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Bādhakeśa

Bādhaka e Bādhakeśa


     


|| ॐ गं गणपतये नमः ||
|| oṃ gaṁ gaṇapataye namaḥ ||


© Todos os Direitos Reservados


Karen de Witt

(Astróloga Védica)
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ÍNDICE

1. Definição
1.1 – Bādhakeśa tem a natureza de Rāhu
2. Obstruções causadas pelo Bādhakeśa
2.1 – Ira dos Devas
2.2 – Ira dos Dharma Devas
2.3 – Serpentes
2.4 – Pais
2.5 – Preceptores
2.6 - Brāhmaṇes
2.7 – Pretas
2.8 – Bhūtas
2.9 – Dṛṣṭi Bādha
2.10 – Curses
2.11 – Ābicharas
2.12 – Remédios para estas aflições
3. Obsessões causadas pelo Bādhakeśa – quem é o inimigo
4. Doenças causadas pelo Bādhakeśa
5. Maléficos e Benéficos em casas governadas pelo Bādhakeśa
6. A casa seis (os seis inimigos declarados)
7. A casa oito (a casa dos nossos débitos)
8. As 12 Formas de Gaṇeśa para remoção do Bādhakeśa

9. Exemplos
9.1  – Frida Kahlo – negação de filhos
9.2 – Diego Rivera – paixões
9.3 – Swami Śivānanda – controle sobre as fraquezas
9.4 – Oscar Wilde – paixões e escândalos
9.5 – Lucia Anna Joyce – Esquizofrenia
9.6 – Charles Manson – psicopatia



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1. Definição


A Palavra Bādhaka (बाधक) é derivada de Bādha (बाध) que, quando aplicada em Jyotiṣa, refere-se à obstrução, punição, dor, sofrimento, prejuízo, obsessão, assédio etc. Sua relação com a Carta Natal indica a natureza e a origem dos sofrimentos. Bādhakeśa (Planeta que governa sobre a casa Bādhaka) mostra uma fonte desconhecida causadora de inúmeros problemas e terríveis sofrimentos. Tem sua origem no mundo dos mortos, afetando suas realizações no mundo material, e está associada com as 11 misérias que afligem a humanidade.
                                          
Lagna Bādhaka e Rāśi Bādhaka é muito diferente de Argalā Bādhaka. Lagna Bādhaka está relacionado com fontes desconhecidas e invisíveis, seres do mundo espiritual inferior. Indica uma ação maléfica, demoníaca, destrutiva, que envolve todos os tipos de seres ocultos, tais como rākṣasas, piśācas, mahā piśācas, pretas, bhūtas, demônios etc., tal como ensinado por Raman em Praśna Mārga. Não se pode conhecer e/ou ver tais forças, uma vez que invisíveis, mas seus efeitos destrutivos podem ser sentidos através da vida.

Todo aquele que pratica o Jyotiṣa deveria, primeiramente, retificar seu próprio Lagna Bādhaka antes de empreender outras retificações. Sem o afastamento desses seres trevosos que causam tamanha dor e sofrimento, não é possível avançar positivamente. E toda e qualquer retificação aplicada sem a remoção prévia desta chaga, serve apenas como um paliativo, um bálsamo consolador para momento de grande aflição, porém temporário e não efetivo de todo.



1.1 – Bādhakeśa tem a natureza de Rāhu

O Bādhaka natural do zodíaco é a casa 11, levando em consideração Áries como primeiro signo zodiacal governante do Lagna. Portanto, Rāhu é o Naisargika Bādhakeśa (obstrutor natural do zodíaco), e para cada Lagna um específico Bādhakeśa temporário deve ser definido como pelas regras abaixo:


Tabela 1 – Lagna Bādhaka

Signos no Lagna
Lagna Bādhaka
Cardinais
Áries, Câncer, Libra e Capricórnio
11ª do Lagna
Fixos
Touro, Leão, Escorpião e Aquário
9ª do Lagna
Duais
Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes
7ª do Lagna

Rāhu é um Rakṣāsa, um ser demoníaco que busca a imortalidade e se disfarça entre os deuses para conseguir seu propósito. Ele é enganador, mentiroso, obsessivo, e nunca está plenamente saciado muito embora todas as suas realizações. Ele governa sobre a casa 11, pois esta casa está associada com nossas maiores ambições materiais, bem como com as realizações conquistadas a partir destas ambições. A ambição pode ser saudável ou extremamente negativa e com uma profunda direção obsessiva. Neste ponto nada pode preencher o vazio inesgotável dos desejos, como um poço sem fundo de desejos nunca saciados embora todas as conquistas materiais. Assim é Rāhu, um ser faminto por realizações materiais.

Rāhu pode conferir elevada realizações na vida, caso se encontre bem colocado em casas upacayas, que significam crescimento, ou domiciliado, ou com digbala. Mas ele também pode obstruir a vida material a partir de seu kala sarpa, e tornar muito difícil qualquer direção a tomar. O Bādhakeśa também tem essa função dupla, tal como Rāhu.

Rāhu significa as curses de serpentes, mas também por sua natureza demoníaca, ele representa todas as classes de rakṣāsas, espíritos e demônios por sua associação com os senhores das casas 6, 8 e 12 ou com os maléficos Saturno, Marte e Ketu. Assim como Rāhu, através da associação do Bādhakeśa com tais casas e senhores, pode-se determinar a natureza da aflição.

Assim é que devemos entender a natureza do Bādhakeśa, um igual a Rāhu em todos os sentidos e, portanto, que pode conferir tanto realizações quanto dor e sofrimento na vida. Esse aspecto dual de sua natureza será estudado mais adiante, aqui basta enumerar as consequências advindas disso:

A – Obsessão:

a) O Bādhakeśa faz o nativo obsessivo e focado em um único objetivo a vida toda, em área específica determinada pela colocação dele na Carta Natal – isso pode trazer realizações ou completa ruína;
b) O Bādhakeśa faz o nativo atrair determinadas classes de pessoas obsessivas por ele, seja no trabalho, em família, na vida social ou amorosa – isso pode trazer realizações ou completa ruína (assédio);

B – Realizações:

O Bādhakeśa traz realizações através de determinadas classes de pessoas e em determinadas áreas da vida onde ele atua;

C – Além da Compreensão:

Rupturas nas relações e falhas nos empreendimentos sem causa aparente, doenças estranhas e sem solução de cura pela medicina ortodoxa, aflições mentais e pensamentos obsessivos, compulsivos e/ou suicidas, perseguições por pessoas obsessivas, obstruções em todos os sentidos como caminhos sempre fechados e impossibilidade de se elevar na vida, todos estes assuntos são indicativos da ação do Bādhakeśa.

A realização ou ruína dependerá dos planetas associados com o Bādhakeśa e daqueles colocados em Signos governados por ele. A influência benéfica ou maléfica, bem como sua intensidade será discutida mais adiante.



2. Obstruções causadas pelo Bādhakeśa


Primeiramente devemos definir bem se o Bādhakeśa está causando obstrução ou realização, qual o fator decisivo que causa tal distinção em seus efeitos e os motivos de assim ser. Abaixo foram listados todos os relacionamentos possíveis do Bādhakeśa e que fazem com que ele aja como um obstrutor, acusador, punidor e fonte de sofrimento decorrente de uma ou outra curse.

Os problemas relacionados ao Bādhakeśa apontados na Carta Natal estão associados com os nossos maus karmas de vidas passadas. Interessante notar que assim como a carta praśna aponta o momento presente e identifica o inimigo desta vida, a Carta Natal identifica a causa ocorrida em vidas passadas e que permitiu esse sofrimento na vida atual. Dessa forma, identificar a natureza, direção e ferramentas utilizadas pelo inimigo na ação do mal cabe ao praśna, assim como identificar as causas de vidas passadas que deram origem aos atuais sofrimentos cabe à Carta Natal.

As pessoas que nos cercam serão sempre instrumentos da vida para a realização e manifestação do nosso bom ou mau karma, e quando o Bādhakeśa está ativo e um praśna é solicitado, e então ele identifica o inimigo, este último nada mais é do que um instrumento de ação para a realização da força destrutiva do Bādhakeśa. Ele não está consciente de que é um instrumento, age assim porque ainda não dominou suas obsessões e fraquezas de caráter (ṣaḍripus) e sente uma vontade irresistível de causar o mal para satisfação de seus sentidos. Ele age sob comando de quem? Pois então ele está sob efeito de um Bādhakeśa também, porém na função de assediador, punidor e acusador.

O inimigo deixa de existir quando a natividade retifica o Bādhakeśa, removendo-o através da bênção do Senhor Gaṇeśa e de outras medidas ensinadas por Raman para a pacificação dos elementos que o envolve, e não combatendo-o de igual para igual, ou seja, não pagando com a mesma moeda, pois é sabido que o Bādhakeśa é a raiz de onde provém males semelhantes. Assim, por exemplo, ainda que o nativo obtenha vitória sobre um inimigo, isto é apenas temporário, pois assim que o Bādhakeśa voltar a agir, outro inimigo surgirá que causará obstrução e sofrimento semelhante ao último. A correta conduta é remover o mau karma associado ao Bādhakeśa, esta é a solução mais digna. Isto se faz através de penitências espirituais, e as classes apontadas no tópico ‘quem é o inimigo’ são as classes de pessoas (varṇa) que na atual vida devem receber de nós toda atenção e caridade, pois é uma forma de resgatar nossos erros cometidos em vidas passadas.

Dispositor do A6 (Ārūḍha da casa 6, inimigos) e o governante do GK (significador temporário de inimigos) também devem ser retificados para afastar as inimizades de nossa vida do mesmo modo como o Bādhakeśa é tratado para remover os males ocultos que trazem tais sofrimentos. A semelhança entre esses três significadores é quase idêntica, porém seu modo de agir é totalmente diferente, de modo que para investigar qual precisa ser retificado naquele momento, necessário é que se analise o período planetário pelos sistemas Viṁśottarī e Nārāyaṇa. O planeta ou signo associado com um desses três que estiver ativado por um desses sistemas, é o planeta que deve ser retificado para afastar os problemas em determinado momento.  

Raman ensina em seu Praśna Mārga que “as misérias dos homens são devidas à ira dos (1) Devas,(2) Dharma Devas, (3) Serpentes, (4) Pais, (5) Preceptores, (6) Brāhmaṇes, (7) Pretas e (8) Bhūtas. Eles são em número de onze (11). Eles também são devidos a (9) mau olhado (dṛṣṭi bādha), (10) maldições (curses) e (11) ações maléficas dirigidas por inimigos (ābichara)”.


2.1 – Ira dos Devas – quando os planetas governando a casa de ferimento (Bādhaka) ocupam locais desfavoráveis, eles causam aflições apropriadas às divindades relacionadas a estes planetas. Veja a correspondência na tabela abaixo. As casas desfavoráveis aqui são as Dusthānas e a casa 3 (esta última de acordo com alguns escritores).

Em todo caso, as casas de ferimentos para os devidos fins de análise em Jātaka devem ser entendidas somente como as casas Bādhakas para cada Lagna. Este é um ponto controverso, pois enquanto Raman descreve as casas Bādhakas como 3, 6 e 11 para trabalhos em Praśna (Horárias), a maioria dos astrólogos trabalha com o Bādhaka a partir do Lagna para os trabalhos em Jātaka, isto é, o Horóscopo de Nascimento.

Tabela 2 – Correspondência dos Planetas com as Divindades

Sol
Todos os Signos
Śiva
1º Drekkana de signo dual
Subrahmaṇya; e Kartikeya na visão de Harihara
2º Drekkana de signo dual
Gaṇeśa

Lua
Śukla Pakṣa
Durgā
Kṛṣṇa Pakṣa
Bhadrakālī, Kālī
Kṛṣṇa Pakṣa em signo de Marte
Cāmuṇḍā, Raktheśvarī, Raktha

Marte
Signos ímpares e sattvicos
Subrahmaṇya
Signos ímpares não-sattvicos
Bhairava, Candrakeśa
Signos pares
Cāmuṇḍā, Bhadrakālī e outras ferozes


Mercúrio
Signos Móveis e Duais
Avatāras de Viṣṇu
1º e 2º drekkanas de Signos Fixos
Śrī Kṛṣṇa
3º drekkana de Signos Fixos
Śrī Viṣṇu
Associado com Sol de qualquer forma
Senhor Śiva
Associado com Lua de qualquer forma
Durgā
Associado com Marte de qualquer forma
Subrahmaṇya
Júpiter
Em qualquer signo
Mahā Viṣṇu ou Nārāyaṇa

Vênus
Em qualquer signo ou em sattvicos
Annapūrṇeśvarī
Em uma casa de benéfico ou em rajásicos
Lakṣmī
Em uma casa de maléfico ou em tamásicos
Yakśī
Em signos ímpares com planetas maléficos
Gaṇeśa
Saturno
Em qualquer signo
Sastha, Kiratha
Rāhu
Em qualquer signo
O Deus Serpente, Sārpa
Ketu
Em qualquer signo
Gaṇeśa


Tabela 3 – Causas da Ira dos Devas
Planetas na 12ª do Bādhakeśa e as causas da ira da divindade
Gūlika
A imagem/templo da divindade se tornaram impuros por terem sidos tocados por uma serpente.
Rāhu
Saturno
A imagem/templo foram abandonados e se tornaram sujos.
Marte
Disputa da imagem/templo por seus responsáveis.

Bādhakeśa no Lagna com os planetas abaixo e as causas da ira da divindade
Marte
A imagem da divindade foi quebrada.
Saturno, Gūlika ou Rāhu
Sujeira que poluiu a divindade.

Bādhakeśa na 4ª casa com os planetas abaixo e as causas da ira da divindade
Marte
Templo/imagem foram quebrados.
Saturno, Gūlika ou Rāhu
Templo/imagem foram sujos e poluídos.

Bādhakeśa nas 2ª ou 11ª casas, a riqueza da divindade foi roubada e é a causa da ira
Rāśi ou Planeta Dhātu
Signos Móveis, Lua, Marte, Saturno e Rāhu
Rāśi ou Planeta Mūla
Signos Fixos, Sol e Vênus
Rāśi ou Planeta Jīva
Signos Duais, Mercúrio ou Júpiter
Dhātu
São objetos inanimados
Mūla
São grãos, folhas, raízes, árvores etc
Jīva
São seres viventes, animais etc
Senhores da 6ª, 8ª ou 12ª na 2ª ou na 12ª do Bādhakeśa, a causa da ira:
O sofrimento é causado pela ira da divindade governada pelo planeta (veja Tabela 2) cuja propriedade foi roubada.
Se o senhor da 9ª ocupar a casa de ferimento, então a divindade que ele costumava adorar foi negligenciada e esta é a origem do problema.
Maléfico na casa Bādhaka associado com Júpiter, ou no signo de Júpiter, indica Curse de Brāhmaṇes e Devas.

Tabela 4 – Paliativo para as aflições para o Bādhakeśa colocado em determinadas casas
Casa
Sanjay Rath
Praśna Mārga
Doar ídolo ou imagem
Doar ídolo ou imagem
Mantra Japa
Mantra Japa
Pūjā
Pūjā
Renovação do Templo
Construção de Templos
Presentear com óleo, presentes, roupas etc
Presentear com óleo, presentes, roupas etc
Oferecimentos e Dedicações
Oferecimentos e Dedicações
Dançar para a divindade
Dançar para a divindade
Adoração do Tattva1
Pūjā ou Bali Bhūta
Adoração do Dharma Devatā
Adoração do Dharma Devatā
10ª
Bali Karma ou Pūjā para Gaṇeśa, ou Kārtikeya
Pūjā ou Bali Karma

11ª
Tarpaṇaṁ
Tarpaṇaṁ
12ª
Nenhuma aflição2, mas música pode ser oferecida
Música e sons de tambor

1 – Oferecimento de Tattva é o elemento pertencente ao planeta de acordo com seu Tattva. Fogo (Sol e Marte) é o oferecimento de lamparina de ghee, yajña ou homa. Isto é chamado de Bhūta Bali, sacrifício de bhūta.
2 – Ao final, no Stanza 14, Raman menciona que a casa 12 não é uma casa de ferimento e que, portanto, seu Senhor também não causa ferimento. Esta afirmação é apenas levada em consideração para a colocação do Bādhakeśa nesta casa, não para as demais situações, pois, mais adiante, ele associa o Senhor da 12ª à curse da ira da divindade, tal como descrito na Tabela 3.



Em minha humilde opinião, de acordo com meus estudos sobre este tema que foi disponibilizado neste artigo, o Bādhakeśa na casa 12 não está livre de causar obstrução/aflição e, portanto, deve ser retificado com a mesma atenção como dada às outras colocações. Eu tenho meu Bādhakeśa na casa 12 em Makara Rāśi, e no período Makara-Makara pelo sistema Nārāyaṇa Daśā precisei enfrentar grandes adversidades. Uma das medidas corretivas aplicadas por mim, como ensinada neste artigo, trouxe a pacificação do Bādhakeśa e as adversidades foram afastadas.

  

Tabela 5 – Em relação ao dispositor do Bādhakeśa e os paliativos para as aflições3.
Dispositor
Sanjay Rath
Praśna Mārga
Sol
Adorar a divindade
Iluminação para a divindade.
Lua
Abhiṣeka usando concha; doação de arroz e água para os pobres.
Oferecimento de ghee, leite e pāyasa (água) para os pobres.

Marte
Iluminação e Homa
Iluminação para a divindade.
Mercúrio
Festivais e dança para a divindade
Ungir a imagem com pasta de sândalo; Festivais e dança para a divindade.
Júpiter
Alimentar Brāhmaṇes, prestar serviços; oferecer ornamentos.
Adornar o ídolo com guirlanda de flores e adorar com flores; Alimentar Brāhmaṇes, prestar serviços; oferecer ornamentos.
Vênus
Alimentar os pobres
Oferecimento de ghee, leite e pāyasa (água) para os pobres; Alimentar os pobres.
Saturno
Alimentar pobres e pessoas oprimidas
Vestir e oferecer ornamentos; alimentar pessoas de casta inferior.


3 –  Para qualquer planeta colocado nos signos governados pelo Bādhakeśa, a divindade relacionada a ele (veja Tabela 2) deve ser propiciada da forma como citado acima (Tabela 5), incluindo a caridade prescrita, quando for o caso.


Paliativo Natural

Se qualquer planeta, em associação com um benéfico, ocupar o Lagna, então a divindade governada por aquele planeta favorecerá o nativo. (Veja Tabela 2).



2.2 – Ira dos Dharma Devas – a mesma aplicação é dada aqui como a anterior, ou seja, a Ira dos Devas. Os Dharma Devas são os como descritos na Tabela 2.

2.3 – Ira de Serpentes – são todos os doṣas e curses que envolvem Rāhu, além das citadas anteriormente. Isto é, em uma curse por ira dos Devas, quando Rāhu está envolvido, é possível relacionar esta curse com a de Serpentes também.

Tabela 6 – Natureza das Serpentes
Júpiter Bādhakeśa na 6ª, 8ª ou 12ª coincidindo com Kendra de Rāhu
Serpentes superiores
Júpiter Bādhakeśa na 6ª, 8ª ou 12ª coincidindo com Kendra de Gulika
Serpentes inferiores
Rāhu associado com o Bādhakeśa por qualquer meio
Serpentes comuns
Rāhu associado com o Sol
Boas serpentes
Rāhu associado com a Lua
Serpentes maléficas
Rāhu em yuti com Mandi
Serpentes
Rāhu na 5ª, 7ª ou 9ª de Mandi
Serpentes


Tabela 7 – Causas da ira das Serpentes caso haja confirmação de curse
Rāhu em signos móveis
Destruição de ovos de serpentes
Rāhu em signos duais
Destruição de filhotes de serpentes
Rāhu em signos fixos
Destruição de árvores que abrigavam ninhos de serpentes
Marte em Kendra de Rāhu
Destruição de árvores que abrigavam ninhos de serpentes
Saturno e Gulika em Kendra de Rāhu
Poluição de ninhos de serpentes por urina, fezes etc., e outros
Gulika sozinho em Kendra de Rāhu
Poluição por excrementos e outros


Tabela 8 – Paliativos para as aflições
Rāhu na 6ª, 8ª ou 10ª ou na Bādhaka
Sarpa Bali deve ser realizado
Rāhu na 4ª
Chitra Kuta de pedra deve ser dedicado ao deus Serpente, ou a instalação da imagem de Sarpa Devatā
Rāhu na 12ª
Música deve ser oferecido
Rāhu no Lagna
Abhiṣeka com leite e água
Rāhu na 7ª
Música devocional
Rāhu em qualquer casa
Sarpa Bali
Destruição de ovos e filhotes de serpentes4
Pequenos ovos de serpente de ouro e cobre devem ser instalados no local de adoração
Destruição de filhotes de serpentes
Pequenas imagens de serpente de ouro e cobre devem ser instaladas no local de adoração.
Destruição de árvores que abrigavam ninhos de serpentes
Novas árvores devem ser plantadas
Saturno e Gulika em Kendra de Rāhu
Manter os arredores de sua residência sempre limpos, realizando os ritos para remoção da curse

4 – A quantidade de ovos ou de serpentes a serem instalados no local da adoração está relacionada ao signo do lagna. Se este for móvel, são 11; se for fixo, 9; e se for dual, 7. O número está relacionado à casa Bādhaka a contar do Lagna.

2.4 – Ira de Pais – mostram nossos débitos de vidas passadas para com nossos pais.

Tabela 9 – Curse de Pais e suas causas
1
O signo Bādhaka deve ser um governado por Marte para indicar raiva e a presença de Curse, enquanto Sol ou Lua devem ocupar a casa Bādhaka no Rāśi ou Navāṁśa de Marte. Isto representa Curse de Pai para Sol e de Mãe para Lua. 
2
Maléfico em Leão ou Câncer, enquanto estes signos representam a casa Bādhaka significa curse de Pai e de Mãe, respectivamente.
3
Bādhakeśa associado com Leão e com Marte/Saturno mostra raiva e sofrimento do pai ou algum mais velho da linhagem paterna.
4
Se a casa Bādhaka for Leão e Sol estiver lá, existe Curse de pai, avô ou ancestrais paternos. Isto é conhecido como Purva Sapa. Se o Maléfico nesta casa acontece de ser Marte, a natureza da Curse é muito intensa.
5
Bādhakeśa associado com Câncer e com Marte/Saturno mostra raiva e sofrimento da mãe ou algum mais velho da linhagem materna.
6
Senhor da 6ª na 9ª, ou Senhor da 9ª na 12ª, então o pai ou o mais velho da família não é bem disposto para com o nativo.
7
Sol ocupando a 6ª casa ou junto ao Senhor da 6ª, indica desprazer do pai.
8
Lua ocupando a 6ª casa ou junto ao Senhor da 6ª, indica desprazer da mãe.


Tabela 10 – Paliativos e Remédios
1
Servir aos pais enquanto eles estiverem vivos.
2
Realizar Śrāddha ou ritos em memória dos pais, se eles estiverem mortos.
3
Tila Homa ritual e para os pais que estiverem mortos.
4
Tarpaṇaṁ




2.5 – Preceptores – Foram citadas naquelas provocadas por Júpiter.

2.6 - Brāhmaṇes – Igualmente foram citadas naquelas provocadas por Júpiter.

2.7 – Preta Bādhaka (espíritos de mortos) – se os ritos funerais de uma pessoa não forem devidamente realizados, a alma do morto fica vagando sem rumo e começa a perturbar aquela pessoa que, tendo a obrigação de fazê-lo, negligenciou seus deveres. Ele toma a forma de um Piśāca e afeta os relacionamentos da pessoa.

Tabela 11 – Indicações para a presença de Piśācas
1
Gulika ou Ketu na casa Bādhaka mostra a ira.
2
Lagna ocupado por maléficos, Śani na 7ª casa e Candra aspectado por maléficos.


Tabela 12 – Causas da morte do Piśāca
1
Gulika ou Ketu em casa Bādhaka associado com signo ou o Navāṁśa de Marte, ou aspectado por Marte indica uma morte não natural, tal como fogo, armas ou doenças como a varíola.
2
Gulika ou Saturno em casa Bādhaka associado com signo ou o Navāṁśa de Saturno, ou aspectado por Saturno indica uma morte devido à miséria e pobreza.
3
Rāhu associado com Gulika mostra picada de cobra e outros venenos mortais.
4
Gulika associado com maléficos e em signos de água, indica morte por afogamento.


Tabela 13 – Sexo, relação de parentesco e idade em que o Piśāca morreu
1
O signo ocupado por Gulika no Navāṁśa mostra o sexo do Piśāca, masculino/feminino.
2
A casa onde Gulika ou Ketu estão colocados mostra a relação de parentesco com o Piśāca
3
Gulika associado com a 4ª casa ou com o seu Senhor ou kāraka, de alguma forma, o Piśāca é da família. Caso contrário, é de fora.
4
Gulika associado com a 3ª casa ou com seu Senhor ou kāraka, de alguma forma, o Piśāca é um irmão. Assim deve ser analisado para o restante.
5
Outra forma de analisar a idade do Piśāca é verificar a idade do Senhor da casa onde Gulika está colocado;
6
Gulika no 1º drekkāṇa do signo, mostra que a pessoa morreu na infância; no 2º drekkāṇa mostra um espírito de jovem; e no 3º drekkāṇa do signo, mostra que a pessoa morreu na velhice.
7
Os demais métodos citados por Raman, para investigar idade e origem, são mais apropriados em Praśna.


Tabela 14 – Remédios e paliativos para a as aflições
1
Se a ira de pretas produz abortos e mortes infantis, bem como doenças e pobreza, deve-se realizar Śrāddhas kṣetra pindas, tilavahana etc., juntamente com alimentação de Brāhmaṇes.
2
Parvana Śrāddha, Tila Homa, Pūjā Mantra do Ugra Devatā (relacionado ao governante do signo onde Gulika está colocado)


2.8 – Bhūtas – são em número de cinco e uma das causas do chamado Dṛṣṭi Bādha. As palavras devatā, bhūta, mahā graha e laghu graha foram utilizadas neste capítulo como sinônimo dos espíritos que representam a ira de Rudra e provocam dṛṣṭi bādha.

2.9 – Dṛṣṭi Bādha – também chamado ‘mau olhado’, reflete a ação por uma classe específica de seres demoníacos e/ou espíritos inferiores que tem três objetivos em vista: (a) prazer; (b) matar; e (c) alimentar-se. Essa classe de seres são chamados Bhūtas, em número de cinco, e de Guhyakali. Estes últimos afligindo somente mulheres. Quando o problema é detectado na Carta de Nascimento, indica que a pessoa é propensa a atrair esses tipos de seres.

Os espíritos que produzem Dṛṣṭi Bādha foram enumerados em 27, dos quais 18 são Mahā Graha, ou grandes espíritos, e 9 são espíritos de menor poder, chamados de espíritos de luz, ou laghu grahas.

Todos estes espíritos representam a ira de Rudra, e eles foram divididos em três categorias diferentes, de acordo com seus objetivos: (a) Bali Kāma, desejam comer as oblações oferecidas aos devas; (b) Rati Kāma, desejam desfrutar de prazer sexual; e (c) Hantu Kāma, desejam matar.

Esses espíritos também são divididos em ativos e passivos de acordo com a natureza e disposição dos planetas que identificam as causas.


Tabela 15 – Causas de Dṛṣṭi Bādha
1
Bādhakeśa aspecta o Lagna ou o Lagneśa (incluindo os aspectos especiais, que são o olhar pela 4ª e 8ª de Marte e pela 3ª e 10ª de Saturno para todos os demais planetas).
2
Senhor da 7ª depositado na casa Bādhaka ou ambos esses Senhores em yuti ou mútuo aspecto.
3
Lagna está ocupado por maléficos, Saturno na 7ª casa e Lua aspectada por maléficos.
4
Jihwa Doṣa – indica que a pessoa é afetada por maldições proferidas. Isto acontece quando o Senhor da 2ª está associado por qualquer forma ou aspectado pelo Bādhakeśa.
5
Bala Graha – a criança sofre de ataques se Mercúrio ou Saturno ocuparem a casa Bādhaka, ou se Gêmeos ou Capricórnio acontecerem de ser a casa Bādhaka.
6
Rati Kāma – Bādhakeśa no Lagna ou associado com o Lagneśa e Gulika.
7
Hantu Kāma – Bādhakeśa associado com o Senhor de Ari (6) ou de Randhra (8), ou com esses Bhāvas, e com o Lagna ou com o Lagneśa.
8
Bali Kāma – Rāhu/Gulikā nos 4º, 5º, 7º ou 8º Bhāvas. Se o Senhor de Ari (6) conjunta ou aspecta, o problema é devido à ação do inimigo.
9
Bādhakeśa e Lagna são amigos, ação de Rati Kāma (prazer), ou está associado com o Lagna.
10
Se existir um planeta na casa Bādhaka e ele estiver aspectado por Vênus, ou se este acontece de ser um signo de Vênus, então o Devatā ataca o nativo enquanto ele estiver em relações íntimas com sua esposa. Indica Rati Kāma.
11
Bādhakeśa e Lagna são inimigos, ação de Hantu Kāma (matar), ou está associado com o Senhor do 6º Bhāva.
12
Bādhakeśa e Lagna são neutros, ação de Bali Kāma (alimentar-se), ou está associado com o Senhor do 8º Bhāva.


Tabela 16 – Remédios e paliativos para as aflições
1
Procure por um benéfico natural em Kendra de Rāhu ou Gulika, ou aspectando ou associado com a casa Bādhaka. Use a pedra do planeta benéfico e adore as divindades indicadas relacionadas ao benéfico (veja Tabela 2), fazendo os devidos oferecimentos.


2.10 – Curses – as mais diversas, tanto as já citadas quanto aquelas determinadas por outros planetas, Marte para irmãos, Mercúrio para tios, Vênus para Cônjuge,  Júpiter para Brāhmaṇes, preceptores etc.

2.11 – Ābicharas – problemas que vem de inimigos que lançam encantamentos através de palavras ou outros meios mágicos .


Tabela 17 – Causas de Ābicharas
1
Bādhakeśa associado com o 6º Bhāva ou com seu Senhor.
2
O Senhor do 6º Bhāva depositado no 1º, 7º ou 12º Bhāvas conforme Maṅgala ocupa ou aspecta o Lagna.
3
Ketu no 1º, 4º ou 10º Bhāvas enquanto Maṅgala aspecta o Lagna.
4
Jihva doṣa – Se o Senhor da 2ª estiver associado com, ou aspectado, pelo Bādhakeśa a pessoa sofre devido a pragas (maldições por meio das palavras). Também incluído em Dṛṣṭi Bādha
5
A posição de Gulika indica o material usado em magia negra


Tabela 18 – Remédios e paliativos para as aflições
1
Mahā Mṛtyuñjaya Japa
2
Gaṇapati ou Tila Homa


2.12 – Outros remédios para estas aflições


Tabela 19 – Remédios
1
Júpiter e o Senhor da 9ª protegem.
2
Natural benéfico na 9ª ou o Senhor da 9ª com força em Kendra
3
Júpiter no Lagna ou aspectando o Lagna.
4
Senhor da 9ª também pode ser o Senhor da 2ª, 4ª, 6ª, 8ª, 10ª e 12ª casas, respectivamente.
5
Senhor da 9ª sendo também Senhor da 2ª casa, a adoração do Kula Devatā é o remédio.
6
Qualquer planeta conjunto ou aspectado por um natural benéfico, ou um natural benéfico no Lagna, a divindade indicada por este planeta é o remédio.
7
Se o Senhor da 9ª estiver associado com a casa Bādhaka ou com o Bādhakeśa, então a divindade associada com este planeta foi negligenciada em anterior nascimento, e este é o motivo do infortúnio.
8
Se o Senhor da 4ª estiver associado com o Bādhaka ou o Bādhakeśa, então o Grama Devatā foi negligenciado.
9
Se o Senhor da 2ª estiver associado com o Bādhaka ou o Bādhakeśa, então o Kula Devatā foi negligenciado. Neste últimos três casos, a divindade deve ser adorada imediatamente.



Todas estas definições acima e abaixo descritas são utilizadas em Cartas Praśnas para identificar a causa do problema. Quando presentes a partir da Carta Natal, indicam que a natividade carrega consigo a semente de semelhantes problemas em forma latente e que eles, cedo ou tarde, irão dar seus frutos no decorrer da vida. Isto é ativado nos períodos e sub-períodos dos planetas e signos envolvidos.


3. Obsessões causadas pelo Bādhakeśa – quem é o ‘inimigo’?


Uma das funções do Bādhakeśa é despertar algum tipo de obsessão que margeará a vida do indivíduo. Isto é simples de identificar, uma vez que a casa onde ele está colocado indica o foco da obsessão. Outras consequências de uma pessoa que sofre pela ação dele são doenças mentais e físicas de difícil diagnóstico e cura pela medicina ortodoxa, dificuldades para sustentar uma gravidez, perdas sucessivas de filhos, falhas nos empreendimentos, apatia, fobias, etc., miséria excessiva, sensualidade extrema, boemia, etc.

A obsessão que o Bādhakeśa causa é dual em sua natureza. Ou seja, tanto faz o nativo obsessivo quanto obsidiado por algo/alguém.

3.1 – Lagna, Lagneśa e a aparência física da natividade

O Bādhakeśa associado com o Lagna ou com o Lagneśa (Ascendente e Senhor do Ascendente, respectivamente) fará uma pessoa muito focada em sua aparência e imagem. Digno de nota é que frequentemente se pode observar o Ārūḍha da casa 5 em associação, quer com o Lagna quer com o Lagneśa para indicar preocupação excessiva com a própria aparência ou, ao menos, um amor próprio mais acentuado, uma vez que o A5 representa, dentre outros assuntos pertinentes à casa 5, o amor direcionado a algo ou a alguém na vida.

O Bādhakeśa pode se associar com o Lagna ou com o Lagneśa através de colocação no Ascendente, ou por aspecto ou yuti com o Lagneśa. A intensidade da força dependerá da distância do aspecto, de modo que a yuti com o Lagneśa ou a colocação dele no Lagna asseguram os melhores resultados.

3.2 – Os Significadores naturais e temporários

Os dois significadores abaixo, Naisargika Kāraka e Carakāraka devem ser utilizados para investigar as pessoas que causaram obstruções a partir do Bādhakeśa. Os Sthira Kārakas (significadores fixos) não são aplicados aqui, pois eles só são utilizados para investigar morte de parentes.

Naisargika Kāraka – são os significadores naturais em número de 9, isto é, de Sol a Ketu. Eles mostram tudo que existe na criação, não somente pessoas, mas também eventos e assuntos em geral, e que interage com a natividade e vice-versa. Esses significadores são governados por Brahmā, o Criador. Existem inúmeros significados atribuídos a cada planeta neste sentido. Na tabela abaixo procurei enumerar alguns deles.

Carakāraka – são os significadores temporários (móveis, de Cara) em número de 8, isto é, de Sol a Rāhu. Ketu é excluído porque ele é significador de liberação (mokṣa), chamado de mokṣakāraka. Eles mostram as pessoas que estão envolvidas diretamente com o nosso sustento no mundo material, que apoiam a nossa existência. Eles são governados por Viṣṇu, o Sustentador. Estes significadores mostram pessoas que estão diretamente relacionadas com a nossa subsistência.

Quando tais planetas fazem o papel de Bādhakeśa ou quando eles estão colocados nos signos governados pelo Bādhakeśa, ou há qualquer associação entre eles, quer por aspecto ou conjunção, então podemos esperar que essa classe de pessoas seja a causa da punição e do sofrimento.

A ação do Bādhakeśa, devo repetir, é totalmente diferente da ação do GK, o carakāraka de inimigos. O Bādhakeśa intenta a destruição, uma punição severa e dolorosa, e utilizam pessoas do nosso meio de convívio para isso. A verdadeira causa provém do mundo invisível, por classes de espíritos e outros seres demoníacos.

Já a classe de pessoas representadas pelo GK são aquelas que rivalizam conosco em determinados assuntos e áreas específicas da vida. Com um pouco de prática em análise, é possível criar claramente um quadro melhor da situação, porque não se pode fazer essa distinção com precisão sem antes verificar o período planetário ou por signo ativo naquele momento.

Tabela 20 – Significadores Naturais
Obstrutor
Naisargika Kārakas
Sol
Eu, chefe, pai, carreira profissional, fama, poder
Lua
Mente, paz de espírito, mãe, vida doméstica, amigos em geral
Marte
Coragem, irmãos, imóveis, inimigos, acidentes, especulações, militares
Mercúrio
Discurso, memória, aprendizado, escola, tios, comércio
Júpiter
Estudo, religião, fé, riqueza, professores e sacerdotes, cônjuges para mulheres, filhos
Vênus
Prazeres, felicidade conjugal, veículos, cônjuge para homens, artes em geral
Saturno
Trabalho, longevidade, funcionários, discípulos, problemas, perdas
Rāhu
Acidentes, peregrinações, pessoas estrangeiras, conhecimentos investigativos, políticos, advogados
Ketu
Acidentes, peregrinações, pessoas estrangeiras, conhecimentos investigativos


Tabela 21 – Significadores Temporários
Carakārakas
1
AK – alma, o próprio nativo
2
Amk – amigos, profissão, conselheiros, pessoas que têm relações profissionais
3
BK – irmãos e irmãs
4
MK – mãe
5
Pik – pai
6
PK – filhos
7
GK – primos, rivais
8
DK – cônjuge


4. Doenças causadas pelo Bādhakeśa

Sabemos que duas das funções do Bādhakeśa é causar obstrução e obsessão. Outra função dele é causar doenças. Como isto acontece é o tema deste estudo. Portanto, para compreensão e aplicação de medidas corretivas, Raman dividiu as doenças em duas grandes categorias com suas sub-divisões, como mostra o gráfico abaixo:


Tabela 22 – Doenças
Quadro Geral das Doenças
Classificação
Ação e causas
Causas



I – Nija
1 – Śarīrotha (física)
1.a – Vāta

1.b – Pitta

1.c – Kapha

1.d – Sannipatha


2 – Chittoha (mental)



Classificação
Ação e causas
Causas

II – Aganthuka
1 – Dṛṣṭanimittaja (causas conhecidas)
1.a Curses e Encantamentos


2 – Adṛṣṭanimittaja (causas desconhecidas)
2.a Bādhakeśa







As doenças pertencentes ao grupo ‘Nija’ são as que se podem curar com a medicina ortodoxa. As doenças do corpo físico (śarīra) são analisadas a partir da 8ª casa. Já os sentimentos de raiva, medo, sofrimento e semelhantes, e que afetam a mente diretamente, desenvolvendo doenças mentais, têm seus correspondentes na 5ª (a sede de manas, mente), e devem ser estudadas a partir da 5ª e 8ª casas. Portanto, Cittoha, derivado de citta (mente), são as doenças que decorrem de um estado mental perturbado. Tais perturbações podem agir somente a nível mental (citta) ou erradicar pelo corpo físico (śarīra) tal como no conhecimento das doenças psicossomáticas. Estas doenças são facilmente identificadas e curadas pela medicina ortodoxa.

As doenças que pertencem ao grupo ‘Aganthuka’ são as que não se podem curar com a medicina ortodoxa. A subdivisão classificada em ‘Dṛṣṭanimittaja’ são provocadas por maldições e encantamentos. A fonte destas dificuldades deve ser investigada a partir da 6ª e da 8ª casas. Maldições (curses) são estudadas a partir das curses presentes em uma carta natal, curse de mãe está relacionada à Lua; a de pai, ao Sol; a de irmão, a Marte, e assim sucessivamente. Os encantamentos são também conhecidos a partir de kṣudra e encantamentos provenientes dos inimigos (casa 6).

Por último, as doenças classificadas como ‘Adṛṣṭanimittaja’ são causadas por ataques de espíritos e outros seres do mundo espiritual, e estes estão relacionados aos planetas bādhakas. Portanto, os planetas Bādhakas causam doenças não diagnosticadas e com difícil processo de cura pela medicina.

O fato a ser considerado aqui é o estudo a partir da Carta Natal. O planeta Bādhaka irá indicar a natureza do ataque e da enfermidade que afetará a vida da natividade. Naturalmente se ele não for removido, as circunstâncias tendem a se repetir em um ciclo interminável de infortúnios.


Aqui no Ocidente, sobretudo no Brasil, um país de cultura e religião diversificadas, temos no espiritismo e suas vertentes muitos exemplos de cirurgias espirituais e outros processos de erradicação de doenças e de desobsessões realizadas com sucesso em diversos centros espíritas de pessoas que não puderam, em grande maioria, obter a cura somente através da medicina ortodoxa. É um belo campo de estudo para as doenças classificadas como ‘Aganthuka’.

Lá na Índia o processo de cura para estes males é feito através da Astrologia Hindu, com prescrições de ritos e penitências espirituais específicas dedicadas às Divindades associadas com os planetas problemáticos em questão. Todos estes métodos estão corretos, desde que não se aconselhe ao paciente que ele abandone o seu tratamento pela medicina ortodoxa, pois um não invalida a necessidade do outro tratamento.



Tabela 23 – Doenças de difícil cura e diagnóstico
Doenças de Classificação Aganthuka
Chittoha
5ª e 8ª casas
Doenças mentais
Dṛṣṭanimittaja
6ª e 8ª casas
Curses e encantamentos
Adṛṣṭanimittaja
Relação entre senhores da 6ª e 8ª
Ataque de espíritos maléficos

“As doenças Dṛṣṭanimittaja – curses, encantamentos e quedas de elevação (fracasso na vida), devem ser investigadas a partir da 6ª, seu senhor, o planeta aspectando a 6ª ou o planeta ocupando a 6ª. se os senhores da 6ª e da 8ª estiverem relacionados, então a intensidade das doenças será pior. As doenças Adṛṣṭanimittaja são conhecidas como ataques de espíritos maléficos”. Praśna Mārga, Doenças e suas Causas, 23-24.

Naturalmente a combinação entre estas casas (5ª, 6ª e 8ª) e os senhores destas casas juntamente com o Bādhakeśa ampliará o leque de possibilidades, dado o número de combinações possíveis em diferentes signos e casas, e o diagnóstico e medida corretiva devem ser aplicados como descritos no Capítulo 2 deste artigo.


Veja em Capítulo 9 – “Exemplos”, duas análises numeradas ‘5 a 6” sobre doenças mentais e suas correspondências com este estudo.



4.1 – Aplicação de Remédios

Segundo Raman, em seu clássico Praśna Mārga I, as pessoas que estão autorizadas a remover a ação do Bādhakeśa quando o problema ocasionado por ele estiver em curso, são aquelas da mesma natureza do signo onde o Bādhakeśa está colocado. Significa dizer que se o indivíduo desejar por si mesmo aplicar medida corretivas para remover o Bādhakeśa, será mais bem sucedido durante os períodos em que não estiver sob ação de aflições causadas pelo Bādhakeśa, uma vez que, dependendo da intensidade do ataque, ele pode não ser capaz de avanços positivos nesta área. Para os momentos de grande aflição, melhor buscar ajuda como indicada. A ordem é como se segue na tabela abaixo:


Tabela 24 – Pessoas que podem ajudar
Bādhakeśa colocado no Rāśi ou Navāṁśa
Bādhakeśa colocado em:
Tattva
Pessoas
Câncer e Leão
Sattvas
Brāhmaṇes e santos
Sagitário ou Peixes
Sattvas
Brāhmaṇes que entoam cânticos em templos
Touro ou Libra
Rajas
Elevada classe de Caṇḍālas
Gêmeos ou Virgem
Rajas
Oleiros
Áries ou Escorpião
Tamas
Caṇḍālas de classe inferior
Capricórnio ou Aquário
Tamas
Pessoas de classe inferior


As medidas corretivas como mencionadas por Raman são agora enumeradas abaixo:

Tabela 25 – Sumário das Medidas Corretivas
1
Remédio para remover Curse de Devas e Dharma Devas – Tabelas 4 e 5
2
Remédio para remover Curse de Serpentes – Tabela 8
3
Remédio para remover Curse de Pais – Tabela 10
4
Remédio para remover Preta Bādhaka – Tabela 14
5
Remédio para remover Dṛṣṭi Bādha – Tabela 16
6
Remédio para remover Ābicharas – Tabela 18
7
Outros Remédios – Tabela 19
8
Adoração de Gaṇapati para remoção do Bādhakeśa (não mencionado por Raman) – descrito no Capítulo 9 deste artigo
9
Mahā Mṛtyuñjaya Mantra – Tabela 23


5. Maléficos e Benéficos em casas governadas pelo Bādhakeśa


O Bādhakeśa tem dupla função – conceder a realização das ambições materiais, tal como um Rāhu bem colocado, quanto punição, sofrimento e obstrução na vida, tal como o efeito de Rāhu quando em Kala Sarpa Doṣa. No segundo caso, ele é o guardião de uma porta para determinado tipo de realização e que durante a vida tentamos abrir para obter os frutos dessa realização.

Portanto, podemos assemelhá-lo a um carcereiro que guarda a porta de uma prisão e não permite que tenhamos acesso ao mundo lá fora para determinadas realizações. Quando tentamos obter essas realizações, ele traz sofrimento através delas para mostrar que temos débitos de outras vidas a serem pagos, e o vazio nessa área da vida (pela impossibilidade de realizações pessoais aqui), é a forma de resgatar esse débito. Ele diz, “você não tem merecimento para viver isto”, e então fecha a porta. Obviamente o processo de fechar a porta é muito doloroso uma vez que é repetitivo e/ou cíclico, e a pessoa nunca entende o motivo de uma situação desagradável se repetir, ou de sempre que ela está preste a conseguir um objetivo, seja na área afetiva, profissional, educacional etc., de repente vir uma maré de acontecimentos desfavoráveis e fazer com que tudo aquilo desmorone da noite para o dia. O que resta é perplexidade e muito sofrimento.

Em todos os casos o Bādhakeśa precisará de ajuda para agir, e ele fará isto – primeiramente – por intermédio dos planetas colocados nas casas onde ele governa, como já citado no Capítulo 3 deste artigo. Os planetas colocados nestas casas são como seus servos, eles farão todo o serviço do Bādhakeśa. É a influência mais forte para a ação de obstrução etc. Em segundo lugar temos os planetas que aspectam por rāśi dṛṣṭi essas casas de domínio do Bādhakeśa. Aqui não devemos buscar os planetas que aspectam por graha dṛṣṭi, mas sim os por rāśi dṛṣṭi, pois existe uma diferença na ação destes dois aspectos. Os aspectos por rāśi dṛṣṭi é permanente, enquanto os por graha dṛṣṭi irá funcionar somente no período de ativação destes planetas.

Maléficos tais como Marte, Saturno, Rāhu e Ketu, bem como Mercúrio associado com estes maléficos e a Lua em Kṛṣṇa Pakṣa (quinzena escura) indicam tormentos, enquanto os benéficos Júpiter, Vênus, Lua em Śukla Pakṣa (quinzena clara) e Mercúrio associado com benéficos, irão causar Rāja Yoga e conceder realizações quando nas casas governadas pelo Bādhakeśa. Sol é semi-maléfico.

Lembre-se, contudo, que os governantes de Upachayas sempre conferem crescimento material. Portanto, a casa 11, mesmo Bādhaka para os signos Cardinais, e seu governante um obstrutor, sempre trará crescimento material, embora também terríveis tormentos.

Além das medidas corretivas citadas por Raman em seu Praśna Mārga, um excelente conhecimento sobre as 12 formas de Gaṇapati pode ser aplicado em conjunto para remoção das obstruções causadas por esse planeta. Este conhecimento será dado no capítulo 8 deste artigo.


6. A casa seis (os seis inimigos declarados)


A casa seis é a casa dos inimigos declarados, enquanto a casa 12 é a casa dos inimigos ocultos. Não por acaso também a sede dos ṣaḍripus, as nossas seis fraquezas internas, é a casa 6. Pois não há inimigo maior para o homem do que suas próprias fraquezas. E isso deve ser bem entendido, pois aqui repousa a diferença entre sofrer perseguição por obsessão das influência do Bādhakeśa e ser obsessivo em determinada área por influência do Bādhakeśa que se aproveita de uma determinada fraqueza não combatida, ou o acontecimento das duas situações simultaneamente.

Tabela 26  Fraquezas
Planeta
Ṣaḍripu
Significado
Marte
Kroddha
Raiva, ira
Mercúrio
Matasara
Ciúme
Vênus
Kāma
Luxúria
Saturno
Mada
Orgulho, arrogância, intoxicação5
Rāhu
Lobha
Cobiça, ganância
Ketu
Moha
Ilusão

A casa seis é a sede de nossas fraquezas. Planetas sattvicos colocados aqui, ou aspectando esta casa, ou ainda o governante dela associado com os planetas sattvicos indica forte inclinação para vencer as fraquezas de caráter no decorrer da vida. Enquanto maléficos indicam que a pessoa aumentará suas fraquezas nesta vida. Cada planeta está associado com uma fraqueza.  


Sol, Lua e Júpiter são planetas sattvicos e não possuem fraquezas.


Se por um lado a casa 6 é a sede de nossas fraquezas e representam os laços que nos atam a este mundo, a sua oposta, a casa 12, indica a liberação (mokṣa) pela superação desses ṣaḍripus. Por tanto, a casa 6, sendo oposta à 12ª, é uma das casas mais  maléficas para assuntos espirituais e, por conseguinte, a associação de seu Senhor com o Bādhakeśa ou com a casa Bādhaka sugere grandes punições na vida. Já a colocação do Bādhakeśa na casa 12 aponta justamente o contrário, pois aquela é a casa de mokṣa, representando o fim de todos os laços que nos atam a este mundo.


Muito provável ter sido este o motivo que levou Raman mencionar que o Senhor da 12ª não causa aflição, uma vez que o Bādhakeśa ou o governante da 6ª nesta casa implicariam em diminuição do poder maléfico destes planetas, controle dos ṣaḍripus e diminuição do efeito do Bādhakeśa. Porém, como descrito em experiência própria no Capítulo 2, o de ter um Bādhakeśa em yuti com Senhor da 6ª depositados na casa 12 em Makara Rāśi, e o fato de no período Makara-Makara pelo sistema Nārāyaṇa Daśā eu ter enfrentado adversidades, pacificando-as com uma das medidas corretivas citadas por Raman, devo considerar que mesmo em face de algumas bênçãos por tal colocação, há necessidade sim de retificação deste planeta, independente de qualquer casa em que ele esteja colocado, sobretudo quando existem maléficos associados a ele por qualquer forma ou em signos governados por ele.



É uma bênção tanto ter planetas sattvicos colocados ou aspectando a casa 6 ou o seu senhor, quanto ter o Bādhakeśa colocado na casa 12, ou os dois casos simultaneamente, o que ainda é mais benéfico, pois indicará que, após algumas lutas iniciais, tais fraquezas e obstruções na vida serão vencidas.

5 – Saturno governa sobre as intoxicações (vícios) como kāraka natural dos cinco pecados, os pañca-makara, ao passo que Marte é kāraka natural dos ṣaḍripus.


7. A casa 8 (a casa dos nossos débitos)


Saturno é kāraka natural dos cinco pecados (pañca-makara) e principal significador de vícios e demais compulsões. Saturno é kāraka natural da casa 8 representando, por assim dizer, os nossos débitos de vidas passadas. Por isso o chamamos “Senhor do Karma”. Mas Karma não significa somente as más ações praticadas, porém todas elas, sejam boas ou más.

A casa 8 representa os nossos débitos de vidas passadas, ao passo que a 8ª do AL mostra como estamos resgatando esses débitos. Todas as casas 8, seja a partir do Lagna, do AL ou do AK, são casas maléficas onde se deve estudar as dívidas karmicas e o modo como a natividade as está resgatando.

Bom seria que nenhum planeta ocupasse essa casa, pois danificam os significados governados por eles. Assim, Júpiter nesta casa forma um Asura Yoga e faz o nativo não respeitar assuntos relacionados à religião e à paz. Em adição, como indicativo de nossos débitos, planetas colocados e aspectando esta casa mostram nossas dívidas para com os assuntos e pessoas a que eles governam.

Maléficos na casa 8 têm śubhārgala sobre a casa 6, a casa dos inimigos. Portanto, maléficos na casa 8 formam um dusthāna maraṇa yoga, isto é, causam uma morte ruim através de doença ou de modo violento, mostrando o parākrama bala (força e coragem) do inimigo. Portanto, durante o Nārāyaṇa Daśā de maléficos posicionados na 8ª casa, o nativo é vencido pelos inimigos e se vê envolvido em débitos e problemas6. Já benéficos nesta casa mostram uma morte pacífica pelo mesmo motivo acima mencionado.

O governante da casa 8 se torna um maléfico temporário para cada Lagna em específico, seja este planeta um benéfico ou maléfico natural, e sua associação com o senhor da casa 6 e/ou com o Bādhakeśa intensificam todos os malefícios.

Tendo em vista ameaça de morte ruim pelo período do signo ou do governante da casa 8 ativado, tanto por doenças quanto por ameaça de inimigos, a medida corretiva compulsória é o mantra japa de 8 mil vezes do mahā mṛtyuñjaya dividido em 40 dias ininterruptos. Em seguida, outras medidas corretivas, conforme indicadas (veja tabela 25), podem ser praticadas.

6 – The Crux of Vedic Astrology – Timing of Events, por Pandit Sanjay Rath.


8. As 12 formas de Gaṇeśa e sua correspondência com os 12 Signos Zodiacais.



Yantra Śrī Gaṇeśa

O Yantra ao lado é útil para muitas situações da vida mundana e espiritual. A mais conhecida é para aumentar a memória e melhorar o aprendizado de qualquer conhecimento, onde a imagem de Gaṇeśa ao centro do yantra é substituído por sua suástica durante ritos específicos. Aqui, contudo será dado o modo de como utilizar os 12 nomes para remover a ação do Bādhakeśa.

Como já visto anteriormente, o Bādhakeśa é imagem e semelhança de Rāhu, é um igual a ele por assim dizer. A aplicação é muito simples. Gaṇeśa representa Ketu, e este planeta sempre está na 7ª de Rāhu. Portanto, o 7º signo onde o Bādhakeśa está colocado na Carta Natal, representa Ketu. Se lá está Ketu simbolicamente colocado, então lá também está a forma de Gaṇeśa (associada a aquele signo) que removerá a ação obstrutora do Bādhakeśa.

Não é aconselhável, em hipótese alguma, apenas fazer o mantra da forma específica do Senhor Gaṇeśa para remover a ação obstrutora do Bādhakeśa, pois ele sempre vem associado com uma ou outra Curse, e esta deve ser trabalhada antes de tudo.

Por exemplo, se Marte é o Bādhakeśa e está colocado em Áries. Seu 7º signo é Libra, governado por Śrī Vighnarāja, cujo mantra é “vighnarājāya huṁ”. Essa é a aplicação.

Outra aplicação é a adoração da forma que governa sobre a casa Bādhaka. Se o Lagna for Aquário, a casa Bādhaka será Libra, e a forma será a de Śrī Vighnarāja. 


Signo
Nome
Mantra
1
Áries
Śrī Vakratuṇḍa
वक्रतुण्डाय हुं
vakratuṇḍāya huṁ
2
Touro
Śrī Ekadanta
एकदन्ताय हुं
ekadantāya huṁ
3
Gêmeos
Śrī Kṛṣṇapiṇgākṣa
कृष्णपिण्गाक्षाय हुं
kṛṣṇapiṇgākṣāya huṁ
4
Câncer
Śrī Gajavakra
गजवक्राय हुं
gajavakrāya huṁ
5
Leão
Śrī Lambodara
लम्बोदराय हुं
lambodarāya huṁ
6
Virgem
Śrī Vikaṭa
विकटाय हुं
vikaṭāya huṁ
7
Libra
Śrī Vighnarāja
विघ्नराजाय हुं
vighnarājāya huṁ
8
Escorpião
Śrī Dhūmravarṇa
धूम्रवर्णाय हुं
dhūmravarṇāya huṁ
9
Sagitário
Śrī Bhālacandra
भालचन्द्राय हुं
bhālacandrāya huṁ
10
Capricórnio
Śrī Vināyaka
विनायकाय हुं
vināyakāya huṁ
11
Aquário
Śrī Gajapati
गजपतये हुं
gajapataye huṁ
12
Peixes
Śrī Gajānanna
गजानन्नाय हुं
gajānannāya huṁ


9. Exemplos



1  – Frida Kahlo – negação de filhos

Bādhakeśa Marte (BK) colocado em Putra Bhāva, a casa dos filhos, dos amores, o assento de Manas (mente). Essa colocação lhe negou filhos, a despeito do olhar de Júpiter e Vênus, os maiores benéficos, sobre esta casa.

Devido a um acidente sofrido aos 18 anos (final da MD de Marte) ela nunca pôde ter filhos, ao mesmo tempo em que teve de suportar saber que sua irmã, em um caso de adultério com seu marido, Diego Rivera, teve seis filhos dele.

Marte governa sobre os signos de Áries e Escorpião. Escorpião é a 8ª a partir do seu AL. A 8ª do AL sempre mostra os terríveis débitos de vidas passadas que teremos de pagar na atual vida através de grande sofrimento. E Marte, seu Bādhakeśa, e significador temporário de irmãos, governa esse signo, ao mesmo tempo em que Lua (PK, significador temporário de filhos) aspecta esta casa. De fato essa sempre foi a maior amargura da vida dessa grande artista.

Rāhu aspecta a 12ª do Bādhakeśa, indicando Curse de Serpentes. Signo Bādhaka governado por Marte enquanto Sol está colocado em Áries no Navāṁśa, indica Curse de Pai. Bādhakeśa aspectando o Lagneśa Sol e o aspecto mútuo dele com o Senhor da 7ª, Saturno, são dois indicativos de Dṛṣṭi Bādha.

Essa combinação planetária trouxe grandes complicações em sua vida, um grave acidente aos 18 anos, inúmeras cirurgias durante a vida, e uma vida marcada por doenças e tentativas de suicídio. O aspecto dos Senhores da 6, 8 ou 12 na 12ª do Bādhakeśa é sempre desfavorável para a saúde mental. Entretanto, pelo fato de Lua (Senhor da 12ª) estar em signo de exaltação, embora essa dignidade não tenha lhe conferido sérias doenças nessa área, ainda assim não foi capaz de lhe salvar da depressão.    

Outras associações do Bādhakeśa mostram ações de piśācas e semelhantes classes de seres ocasionando perturbações em sua vida pessoal e contribuindo para destruir sua saúde.

Não há presença de benéficos em Koṇas e, portanto, ela não obtém um remédio natural para esses terríveis sofrimentos. Marte é maléfico natural e, consequentemente, age como um punidor.

Créditos da imagem, por Guillermo Kahlo
.





2 – Diego Rivera – paixões

Foi o cônjuge de Frida kahlo. Bādhaka para Lagna Gêmeos é a sua 7ª, Sagitário, governado por Júpiter. Ainda que um Bādhakeśa de benéfico não seja sinônimo de benemérito, ele não nega os assuntos da casa onde está colocado, mas antes o faz prosperar. Diego teve muitos filhos, três filhos dos seus primeiros dois casamentos, e seis de uma relação extra conjugal com sua cunhada, a irmã de Frida Kahlo. Sabemos que Júpiter sofre de (karaka bhava nasha) quando colocado na casa 5, ou seja, o Kāraka de um assunto, quando colocado na casa significadora dele, nega os frutos de seus significados. Por que não os negou a Diego Rivera? Existe um Parivartana entre Júpiter-Vênus e a yuti de Vênus com o governante da 11ª, a 5ª de seu conjugue. Todas estas condições , além do fato do Bādhakeśa ser um benéfico natural, propiciaram realizações nos assuntos desta casa. De fato, o Bādhakeśa rompe com as regras convencionais e se impõem em benefícios quando benéfico, e em malefícios quando maléficos. Tal como Rāhu, ele é desafiador das convenções e ordens pré-estabelecidas.


Princípio 1 – Logo, a dualidade do Bādhakeśa é esta, favorece o crescimento quando benéfico natural, e traz terríveis tormentos quando maléfico natural para a casa e assuntos desta casa onde ele está colocado.


                                                                                                                      
Os signos governados pelo Bādhakeśa Júpiter são Sagitário e Peixes, e em Sagitário ele tem a yuti de Marte e Vênus, indicando os agentes por onde os sofrimentos entrarão em sua vida. A obsessão dele por mulheres e das mulheres por ele é notável. A yuti de Vênus e Marte em signo governado pelo Bādhakeśa mostra isso claramente.  Para definição do problema que o acometia, temos: (a) aspecto que o Bādhakeśa faz ao Lagna indicando Dṛṣṭi Bādha; (b) colocação de Vênus na casa bādhaka em yuti com Marte indicando Rati Kāma, ação de espíritos com o objetivo de obter prazer; e (c) o senhor da 6ª na casa 7 aspectando o Lagna, o qual indica ābichara. Este último como forte indicativo de que suas amantes iriam atormentá-lo com encantamentos, tentando separá-lo de sua esposa.

O Senhor da casa 6 mostra as fraquezas (ṣaḍripus), e a colocação dele em casa bādhaka ou forte associação com outros planetas indica a fraqueza mais evidente. No caso dele, Marte, o governante da casa 6, em yuti com Vênus, mostra a luxúria.


Princípio 2 – os planetas associados com as casas governadas pelo Bādhakeśa e com o próprio Bādhakeśa indicarão fontes de sofrimentos. Tais planetas estão relacionados com a fraqueza de caráter do indivíduo (ṣaḍripus), e funcionam como porta de entrada para as obsessões causadas por seres do mundo invisível.


Esse comportamento lhe trouxe muito sofrimento e instabilidade na vida conjugal, escândalos na vida íntima (olhar de Rāhu sobre a yuti de Marte-Vênus) e uma vida afetiva cheia de altos e baixos e recheada de decepções. Pode-se afirmar que a porta para um relacionamento estável e harmonioso estava fechada para ele e esta área de sua vida lhe trouxe muitos sofrimentos. O único benéfico em Koṇa era o seu próprio Bādhakeśa que, embora conferindo realizações nesta área (filhos), não tinha o poder para cancelar automaticamente o efeito de ser ele próprio um obstrutor temporário.

Não foram descritos todos os tormentos causados pela associação e colocação do Bādhakeśa, de modo a não tornar extensa a leitura. O objetivo das duas primeiras análises é mostrar a dualidade do Bādhakeśa em obstruir ou conceder realizações, não exatamente a curse indicada e a medida corretiva aplicada.

Fotografia de 1932, por Carl van Vechten, fotógrafo.




3 – Swami Śivānanda – controle sobre as fraquezas


Para Lagna Câncer, a casa Bādhaka é sua 11ª, Touro, governado por Vênus. Vênus em sua Carta Natal está em Virgem, o seu signo de debilidade, mostrando que ele podia controlar suas paixões e fraquezas relacionadas à Vênus e indicando que o Bādhakeśa estava, de certo modo, sob controle. Nenhum maléfico colocado ou aspectando a casa 6 (Ṣaḍripus). Júpiter, um benéfico e sattvico, colocado em Libra, um signo governado por Vênus não pode representar tormentos e nem fraquezas, pois não governa sobre ṣaḍripus, embora Senhor da 6ª casa, como pela regra acima citada. Esta colocação, ao contrário, é altamente favorável, pois benéficos nos signos governados pelo Bādhakeśa, prometem grandes realizações na vida, ao passo que os maléficos nestas mesmas condições (e mal colocados) indicam a fonte do sofrimento. E Júpiter, formando um Gaja-Keṣari Yoga com a Lua na casa 10, o levou a realizar diversas obras em sua passagem por este mundo.


Sua Carta Natal mostra complicações a partir de ira dos devas, governantes da 6ª e da 12ª na 2ª e 12ª do Bādhakeśa, respectivamente. Ira de serpentes pela associação de Rāhu com Mandi pela destruição de ovos de serpentes, de árvores que abrigavam seus ninhos e de poluição, como mostra a colocação de Rāhu em signo cardinal, Marte em Kendra de Rāhu e Saturno e Gulika em Kendra de Rāhu, respectivamente. E Hantu Kāma pelo aspecto do Senhor da 8ª sobre o Bādhakeśa. Para doenças temos o dispositor de manas (casa 5) em yuti com Senhor e sub-Senhor da cas 8, ambos dispostos no Lagna e aflitos por Gulika e Mandi e nenhum benéfico no Lagna para providenciar um paliativo natural para seus males.

Naturalmente devemos supor, por sua trajetória de vida, que ele erradicou estes males através de ritos e penitências espirituais na Índia, caso contrário, não chegaria aonde chegou. Seu pai (Vênus, Pik) é o seu Bādhakeśa e está colocado em Virgem, sua debilidade.

Estudamos como um benéfico natural pode dar sustento ao invés de bloquear e se opor à natividade. Swami Śivānanda teve apoio de seu pai para seu sustento e estudos, embora o tenha perdido aos 26 anos, precisando ele mesmo prover o próprio sustento e o de sua mãe através do trabalho, e assim concluir seus estudos universitários. Ele não pode mais prover o sustento de Swami Śivānanda porque morreu cedo e a natividade precisou, ele mesmo, prover a si e à sua família.

Não causou obstrução como um punidor/acusador/assediador tal como seria se maléfico fosse, mas não cumpriu o papel de sustentador da família por mais tempo, dado sua debilidade em Virgem – lembrando aqui que os significadores temporários são aqueles que nos trazem ou nos ajudam a obter o nosso sustento na vida. Além disso, os benéficos colocados em signos governados pelo Bādhakeśa também apoiam ao invés de causar punição e dor. Assim é que Júpiter (Pik), significador temporário de filhos (discípulos e seguidores), e colocado em Libra na casa 4, também o apoiou em cada projeto seu na vida.

Em Jyotiṣa é ensinado que se Curses e Doṣas não forem erradicados, os bons yogas não frutificam. E Swami Śivānanda tinha alguns importantes e que não permitiram que o seu Gaja-Keṣari frutificasse com tal intensidade, uma vez que o yoga estava envolvido com um signo governado por Vênus, o obstrutor. Veja Lua maléfica (quinzena escura) aspectando o signo governado por Vênus.

Swami Śivānanda obteve seu Mahā Samādhi quando todos os planetas, com exceção de Vênus, estavam transitando por Nakṣatras favoráveis e de prosperidade a partir de sua Lua Natal. De fato, tudo favorável para sua liberação. O mesmo não acontece quando qualquer pessoa desencarna por meio de doenças, acidentes ou definhamento natural do corpo. Nos casos de morte ruim quer por acidente ou doenças, ou definhamento do corpo, os maléficos assassinos sempre estão transitando em 
Nakṣatras de morte nas 1ª, 3ª, 5ª ou 7ª Constelações da Lua Natal.

 

Curses são semelhantes a uma vidraça turva e empoeirada que impede que a luz do Sol ilumine o ambiente interno. Remova-as para que os bons yogas planetários possam dar seus frutos.
                                                           


4 – Oscar Wilde – paixões e escândalos

Para Lagna Leão, a casa Bādhaka é sua 9ª, Áries, governado por Marte. Marte (GK) está colocado em um signo governado por ele mesmo, o Bādhakeśa, aumentando assim o seu infortúnio, posto que maléfico colocado em signo governado pelo Bādhakeśa. O governante da casa 6, Saturno, está em yuti com Rāhu no meio do céu, e os três estão em aspecto mútuo. Saturno representa os vícios e a arrogância, enquanto Rāhu representa a cobiça e a ganância. Todos estavam diretamente envolvidos com o Bādhakeśa Marte. Além disso, o olhar de Rāhu ou de Saturno sobre e Vênus e Marte simultaneamente, é sempre indício de escândalos devido à sexualidade. Tais escândalos o levou à prisão (vide os dois Bandhana yogas, relacionados à perda de liberdade, Vênus/Lua nas 2ª e 12ª, respectivamente; e Ketu/Marte na 4ª enquanto Saturno/Rāhu na 10ª, este último sendo o mais danoso por ser formado exclusivamente por maléficos naturais).

Em Maio de 1895, MD Sol-Ketu pelo sistema Viṁśottarī Daśā e MD Virgem-Libra, pelo sistema Nārāyaṇa Daśā, foi preso após três julgamentos e sentenciado a dois anos de prisão por ter mantido relações com rapazes.

A ação de Marte nesta casa é causar tormentos que vem de inimigos, Marte (GK) é significador temporário de inimigos em sua Carta Natal, além de temporário também, o que intensifica o problema de perseguição.

Júpiter, Senhor da 8ª, na 2ª do Bādhakeśa, indica ira da divindade por roubo de artigos pertencentes a ela. Júpiter governa sobre Viṣṇu (Veja Tabela 2). A medida corretiva é reparar ou construir templos (Veja Tabela 4). O dispositor do Bādhakeśa é ele mesmo (Marte), portanto, a medida corretiva seria oferecer lamparina de ghee ou realizar Homa para a divindade (Veja Tabela 5). Rāhu aspectando o Bādhakeśa indica Curse de Serpentes. Rāhu em signo fixo indica destruição de árvores que abrigavam ninhos de serpentes. Remédio seria a realização de Sarpa Bali e plantar novas árvores (Veja Tabela 8). 



5 – Lucia Anna Joyce – Esquizofrenia



Bādhakeśa Vênus colocado na 12ª em Gêmeos. Saturno aspecta a 12ª do Bādhakeśa, indica ira da divindade. Senhores da 6ª e 8ª na 2ª de Vênus, indica que a ira é devida aos planetas que estão colocados nas referidas casas. Júpiter, Senhor da 6ª, representa Viṣṇu;  e Rāhu, Sārpa deva. Música e sons de tambor par as divindades relacionados seriam os remédios indicados. O Senhor da 6ª (Júpiter) colocado no Ascendente enquanto Marte aspecta o Ascendente, indicativo de Ābicharas. O remédio seria japa mantra do Mahā Mṛtyuñjaya. O Senhor da 4ª é Vênus, o próprio Bādhakeśa, indicando que esta divindade (associada com o planeta, veja tabela 2) foi negligenciada em anterior vida e é essa a causa do infortúnio. A divindade deveria ser imediatamente adorada.

Combinações para sua doença - Lagneśa Lua em yuti com Ketu, um dos nodos, ambos colocados em Capricórnio. Mercúrio, governante da casa 12 no Lagna; Rāhu, governante da casa 8, no Lagna. Júpiter, embora exaltado, governante da casa 6, onde obtém seu Mūlatrikoṇa em Sagitário, no Lagna. O Lagna recebendo impacto dos governantes das casas dushthanas.

O envolvimento dos senhores das casas 5 (Marte) e 8 (Saturno) mostram doenças mentais. Saturno e Marte estão em mútuo aspecto. Confirma doença mental. A associação dos governantes da 6 e da 8 representa doenças conhecidas como Adṛṣṭanimittaja, são de causas desconhecidas pela ciência e provocadas por forças invisíveis, associadas ao Bādhakeśa.

Duas condições para doenças (além das Curses anteriormente mencionadas) estão presentes na vida dela, a yuti de Júpiter (Senhor da 6ª) com Rāhu (sub-Senhor da 8ª) e aspecto mútuo entre Saturno e Marte. Se somente os senhores da 5ª e 8ª estivessem envolvidos, o tratamento convencional surtiria efeito tão logo a medicação tivesse sido aplicada. Entretanto, o envolvimento do Senhor da 6ª e da 8ª revelou a ação do Bādhakeśa e a impossibilidade de o tratamento obter sua cura somente pelos métodos convencionais. Lucia Joyce passou o resto de sua vida internada em Hospital Psiquiátrico. Veja Capítulo 4 – Doenças causadas pelo Bādhakeśa.




6 – Charles Manson – psicopatia



Filho de uma prostituta alcoólatra, Kathlee Maddox, que o teve aos 15 anos no Hospital Geral de Cincinnati, ainda criança Manson passou a frequentar reformatórios juvenis nos Estados Unidos. Saiu da prisão aos 33 anos de idade, tendo permanecido preso por longos períodos desde os 9 anos. Em 1968, ele formou uma comunidade alternativa em Spahn Ranch, perto de Los Angeles. Manson tinha ideias grandiosas e um grupo de amigos e admiradores, conhecidos como Família Manson. Eram homens e mulheres de famílias ricas que não tinham bom relacionamento com seus familiares e que, por isso, passaram a morar nas ruas da Califórnia. Alguns dos admiradores de Manson o consideravam uma reencarnação de Jesus Cristo - uma analogia a ele abrir a vida dos jovens para "novos horizontes". O próprio Manson, porém, sempre negou tal comparação. [Wikipédia, fonte de registro]

Para Lagna Áries, Saturno e Rāhu se tornam o Bādhakeśa e eles estão em yuti com Lua na casa 10. Seus problemas são, Rāhu associado e sendo ele também um dos Bādhakeśas e associado com Lua, indica Curse de Serpentes maléficas. Presença de Kala Sarpa Doṣa. Rāhu em Capricórnio e Saturno e Gulika em yuti com Rāhu indicam a ira devida à destruição de ovos de serpentes e poluição de seus ninhos. Remédios seriam Sarpa Bali, instalação de ovos de ouro ou cobre no altar de adoração e manter os arredores de sua própria casa sempre limpos.

Sua doença é confirmada por Marte, senhor da 8ª, depositado na 5º enquanto Sol, senhor da 5ª, está em yuti com Mercúrio, senhor da 6ª, aspectando o Lagna, assim como as Curses já citadas e envolvendo a casa 10 e Lua, significador da mente. Rāhu aspecta a casa 6, enquanto Saturno aspecta o governante da casa 6, e ambos aspectam Ketu, o sub-Senhor da casa 8.

A condenação

Charles Manson, então com 37 anos, foi acusado de seis assassinatos e levado à Justiça, juntamente com 'Tex' Watson, Susan Atkins, Patricia Krenwinkel e Leslie Van Houten, de 19 anos. Manson alegou não ter participação em nenhum deles. Ele conseguiu provar isso, mas Bugliosi convenceu o júri popular que Manson poderia ter influenciado os jovens a matar. Após o julgamento, Manson declarou o seu ódio profundo pela Humanidade, chamando os membros de sua "Família" de "rejeitados pela sociedade". A promotoria se referiu a ele como "o homem mais maligno e satânico que já caminhou na face da Terra", e o quinteto foi sentenciado à morte em 1971. Mas, com a mudança nas leis penais do estado em 1972, a pena deles foi alterada para prisão perpétua. [Wikipédia, fonte de registro]

Não é coincidência que a promotoria tenha se referido a ele como um ser maligno e satânico. Seus dois Bādhakeśas, Saturno e Rāhu, em yuti com a Lua no meio do céu, enquanto Saturno também é o seu AK, significador de sua alma.












Fontes de Consulta:

Praśna Mārga, B.V.Raman
Vedic Remedies in Astrology, Pandit Sanjay Rath.
The Crux of Vedic Astrology – Timing of Events, Pandit Sanjay Rath



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