© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

O Caminho Devocional, um dos métodos de cura em Astrologia Védica

Bhakti Yoga, o yoga da devoção, é o caminho mais seguro para a Realização. Alguns métodos de Yoga são apropriados para determinadas pessoas, mas não aconselhadas para todas as outras. Em Astrologia, Bhakti Yoga está associado com a casa 5 (Putra Bhāva), pelo qual se diz que todos podem praticar seguramente esse método. Mas em relação aos outros métodos de yoga, estes são representados pelos planetas e sua colocação e associação em uma Carta Natal, de modo que, ao analisarmos uma carta, podemos compreender qual método é seguro ou nocivo para a pessoa. Sim, a prática de determinada vertente de yoga pode ser nociva para algumas pessoas, ao passo que pode levar outra à imediata realização. Pessoas com problemas de saúde crônica não podem, por exemplo, praticar o Haṭha Yoga. Igualmente pessoas com problemas psíquicos não podem se dedicar a tais métodos que trabalham com o rápido despertar de Kuṇḍalinī, isso porque o Seu despertar trará o efeito da pseudo esquizofrenia muito mais intenso e perturbador nestas pessoas do que em outras sãs. Novamente, pessoas que sofrem perturbações espirituais, que têm débitos Kármicos difíceis para com os Pitṛs, que possuem Curses e Doṣas a serem removidos de seu Mapa Natal, não devem praticar métodos avançados de yoga que ocasionem o rápido despertar de Kuṇḍalinī até que tais débitos sejam removidos, pois qualquer avanço neste caminho lhe trará enormes perturbações espirituais e desequilíbrio na vida.

Toda essa cura espiritual se dá unicamente pelo caminho do Bhakti Yoga.  Após concluída esta etapa, a pessoa pode seguramente se dedicar ao caminho que lhe agrada. Evidente que, conhecendo o Bhakti Yoga, nunca mais ninguém desejará abandonar esse caminho. A oportunidade de estar sentado aos pés da divindade em oferecimento não apenas dos itens como ensinado, mas do seu tempo, do seu amor e devoção, é um caminho sem volta pelos motivos do bem estar que toda essa prática ocasiona, pelo que se entende que um devoto será sempre um devoto até o fim de seus dias aqui na terra.

A casa 5, a casa do amor devocional, é a casa onde se investiga o sentimento de amor em todas as suar vertentes, não apenas aquele direcionado à Divindade. Os planetas que ocupam esta casa indicam se as divindades serão ferozes (maléficos) ou dóceis (benéficos), se serão Avatāras de Viṣṇu ou de Śiva (planetas masculinos), ou se o aspecto feminino da Divindade (planetas femininos). Os planetas que aspectam também indicam qual Divindade é esta.

Já o A5, o Āruḍha de Putra Bhāva, indica onde o amor do indivíduo se expressa. Onde está colocado o A5 é onde está assentado o amor do indivíduo, pelo que representa aquela casa em todos os níveis e significadores a que se atribui a esta casa. Os planetas envolvidos com o A5, tanto os que estão em conjunto ou o aspectando, quanto o seu dispositor, podem nos dar uma boa representação sobre esse sentimento e a quem ou qual causa ele está sendo dedicado nesta vida.

Sendo Bhakti Yoga o caminho mais seguro e suave para a Realização, qualquer dificuldade encontrada na prática dos inúmeros métodos de yoga e que leva o indivíduo a buscar em artifícios a aceleração de seu desenvolvimento, deve ser cuidadosamente avaliada, e os artifícios tidos como aceleradores do desenvolvimento devem ser imediatamente abandonados, e o indivíduo deve buscar aprender meios de realizar Bhakti Yoga e permanecer nisto, e somente nisto, até que o problema esteja sanado.

Na Bhagavad-Gītā, Bhakti Yoga é citado como o caminho mais elevado e que só pode ser alcançado após passar por diferentes realizações. Naturalmente não havendo tais realizações não se pode alcançar Bhakti Yoga, pelo que se entende que o sentido dado ao texto é aquele da união com a Suprema Consciência de Deus, isto é, a Realização em si mesma. Entretanto, para que fique clara a distinção, Bhakti Yoga é citado em várias fontes e aconselhada como método a ser praticado no caminho devocional, e podemos nominar um bhakta todo aquele que despertou essa perfeição quanto aquele que está no caminho do despertar.

A casa 5 também é a casa do Mantra. Não busque o mantra na casa 2, pois ele não está lá só pelo fato de a casa 2 representar a voz e o discurso. A casa 2 é o instrumento usado na pronúncia do Mantra, mas é na casa 5 que se deve buscar o Mantra da Divindade e se, e somente se, os planetas envolvidos com aquela casa for amigo do Lagna, o assento da sua inteligência e vitalidade. Caso contrário, outros meios são utilizados.


Em suma, a casa 5 na Carta Astrológica, indica a prática do Bhakti Yoga. Os planetas ali colocados representam aspectos da Divindade que podem ajudar o indivíduo em sua realização mais elevada nesta vida. Não havendo planetas, busca-se os que aspectam esta casa. Não havendo aspectos, busca-se o seu governante. Somente nesta ordem e nunca de outro modo. Já o A5 indica a expressão do amor. Onde o A5 está colocado, indica onde a pessoa assentou o seu amor aqui neste mundo. Se esse amor será mais espiritual ou mais material, a qual ou quais pessoas é dirigido, qual o setor (casa) da vida a natividade mais ama neste mundo e mais dedica o seu tempo e atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário