Quais os Conhecimentos
que Astrologia Védica Compreende?
Eu fiz uma abordagem mais profunda do estudo citando datas
históricas, mas este comentário está reservado para a Introdução de BṛhatParāśara Horā Śāstra, cuja tradução, feita por mim, está em andamento.
O Capítulo 1 de BPHS, Ślokas 1-4, começa falando sobre as
divisões do Sistema de Jyotiṣa “Oh,
venerável Maharṣi, Jyotiṣa, o supremo membro dos Vedas, tem três
divisões, ou seja, Horā, Gaṇita e
Saṁhitā. Dentre estas três divisões, a Horā, ou a parte geral da Jyotiṣa
é ainda a mais excelente. Eu desejo conhecer este seu glorioso aspecto. Esteja
satisfeito em me dizer como este Universo foi criado? Como ele termina? Qual a
relação que os animais, nascidos nesta terra, têm com os corpos celestiais? Por
favor, fale-me elaboradamente.”
Em Praśna Mārga, por Harihara, e traduzido por B.V. Raman,
Capítulo 1:5-8, ele dá a Classificação dos três Skandhas em Gaṇita, Saṁhitā e
Horā ao dizer: “Skandhatryātmakaṁ jyotiśa
śāstrametat ṣaḍaṅgavat gaṇitaṁ saṁhitā horā ceti skandhatryaṁ matam”
Abaixo os Stanzas descritos
no Praśna Mārga que dão a classificação dos Skandhas e seus Aṅgas:
“Esta Antiga CiênciaAstrológica está dividida em três skandhas, ou seis Aṅgas (membros). Os três
Skandhas são Gaṇita (Siddhanta), Saṁhitā e Horā. Os Sábios classificaram esta grande
Ciência da Astrologia em seis Aṅgas, ou seja, Jātaka (Nascimento/Horóscopo Geral), Gola
(Geometria), Nimitta (Astrologia Mundana), Praśna (Horária), Muhūrta
(Astrologia Eletiva) e Gaṇita (Matemática). Gaṇita Skandha está subdividido em
Gola e Gaṇita. Horā Skandha aborda Jātaka, Praśna, Muhūrta e uma parte de
Nimitta. Saṁhitā Skandha abrange a maior parte de Nimitta. Saṁhitā também lida
com as várias fortunas das pessoas, mudança do tempo e progresso do reino
animal. Essa parte também trata da natureza e forma dos meteoros, estrelas
cadentes e todos os maravilhosos fenômenos da natureza.”
Varaha Mihira também concorda com as 3 principais seções na
Astrologia, ou seja, Astronomia, Horóscopo (Horā) e Saṁhitā, quando faz a
seguinte observação em seu Bṛhat Saṁhitā: “A
Astrologia tem muitas divisões, mas pode ser convenientemente estabelecida em
três específicas seções de Gaṇita (Astronomia), Horā (Horóscopo) e Sakha
(Matemática Astrológica)”.
Os três Skandhas podem
ser definidos assim:
1. Siddhanta (Gaṇita) – a parte matemática necessária ao
estudo da Astronomia e da Astrologia. Esta é subdividida em Gaṇita (Matemática)
e Gola (Geometria).
2. Horā – é a parte geral da Astrologia, e
esse Skandha abrange 4 dos seis Aṅgas, a saber, Jātaka, Praśna, Muhūrta e uma
pequena parte de Nimitta.
3. Saṁhitā – É o corpo de conhecimento pelo qual o tempo (kāla) é conhecido, e ele
está subdividido em outros membros, a saber, Nimitta (a maior parte desse
conteúdo, Sakuna, Svapna (Sonhos), Fenômenos Naturais, Estudos dos Animais,
Gochara (Trânsito Planetário), Eclipses, Trânsitos Lunares, Sinais do céu como
meteoros etc.,
Os Seis Aṅgas a que se
referem o Stanza 6 são:
1. Jātaka – lida com predições com base no signo
ao nascimento;
2. Gola – lida com os sistemas planetários,
suas naturezas e peculiaridades e, em breves palavras, com a astronomia.
3. Nimitta – leva em consideração os tatkalika lakshanas, ou o que é
popularmente conhecido como Presságios obtidos em um determinado momento, e faz
predições sobre certos gestos.
4. Praśna – refere-se às predições que se
baseiam no momento em questão. Mais popularmente conhecido como Horária,
respondendo perguntas específicas.
5. Muhūrta – este método tem como referência a
fixação de um momento auspicioso para o sucesso em questões religiosas, que
tenha como objetivo uma longa duração e demais questões espirituais, incluindo
neste objetivo o momento mais auspicioso para o casamento, viagem e demais
empreendimentos, sejam estes espirituais ou mundanos.
6. Gaṇita – amplamente falado, Gaṇita se refere
à matemática Astronômica e Astrológica.
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CONTINUAÇÃO ...
Nos Stanzas seguintes, 9 a 12,
Harihara prossegue:
“A Astrologia pode também ser dividida em duas partes, ou seja, Pramāṇa
e Phala. Gaṇita Skandha é uma parte de Pramāṇa, enquanto que os outros dois
Skandhas são partes de Phala”.
Gaṇita é uma parte de Pramāṇa,
isto porque a verdade é, em si mesma, demonstrativa. Ou seja, a verdade é
percebida por meio de medidas e cálculo. Já Phala abarca os outros dois
Skandhas (Horā e Saṁhitā) porque Phala está baseado no fenômeno da
causa-efeito. O horóscopo e demais meios divinatórios são meramente indicativos
da ação do Karma. Daí então, o futuro do homem é somente o fruto (phala) de
suas ações passadas.
“Os Vedas têm seis membros (aṅgas), ou seja, Jyotiṣa, Kalpa, Nirukta, Śikṣā,
Vyākaraṇa e Chandas. Para os Vedas, os seis importantes membros, ou seja, pés,
rosto (boca), mãos, olhos, nariz e ouvidos são representados por Chandas,
Vyākaraṇa, Kalpa, Jyotiṣa, Śikṣā e Nirukta, respectivamente. Assim como a
Astrologia é considerado os olhos dos Vedas, assim ele obtém o principal lugar.
Nenhuma pessoa, possuindo todos os órgãos intactos, mas sem os olhos, pode ter
uma individualidade”.
Esses Stanzas enfatizam a
importância da Astrologia como sendo o principal membro dos Vedas. Os Vedas têm
seis Aṅgas (membros), e Jyotiṣa é o primeiro e mais importante, o qual
representa os olhos do Puruṣa. Os outros cinco membros são Chandas (pernas,
pés), Vyākaraṇa (boca), Kalpa (mãos), Śikṣā (nariz) e Nirukta (ouvidos).
Chandas Śāstras é o estudo sobre
os Ṛṣis e os Chanda Devatās mencionados nos Vedas; Vyākaraṇa ou Śabda é o
estudo sobre a peculiaridades gramaticais encontradas nos Vedas. Kalpa é o
estudo sobre o procedimento a ser seguido nos sacrifícios e nos Dharmas do
Sacerdotes. Śikṣā é o estudo relacionado aos sons e às fonéticas dos Vedas.
Nirukta é o estudo do significado especial das palavras e sons Vedicos. Chandas,
Kalpa e Vyākaraṇa estão na forma de Sutras, Nirukta está em prosa e Śikṣā e
Jyotiṣa estão em forma de versos. Jyotiṣa, obviamente, é o mais importante
membro do Veda Puruṣa (a personificação dos Vedas).
Assim foi dada a importância para o estudo de Jyotiṣa entre os membros dos Vedas nos Tratados de Astrologia.