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Candra nas 12 Rāśis

Candra representa a mente e as emoções de uma pessoa – a colocação de Candra em determinados pontos em um mapa, tais como as Rāśis, os Bhāvas, os Nakṣatras etc., dão pistas importantes sobre a natureza mental/emocional de uma pessoa, bem como sua constituição. Candra é do elemento Jala que é amigo de Pṛthvī e Ākāśa, neutro a Vāyu e inimigo de Agni. Candra é inimigo de Rāhu e de Ketu, neutro a Maṅgala, Bṛhaspati, Śukra e Śani, e amigo de Sūrya e de Budha Grahas. Candra governa sobre Karkaṭa, tem sua Exaltação a 3º de Vṛṣa e sua Debilidade a 3º de Vṛścika. Vṛṣa é o seu Mūlatrikoṇa. Candra é de natureza Sattvica e pertence às castas dos Comerciantes.


I. Candra em Meṣa  – Meṣa é do elemento fogo, governado por Maṅgala, cujo Bhūta é Agni. Meṣa tem Pitta em sua constituição, que é uma mistura dos elementos fogo e água, e governa sobre o Lagna.

Por ser a primeira Rāśi do Zodíaco, cujo triguṇa é pleno de rajas, a mente é levada a um estado rajasico, que dá ao nativo o impulso criativo necessário. Sem rajas não haveria criação, ele é o elemento que promove a ação em todos os níveis de manifestação no mundo da forma. Por ser governado por Maṅgala, e este ser pleno de Agni, elemento inimigo de Jala, as emoções do nativo podem viver em constante ebulição e, dependendo das outras energias que circundam Candra ao nascimento, sua ação impulsiva pode ser maior ou menor em intensidade, isto é, pode tanto ser direcionada corretamente quanto de modo destrutivo. Impulsos, reflexos, estímulos; desejo de liderar; capacidade para tomar iniciativas e pensar em soluções práticas que visam um objetivo a ser realizado a curto prazo são comuns. A capacidade de liderança se corretamente direcionada, bem como os meios pelo qual a natividade demonstrará suas emoções, dependerá em muito de onde o dispositor se encontra localizado, suas associações, bem como o aspecto e yuti que Candra recebe ao nascimento. Então o impulso pode ser tanto construtivo quanto destrutivo, em breves palavras.

1. Aśvinī, localizado a 00° – 13°20′ Áries – Ketu, governante de Aśvinī Nakṣatra, é semelhante a Maṅgala Graha, ele possui Agni Tattva e está dotado com Tamas Guṇa. Candra recebe essas energias e o nativo mostra um grau muito maior de impulsividade e desejo de liderança. Não raro ocorrem disputas em seu meio de convívio. Além disso, Candra e Ketu são inimigos naturais, o que torna a condição mental/emocional do nativo um tanto quanto difícil.

1º Pada – 00º00’ – 03º20’ de Meṣa – cai em Meṣa Navāṃśa e é governado por Maṅgala – pioneirismo, coragem, atividade física, liderança e iniciativa marcam este pada. 
2º Pada – 03º20’ a 06º40’ de Meṣa – cai em Vṛṣa Navāṃśa e é governado por Śukra – esplendor, graça e beleza dão as características marcantes deste pada, com uma especial inclinação para as artes. 
3º Pada – 06º40’ de Meṣa a 10º00’ de Meṣa – cai em Mithuna Navāṃśa e é governado por Budha – luz, humor, aspecto comunicativo, iniciativa no discurso e em habilidades comerciais marcam este pada. 
4º Pada – 10º00’ a 13º20’ de Meṣa – cai em Karkaṭa Navāṃśa e é governado por Candra – é a parte da medicina dos Aśvinīs. Este pada olha para as necessidades dos outros e normalmente é muito envolvido com o consciente coletivo em um dado ponto do tempo.

2. Bharaṇī, localizado a 13°20′ – 26°40′ Áries – Śukra, governante de Bharaṇī Nakṣatra, é o planeta mais rajasico do sistema. Assim como Candra, ele possui Jala Tattva. A tendência aqui é levar o impulso de criar de um modo mais emocional do que mental. As emoções sempre prevalecerão nas ações, a menos que Candra receba aspecto, esteja depositado ou em yuti com Śani, que possui Vata Tattva ou com Budha, que possui Pṛthvī Tattva. Candra é neutro natural a Śukra, logo, não há conflito gerado por sua colocação em Nakṣatras governados por ele a não ser uma inclinação muito maior para agir tomado pela emoção do momento.

1º Pada – 13º20’ – 16º40’ de Meṣa – Cai no Navāṃśa de Siṁha,  governado por Sūrya  Aqui o foco é a criatividade e auto-imersão. Sūrya é vida, o sustentador do mundo e doador da vida. A energia aqui se torna auto-centrada, planetas aqui tendem a manifestar essa natureza e podem frequentemente ofender os outros sem qualquer sentido.
2º Pada – 16º40’ a 20º00’ de Meṣa – Cai no Navāṃśa de Kanyā, governado por Budha. Aqui a marca principal é o trabalho, onde a energia organizadora de Kanyā pode amenizar a confusão dos extremos vividos por Bharaṇī.
3º Pada – 20º00’ a 23º20’ de Meṣa – Cai no Navāṃśa de Tulā, governado por Śukra. A habilidade para harmonizar seus opostos extremos caracteriza este pada. Entretanto, a natureza sensual do pada não confere qualquer senso de limite quando se trata de sexo e relacionamentos, que pode ser bom ou ruim, dependendo do nível de maturidade da natividade.
4º Pada – 23º20’ a 26º40’ de Meṣa – Cai no Navāṃśa de Vṛścika, governado por Maṅgala. Aqui a energia aplicada é extrema de um ponto a outro. 

3. Kṛttikā, localizado a 26°40′ Áries – 10°00′ Touro – Sūrya, governante de Kṛttikā, é um planeta Sattvico, apesar de estar pleno de Agni e ser Pitta em sua constituição. Sūrya e Candra são amigos naturais, e Candra estará bem à vontade aqui. O dom natural de liderança se torna acentuado, pois Sūrya deseja ser o centro de qualquer ação; tendência a ser mais extrovertido e as habilidades dadas por Sūrya em comando, iniciativa e ostentação de suas próprias qualidades também se tornam acentuadas. Os padas dos Nakṣatras têm muito a dizer sobre a mente/emoção do nativo também.

1º Pada – 26º40’ de Meṣa à 30º00’ de Meṣa – cai em Dhanus Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. É um pada que presenta generosidade, o modo de bondade e de compaixão. Os planetas colocados aqui receberão a energia Sattvica de Bṛhaspati no mundo da criação, manifestando-a em níveis mais espirituais do que materiais.


Pessoas que possuem Candra em Meṣa Rāśi

1. Carl Gustav Jung (Medicina) – Candra em Bharaṇī, 4º Pada, a 23º21’ de Meṣa, em Bhandu Bhāva (4). Seu dispositor domiciliado em Vṛścika Rāśi, em Labha Bhāva.

2. Edir Macedo (Religião) – Candra em Bharaṇī, 4º Pada, a 25º00’ de Meṣa, em Dhana Bhāva (2). Seu dispositor exaltado em Makara Rāśi, em Labha Bhāva.

3. Sw. Śivānanda Sarasvatī (Religião) – Candra em Bharaṇī, 3º Pada, a 22º43’ de Meṣa, em Karma Bhāva (10). Seu dispositor debilitado em Karkaṭa Rāśi, no Lagna.




II. Candra em Vṛṣa – Vṛṣa é do elemento Pṛthvī (terra), é um Signo Fixo, Feminino, Noturno, Vata em sua constituição. Ao passo que seu governante, Śukra Graha é um dos Grahas mais rajasicos do zodíaco, é Vata e Kapha em sua constituição, está dotado com Rajas Guṇa, possui Jala Tattva, é um benéfico natural e, embora Candra não seja seu inimigo, Śukra tem inimizade natural por Candra.

Vṛṣa tem domínio natural sobre Dhana Bhāva, a 2ª casa, que trata de família, alimento, voz, finanças etc. enquanto o Senhor da 1ª casa é semelhante a Brahmā, o Criador, o Senhor da 2ª casa é semelhante a Viṣṇu, o Sustentador e também esta Rāśi terá semelhantes características.

Candra colocado em Vṛṣa Rāśi confere uma natureza mental/emocional sempre voltada para as questões do sustento, acúmulo de bens materiais, alimento, preservação da família etc. Não raro podemos ler ou ouvir falar sobre as qualidades possessivas do signo solar em Touro pela Astrologia Tropical. Tais características são válidas quando analisadas sob o prisma da Astrologia Védica em termos de Signo Lunar, pois enquanto que, em Jyotiṣa, Sūrya representa a alma do zodíaco, Candra irá indicar a mente e a emoção da natividade.

Candra em Vṛṣa Rāśi está muito bem colocado. Aqui estão seus pontos de exaltação e seu mūlatrikoṇa também. A menos que Candra esteja depositado em Bhāvas ruins, ou aflito por poderosos maléficos, quer encurralado, em yuti ou recebendo qualquer dṛṣṭi tendo, ao mesmo tempo, seu dispositor aflito ou em debilidade em Kanyā Rāśi, então a pessoa não pode ter qualquer problema e é mental e emocionalmente sã.

3. Kṛttikā, localizado a 26°40′ Meṣa – 10°00′ Vṛṣa – Sūrya, governante de Kṛttikā, é um planeta Sattvico, apesar de estar pleno de Agni e ser Pitta em sua constituição. Sūrya e Candra são amigos naturais, e Candra estará bem à vontade aqui. O dom natural de liderança se torna acentuado, pois Sūrya deseja ser o centro de qualquer ação; tendência a ser mais extrovertido e as habilidades dadas por Sūrya em comando, iniciativa e ostentação de suas próprias qualidades também se tornam acentuadas. Os padas dos Nakṣatras têm muito a dizer sobre a mente/emoção do nativo também.

1º Pada (pertence a Meṣa Rāśi)

2º Pada – 00º00’ de Vṛṣa à 03º20’ de Vṛṣa – cai em Makara Navāṃśa, governado por Śani. Dá um forte sentido de ética, mas sua visão é mais material do que espiritual. Os planetas recebem a energia tamasica de Śani no mundo da criação, manifestando-as em níveis mais materiais do que mentais e espirituais. Candra alcança sua máxima exaltação neste Pada.

3º Pada – 03º20’ de Vṛṣa à 06º40’ de Vṛṣa  – cai em Kumbha Navāṃśa, governado igualmente por Śani e em adicional a Rāhu, seu segundo governante. Também é um pada humanitário e altruístico, levando em conta a natureza de Kumbha Rāśi e seu duplo senhorio com Śani e Rāhu. É uma combinação que confere uma percepção futurista e facilidade para compreender os conhecimentos dos antigos Ṛṣis.

4º Pada – 06º40’ de Vṛṣa à 10º00’ de Vṛṣa – cai em Mīna Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. Este pada combina a sensibilidade de Mīna com a pureza e o conhecimento de Bṛhaspati, conferindo ao nativo habilidade para trabalhos em grupo, sensibilidade intuitiva para adequar o conhecimento às necessidades de sua comunidade etc.

4. Rohiṇī – localizado a 10°00′ – 23°20′ Touro – Candra, governante de Rohinī. Ele é considerado como um Nakṣatra equilibrado dentre todos os outros, e por ter Candra como seu governante, dá habilidades semelhantes às conferidas pela natureza de Candra Graha, ou seja, é um nakṣatra diplomático, com habilidades para o comércio, são calmos, pacíficos, são maternais e preocupados com o bem estar de um grupo em geral, normalmente vendo o grupo como uma família.

1º Pada – 10º00’ de Vṛṣa – 13º20’ de Vṛṣa – cai em Meṣa Navāṃśa e é governado por Maṅgala. Uma natureza mais passional pode ser identificada aos que possuem Candra neste Pada-Nakṣatra. Uma tendência para ser indulgente para com suas obrigações ao mesmo tempo em que há uma inclinação para a extravagancia pode ser notada.

2º Pada – 13º20’ de Vṛṣa – 16º40’ de Vṛṣa – cai em Vṛṣa Navāṃśa e é governado por Śukra. Muitas habilidades artísticas podem notadas, ao passo em que a busca pela satisfação dos sentidos também se tornam acentuadas aqui.

3º Pada – 16º40’ de Vṛṣa – 20º00’ de Vṛṣa – cai em Mithuna Navāṃśa e é governado por Budha. O foco deste pada é o campo das artes, ciências e escritas. Ele é o mais flexível dentre os padas de Rohinī Nakṣatra e também o menos empenhando em acumular riqueza pela riqueza. Há uma jovialidade presente aqui e um maior sentido de descontração para a mente e as emoções.

4º Pada – 20º40’ de Vṛṣa – 23º20’ de Vṛṣa – cai em Karkaṭa Navāṃśa e é governado por Candra. A mente e as emoções focam aqui mais intensamente no sustento de uma família, no lar; o dinheiro e as posses materiais sendo vistos única e exclusivamente como o pilar de sustentação para si mesmo. Emocionalmente maternal, possessivo e dependente da família.

5. Mṛgāśirṣā – localizado a 23°20′ de Vṛṣa – 06°40′ de Mithuna Maṅgala, governante de Mṛgāśirṣā confere à mente e às emoções energia e vitalidade, bem como iniciativa e coragem. A mistura das características de Śukra Graha, governante da Rāśi, com as de Maṅgala, governante deste Nakṣatra, aumentarão o foco dado às questões de posse materiais, família e alimento no sentido de disputa.  

1º Pada – 23º20 de Vṛṣa – 26º40’ Vṛṣa – cai em Siṁha Navāṃśa, governado por Sūrya, o qual pode acentuar todas as características anteriormente citadas, conferindo, contudo habilidades artísticas e mais criativas.

2º Pada – 26º40’ Vṛṣa – 30º00’ Vṛṣa – cai em Kanyā Navāṃśa, governado por Budha. Frequentemente uma mente menos emotiva e mais centrada no pensamento analítico e crítico, embora as características de Vṛṣa Rāśi não se tornem perdidas aqui.


Pessoas que possuem Candra em Vṛṣa Rāśi

1. Barack Obama (Política) – Candra em Rohinī, 1º Pada, a 10º02’ de Vṛṣa, em Putra Bhāva (5). Seu dispositor em Mithuna Rāśi, em Ari Bhāva.

2. Freud (Medicina) – Candra em Rohinī, 4º Pada, a 22º12’ de Vṛṣa, em Randhra Bhāva (8). Seu dispositor Meṣa Rāśi, em Yuvati Bhāva.

3. Elisabeth, Princesa da França. Filha de Louis o Dauphin e Marie Josephine de Saxony (Realeza) – Candra em Rohinī, 3º Pada, a 19º36’ de Vṛṣa, em Karma Bhāva (10). Seu dispositor em yuti com Candra.
                                                                                                                                                                                            


III. Candra em Mithuna Mithuna é do elemento Ar (Vāyu), governado por Budha (Mercúrio) que está pleno do elemento Pṛthvī (terra), é um Signo dual, Masculino, Noturno, dotado dos três humores (doṣas) e tamásico. Ao passo que seu governante, Budha Graha, está dotado com rajas guṇa, é forte tanto de dia quanto de noite, é semi benéfico, pois quando em yuti com maléficos se torna maléfico e quando em yuti com benéficos se torna benéfico.

Mithuna tem domínio natural sobre Sahaja Bhāva, a 3ª casa, que trata de viagens, irmãos mais novos, escritos e vizinhos. Ele representa os braços no Kālapuruṣa e, daí, esta casa também tem uma representação muito estreita com as habilidades de uma pessoa. Sahaja Bhāva também é uma casa de ferimento, local onde se investiga a morte, ao passo que a 3ª do AL é usada para investigar as armas da morte. Também é uma casa que representa o Maithuna (cópula), de modo que seu āruḍha A3 normalmente é utilizado para investigar a capacidade de procriação. Sajaha também é a casa do Upadeśa, aproximação para recebimento de instrução, de modo que sua associação com o Senhor do Dharma Bhāva possibilita o recebimento de dikṣā, ingresso em uma ordem sagrada e semelhantes assuntos.

Candra colocado em Mithuna Rāśi confere uma natureza mental/emocional sempre voltada para o aprendizado e os estudos. As inúmeras habilidades mostradas desde cedo podem se tornar um obstáculo para a escolha de uma profissão futura; haverá também facilidade para o discurso e todos os assuntos referentes à comunicação escrita. Ao contrário da outra Rāśi governada por Budha, que é o exímio matemático do zodíaco, aqui Mithuna governa sobre os idiomas e a comunicação por escrito, guardando, entretanto, grande parte de suas habilidades matemáticas como ensinado em Jyotiṣa. O dispositor de Candra, quando bem colocado, pode ajudar a focar seus objetivos, mas quando aflito e/ou em yuti ou recebendo aspecto de outros grahas, torna mais difícil ainda manter o foco em cima de um só objetivo.

Vāyu, elemento predominante em Mithuna, é neutro a Jala, elemento de Candra. Ao passo que o governante de Mithuna, pleno de Pṛthvī, é amigo de Jala. E quando um planeta é colocado sobre uma determinada Rāśi, este planeta absorverá não só as características da Rāśi quanto também da casa que possui o domínio natural da Rāśi. Por isso é tão difícil analisar um planeta em separado. O aspecto que ele recebe, o pada do nakṣatra em que ele está colocado, a yuti que ele forma com outros grahas, bem como a situação de seu dispositor, são pontos cruciais na avaliação precisa.

Entretanto, em termos gerais, a posição de Candra em Mithuna é esta. E para acrescentar, um pequeno ensaio de suas alterações quando em cada pada dos nakṣatras sob domínio de Mithuna Rāśi está sendo descrito abaixo:

5. Mṛgāśirṣā – 23º20’ Vṛṣa – 06º40’ Mithuna – é um Nakṣatra governado por Maṅgala (veja Vṛṣa Rāśi para a definição deste Nakṣatra). Os dois primeiros padas são de Vṛṣa Rāśi.

3º Pada – 00º00’ Mithuna – 03º-20’ Mithuna – cai em Tulā Navāṃśa, governado por Śukra – a ênfase aqui é a sociabilidade e as diversas habilidades para lidar com o público. 

4º Pada – 03º-20’ Mithuna – 06º40’ Mithuna – cai em Vṛścika Navāṃśa, governado por Maṅgala – há uma tendência para o mental argumentativo e investigativo dado pela influência de Vṛścika Navāṃśa.

6. Ārdrā – 06º40’ Mithuna – 20º00’ Mithuna – é um Nakṣatra governado por Rāhu e tem como divindade presidente Śrī Rudra. A natureza de Ārdrā é como aquela de uma criança, e vai aos extremos da alegria ao sofrimento. Rāhu é um planeta tamásico por natureza e possui Vāyu Tattva, de modo que um dispositor mal colocado ou aspectos/yuti de maléficos afligindo Candra, pode ocasionar facilmente um desequilíbrio, uma vez que Rāhu é inimigo natural de Candra e sua colocação aqui, por si só, já se torna frágil. A natureza da mente aqui é investigativa. Candra quando bem colocado e bem aspectado, terá o poder de amenizar as influências do maléfico Rāhu; quando não, o nativo pode ser levado facilmente ao embuste e ao engano como oportunidade de vida. As profissões e habilidades associadas a este nakṣatra são mais voltadas para a via humanitária e futurista, uma vez que Rāhu governa sobre Kumbha Rāśi (Aquário), um signo humanitário e com semelhantes habilidades.

1º Pada – 06º40’ Mithuna – 10º00 Mithuna – cai em Dhanu Navāṃśa, governado por Bṛhaspati, inimigo natural de Rāhu, o que não é muito favorável dado à inimizade natural. Sendo Dhanu uma Rāśi que tem domínio natural sobre Dharma Bhāva, o nativo pode experimentar diversos conflitos em sua vida, uma vez que Rāhu não é realizador do Dharma.

2º Pada – 10º00’ Mithuna – 13º20’ Mithuna – cai em Makara Navāṃśa, governado por Śani, amigo natural de Rāhu e idêntico a ele em constituição. Há uma tendência ao excesso de trabalho, uma mente sempre voltada para as conquistas materiais e realizações profissionais.

3º Pada – 13º20’ Mithuna – 16º40’ Mithuna – cai em Kumbha Navāṃśa, governado por Śani e Rāhu, o que torna a habilidade para assuntos futuristas, o senso investigativo, campo da ciência etc., o foco principal dos nativos neste pada.

4º Pada – 16º40’ Mithuna – 20º00’ Mithuna – cai em Mīna Navāṃśa, governado por Bṛhaspati, inimigo natural de Rāhu. Mīna governa sobre Vyaya Bhāva, uma casa de renúncia e doação, e sob a influência de Mīna, os nativos nascidos neste pada inclinam-se ao exercício de uma profissão humanitária, utilizando suas habilidades para isso.

7. Punarvasu – 20º00’ Mithuna – 03º20 Karkaṭa – é um Nakṣatra governado por Bṛhaspati, é dito ser a raiz da energia de Bṛhaspati Graha. Aditi, a mãe dos 12 Adityas (divindades solares) é a principal divindade governante deste Nakṣatra. Bṛhaspati é um planeta Sattvico por natureza e possui Ākāśa tattva, sendo um elemento amigo, pois, de todos os outros. Bṛhaspati é amigo natural de Candra e sua colocação neste Nakṣatra obterá a calma que a Constelação inspira.

1º Pada – 20º00’ Mithuna – 23º00’ Mithuna – cai em Meṣa Navāṃśa, governado por Maṅgala, amigo de Candra Graha. Maṅgala emprestará sua energia e impulsividade às habilidades natas de Candra colocado em Mithuna, conferindo-lhe pioneirismo, habilidade para liderar grupos e uma natureza aventureira misturada às habilidades de ensinar dadas pelo governante do Nakṣatra, Bṛhaspati Graha.

2º Pada – 23º00’ Mithuna – 26º40’ Mithuna – cai em Vṛṣa Navāṃśa, governado por Śukra, inimigo de Candra. É um pada bem mais materialistas, com firmes propósitos, porém com excesso de jala (emoções) entre os governantes planetários aqui presentes. Logo, os laços afetivos serão sempre peça fundamental e discriminadora nas habilidades de Candra em Mithuna.

3º Pada – 26º40’ Mithuna – 30º00’ Mithuna – cai em Mithuna Navāṃśa, governado por Budha, também inimigo de Candra, embora Candra não seja seu inimigo natural. O foco aqui são as ciências e todos os tipos em que a imaginação criativa esteja presente 100%. Desde que este é um Vargottama pada, planetas colocados aqui dão sempre maiores e melhores resultados.



Pessoas que possuem Candra em Mithuna Rāśi

1. Isaac Newton (Ciências) – Candra em Ārdrā, 3º Pada; a 13º33’ de Mithuna, em Dharma Bhāva (9). Seu dispositor em Dhanu Rāśi, em Sahaja Bhāva (3).

2. Jewel Eugene Akins (Música/Canto) – Candra em Ārdrā, 1º Pada; a 09º39’ de Mithuna, em Bandhu Bhāva (4). Seu dispositor em Siṁha Rāśi, em Ari Bhāva (6).

3. Johan Cruyff (Esportes) – Candra em Ārdrā, 1º Pada; a 09º21’ de Mithuna, em Labha Bhāva (11). Seu dispositor em Mīna Rāśi, em Randhra Bhāva (8).

4. Sonia Gandhi (Política) – Candra em Ārdrā, 1º Pada; a 09º50’ de Mithuna, em Vyaya Bhāva (12). Seu dispositor em Vṛścika Rāśi, em Putra Bhāva (5).

5. Ramana Maharishi (Religião)  Candra em Punarvasu, 3º Pada; a 28º15’ de Mithuna, em Karma Bhāva (10). Seu dispositor em Vṛścika Rāśi, em Sajha Bhāva (3).

6. Hugo Chaves (Política)  Candra em Punarvasu, 1º Pada; a 21º39’ de Mithuna, em Lagna (1). Seu dispositor em yuti no Lagna.
                                                                                                                         


IV. Candra em Karkaṭa – Karkaṭa é do elemento Água (Jala), governado por Candra (Lua), que está pleno de Jala. É um signo Cardinal, Feminino, Noturno, dotado de Kapha e Sattvico. Ao passo que seu governante, Candra Graha, está dotado com Vata e Kapha, é um Graha Sattvico, e possui Jala Tattva. É uma Rāśi noturna, governada por Candra. Candra é semi benéfico, forte quando na quinzena clara, Śukla Pakṣa, e fraco na quinzena escura, em Kṛṣṇa Pakṣa.

Karkaṭa tem domínio natural sobre Bandhu Bhāva, a 4ª casa, que lida com os assuntos domésticos, o lar, a pátria, a mãe, os estudos primários, veículos, terras, infância, os parentes e a felicidade. É um trikoṇa mokṣa e assuntos semelhantes podem ser investigados tanto a partir do Āruḍha deste Bhāva, quanto de seu Governante, e igualmente os aspectos sobre este Bhāva e sobre seu Governante. Planetas quando colocados nesta casa emprestarão suas características à personalidade do nativo, bem como na 2ª, 5ª e 11ª, pois lançam uma argalā sobre o Lagna. A menos que obstruídos por outros planetas quando colocados na 10ª, 12ª, 3ª e 9ª, não se deve desprezar a formação do caráter do indivíduo a partir dos planetas colocados lá.

Karkaṭa representa o coração no Kālapuruṣa e, daí esta casa também tem uma relação próxima com as emoções. Candra governa diretamente sobre esta Rāśi, e representando a mente entre os Navagrahas, por seu governo sobre Karkaṭa, transmite seu domínio também sobre as emoções.

7. Punarvasu – 20º00’ Mithuna – 03º20 Karkaṭaveja a definição em Mithuna que recebe o governo sobre os 3 primeiros padas deste Nakṣatra, cabendo o 4º e último pada a Karkaṭa Rāśi.

4º Pada – 30º00’ Mithuna – 03º20’ Karkaṭa – cai em Karkaṭa Navāṃśa, governado por Candra. É considerado como um dos mais fortes e benéfico de todo o zodíaco, pois, sendo o ponto máximo de exaltação de Bṛhaspati Graha, planetas colocados aqui estarão também em Vargottama e pushkara navāṃśa, um dos 108 pontos de boa fortuna do zodíaco. É um pada maternal por natureza, em que se misturam as energias de dois planetas sattvicos, Candra e Bṛhaspati

8. Puṣya – 03º20’ Karkaṭa – 16º40’ Karkaṭaé traduzido como o Nutridor, além de ter outros nomes como Auspicioso, Próspero etc., associado ao seu antigo significado. É um Nakṣatra governado por Bṛhaspati, o Guru, o Sacerdote e principal conselheiro dos deuses. A natureza de Puṣya é aquela de nossa própria jornada, em que podemos obter segurança e paz interior. É o mais benéfico dentre todos os Nakṣatras, pois representa segurança em amplo sentido.

1º Pada – 03º20’ Karkaṭa – 06º40’ Karkaṭa – cai em Siṃha Navāṃśa, governado por Sūrya, cujas características Sattvicas irá imprimir aos nativos um senso de paternidade e maternidade natos, amor à pátria e a tudo que se refere aos assuntos domésticos e da família.

2º Pada – 06º40’ Karkaṭa – 10º00 Karkaṭa – cai em Kanyā Navāṃśa, governado por Budha. Este também é um Pushkara Navāṃśa Pada, e todos os planetas, exceto Śukra, dão excelentes resultados aqui. É o pada conhecido como o Cozinheiro do Zodíaco, e carrega consigo características que darão aos nativos nascidos aqui um bom senso para o trabalho.

3º Pada – 10º00 Karkaṭa – 13º20’ Karkaṭa – cai em Tulā Navāṃśa, governado por Śukra. O principal foco aqui é o cuidado com o próprio lar, apreço por luxo, confortos e um talento especial para a sociabilidade, como aquele de um bom anfitrião.

4º Pada – 13º20’ Karkaṭa – 16º40’ Karkaṭa – cai em Vṛścika Navāṃśa, governado por Maṅgala. Este pada transmite as habilidades ocultas de Vṛścika e traz para os assuntos do lar questões como a cura por meio da espiritualidade. Em seu sentido negativo, confere ao nativo um estado de vitimização e dependência. Planetas quando colocados aqui e aflitos por qualquer meio, aumentam o potencial destrutivo deste pada.

9. Āśleṣā – 16º40’ Karkaṭa – 30º00’ Karkaṭa O símbolo deste Nakṣatra é aquele de uma serpente enrolada, e sua Divindade Governante é o rei das serpente, Naga. É um nakṣatra, por essência, sombrio e de características predominantemente negativas. É, por assim dizer, o mais difícil de todos os Nakṣatras por carregar consigo semelhantes energiasOs nativos nascidos neste Nakṣatra sofrem de Gaṇḍānta Doṣa e podem morrer prematuramente tanto ao nascer, quanto em cerimônias auspiciosas, como casamento, ou durante viagens. Nestas três circunstâncias.

1º Pada – 16º40’ Karkaṭa – 20º00’ Karkaṭa – cai em Dhanu Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. Este pada carrega consigo o trabalho mais difícil, lidando com todos os assuntos da 6ª casa, trabalho difícil e não reconhecido, inimizades e doenças.

2º Pada – 20º00 Karkaṭa – 23º20’ Karkaṭa – cai em Makara Navāṃśa, governado por Śani. Carrega consigo características tais como elevada ambição. Sendo um ganda mūla pada, é muito ruim para as finanças o qual, recebendo o impacto de sua natureza negativa, pode leva o nativo a atos impróprios ára a realização de seus objetivos.

3º Pada – 23º20 Karkaṭa – 26º40’ Karkaṭa – cai em Kumbha Navāṃśa, governado por Śani e Rāhu. Um pada que associa segredos e conhecimentos ocultos às elevadas ambições materiais. Planetas colocados aqui são adversos para o bem estar da mãe e dos assuntos referentes à 4ª casa.

4º Pada – 23º40’ Karkaṭa – 30º00’ Karkaṭa – cai em Mīna Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. Um pada que está relacionado às ilusões de todas as espécies. Nativos nascidos com Candra neste pada são mais facilmente enganados pelos outros do que propriamente aptos a causar semelhantes enganos e trapaças. Aqui é o fim de Āśleṣā, simbolizando a morte da Serpente. Planetas colocados aqui são adversos para o bem estar do pai.


Pessoas que possuem Candra em Karkaṭa Rāśi

1. Eva Peron – Política, Primeira Dama, Atriz – Candra em Āśleṣā, 4º Pada; a 27º18 de Karkaṭa, em Putra Bhāva (5).

2. Mahatma Gandhi – Política, Advogado, Ativista  – Candra em Āśleṣā, 4º Pada; a 28º00’ de Karkaṭa, em Karma Bhāva (10).
                                                                                                                        


V. Candra (Lua) em Siṁha (Leão) Siṁha é do elemento Fogo (Agni), governado por Sūrya (Sol), que está pleno de Agni também. É um signo Fixo, Masculino, Diurno, pleno de Pitta (fogo/água) e Sattvico, por estar dotado com Sattva Guṇa. Seu governante, Sūrya Graha, também é Sattvico e, embora classificado como maléfico natural devido ao seu poder de causar dano, sua natureza Sattvica irá beneficiar assuntos diversos dentro do sistema preditivo de uma análise. Sūrya é amigo natural de Candra, Maṅgala e Bṛhaspati; é neutro natural a Budha; é inimigo de Śukra e Śani.

Siṁha tem domínio natural sobre Putra Bhāva, a 5ª casa, que lida com o Pūrvapuṇya, os bons méritos de vidas passada; com assuntos referentes ao conhecimento, ao aprendizado, à autoridade e poder e mantras; Bhakti/jñāna, ou o caminho da realização através do conhecimento e da devoção; é uma casa também onde se pode investigar sobre amor e filhos. Juntamente com o Lagna e Dharma Bhāva, Putra Bhāva faz parte do Trikoṇa Dharma, a realização dos deveres.

Não é difícil entender a relação entre os significadores (kārakas) de determinado assunto e os Bhāvas em que eles possuem governo natural. Tome como exemplo Sūrya que é kāraka de fama e de poder. O 5º Bhāva tem estreita relação com estes assuntos devido ao governo natural de Sūrya sobre ele. E em se tratando de significadores naturais, a 5ª de Sūrya também representa fama e poder como ensinado na classificação dos significadores naturais, ou seja, os Naisargika kārakas. Pelo fato de Putra Bhāva ser a 8ª da 10ª casa, esta última sendo uma casa associada com status, poder e fama profissional, ela também representará “queda”, como ensinado por Parāśara. Pois, sendo a 8ª casa uma casa que significa má fama  e aposentadoria no fim da vida (então por derivação) a 8ª da 10ª casa, que é Putra Bhāva, indica a perda desse poder e fama e o status profissional tanto por meio da má fama quanto por meio da aposentadoria, neste último caso a aposentadoria indicando o fim da longevidade da questão "profissão".

Siṁha representa o estômago no Kālapuruṣa e, então, esta casa também tem uma estreita relação com esta parte do corpo. Sūrya, governando diretamente sobre esta Rāśi, e representando a Alma do Kālapuruṣa, também emprestará seus atributos a este Bhāva (casa), de modo que Candra, a Mente, quando colocado aqui, absorverá tais características natas atribuídas ao signo, ao planeta e à casa.

10. Maghā – 00º00’ Siṁha – 13º20’ Siṁha O símbolo deste Nakṣatra é aquele de um trono, um palanque, indicando o status de realeza atribuído a esta Constelação. É um Nakṣatra Masculino, os Ptṛs, os Ancestrais, são as principais divindades governantes sobre este Nakṣatra, e a natureza desta Constelação é aquela relacionada às palavras magnificente, maior, mestre, magnânimo. É um Nakṣatra ativo e naturalmente feroz, promovendo atividade e dinamismo. Traz em si um sentido de realização e glória, emprestando tais características não somente a Candra aqui colocado, mas como em relação a qualquer planeta. Maghā é governado por Ketu, inimigo natural de Candra. Os nativos nascidos neste Nakṣatra sofrem de Gaṇḍānta Doṣa e podem morrer prematuramente tanto ao nascer, quanto em cerimônias auspiciosas, como casamento, ou durante viagens. Nestas três circunstâncias.

1º Pada – 00º00’ Siṁha – 03º20’ Siṁha – cai em Meṣa Navāṃśa, governado por Maṅgala. Este pada está relacionado com o aspecto de poder, primeira e mais importante característica de Maghā Nakṣatra, pois associa Sūrya e Maṅgala, dois planetas que são kārakas de poder e fama.

2º Pada – 03º20’ Siṁha – 06º40’ Siṁha – cai em Vṛṣa Navāṃśa, governado por Śukra. Este pada representa o aspecto da ambição material relacionado ao poder, além de dar características mais sociáveis, como aquelas requeridas para um bom anfitrião.

3º Pada – 06º40’ Siṁha – 10º00’ Siṁha – cai em Mithuna Navāṃśa, governado por Budha. Este pada relaciona poder e estratégia para manter o poder e, sendo Candra um graha relacionado ao status da realeza e à casta dos Vaiśyas, aqui as habilidades serão aquelas diplomáticas e comerciais.

4º Pada – 10º00 Siṁha – 13º20’ Siṁha – cai em Karkaṭa Navāṃśa, governado por Candra. Este é o pada que leva o poder do estado aos cuidados da nação, da pátria. É o pada que traz amor pelos rituais, pelas cerimonias e a adoração dos ancestrais. A família e a linhagem é o ponto focal de interesse aqui.

11. Pūrva Phālgunī – 13º20’ Siṁha – 26º40’ Siṁha O símbolo deste Nakṣatra é o de pés de uma cabana, de um berço ou, ainda, de um divã. É um Nakṣatra Feminino e seu nome está associado com a ideia de “Anteriormente Vermelho” ou “Pequena Figueira”. Bhaga, uma das doze divindades solares (Adityas), é o principal governante aqui. Ele é frequentemente chamado de “a estrela da manhã”, o qual sabemos que é uma referência ao planeta Vênus, que é o governante planetário deste Nakṣatra e inimigo de Candra, embora Candra lhe seja neutro. Tal como seu símbolo, este Nakṣatra evoca a ideia de repouso.

1º Pada – 13º20’ Siṁha – 16º40’ Siṁha – cai em Siṁha Navāṃśa, governado por Sūrya. O foco aqui é o próprio indivíduo, seus desejos e a satisfação deles.

2º Pada – 16º40’ Siṁha – 20º00’ Siṁha – cai em Kanyā Navāṃśa, governado por Budha. A ênfase aqui estará pautada nas viagens e nos empreendimentos. É o mais sóbrio de todos os padas deste Nakṣatra, e também o mais trabalhador dentre todos os outros nesta Constelação.

3º Pada – 20º00 Siṁha – 23º20’ Siṁha – cai em Tulā Navāṃśa, governado por Śukra. Sendo um Pushkara Navāṃśa, tanto o Nakṣatra quanto seu pada governado pelo mesmo Graha, planetas, excetuando Sūrya, dão sempre bons resultados quando colocados aqui. Assim Candra tomará emprestado para si os atributos criativos de Śukra Graha, dois planetas carregados de Jala, emoção, em um Nakṣatra que busca o repouso, em uma Rāśi que simboliza não só o poder e a fama, mas também os assuntos referentes ao 5º Bhāva.

4º Pada – 23º20’ Siṁha – 26º40’ Siṁha – cai em Vṛścika Navāṃśa, governado por Maṅgala. Uma pitada adicional de Agni Tattva irá intensificar as emoções e emprestar a Candra o impulso necessário para qualquer empreendimento. As paixões são muito fortes aqui e a mente e as emoções de nativos com Candra aqui colocado terão semelhantes características.

12. Uttara Phālgunī – 26º40’ Siṁha – 10º00’ Kanyā Igualmente o símbolo deste Nakṣatra é o de pés de uma cabana, de um berço ou, ainda, de um divã. É um Nakṣatra semelhante a Pūrva Phālgunī em muitos aspectos, sendo também Feminino, mas aqui tendo como governante planetário Sūrya Graha. De fato, P. Phālgunī e U. Phālgunī formam um par e eles são muito semelhantes e nomes, em simbolismo, natureza e qualidade, embora suavemente diferentes. Aryaman, um dos doze Adityas (divindades solares), é a divindade governante deste Nakṣatra. Ele governa sobre patrocínio e bondade, abençoando a amizade de um modo geral. Aqui somente o 1º Pada pertence a Siṁha Rāśi, os outros três estão associados a Kanyā (Virgem).

1º Pada – 26º40’ Siṁha – 30º00’ Siṁha – cai em Dhanu Navāṃśa, governado por Bṛhaspati Graha. É o pada relacionado ao lado jupteriano da natureza solar. A yuti de Sūrya e Bṛhaspati em uma Carta Natal dá uma natureza ética fortemente estabelecida, e Candra quando colocado aqui tomará emprestado para si tais atributos.



Pessoas que possuem Candra em Siṁha Rāśi

1. Madonna (Música) – Candra em Pūrva Phālgunī, 4º Pada; a 25º35’ de Siṁha, em Randhra Bhāva (8). Seu dispositor nele mesmo.

2. Maharshi Mahesh Yogi (Religião) – Candra em Maghā, 3º Pada; a 09º55’ de Siṁha, em Randhra Bhāva (8). Seu dispositor em Dhanu, em Vyaya Bhāva (12).

3. Paramahamsa Yogananda (Religião) – Candra em Maghā, 2º Pada; a 03º32’ de Siṁha, no Lagna (1). Seu dispositor em Dhanu Rāśi, em Putra Bhāva (5).
                                                                                                                        



VI. Candra (Lua) em Kanyā (Virgem)Kanyā é do elemento Pṛthvī (terra), governado por Buddha (Mercúrio) que está pleno de Pṛthvī também. É um Signo Dual, Feminino, Diurno, pleno de Vata (ar/éter) e Tamásico. Ao passo que seu governante, Budha Graha, está dotado com Rajas Guṇa, é forte tanto de dia quanto de noite, é semi benéfico, pois quando em yuti com maléficos se torna maléfico e quando em yuti com benéficos se torna benéfico.

Kanyā tem domínio natural sobre Ari Bhāva, o qual recebe outros nomes, conforme o significado atribuído a este Bhāva. É a casa que faz parte do Trikoṇa Artha, o qual lida com trabalho. Mas aqui, diferentemente de Karma Bhāva que fala do status, fama e carreira pública etc., a casa 6 fala sobre o trabalho anônimo, também a rotina ou a difícil tarefa a ser realizada. Os nomes atribuídos a esta casa, definem o que deve ser investigado a partir dela, isto é, débitos, ferimentos, doenças e bolhas, inimigos e ladrões, batalhas, atos perversos, pecado, medo, humilhação; bem como animais de estimação, agricultura, empregados, ferramentas, parentes próximos, tensões mentais etc. Kanyā representa toda aquela região dos quadris como membro do Kālapuruṣa.

Sendo a 2ª de Putra Bhāva, ela se torna um Māraka para filhos; sendo a 12ª de Yuvati, seu governante e planetas aqui colocados se tornam significadores de perdas para o casamento e qualquer associação contratual.

12. Uttara Phālgunī – 26º40’ Siṁha – 10º00’ Kanyā veja definição em Siṁha Rāśi, pois o 1º Pada está sob seu domínio, cabendo aqui os 3 últimos Padas.

2º Pada – 00º00 Kanyā – 03º20’ Kanyā – cai em Makara Navāṃśa, governado por Śani. Aqui reúnem as características dos governantes do Nakṣatra (Sūrya), do Pada (Śani) e da Rāśi (Budha), conferindo habilidades para o trabalho organizacional.

3º Pada – 03º20’Kanyā – 06º40’ Kanyā – cai em Kumbha Navāṃśa, governado por Śani e com sub governo de Rāhu. Porque Kumbha é uma Rāśi humanitária, as habilidades dos nativos nascidos com Candra neste pada, serão aquelas que lhe permitirão o exercício da filantropia.

4º Pada – 06º40’ Kanyā – 10º00’ Kanyā – cai em Mīna Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. Sendo um Pushkara Navāṃśa pada, Candra estará muito bem colocado aqui, e as habilidades serão mais mentais do que braçais quando aplicadas ao trabalho.

13. Hastā – 10º00’ Kanyā – 23º20’ Kanyā O principal símbolo de Hastā Nakṣatra é o de uma mão. Entretanto, este símbolo se divide em outros 2, ou seja, uma mão fechada e uma mão aberta. Há outro símbolo relacionado à Constelação, a de uma roda de oleiro. A principal divindade governante sobre Hastā é Savitur, uma das doze divindades solares. É o doador da vida, assim como seu nome está relacionado aos primeiros raios da manhã, sugerindo o iniciar de um novo dia, um recomeço. Como símbolo principal, a mão simboliza habilidades manuais, o que caracterizará este Nakṣatra como o trabalhador braçal, a tarefa mecânica e cotidiana a ser realizada na vida. É governado por Candra e, portanto, conserva em si energias semelhantes à yuti de Candra-Budha, cujas habilidades natas são aquelas para a escrita, a matemática, a mecânica e semelhantes.

1º Pada – 10º00’ Kanyā – 13º20’ Kanyā – cai em Meṣa Navāṃśa, governado por Maṅgala. Habilidades mais manuais para lidar com qualquer tipo de ferramenta, agilidade com os dedos etc., a mente voltada para o trabalho detalhista e mecânico.

2º Pada – 13º20’ Kanyā – 16º40’ Kanyā – cai em Vṛṣa Navāṃśa, governado por Śukra. Habilidades manuais artísticas em geral. Uma mente voltada para a estética e a percepção ambiente.

3º Pada – 16º40’ Kanyā – 20º00’ Kanyā – cai em Mithuna Navāṃśa, governado por Budha. Habilidades manuais para o desenho, histórias, matemática, a linguística. De fato, Candra colocado aqui dá inteligência acentuada.

4º Pada – 20º00’ Kanyā – 23º20’ Kanyā – cai em Karkaṭa Navāṃśa, governado por Candra. O foco aqui é a vida familiar e o uso da emoção e das habilidades linguísticas e de comunicação; funciona melhor no campo mental/intelectual.

14. Citrā – 23º20’ Kanyā – 06º40’ Tulā O símbolo deste Nakṣatra é uma pérola; alguns falam somente de uma joia como símbolo principal. O fato é que a pedra preciosa representa aqui as habilidades de moldar a matéria, a arte mais requintada, a criatividade que usa os elementos naturais ao redor para a satisfação dos sentidos etc. Este Nakṣatra tem Maṅgala Graha como seu governante, cuja habilidade é também caracterizada como aquele de um artesão, alguém cuja habilidade é utilizada para moldar metais etc. Viśvakarma, o criador, é o principal governante desta Constelação. Este Nakṣatra está, portanto, associado com a criação em todos os níveis, sejam mentais e/ou manuais. Somente os dois primeiros Padas pertencem a Kanyā Rāśi, os outros dois pertencem a Tulā.

1º Pada – 23º20’ Kanyā – 26º40’ Kanyā – cai em Siṁha Navāṃśa, governado por Sūrya, onde se misturam as qualidades oferecidas como pela yuti de Budha, Sūrya, Maṅgala e Candra em uma Carta Natal. Há excesso de energia aqui, e a mente está sempre envolvida em elevada criatividade.

2º Pada – 26º40’ Kanyā – 30º00’ Kanyā – cai em Kanyā Navāṃśa, governado por Budha, e constituindo, por esse meio, um pada Vargottama, o qual, quando em se tratando de Candra, indica elevada sensibilidade para os assuntos referentes não somente em relação à Rāśi como também em relação ao Bhāva em que Candra está colocado.  


Pessoas que possuem Candra em Kanyā Rāśi

1. Niels Bohrn (Física) – Candra em Uttara Phalgunī, 4º Pada; a 09º13’ de Kanyā, em Vyaya Bhāva (12). Seu dispositor em yuti em Vyaya Bhāva.

2. Kitaro (Música, instrumentalista) – Candra em Hastā, 1º Pada; a 11º29’ de Kanyā, em Vyaya Bhāva (12). Seu dispositor em Makara, em Bandhu Bhāva (4).

3. Getúlio Vargas (Política) – Candra em Hastā, 1º Pada; a 11º48’ de Kanyā, em Dharma Bhāva (9). Seu dispositor em Meṣa Rāśi, em Bandhu Bhāva (4).

4. Sw. Vivekananada (Religião) – Candra em Hastā, 3º Pada; a 17º26’ de Kanyā, em Karma Bhāva (10). Seu dispositor em Makara Rāśi, em Dhana Bhāva (2).

5. Papa Bento XVI (religião, política) – Candra em Hastā, 4º Pada; a 21º12’ de Kanyā, em Randhra Bhāva (8). Seu dispositor em Mīna Rāśi, em Dhana Bhāva (2).
                                                                                                                        



VII. Candra (Lua) em Tulā (Libra) – Tulā é do elemento Vāyu (Ar), governado por Śukra (Vênus), que está pleno de Jala (Água). Tulā é um signo Cardinal, Masculino, Diurno, pleno dos três doṣas (Vata/Pittta/Kapha) e dotado de Raja Guṇa. Ambos, Jala e Vāyu são neutros entre si. Candra colocado em um signos onde predomina o elemento ar, pode dar ao nativo uma mente dispersiva e, por ser governado por Śukra, uma maior sensibilidade artística.

Tulā tem domínio natural sobre Yuvati Bhāva, o qual lida com casamento, paixão e sexo; também com todas as espécies de vínculos contratuais, empreendimentos autônomos, viagem e moradia no estrangeiro; sendo a 12ª da 8ª, que trata sobre longevidade, ela então se torna uma casa māraka, pois indica a perda da longevidade, e seu governante e planetas associados a ele, igualmente. Sendo a 2ª da 6ª, é uma casa assassina para as questões de inimigos. Juntamente com o 3º e 11º Bhāvas, Yuvati Bhāva faz parte do Trikoṇa Kāma, a realização dos desejos. Seu darapada (A7), o Āruḍha da 7, indicará todas as espécies de relações contratuais e parceiros sexuais também, de modo que sua colocação, yuti, aspecto etc., mostra as minúcias de toda uma análise. Yuvati bhāva recebe argalā das casas 5, 8, 10 e 11. Assim, planetas colocados nestas casas terão o poder de influenciar o tipo de associação que o nativo atrairá para si, bem como esta casa influenciará os assuntos sobre a 3ª, 4ª, 6ª e 9ª casas, casas estas que recebem a argalā de Yuvati.

Tulā representa a região do corpo abaixo do umbigo.  Śukra, governando a potência do Kālapuruṣa, pode seguramente ser associado com a capacidade orgânica de procriar. Śukra também é kāraka de felicidade marital, veículos e prazeres na cama, de modo que Candra colocado nesta Rāśi, tomará emprestado para si as características tanto dos significadores da Rāśi/Bhāva quanto de seu governante.

14. Citrā – 23º20’ Kanyā – 06º40’ Tulā Somente os dois últimos Padas pertencem a Tulā Rāśi, os outros dois pertencem a Kanyā. Veja definição deste Nakṣatra no signo anterior

3º Pada – 00º00’ Tulā – 03º02’ Tulā – cai em Tulā Navāṃśa, governado por Śukra. Outro pada Vargottama, aqui dando extrema sensibilidade associada às qualidades de Śukra, que têm como marca a sociabilidade, a beleza e o poder. Planetas em Vargottama sempre darão poder e realização específica ao assunto referente à casa em que estão colocados.

4º Pada –03º02’ Tulā – 06º40’ Tulā – cai em Vṛścika Navāṃśa, governado por Maṅgala. Um pada que une o lado passional e misterioso de Vṛścika com a criatividade de Candra em Tulā. As energias aqui de Śukra, Maṅgala e Candra estão misturadas, conferindo uma natureza mental/emocional mais passional e sensual do que fria e analítica.

15. Svātī – 06º40’ Tulā – 20º00’ Tulā Nakṣatra governado por Rāhu, cujo nome tem muitos significados, cada um representando uma natureza de funcionamento desta Constelação, como “fazedor”, “espada”, “sensível”, “frágil” etc. É de supor que Rāhu, governante deste Nakṣatra, traga uma característica passional sobre os nativos nascidos com Candra aqui depositado, uma vez que ele é um planeta tamásico. Mas, sendo um Nakṣatra feminino e associado à Deusa Lakṣmī, Svātī também indica música, aprendizado, gosto pelas finas artes etc. Um dos símbolos relacionados à Constelação é a de uma planta em seu estágio jovem, ainda como um broto, indicando delicadeza, fragilidade. Sua principal divindade governante é Vāyu, o deus do vento. É um Nakṣatra Feminino, passivo e relacionado, principalmente, à gentileza e à paciência.

1º Pada – 06º40 Tulā – 10º00’ Tulā – cai em Dhanu Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. Misturam aqui características do lado emocional e mental, dando a este Pada Nakṣatra, bem como o gosto pela liberdade, a filosofia e todas os estudos elevados.

2º Pada – 10º00’ Tulā – 13º20’ Tulā – cai em Makara Navāṃśa, governado por Śani. A paciência se torna característica marcante neste pada, bem como as habilidades para tudo que leve tempo para ser construído. Qualidades como fixidez, durabilidade etc., estão presentes nesta Constelação.

3º Pada – 13º20’ Tulā – 16º40’ Tulā – cai em Kumbha Navāṃśa, governado por Śani e com sub Rāhu. É um pada humanitário e futurista, cuja habilidade principal é o trabalho em grupo.

4º Pada – 16º40’ Tulā – 20º00’ Tulā – cai em Mīna Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. O pada sonhador, emotivo; características emocionais misturadas às intelectuais pode levar o nativo a expressar suas habilidades em meio à escrita. Sendo o ponto de exaltação de Śani, dá muita disposição para o difícil trabalho, resistência para superar dificuldades e paciência para alcançar seus objetivos em longo prazo.

16. Viśākhā – 20º00’ Tulā – 03º20’ Vṛścika – é um Nakṣatra Feminino, embora ativo, cujo governante é Bṛhaspati. Seu nome pode ser traduzido como “vaso de veneno”, “ramos bifurcados”. Seu outro nome é Radha, a consorte de Śrī Kṛṣṇa, e seu principal símbolo é um portão decorado com flores. Este símbolo representa as cerimonias auspiciosas, como casamento, batizado, ingresso em uma ordem sagrada etc. As divindades governantes aqui são Indra e Agni que governam sobre a chuva e o calor, fazendo este um Nakṣatra que beneficia todos os assuntos para agricultura.

1º Pada – 20º00’ Tulā – 23º20’ Tulā – cai em Meṣa Navāṃśa e é governado por Maṅgala. São marcantes a iniciativa, o pioneirismo, a paixão, e toda a energia necessária para levar à cabo qualquer atividade. Aqui se misturam as energias de Śukra, Maṅgala, Bṛhaspati e Candra, estes últimos, por serem planetas sattvicos, levando o nativo a aplicar tais energias de modo muito positivo.

2º Pada – 23º20’ Tulā – 26º40’ Tulā – cai em Vṛṣa Navāṃśa, governado por Śukra. Os assuntos governados por Śukra como casamento, sociabilidade, amor, veículos, luxos etc., estarão em pauta aqui. A paixão tamásica atribuída a Maṅgala no pada anterior é substituído por um excesso de rajas pelo duplo domínio de Śukra sobre a Rāśi e o pada deste Nakṣatra. A influência de Bṛhaspati, governante do Nakṣatra, e a colocação de Candra, quando em sua fase brilhante, terá o poder de transformar tudo de modo positivo e construtivo.

3º Pada – 26º40’ Tulā – 30º00’ Tulā – cai em Mithuna Navāṃśa, governado por Budha. O foco principal aqui será a escrita, o pensamento, o discurso. É bem possível que ele esteja impregnado de emoção, dado a influência dupla de Candra e Śukra, dois planetas repletos de jala (água), o qual representa sentimentos.



Pessoas que possuem Candra em Tulā Rāśi

1. Mauricio de Souza (Cartunista) – Candra em Svātī, 2º Pada; a 12º31’ em Karma Bhāva (10). Seu dispositor em Siṁha, Randhra Bhāva (8);

2. Charles Chaplin (Ator) – Candra em Svātī, 4º Pada; a 17º05’ no Lagna (1). Seu dispositor em Meṣa, em Yuvati Bhāva (7);

3. Belchior (Música/cantor) – Candra em Viśakhā, 2º Pada; a 24º51’ no Lagna (1), e seu dispositor em Vṛścika, em Dhana Bhāva (2);




VIII. Candra (Lua) em Vṛścika (Escorpião) – Escorpião é do elemento Jala (Água), governado por Maṅgala (Marte) e com sub governo por Ketu (nodo lunar sul), que está pleno de Agni (fogo) e é tamásico. Vṛścika é um Signo fixo, Feminino, Diurno, dotado de Kapha doṣa (terra/água) e rajasico por natureza. Ambos, Agni e Jala, são inimigos entre si. Candra colocado em signos onde predomina o elemento água terá sua sensibilidade aumentada, e neste caso aqui, tal signo sendo governado por um planeta cujo elemento é inimigo de Candra, haverá, igualmente, conflitos. Além disso, seu sub senhor, Ketu, é o significador de destruição da mente. Vṛścika é o signo de debilidade da Lua e, portanto, Candra está muito mal colocado aqui. Esta debilidade alcança seu grau mais profundo logo no início da Rāśi, ou seja, a 3º de Vṛścika, o que significa que a pior posição para a colocação de Candra é o 4º Pada de Viśakhā Nakṣatra, que vai de 00º00’ 03º20’ Vṛścika. Entretanto, não se deve supor que Candra colocado nos outros graus de Vṛścika esteja imune à debilidade, pois isto não ocorre. O Signo inteiro é prejudicial para Candra, que representa a mente e as emoções de um indivíduo.

Vṛścika tem domínio natural sobre Randhra Bhāva (8), o qual representa um trikoṇa mokṣa, e lida com assuntos tais como longevidade, herança dos mortos, má fama, doenças crônicas e de difícil diagnóstico, perdas etc. É, como toda casa do eixo trikoṇa mokṣa, uma casa associada com o estudo do conhecimento oculto que leva à liberação e, como todas as outras da roda zodiacal, ela também pode ser definida por derivação para obter seu significado em relação às outras. Representando o 8º Bhāva, um local maraṇa kāraka sthāna para Candra, de fato não se pode esperar muito de sua colocação aqui a menos que seu dispositor esteja exaltado e muito bem colocado em uma carta, o que dará à mente e às emoções do nativo um bem direcionado sentido de viver. Nomes atribuídos a este Bhāva são, dor mental, derrota, insulto, tristeza, culpa, censura, morte, impureza, obstáculo, impedimento e servidão. Vṛścika representa a região dos órgãos sexuais como membro do Kālapuruṣa.

Alguns opinam que Candra colocado aqui faz um nativo vingativo. Mas convenhamos que qualquer indivíduo pode se tornar extremamente vingativo independente de seu signo lunar, e não é exclusivamente a colocação de Candra aqui que configurará uma implacável sede de vingança, pois o que é o sentimento de vingança senão algo que deve ser investigado a partir da personalidade inteira do nativo e não somente de sua mente/emoções? E o que forma a personalidade se não o Lagna e seu governante, bem como os planetas que estão em yuti tanto no Lagna quanto no governante, assim como aqueles que lhe lançam argalā. A mente/emoção dado por Candra em um mapa é apenas uma parte do potencial do indivíduo. Não se pode dizer muito, nem ir além, sem antes observar uma Carta natal por inteira.

Vejamos ainda que aqui neste primeiro Nakṣatra de Vṛścika há um extremo emocional dado pelo fato de Agni (composto de Maṅgala) e Jala (composto de Candra) serem inimigos, fogo e água, ou seja, emoções em ebulição continuamente, profunda debilidade de Candra, que leva ao extremo da dificuldade em lidar com o aspecto emocional em todos os sentidos. A mente sendo continuamente afligida pelo senhorio de seu sub governante, Ketu, que é extremamente inimigo de Candra e destruidor dele, só teria alívio caso o dispositor de Candra estivesse exaltado ou recebendo excelentes aspectos de benéficos naturais. Podemos, outrossim, dizer que a colocação de Candra nesta Rāśi, é uma situação muito delicada. É como ter Candra depositado em Randhra Bhāva, ou seja, formando um maraṇa kāraka sthāna, cujo significado principal é a diminuição da longevidade pelas armas que o planeta usa. No caso de Candra o próprio indivíduo se torna o autor e responsável por isto devido às aflições e aos tormentos mentais em que continuamente se vê alvo.

16. Viśakhā – 20º00’ Tulā – 03º20’ Vṛścikasomente o último Pada Nakṣatra pertence a Vṛścika Rāśi, as 3 primeiras pertencem a Tulā.

4º Pada – 00º00’ Vṛścika – 03º20’ Vṛścika – cai em Karkaṭa Navāṃśa, governado por Candra. É o primeiro ponto de Escorpião e o ponto de maior debilidade de Candra Graha. De fato, a colocação de Candra neste pada é um dos piores para a mente/emoções de qualquer nativo. Leve em consideração seu dispositor e os aspectos que ele recebe para definir melhor a qualidade da mente do nativo.

17. Anurādhā – 03º20’ Vṛścika – 16º40’ Vṛścika – Anurādhā é uma Constelação governada por Śani (Saturno), cujo nome significa, literalmente, “depois de Radha”, e cujo símbolo é uma pilha de arroz e, outras, um guarda-chuva. Mitra é a principal divindade governante sobre este Nakṣatra, atribuindo-lhe, portanto, a amizade, o espírito fraterno etc., como suas principais características naturais. Pessoas nascidas sob este Nakṣatra têm facilidade para fazer amigos, serão sociáveis e prestativas. Śani representa o tempo e tudo que pode ser construído através do esforço e dedicação, então semelhantes indícios podem ser percebidos nos nativos sob as influencias desta Constelação.

1º Pada – 03º20’Vṛścika – 06º40’ Vṛścika – cai em Siṁha Navāṃśa, governado por Sūrya. O foco aqui é o próprio indivíduo, seus desejos e a satisfação deles, o que pode leva-lo à liderança, pois tais características estão fortemente estabelecidas no sentido de fraternidade, irmandade etc., estabelecidas nas características de Sūrya que confere poder e liderança.

2º Pada – 06º40’ Vṛścika – 10º00 Vṛścika – cai em Kanyā Navāṃśa, governado por Budha. Comunicação, discurso, escritas, marcam bem o domínio deste pada nakṣatra. Sendo um pushkara navāṃśa, planetas colocados aqui promove realizações compatíveis com seus significados.

3º Pada – 10º00’ Vṛścika – 13º20’ Vṛścika – cai em Tulā Navāṃśa, governado por Śukra. É o pada mais social e amigável dentre todos, induzindo um gosto pelas finas artes e o conhecimento oculto. Entretanto, excesso de jala marcado pelo domínio de Śukra graha dá um grau de auto destruição e desperdício das oportunidades. Excesso de emoção pode gerar os piores conflitos quando seu dispositor está aflito ou mal colocado/aspectado.

4º Pada – 13º20’ Vṛścika – 16º40’ Vṛścika – cai em Vṛścika Navāṃśa, governado por Maṅgala, um Vargottama pada. Aqui existe um excesso de energia presente e, por ser um Vargottama pada, conferirá ao nativo poder físico relacionado ao bhāva onde ele se encontra depositado. Paixão, emoção, impulso são algumas das características que se pode perceber em uma pessoa que nasce com Candra neste pada nakṣatra.

18. Jyeṣṭhā – 16º40’ Vṛścika – 30º00’ Vṛścika Jyeṣṭhā é uma Constelação governada por Budha (Mercúrio) e cujo nome significa “O mais antigo”, “O mais velho”, entre outros, sob a insígnia do respeitável por sua antiguidade. Indra é a divindade associada a este Nakṣatra, sendo o seu símbolo aquele de um brinco, um guarda-chuva ou um talismã, estes dois últimos como a representação de uma proteção tanto física, contra chuva e sol, quanto espiritual, pelo uso de um amuleto.  Sua natureza é Daruna, ou seja, representa o lado obscuro da vida. É o Nakṣatra relacionado ao ocultismo e tudo que se refere a esse tipo de assunto e, tendo como governante planetário Budha Graha, as atividades aqui serão marcadas por uma acentuação no discurso, fato este em que o excesso emocional de Candra em Vṛścika, torna-se verbalizada, quer por palavras ou por escrita. Jyeṣṭhā é um Nakṣatra ativo, Feminino, associado com a liderança e, igualmente como o seu anterior, associado com a amizade. Por ser uma Constelação mais associada com o ocultismo, aqui atividades como investigação, vigília etc., são comuns.

1º Pada – 16º40’ Vṛścika – 20º00’ Vṛścika – cai em Dhanu Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. Um pada que confere expansividade e entusiasmo aos nativos nascidos aqui. Elevado conhecimento, assuntos financeiros e semelhantes marcam este pada.

2º Pada – 20º00’ Vṛścika – 23º20’ Vṛścika – cai em Makara Navāṃśa, governado por Śani. Um pada que confere características semelhantes à responsabilidade, dedicação ao trabalho, materialidade e ambição por status e poder.  

3º Pada – 23º20’ Vṛścika – 26º40’ Vṛścika – cai em Kumbha Navāṃśa, governado por Śani e Rāhu. Todos os padas governados por Śani e Rāhu terão sempre um sentido altamente humanitário e fraterno em seu foco principal aliado aos atributos do Nakṣatra.

4º Pada – 26º40’ Vṛścika – 30º00’ Vṛścika – cai em Mīna Navāṃśa, governado por Bṛhaspati o qual, confere aos nativos nascido aqui um excesso de emoção, fantasia e escapismo da realidade. Os nativos nascidos nos últimos 12º deste Nakṣatra sofrem de Gaṇḍānta Doṣa e podem morrer prematuramente tanto ao nascer, quanto em cerimônias auspiciosas, como casamento, ou durante viagens. Nestas três circunstâncias.



Pessoas que possuem Candra em Vṛścika Rāśi

Bob Marley (Música) – Candra em Anurādhā, 1º Pada; a 04º06’ no Lagna (1), e seu dispositor em Makara, em Sahaja Bhāva (3).

Friedrich Nietzsche (Filosofia) – Candra em Anurādhā, 4º Pada; a 16º37’ em Dhana Bhāva (2), e seu dispositor em Kanyā, em Vyaya Bhāva (12).

Tancredo Neves (Política) – Candra em Jyeṣṭhā, 1º Pada; a 19º33’ em Labha Bhāva (11), e seu dispositor em Vṛṣa Rāśi, em Putra Bhāva (5).

Albert Einstein (Física) – Candra em Jyeṣṭhā, 2º Pada; a 22º09’ em Ari Bhāva (6), e seu dispositor em Makara Rāśi, em Randhra Bhāva (8).




IX. Candra (Lua) em Dhanu (Sagitário) – Sagitário é do elemento Agni (Fogo), governado por Bṛhaspati (Júpiter), que está pleno de Ākāśa (éter) e é Sattvico. Ākāśa é um elemento amigo de todos os outros. Dhanu é um signo Dual, Masculino, Noturno, dotado de Pitta doṣa (fogo/água) e igualmente sattvico, assim como seu Governante. Dhanu é o ponto de debilidade de Rāhu, de exaltação de Ketu e o mūlatrikoṇa de Bṛhaspati. Logo, Ketu tanto pode levar à uma elevada espiritualidade, condutiva de mokṣa, quanto não. Os primeiros 12º (graus) de Dhanu é o ponto do Gaṇḍānta Doṣa, um ponto crítico quando da transição de um signo do elemento água para um de fogo, e que produz morte prematura em três circunstâncias, ou ao nascer, ou em cerimônias auspiciosas, como o casamento, ou em viagens. Igualmente, o primeiro Nakṣatra nesta Rāśi, é pouco auspicioso para vários assuntos, inclusive para os planetas colocados aqui, dentre eles Candra Graha, por sua inimizade natural com o governante desta Constelação, Ketu.

Dhanus tem domínio natural sobre Dharma Bhāva (9), o qual representa o trikoṇa dharma, e tal casa lida com assuntos tais como viagens para o exterior, elevado conhecimento, templos, pai, guru, boa fortuna, religião, elevada espiritualidade, dīkṣā, ingresso em uma Ordem Sagrada, vida passada, a causa do nascimento. Cada um desses assuntos é governado por um planeta, que é seu kāraka (significador), demonstrando o porquê dessas questões. Por ora devemos entender que Candra colocado nesta Rāśi, também tomará para si emprestado as características do domínio natural do signo.

Dhanus governa a parte das coxas como membro do Kālapuruṣa, possui agni tattva que, em brevidade, é o elemento principal depurador de todos os pecados. Seu Governante, Bṛhaspati, governando a inteligência, é agradável e tem muitas virtudes. Ele é o Guru dos devas, é bondoso e compassivo, mas quando perturbado de algum modo, mostra-se o planeta mais irado do zodíaco, sempre em busca do restabelecimento do Dharma em suas ações. Por isso, sendo a 9ª casa a principal casa do Dharma, Rāhu, um planeta adharmico, encontra aqui seu māraṇa kāraka sthāna, ou seja, está morto. E por isso também, Bṛhaspati obtendo seu domínio e mūlatrikoṇa em Dhanus Rāśi, aqui Rāhu tem o seu ponto de maior debilidade e sua posição, quer em signos ou casas, mostrará quais ações adharmicas de vidas passadas fizeram jīva reencarnar no mundo da forma.

19. Mūla – 00º00’ Dhanu – 13º20’ Dhanu é um Nakṣatra Neutro, ativo, governado por Ketu, cuja natureza é boa para iniciar pequenos trabalhos, aprendizado e atividades comerciais. Seu nome significa raiz, a parte que dá sustentação a qualquer empreendimento, o início, a base, o centro. Sua divindade governante é Nritti, a deusa da dissolução e da destruição, outra forma de Alakṣmī, ou seja, o oposto de Lakṣmī. É um Rākṣasa Nakṣatra, isto é, demoníaco, e associado com kāma, desejo, de todas as espécies, bem como a assuntos relacionados à morte. A energia desse Nakṣatra tanto pode ser usado para o bem, quando a espiritualidade é canalizada para o bem do próximo, quanto para o mal. Caso seja usada para o mal, o nativo pode buscar sua própria destruição quanto ao do seu próximo. Ambos os extremos estão aqui relacionados, da satisfação dos desejos e realizações materiais quanto da renúncia de tudo para uma vida mais espiritualizada. Portanto, dar um parecer aqui, por mais generalizado que seja, sobre a prospecção do caráter do querente, sem antes verificar a colocação do governante do Nakṣatra, bem como da Rāśi, não é aconselhável. Contudo, eis abaixo as principais energias que afetarão diretamente Candra quando colocado em cada um de seus padas.

1º Pada – 00º00’ Dhanu – 03º20’ Dhanu – cai em Meṣa Navāṃśa, governado por Maṅgala. Impulso, iniciativa e determinação. A energia tamasica de Maṅgala pode ser atenuada pela natureza Sattvica de Dhanu Rāśi, entretanto, Ketu, semelhante a Maṅgala, governa sobre este Nakṣatra. A menos que Bṛhaspati e Ketu estejam bem colocados, não é possível direcionar esta energia para algo construtivo.

2º Pada – 03º20’ Dhanu – 06º40’ Dhanu – cai em Vṛṣa Navāṃśa, governado por Śukra. Igualmente aqui, entretanto em seu sentido sensual e passional. Há uma mistura dos tattvas agni e jala neste ponto sensível de Dhanus Rāśi, o que dá sensibilidade para as artes, música etc.

3º Pada – 06º40’ Dhanu – 10º00’ Dhanu – cai em Mithuna Navāṃśa, governado por Budha. O ponto do discurso, da literatura, da matemática estará em pauta neste pada nakṣatra, funcionando mais em um plano mental/espiritual do que propriamente material.

4º Pada – 10º00’ Dhanu – 13º20’ Dhanu – cai em Karkaṭa Navāṃśa, governado por Candra. Excesso de jala pode marcar uma natureza extremamente emocional e turbulenta aqui. Funciona mais no plano emocional/espiritual do que material.

20. Pūrva Aṣāḍhā – 13º20’ Dhanu – 26º40’ Dhanu é um Nakṣatra Feminino, governado por Śukra. Seu nome significa “Invencibilidade”, “Vitorioso”, dentre semelhantes adjetivos. Ele possui vários símbolos, uma cesta, um quadrado, um leque, uma presa. A divindade que preside sobre esta Constelação é Apah, uma deusa pouco conhecida e relacionada com a as Águas Cósmicas. Varuṇa, a divindade secundária sobre este Nakṣatra, é o deus das águas. Sua natureza é imperativa, rajasica, passional e dominadora. Os meios utilizados para conquistas serão aqueles que estiverem ao seu alcance. É uma constelação que está associada com as artes em geral, música, canto, pintura etc. e por estar sob o domínio de Bṛhaspati e Śukra, os extremos podem ser aqui presenciados, ou seja, ou inclinação é dada para a espiritualidade, o ensino brahmanico e acadêmico, ou a conquista de posses materiais e exclusivamente na satisfação de seus próprios desejos pelo domínio de Śukra. Além disso, observe a inimizade natural entre Bṛhaspati (o guru dos devas) e Śukra (o guru dos asuras). Há sempre algo de conflitante aqui, e a colocação de ambos, tanto de Bṛhaspati quanto de Śukra, assim como o governante do pada nakṣatra e  de Candra, determinará o caminho a ser seguido, se para algo construtivo ou destrutivo.

1º Pada – 13º20’ Dhanu – 16º40’ Dhanu – cai em Siṁha Navāṃśa, governado por Sūrya. O governo de Śukra sobre este Nakṣatra traz um sentido mais acentuado pela satisfação dos próprios desejos. A menos que Bṛhaspati, governante de Dhanu; e Sūrya, governante do pada, estejam bem colocados, o sentido de ética dado pelo encontro de Sūrya e Bṛhaspati não pode ser aplicado corretamente pelos nativos neste pada.

2º Pada – 16º40’ Dhanu – 20º00’ Dhanu – cai em Kanyā Navāṃśa, governado por Bhuda. Um pada relacionado ao lado intelectual, literário, matemático e administrativo. A busca pela perfeição, quer exercida da arte literária ou científica sempre estará presente.

3º Pada – 20º00’ Dhanu – 23º20’ Dhanu – cai em Tulā Navāṃśa, governado por Śukra. Altamente sensual, passional e possessivo. Este é um pushkara navāṃśa pada, trazendo realizações para os planetas colocados aqui. Com exceção de Sūrya, todos os demais planetas aqui depositados trarão bons resultados em realizações.

4º Pada – 23º20’ Dhanu – 26º40’ Dhanu – cai em Vṛścika Navāṃśa, governado por Maṅgala e com sub governo em Ketu. É o mais misterioso pada deste nakṣatra, trazendo um monte de interesse pelo conhecimento místico-espiritual. Novamente aqui os extremos se opõem, e somente pelo estudo do dispositor da Rāśi, do Nakṣatra e seu pada é que se pode determinar com precisão como sua mente/emoção o conduzirá nesta vida.

21. Uttara Aṣāḍhā – 26º40’ Dhanu – 10º00’ Makara é um Nakṣatra Feminino, governado por Sūrya, que traz durabilidade em atividades iniciadas sob seu domínio e muito semelhante ao seu anterior, pois forma um par com ele. Seu nome pode ser traduzido como “Último Invicto”, “Último Invencível”.  Seu principal símbolo é o de uma presa de elefante, dando aqui importância ao trabalho a ser realizado por seus nativos. É um símbolo de trabalho, mas também de importância e liderança, uma vez que os elefantes são usados em trabalhos duros e pesados devido à resistência de suas presas, bem como em atividades reais e em cerimonias auspiciosas, ostentando sempre um grau de importância e de liderança para quem monta sobre suas costas. A divindade governante sobre este Nakṣatra são os dez Viśvadevas, que significa Deuses Universais. Seus nomes traduzidos como Bondade, Verdade, Força de Vontade, Habilidade, Tempo, Desejo, Firmeza, Ancestrais, Iluminação e Auge, mostra as características dadas aos nativos deste Nakṣatra. Gaṇeśa é outra divindade relacionada a este Nakṣatra, trazendo o conhecimento místico-espiritual como interesses destes nativos. Aqui somente o primeiro pada cai em Dhanu Rāśi, cabendo aos outros três sua posição em Makara.

1º Pada – 26º40’ Dhanu – 30º00 Dhanu – cai em Dhanu Navāṃśa, governado por Bṛhaspati. Um Vargottama pada nakṣatra. Senso de justiça, amor pelo ensino e outras atividades auspiciosas relacionadas à prática religiosa são marcantes aqui. A yuti de Bṛhaspati e Sūrya em uma Carta Natal sempre dará ao nativo um senso de ética e de justiça muito forte, e este pada nakṣatra reúne todos estes atributos.


Pessoas que possuem Candra em Dhanu Rāśi

Aurobindo Ghose (Religião) Candra em Mūla, 2º Pada; a 05º41’ em Ari Bhāva (6), e seu no Lagna (1).

Amy Winehouse (Música/canto) – Candra em Mūla, 3º Pada; a 06º48’ em Randhra Bhāva (8), e seu em Yuvati Bhāva (7)

Chico Xavier (Religião) – Candra em Mūla, 3º Pada; a 08º58’ em Vyaya Bhāva (12), e seu em Dharma Bhāva (9).

Adolf Hitler (Política) Candra em Pūrva Aṣāḍhā, 1º Pada; a 14º19’ em Sahaja Bhāva (3), e seu dispositor nele mesmo.

Osho (Religião) Candra em Pūrva Aṣāḍhā, 3º Pada; a 22º20’ em Randhra Bhāva (8), e seu dispositor em Sahaja Bhāva (3).




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