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Capítulo 48 - Bṛhatparāśarahorāśāstra

Traduzido por Karen de Witt
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O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
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CAPÍTULO 48. As Daśās dos Grahas



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1. Maitreya disse: Oh Venerável Mahaṛṣi Parāśara! Você é onisciente e tem infinito conhecimento. Gentilmente seja misericordioso e me ilumine, em detalhes, sobre os principais Períodos Planetários, as Daśās.
2-5. Mahāṛṣi Parāśara disse: Oh Brahmane! Você me perguntou sobre uma questão muito apropriada, o qual irá beneficiar a um e a todos. Agora revelarei o segredo do Sistema de Daśās existente. Existem vários tipos de Daśās em voga, mas para um homem comum a (1) Viṃśottarī Daśā1 é predominante. Alguns mencionaram particularmente a (2) Aṣṭhottarī Daśā2 e a (3) Ṣoḍaśottarī Daśā. Oh Brahmane, os antigos também se referiram à (4) Dvādaśottarī Daśā, à (5) Pañcottarī Daśā, à (6) Ṣatābdikā Daśā, e na mesma categoria existe também a (7) Caturāśīttisamā Daśā, (8) Dvisaptati-Samā Daśā, (9) Ṣaṣṭhihāyanī Daśā, (10) Ṣaṭatriṁśatasamā Daśā. Todas estas Daśās são baseadas nos Nakṣatras.
6-11. Outros tipos de Daśās: Os Ṛṣis também mencionaram a (11) Kāla Daśā e a (12) Cakra Daśā. Mas dentre as Daśās restantes, a (13) Kālacakra Daśā tem o mais elevado reconhecimento. Oh Brahmane, além destas Daśās, alguns falaram sobre a (14) Cara, (15) Sthira, (16) Kendra, (17) Kāraka e (18) Brahmagraha Daśās. Oh Vipra! Além destas, (19) Māṇḍūkī, (20) Śūla, (21) Yogārdha, (22) Dṛga Daśās, seguidas por (23) Trikoṇa e (24) Rāśī Daśās também existem. Oh Brahmane! As (25) Pañcasvara, (26) Yoginī, (27) Paiṇḍī, (28) Tathāṃśa, (29) Naisargika, (30) Aṣṭakavarga, (31) Sandhya, (32) Pācakasaṃjñikā e (33) Tārā Daśās, são como diferentes formas de Daśās. Contudo, destas várias Daśās, nem todas são aceitas pela maioria (ou não são apropriadas conforme Parāśara).

1. Viṃśottarī Daśā


12-14. Começando de Kṛttikā, os Senhores das Daśās em sucessão são Sūrya, Candra, Maṅgala, Rāhu, Bṛhaspati, Śani, Budha, Ketu, Śukra; nestes três ciclos de Nakṣatras. O número dos Nakṣatras entre Kṛttikā e o Janma3 Nakṣatra de nascimento deve ser dividido por 9. O restante indicará o Senhor da Daśā se contado a partir de Sūrya.  Oh Brahmane, a expectativa plena de vida humana no Kali Yuga4 é de 120 anos (Pūrṇa Āyu5). Portanto, dentre as várias Daśās, a Viṃśottarī Daśā é a primeira no sistema.

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1. विंशोत्तरी मता, Viṃśottarī matā, isto é, a Viṃśottarī Daśā é a mãe, a principal dentre todas as Daśās. Isto implica em dizer que embora outros sistemas de Daśās sejam aplicáveis a diferentes nascimentos, como a Dvisaptati-Samā Daśā é aplicável quando o Senhor do Lagna está em Yuvatī Bhāva ou o Senhor deste no Lagna ao nascimento, por exemplo, ainda assim o Astrólogo não deve desprezar a predição através da Viṃśottarī.
2. As outras Daśās são: Aṣṭhottarī Daśā (अष्ठोत्तरी दशा); Ṣoḍaśottarī Daśā (षोडशोत्तरी दशा); Dvādaśottarī Daśā (द्वादशोत्तरी दशा); Pañcottarī Daśā (पञ्चोत्तरी दशा); Ṣatābdikā Daśā (षताब्दिका दशा); Caturāśīttisamā Daśā (चतुराशीत्तिसमा दशा); Dvisaptati-Samā Daśā (द्विसप्तति-समा दशा); Ṣaṣṭhihāyanī Daśā (षष्ठिहायनी दशा); Ṣaṭatriṁśatasamā Daśā (षटत्रिंशतसमा दशा); Kāla Daśā (काल दशा); Cakra Daśā (चक्र दशा); Kālacakra Daśā (कालचक्र दशा); Cara Daśā (चर दशा); Sthira Daśā (स्थिर दशा); Kendra Daśā (केन्द्र दशा);  Kāraka Daśā (कारक दशा); Brahmagraha Daśā (ब्रह्मग्रह दशा); Māṇḍūkī Daśā (माण्डूकी दशा); Śūla Daśā (शूल दशा); Yogārdha Daśā (योगार्ध दशा); Dṛga Daśā (दृग दशा); Trikoṇa Daśā (त्रिकोण दशा); Rāśī Daśā (राशी दशा); Pañcasvara Daśā (पञ्चस्वर दशा); Yoginī Daśā (योगिनी दशा); Paiṇḍa Daśā (पैण्ड दशा) – também Piṇḍa (पिण्ड); Tathāṃśa Daśā (तथांश दशा); Naisargika Daśā (नैसर्गिक दशा); Aṣṭakavarga Daśā (अष्टकवर्ग दशा); Sandhya Daśā (सन्ध्य दशा); Pācakasaṃjñikā Daśā (पाचकसंज्ञिका दशा); Tārā Daśā (तारा दशा);
3. Janma (जन्म) Nakṣatra, ou Jjanma (ज्जन्म) Nakṣatra como descrito frequentemente no Śāstra pelo Sábio Parāśra, é o Nakṣatra onde Candra Graha está colocado ao nascimento.
4. Kali Yuga, a Era de Ferro. Não confundir com Kālī, a Divina Mãe.
5. Pūrṇa Āyu – expectativa plena de vida para o Kali Yuga.

Duração das Mahādaśās (Principais períodos)

15: O número de anos assinalado para cada planeta (Senhor da Daśā) a partir de Sūrya, Candra, Maṅgala, Rāhu, Bṛhaspati, Śani, Budha, Ketu e Śukra são, respectivamente, 6, 10, 7, 18, 16, 19, 17, 7, 20. A Daśā inicial é determinada pelo Nakṣatra no qual Candra está transitando no momento do nascimento, o qual é chamado de Janma Nakṣatra.

Cálculo da Daśā

16. Para encontrar o restante da Daśā operando no momento do nascimento, primeiro encontre a porção expirada da Daśā daquele Graha. Isto é feito da seguinte forma: Multiplique os anos dos Grahas da Daśā, em cujo Daśā o nascimento ocorre (Janma Nakṣatra), pelo Bhayāta6 (o período expirado do Nakṣatra) e divida isso por Bhabhoga7 (o período inteiro a ser atravessado pelo Nakṣatra). O valor resultante representará o período consumido em Daśā do planeta até o momento do nascimento. Pela subtração deste valor, a partir da duração inteira na Daśā do planeta, o cálculo da Daśā do dito Graha é obtido.

2. Aṣṭhottarī Daśā

17-20: Mahāṛṣi Parāśara disse, Oh Brahmane! Se Rāhu, excetuando sua posição no Lagna, estiver posicionado em um Kendra8 ou em um Trikoṇa, a partir do Senhor do Lagna, alguns instruídos adotam o sistema da Aṣṭhottarī Daśā.  A Aṣṭhottarī Daśā começa com a Daśā de Sūrya cobrindo quatro Nakṣatras, iniciando com Ārdrā. Três Nakṣatras, portanto, são assinalados para Candra. Em seguida, quatro Nakṣatras vão para Maṅgala, seguidos de três Nakṣatras para a Daśā de Budha. Novamente quatro Nakṣatras são adicionados à Daśā de Śani, o qual é sucedida pela Daśā de Bṛhaspati com três Nakṣatras nela. Rāhu Daśā começa em seguida com quatro Nakṣatras e, por último, vem a Daśā de Śukra Graha com os 3 restantes Nakṣatras. Estes planetas são os Senhores dos Nakṣatras que estão a sua volta. O Senhor que governa a Daśā é determinado através da contagem acima pelo Nakṣatra de Nascimento. Oh Brahmane, Sūrya, Candra, Maṅgala, Budha, Śani, Bṛhaspati, Rāhu e Śukra sãos os Senhores das Daśās neste sistema. Excetuando Ketu, todos os outros planetas cobrem estem sistema. O período da Daśā começando de Sūrya é 6, 15, 8, 17, 10, 19, 12 e 21 anos, respectivamente, para cada Graha.

Cálculo da Aṣṭhottarī Daśā

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21-22: Oh Brahmane, no evento de planetas maléficos, o período de cada Nakṣatra é de ¼ do período prescrito do planeta, enquanto que no caso de planetas benéficos, o período de cada Nakṣatra deve ser de 1/3 do período do planeta. O período expirado do Nakṣatra de nascimento é acertado da mesma forma como no sistema da Viṃśottarī Daśā, que é aquele período atravessado pelo Nakṣatra de nascimento na Aṣṭhottarī Daśā a ser multiplicado pelo Bhayāta e dividido pelo Bhabhoga do Nakṣatra. O cálculo da Daśā é também obtido pelo mesmo método.
23. Oh Brahmane, se o nascimento ocorre durante Kṛṣṇa Pakṣa (quinzena lunar escura) ou em Śukla Pakṣa (quinzena lunar brilhante), e com o objetivo de verificar os resultados específicos, então a Aṣṭhottarī Daśā deve ser adotada.


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6. Pūrṇa – ou aquilo que é pleno, cheio. Ou seja, a expectativa máxima de vida humana no Kali Yuga.
7. Bhayāta – o termo “Bha” significando o Nakṣatra e “Yāta” significando o que passou. Quer dizer o quanto do Nakṣatra passou. Bhayāta = Gatarkṣa = bhukta Nakṣtara = Ghaṭī, Pala etc do Nakṣatra que passou.
8. Bhabhoga – o termo “Bha” significando Nakṣatra e “Bhoga” significando Pūrṇamāna, ou o valor inteiro. Em outras palavras, conhecendo o Pūrṇamāna (valor inteiro) do Nakṣatra, isso é chamado de Bhabhoga. Então, Bhabhoga = Sarvarkṣa = o Bhoga do Sampūrṇa Nakṣatra (o asterismo inteiro) = Pūrṇa Bhoga Kāla (o período inteiro a ser atravessado). O valor do Bhayāta, assim como do Bhabhoga é em Ghaṭīkās e Palas.
9. Os nomes das casas em Jyotiṣa são: 1. Kendra (quadrandes – 1ª, 4ª, 7ª, 10ª); 2. Trikoṇa (trinos – 1ª, 5ª, 9ª); Paṇaphara (as casas seguintes aos Kendras, ou seja, 2ª, 5ª, 8ª, 11ª); Upacaya (as casas de crescimento, ou seja, 3ª, 6ª, 10ª e 11ª); Duṣṭabhāvas, ou Duṣṭhanas (são casas maléficas, as 6ª, 8ª e 12ª; muitos são da opinião que o 3º Bhāva também é uma casa de ferimento e as duṣṭabhāvas junto com o 3º bhāva faz parte de līna sthanas, ou também chamado de bhāvas ocultos);
10. Abijita é um Nakṣatra usado em alguns sistemas.


3. Ṣoḍaśottarī Daśā

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24-26. Se o Lagna estiver na Horā de Candra quando Candra estiver em Kṛṣṇa Pakṣa11, ou se estiver na Horā de Sūrya quando Candra estiver em Śukla Pakṣa, então Ṣoḍaśottarī Daśā deve ser adotada. Conte o número de Nakṣatras a partir de Puṣya e divida isto por oito. O restante apontará a Daśā do planeta, excetuando Rāhu, de Sūrya, Maṅgala, Bṛhaspati, Śani, Ketu, Candra, Budha e Śukra. As Daśās destes Grahas são de 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18 anos, respectivamente nesta ordem.



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11. Pakṣa é a quinzena referida pelo Calendário Hindu. Existem 2 Pakṣas, um é o Pakṣa da fase clara da Lua, quando ela está crescendo, e por esse fato é chamado brilhante, ou Śukla; e o outro Pakṣa é quando a Lua está diminuindo e se tornando escura, e por esse fato recebe o nome Kṛṣṇa Pakṣa, literalmente traduzido como Quinzena Escura.

4. Dvādaśottarī Daśā

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27-28. A Dvādaśottarī Daśā é indicada para os nativos em cujo Lagna cai no Navāṃśa de Śukra. O número dos Nakṣatras, a partir do Nakṣatra de nascimento, até Revatī deve ser contado e dividido por oito. O restante indicará a Daśā do Graha concernente, a começar por Sūrya, Bṛhaspati, Ketu, Budha, Rāhu, Maṅgala, Śani e Candra, nesta ordem. Os anos para cada Daśā são de 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19 e 21 anos, respectivamente, e nesta ordem. Śukra Graha não governa sobre qualquer Daśā neste sistema.



5. Pañcottarī Daśā

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29-31. Quando o nativo nasce em Karkaṭa Lagna, e também tem o Dvadaśām, então a Pañcottarī Daśā é adotada. Conte do Nakṣatras de Anurādhā até o Janma Nakṣatra e divida o número por sete. O restante indicará a Daśā. A ordem dos Senhores das Daśās é Sūrya, Budha, Śani, Maṅgala, Śukra, Candra e Bṛhaspati. Os anos de cada Daśā são 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18 anos. Oh Brahmane, nesta Daśā existem sete planetas, excetuando Rāhu e Ketu.



6. Ṣatābdikā Daśā

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32-34. Caso o Lagna esteja em Vargottama (quando tanto a Rāśi Kuṇḍalinī (D-1) quanto o Navāṃśa (D-9) possuem a mesma Rāśi no Lagna), então a Ṣatābdikā Daśā deve ser aplicada em predição. Conte o número dos Nakṣatras de Revatī até o Janma Nakṣatra e divida por sete. O restante indicará o Senhor da Daśā na ordem de Sūrya, Candra, Śukra, Budha, Bṛhaspati, Maṅgala, Śani. O período dessas Daśās são 5, 5, 10, 10, 20, 20 e 30 anos, respectivamente.



7. Caturāśīttisamā Daśā

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35-36. No momento do nascimento, se o 10º Bhāva estiver ocupado pelo Senhor de Karma Bhāva, então Caturāśīttisamā Daśā é indicada. O número de Svātī até Janma Nakṣatra deve ser contado e o valor deve ser dividido por sete. O restante indicará a Daśā contada a partir de Sūrya, Candra, Maṅgala, Budha, Bṛhaspati, Śukra e Śani nesta ordem. Cada planeta tem a duração idêntica de doze anos em sua Daśā.




8. Dvisaptati-Samā Daśā

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37-39. No sistema de Dvisaptati-Samā Daśā, a contagem é feita a partir de Mūla até o Nakṣatra de nascimento. O valor obtido é dividido por oito e o restante determinará os Senhores das Daśās na seguinte ordem: Sūrya, Candra, Maṅgala, Budha, Bṛhaspati, Śukra, Śani e Rāhu. Ketu é ignorado. Neste sistema de Daśā todos os oito Grahas têm 9 anos cada um em suas Daśās.





9. Ṣaṣṭhihāyanī Daśā

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40-41. Se Sūrya estiver localizado no Lagna, então Ṣaṣṭhihāyanī Daśā deve ser adotada. Começando de Aśvinī Nakṣatra, um grupo de três e quarto Nakṣatras, tomados alternativamente, representará o Senhor da Daśā nesta ordem: Bṛhaspati, Sūrya, Maṅgala, Candra, Budha, Śukra, Śani e Rāhu. O primeiro das três Daśās dos planetas tem, cada um, a duração de dez anos, e as últimas cinco Daśās tem seis anos cada uma.



10. Ṣaṭatriṁśatasamā Daśā

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42-43. Quando em nascimento diurno e estando o Lagna na Horā de Sūrya, ou quando em nascimento noturno e estando o Lagna na Horā de Candra, então a Ṣaṭatriṁśatasamā Daśā é indicada. Conte de Śravaṇa Nakṣatra até o Janma Nakṣatra e divida por 8. O resto indicará os Senhores das Daśās na seguinte ordem: Candra, Sūrya, Bṛhaspati, Maṅgala, Budha, Śani, Śukra e Rāhu. Ketu não participa deste sistema. Cada Daśā tem o seguinte período de anos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 anos, respectivamente.



11. Kāla Daśā

44-49. O período de 5 Ghaṭīkās (2 horas) antes do surgimento do disco solar  e de 5 Ghaṭīkās depois do surgimento, e de 5 Ghaṭīkās antes e 5 depois do pôr de Sol, que são 10 Ghaṭīkās no entardecer e 10 Ghaṭīkās ao amanhecer, respectivamente. O período total de ambos Sandhyas (junções) é de 20 Ghaṭīkās (8 horas). As 20 Ghaṭīkās do entardecer é chamada de Pūrṇā e as 20 Ghaṭīkās do amanhecer é chamada de Mugdhā. As 10 Ghaṭīkās do Sandhya no momento do nascer do Sol é chamada de Khaṇḍā, e do pôr do Sol é chamada de Sudhā.

Se o nascimento acontecer em Pūrṇā ou em Mugdhā, suas Ghaṭīkās devem ser multiplicadas por 2 e o produto deve ser dividido por 15. O valor assim obtido deve ser convertido em anos, meses etc. e contado como fator constante. Multiplique este fator por 1 a 9 na ordem natural, a Kāla Daśā do correspondente planeta começa de Sūrya a Rāhu. No caso de um nascimento ser durante o Sandhya (a junção), então suas Ghaṭīkās passadas devem ser multiplicadas por 4 e o produto deve ser dividido por 15. O valor assim obtido deve ser tomado como anos, meses etc., deve ser multiplicado pelo número de série de Sūrya em diante para obter a Kāla Daśā de todos os Navagrahas.

12. Cakra Daśā

50-51. Caso o nascimento ocorra de noite, a Daśā começará de Lagna Rāśi. Se o nascimento ocorre durante o dia, a Daśā começa da Rāśi no qual o Senhor do Lagna está colocado. Se o nascimento ocorre durante um Sandhya, a Daśā começa da Rāśi do 2º Bhāva. A Daśā de cada Rāśi é de 10 anos. Assim é o sistema de 12 Rāśis no Zodíaco que é conhecida como Cakra Daśā.

13. Kālacakra Daśā

52-53. Mahāṛṣi Parāśara disse: Oh Brahmane! Agora, depois de prestar obediência ao Senhor Śiva, descreverei a Kālacakra Daśā, assim como foi narrada para a Deusa Pārvatī pelo Senhor Śiva nos antigos tempos, para que os sábios possam ser capazes de interpretar corretamente.
54-55. Trace duas Kuṇḍalinīs (gráficos) de doze Koṣṭhas (compartimentos) cada um ao desenhar linhas verticais e horizontais em Savya (sentido dos ponteiros do relógio) e Apsavya (sentido inverso). Fixando Meṣa Rāśi no segundo compartimento de cada Kuṇḍalī, e seguindo a sequência da ordem das Rāśis, preenchendo cada compartimento seguinte com uma Rāśi. Estas Kuṇḍalinīs, indicativa das 12 Rāśis, são chamadas Dvadaśa-Rāśyātmaka Kālacakra.
56-58. Escreva Aśvinī, Bharaṇī e Kṛttikā no Savya Cakra, e Rohiṇī, Mṛgāśirṣā e Ārdrā no Apsavya Cakra. Em seguida, adicione os três Nakṣatras seguintes Punarvasu, Puṣya e Āśleṣā no Savya Cakra, e depois Maghā, Pūrva Phalgunī e Uttara Phalgunī no Apsavya Cakra. Faça o mesmo com os 3 próximos Nakṣatras (Hasta, Citrā e Svātī), adicionando-os em Savya Cakra. E os 3 próximos (Viśākhā, Anurādhā e Jyeṣṭhā) em Apsavya. Repita com os 3 Nakṣatras seguintes (Mūla, Pūrva Aṣāḍhā e Uttara Aṣāḍhā) em Savya e os 3 seguintes (Śravaṇa, Śraviṣṭhā ou Dhaniṣṭha, Śatabhiṣā ou Śatatāraka) em Apsavya. Termine colocando os 3 últimos Nakṣatras (Pūrva Bhādrapadā, Uttara Bhādrapadā, Revatī) em Savya. Então haverá 15 Nakṣatras no Savya e 12 Nakṣatras no Apsavya, em um total de 27, porque para as 12 Rāśis existem 12 padas de 3 Nakṣatras, dos Navāṃśas. Os Padas de Aśvinī, Punarvasu, Hasta, Mūla, Pūrva-Bhādrapadā, Kṛttikā, Āśleṣā, Svātī, Uttara Aṣāḍhā e Revatī do Savya, devem ser contados (são identificados) da mesma forma, assim como os quadrantes (Padas) de Aśvinī.
59. Oh Maitreya, agora descreverei como os quadrantes (Padas) dos Nakṣatras são compatíveis com Deha (corpo) e Jīva (vida).

Savya Cakra

60. No 1º Pada de Aśvinī Nakṣatra, Meṣa representa Deha (o corpo físico) e Dhanu representa Jīva (vida). Os Senhores de cada uma das Rāśis de Meṣa a Dhanu representarão os Senhores das 9 Daśās nesta ordem, como descrito anteriormente.
61. No 2º Pada de Aśvinī Nakṣatra, Makara indica Deha, e Mithuna indica Jīva. E os Senhores das 9 Rāśis de Makara a Mithuna são os Senhores das Daśās.
62-62 ½. No 3º Pada do Nakṣatra, começando de Aśvinī, Vṛṣa representa Deha enquanto Mithuna representa Jīva. Os Senhores das Rāśis de Vṛṣabha, Meṣa, Mīna, Kumbha, Makara, Dhanu, Meṣa, Vṛṣabha e Mithuna são os Senhores das Daśās nesta ordem.
63-64. No 4º Pada do Nakṣatra, começando com Aśvinī, Karkaṭa e Mīna representam Deha e Jīva, respectivamente. E, Oh Brahmane! Os Senhores das Rāśis de Karkaṭa a Mīna devem ser os Senhores destas Daśās.
65. Bharaṇī, Puṣya, Citrā, Pūrva Aṣāḍhā e Uttara Bhādrapadā estão no grupo Bharaṇī de Nakṣatras (meio da linha dos Nakṣatras em Savya) e Deha e Jīva neste grupo de cinco Nakṣatras deve ser determinado como Bharaṇī.
66. No 1º Pada de Bharaṇī Nakṣatra, Vṛścika e Mīna representam Deha e Jīva, respectivamente. E os Senhores das Rāśis Vṛścika, Tulā, Kanyā, Karkaṭa, Siṃha, Mithuna, Vṛṣa, Meṣa e Mīna são, nesta ordem, os Senhores das Daśās.
67. Kumbha e Kanyā no 2º Pada de Bharaṇī Nakṣatra, respectivamente, representam Deha e Jīva, e os Senhores de Kumbha a Kanyā são os Senhores das Daśās em sua ordem natural.
68. No 3º Pada de Bharaṇī, Tulā representa Deha e Kanyā representa Jīva. E as Rāśis Tulā, Vṛścika, Dhanu, Makara, Kumbha, Mīna, Vṛścika, Tulā e Kanyā tem seus Senhores, respectivamente, como Senhores destas Daśās.
69. O 4º Pada de Bharaṇī vai para Karkaṭa como Deha, e Dhanu como Jīva, e seus Senhores das Rāśis Karkaṭa, Siṃha, Mithuna, Vṛṣa, Meṣa, Mīna, Kumbha, Makara, Dhanu (sentido inverso) são os Senhores das Daśās. Oh Brahmane! Assim descrevi o Savya Cakra exaustivamente. Agora explicarei o Apsavya Cakra.

Apsavya Cakra

70. Desenhe semelhantemente uma Carta de 12 Koṣṭhas (compartimentos) como feito anteriormente.
71-72.  No 2º Koṣṭha da Carta, escreva as Rāśis de Vṛścika no sentido anti horário, ou seja, Vṛścika, Tulā, Kanyā e assim por diante. Oh Brahmane! Os maiores Svants chamaram os 4 Nakṣatras, Rohiṇī, Maghā, Viśākhā e Śravaṇa como Apsavya. A representação de Deha e de Jīva nestes 4 Nakṣatras são delineados da mesma forma como feito no caso de Rohiṇī Nakṣatra.
73-76. No 1º Pada de Rohiṇī Nakṣatra, Karkaṭa é assinalado como Deha e Dhanu como Jīva. Os Senhores das Rāśis Dhanu, Makara, Kumbha, Mīna, Meṣa, Vṛṣa, Mithuna, Siṃha e Tulā serão os Senhores das Daśās. Semelhantemente, no 2º Pada de Rohiṇī Nakṣatra, Tulā é Deha e Kanyā é Jīva. E os Senhores das Rāśis Kanyā, Tulā, Vṛścika, Mīna, Kumbha, Makara, Dhanu, Vṛścika e Tulā são os Senhores das Daśās. De igual modo, no 3º Pada de Rohiṇī, Kumbha se torna Deha e Kanyā se torna Jīva. E os Senhores das Rāśis Kanyā, Siṃha, Karkaṭa, Mithuna, Vṛṣa, Mīna, Dhanu, Makara e Kumbha irão agir como os Senhores das Daśās. Por último, no 4º Pada de Rohiṇī, Vṛścika age como Deha e Mīna como Jīva. Os Senhores das Rāśis Mīna, Meṣa, Vṛṣa, Mithuna, Siṃha, Karkaṭa, Kanyā, Tulā e Vṛścika serão os Senhores das Daśās.
77. O Deha e Jīva dos Nakṣatras restantes sob Apsavya, ou seja, Mṛgāśirṣā, Ārdrā, Pūrva Phalgunī, Uttara Phalgunī, Anurādhā, Jyeṣṭhā, Śraviṣṭhā ou Dhaniṣṭha (Dhanishta), Śatabhiṣā ou Śatatāraka devem ser determinados com base em Mṛgāśirṣā Nakṣatra.
78-81. No 1º Pada de Mṛgāśirṣā Nakṣatra, Karkaṭa é Deha e Mīna é Jīva. O Senhor das Rāśis de Mīna a Karkaṭa, no sentido inverso do ponteiro dos relógios, são os Senhores das Daśās. Vṛṣa representa Deha e Mithuna representa Jīva no 2º Pada de Mṛgāśirṣā Nakṣatra, e os Senhores das Daśās são os Senhores das Rāśis Mithuna, Vṛṣa, Mīna, Dhanu, Makara, Kumbha, Mīna, Meṣa e Mīna novamente, nesta ordem. O 3º Pada de Mṛgāśirṣā Nakṣatra tem Makara como Deha e Mithuna como Jīva, e os Senhores de Mithuna, Siṃha, Karkaṭa, Kanyā, Tulā, Vṛścika, Mīna, Kumbha e Makara são os Senhores das Daśās nesta ordem. Mīna como Deha e Dhanu como Jīva formam o 4º Pada de Mṛgāśirṣā Nakṣatra. Os Senhores das Rāśis na ordem inversa de Dhanu a Meṣa, ou seja, as Rāśis 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 devem governar as Daśās nesta ordem.
82. Mahāṛṣi Parāśara disse: Oh Brahmane! Expliquei Deha e Jīva e também os Senhores das Daśās dos vários Padas dos Nakṣatras da mesma forma como foi narrado à Deusa Pārvatī pelo Senhor Śiva.
83. Vipra respondeu: “Oh Grande Sábio! Gentilmente me diga sobre os períodos das Daśās descritas por você. Também me descreva gentilmente o método de calcular o início, o período expirado e os períodos restantes da Daśā do nascimento”.
84. Mahāṛṣi Parāśara disse. “A duração das Daśās começando de Sūrya são na ordem de 5, 21, 7, 9, 10, 16 e 4 anos, para Sūrya, Candra, Maṅgala, Budha, Bṛhaspati, Śukra e Śani, respectivamente. Os planetas devem ser contados como os Senhores das respectivas Rāśis das Daśās”.
85-86. A duração de vida de uma pessoa (ou de um querente) é determinada a partir dos Padas (Āṃśas) do Nakṣatra no momento do nascimento, ou o momento que a pergunta é feita1. Seja qual for o número de anos atribuído às 9 Rāśis (representando o dito quadrante, ou Pada), ele representa a expectativa de vida do indivíduo. Muitos Astrólogos opinam que se o nascimento acontece na 1ª parte do quadrante, no início, o nativo é abençoado com plena expectativa de vida (pūrṇāyū), e se no meio do quadrante, a pessoa terá metade da expectativa em sua vida. Se o nascimento acontece no final do quadrante, o nativo pode passar por sofrimentos que levem à morte.

Navāṃśas dos Padas dos Nakṣatras

87-88. Os instruídos nos fizeram conhecer os termos quadrantes (Padas) dos Nakṣatras através destes fundamentos. Agora descreverei o método de repartição dos Padas dos Nakṣatras. Divida o número de Nakṣatras passado de Aśvinī por 3. Ignorando o quociente, multiplique o restante por 4 e então adicione o número de Padas do Nakṣatra operante. O valor resultante indicará o Navāṃśa na contagem através de Meṣa.



1. Aqui fica evidente que muitos dos conceitos de Parāśara podem e devem ser usados em Praśna Mārga e demais ramos da astrologia védica. Entretanto o astrólogo deve estudar todos os sistemas preditivos em Jyotiṣa para reconhecer quando um princípio é admissível e quando não é nas demais vertentes desta Ciência.

89. Na Kālacakra Daśā, a expectativa plena de vida (pūrṇāyū) para Meṣa-Āṃśa serpa de 100 anos, para Vṛṣa-Āṃśa será de 85 anos, para Mithuna-Āṃśa será de 83 ano, e para Karkaṭa-Āṃśa será de 86 anos. A 5ª e 9ª Rāśis a partir destas Rāśis também terão os mesmos números de anos.

Método de fixar a primeira Mahā Daśā

90-91. O período decorrido (em Ghaṭīkās e Palas) do Pada do Nakṣatra do nascimento deve ser multiplicado pelos anos da Daśā existente e em seguida dividido por 15. O valor resultante representa o período expirado da Daśā em anos, meses etc. Em seguida, subtraindo isto do número total de anos, o saldo do período da Daśā é obtido. Mahadaśās são calculadas começando deste saldo do período da Daśā.

92. Multiplique as Ghaṭīkās e Palas decorridas do presente Pada do Nakṣatra pelo número de anos do dito Pada e o valor resultante deve ser dividido por ¼ do Bhabhoga. Os anos etc assim obtidos podem ser, em seguida, subtraídos do total do período da Daśā. O resultado daí será o saldo da Daśā do nascimento, em anos, meses, dias etc.

Método Alternativo

93. A porção expirada (kālas, ou minutos) do Navāṃśa de Candra deve ser multiplicada pelo valor (em termos de anos) do Pada corrente do Nakṣatra e dividido por 200º (duzentos graus). O resultado em anos, meses etc., será a porção expirada da Daśā. Pela subtração dele a partir do número total de anos, o saldo da Daśā ao nascimento é obtido.

94-95. No Savya Cakra (Carta), o primeiro Āṃśa é chamado Deha e o último é chamado Jīva. Na ordem inversa no Apsavya Cakra o primeiro é Jīva e o último é Deha. A contagem em relação ao Savya Cakra deve começar de Deha, e para o Apsavya deve começar de Jīva, e as predições devem ser acertadas.

Os três diferentes tipos de movimentos das Rāśis (Rāśi Gati) no sistema Kālacakra

96-98. Os antigos sábios descreveram três tipos de movimentos das Rāśis no sistema da Kālacakra Daśā. Esses movimentos são conhecidos como Maṇḍūkī1, Markaṭī 2 e Siṃhāvalokan3. A Rāśi que se move para a seguinte, saltando sobre ela é chamada de Maṇḍūkī Gati. A Rāśi que se move para trás, para as anteriores, é conhecida como Markaṭī Gati. A Rāśi quando salta sobre a 5ª ou a 9ª (ou seja, os trinos), é denominada Siṃhāvalokan Gati.

99-100. O movimento da Daśā de Kanyā à Karkaṭa, e o movimento da Daśā de Siṃha a Mithuna são chamados de Maṇḍūkī Gati. O movimento da Daśā de Siṃha à Karkaṭa é chamado de Markaṭī Gati. E o movimento em salto de Mīna sobre Vṛścika, e de Dhanu sobre Meṣa é chamado de Siṃhāvalokan Gati. Depois de um apurado conhecimento desses três tipos de movimentos, o prognóstico através da Kālacakra Daśā deve ser tomada.



1. Maṇḍūkī – de maṇḍūkihā, o feminino de um sapo, isto é, uma rã. Referência aqui ao movimento do sapo que se move aos saltos.
2. Markatī – de markatā, aqui no sentido de um macaco que se movimenta para trás.
3. Siṃhāvalokan – ou seja, que contempla muito longe. Ao mesmo tempo significando um leão que olha para trás e muito longe.



Consequência desses três movimentos durante as Daśās

101-102. A Daśā da Rāśi que tem Maṇḍūkī Gati no ciclo de Savya, confere medo e angústias mentais entre amigos. O pai desenvolve medo ou se torna perturbado por veneno, armas, fogo, febre, ladrões etc. Maṇḍūkī Gati quando formado em Siṃha e Mithuna Daśās, a morte da mãe deve ser predicada e, além disto, a própria morte, medo de autoridades e chance de ter medo de doenças também é indicado.

103. As Daśās com Markaṭī Gati ocorrendo no ciclo de Savya, trará perda de riqueza, de prosperidade e de animais, morte do pai ou dos mais velhos e indolência.

104-105. Durante as Daśās de Siṃhāvalokan Gati ocorrendo no ciclo de Savya, o nativo experimentará problemas de animais, perda de afetos ou escárnio entre amigos, dores provocadas por pessoas próximas e queridas. Afogamento em um poço e a possibilidade de ferimentos por venenos, armas e fogo; chance de cair de objetos em movimento, ou seja, carroça, animais, veículos etc., dores de febre e a destruição da casa, da residência etc., serão causados.

106-108. No ciclo de Apsavya, o Maṇḍūkī Gati estabelecerá problemas para esposa, filhos etc., a possibilidade de febre e queda de status. As Daśās das Rāśis em Markaṭī Gati produzirá medo de água, perda de posição, morte do pai, punimento de autoridades governamentais etc., e andanças por floresta também é esperado. Nas Daśās das Rāśis com Siṃhāvalokan Gati e no ciclo de Apsavya, perda de emprego ou rebaixamento de função, morte do pai ou de pessoas próximas deve ser esperada.

Efeitos especiais dos movimentos

109-111. O movimento da Rāśi na Daśā de Mīna à Vṛścika, causará, definitivamente, medo para o nativo. Na sucessão de Kanyā a Karkaṭa, trará a destruição dor irmãos e de amigos. Na de Mithuna à Siṃha, trará males para a esposa. Na de Karkaṭa para a Rāśi de Siṃha, causará morte para o nativo. Quando Dhanu Daśā precede Meṣa Daśā, a morte do irmão ou do pai ocorre. Nas Daśās de Rāśis ocupadas por planetas maléficos ou benéficos, os resultados auspiciosos e inauspiciosos devem ser predicados durante a ocorrência delas.

112-113. Oh Brahmane! No sistema da Kālacakra Daśā, os efeitos favoráveis e desfavoráveis devem ser predicados com basse na Rāśi da Daśā. Durante o período da Daśā governante daquela Rāśi, as predições devem ser feitas através da média dos movimentos direcionais das Rāśis.

114-119. Se os movimentos forem de Kanyā Daśā para Karkaṭa, viagem para a direção oriental será favorável e viagens para a direção Norte naquele momento também serão benéficos. Viagem para a direção Leste é proibida durante o movimento de Siṃha Daśā para Mithuna Daśā. A viagem para o Sudoeste será, contudo, frutificante e o nativo retorna depois de realizar a tarefa. Quando Karkaṭa Daśā se move para Siṃha Daśā, se o nativo empreender uma viagem, a missão não será realizada e ele terá de ir para o Oeste ao invés de para o Sul. No movimento de Mīna Daśā para Vṛścika Daśā, o problema será sentido no lado Norte do quadrante. O movimento de Dhanu Daśā para Makara Daśā, indubitavelmente cria obstáculos na direção Norte. Quando Dhanu Daśā pula sobre Meṣa Daśā, isso indica males, prisão, morte etc., durante a viagem.

Oh Brahmane! Quando a Daśā de Dhanu retrocede para Vṛścika Daśā, o nativo é abençoado com confortos, fama, casamento. Durante o período quando a Daśā de Siṃha retrocede para Karkaṭa Daśā, a viagem para o Oeste deve ser evitada. As combinações (Yogas) de planetas benéficos rendem resultados favoráveis, enquanto que o de planetas maléficos indicam resultados desfavoráveis.

Resultados dos Navāṃśas da Kālacakra Daśā

120-122. De acordo com o sistema da Kālacakra Daśā, se o nascimento ocorrer no Navāṃśa de Meṣa, o nativo será bravo, mas um ladrão. Se o nascimento acontecer no Navāṃśa de Vṛṣa, o nativo será rico. Se o nascimento ocorrer no Navāṃśa de Mithuna, o nativo será instruído. Se o nascimento ocorrer no Navāṃśa de Karkaṭa, o nativo obterá a realeza. Se ocorrer no Navāṃśa de Siṃha, o nativo será honrado pelo rei. Se o nascimento ocorre no Navāṃśa de Kanyā, o nativo ser torna um erudito. Se o nascimento ocorre no Navāṃśa de Tulā, o nativo obtém um Ministério. Se o nascimento ocorre no Navāṃśa de Vṛścika, o nativo se torna ele mesmo um indigente. Se o nascimento ocorre no Navāṃśa de Dhanu, o nativo será altamente educado. O nascimento no Navāṃśa de Makara faz o nativo cometer pecados. Se o nascimento ocorre no Navāṃśa de Kumbha, o nativo se torna um homem de negócios. E se acontece no Navāṃśa de Mīna, ele se torna rico.

Efeitos dos planetas em Rāśis Dehas e Jīvas

123-128. Se as Rāśis Dehas e Jīvas são ocupadas por qualquer um desses planetas, Sūrya, Maṅgala, Śani e Rāhu, a morte pode ser antecipada. Se mais do que um desses planetas ocupam tais Rāśis, os danos irão além da salvação, ou seja, os resultados serão desastrosos. Se uma Rāśi Deha está afligida por planetas maléficos, doenças se estabelecerão; e se em Jīva, os sofrimentos devem ser predicados por meio de aflições mentais. Se a aflição for causada por três maléficos, a morte precoce ocorrerá, enquanto que se está afligido por 4 maléficos, a morte é inevitável. No caso de tanto Deha quanto Jīva estarem conjuntos com planetas maléficos, haverá ameaça de perseguição pelo rei (autoridades), medo de ladrão e ocorrência de morte. Se Deha ou Jīva estiverem ocupados por Sūrya, medo de fogo; se por Candra em sua fase escura, medo de afogamento; se por Maṅgala, ferimento por armas; se por Budha, doenças inflamatórias; se por Śani, doença no baço; se por Rāhu ou Ketu, medo de envenenamento. No caso das Rāśis Deja e Jīva estarem conjuntas com Budha, Bṛhaspati ou Śukra, então estes planetas proporcionarão confortos, boa fortuna, felicidade etc., para o nativo e também livramento de doenças e de sofrimentos. A ocupação de maléficos e benéficos misturados, dará efeitos bons e maus.

129-130. Durante a Daśā das Rāśis Deha e Jīva que têm o Governo de planetas maléficos, o nativo viverá perturbações e desconfortos. Em caso de planetas benéficos, os efeitos serão auspiciosos. Se nas Daśās de Rāśis governadas por planetas maléficos existirem benéficos posicionados nela, ou se planetas maléficos estiverem posicionados nas Rāśis das Daśās governadas por benéficos, os resultados serão misturados.

Interpretação da Kālacakra Daśā em relação ao Lagna e aos outros Bhāvas

131-132. Se a Rāśi da Kālacakra Daśā for o própiro Lagna, então o nativo desfrutrará de saúde em seu corpo físico e consequentes confortos. Se acontece de ser uma Rāśi benéfica, os resultados serão favoráveis, e no caso de uma Rāśi maléfica, a possibilidade de doenças pode ser antecipada. Se (o governante da Rāśi) estiver exaltado ou em sua própria Rāśi, honra, elevado status através do governo e aumento de riqueza e prosperidade pode ser esperada.