Traduzido por Karen de Witt
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Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
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CAPÍTULO 48. As Daśās dos Grahas
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2-5.
Mahāṛṣi Parāśara disse: Oh Brahmane! Você me perguntou sobre uma questão muito
apropriada, o qual irá beneficiar a um e a todos. Agora revelarei o segredo do
Sistema de Daśās existente. Existem vários tipos de Daśās em voga, mas para um
homem comum a (1) Viṃśottarī Daśā1
é predominante. Alguns mencionaram particularmente a (2) Aṣṭhottarī Daśā2 e a (3) Ṣoḍaśottarī Daśā. Oh Brahmane, os antigos também se referiram à (4)
Dvādaśottarī Daśā, à (5) Pañcottarī Daśā, à (6) Ṣatābdikā Daśā, e na mesma categoria
existe também a (7) Caturāśīttisamā
Daśā, (8) Dvisaptati-Samā Daśā, (9) Ṣaṣṭhihāyanī Daśā, (10) Ṣaṭatriṁśatasamā
Daśā. Todas estas Daśās são baseadas nos Nakṣatras.
6-11. Outros tipos de Daśās: Os Ṛṣis também
mencionaram a (11) Kāla Daśā e a (12)
Cakra Daśā. Mas dentre as Daśās
restantes, a (13) Kālacakra Daśā tem
o mais elevado reconhecimento. Oh Brahmane, além destas Daśās, alguns falaram
sobre a (14) Cara, (15) Sthira, (16) Kendra, (17) Kāraka e (18)
Brahmagraha Daśās. Oh Vipra! Além
destas, (19) Māṇḍūkī, (20) Śūla, (21) Yogārdha, (22) Dṛga
Daśās, seguidas por (23) Trikoṇa e (24)
Rāśī Daśās também existem. Oh
Brahmane! As (25) Pañcasvara, (26) Yoginī, (27) Paiṇḍī, (28) Tathāṃśa, (29)
Naisargika, (30) Aṣṭakavarga, (31) Sandhya, (32) Pācakasaṃjñikā
e (33) Tārā Daśās, são como
diferentes formas de Daśās. Contudo, destas várias Daśās, nem todas são aceitas
pela maioria (ou não são apropriadas conforme Parāśara).
1. Viṃśottarī Daśā
12-14.
Começando de Kṛttikā, os Senhores das Daśās em sucessão são Sūrya, Candra, Maṅgala,
Rāhu, Bṛhaspati, Śani, Budha, Ketu, Śukra; nestes três ciclos de Nakṣatras. O
número dos Nakṣatras entre Kṛttikā e o Janma3 Nakṣatra de nascimento
deve ser dividido por 9. O restante indicará o Senhor da Daśā se contado a
partir de Sūrya. Oh Brahmane, a
expectativa plena de vida humana no Kali Yuga4 é de 120 anos (Pūrṇa Āyu5).
Portanto, dentre as várias Daśās, a Viṃśottarī Daśā é a primeira no sistema.
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1. विंशोत्तरी मता, Viṃśottarī
matā, isto é, a Viṃśottarī Daśā é a mãe, a
principal dentre todas as Daśās. Isto implica em dizer que embora outros
sistemas de Daśās sejam aplicáveis a diferentes nascimentos, como a Dvisaptati-Samā Daśā é aplicável quando o Senhor
do Lagna está em Yuvatī Bhāva ou o Senhor deste no Lagna ao nascimento, por
exemplo, ainda assim o Astrólogo não deve desprezar a predição através da Viṃśottarī.
2. As outras Daśās são: Aṣṭhottarī
Daśā (अष्ठोत्तरी दशा);
Ṣoḍaśottarī Daśā (षोडशोत्तरी दशा); Dvādaśottarī Daśā (द्वादशोत्तरी
दशा); Pañcottarī Daśā (पञ्चोत्तरी दशा); Ṣatābdikā Daśā (षताब्दिका दशा);
Caturāśīttisamā Daśā (चतुराशीत्तिसमा दशा); Dvisaptati-Samā Daśā (द्विसप्तति-समा दशा);
Ṣaṣṭhihāyanī Daśā (षष्ठिहायनी दशा); Ṣaṭatriṁśatasamā Daśā (षटत्रिंशतसमा
दशा); Kāla Daśā (काल दशा); Cakra
Daśā (चक्र दशा); Kālacakra Daśā (कालचक्र दशा);
Cara Daśā (चर दशा); Sthira Daśā (स्थिर दशा); Kendra
Daśā (केन्द्र दशा); Kāraka Daśā (कारक दशा); Brahmagraha
Daśā (ब्रह्मग्रह दशा); Māṇḍūkī Daśā (माण्डूकी
दशा); Śūla Daśā (शूल दशा); Yogārdha
Daśā (योगार्ध दशा); Dṛga Daśā (दृग दशा); Trikoṇa Daśā (त्रिकोण
दशा); Rāśī Daśā (राशी दशा); Pañcasvara
Daśā (पञ्चस्वर दशा); Yoginī Daśā (योगिनी
दशा); Paiṇḍa Daśā (पैण्ड दशा) – também Piṇḍa (पिण्ड); Tathāṃśa Daśā (तथांश दशा); Naisargika
Daśā (नैसर्गिक दशा); Aṣṭakavarga Daśā (अष्टकवर्ग
दशा); Sandhya Daśā (सन्ध्य दशा); Pācakasaṃjñikā
Daśā (पाचकसंज्ञिका दशा); Tārā Daśā (तारा दशा);
3. Janma (जन्म) Nakṣatra,
ou Jjanma (ज्जन्म) Nakṣatra como descrito
frequentemente no Śāstra pelo Sábio Parāśra, é o Nakṣatra onde Candra Graha
está colocado ao nascimento.
4. Kali Yuga, a Era de Ferro. Não confundir com Kālī, a Divina
Mãe.
5. Pūrṇa Āyu – expectativa plena de vida para o Kali Yuga.
Duração das Mahādaśās
(Principais períodos)
15: O
número de anos assinalado para cada planeta (Senhor da Daśā) a partir de Sūrya,
Candra, Maṅgala, Rāhu, Bṛhaspati, Śani, Budha, Ketu e Śukra são,
respectivamente, 6, 10, 7, 18, 16, 19, 17, 7, 20. A Daśā inicial é determinada
pelo Nakṣatra no qual Candra está transitando no momento do nascimento, o qual
é chamado de Janma Nakṣatra.
Cálculo da Daśā
16.
Para encontrar o restante da Daśā operando no momento do nascimento, primeiro
encontre a porção expirada da Daśā daquele Graha. Isto é feito da seguinte
forma: Multiplique os anos dos Grahas da Daśā, em cujo Daśā o nascimento ocorre
(Janma Nakṣatra), pelo Bhayāta6 (o período expirado do Nakṣatra) e divida
isso por Bhabhoga7 (o período inteiro a ser atravessado pelo
Nakṣatra). O valor resultante representará o período consumido em Daśā do
planeta até o momento do nascimento. Pela subtração deste valor, a partir da
duração inteira na Daśā do planeta, o cálculo da Daśā do dito Graha é obtido.
2. Aṣṭhottarī Daśā
17-20:
Mahāṛṣi Parāśara disse, Oh Brahmane! Se Rāhu, excetuando sua posição no Lagna,
estiver posicionado em um Kendra8 ou em um Trikoṇa, a partir do Senhor do
Lagna, alguns instruídos adotam o sistema da Aṣṭhottarī Daśā. A Aṣṭhottarī Daśā começa com a Daśā de Sūrya
cobrindo quatro Nakṣatras, iniciando com Ārdrā. Três Nakṣatras, portanto, são
assinalados para Candra. Em seguida, quatro Nakṣatras vão para Maṅgala,
seguidos de três Nakṣatras para a Daśā de Budha. Novamente quatro Nakṣatras são
adicionados à Daśā de Śani, o qual é sucedida pela Daśā de Bṛhaspati com três
Nakṣatras nela. Rāhu Daśā começa em seguida com quatro Nakṣatras e, por último,
vem a Daśā de Śukra Graha com os 3 restantes Nakṣatras. Estes planetas são os
Senhores dos Nakṣatras que estão a sua volta. O Senhor que governa a Daśā é
determinado através da contagem acima pelo Nakṣatra de Nascimento. Oh Brahmane,
Sūrya, Candra, Maṅgala, Budha, Śani, Bṛhaspati, Rāhu e Śukra sãos os Senhores
das Daśās neste sistema. Excetuando Ketu, todos os outros planetas cobrem estem
sistema. O período da Daśā começando de Sūrya é 6, 15, 8, 17, 10, 19, 12 e 21
anos, respectivamente, para cada Graha.
Cálculo da Aṣṭhottarī Daśā
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23. Oh
Brahmane, se o nascimento ocorre durante Kṛṣṇa Pakṣa (quinzena lunar escura) ou
em Śukla Pakṣa (quinzena lunar brilhante), e com o objetivo de verificar os
resultados específicos, então a Aṣṭhottarī Daśā deve ser adotada.
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6. Pūrṇa – ou aquilo que é pleno, cheio. Ou seja, a expectativa
máxima de vida humana no Kali Yuga.
7. Bhayāta – o termo “Bha” significando o Nakṣatra e “Yāta”
significando o que passou. Quer dizer o quanto do Nakṣatra passou. Bhayāta =
Gatarkṣa = bhukta Nakṣtara = Ghaṭī, Pala etc do Nakṣatra que passou.
8. Bhabhoga – o termo “Bha” significando Nakṣatra e “Bhoga”
significando Pūrṇamāna, ou o valor inteiro. Em outras palavras, conhecendo o
Pūrṇamāna (valor inteiro) do Nakṣatra, isso é chamado de Bhabhoga. Então,
Bhabhoga = Sarvarkṣa = o Bhoga do Sampūrṇa Nakṣatra (o asterismo inteiro) = Pūrṇa
Bhoga Kāla (o período inteiro a ser atravessado). O valor do Bhayāta, assim
como do Bhabhoga é em Ghaṭīkās e Palas.
9. Os nomes das casas em
Jyotiṣa são: 1. Kendra (quadrandes – 1ª, 4ª, 7ª, 10ª); 2. Trikoṇa (trinos – 1ª,
5ª, 9ª); Paṇaphara (as casas seguintes aos Kendras, ou seja, 2ª, 5ª, 8ª, 11ª);
Upacaya (as casas de crescimento, ou seja, 3ª, 6ª, 10ª e 11ª); Duṣṭabhāvas, ou
Duṣṭhanas (são casas maléficas, as 6ª, 8ª e 12ª; muitos são da opinião que o 3º
Bhāva também é uma casa de ferimento e as duṣṭabhāvas junto com o 3º bhāva faz
parte de līna sthanas, ou também chamado de bhāvas ocultos);
10. Abijita é um Nakṣatra usado em alguns sistemas.
10. Abijita é um Nakṣatra usado em alguns sistemas.
3. Ṣoḍaśottarī Daśā
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11. Pakṣa é a quinzena referida pelo Calendário Hindu. Existem 2
Pakṣas, um é o Pakṣa da fase clara da Lua, quando ela está crescendo, e por
esse fato é chamado brilhante, ou Śukla; e o outro Pakṣa é quando a Lua está
diminuindo e se tornando escura, e por esse fato recebe o nome Kṛṣṇa Pakṣa,
literalmente traduzido como Quinzena Escura.
4. Dvādaśottarī Daśā
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5. Pañcottarī Daśā
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6. Ṣatābdikā Daśā
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7. Caturāśīttisamā Daśā
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8. Dvisaptati-Samā Daśā
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9. Ṣaṣṭhihāyanī Daśā
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10. Ṣaṭatriṁśatasamā Daśā
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11. Kāla Daśā
44-49. O período de 5 Ghaṭīkās (2 horas) antes do surgimento
do disco solar e de 5 Ghaṭīkās depois do
surgimento, e de 5 Ghaṭīkās antes e 5 depois do pôr de Sol, que são 10 Ghaṭīkās
no entardecer e 10 Ghaṭīkās ao amanhecer, respectivamente. O período total de
ambos Sandhyas (junções) é de 20 Ghaṭīkās (8 horas). As 20 Ghaṭīkās do
entardecer é chamada de Pūrṇā e as 20 Ghaṭīkās do amanhecer é chamada
de Mugdhā.
As 10 Ghaṭīkās do Sandhya no momento do nascer do Sol é chamada de Khaṇḍā, e do pôr do
Sol é chamada de Sudhā.
Se o nascimento acontecer em Pūrṇā ou em Mugdhā, suas Ghaṭīkās devem ser
multiplicadas por 2 e o produto deve ser dividido por 15. O valor assim obtido
deve ser convertido em anos, meses etc. e contado como fator constante.
Multiplique este fator por 1 a 9 na ordem natural, a Kāla Daśā do
correspondente planeta começa de Sūrya
a Rāhu. No caso de um nascimento ser durante o Sandhya (a junção), então suas Ghaṭīkās
passadas devem ser multiplicadas por 4 e o produto deve ser dividido por 15. O
valor assim obtido deve ser tomado como anos, meses etc., deve ser multiplicado
pelo número de série de Sūrya
em diante para obter a Kāla Daśā de todos os Navagrahas.
12. Cakra Daśā
50-51. Caso o nascimento ocorra de noite, a Daśā começará de
Lagna Rāśi. Se o nascimento ocorre durante o dia, a Daśā começa da Rāśi no qual
o Senhor do Lagna está colocado. Se o nascimento ocorre durante um Sandhya, a
Daśā começa da Rāśi do 2º Bhāva. A Daśā de cada Rāśi é de 10 anos. Assim é o
sistema de 12 Rāśis no Zodíaco que é conhecida como Cakra Daśā.
13. Kālacakra Daśā
52-53. Mahāṛṣi Parāśara disse: Oh Brahmane! Agora, depois de
prestar obediência ao Senhor Śiva, descreverei a Kālacakra Daśā, assim como foi
narrada para a Deusa Pārvatī pelo Senhor Śiva nos antigos tempos, para que os
sábios possam ser capazes de interpretar corretamente.
54-55. Trace duas Kuṇḍalinīs
(gráficos) de doze Koṣṭhas (compartimentos) cada um ao desenhar linhas
verticais e horizontais em Savya (sentido dos ponteiros do relógio) e Apsavya
(sentido inverso). Fixando Meṣa Rāśi no segundo compartimento de cada Kuṇḍalī, e seguindo a
sequência da ordem das Rāśis, preenchendo cada compartimento seguinte com uma
Rāśi. Estas Kuṇḍalinīs,
indicativa das 12 Rāśis, são chamadas Dvadaśa-Rāśyātmaka Kālacakra.
56-58. Escreva Aśvinī,
Bharaṇī e Kṛttikā no Savya Cakra, e Rohiṇī, Mṛgāśirṣā e Ārdrā no Apsavya Cakra.
Em seguida, adicione os três Nakṣatras seguintes Punarvasu, Puṣya e Āśleṣā no
Savya Cakra, e depois Maghā, Pūrva Phalgunī e Uttara Phalgunī no Apsavya Cakra.
Faça o mesmo com os 3 próximos Nakṣatras (Hasta, Citrā e Svātī), adicionando-os
em Savya Cakra. E os 3 próximos (Viśākhā, Anurādhā e Jyeṣṭhā) em Apsavya.
Repita com os 3 Nakṣatras seguintes (Mūla, Pūrva Aṣāḍhā e Uttara Aṣāḍhā) em
Savya e os 3 seguintes (Śravaṇa, Śraviṣṭhā ou Dhaniṣṭha, Śatabhiṣā ou
Śatatāraka) em Apsavya. Termine colocando os 3 últimos Nakṣatras (Pūrva
Bhādrapadā, Uttara Bhādrapadā, Revatī) em Savya. Então haverá 15 Nakṣatras no
Savya e 12 Nakṣatras no Apsavya, em um total de 27, porque para as 12 Rāśis
existem 12 padas de 3 Nakṣatras, dos Navāṃśas. Os Padas de Aśvinī, Punarvasu, Hasta,
Mūla, Pūrva-Bhādrapadā, Kṛttikā, Āśleṣā, Svātī, Uttara Aṣāḍhā e Revatī do
Savya, devem ser contados (são identificados) da mesma forma, assim como os
quadrantes (Padas) de Aśvinī.
59. Oh
Maitreya, agora descreverei como os quadrantes (Padas) dos Nakṣatras são
compatíveis com Deha (corpo) e Jīva (vida).
Savya Cakra
60. No
1º Pada de Aśvinī Nakṣatra, Meṣa representa Deha (o corpo físico) e Dhanu
representa Jīva (vida). Os Senhores de cada uma das Rāśis de Meṣa a Dhanu representarão
os Senhores das 9 Daśās nesta ordem, como descrito anteriormente.
61. No
2º Pada de Aśvinī Nakṣatra, Makara indica Deha, e Mithuna indica Jīva. E os
Senhores das 9 Rāśis de Makara a Mithuna são os Senhores das Daśās.
62-62
½. No 3º Pada do Nakṣatra, começando de Aśvinī, Vṛṣa representa Deha enquanto
Mithuna representa Jīva. Os Senhores das Rāśis de Vṛṣabha, Meṣa, Mīna, Kumbha,
Makara, Dhanu, Meṣa, Vṛṣabha e Mithuna são os Senhores das Daśās nesta ordem.
63-64.
No 4º Pada do Nakṣatra, começando com Aśvinī, Karkaṭa e Mīna representam Deha e
Jīva, respectivamente. E, Oh Brahmane! Os Senhores das Rāśis de Karkaṭa a Mīna
devem ser os Senhores destas Daśās.
65. Bharaṇī,
Puṣya, Citrā, Pūrva Aṣāḍhā e Uttara Bhādrapadā estão no grupo
Bharaṇī de Nakṣatras (meio da linha dos Nakṣatras em Savya) e Deha e Jīva neste
grupo de cinco Nakṣatras deve ser determinado como Bharaṇī.
66. No
1º Pada de Bharaṇī Nakṣatra, Vṛścika e Mīna representam Deha e Jīva,
respectivamente. E os Senhores das Rāśis Vṛścika, Tulā, Kanyā, Karkaṭa, Siṃha,
Mithuna, Vṛṣa, Meṣa e Mīna são, nesta ordem, os Senhores das Daśās.
67.
Kumbha e Kanyā no 2º Pada de Bharaṇī Nakṣatra, respectivamente, representam
Deha e Jīva, e os Senhores de Kumbha a Kanyā são os Senhores das Daśās em sua
ordem natural.
68. No
3º Pada de Bharaṇī, Tulā representa Deha e Kanyā representa Jīva. E as Rāśis
Tulā, Vṛścika, Dhanu, Makara, Kumbha, Mīna, Vṛścika, Tulā e Kanyā tem seus
Senhores, respectivamente, como Senhores destas Daśās.
69. O
4º Pada de Bharaṇī vai para Karkaṭa como Deha, e Dhanu como Jīva, e seus
Senhores das Rāśis Karkaṭa, Siṃha, Mithuna, Vṛṣa, Meṣa, Mīna, Kumbha, Makara,
Dhanu (sentido inverso) são os Senhores das Daśās. Oh Brahmane! Assim descrevi o
Savya Cakra exaustivamente. Agora explicarei o Apsavya Cakra.
Apsavya Cakra
70.
Desenhe semelhantemente uma Carta de 12 Koṣṭhas (compartimentos) como feito anteriormente.
71-72. No 2º Koṣṭha da Carta, escreva as Rāśis de Vṛścika
no sentido anti horário, ou seja, Vṛścika, Tulā, Kanyā e assim por diante. Oh
Brahmane! Os maiores Svants chamaram os 4 Nakṣatras, Rohiṇī, Maghā, Viśākhā e Śravaṇa como Apsavya. A
representação de Deha e de Jīva nestes 4 Nakṣatras são delineados da mesma
forma como feito no caso de Rohiṇī Nakṣatra.
73-76.
No 1º Pada de Rohiṇī Nakṣatra, Karkaṭa é assinalado como Deha e Dhanu como
Jīva. Os Senhores das Rāśis Dhanu, Makara, Kumbha, Mīna, Meṣa, Vṛṣa, Mithuna,
Siṃha e Tulā serão os Senhores das Daśās. Semelhantemente, no 2º Pada de Rohiṇī
Nakṣatra, Tulā é Deha e Kanyā é Jīva. E os Senhores das Rāśis Kanyā, Tulā, Vṛścika,
Mīna, Kumbha, Makara, Dhanu, Vṛścika e Tulā são os Senhores das Daśās. De igual
modo, no 3º Pada de Rohiṇī, Kumbha se torna Deha e Kanyā se torna Jīva. E os
Senhores das Rāśis Kanyā, Siṃha, Karkaṭa, Mithuna, Vṛṣa, Mīna, Dhanu, Makara e
Kumbha irão agir como os Senhores das Daśās. Por último, no 4º Pada de Rohiṇī,
Vṛścika age como Deha e Mīna como Jīva. Os Senhores das Rāśis Mīna, Meṣa, Vṛṣa,
Mithuna, Siṃha, Karkaṭa, Kanyā, Tulā e Vṛścika serão os Senhores das Daśās.
77. O
Deha e Jīva dos Nakṣatras restantes sob Apsavya, ou seja, Mṛgāśirṣā, Ārdrā, Pūrva Phalgunī, Uttara Phalgunī, Anurādhā, Jyeṣṭhā, Śraviṣṭhā ou Dhaniṣṭha
(Dhanishta), Śatabhiṣā
ou Śatatāraka devem ser determinados com base em Mṛgāśirṣā Nakṣatra.
78-81.
No 1º Pada de Mṛgāśirṣā Nakṣatra, Karkaṭa é Deha e Mīna é Jīva. O Senhor das
Rāśis de Mīna a Karkaṭa, no sentido inverso do ponteiro dos relógios, são os
Senhores das Daśās. Vṛṣa representa Deha e Mithuna representa Jīva no 2º Pada
de Mṛgāśirṣā Nakṣatra, e os Senhores das Daśās são os Senhores das Rāśis
Mithuna, Vṛṣa, Mīna, Dhanu, Makara, Kumbha, Mīna, Meṣa e Mīna novamente, nesta
ordem. O 3º Pada de Mṛgāśirṣā Nakṣatra tem Makara como Deha e Mithuna como
Jīva, e os Senhores de Mithuna, Siṃha, Karkaṭa, Kanyā, Tulā, Vṛścika, Mīna,
Kumbha e Makara são os Senhores das Daśās nesta ordem. Mīna como Deha e Dhanu
como Jīva formam o 4º Pada de Mṛgāśirṣā Nakṣatra. Os Senhores das Rāśis na
ordem inversa de Dhanu a Meṣa, ou seja, as Rāśis 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1
devem governar as Daśās nesta ordem.
82.
Mahāṛṣi Parāśara disse: Oh Brahmane! Expliquei Deha e Jīva e também os Senhores
das Daśās dos vários Padas dos Nakṣatras da mesma forma como foi narrado à
Deusa Pārvatī pelo Senhor Śiva.
83.
Vipra respondeu: “Oh Grande Sábio! Gentilmente me diga sobre os períodos das
Daśās descritas por você. Também me descreva gentilmente o método de calcular o
início, o período expirado e os períodos restantes da Daśā do nascimento”.
84.
Mahāṛṣi Parāśara disse. “A duração das Daśās começando de Sūrya são na ordem de
5, 21, 7, 9, 10, 16 e 4 anos, para Sūrya, Candra, Maṅgala, Budha, Bṛhaspati,
Śukra e Śani, respectivamente. Os planetas devem ser contados como os Senhores
das respectivas Rāśis das Daśās”.
85-86.
A duração de vida de uma pessoa (ou de um querente) é determinada a partir dos
Padas (Āṃśas) do Nakṣatra no momento do nascimento, ou o momento que a pergunta
é feita1.
Seja qual for o número de anos atribuído às 9 Rāśis (representando o dito
quadrante, ou Pada), ele representa a expectativa de vida do indivíduo. Muitos
Astrólogos opinam que se o nascimento acontece na 1ª parte do quadrante, no início,
o nativo é abençoado com plena expectativa de vida (pūrṇāyū), e se no meio do
quadrante, a pessoa terá metade da expectativa em sua vida. Se o nascimento
acontece no final do quadrante, o nativo pode passar por sofrimentos que levem
à morte.
Navāṃśas dos Padas dos Nakṣatras
87-88.
Os instruídos nos fizeram conhecer os termos quadrantes (Padas) dos Nakṣatras
através destes fundamentos. Agora descreverei o método de repartição dos Padas
dos Nakṣatras. Divida o número de Nakṣatras passado de Aśvinī por 3. Ignorando
o quociente, multiplique o restante por 4 e então adicione o número de Padas do
Nakṣatra operante. O valor resultante indicará o Navāṃśa na contagem através de
Meṣa.
1. Aqui fica
evidente que muitos dos conceitos de Parāśara podem e devem ser usados em
Praśna Mārga e demais ramos da astrologia védica. Entretanto o astrólogo deve
estudar todos os sistemas preditivos em Jyotiṣa para reconhecer quando um
princípio é admissível e quando não é nas demais vertentes desta Ciência.
89. Na Kālacakra Daśā, a expectativa plena de vida (pūrṇāyū) para Meṣa-Āṃśa serpa de
100 anos, para Vṛṣa-Āṃśa será de 85 anos, para Mithuna-Āṃśa será de 83 ano, e
para Karkaṭa-Āṃśa será de 86 anos. A 5ª e 9ª Rāśis a partir destas Rāśis também
terão os mesmos números de anos.
Método de fixar a primeira Mahā
Daśā
90-91.
O período decorrido (em Ghaṭīkās e Palas) do Pada do Nakṣatra do nascimento
deve ser multiplicado pelos anos da Daśā existente e em seguida dividido por
15. O valor resultante representa o período expirado da Daśā em anos, meses etc.
Em seguida, subtraindo isto do número total de anos, o saldo do período da Daśā é obtido. Mahadaśās são calculadas
começando deste saldo do período da Daśā.
92.
Multiplique as Ghaṭīkās e Palas decorridas do presente Pada do Nakṣatra pelo
número de anos do dito Pada e o valor resultante deve ser dividido por ¼ do
Bhabhoga. Os anos etc assim obtidos podem ser, em seguida, subtraídos do total
do período da Daśā. O resultado daí será o saldo da Daśā do nascimento, em anos,
meses, dias etc.
Método Alternativo
93. A
porção expirada (kālas, ou minutos) do Navāṃśa de Candra deve ser multiplicada
pelo valor (em termos de anos) do Pada corrente do Nakṣatra e dividido por 200º
(duzentos graus). O resultado em anos, meses etc., será a porção expirada da
Daśā. Pela subtração dele a partir do número total de anos, o saldo da Daśā ao
nascimento é obtido.
94-95.
No Savya Cakra (Carta), o primeiro Āṃśa é chamado Deha e o último é chamado
Jīva. Na ordem inversa no Apsavya Cakra o primeiro é Jīva e o último é Deha. A
contagem em relação ao Savya Cakra deve começar de Deha, e para o Apsavya deve
começar de Jīva, e as predições devem ser acertadas.
Os três diferentes tipos de
movimentos das Rāśis (Rāśi Gati) no sistema Kālacakra
96-98. Os
antigos sábios descreveram três tipos de movimentos das Rāśis no sistema da
Kālacakra Daśā. Esses movimentos são conhecidos como Maṇḍūkī1,
Markaṭī 2
e Siṃhāvalokan3. A Rāśi que se move para a seguinte,
saltando sobre ela é chamada de Maṇḍūkī Gati. A Rāśi que se move para trás,
para as anteriores, é conhecida como Markaṭī Gati. A Rāśi quando salta sobre a
5ª ou a 9ª (ou seja, os trinos), é denominada Siṃhāvalokan Gati.
99-100.
O movimento da Daśā de Kanyā à Karkaṭa, e o movimento da Daśā de Siṃha a
Mithuna são chamados de Maṇḍūkī Gati. O movimento da Daśā de Siṃha à Karkaṭa é
chamado de Markaṭī Gati. E o movimento em salto de Mīna sobre Vṛścika, e de
Dhanu sobre Meṣa é chamado de Siṃhāvalokan Gati. Depois de um apurado
conhecimento desses três tipos de movimentos, o prognóstico através da
Kālacakra Daśā deve ser tomada.
1. Maṇḍūkī – de maṇḍūkihā, o
feminino de um sapo, isto é, uma rã. Referência aqui ao movimento do sapo que
se move aos saltos.
2. Markatī – de
markatā, aqui no sentido de um macaco que se movimenta para trás.
3. Siṃhāvalokan – ou
seja, que contempla muito longe. Ao mesmo tempo significando um leão que olha
para trás e muito longe.
Consequência desses
três movimentos durante as Daśās
101-102. A Daśā da Rāśi que tem Maṇḍūkī Gati no ciclo de Savya, confere medo e angústias
mentais entre amigos. O pai desenvolve medo ou se torna perturbado por veneno,
armas, fogo, febre, ladrões etc. Maṇḍūkī Gati quando formado em Siṃha e
Mithuna Daśās, a morte da mãe deve ser predicada e, além disto, a própria
morte, medo de autoridades e chance de ter medo de doenças também é indicado.
103. As Daśās com Markaṭī
Gati ocorrendo no ciclo de Savya, trará perda de riqueza, de
prosperidade e de animais, morte do pai ou dos mais velhos e indolência.
104-105. Durante as Daśās de Siṃhāvalokan Gati ocorrendo no ciclo de Savya, o nativo
experimentará problemas de animais, perda de afetos ou escárnio entre amigos,
dores provocadas por pessoas próximas e queridas. Afogamento em um poço e a
possibilidade de ferimentos por venenos, armas e fogo; chance de cair de
objetos em movimento, ou seja, carroça, animais, veículos etc., dores de febre
e a destruição da casa, da residência etc., serão causados.
106-108.
No ciclo de Apsavya, o Maṇḍūkī Gati estabelecerá problemas para esposa, filhos
etc., a possibilidade de febre e queda de status. As Daśās das Rāśis em Markaṭī
Gati produzirá medo de água, perda de posição, morte do pai, punimento de
autoridades governamentais etc., e andanças por floresta também é esperado. Nas
Daśās das Rāśis com Siṃhāvalokan Gati e no ciclo de Apsavya, perda de
emprego ou rebaixamento de função, morte do pai ou de pessoas próximas deve ser
esperada.
Efeitos especiais dos
movimentos
109-111. O movimento da Rāśi na Daśā de Mīna à Vṛścika,
causará, definitivamente, medo para o nativo. Na sucessão de Kanyā a Karkaṭa,
trará a destruição dor irmãos e de amigos. Na de Mithuna à Siṃha, trará males
para a esposa. Na de Karkaṭa para a Rāśi de Siṃha, causará morte para o nativo.
Quando Dhanu Daśā precede Meṣa Daśā, a morte do irmão ou do pai ocorre. Nas
Daśās de Rāśis ocupadas por planetas maléficos ou benéficos, os resultados
auspiciosos e inauspiciosos devem ser predicados durante a ocorrência delas.
112-113. Oh Brahmane! No sistema da Kālacakra Daśā, os
efeitos favoráveis e desfavoráveis devem ser predicados com basse na Rāśi da
Daśā. Durante o período da Daśā governante daquela Rāśi, as predições devem ser
feitas através da média dos movimentos direcionais das Rāśis.
114-119. Se os movimentos forem de Kanyā Daśā para Karkaṭa,
viagem para a direção oriental será favorável e viagens para a direção Norte
naquele momento também serão benéficos. Viagem para a direção Leste é proibida
durante o movimento de Siṃha Daśā para Mithuna Daśā. A viagem para o Sudoeste
será, contudo, frutificante e o nativo retorna depois de realizar a tarefa.
Quando Karkaṭa Daśā se move para Siṃha Daśā, se o nativo empreender uma viagem,
a missão não será realizada e ele terá de ir para o Oeste ao invés de para o
Sul. No movimento de Mīna Daśā para Vṛścika Daśā, o problema será sentido no
lado Norte do quadrante. O movimento de Dhanu Daśā para Makara Daśā,
indubitavelmente cria obstáculos na direção Norte. Quando Dhanu Daśā pula sobre
Meṣa Daśā, isso indica males, prisão, morte etc., durante a viagem.
Oh Brahmane! Quando a Daśā de Dhanu retrocede para Vṛścika
Daśā, o nativo é abençoado com confortos, fama, casamento. Durante o período
quando a Daśā de Siṃha retrocede para Karkaṭa Daśā, a viagem para o Oeste deve
ser evitada. As combinações (Yogas) de planetas benéficos rendem resultados
favoráveis, enquanto que o de planetas maléficos indicam resultados
desfavoráveis.
Resultados dos Navāṃśas
da Kālacakra Daśā
120-122. De acordo com o sistema da Kālacakra Daśā, se o
nascimento ocorrer no Navāṃśa de Meṣa, o nativo será bravo, mas um ladrão. Se o
nascimento acontecer no Navāṃśa de Vṛṣa, o nativo será rico. Se o nascimento
ocorrer no Navāṃśa de Mithuna, o nativo será instruído. Se o nascimento ocorrer
no Navāṃśa de Karkaṭa, o nativo obterá a realeza. Se ocorrer no Navāṃśa de Siṃha,
o nativo será honrado pelo rei. Se o nascimento ocorre no Navāṃśa de Kanyā, o
nativo ser torna um erudito. Se o nascimento ocorre no Navāṃśa de Tulā, o
nativo obtém um Ministério. Se o nascimento ocorre no Navāṃśa de Vṛścika, o
nativo se torna ele mesmo um indigente. Se o nascimento ocorre no Navāṃśa de
Dhanu, o nativo será altamente educado. O nascimento no Navāṃśa de Makara faz o
nativo cometer pecados. Se o nascimento ocorre no Navāṃśa de Kumbha, o nativo
se torna um homem de negócios. E se acontece no Navāṃśa de Mīna, ele se torna
rico.
Efeitos dos planetas
em Rāśis Dehas e Jīvas
123-128. Se as Rāśis Dehas e Jīvas são ocupadas por qualquer
um desses planetas, Sūrya,
Maṅgala, Śani e Rāhu, a morte pode ser antecipada. Se mais do que um desses
planetas ocupam tais Rāśis, os danos irão além da salvação, ou seja, os
resultados serão desastrosos. Se uma Rāśi Deha está afligida por planetas
maléficos, doenças se estabelecerão; e se em Jīva, os sofrimentos devem ser
predicados por meio de aflições mentais. Se a aflição for causada por três
maléficos, a morte precoce ocorrerá, enquanto que se está afligido por 4
maléficos, a morte é inevitável. No caso de tanto Deha quanto Jīva estarem
conjuntos com planetas maléficos, haverá ameaça de perseguição pelo rei
(autoridades), medo de ladrão e ocorrência de morte. Se Deha ou Jīva estiverem
ocupados por Sūrya,
medo de fogo; se por Candra em sua fase escura, medo de afogamento; se por Maṅgala,
ferimento por armas; se por Budha, doenças inflamatórias; se por Śani, doença
no baço; se por Rāhu ou Ketu, medo de envenenamento. No caso das Rāśis Deja e
Jīva estarem conjuntas com Budha, Bṛhaspati ou Śukra, então estes planetas
proporcionarão confortos, boa fortuna, felicidade etc., para o nativo e também
livramento de doenças e de sofrimentos. A ocupação de maléficos e benéficos
misturados, dará efeitos bons e maus.
129-130. Durante a Daśā das Rāśis Deha e Jīva que têm o Governo
de planetas maléficos, o nativo viverá perturbações e desconfortos. Em caso de
planetas benéficos, os efeitos serão auspiciosos. Se nas Daśās de Rāśis
governadas por planetas maléficos existirem benéficos posicionados nela, ou se
planetas maléficos estiverem posicionados nas Rāśis das Daśās governadas por
benéficos, os resultados serão misturados.
Interpretação da
Kālacakra Daśā em relação ao Lagna e aos outros Bhāvas
131-132. Se a Rāśi da Kālacakra Daśā for o própiro Lagna,
então o nativo desfrutrará de saúde em seu corpo físico e consequentes
confortos. Se acontece de ser uma Rāśi benéfica, os resultados serão
favoráveis, e no caso de uma Rāśi maléfica, a possibilidade de doenças pode ser
antecipada. Se (o governante da Rāśi) estiver exaltado ou em sua própria Rāśi,
honra, elevado status através do governo e aumento de riqueza e prosperidade
pode ser esperada.