© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Capítulo 41 - Bṛhatpārāśarahorāśāstra


CAPÍTULO 41. RAJA YOGAS 


1-2. Oh, excelentes dos Brahmanes, agora narro abaixo os Raja Yogas, o qual pelo mero conhecimento faz a pessoa digna de favores reais. Oh, filho de um Brahmane, falarei sobre a substância destes yogas, o qual nos antigos tempos foi dado pelo Senhor Śiva à sua consorte, Parvatī, a filha dos Himalayas. 

3-5. Os Raja Yogas devem ser conhecidos do Kārakāṃśa Lagna e do Janama Lagna. Dois spashta grahas formando o Raja Yoga devem ser bem considerados. Oh, excelente dos Brahmanes, um Raja Yoga deve ser considerado a partir dos pares de planetas do Ātma Kāraka e do Putra Kāraka, e o outro Raja Yoga deve ser considerado a partir do Lagneśa e do Senhor de Putra Bhāva. É desta relação e por meio da força de ambos, Ātma Kāraka e Putra Kāraka e do Lagneśa e do Senhor de Putra Bhāva, que a plenitude, metade de um, e um quarto de Raja Yoga deve ser entendido. 

6-7. Mahā Raja Yoga. Deve o Lagneśa e o Senhor de Putra Bhāva estarem em parivartana, ou deve os planetas do Ātma Kāraka e Putra Kāraka estarem no Lagna ou em Putra Bhāva, ou em Rāśis de exaltação, ou em suas próprias Rāśis, ou em suas próprias Rāśis no Navāṃśa, recebendo dṛṣṭi de um benéfico, então o Mahā Raja Yoga é produzido. O nativo assim nascido será famoso e feliz. 

8. Se o Senhor de Dharma e o AK estiverem em Putra ou Yuvatī Bhāva do Lagna Natal e recebendo dṛṣṭi de um benéfico, ou do Kārakāṃśa Lagna recebendo dṛṣṭi de um benéfico, esta combinação forma um Raja Yoga. 

9-10. Se benéficos estiverem no 2º, 4º e 5º do Lagneśa, ou do AK na Rāśi, a pessoa se torna um rei. Semelhantemente, se maléficos estiverem no 3º e 6º do Lagneśa, ou do AK na Rāśi, isso fará do nativo um rei. 

11. Se Śukra estiver no Kārakāṃśa, ou no 5º Bhāva do Kārakāṃśa, ou no Lagna, ou no AL, junto ou aspectado por Guru ou Candra Grahas, o nativo irá se relacionar aos círculos da realeza. 

12. Se o Lagna Natal, ou HL, ou GL, estiverem aspectados mesmo por um único planeta, o nativo será um rei. 

13-14. Se os ṢadVargās (Rāśi, D-2, D-3, D-9, D-12 e D-30) do Lagna estiverem ocupados ou recebendo uma dṛṣṭi de um e do mesmo Graha, um Raja Yoga é formado. Se a dṛṣṭi é cheia (ou seja, o aspecto direto, em bhāvas opostos), o Raja Yoga também será pleno, no caso de metade ou ¼ então o Raja Yoga também será diminuído pela metade ou por ¼, respectivamente. 

(*) Existem alguns grupos de divisões ‘ṢadVargā’, 6 divisões, cujo grupo consiste das seguintes cartas: Rāśi, D-2, D-3, D-9, D-12 e D-30; 

15. Se os 3 Lagnas (Natal, Horā e Ghaṭikā) estiverem ocupados por planetas em suas próprias Rāśis ou em suas Rāśis de exaltação; ou se o Lagna Natal, o Dreṣkāṇa Lagna (D-3) e o Navāṃśa Lagna tiverem Grahas exaltados, então Raja Yoga também é formado. 

16. Se Candra e benéficos estão no AL, conforme Guru está no 2º Bhāva do Lagna Natal, e ambos estes locais estão recebendo dṛṣṭis de Grahas em exaltação, então se forma um Raja Yoga. 

17. Se Lagna, Dhana e Bandhu Bhāvas estiverem ocupados por benéficos e o 3º Bhāva estiver ocupado por maléficos, o nativo se torna um rei ou semelhante a um rei. 

18. Se um Graha dentre Candra, Guru, Śukra e Budha estiver exaltado em Dhana Bhāva, o nativo será rico. 

19. Se os 6º, 8º, 12º Bhāvas estiverem ocupados por planetas debilitados, e o Lagneśa estiver em sua própria Rāśi, ou em exaltação e aspectando o Lagna, então ocorre um Raja Yoga. 

20. Novamente um Raja Yoga é formado se os Senhores do 6º, 8º, 12º Bhāvas estiverem em Rāśi inimiga, debilitados ou combustos; ou o Lagneśa estiver em sua exaltação ou em sua própria Rāśi e aspectando o Lagna. 

21. Se o Senhor do Karma Bhāva estiver em sua própria Rāśi, ou em exaltação, assim como o Lagneśa; ou se todos os benéficos estiverem em ângulos, então está formado um Raja Yoga. 

22. Se o AK está em uma Rāśi benéfica, ou em um Navāṃśa benéfico, o nativo será rico; se existirem benéficos em ângulos a partir do Kārakāṃśa Lagna, ele será um rei. 

23. Se o AL e o Darapada Lagna (A7) estão em kendras mútuos (1,4,7,10), ou em Bhāvas mútuos (Sahaja/Lābha), ou em koṇas mútuos (5,9), o nativo se torna, sem dúvida, um rei. 

24. Se o Bhāva Lagna, Hora Lagna, Ghaṭikā Lagna, todos os três, ou somente dois deles, estão aspectados por planetas em exaltação, o nativo se tornará um rei. 

25. Quandos os ditos Ascendentes (BL, HL e GL), seus decanatos e Navāṃśas, ou os ditos Ascendentes e seus Navāṃśas estão aspectados pela Rāśi do Ascendente, isso causa um Raja Yoga. 

26-27. Se AL está ocupado por um planeta exaltado, particularmente Candra em exaltação ou por Guru, ou por Śukra, ou por qualquer outro planeta exaltado, e não houver Argala de maléfico, sem dúvida isto forma um Raja yoga; ou se Candra está colocado no Pada Lagna (AL), enquanto Guru está em Dhana Bhāva, isto também forma um Raja Yoga. 

28. Os Senhores de Ari, Randhra e Vyaya Bhāvas, mesmo se eles estiverem em debilidade e aspectando o Lagna, isto forma um Raja Yoga. 

29-31. Se os Senhores da 4º, 10º, 2º e 11º Bhāvas aspectam o Lagna, Śukra aspectando o 11º Bhāva do AL, e o AL tendo um benéfico nele, o nativo ser torna um rei ou alguém semelhante a um rei. Se planetas debilitados estiverem no 6º ou 8º Bhāva aspectando o Lagna, ou se planetas debilitados estiverem no 3º ou 11º Bhāvas aspectando o Lagna, ou e existirem benéficos em kendras do Navāṃśa, o nativo terá o poder de punir ou perdoar. 

32. Agora falarei dos Raja Yogas baseados em seus diferentes locais, em suas dṛṣṭis e yutis. 

33-34. O Senhor do Dharma Bhāva é semelhante a um ministro, e o Senhor de Putra Bhāva é o ministro principal. Se ambos estiverem em aspecto mútuo, o nativo será intitulado um rei. Se eles estiverem em conjunção em qualquer Bhāva, ou se eles estiverem no 7º Bhāva um do outro, então o nativo nasceu em uma família real, certamente. 

35. O nativo obterá um reinado se o Senhor de Bandhu estiver em Karma Bhāva e o Senhor de Karma estiver em Bandhu Bhāva e, se estes Grahas derem uma dṛṣṭi aos Senhores de Putra e de Dharma Bhāvas. 

36. Se os Senhores de Putra, Karma, Bandhu e Lagna estiverem em yuti no Dharma Bhāva, a pessoa se tornará um governante com fama em todas as quatro direções. 

37. Se o Senhor do 4º ou do 10º estiverem em yuti com o Senhor do 5º ou do 9º, o nativo compartilhará um reinado. 

38. Se o Senhor do 5º em yuti com o Senhor do 9º ou o Lagneśa estiver situado no Lagna, o 4º ou o 10º Bhāva, o nativo será um rei. 

39. Deve Guru estar em sua própria Rāśi e situado em Dharma Bhāva, e em yuti quer com Śukra ou com o Senhor de Putra, e o nativo obterá status de realeza. 

40. Dois Ghaṭīs e meio (60 minutos) contados de meio-dia ou da meia-noite é um momento auspicioso. O nativo nascido nesta hora será um rei ou igual a um rei. 

41. Deve Candra e Śukra estarem, respectivamente, no 3º e 11º Bhāvas e lançando aspecto mútuo um sobre o outro (por Rāśi Dṛṣṭiṭi), ou eles devem se aspectarem em quaisquer outros Bhāvas, e o yoga assim formado é um Raja Yoga. 

42. Se Candra está forte e está em Vargottamāṃśa, e aspectado por 4 ou mais Grahas, o nativo será um rei. 

43. O nativo se torna um rei se Lagna em Uttamāṃśa recebe Dṛṣṭiṭi de 4 ou mais Grahas, excetuando Candra. 

44. Se menos do que 3 Grahas estão em seus signos de exaltação, então o nativo de um nascimento real se torna um rei, e alguém nascido em qualquer outra família será igual a um rei. 

45. Se 4 ou 5 Grahas estiverem em exaltação ou em Mūlatrikoṇa, então até mesmo uma pessoa de nascimento inferior se torna um rei. 

46. Se 6 planetas estão em exaltação, o nativo será um chakravarti rei (um rei que conquistou nações nas 4 direções de seu reinado), e desta forma os Rajas Yogas devem ser conhecidos. 

47. Se um desses Grahas, Guru, Śukra e Budha estiverem em exaltação, e os outros benéficos em ângulos, o nativo será um rei ou igual a um rei. 

48. Se todos os benéficos estiverem em ângulos e todos os maléficos no 3º, 6º e 11º Bhāvas, mesmo com nascimento inferior o nativo se torna um rei.