CAPÍTULO 34. KĀRAKATVA DOS GRAHAS
1-2. Detalharei abaixo o Ātma Kāraka etc., obtido dentre os 7 Grahas, ou seja, de Sūrya a Śani. Alguns dizem que Rāhu se torna um Kāraka, quando hpa um estado de termos semelhantes de longitude entre dois Grahas. Outros dizem que 8 Grahas, incluindo Rāhu, devem ser considerados independente de tal estado.
3-8. Ātma Kāraka Definido. Dentre os Grahas desde Sūrya etc., o que tiver percorrido o número máximo de graus em uma Rāśi específica, é chamado de Ātmakāraka (AK). Se os graus forem idênticos, então aquele com mais minutos de arco, e se os minutos forem idênticos, então aquele com mais elevados segundos de arco, tem de ser considerado. Neste caso, estes três são chamados Antya Kāraka (último em local, tempo, ou ordem), Madhya Kāraka (no meio) e Upakheta Kāraka (primeiro em colocação). No caso de Rāhu, subtraia sua longitude de 30 naquela Rāśi em questão. Os Kārakas serão decididos como acima e de acordo com as novas regras a serem dadas. Além destes Kārakas, Ātma Kāraka é o mais importante e tem uma importância a dizer sobre o nativo, assim como o rei o mais famoso dentre os homens de seu País e é a cabeça de todos os assuntos e têm o direito de prender e libertar os homens.
9-12. Importância do Ātma Kāraka. Oh Brahmane, assim como o ministro não pode ir contra o rei, os outros Kārakas, ou seja, Putra Kāraka, Amatya Kāraka etc., não podem predominar sobre Ātma Kāraka nos assuntos do nativo. Se o Ātma Kāraka for adverso, os outros Kārakas não podem dar seus efeitos benéficos. Semelhantemente, se o Ātma Kāraka for favorável, os outros Kārakas não podem predominar com suas influências maléficas.
13-17. Outros Kārakas. O Graha seguinte ao Ātma Kāraka, em termos de longitude, é chamado de Amatya Kāraka. Semelhantemente, seguindo um ao outro em termos de longitude estão o Bhratru Kāraka, Matru Kāraka, Pitru Kāraka, Putra Kāraka, Gnati Kāraka e Stri Kāraka. Estes são os Chara Kārakas, ou significadores inconstantes. Alguns consideram Matru Kāraka e Putra Kāraka como idênticos. Se dois Grahas têm a mesma longitude, ambos se tornam o mesmo Kāraka, em qual caso haverá um déficite de um Kāraka. Em tal circunstância, considere o significador constante no contexto de influência benéfica/maléfica para o parente em questão.
18-21. Constantes Kārakatvas. Descreverei agora os kārakas constantes como relacionados aos Grahas. O mais forte dentre Sūrya e Śukra indica o pai, enquanto que o mais forte entre Candra e Maṅgala indica a mãe. Maṅgala indica irmã, cunhado, irmãos mais jovens e mãe. Budha governa os parentes maternos, enquanto Guru indica os parentes paternos e o avô. O marido e filhos são, respectivamente, indicados por Śukra e Śani. A partir de Ketu, verifique esposa, pai, mãe, pais adotivos e avô materno. Estes são os kārakatvas constantes.
22-24. Bhavas Relacionados. Esses significados constantes são derivados dos Bhavas, contados a partir dos kārakatvas constantes. O 9º Bhava de Sūrya indica o pai; o 4º de Candra, a mãe; o 3º de Maṅgala, irmãos; o 6º de Budha, tios maternos; o 5º do Guru, filhos; o 7º de Śukra, esposa; e o 8º de Śani, morte. O instruído deve considerar tudo isto e declarar os efeitos relacionados em conformidade.
25-30. Yoga Kārakas. Oh Brahmane, faço abaixo uma referencia de passagem para Yoga Kārakas (mútuos colegas de trabalhos). Os Grahas se tornam Yoga Kārakas se eles estiverem em mútuo ângulos idênticos com suas Próprias Rāśis, as de Exaltação, ou as Amigas. No Karma Bhava, um Graha será significativamente assim. Os Grahas simples (não estando em suas Próprias Rāśis, as de Exaltação, ou as Amigas), no Lagna, Bandhu e Yuvati Bhavas, não se tornam Yoga Kārakas. Mesmo se elas estiverem colocadas em outros Bhavas, mas com tais dignidades, como mencionado, eles se tornarão Yoga Kārakas. Com tais dignidades, mesmo uma pessoa de nascimento mediano irá se tornar um rei e será rica. Alguém nascido como herdeiro de realeza, então certamente se torna um rei. Assim os efeitos são declarados considerando o número de tais Grahas e a condição pertencente ao nativo.
31-34. Significado do Bhava. Falarei agora do significado dos Bhavas. Thanu Bhava indica a alma (eu); Dhana Bhava, a família, as finanças, esposa etc.; Sahaj, os irmãos e irmãs mais jovens; Putra Bhava, a progênie; e Yuvati, a esposa. Também se diz que um Graha em Putra Bhava se torna Kāraka para esposa. Os Kārakatvas do Bhava nesta ordem são Sūrya, Guru, Maṅgala, Candra, Guru, Maṅgala, Śukra, Śani, Guru, Budha, Guru e Śani. [Ou seja, cada um como um kārakatva de cada um dos Bhavas].
35-37. Oh excelente Brahmane, depois de conhecer os méritos de Thanu Bhava etc., os bons e maus efeitos podem ser declarados. Ari, Randhra e Vyaya são Trikas, Duṣṭana ou Bhavas maléficos. Sahaja, Ari, Karma e Labha são Upacayas. Dhana, Putra, Randhra e Labha são Paṇapharas. E Sahaja, Rai, Dharma e Vyaya são Apoklimas. Associação com Trikas infligirão males. Os Kendras e Koṇas (Putra e Dharma) são Bhavas auspiciosos, e a associação com eles transforma até mesmo o mal em auspiciosidade.
(Veja também o Capítulo 34 para mais informações)
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