© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Sāḍe Sāti



Curiosamente nos últimos meses tenho recebido inúmeros pedidos de pessoas que alegam problemas nas mais diversas áreas de suas vidas. Quando vou analisar o mapa percebo claramente um Sāḍe Sāti em andamento. Esse texto fica como base e referência para todos os que estão passando por problemas similares.

Sāḍe Sātié o trânsito de Śani sobre Candra Natal. Sendo o mais importante trânsito em uma carta natal, pois, além de sua duração de 7 ½ anos e meio, os efeitos desse trânsito causam profundas transformações na vida da natividade. O Sāḍe Sāti começa quando Śani, em trânsito, ocupa a 12ª casa de Candra Natal, permanecendo aí por dois anos e meio. Em seguida ele transita diretamente sobre a casa de Candra Natal, permanecendo outros dois anos e meio. E, por fim, ele transita sobre a 2ª casa contada de Candra Natal, permanecendo pelo mesmo período.

O início desse trânsito é sempre o mais tumultuado, o primeiro Sāḍe Sāti na vida de uma pessoa também é o mais grave de todos por diversas circunstâncias. Entretanto, quando Śani alcança 2°–3° quer de um lado ou de outro de Candra, podemos verificar o ápice de todos os tormentos.

Ao Sāḍe Sāti é atribuído profundas transformações na carreira e na direção de vida da natividade. Mas e o que dizer quando a natividade ainda é uma criança ou jovem demais para suportar tais retornos de suas ações em forma de mudança em qualquer sentido? Simples, a vida dos que são responsáveis pela criança é que será afetada diretamente, provocando, por esse meio, mudanças na vida da criança. No Sāḍe Sāti de uma pessoa, todos que têm ligações karmicas com a natividade, família, parentes, amigos etc., são direta ou indiretamente afetados,  como veremos a seguir em algumas análises presente neste estudo.

Alguns estudiosos pretendem a classificação dos efeitos do Sāḍe Sāti quando Śani transita sobre essas três casas, separando em etapas as mudanças que ocorrerão na vida da natividade por ocupação de Śani em cada uma daquelas casas, mas o que tenho verificado é que tais efeitos não seguem uma coerência prevista, e tais etapas sugeridas parecem não obedecer uma ordem lógica de acontecimento, pelo menos não nesta regrinha básica.

Os transtornos vividos no seio familiar, por exemplo, podem ocorrer tanto no início do Sāḍe Sāti  quando Śani toca a 12ª de Candra, assim como no período intermediário, quanto como no final, quando ele transita por sobre a 2ª. Quando os sofrimentos são sentidos diretamente sobre o núcleo familiar e a natividade é jovem demais para qualquer decisão direta sobre o assunto, quer a separação dos pais levam à mudança de residência, quer a morte de um ou de ambos os pais levam à qualquer tipo de mudança, quer por quaisquer outras circunstâncias imagináveis e inimagináveis, o nativo sempre se sentirá de alguma forma abandonado à própria sorte e mergulhado em sua própria dor. Sentimentos de abandono, estados depressivos, medos, angústias, solidão e demais tormentos físicos, psíquicos e emocionais, tudo isso sempre acompanha a natividade durante esse período. A perda de outros parentes, não somente os pais, mas também filhos, irmãos etc., e que provoquem mudanças diretamente sobre a estrutura familiar da natividade é totalmente possível em um Sāḍe Sāti.

Um dos fatos mais comuns que tenho percebido em diversas cartas analisadas, é que o início ou o fim do Sāḍe Sāti (Śani nas 12ª/2ª de Candra Natal) vem sempre acompanhado com um sentimento obsessivo por algo ou alguém, levando à natividade a vivenciar relacionamentos ou hábitos compulsivos e destrutivos em sua vida pessoal. O amor desesperado, a paixão cega e irracional, o foco no sentimento do “não ser amado” em qualquer nível da vida, quer pelo amor de outrem ou não, a rebeldia, a recusa em ouvir o bom senso, o desprezo por valores morais, éticos e espirituais mais elevados, então se torna o palco de todo o drama a ser vivenciado em busca da satisfação de seu desejo. Aqui se torna evidente a maya criada por Śani desde o início do período e que marcará toda a atividade, seja em família, vida social, espiritual, saúde física e mental e até a vida profissional. Quando cessa esse período, o outro período, que faz a natividade mergulhar em arrependimento e remorso, frequentemente surge.

O envolvimento com más companhias também pode se dar tanto no meio, quanto no início ou no fim. O estado depressivo, tendências suicidas e demais desordens psíquicas, emocionais etc., bem como doenças sem qualquer relação com fundo emocional, e que surgem devido ao impacto deste trânsito, podem sobrevir igualmente nos três períodos acima citados, ou seja, antes de Śani pular Candra, quando ele está transitando por sobre Candra, e depois que ele pula Candra. Semelhantemente se pode auferir o perigo para a vida, quer por doenças graves, acidentes, ou consequências de um convívio com más companhias. Mudanças também acontecem a nível profissional, quer no início, meio ou fim de carreira. Não se pode, portanto, delinear os efeitos metodicamente em cada uma das três fases uma vez que cada natividade é única, bem como cada experiência karmica a ser vivida também é única. O que podemos fazer é estudar separadamente cada Carta Natal e predizer para a natividade as áreas de sua vida que se encontram afetadas pela maya de Śani, prescrevendo corretamente as medidas corretivas para cada caso.

Deve-se observar aqui que todo o sofrimento vivido pela natividade durante este trânsito de Śani Graha, implica em amadurecimento em todos os níveis de sua existência, quer pela tomada de responsabilidade por uma família, como no caso em que a pessoa se vê sozinha arcando com todas as despesas de um lar; quer no amadurecimento de seu próprio caráter, quando se vivencia fatores dolorosos em que se é obrigado a olhar para dentro de si mesmo, refletindo, pensando e tomando decisões que em momento algum da vida seriam tomadas se não fossem a iminência de algum mal em ocasiões de completo sentimento de abandono por tudo e por todos. Então, em qualquer Sāḍe Sāti  o nativo se vê obrigado a sair de sua zona de conforto e agir; ele se vê obrigado a sair de seu refúgio sempre seguro e lutar; quer pela sua vida, quer pela sua sobrevivência, quer pela sua reputação; mesmo sob todas as dores do mundo, sob todos os conflitos vivenciados, ele é obrigado a buscar a sua própria salvação – sozinho, em completo abandono, ou pelo menos com o mais autêntico sentimento de abandono. E esse movimento implica em crescimento e amadurecimento em todos os níveis de sua existência.

Carta 1
Na Carta Natal abaixo, vemos o início de um Sāḍe Sāti acontecendo e ainda em trânsito sobre a vida da natividade.
Feminino. Nascimento em 15.03.1971, 6:50h; Rj
Lua Natal a 6ºLi42’

Início do Sāḍe Sāti final de 2009 – Este primeiro período foi marcado por muitas dificuldades financeiras, faltando até para as necessidades mais básicas. A dificuldade maior enfrentada foi sobre a vida financeira, pois durante boa parte dessa primeira fase, a natividade carregou sobre si a responsabilidade de sustentar toda a família. Em 2011 desordens na vida familiar leva a natividade desejar abandonar o lar. Desentendimentos, brigas e toda espécie de conflito faz com que toda a família se volte contra ela. Segue-se a isto escândalos que se estende sobre a vida pública, ameaça de processos, prisão e toda sorte de perigo para a reputação da natividade.

Meio do Sāḍe Sāti, meados de 2012 – Foi um período marcado por profundas transformações na vida familiar. Quando Śani toca os 8ºLi36’, o pai da natividade vem a falecer. Algum tempo antes deste evento, a natividade principia um relacionamento que logo se torna um sentimento compulsivo e perturbador, trazendo sofrimento e uma depressão profunda na tentativa de resgatar o seu amor-próprio e se libertar disso. 

A pessoa em questão é uma amiga próxima a mim. Ela não segue o hinduísmo, não pratica qualquer outra religião, mas veio me pedir auxílio. Comprometi-me em ajudar ensinando-lhe meios corretivos, mas ela não se dispôs a aprender. Disse-lhe então que qualquer oração nesse momento seria de grande valia e poderia trazer alívio temporário, porém não o fim imediato de todos esses problemas como são as medidas corretivas aplicadas no Hinduísmo, pois tratamentos nesses casos são demorados e ininterruptos por determinados dias. Predisse-lhe, além disso, que o próximo período seria muito difícil em termos profissionais e que o perigo de viver um novo relacionamento compulsivo e perturbador ou reviver o antigo não estava descartado de todo. Aconselhei a não voltar a frequentar locais onde se pudesse conhecer e se envolver com más companhias. Em todo Sāḍe Sāti a pessoa se inclina naturalmente a frequentar esse tipo de local onde a natureza má predomina no caráter das pessoas, o que não se faria em outros momentos da vida, e o que não está sendo diferente aqui, muito embora meus conselhos.

Note que a aplicação de medidas corretivas – em qualquer problema – deve ser feita diretamente pela pessoa que vive o Sāḍe Sāti. Qualquer intercessão alheia é meramente um paliativo que traz alívio temporário por sobre a natividade. Ao final do texto deixo algumas medidas corretivas como nos clássicos de Jyotiṣa são citados.

Carta 2
Na Carta Natal abaixo está sendo analisado um Sāḍe Sāti.
Masculino. Nascimento em 07.02.1973, 23:50h; Rj
Lua Natal a 23ºPe47’

O Período começa por volta de março de 1993, aos seus 20 anos. O início e fim de um relacionamento dentro desse período de 2 anos e meio faz a natividade cair em depressão profunda. São meses de profundo sofrimento acompanhado de pensamentos suicida. O nativo vive longe de casa, à trabalho. Sentimento de abandono, solidão etc., o acompanham naturalmente, uma vez que se encontra longe da família. Durante todo esse período o nativo tenta equilibrar sua vida financeira com grande esforço, uma vez que ele ajuda a família paterna além de arcar com seu próprio sustento em terra distante.

No período seguinte, meados de fevereiro de 1996, o nativo principia um novo relacionamento, porém com muitos altos e baixos, idas e vindas, insatisfações e tristezas marcando esse período. Inúmeros incidentes ocorrem, insatisfação em todas as áreas são as queixas mais comuns, pesadas despesas sempre o acompanham durante todo o período devido ao seu próprio sustento e ao de sua família paterna em sua terra natal. Períodos em que tomou detenção/prisão no emprego – como Militar. Entretanto, no ápice de seu Sāḍe Sāti, quando Śani toca a 24ºPe02’, nasce seu filho deste último relacionamento citado, em fevereiro de 1998. A criança nasce muito adoentada, e quando o nativo entra no terceiro período do Sāḍe Sāti, com Śani retrógrado retornando para a casa de Candra Natal, ele perde a criança prematuramente com meningite. Os últimos dois anos e meio do trânsito de Śani sobre Candra Natal são extremamente pesados. Levado por um sentimento de culpa por ter se afastado de sua religião, o nativo mergulha no mais intenso fanatismo religioso, acreditando que a perda de seu filho havia sido uma punição de Deus sobre sua vida. Junto a isto, percebe-se claramente um quadro de depressão profunda e, levado por conselhos de amigos, inicia um período de tratamento psicológico para se refazer do impacto da perda de seu filho. Antes do término de seu Sāḍe Sāti, o nativo consegue transferência para sua cidade Natal.

Tenho analisado outros Sāḍe Sāti, inclusive de crianças, onde o karma é sentido mais profundamente sobre a mãe/pai responsável diretamente pela criança, e que frequentemente funciona como uma espécie de para-raio, já que crianças pouca ou nenhuma consciência têm da gravidade dos fatos que as circundam, limitando-se a sofrer sem a compreensão plena dos fatos. Acompanhei alguns casos assim durante anos, posteriormente aprofundando com a astrologia védica, e esses períodos costumam ser marcantes e recordados em forma de traumas difíceis de serem superados. Em todo caso um ou outro pai da criança está recebendo um trânsito difícil de Śani Graha também, não coincidente e frequentemente outro Sāḍe Sāti, mas um Kaṇṭaka Śani, por exemplo. Esse trânsito será tratado em outro ensaio, bem como todo o seu impacto e mesmo a ligação kármica existente nos eventos de toda uma família, acompanhado das medidas corretivas propícias. E embora essas diversas Cartas estudadas, não as exporei todas aqui, pois as duas últimas sintetizam de modo bem evidente os males que acometem a toda natividade, pois como eu sempre digo – o Sāḍe Sāti é para todos.

Um adito ao texto. A diferença entre as duas Cartas Natais acima citadas é que a Carta 1 é de uma natividade que passa pelo seu segundo Sāḍe Sāti, enquanto a Carta 2 é de uma pessoa que passa pelo seu primeiro Sāḍe Sāti. O impacto deste trânsito é muito diferente nas duas análises, como se pode perceber. O primeiro Sāḍe Sāti é sempre mais impactante do que o segundo. E em todos eles haverá períodos de paz mesmo que nenhuma medida corretiva seja aplicada. Mas tais períodos são temporários, até que se finde todo o trânsito. Entretanto, medidas corretivas são meios eficazes de sanar os problemas decorrentes em cada fase do período.

Enfim, podemos agora traçar resumida e claramente os problemas mais comuns de um Sāḍe Sāti. Obsessão por algo e/ou alguma pessoa; paixão desenfreada; relacionamento compulsivo; envolvimento com pessoas de natureza inferior, pouco espiritualizada e/ou má e pervertida; perdas afetivas em qualquer campo, seja pela morte física ou pelo rompimento de laços afetivos de modo definitivo; escândalos e perigo para a própria reputação; aumento de inimizades, sobretudo entre pessoas da família; pesadas despesas financeiras e/ou ausência completa dos meios de subsistência material; prisão e/ou ameaça de prisão; risco de morte prematura, quer pelo suicídio ou devido à associação com pessoas más, ou até mesmo por acidentes; problemas com o governo; perda de emprego e/ou mudança de emprego; mudança de residência; sofrimento, angústias, depressão, sentimento de abandono e de estar passando por tudo isso sempre sozinho e abandonado por tudo e por todos.

Remédios

Quando Śani Graha transita na 12ª casa de Candra Natal – Adoração de Kālī Mā adicional ao bīja mantra de Śani. Quando Śani Graha transita na 1ª casa de Candra Natal – Adoração de Śrī Hanuman adicional ao bīja mantra de Śani. Quando Śani Graha transita na 2ª casa de Candra Natal – Adoração de Śrī Kṛṣṇa adicional ao bīja mantra de Śani. Deve-se começar o tratamento no dia da semana indicado pelo governante da Rāśi onde Śani está depositado, e manter por 40 dias ininterruptos. A Caridade aqui não é um meio alternativo, mas deve ser feita em conjunta à medida corretiva, sempre aos Sábados e voltado para os idosos.

Veja tudo sobre Kaṇṭaka Śani.