nativo nascido em Siṁha Lagna. 

31-32. Grahas e Kanyā Lagna. Maṅgala, Guru e Candra são maléficos, Budha e Śukra são benéficos e também yogakārakas (*Budha é um yogakāraka, mas Śukra em yuti com Budha produz um yoga). Śukra é um māraka também e Sūrya dá efeitos por causa de sua associação (*Sūrya daria efeitos de māraka em yuti com Śukra porque é governante de Vyaya Bhāva). Os astrólogos devem prever estes efeitos do nativo nascido em Kanyā Lagna. 

33-34. Grahas e Tulā Lagna. Guru, Sūrya e Maṅgala são maléficos; Śani e Budha são benéficos. Candra e Budha se tornam kārakas de Raja Yoga. Maṅgala é māraka e Guru adquire a qualidade ou disposição de um maléfico, e eles estão dotados com as características de um māraka. Śukra é neutro, quer esteja com um benéfico ou um maléfico. Estes efeitos devem ser preditos para os nativos nascidos em Tulā Lagna. 

35-36. Grahas e Vṛścika Lagna. Śukra, Budha e Śani são maléficos; Guru e Candra são benéficos; Sūrya e Candra se tornam yogakārakas. Maṅgala é neutro. Śukra e outros maléficos adquirem as características de assassinos. Estes efeitos devem ser preditos para os nativos nascidos em Vṛścika Lagna. 

37-38. Grahas e Dhanus Lagna. Somente Śukra é maléfico. Maṅgala e Sūrya são benéficos. Sūrya e Budha são yogakārakas, Śani é um assassino. Guru é neutro e Śukra é dotado com poderes de assassino. Estes são os efeitos conhecidos para os nativos nascidos em Dhanus Lagna. 

39-40. Grahas e Makara Lagna. Maṅgala, Guru e Candra são maléficos, enquanto Śukra e Budha são benéficos. Śani por si mesmo não é um māraka. Maṅgala e outros maléficos causam morte ou se tornam mārakas. Sūrya é neutro. Somente Śukra é um yogakāraka. É desta forma que os efeitos para os nascidos em Makara Lagna devem ser preditos. 

41-42. Grahas e Kumbha Lagna. Guru, Candra e Maṅgala são maléficos, enquanto Śukra e Śani são benéficos. Śukra é o único planeta que é Raja Yoga Kāraka, enquanto Guru, Sūrya e Maṅgala são assassinos. Budha dá efeitos medianos. É desta forma que os efeitos para os nascidos em Kumbha Lagna devem ser preditos. 

43-44. Grahas e Mīna Lagna. Śani, Śukra, Sūrya e Budha são maléficos, enquanto Maṅgala e Candra são benéficos. Maṅgala e Guru causam um yoga. Maṅgala, mesmo sendo um māraka, não permanecerá assim. Śani e Budha serão assassinos. É desta forma que os efeitos para os nascidos em Mīna Lagna devem ser preditos. 

45-46. É desta forma que os benefícios e malefícios dos planetas devem ser considerados. Estes efeitos são derivados de seus Senhores estarem em Bhāvas específicos e também de acordo com o Lagna. Além disto, existem outros yogas como Nābhasā etc., que devem ser considerados também para predizer os efeitos sobre a natividade. Narrarei estes aqui posteriormente.


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1. Benéficos naturais (Bṛhaspati, Śukra, Budha e Candra em Śukla Pakṣa) não são auspiciosos meramente pela virtude de serem Senhores de Kendras. Aqui eles sofrem de Kendradhipatya Doṣa (o defeito de um benéfico natural ser o Senhor de um ângulo). Em Mithuna e Kanyā Lagnas, Budha sendo o Senhor do 4º e do 10º, torna-se o Senhor de um ângulo, mas ele não perde sua natureza benéfica. Mas em ambos estes Lagnas, Bṛhaspati será o Senhor de dois Kendras e, consequentemente, ele perderá sua natureza benéfica e estará contaminado pelo Kendradhipatya Doṣa. Budha estará na mesma situação no caso dos Lagnas Dhanus e Mīna.
2. Naturais maléficos (Maṅgala, Śani e Candra Kṣīṇa, ou seja, em Kṛṣṇa Pakṣa) não dão efeitos auspiciosos somente por obter o senhorio de um Kendra.
3. Lagna é tanto um Kendra quanto um Trikoṇa. Portanto, o Senhor do Lagna (Lagneśa) dará sempre efeitos auspiciosos, quer ele seja um benéfico ou um maléfico.
4. Os Senhores dos Bhāvas 3-6-11 são chamados de Trishadayadhisha. Se um Graha governa qualquer uma dessas casas, ele se torna o doador de efeitos inauspiciosos.
5. Os Senhores dos Bhāvas 12-2-8 não são livres em doação de efeitos, embora neutros por esta condição. Se neutros, então eles funcionam como Budha Graha que se torna maléfico ou benéfico por associação com maléficos e benéficos naturais. Se os Senhores dos Bhāvas 12-2-8 não estiverem associados com qualquer Graha, então eles darão o efeito do Governante daquele Bhāva em que o seu segundo signo cai. Aqui a “ordem ascendente” quer dizer que o Senhor do 2º é mais forte do que o Senhor do 12º e o Senhor do 8º é mais forte ainda do que os outros dois, deste modo o Senhor do 8º Bhāva tem a mais forte capacidade para doar os efeitos. Se o Senhor do 8º Bhāva se torna também o Senhor de uma casa de ferimento (3, 6, 11), então ele será dotado de extrema natureza maléfica. Se o Senhor do 8º ocupa um trino (1, 5, 9), então ele se torna um benéfico, quer esteja ou não associado com um benéfico, pois, pela regra supracitada, o Senhor de um Trikoṇa é sempre benéfico, quer seja um benéfico ou maléfico natural.
6. Kendra (ângulos) são os Bhāvas 1-4-7-10; Trikoṇas (trinos) são os Bhāvas 1-5-9; Trishadayadhisha (casas de ferimento) são os Bhāvas 3-6-11; e Parashraya são os Bhāvas 12-2-8. Os Bhāvas mais fortes das 4 classes citadas são 10º para os Kendras, 9º para os Trikoṇas, 11º para os Trishadayadhisha; e 8º para os Parashraya, aplicando sempre a ordem ascendente de maior força.
7. Candra é tanto benéfico (Śukla Pakṣa) quanto maléfico (Kṛṣṇa Pakṣa). Significa dizer que seu poder de causar benefícios vai diminuindo proporcionalmente depois da Lua Cheia, mas ele permanece auspicioso até a 7ª Tithi (Saptami) da metade do mês. Esse poder benéfico vai diminuindo a partir da 8ª Tithi, proporcionalmente, e Candra se torna completamente maléfico no Amāvasyā, a 30ª Tithi do mês. A partir daí, seu poder maléfico vai diminuindo gradualmente e pela 7ª Tithi da metade clara (Śukla Pakṣa) todo seu poder de causar mal desaparece e Candra se torna novamente benéfico. Portanto, Candra é um planeta semi benéfico.
8. Budha dá efeitos auspiciosos quando sozinho em um Bhāva ou quando em Yuti com Candra, Bṛhaspati e Śukra. Mas quando em Yuti com um maléfico, ele também se torna maléfico.
9. A ordem ascendente de força dos planetas em termos de benefício: Candra crescente, Budha, Bṛhaspati e Śukra. Da mesma forma, quando eles (Candra e Budha) se tornam maléficos na ordem respectiva dos planetas maléficos: Candra decrescente, Budha, Sūrya, Śani e Maṅgala.
10. Se o Senhor de um Kendra ocupa um Trikoṇa ele sempre será auspicioso. Sua posição em seu próprio signo não tem qualquer importância aqui.
11. A base para a Astrologia Preditiva é o relacionamento mútuo entre os Senhores dos Bhāvas. Portanto, no estudo dos Yogakārakas, todas as regras devem ser bem assimiladas. Eis que nestes versos são estabelecidas as condições para a formação dos Yogakārakas: 
1. O parivartana (quando o Senhor de um Trikoṇa e de um Kendra estão trocando de Bhāva, ou seja, o Senhor do Trikoṇa está depositado em um Kendra e o Senhor deste em um Trikoṇa); 
2. A Yuti do Senhor de um Kendra e do Senhor de um Trikoṇa em um Kendra ou em um Trikoṇa; 
3. A Dṛṣṭi cheia do Senhor de um Kendra sobre o Senhor de um Trikoṇa (aspecto mútuo); 
4. Se um e o mesmo Graha governa sobre um Trikoṇa e um Kendra simultaneamente e está depositado em um Trikoṇa ou em um Kendra.
12. Significa dizer que o Maléfico só será auspicioso se ele, além de governar um Kendra, também governar um Koṇa.
13. Para um Rajayoga se formar, o Governante de um Kendra e de um Koṇa não deve governar um Trishadayadhisha (casas de ferimento) que são os Bhāvas 3-6-11.
14. Rāhu e Ketu intensificam ou fortalecem o efeito do Graha com quem eles estão em Yuti e também do Graha governante do Bhāva onde eles estão colocados. Supondo Rāhu em Dhanus, ele será Senhor sobre dois Bhāvas, assim como Bṛhaspati que governa sobre Dhanus e Mīna, e dará efeitos semelhantes a Bṛhaspati durante a sua Daśā. Igualmente, supondo Rāhu em yuti com Śani, o mesmo se dará, e Rāhu obterá domínio sobre os Bhāvas que Śani governa, além de agir como Śani em sua própria Daśā.

15. Rāhu e Ketu também se tornam Yogakārakas. Aqui as regras para que isso aconteça são claras. Rāhu ou Ketu precisam estar em um Kendra ou em um Trikoṇa, em Yuti com o Senhor de um Trikoṇa ou recebendo uma Dṛṣṭi dele; ou estando em um Kendra ou em um Trikoṇa, em Yuti com ou recebendo a Dṛṣṭi de um Senhor do Kendra.




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