Bādhaka
e Bādhakeśa
|| ॐ गं गणपतये नमः ||
|| oṃ gaṁ gaṇapataye namaḥ ||
© Todos os Direitos Reservados
Karen de Witt
(Astróloga Védica)
______________________________________________________________________________________
ÍNDICE
1.
Definição
1.1
– Bādhakeśa tem a natureza de Rāhu
2. Obstruções causadas pelo
Bādhakeśa
2.1
– Ira dos Devas
2.2
– Ira dos Dharma Devas
2.3
– Serpentes
2.4
– Pais
2.5
– Preceptores
2.6
- Brāhmaṇes
2.7
– Pretas
2.11
– Ābicharas
2.12
– Remédios para estas aflições
3.
Obsessões causadas pelo Bādhakeśa – quem é o inimigo
4.
Doenças causadas pelo Bādhakeśa
5.
Maléficos e Benéficos em casas governadas pelo Bādhakeśa
6.
A casa seis (os seis inimigos declarados)
7.
A casa oito (a casa dos nossos débitos)
8. As 12 Formas de Gaṇeśa para remoção do Bādhakeśa
9. Exemplos
8. As 12 Formas de Gaṇeśa para remoção do Bādhakeśa
9. Exemplos
9.1 – Frida Kahlo – negação de filhos
9.2
– Diego Rivera – paixões
9.3
– Swami Śivānanda – controle sobre as fraquezas
9.4
– Oscar Wilde – paixões e escândalos
9.5
– Lucia Anna Joyce – Esquizofrenia
9.6 – Charles Manson – psicopatia
______________________________________________________________________________________
1. Definição
A Palavra Bādhaka (बाधक)
é derivada de Bādha (बाध)
que, quando aplicada em Jyotiṣa, refere-se à obstrução, punição, dor,
sofrimento, prejuízo, obsessão, assédio etc. Sua relação com a Carta Natal indica
a natureza e a origem dos sofrimentos. Bādhakeśa (Planeta que governa
sobre a casa Bādhaka) mostra uma fonte desconhecida causadora de inúmeros
problemas e terríveis sofrimentos. Tem sua origem no mundo dos mortos, afetando
suas realizações no mundo material, e está associada com as 11 misérias que
afligem a humanidade.
Lagna
Bādhaka e Rāśi Bādhaka é muito diferente de Argalā Bādhaka. Lagna Bādhaka está
relacionado com fontes desconhecidas e invisíveis, seres do mundo espiritual
inferior. Indica uma ação maléfica, demoníaca, destrutiva, que envolve todos os
tipos de seres ocultos, tais como rākṣasas, piśācas, mahā piśācas, pretas,
bhūtas, demônios etc., tal como ensinado por Raman em Praśna Mārga. Não se pode
conhecer e/ou ver tais forças, uma vez que invisíveis, mas seus efeitos
destrutivos podem ser sentidos através da vida.
Todo
aquele que pratica o Jyotiṣa deveria, primeiramente, retificar seu próprio
Lagna Bādhaka antes de empreender outras retificações. Sem o afastamento desses
seres trevosos que causam tamanha dor e sofrimento, não é possível avançar positivamente.
E toda e qualquer retificação aplicada sem a remoção prévia desta chaga, serve
apenas como um paliativo, um bálsamo consolador para momento de grande aflição,
porém temporário e não efetivo de todo.
1.1 – Bādhakeśa tem
a natureza de Rāhu
O
Bādhaka natural do zodíaco é a casa 11, levando em consideração Áries como
primeiro signo zodiacal governante do Lagna. Portanto, Rāhu é o Naisargika
Bādhakeśa (obstrutor natural do zodíaco), e para cada Lagna um específico
Bādhakeśa temporário deve ser definido como pelas regras abaixo:
Tabela 1 – Lagna Bādhaka
Signos
no Lagna
|
Lagna
Bādhaka
|
|
Cardinais
|
Áries, Câncer, Libra e Capricórnio
|
11ª do Lagna
|
Fixos
|
Touro, Leão, Escorpião e Aquário
|
9ª do Lagna
|
Duais
|
Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes
|
7ª do Lagna
|
Rāhu é um Rakṣāsa, um ser demoníaco que busca a imortalidade e se disfarça entre os deuses para conseguir seu propósito. Ele é enganador, mentiroso, obsessivo, e nunca está plenamente saciado muito embora todas as suas realizações. Ele governa sobre a casa 11, pois esta casa está associada com nossas maiores ambições materiais, bem como com as realizações conquistadas a partir destas ambições. A ambição pode ser saudável ou extremamente negativa e com uma profunda direção obsessiva. Neste ponto nada pode preencher o vazio inesgotável dos desejos, como um poço sem fundo de desejos nunca saciados embora todas as conquistas materiais. Assim é Rāhu, um ser faminto por realizações materiais.
Rāhu
pode conferir elevada realizações na vida, caso se encontre bem colocado em
casas upacayas, que significam crescimento, ou domiciliado, ou com digbala. Mas
ele também pode obstruir a vida material a partir de seu kala sarpa, e tornar
muito difícil qualquer direção a tomar. O Bādhakeśa também tem essa função
dupla, tal como Rāhu.
Rāhu
significa as curses de serpentes, mas também por sua natureza demoníaca, ele
representa todas as classes de rakṣāsas, espíritos e demônios por sua
associação com os senhores das casas 6, 8 e 12 ou com os maléficos Saturno,
Marte e Ketu. Assim como Rāhu, através da associação do Bādhakeśa com tais
casas e senhores, pode-se determinar a natureza da aflição.
Assim
é que devemos entender a natureza do Bādhakeśa, um igual a Rāhu em todos os
sentidos e, portanto, que pode conferir tanto realizações quanto dor e sofrimento
na vida. Esse aspecto dual de sua natureza será estudado mais adiante, aqui
basta enumerar as consequências advindas disso:
A
– Obsessão:
a) O
Bādhakeśa faz o nativo obsessivo e focado em um único objetivo a vida toda, em
área específica determinada pela colocação dele na Carta Natal – isso pode
trazer realizações ou completa ruína;
b) O
Bādhakeśa faz o nativo atrair determinadas classes de pessoas obsessivas por
ele, seja no trabalho, em família, na vida social ou amorosa – isso pode trazer
realizações ou completa ruína (assédio);
B
– Realizações:
O
Bādhakeśa traz realizações através de determinadas classes de pessoas e em
determinadas áreas da vida onde ele atua;
C
– Além da Compreensão:
Rupturas
nas relações e falhas nos empreendimentos sem causa aparente, doenças estranhas
e sem solução de cura pela medicina ortodoxa, aflições mentais e pensamentos
obsessivos, compulsivos e/ou suicidas, perseguições por pessoas obsessivas,
obstruções em todos os sentidos como caminhos sempre fechados e impossibilidade
de se elevar na vida, todos estes assuntos são indicativos da ação do
Bādhakeśa.
A
realização ou ruína dependerá dos planetas associados com o Bādhakeśa e
daqueles colocados em Signos governados por ele. A influência benéfica ou
maléfica, bem como sua intensidade será discutida mais adiante.
2. Obstruções causadas pelo
Bādhakeśa
Primeiramente
devemos definir bem se o Bādhakeśa está causando obstrução ou realização, qual
o fator decisivo que causa tal distinção em seus efeitos e os motivos de assim
ser. Abaixo foram listados todos os relacionamentos possíveis do Bādhakeśa e
que fazem com que ele aja como um obstrutor, acusador, punidor e fonte de sofrimento
decorrente de uma ou outra curse.
Os
problemas relacionados ao Bādhakeśa apontados na Carta Natal estão associados
com os nossos maus karmas de vidas passadas. Interessante notar que assim como
a carta praśna aponta o momento presente e identifica o inimigo desta vida, a
Carta Natal identifica a causa ocorrida em vidas passadas e que permitiu esse
sofrimento na vida atual. Dessa forma, identificar a natureza, direção e
ferramentas utilizadas pelo inimigo na ação do mal cabe ao praśna, assim como
identificar as causas de vidas passadas que deram origem aos atuais sofrimentos
cabe à Carta Natal.
As pessoas que nos cercam serão sempre instrumentos da vida
para a realização e manifestação do nosso bom ou mau karma, e quando o
Bādhakeśa está ativo e um praśna é solicitado, e então ele identifica o
inimigo, este último nada mais é do que um instrumento de ação para a
realização da força destrutiva do Bādhakeśa. Ele não está consciente de que é
um instrumento, age assim porque ainda não dominou suas obsessões e fraquezas
de caráter (ṣaḍripus) e sente uma vontade irresistível de causar o mal para
satisfação de seus sentidos. Ele age sob comando de quem? Pois então ele está
sob efeito de um Bādhakeśa também, porém na função de assediador, punidor e
acusador.
O
inimigo deixa de existir quando a natividade retifica o Bādhakeśa, removendo-o
através da bênção do Senhor Gaṇeśa e de outras medidas ensinadas por Raman para a pacificação dos elementos que o envolve, e não combatendo-o de igual para igual, ou
seja, não pagando com a mesma moeda, pois é sabido que o Bādhakeśa é a raiz de
onde provém males semelhantes. Assim, por exemplo, ainda que o nativo obtenha
vitória sobre um inimigo, isto é apenas temporário, pois assim que o Bādhakeśa
voltar a agir, outro inimigo surgirá que causará obstrução e sofrimento semelhante
ao último. A correta conduta é remover o mau karma associado ao Bādhakeśa, esta
é a solução mais digna. Isto se faz através de penitências espirituais, e as
classes apontadas no tópico ‘quem é o inimigo’ são as classes de pessoas (varṇa) que na
atual vida devem receber de nós toda atenção e caridade, pois é uma forma de
resgatar nossos erros cometidos em vidas passadas.
Dispositor do A6 (Ārūḍha da casa 6, inimigos) e o governante do GK (significador temporário de inimigos) também devem ser retificados para afastar as inimizades de nossa vida do mesmo modo como o Bādhakeśa é tratado para remover os males ocultos que trazem tais sofrimentos. A semelhança entre esses três significadores é quase idêntica, porém seu modo de agir é totalmente diferente, de modo que para investigar qual precisa ser retificado naquele momento, necessário é que se analise o período planetário pelos sistemas Viṁśottarī e Nārāyaṇa. O planeta ou signo associado com um desses três que estiver ativado por um desses sistemas, é o planeta que deve ser retificado para afastar os problemas em determinado momento.
Dispositor do A6 (Ārūḍha da casa 6, inimigos) e o governante do GK (significador temporário de inimigos) também devem ser retificados para afastar as inimizades de nossa vida do mesmo modo como o Bādhakeśa é tratado para remover os males ocultos que trazem tais sofrimentos. A semelhança entre esses três significadores é quase idêntica, porém seu modo de agir é totalmente diferente, de modo que para investigar qual precisa ser retificado naquele momento, necessário é que se analise o período planetário pelos sistemas Viṁśottarī e Nārāyaṇa. O planeta ou signo associado com um desses três que estiver ativado por um desses sistemas, é o planeta que deve ser retificado para afastar os problemas em determinado momento.
Raman
ensina em seu Praśna Mārga que “as misérias dos homens são devidas à ira dos
(1) Devas,(2) Dharma Devas, (3) Serpentes, (4) Pais, (5) Preceptores, (6) Brāhmaṇes,
(7) Pretas e (8) Bhūtas. Eles são em número de onze (11). Eles também são
devidos a (9) mau olhado (dṛṣṭi bādha), (10) maldições (curses) e (11) ações
maléficas dirigidas por inimigos (ābichara)”.
2.1 – Ira dos Devas – quando os planetas governando
a casa de ferimento (Bādhaka) ocupam locais desfavoráveis, eles causam aflições
apropriadas às divindades relacionadas a estes planetas. Veja a correspondência
na tabela abaixo. As casas desfavoráveis aqui são as Dusthānas e a casa 3 (esta
última de acordo com alguns escritores).
Em
todo caso, as casas de ferimentos para os devidos fins de análise em Jātaka devem
ser entendidas somente como as casas Bādhakas para cada Lagna. Este é um ponto
controverso, pois enquanto Raman descreve as casas Bādhakas como 3, 6 e 11 para
trabalhos em Praśna (Horárias), a maioria dos astrólogos trabalha com o Bādhaka
a partir do Lagna para os trabalhos em Jātaka, isto é, o Horóscopo de
Nascimento.
Tabela 2 –
Correspondência dos Planetas com as Divindades
Sol
|
Todos
os Signos
|
Śiva
|
1º
Drekkana de signo dual
|
Subrahmaṇya;
e Kartikeya na visão de Harihara
|
|
2º
Drekkana de signo dual
|
Gaṇeśa
|
|
Lua
|
Śukla
Pakṣa
|
Durgā
|
Kṛṣṇa
Pakṣa
|
Bhadrakālī,
Kālī
|
|
Kṛṣṇa
Pakṣa em signo de Marte
|
Cāmuṇḍā,
Raktheśvarī, Raktha
|
|
Marte
|
Signos
ímpares e sattvicos
|
Subrahmaṇya
|
Signos
ímpares não-sattvicos
|
Bhairava,
Candrakeśa
|
|
Signos
pares
|
Cāmuṇḍā,
Bhadrakālī e outras ferozes
|
|
Mercúrio
|
Signos
Móveis e Duais
|
Avatāras
de Viṣṇu
|
1º
e 2º drekkanas de Signos Fixos
|
Śrī
Kṛṣṇa
|
|
3º
drekkana de Signos Fixos
|
Śrī
Viṣṇu
|
|
Associado
com Sol de qualquer forma
|
Senhor
Śiva
|
|
Associado
com Lua de qualquer forma
|
Durgā
|
|
Associado
com Marte de qualquer forma
|
Subrahmaṇya
|
|
Júpiter
|
Em
qualquer signo
|
Mahā
Viṣṇu ou Nārāyaṇa
|
Vênus
|
Em
qualquer signo ou em sattvicos
|
Annapūrṇeśvarī
|
Em
uma casa de benéfico ou em rajásicos
|
Lakṣmī
|
|
Em
uma casa de maléfico ou em tamásicos
|
Yakśī
|
|
Em
signos ímpares com planetas maléficos
|
Gaṇeśa
|
|
Saturno
|
Em
qualquer signo
|
Sastha,
Kiratha
|
Rāhu
|
Em
qualquer signo
|
O
Deus Serpente, Sārpa
|
Ketu
|
Em
qualquer signo
|
Gaṇeśa
|
Tabela 3 – Causas
da Ira dos Devas
Planetas na 12ª do Bādhakeśa e as
causas da ira da divindade
|
|
Gūlika
|
A imagem/templo da divindade se
tornaram impuros por terem sidos tocados por uma serpente.
|
Rāhu
|
|
Saturno
|
A imagem/templo foram
abandonados e se tornaram sujos.
|
Marte
|
Disputa da imagem/templo por
seus responsáveis.
|
Bādhakeśa no Lagna com os planetas
abaixo e as causas da ira da divindade
|
|
Marte
|
A imagem da divindade foi
quebrada.
|
Saturno, Gūlika ou Rāhu
|
Sujeira que poluiu a divindade.
|
Bādhakeśa na 4ª casa com os planetas
abaixo e as causas da ira da divindade
|
|
Marte
|
Templo/imagem foram quebrados.
|
Saturno, Gūlika ou Rāhu
|
Templo/imagem foram sujos e
poluídos.
|
Bādhakeśa nas 2ª ou 11ª casas, a
riqueza da divindade foi roubada e é a causa da ira
|
|
Rāśi ou Planeta Dhātu
|
Signos Móveis, Lua, Marte,
Saturno e Rāhu
|
Rāśi ou Planeta Mūla
|
Signos Fixos, Sol e Vênus
|
Rāśi ou Planeta Jīva
|
Signos Duais, Mercúrio ou
Júpiter
|
Dhātu
|
São objetos inanimados
|
Mūla
|
São grãos, folhas, raízes,
árvores etc
|
Jīva
|
São seres viventes, animais etc
|
Senhores da 6ª, 8ª ou 12ª na 2ª ou na
12ª do Bādhakeśa, a causa da ira:
|
|
O sofrimento é causado pela ira
da divindade governada pelo planeta (veja Tabela 2) cuja propriedade foi
roubada.
|
|
Se o senhor da 9ª ocupar a casa de ferimento,
então a divindade que ele costumava adorar foi negligenciada e esta é a
origem do problema.
|
|
Maléfico na casa Bādhaka associado com Júpiter, ou
no signo de Júpiter, indica Curse de Brāhmaṇes e Devas.
|
Tabela 4 – Paliativo para as aflições
para o Bādhakeśa colocado em determinadas casas
Casa
|
Sanjay Rath
|
Praśna Mārga
|
1ª
|
Doar ídolo ou imagem
|
Doar ídolo ou imagem
|
2ª
|
Mantra Japa
|
Mantra Japa
|
3ª
|
Pūjā
|
Pūjā
|
4ª
|
Renovação do Templo
|
Construção de Templos
|
5ª
|
Presentear com óleo, presentes, roupas etc
|
Presentear com óleo, presentes, roupas etc
|
6ª
|
Oferecimentos e Dedicações
|
Oferecimentos e Dedicações
|
7ª
|
Dançar para a divindade
|
Dançar para a divindade
|
8ª
|
Adoração do Tattva1
|
Pūjā ou Bali Bhūta
|
9ª
|
Adoração do Dharma Devatā
|
Adoração do Dharma Devatā
|
10ª
|
Bali Karma ou Pūjā para Gaṇeśa, ou Kārtikeya
|
Pūjā ou Bali Karma
|
11ª
|
Tarpaṇaṁ
|
Tarpaṇaṁ
|
12ª
|
Nenhuma aflição2, mas música pode ser
oferecida
|
Música e sons de tambor
|
1 – Oferecimento de Tattva é o
elemento pertencente ao planeta de acordo com seu Tattva. Fogo (Sol e Marte) é
o oferecimento de lamparina de ghee, yajña ou homa. Isto é chamado de Bhūta
Bali, sacrifício de bhūta.
2 – Ao final, no Stanza 14, Raman
menciona que a casa 12 não é uma casa de ferimento e que, portanto, seu Senhor
também não causa ferimento. Esta afirmação é apenas levada em consideração para
a colocação do Bādhakeśa nesta casa, não para as demais situações, pois, mais
adiante, ele associa o Senhor da 12ª à curse da ira da divindade, tal como
descrito na Tabela 3.
Em minha humilde opinião, de
acordo com meus estudos sobre este tema que foi disponibilizado neste artigo, o
Bādhakeśa na casa 12 não está livre de causar obstrução/aflição e, portanto,
deve ser retificado com a mesma atenção como dada às outras colocações. Eu
tenho meu Bādhakeśa na casa 12 em Makara Rāśi, e no período Makara-Makara pelo sistema
Nārāyaṇa Daśā precisei enfrentar grandes adversidades. Uma das medidas
corretivas aplicadas por mim, como ensinada neste artigo, trouxe a pacificação
do Bādhakeśa e as adversidades foram afastadas.
Tabela 5 – Em relação ao dispositor do
Bādhakeśa e os paliativos para as aflições3.
Dispositor
|
Sanjay Rath
|
Praśna Mārga
|
Sol
|
Adorar a divindade
|
Iluminação para a divindade.
|
Lua
|
Abhiṣeka usando concha; doação de arroz e água
para os pobres.
|
Oferecimento de ghee, leite e pāyasa (água) para
os pobres.
|
Marte
|
Iluminação e Homa
|
Iluminação para a divindade.
|
Mercúrio
|
Festivais e dança para a divindade
|
Ungir a imagem com pasta de sândalo; Festivais e
dança para a divindade.
|
Júpiter
|
Alimentar Brāhmaṇes, prestar serviços; oferecer
ornamentos.
|
Adornar o ídolo com guirlanda de flores e adorar
com flores; Alimentar Brāhmaṇes, prestar serviços; oferecer ornamentos.
|
Vênus
|
Alimentar os pobres
|
Oferecimento de ghee, leite e pāyasa (água) para
os pobres; Alimentar os pobres.
|
Saturno
|
Alimentar pobres e pessoas oprimidas
|
Vestir e oferecer ornamentos; alimentar pessoas de
casta inferior.
|
3 – Para qualquer planeta colocado nos signos
governados pelo Bādhakeśa, a divindade relacionada a ele (veja Tabela 2) deve
ser propiciada da forma como citado acima (Tabela 5), incluindo a caridade
prescrita, quando for o caso.
Paliativo
Natural
Se qualquer planeta, em
associação com um benéfico, ocupar o Lagna, então a divindade governada por
aquele planeta favorecerá o nativo. (Veja Tabela 2).
2.2 – Ira dos
Dharma Devas – a
mesma aplicação é dada aqui como a anterior, ou seja, a Ira dos Devas. Os
Dharma Devas são os como descritos na Tabela 2.
2.3 – Ira de
Serpentes – são
todos os doṣas e curses que envolvem Rāhu, além das citadas anteriormente. Isto
é, em uma curse por ira dos Devas, quando Rāhu está envolvido, é possível
relacionar esta curse com a de Serpentes também.
Tabela 6 – Natureza
das Serpentes
Júpiter Bādhakeśa na 6ª, 8ª ou 12ª coincidindo com
Kendra de Rāhu
|
Serpentes superiores
|
Júpiter Bādhakeśa na 6ª, 8ª ou 12ª coincidindo com
Kendra de Gulika
|
Serpentes inferiores
|
Rāhu associado com o Bādhakeśa por qualquer meio
|
Serpentes comuns
|
Rāhu associado com o Sol
|
Boas serpentes
|
Rāhu associado com a Lua
|
Serpentes maléficas
|
Rāhu em yuti com Mandi
|
Serpentes
|
Rāhu na 5ª, 7ª ou 9ª de Mandi
|
Serpentes
|
Tabela 7 – Causas
da ira das Serpentes caso haja confirmação de curse
Rāhu em signos móveis
|
Destruição de ovos de serpentes
|
Rāhu em signos duais
|
Destruição de filhotes de serpentes
|
Rāhu em signos fixos
|
Destruição de árvores que abrigavam ninhos de
serpentes
|
Marte em Kendra de Rāhu
|
Destruição de árvores que abrigavam ninhos de
serpentes
|
Saturno e Gulika em Kendra de Rāhu
|
Poluição de ninhos de serpentes por urina, fezes
etc., e outros
|
Gulika sozinho em Kendra de Rāhu
|
Poluição por excrementos e outros
|
Tabela 8 –
Paliativos para as aflições
Rāhu na 6ª, 8ª ou 10ª ou na Bādhaka
|
Sarpa Bali deve ser realizado
|
Rāhu na 4ª
|
Chitra Kuta de pedra deve ser dedicado ao deus
Serpente, ou a instalação da imagem de Sarpa Devatā
|
Rāhu na 12ª
|
Música deve ser oferecido
|
Rāhu no Lagna
|
Abhiṣeka com leite e água
|
Rāhu na 7ª
|
Música devocional
|
Rāhu em qualquer casa
|
Sarpa Bali
|
Destruição de ovos e filhotes de serpentes4
|
Pequenos ovos de serpente de ouro e cobre devem
ser instalados no local de adoração
|
Destruição de filhotes de serpentes
|
Pequenas imagens de serpente de ouro e cobre devem
ser instaladas no local de adoração.
|
Destruição de árvores que abrigavam ninhos de
serpentes
|
Novas árvores devem ser plantadas
|
Saturno e Gulika em Kendra de Rāhu
|
Manter os arredores de sua residência sempre
limpos, realizando os ritos para remoção da curse
|
4
– A quantidade de ovos ou de serpentes a serem instalados no local da adoração
está relacionada ao signo do lagna. Se este for móvel, são 11; se for fixo, 9;
e se for dual, 7. O número está relacionado à casa Bādhaka a contar do Lagna.
2.4 – Ira de Pais – mostram nossos débitos de
vidas passadas para com nossos pais.
Tabela 9 – Curse de Pais e suas causas
1
|
O signo Bādhaka deve ser um governado por Marte
para indicar raiva e a presença de Curse, enquanto Sol ou Lua devem ocupar a
casa Bādhaka no Rāśi ou Navāṁśa de Marte. Isto representa Curse de Pai para
Sol e de Mãe para Lua.
|
2
|
Maléfico em Leão ou Câncer, enquanto estes signos
representam a casa Bādhaka significa curse de Pai e de Mãe, respectivamente.
|
3
|
Bādhakeśa associado com Leão e com Marte/Saturno
mostra raiva e sofrimento do pai ou algum mais velho da linhagem paterna.
|
4
|
Se a casa Bādhaka for Leão e Sol estiver lá,
existe Curse de pai, avô ou ancestrais paternos. Isto é conhecido como Purva
Sapa. Se o Maléfico nesta casa acontece de ser Marte, a natureza da Curse é
muito intensa.
|
5
|
Bādhakeśa associado com Câncer e com Marte/Saturno
mostra raiva e sofrimento da mãe ou algum mais velho da linhagem materna.
|
6
|
Senhor da 6ª na 9ª, ou Senhor da 9ª na 12ª, então
o pai ou o mais velho da família não é bem disposto para com o nativo.
|
7
|
Sol ocupando a 6ª casa ou junto ao Senhor da 6ª,
indica desprazer do pai.
|
8
|
Lua ocupando a 6ª casa ou junto ao Senhor da 6ª,
indica desprazer da mãe.
|
Tabela 10 – Paliativos e Remédios
1
|
Servir aos pais enquanto eles estiverem vivos.
|
2
|
Realizar Śrāddha ou ritos em memória dos pais, se
eles estiverem mortos.
|
3
|
Tila Homa ritual e para os pais que estiverem
mortos.
|
4
|
Tarpaṇaṁ
|
2.5 – Preceptores – Foram citadas naquelas
provocadas por Júpiter.
2.6 - Brāhmaṇes – Igualmente foram citadas
naquelas provocadas por Júpiter.
2.7 – Preta Bādhaka
(espíritos de mortos)
– se os ritos funerais de uma pessoa não forem devidamente realizados, a alma
do morto fica vagando sem rumo e começa a perturbar aquela pessoa que, tendo a
obrigação de fazê-lo, negligenciou seus deveres. Ele toma a forma de um Piśāca
e afeta os relacionamentos da pessoa.
Tabela 11 – Indicações para a presença de
Piśācas
1
|
Gulika ou Ketu na casa Bādhaka mostra a ira.
|
2
|
Lagna ocupado por maléficos, Śani na 7ª casa e
Candra aspectado por maléficos.
|
Tabela 12 – Causas da morte do Piśāca
1
|
Gulika ou Ketu em casa Bādhaka associado com signo
ou o Navāṁśa de Marte, ou aspectado por Marte indica uma morte não natural,
tal como fogo, armas ou doenças como a varíola.
|
2
|
Gulika ou Saturno em casa Bādhaka associado com
signo ou o Navāṁśa de Saturno, ou aspectado por Saturno indica uma morte
devido à miséria e pobreza.
|
3
|
Rāhu associado com Gulika mostra picada de cobra e
outros venenos mortais.
|
4
|
Gulika associado com maléficos e em signos de
água, indica morte por afogamento.
|
Tabela 13 – Sexo, relação de parentesco e
idade em que o Piśāca morreu
1
|
O signo ocupado por Gulika no Navāṁśa mostra o
sexo do Piśāca, masculino/feminino.
|
2
|
A casa onde Gulika ou Ketu estão colocados mostra
a relação de parentesco com o Piśāca
|
3
|
Gulika associado com a 4ª casa ou com o seu Senhor
ou kāraka, de alguma forma, o Piśāca é da família. Caso contrário, é de fora.
|
4
|
Gulika associado com a 3ª casa ou com seu Senhor
ou kāraka, de alguma forma, o Piśāca é um irmão. Assim deve ser analisado
para o restante.
|
5
|
Outra forma de analisar a idade do Piśāca é
verificar a idade do Senhor da casa onde Gulika está colocado;
|
6
|
Gulika no 1º drekkāṇa do signo, mostra que a
pessoa morreu na infância; no 2º drekkāṇa mostra um espírito de jovem; e no
3º drekkāṇa do signo, mostra que a pessoa morreu na velhice.
|
7
|
Os demais métodos citados por Raman, para
investigar idade e origem, são mais apropriados em Praśna.
|
Tabela
14 – Remédios e paliativos para a as aflições
1
|
Se a ira de pretas produz abortos e mortes
infantis, bem como doenças e pobreza, deve-se realizar Śrāddhas kṣetra
pindas, tilavahana etc., juntamente com alimentação de Brāhmaṇes.
|
2
|
Parvana Śrāddha, Tila Homa, Pūjā Mantra do Ugra
Devatā (relacionado ao governante do signo onde Gulika está colocado)
|
2.8 – Bhūtas – são em número de cinco e uma
das causas do chamado Dṛṣṭi Bādha. As palavras devatā, bhūta, mahā graha e
laghu graha foram utilizadas neste capítulo como sinônimo dos espíritos que
representam a ira de Rudra e provocam dṛṣṭi bādha.
2.9 – Dṛṣṭi Bādha – também chamado ‘mau olhado’,
reflete a ação por uma classe específica de seres demoníacos e/ou espíritos
inferiores que tem três objetivos em vista: (a) prazer; (b) matar; e (c)
alimentar-se. Essa classe de seres são chamados Bhūtas, em número de cinco, e de
Guhyakali. Estes últimos afligindo somente mulheres. Quando o problema é
detectado na Carta de Nascimento, indica que a pessoa é propensa a atrair esses
tipos de seres.
Os
espíritos que produzem Dṛṣṭi Bādha foram enumerados em 27, dos quais 18 são
Mahā Graha, ou grandes espíritos, e 9 são espíritos de menor poder, chamados de
espíritos de luz, ou laghu grahas.
Todos
estes espíritos representam a ira de Rudra, e eles foram divididos em três
categorias diferentes, de acordo com seus objetivos: (a) Bali Kāma, desejam
comer as oblações oferecidas aos devas; (b) Rati Kāma, desejam desfrutar de
prazer sexual; e (c) Hantu Kāma, desejam matar.
Esses
espíritos também são divididos em ativos e passivos de acordo com a natureza e
disposição dos planetas que identificam as causas.
Tabela 15 – Causas de Dṛṣṭi Bādha
1
|
Bādhakeśa aspecta o Lagna ou o Lagneśa (incluindo
os aspectos especiais, que são o olhar pela 4ª e 8ª de Marte e pela 3ª e 10ª
de Saturno para todos os demais planetas).
|
2
|
Senhor da 7ª depositado na casa Bādhaka ou ambos
esses Senhores em yuti ou mútuo aspecto.
|
3
|
Lagna está ocupado por maléficos, Saturno na 7ª
casa e Lua aspectada por maléficos.
|
4
|
Jihwa Doṣa – indica que a pessoa é afetada por
maldições proferidas. Isto acontece quando o Senhor da 2ª está associado por
qualquer forma ou aspectado pelo Bādhakeśa.
|
5
|
Bala Graha – a criança sofre de ataques se
Mercúrio ou Saturno ocuparem a casa Bādhaka, ou se Gêmeos ou Capricórnio
acontecerem de ser a casa Bādhaka.
|
6
|
Rati Kāma – Bādhakeśa no Lagna ou associado
com o Lagneśa e Gulika.
|
7
|
Hantu Kāma – Bādhakeśa associado com o Senhor
de Ari (6) ou de Randhra (8), ou com esses Bhāvas, e com o
Lagna ou com o Lagneśa.
|
8
|
Bali Kāma – Rāhu/Gulikā nos 4º, 5º, 7º ou 8º
Bhāvas. Se o Senhor de Ari (6) conjunta ou aspecta, o problema é devido à
ação do inimigo.
|
9
|
Bādhakeśa e Lagna são amigos, ação de Rati Kāma
(prazer), ou está associado com o Lagna.
|
10
|
Se existir um planeta na casa Bādhaka e ele
estiver aspectado por Vênus, ou se este acontece de ser um signo de Vênus,
então o Devatā ataca o nativo enquanto ele estiver em relações íntimas com
sua esposa. Indica Rati Kāma.
|
11
|
Bādhakeśa e Lagna são inimigos, ação de Hantu Kāma
(matar), ou está associado com o Senhor do 6º Bhāva.
|
12
|
Bādhakeśa e Lagna são neutros, ação de Bali Kāma
(alimentar-se), ou está associado com o Senhor do 8º Bhāva.
|
Tabela 16 – Remédios e paliativos para as
aflições
1
|
Procure por um benéfico natural em Kendra de Rāhu
ou Gulika, ou aspectando ou associado com a casa Bādhaka. Use a pedra do
planeta benéfico e adore as divindades indicadas relacionadas ao benéfico
(veja Tabela 2), fazendo os devidos oferecimentos.
|
2.10 – Curses – as mais diversas, tanto as já
citadas quanto aquelas determinadas por outros planetas, Marte para irmãos,
Mercúrio para tios, Vênus para Cônjuge, Júpiter
para Brāhmaṇes, preceptores etc.
2.11 – Ābicharas – problemas que vem de
inimigos que lançam encantamentos através de palavras ou outros meios mágicos .
Tabela 17 – Causas de Ābicharas
1
|
Bādhakeśa associado com o 6º Bhāva ou com seu
Senhor.
|
2
|
O Senhor do 6º Bhāva depositado no 1º, 7º ou 12º
Bhāvas conforme Maṅgala ocupa ou aspecta o Lagna.
|
3
|
Ketu no 1º, 4º ou 10º Bhāvas enquanto Maṅgala
aspecta o Lagna.
|
4
|
Jihva doṣa – Se o Senhor da 2ª estiver associado
com, ou aspectado, pelo Bādhakeśa a pessoa sofre devido a pragas (maldições
por meio das palavras). Também incluído em Dṛṣṭi Bādha
|
5
|
A posição de Gulika indica o material usado em
magia negra
|
Tabela 18 – Remédios e paliativos para as
aflições
1
|
Mahā Mṛtyuñjaya Japa
|
2
|
Gaṇapati ou Tila Homa
|
2.12 – Outros
remédios para estas aflições
Tabela 19 – Remédios
1
|
Júpiter e o Senhor da 9ª protegem.
|
2
|
Natural benéfico na 9ª ou o Senhor da 9ª com força
em Kendra
|
3
|
Júpiter no Lagna ou aspectando o Lagna.
|
4
|
Senhor da 9ª também pode ser o Senhor da 2ª, 4ª,
6ª, 8ª, 10ª e 12ª casas, respectivamente.
|
5
|
Senhor da 9ª sendo também Senhor da 2ª casa, a
adoração do Kula Devatā é o remédio.
|
6
|
Qualquer planeta conjunto ou aspectado por um
natural benéfico, ou um natural benéfico no Lagna, a divindade indicada por
este planeta é o remédio.
|
7
|
Se o Senhor da 9ª estiver associado com a casa
Bādhaka ou com o Bādhakeśa, então a divindade associada com este planeta foi
negligenciada em anterior nascimento, e este é o motivo do infortúnio.
|
8
|
Se o Senhor da 4ª estiver associado com o Bādhaka
ou o Bādhakeśa, então o Grama Devatā foi negligenciado.
|
9
|
Se o Senhor da 2ª estiver associado com o Bādhaka
ou o Bādhakeśa, então o Kula Devatā foi negligenciado. Neste últimos três
casos, a divindade deve ser adorada imediatamente.
|
Todas
estas definições acima e abaixo descritas são utilizadas em Cartas Praśnas para
identificar a causa do problema. Quando presentes a partir da Carta Natal,
indicam que a natividade carrega consigo a semente de semelhantes problemas em
forma latente e que eles, cedo ou tarde, irão dar seus frutos no decorrer da
vida. Isto é ativado nos períodos e sub-períodos dos planetas e signos
envolvidos.
3. Obsessões causadas pelo Bādhakeśa – quem é o ‘inimigo’?
Uma
das funções do Bādhakeśa é despertar algum tipo de obsessão que margeará a vida
do indivíduo. Isto é simples de identificar, uma vez que a casa onde ele está
colocado indica o foco da obsessão. Outras consequências de uma pessoa que
sofre pela ação dele são doenças mentais e físicas de difícil diagnóstico e
cura pela medicina ortodoxa, dificuldades para sustentar uma gravidez, perdas
sucessivas de filhos, falhas nos empreendimentos, apatia, fobias, etc., miséria
excessiva, sensualidade extrema, boemia, etc.
A
obsessão que o Bādhakeśa causa é dual em sua natureza. Ou seja, tanto faz o
nativo obsessivo quanto obsidiado por algo/alguém.
3.1 – Lagna,
Lagneśa e a aparência física da natividade
O
Bādhakeśa associado com o Lagna ou com o Lagneśa (Ascendente e Senhor do
Ascendente, respectivamente) fará uma pessoa muito focada em sua aparência e
imagem. Digno de nota é que frequentemente se pode observar o Ārūḍha da casa 5
em associação, quer com o Lagna quer com o Lagneśa para indicar preocupação
excessiva com a própria aparência ou, ao menos, um amor próprio mais acentuado,
uma vez que o A5 representa, dentre outros assuntos pertinentes à casa 5, o
amor direcionado a algo ou a alguém na vida.
O
Bādhakeśa pode se associar com o Lagna ou com o Lagneśa através de colocação no
Ascendente, ou por aspecto ou yuti com o Lagneśa. A intensidade da força
dependerá da distância do aspecto, de modo que a yuti com o Lagneśa ou a
colocação dele no Lagna asseguram os melhores resultados.
3.2 – Os
Significadores naturais e temporários
Os
dois significadores abaixo, Naisargika Kāraka e Carakāraka devem ser utilizados
para investigar as pessoas que causaram obstruções a partir do Bādhakeśa. Os
Sthira Kārakas (significadores fixos) não são aplicados aqui, pois eles só são
utilizados para investigar morte de parentes.
Naisargika Kāraka – são os significadores naturais
em número de 9, isto é, de Sol a Ketu. Eles mostram tudo que existe na criação,
não somente pessoas, mas também eventos e assuntos em geral, e que interage com
a natividade e vice-versa. Esses significadores são governados por Brahmā, o
Criador. Existem inúmeros significados atribuídos a cada planeta neste sentido.
Na tabela abaixo procurei enumerar alguns deles.
Carakāraka – são os significadores temporários
(móveis, de Cara) em número de 8, isto é, de Sol a Rāhu. Ketu é excluído porque
ele é significador de liberação (mokṣa), chamado de mokṣakāraka. Eles mostram
as pessoas que estão envolvidas diretamente com o nosso sustento no mundo
material, que apoiam a nossa existência. Eles são governados por Viṣṇu, o
Sustentador. Estes significadores mostram pessoas que estão diretamente
relacionadas com a nossa subsistência.
Quando
tais planetas fazem o papel de Bādhakeśa ou quando eles estão colocados nos
signos governados pelo Bādhakeśa, ou há qualquer associação entre eles, quer
por aspecto ou conjunção, então podemos esperar que essa classe de pessoas seja
a causa da punição e do sofrimento.
A
ação do Bādhakeśa, devo repetir, é totalmente diferente da ação do GK, o
carakāraka de inimigos. O Bādhakeśa intenta a destruição, uma punição severa e
dolorosa, e utilizam pessoas do nosso meio de convívio para isso. A verdadeira
causa provém do mundo invisível, por classes de espíritos e outros seres
demoníacos.
Já
a classe de pessoas representadas pelo GK são aquelas que rivalizam conosco em
determinados assuntos e áreas específicas da vida. Com um pouco de prática em
análise, é possível criar claramente um quadro melhor da situação, porque não
se pode fazer essa distinção com precisão sem antes verificar o período
planetário ou por signo ativo naquele momento.
Tabela 20 – Significadores Naturais
Obstrutor
|
Naisargika
Kārakas
|
Sol
|
Eu, chefe, pai, carreira profissional, fama, poder
|
Lua
|
Mente, paz de espírito, mãe, vida doméstica,
amigos em geral
|
Marte
|
Coragem, irmãos, imóveis, inimigos, acidentes,
especulações, militares
|
Mercúrio
|
Discurso, memória, aprendizado, escola, tios,
comércio
|
Júpiter
|
Estudo, religião, fé, riqueza, professores e
sacerdotes, cônjuges para mulheres, filhos
|
Vênus
|
Prazeres, felicidade conjugal, veículos, cônjuge
para homens, artes em geral
|
Saturno
|
Trabalho, longevidade, funcionários, discípulos,
problemas, perdas
|
Rāhu
|
Acidentes, peregrinações, pessoas estrangeiras,
conhecimentos investigativos, políticos, advogados
|
Ketu
|
Acidentes, peregrinações, pessoas estrangeiras,
conhecimentos investigativos
|
Tabela 21 – Significadores Temporários
Carakārakas
|
|
1
|
AK – alma, o próprio nativo
|
2
|
Amk – amigos, profissão, conselheiros, pessoas que
têm relações profissionais
|
3
|
BK – irmãos e irmãs
|
4
|
MK – mãe
|
5
|
Pik – pai
|
6
|
PK – filhos
|
7
|
GK – primos, rivais
|
8
|
DK – cônjuge
|
4. Doenças causadas pelo Bādhakeśa
Sabemos
que duas das funções do Bādhakeśa é causar obstrução e obsessão. Outra função dele
é causar doenças. Como isto acontece é o tema deste estudo. Portanto, para compreensão
e aplicação de medidas corretivas, Raman dividiu as doenças em duas grandes
categorias com suas sub-divisões, como mostra o gráfico abaixo:
Tabela 22 – Doenças
Quadro
Geral das Doenças
|
||
Classificação
|
Ação
e causas
|
Causas
|
I
– Nija
|
1 – Śarīrotha (física)
|
1.a – Vāta
|
1.b – Pitta
|
||
1.c – Kapha
|
||
1.d – Sannipatha
|
||
2 – Chittoha (mental)
|
||
Classificação
|
Ação
e causas
|
Causas
|
II – Aganthuka
|
1 – Dṛṣṭanimittaja (causas conhecidas)
|
1.a Curses e Encantamentos
|
2 – Adṛṣṭanimittaja (causas desconhecidas)
|
2.a Bādhakeśa
|
|
As
doenças pertencentes ao grupo ‘Nija’ são as que se podem curar com a medicina
ortodoxa. As doenças do corpo físico (śarīra) são analisadas a partir da 8ª
casa. Já os sentimentos de raiva, medo, sofrimento e semelhantes, e que afetam
a mente diretamente, desenvolvendo doenças mentais, têm seus correspondentes na
5ª (a sede de manas, mente), e devem ser estudadas a partir da 5ª e 8ª casas.
Portanto, Cittoha, derivado de citta (mente), são as doenças que decorrem de um
estado mental perturbado. Tais perturbações podem agir somente a nível mental
(citta) ou erradicar pelo corpo físico (śarīra) tal como no conhecimento das doenças
psicossomáticas. Estas doenças são facilmente identificadas e curadas pela
medicina ortodoxa.
As
doenças que pertencem ao grupo ‘Aganthuka’ são as que não se podem curar com a
medicina ortodoxa. A subdivisão classificada em ‘Dṛṣṭanimittaja’ são provocadas
por maldições e encantamentos. A fonte destas dificuldades deve ser investigada
a partir da 6ª e da 8ª casas. Maldições (curses) são estudadas a partir das
curses presentes em uma carta natal, curse de mãe está relacionada à Lua; a de
pai, ao Sol; a de irmão, a Marte, e assim sucessivamente. Os encantamentos são
também conhecidos a partir de kṣudra e encantamentos provenientes dos inimigos
(casa 6).
Por
último, as doenças classificadas como ‘Adṛṣṭanimittaja’ são causadas por
ataques de espíritos e outros seres do mundo espiritual, e estes estão
relacionados aos planetas bādhakas. Portanto, os planetas Bādhakas causam
doenças não diagnosticadas e com difícil processo de cura pela medicina.
O
fato a ser considerado aqui é o estudo a partir da Carta Natal. O planeta
Bādhaka irá indicar a natureza do ataque e da enfermidade que afetará a vida da
natividade. Naturalmente se ele não for removido, as circunstâncias tendem a se
repetir em um ciclo interminável de infortúnios.
Aqui no Ocidente, sobretudo no
Brasil, um país de cultura e religião diversificadas, temos no espiritismo e
suas vertentes muitos exemplos de cirurgias espirituais e outros processos de
erradicação de doenças e de desobsessões realizadas com sucesso em diversos
centros espíritas de pessoas que não puderam, em grande maioria, obter a cura
somente através da medicina ortodoxa. É um belo campo de estudo para as doenças
classificadas como ‘Aganthuka’.
Lá na Índia o processo de cura
para estes males é feito através da Astrologia Hindu, com prescrições de ritos e
penitências espirituais específicas dedicadas às Divindades associadas com os
planetas problemáticos em questão. Todos estes métodos estão corretos, desde
que não se aconselhe ao paciente que ele abandone o seu tratamento pela medicina
ortodoxa, pois um não invalida a necessidade do outro tratamento.
Tabela 23 – Doenças de difícil cura e
diagnóstico
Doenças
de Classificação Aganthuka
|
||
Chittoha
|
5ª e 8ª casas
|
Doenças mentais
|
Dṛṣṭanimittaja
|
6ª e 8ª casas
|
Curses e encantamentos
|
Adṛṣṭanimittaja
|
Relação entre senhores da 6ª e 8ª
|
Ataque de espíritos maléficos
|
“As
doenças Dṛṣṭanimittaja – curses, encantamentos e quedas de elevação (fracasso
na vida), devem ser investigadas a partir da 6ª, seu senhor, o planeta
aspectando a 6ª ou o planeta ocupando a 6ª. se os senhores da 6ª e da 8ª
estiverem relacionados, então a intensidade das doenças será pior. As doenças Adṛṣṭanimittaja
são conhecidas como ataques de espíritos maléficos”. Praśna Mārga, Doenças e
suas Causas, 23-24.
Naturalmente
a combinação entre estas casas (5ª, 6ª e 8ª) e os senhores destas casas
juntamente com o Bādhakeśa ampliará o leque de possibilidades, dado o número de
combinações possíveis em diferentes signos e casas, e o diagnóstico e medida
corretiva devem ser aplicados como descritos no Capítulo 2 deste artigo.
Veja em Capítulo 9 – “Exemplos”, duas
análises numeradas ‘5 a 6” sobre doenças mentais e suas correspondências com
este estudo.
4.1 – Aplicação de
Remédios
Segundo
Raman, em seu clássico Praśna Mārga I, as pessoas que estão autorizadas a
remover a ação do Bādhakeśa quando o problema ocasionado por ele estiver em
curso, são aquelas da mesma natureza do signo onde o Bādhakeśa está colocado.
Significa dizer que se o indivíduo desejar por si mesmo aplicar medida
corretivas para remover o Bādhakeśa, será mais bem sucedido durante os períodos
em que não estiver sob ação de aflições causadas pelo Bādhakeśa, uma vez que,
dependendo da intensidade do ataque, ele pode não ser capaz de avanços
positivos nesta área. Para os momentos de grande aflição, melhor buscar ajuda
como indicada. A ordem é como se segue na tabela abaixo:
Tabela 24 – Pessoas que podem ajudar
Bādhakeśa
colocado no Rāśi ou Navāṁśa
|
||
Bādhakeśa
colocado em:
|
Tattva
|
Pessoas
|
Câncer e Leão
|
Sattvas
|
Brāhmaṇes e santos
|
Sagitário ou Peixes
|
Sattvas
|
Brāhmaṇes que entoam cânticos em templos
|
Touro ou Libra
|
Rajas
|
Elevada
classe de Caṇḍālas
|
Gêmeos ou Virgem
|
Rajas
|
Oleiros
|
Áries ou Escorpião
|
Tamas
|
Caṇḍālas
de classe inferior
|
Capricórnio ou Aquário
|
Tamas
|
Pessoas
de classe inferior
|
As
medidas corretivas como mencionadas por Raman são agora enumeradas abaixo:
Tabela 25 – Sumário das Medidas Corretivas
1
|
Remédio para remover Curse de Devas e Dharma Devas
– Tabelas 4 e 5
|
2
|
Remédio para remover Curse de Serpentes – Tabela 8
|
3
|
Remédio para remover Curse de Pais – Tabela 10
|
4
|
Remédio para remover Preta Bādhaka – Tabela 14
|
5
|
Remédio para remover Dṛṣṭi Bādha – Tabela 16
|
6
|
Remédio para remover Ābicharas – Tabela 18
|
7
|
Outros Remédios – Tabela 19
|
8
|
Adoração de Gaṇapati para remoção do Bādhakeśa
(não mencionado por Raman) – descrito no Capítulo 9 deste artigo
|
9
|
Mahā Mṛtyuñjaya Mantra – Tabela 23
|
5. Maléficos e Benéficos em casas governadas pelo
Bādhakeśa
O
Bādhakeśa tem dupla função – conceder a realização das ambições materiais, tal
como um Rāhu bem colocado, quanto punição, sofrimento e obstrução na vida, tal
como o efeito de Rāhu quando em Kala Sarpa Doṣa. No segundo caso, ele é o
guardião de uma porta para determinado tipo de realização e que durante a vida
tentamos abrir para obter os frutos dessa realização.
Portanto,
podemos assemelhá-lo a um carcereiro que guarda a porta de uma prisão e não permite
que tenhamos acesso ao mundo lá fora para determinadas realizações. Quando
tentamos obter essas realizações, ele traz sofrimento através delas para
mostrar que temos débitos de outras vidas a serem pagos, e o vazio nessa área
da vida (pela impossibilidade de realizações pessoais aqui), é a forma de
resgatar esse débito. Ele diz, “você não tem merecimento para viver isto”, e
então fecha a porta. Obviamente o processo de fechar a porta é muito doloroso
uma vez que é repetitivo e/ou cíclico, e a pessoa nunca entende o motivo de uma
situação desagradável se repetir, ou de sempre que ela está preste a conseguir
um objetivo, seja na área afetiva, profissional, educacional etc., de repente
vir uma maré de acontecimentos desfavoráveis e fazer com que tudo aquilo
desmorone da noite para o dia. O que resta é perplexidade e muito sofrimento.
Em
todos os casos o Bādhakeśa precisará de ajuda para agir, e ele fará isto –
primeiramente – por intermédio dos planetas colocados nas casas onde ele
governa, como já citado no Capítulo 3 deste artigo. Os planetas colocados
nestas casas são como seus servos, eles farão todo o serviço do Bādhakeśa. É a
influência mais forte para a ação de obstrução etc. Em segundo lugar temos os
planetas que aspectam por rāśi dṛṣṭi essas casas de domínio do Bādhakeśa. Aqui
não devemos buscar os planetas que aspectam por graha dṛṣṭi, mas sim os por
rāśi dṛṣṭi, pois existe uma diferença na ação destes dois aspectos. Os aspectos
por rāśi dṛṣṭi é permanente, enquanto os por graha dṛṣṭi irá funcionar somente
no período de ativação destes planetas.
Maléficos
tais como Marte, Saturno, Rāhu e Ketu, bem como Mercúrio associado com estes maléficos
e a Lua em Kṛṣṇa Pakṣa (quinzena escura) indicam tormentos, enquanto os
benéficos Júpiter, Vênus, Lua em Śukla Pakṣa (quinzena clara) e Mercúrio
associado com benéficos, irão causar Rāja Yoga e conceder realizações quando
nas casas governadas pelo Bādhakeśa. Sol é semi-maléfico.
Lembre-se, contudo, que os governantes de Upachayas sempre conferem crescimento material. Portanto, a casa 11, mesmo Bādhaka para os signos Cardinais, e seu governante um obstrutor, sempre trará crescimento material, embora também terríveis tormentos.
Lembre-se, contudo, que os governantes de Upachayas sempre conferem crescimento material. Portanto, a casa 11, mesmo Bādhaka para os signos Cardinais, e seu governante um obstrutor, sempre trará crescimento material, embora também terríveis tormentos.
Além
das medidas corretivas citadas por Raman em seu Praśna Mārga, um excelente conhecimento
sobre as 12 formas de Gaṇapati pode ser aplicado em conjunto para remoção das
obstruções causadas por esse planeta. Este conhecimento será dado no capítulo 8
deste artigo.
6. A casa seis (os seis inimigos declarados)
A
casa seis é a casa dos inimigos declarados, enquanto a casa 12 é a casa dos
inimigos ocultos. Não por acaso também a sede dos ṣaḍripus, as nossas seis
fraquezas internas, é a casa 6. Pois não há inimigo maior para o homem do que
suas próprias fraquezas. E isso deve ser bem entendido, pois aqui repousa a
diferença entre sofrer perseguição por obsessão das influência do Bādhakeśa e
ser obsessivo em determinada área por influência do Bādhakeśa que se aproveita
de uma determinada fraqueza não combatida, ou o acontecimento das duas
situações simultaneamente.
Tabela 26 – Fraquezas
Planeta
|
Ṣaḍripu
|
Significado
|
Marte
|
Kroddha
|
Raiva, ira
|
Mercúrio
|
Matasara
|
Ciúme
|
Vênus
|
Kāma
|
Luxúria
|
Saturno
|
Mada
|
Orgulho, arrogância, intoxicação5
|
Rāhu
|
Lobha
|
Cobiça, ganância
|
Ketu
|
Moha
|
Ilusão
|
A
casa seis é a sede de nossas fraquezas. Planetas sattvicos colocados aqui, ou
aspectando esta casa, ou ainda o governante dela associado com os planetas
sattvicos indica forte inclinação para vencer as fraquezas de caráter no
decorrer da vida. Enquanto maléficos indicam que a pessoa aumentará suas
fraquezas nesta vida. Cada planeta está associado com uma fraqueza.
Sol, Lua e Júpiter são planetas
sattvicos e não possuem fraquezas.
Se
por um lado a casa 6 é a sede de nossas fraquezas e representam os laços que
nos atam a este mundo, a sua oposta, a casa 12, indica a liberação (mokṣa) pela
superação desses ṣaḍripus. Por tanto, a casa 6, sendo oposta à 12ª, é uma das
casas mais maléficas para assuntos
espirituais e, por conseguinte, a associação de seu Senhor com o Bādhakeśa ou com
a casa Bādhaka sugere grandes punições na vida. Já a colocação do Bādhakeśa na
casa 12 aponta justamente o contrário, pois aquela é a casa de mokṣa,
representando o fim de todos os laços que nos atam a este mundo.
Muito provável ter sido este o
motivo que levou Raman mencionar que o Senhor da 12ª não causa aflição, uma vez
que o Bādhakeśa ou o governante da 6ª nesta casa implicariam em diminuição do
poder maléfico destes planetas, controle dos ṣaḍripus e diminuição do efeito do
Bādhakeśa. Porém, como descrito em experiência própria no Capítulo 2, o de ter
um Bādhakeśa em yuti com Senhor da 6ª depositados na casa 12 em Makara Rāśi, e
o fato de no período Makara-Makara pelo sistema Nārāyaṇa Daśā eu ter enfrentado
adversidades, pacificando-as com uma das medidas corretivas citadas por Raman,
devo considerar que mesmo em face de algumas bênçãos por tal colocação, há
necessidade sim de retificação deste planeta, independente de qualquer casa em que
ele esteja colocado, sobretudo quando existem maléficos associados a ele por
qualquer forma ou em signos governados por ele.
É
uma bênção tanto ter planetas sattvicos colocados ou aspectando a casa 6 ou o
seu senhor, quanto ter o Bādhakeśa colocado na casa 12, ou os dois casos
simultaneamente, o que ainda é mais benéfico, pois indicará que, após algumas
lutas iniciais, tais fraquezas e obstruções na vida serão vencidas.
5 – Saturno governa sobre as
intoxicações (vícios) como kāraka natural dos cinco pecados, os pañca-makara,
ao passo que Marte é kāraka natural dos ṣaḍripus.
7. A casa 8 (a casa dos nossos débitos)
Saturno
é kāraka natural dos cinco pecados (pañca-makara) e principal significador de
vícios e demais compulsões. Saturno é kāraka natural da casa 8 representando,
por assim dizer, os nossos débitos de vidas passadas. Por isso o chamamos
“Senhor do Karma”. Mas Karma não significa somente as más ações praticadas,
porém todas elas, sejam boas ou más.
A
casa 8 representa os nossos débitos de vidas passadas, ao passo que a 8ª do AL
mostra como estamos resgatando esses débitos. Todas as casas 8, seja a partir
do Lagna, do AL ou do AK, são casas maléficas onde se deve estudar as dívidas
karmicas e o modo como a natividade as está resgatando.
Bom
seria que nenhum planeta ocupasse essa casa, pois danificam os significados
governados por eles. Assim, Júpiter nesta casa forma um Asura Yoga e faz o
nativo não respeitar assuntos relacionados à religião e à paz. Em adição, como
indicativo de nossos débitos, planetas colocados e aspectando esta casa mostram
nossas dívidas para com os assuntos e pessoas a que eles governam.
Maléficos
na casa 8 têm śubhārgala sobre a casa 6, a casa dos inimigos. Portanto,
maléficos na casa 8 formam um dusthāna maraṇa yoga, isto é, causam uma morte
ruim através de doença ou de modo violento, mostrando o parākrama bala (força e
coragem) do inimigo. Portanto, durante o Nārāyaṇa Daśā de maléficos
posicionados na 8ª casa, o nativo é vencido pelos inimigos e se vê envolvido em
débitos e problemas6. Já benéficos nesta casa mostram uma morte
pacífica pelo mesmo motivo acima mencionado.
O
governante da casa 8 se torna um maléfico temporário para cada Lagna em
específico, seja este planeta um benéfico ou maléfico natural, e sua associação
com o senhor da casa 6 e/ou com o Bādhakeśa intensificam todos os malefícios.
Tendo
em vista ameaça de morte ruim pelo período do signo ou do governante da casa 8
ativado, tanto por doenças quanto por ameaça de inimigos, a medida corretiva
compulsória é o mantra japa de 8 mil vezes do mahā mṛtyuñjaya dividido em 40
dias ininterruptos. Em seguida, outras medidas corretivas, conforme indicadas (veja
tabela 25), podem ser praticadas.
6 – The Crux of Vedic Astrology –
Timing of Events, por Pandit Sanjay Rath.
8. As 12 formas de Gaṇeśa e sua correspondência com
os 12 Signos Zodiacais.
Yantra
Śrī Gaṇeśa
O
Yantra ao lado é útil para muitas situações da vida mundana e espiritual. A mais
conhecida é para aumentar a memória e melhorar o aprendizado de qualquer
conhecimento, onde a imagem de Gaṇeśa ao centro do yantra é substituído por sua
suástica durante ritos específicos. Aqui, contudo será dado o modo de como
utilizar os 12 nomes para remover a ação do Bādhakeśa.
Como
já visto anteriormente, o Bādhakeśa é imagem e semelhança de Rāhu, é um igual a
ele por assim dizer. A aplicação é muito simples. Gaṇeśa representa Ketu, e
este planeta sempre está na 7ª de Rāhu. Portanto, o 7º signo onde o Bādhakeśa
está colocado na Carta Natal, representa Ketu. Se lá está Ketu simbolicamente
colocado, então lá também está a forma de Gaṇeśa (associada a aquele signo) que
removerá a ação obstrutora do Bādhakeśa.
Não
é aconselhável, em hipótese alguma, apenas fazer o mantra da forma específica
do Senhor Gaṇeśa para remover a ação obstrutora do Bādhakeśa, pois ele sempre
vem associado com uma ou outra Curse, e esta deve ser trabalhada antes de tudo.
Por
exemplo, se Marte é o Bādhakeśa e está colocado em Áries. Seu 7º signo é Libra,
governado por Śrī Vighnarāja, cujo mantra é “vighnarājāya huṁ”. Essa é a aplicação.
Outra aplicação é a adoração da forma que governa sobre a casa Bādhaka. Se o Lagna for Aquário, a casa Bādhaka será Libra, e a forma será a de Śrī Vighnarāja.
Outra aplicação é a adoração da forma que governa sobre a casa Bādhaka. Se o Lagna for Aquário, a casa Bādhaka será Libra, e a forma será a de Śrī Vighnarāja.
Signo
|
Nome
|
Mantra
|
||
1
|
Áries
|
Śrī Vakratuṇḍa
|
वक्रतुण्डाय हुं
|
vakratuṇḍāya huṁ
|
2
|
Touro
|
Śrī Ekadanta
|
एकदन्ताय हुं
|
ekadantāya huṁ
|
3
|
Gêmeos
|
Śrī Kṛṣṇapiṇgākṣa
|
कृष्णपिण्गाक्षाय हुं
|
kṛṣṇapiṇgākṣāya huṁ
|
4
|
Câncer
|
Śrī Gajavakra
|
गजवक्राय हुं
|
gajavakrāya huṁ
|
5
|
Leão
|
Śrī Lambodara
|
लम्बोदराय हुं
|
lambodarāya huṁ
|
6
|
Virgem
|
Śrī Vikaṭa
|
विकटाय हुं
|
vikaṭāya huṁ
|
7
|
Libra
|
Śrī Vighnarāja
|
विघ्नराजाय हुं
|
vighnarājāya huṁ
|
8
|
Escorpião
|
Śrī Dhūmravarṇa
|
धूम्रवर्णाय हुं
|
dhūmravarṇāya huṁ
|
9
|
Sagitário
|
Śrī Bhālacandra
|
भालचन्द्राय हुं
|
bhālacandrāya huṁ
|
10
|
Capricórnio
|
Śrī Vināyaka
|
विनायकाय हुं
|
vināyakāya huṁ
|
11
|
Aquário
|
Śrī Gajapati
|
गजपतये हुं
|
gajapataye huṁ
|
12
|
Peixes
|
Śrī Gajānanna
|
गजानन्नाय हुं
|
gajānannāya huṁ
|
9. Exemplos
1 – Frida Kahlo – negação de filhos
Bādhakeśa
Marte (BK) colocado em Putra Bhāva, a casa dos filhos, dos amores, o assento de
Manas (mente). Essa colocação lhe negou filhos, a despeito do olhar de Júpiter
e Vênus, os maiores benéficos, sobre esta casa.
Devido
a um acidente sofrido aos 18 anos (final da MD de Marte) ela nunca pôde ter
filhos, ao mesmo tempo em que teve de suportar saber que sua irmã, em um caso
de adultério com seu marido, Diego Rivera, teve seis filhos dele.
Marte
governa sobre os signos de Áries e Escorpião. Escorpião é a 8ª a partir do seu
AL. A 8ª do AL sempre mostra os terríveis débitos de vidas passadas que teremos
de pagar na atual vida através de grande sofrimento. E Marte, seu Bādhakeśa, e significador
temporário de irmãos, governa esse signo, ao mesmo tempo em que Lua (PK,
significador temporário de filhos) aspecta esta casa. De fato essa sempre foi a
maior amargura da vida dessa grande artista.
Rāhu
aspecta a 12ª do Bādhakeśa, indicando Curse de Serpentes. Signo Bādhaka
governado por Marte enquanto Sol está colocado em Áries no Navāṁśa, indica
Curse de Pai. Bādhakeśa aspectando o Lagneśa Sol e o aspecto mútuo dele com o
Senhor da 7ª, Saturno, são dois indicativos de Dṛṣṭi Bādha.
Essa
combinação planetária trouxe grandes complicações em sua vida, um grave
acidente aos 18 anos, inúmeras cirurgias durante a vida, e uma vida marcada por
doenças e tentativas de suicídio. O aspecto dos Senhores da 6, 8 ou 12 na 12ª
do Bādhakeśa é sempre desfavorável para a saúde mental. Entretanto, pelo fato
de Lua (Senhor da 12ª) estar em signo de exaltação, embora essa dignidade não tenha lhe
conferido sérias doenças nessa área, ainda assim não foi capaz de lhe salvar da
depressão.
Outras
associações do Bādhakeśa mostram ações de piśācas e semelhantes classes de
seres ocasionando perturbações em sua vida pessoal e contribuindo para destruir
sua saúde.
Não
há presença de benéficos em Koṇas e, portanto, ela não obtém um remédio natural
para esses terríveis sofrimentos. Marte é maléfico natural e, consequentemente,
age como um punidor.
Créditos da imagem, por Guillermo Kahlo.
Créditos da imagem, por Guillermo Kahlo.
2 – Diego Rivera –
paixões
Foi o cônjuge de Frida kahlo. Bādhaka
para Lagna Gêmeos é a sua 7ª, Sagitário, governado por Júpiter. Ainda que um
Bādhakeśa de benéfico não seja sinônimo de benemérito, ele não nega os assuntos
da casa onde está colocado, mas antes o faz prosperar. Diego teve muitos
filhos, três filhos dos seus primeiros dois casamentos, e seis de uma relação
extra conjugal com sua cunhada, a irmã de Frida Kahlo. Sabemos que Júpiter sofre
de (karaka bhava nasha) quando
colocado na casa 5, ou seja, o Kāraka de um assunto, quando colocado na casa
significadora dele, nega os frutos de seus significados. Por que não os negou a
Diego Rivera? Existe um Parivartana entre Júpiter-Vênus e a yuti de Vênus com o
governante da 11ª, a 5ª de seu conjugue. Todas estas condições , além do fato
do Bādhakeśa ser um benéfico natural, propiciaram realizações nos assuntos
desta casa. De fato, o Bādhakeśa rompe com as regras convencionais e se impõem
em benefícios quando benéfico, e em malefícios quando maléficos. Tal como Rāhu,
ele é desafiador das convenções e ordens pré-estabelecidas.
Princípio 1 – Logo, a dualidade
do Bādhakeśa é esta, favorece o crescimento quando benéfico natural, e traz
terríveis tormentos quando maléfico natural para a casa e assuntos desta casa
onde ele está colocado.
Os
signos governados pelo Bādhakeśa Júpiter são Sagitário e Peixes, e em Sagitário
ele tem a yuti de Marte e Vênus, indicando os agentes por onde os sofrimentos
entrarão em sua vida. A obsessão dele por mulheres e das mulheres por ele é
notável. A yuti de Vênus e Marte em signo governado pelo Bādhakeśa mostra isso
claramente. Para definição do problema
que o acometia, temos: (a) aspecto que o Bādhakeśa faz ao Lagna indicando Dṛṣṭi Bādha; (b) colocação de Vênus na casa bādhaka em yuti com Marte indicando Rati
Kāma, ação de espíritos com o objetivo de obter prazer; e (c) o senhor da 6ª na
casa 7 aspectando o Lagna, o qual indica ābichara. Este último como forte
indicativo de que suas amantes iriam atormentá-lo com encantamentos, tentando
separá-lo de sua esposa.
O
Senhor da casa 6 mostra as fraquezas (ṣaḍripus), e a colocação dele em casa
bādhaka ou forte associação com outros planetas indica a fraqueza mais
evidente. No caso dele, Marte, o governante da casa 6, em yuti com Vênus,
mostra a luxúria.
Princípio
2 – os planetas associados
com as casas governadas pelo Bādhakeśa e com o próprio Bādhakeśa indicarão
fontes de sofrimentos. Tais planetas estão relacionados com a fraqueza de
caráter do indivíduo (ṣaḍripus), e funcionam como porta de entrada para as
obsessões causadas por seres do mundo invisível.
Esse
comportamento lhe trouxe muito sofrimento e instabilidade na vida conjugal,
escândalos na vida íntima (olhar de Rāhu sobre a yuti de Marte-Vênus) e uma
vida afetiva cheia de altos e baixos e recheada de decepções. Pode-se afirmar
que a porta para um relacionamento estável e harmonioso estava fechada para ele
e esta área de sua vida lhe trouxe muitos sofrimentos. O único benéfico em Koṇa
era o seu próprio Bādhakeśa que, embora conferindo realizações nesta área
(filhos), não tinha o poder para cancelar automaticamente o efeito de ser ele
próprio um obstrutor temporário.
Não foram descritos todos os tormentos causados pela associação e colocação do Bādhakeśa, de modo a não tornar extensa a leitura. O objetivo das duas primeiras análises é mostrar a dualidade do Bādhakeśa em obstruir ou conceder realizações, não exatamente a curse indicada e a medida corretiva aplicada.
Não foram descritos todos os tormentos causados pela associação e colocação do Bādhakeśa, de modo a não tornar extensa a leitura. O objetivo das duas primeiras análises é mostrar a dualidade do Bādhakeśa em obstruir ou conceder realizações, não exatamente a curse indicada e a medida corretiva aplicada.
Fotografia de 1932, por Carl van Vechten, fotógrafo.
3 – Swami Śivānanda
– controle sobre as fraquezas
Para
Lagna Câncer, a casa Bādhaka é sua 11ª, Touro, governado por Vênus. Vênus em
sua Carta Natal está em Virgem, o seu signo de debilidade, mostrando que ele
podia controlar suas paixões e fraquezas relacionadas à Vênus e indicando que o
Bādhakeśa estava, de certo modo, sob controle. Nenhum maléfico colocado ou aspectando a casa 6
(Ṣaḍripus). Júpiter, um benéfico e sattvico, colocado em Libra, um signo
governado por Vênus não pode representar tormentos e nem fraquezas, pois não
governa sobre ṣaḍripus, embora Senhor da 6ª casa, como pela regra acima citada.
Esta colocação, ao contrário, é altamente favorável, pois benéficos nos signos
governados pelo Bādhakeśa, prometem grandes realizações na vida, ao passo que
os maléficos nestas mesmas condições (e mal colocados) indicam a fonte do
sofrimento. E Júpiter, formando um Gaja-Keṣari Yoga com a Lua na casa 10, o
levou a realizar diversas obras em sua passagem por este mundo.
Sua
Carta Natal mostra complicações a partir de ira dos devas, governantes da 6ª e
da 12ª na 2ª e 12ª do Bādhakeśa, respectivamente. Ira de serpentes pela
associação de Rāhu com Mandi pela destruição de ovos de serpentes, de árvores
que abrigavam seus ninhos e de poluição, como mostra a colocação de Rāhu em
signo cardinal, Marte em Kendra de Rāhu e Saturno e Gulika em Kendra de Rāhu,
respectivamente. E Hantu Kāma pelo aspecto do Senhor da 8ª sobre o Bādhakeśa.
Para doenças temos o dispositor de manas (casa 5) em yuti com Senhor e
sub-Senhor da cas 8, ambos dispostos no Lagna e aflitos por Gulika e Mandi e
nenhum benéfico no Lagna para providenciar um paliativo natural para seus
males.
Naturalmente
devemos supor, por sua trajetória de vida, que ele erradicou estes males
através de ritos e penitências espirituais na Índia, caso contrário, não
chegaria aonde chegou. Seu pai (Vênus, Pik) é o seu Bādhakeśa e está colocado
em Virgem, sua debilidade.
Estudamos
como um benéfico natural pode dar sustento ao invés de bloquear e se opor à
natividade. Swami Śivānanda teve apoio de seu pai para seu sustento e estudos,
embora o tenha perdido aos 26 anos, precisando ele mesmo prover o próprio
sustento e o de sua mãe através do trabalho, e assim concluir seus estudos
universitários. Ele não pode mais prover
o sustento de Swami Śivānanda porque morreu cedo e a natividade precisou, ele
mesmo, prover a si e à sua família.
Não
causou obstrução como um punidor/acusador/assediador tal como seria se maléfico
fosse, mas não cumpriu o papel de sustentador da família por mais tempo, dado
sua debilidade em Virgem – lembrando aqui que os significadores temporários são
aqueles que nos trazem ou nos ajudam a obter o nosso sustento na vida. Além
disso, os benéficos colocados em signos governados pelo Bādhakeśa também apoiam
ao invés de causar punição e dor. Assim é que Júpiter (Pik), significador
temporário de filhos (discípulos e seguidores), e colocado em Libra na casa 4,
também o apoiou em cada projeto seu na vida.
Em Jyotiṣa é ensinado
que se Curses e Doṣas não forem erradicados, os bons yogas não frutificam. E
Swami Śivānanda tinha alguns importantes e que não permitiram que o seu Gaja-Keṣari
frutificasse com tal intensidade, uma vez que o yoga estava envolvido com um signo governado
por Vênus, o obstrutor. Veja Lua maléfica (quinzena escura) aspectando o signo governado por Vênus.
Swami Śivānanda obteve seu Mahā Samādhi quando todos os planetas, com exceção de Vênus, estavam transitando por Nakṣatras favoráveis e de prosperidade a partir de sua Lua Natal. De fato, tudo favorável para sua liberação. O mesmo não acontece quando qualquer pessoa desencarna por meio de doenças, acidentes ou definhamento natural do corpo. Nos casos de morte ruim quer por acidente ou doenças, ou definhamento do corpo, os maléficos assassinos sempre estão transitando em Nakṣatras de morte nas 1ª, 3ª, 5ª ou 7ª Constelações da Lua Natal.
Swami Śivānanda obteve seu Mahā Samādhi quando todos os planetas, com exceção de Vênus, estavam transitando por Nakṣatras favoráveis e de prosperidade a partir de sua Lua Natal. De fato, tudo favorável para sua liberação. O mesmo não acontece quando qualquer pessoa desencarna por meio de doenças, acidentes ou definhamento natural do corpo. Nos casos de morte ruim quer por acidente ou doenças, ou definhamento do corpo, os maléficos assassinos sempre estão transitando em Nakṣatras de morte nas 1ª, 3ª, 5ª ou 7ª Constelações da Lua Natal.
Curses são semelhantes a uma
vidraça turva e empoeirada que impede que a luz do Sol ilumine o ambiente
interno. Remova-as para que os bons yogas planetários possam dar seus frutos.
4 – Oscar Wilde –
paixões e escândalos
Para
Lagna Leão, a casa Bādhaka é sua 9ª, Áries, governado por Marte. Marte (GK)
está colocado em um signo governado por ele mesmo, o Bādhakeśa, aumentando
assim o seu infortúnio, posto que maléfico colocado em signo governado pelo
Bādhakeśa. O governante da casa 6, Saturno, está em yuti com Rāhu no meio do
céu, e os três estão em aspecto mútuo. Saturno representa os vícios e a
arrogância, enquanto Rāhu representa a cobiça e a ganância. Todos estavam
diretamente envolvidos com o Bādhakeśa Marte. Além disso, o olhar de Rāhu ou de
Saturno sobre e Vênus e Marte simultaneamente, é sempre indício de escândalos
devido à sexualidade. Tais escândalos o levou à prisão (vide os dois Bandhana
yogas, relacionados à perda de liberdade, Vênus/Lua nas 2ª e 12ª,
respectivamente; e Ketu/Marte na 4ª enquanto Saturno/Rāhu na 10ª, este último
sendo o mais danoso por ser formado exclusivamente por maléficos naturais).
Em
Maio de 1895, MD Sol-Ketu pelo sistema Viṁśottarī Daśā e MD Virgem-Libra, pelo
sistema Nārāyaṇa Daśā, foi preso após três julgamentos e sentenciado a dois
anos de prisão por ter mantido relações com rapazes.
A
ação de Marte nesta casa é causar tormentos que vem de inimigos, Marte (GK) é
significador temporário de inimigos em sua Carta Natal, além de temporário
também, o que intensifica o problema de perseguição.
Júpiter,
Senhor da 8ª, na 2ª do Bādhakeśa, indica ira da divindade por roubo de artigos
pertencentes a ela. Júpiter governa sobre Viṣṇu (Veja Tabela 2). A medida
corretiva é reparar ou construir templos (Veja Tabela 4). O dispositor do Bādhakeśa
é ele mesmo (Marte), portanto, a medida corretiva seria oferecer lamparina de
ghee ou realizar Homa para a divindade (Veja Tabela 5). Rāhu aspectando o Bādhakeśa
indica Curse de Serpentes. Rāhu em signo fixo indica destruição de árvores que
abrigavam ninhos de serpentes. Remédio seria a realização de Sarpa Bali e
plantar novas árvores (Veja Tabela 8).
5 – Lucia Anna Joyce – Esquizofrenia
Bādhakeśa
Vênus colocado na 12ª em Gêmeos. Saturno aspecta a 12ª do Bādhakeśa, indica ira
da divindade. Senhores da 6ª e 8ª na 2ª de Vênus, indica que a ira é devida aos
planetas que estão colocados nas referidas casas. Júpiter, Senhor da 6ª,
representa Viṣṇu; e Rāhu, Sārpa deva.
Música e sons de tambor par as divindades relacionados seriam os remédios
indicados. O Senhor da 6ª (Júpiter) colocado no Ascendente enquanto Marte
aspecta o Ascendente, indicativo de Ābicharas. O remédio seria japa mantra do
Mahā Mṛtyuñjaya. O Senhor da 4ª é Vênus, o próprio Bādhakeśa, indicando que
esta divindade (associada com o planeta, veja tabela 2) foi negligenciada em
anterior vida e é essa a causa do infortúnio. A divindade deveria ser imediatamente
adorada.
Combinações para sua
doença -
Lagneśa Lua em yuti com Ketu, um dos nodos, ambos colocados em Capricórnio.
Mercúrio, governante da casa 12 no Lagna; Rāhu, governante da casa 8, no Lagna.
Júpiter, embora exaltado, governante da casa 6, onde obtém seu Mūlatrikoṇa em
Sagitário, no Lagna. O Lagna recebendo impacto dos governantes das casas
dushthanas.
O
envolvimento dos senhores das casas 5 (Marte) e 8 (Saturno) mostram doenças
mentais. Saturno e Marte estão em mútuo aspecto. Confirma doença mental. A
associação dos governantes da 6 e da 8 representa doenças conhecidas
como Adṛṣṭanimittaja, são de causas desconhecidas pela ciência e
provocadas por forças invisíveis, associadas ao Bādhakeśa.
Duas condições para doenças (além das Curses anteriormente
mencionadas) estão presentes na vida dela, a yuti de Júpiter (Senhor da 6ª) com
Rāhu (sub-Senhor da 8ª) e aspecto mútuo entre Saturno e Marte. Se somente os
senhores da 5ª e 8ª estivessem envolvidos, o tratamento convencional surtiria
efeito tão logo a medicação tivesse sido aplicada. Entretanto, o envolvimento
do Senhor da 6ª e da 8ª revelou a ação do Bādhakeśa e a impossibilidade de o tratamento
obter sua cura somente pelos métodos convencionais. Lucia Joyce passou o resto de sua vida internada em Hospital Psiquiátrico. Veja Capítulo 4 – Doenças causadas
pelo Bādhakeśa.
6 – Charles Manson –
psicopatia
Filho de uma prostituta alcoólatra, Kathlee
Maddox, que o teve aos 15 anos no Hospital Geral de Cincinnati, ainda criança
Manson passou a frequentar reformatórios juvenis nos Estados Unidos. Saiu da
prisão aos 33 anos de idade, tendo permanecido preso por longos períodos desde
os 9 anos. Em 1968, ele formou uma comunidade alternativa em Spahn Ranch, perto
de Los Angeles. Manson tinha ideias grandiosas e um grupo de amigos e
admiradores, conhecidos como Família Manson. Eram homens e mulheres de famílias
ricas que não tinham bom relacionamento com seus familiares e que, por isso,
passaram a morar nas ruas da Califórnia. Alguns dos admiradores de Manson o
consideravam uma reencarnação de Jesus Cristo - uma analogia a ele abrir a vida
dos jovens para "novos horizontes". O próprio Manson, porém, sempre
negou tal comparação. [Wikipédia, fonte de registro]
Para Lagna Áries, Saturno e Rāhu se tornam o Bādhakeśa
e eles estão em yuti com Lua na casa 10. Seus problemas são, Rāhu associado e
sendo ele também um dos Bādhakeśas e associado com Lua, indica Curse de
Serpentes maléficas. Presença de Kala Sarpa Doṣa. Rāhu em Capricórnio e Saturno
e Gulika em yuti com Rāhu indicam a ira devida à destruição de ovos de
serpentes e poluição de seus ninhos. Remédios seriam Sarpa Bali, instalação de
ovos de ouro ou cobre no altar de adoração e manter os arredores de sua própria
casa sempre limpos.
Sua doença é confirmada por Marte, senhor da 8ª,
depositado na 5º enquanto Sol, senhor da 5ª, está em yuti com Mercúrio, senhor
da 6ª, aspectando o Lagna, assim como as Curses já citadas e envolvendo a casa
10 e Lua, significador da mente. Rāhu aspecta a casa 6, enquanto Saturno
aspecta o governante da casa 6, e ambos aspectam Ketu, o sub-Senhor da casa 8.
A condenação
Charles Manson, então com 37 anos, foi acusado
de seis assassinatos e levado à Justiça, juntamente com 'Tex' Watson, Susan
Atkins, Patricia Krenwinkel e Leslie Van Houten, de 19 anos. Manson alegou não
ter participação em nenhum deles. Ele conseguiu provar isso, mas Bugliosi
convenceu o júri popular que Manson poderia ter influenciado os jovens a matar.
Após o julgamento, Manson declarou o seu ódio profundo pela Humanidade,
chamando os membros de sua "Família" de "rejeitados pela sociedade".
A promotoria se referiu a ele como "o homem mais maligno e satânico que já
caminhou na face da Terra", e o quinteto foi sentenciado à morte em 1971.
Mas, com a mudança nas leis penais do estado em 1972, a pena deles foi alterada
para prisão perpétua. [Wikipédia, fonte de registro]
Não é coincidência que a promotoria tenha se referido a ele como um ser maligno e satânico. Seus dois Bādhakeśas, Saturno e Rāhu, em yuti com a Lua no meio do céu, enquanto Saturno também é o seu AK, significador de sua alma.
Não é coincidência que a promotoria tenha se referido a ele como um ser maligno e satânico. Seus dois Bādhakeśas, Saturno e Rāhu, em yuti com a Lua no meio do céu, enquanto Saturno também é o seu AK, significador de sua alma.
Fontes de Consulta:
Praśna Mārga, B.V.Raman
Vedic Remedies in Astrology, Pandit Sanjay
Rath.
The
Crux of Vedic Astrology – Timing of Events, Pandit Sanjay Rath
Adorei, mas preciso estudar e compreender mais.... Grata!
ResponderExcluirMuito bom. Obrigada por compartilhar.
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