Pūrṇimāsya – Significado geral
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pūrṇa = pleno, cheio, completo
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māsya = pertencente ao mês
Na visão śāstrica (textos clássicos)
Dharmashāstras (Manusmṛti, Yājñavalkya Smṛti, etc.)
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Pūrṇimā é descrita como um dos dias mais auspiciosos do mês, junto com Ekādaśī e Amāvāsyā.
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É um parvan (nó de tempo), adequado para rituais de adoração (pūjā), leitura de escrituras e jejuns (vrata) dedicados a várias deidades.
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Muitos textos prescrevem banhos rituais (snāna), esmolas, alimentação de brāhmaṇas e peregrinações em pūrṇimā.
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Vaiśākha Pūrṇimā → nascimento de Buda, celebração de dharma.
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Guru Pūrṇimā (Āṣāḍha Pūrṇimā) → reverência aos gurus espirituais.
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Śrāvaṇa Pūrṇimā → Rakṣābandhan (irmandade), iniciação de mantras.
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Kārtika Pūrṇimā → veneração de Viṣṇu, banho sagrado no Gaṅgā.
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Māgha Pūrṇimā → méritos extremos de doação e jejum.
As purāṇas reforçam que pūrṇimā conecta o praticante com forças cósmicas de prosperidade, pureza e iluminação.
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simboliza a máxima expansão da śakti lunar;
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é o momento ideal para sādhana devocional, especialmente para Lakṣmī, Sarasvatī, Tripurasundarī;
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também fortalece práticas de pratyakṣa pūjā (adoração visível), ao contrário de amāvāsyā, que favorece sādhanas ocultos.
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é um pūrṇa tithi, pleno, expansivo, auspicioso;
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amplifica resultados benéficos, especialmente em cerimônias, inícios de empreendimentos, casamentos, consagrações;
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em muhurta, é um dos dias mais positivos, a menos que haja eclipses ou yoga desfavorável;
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a Lua em śukla pakṣa (crescente) e pūrṇa brilha forte como significador da mente, favorecendo clareza, generosidade e estabilidade emocional.
Diferenças nas linhagens hindus
Vaiṣṇava
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Pūrṇimā é venerada como um dia de festivais (por exemplo, Rāsa Pūrṇimā para Kṛṣṇa).
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Jejuns são comuns, especialmente no Ekādaśī anterior, e quebrados em pūrṇimā.
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Em Gauḍīya Vaiṣṇavismo, pūrṇimā marca eventos como Gaura Pūrṇimā (nascimento de Caitanya Mahāprabhu).
Śaiva
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Foco em Śiva como o guru supremo (Dakṣiṇāmūrti), principalmente em Guru Pūrṇimā.
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Realização de abhiṣeka em liṅgas, recitação do Mahāmṛtyuñjaya e práticas meditativas.
Śākta
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Poderosíssima para adorar Lakṣmī (em Kojaagara Pūrṇimā), Durgā (em Śarad Pūrṇimā) e Lalitā/Tripurasundarī.
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O śākta tantra enfatiza a śakti pūrṇa (plena energia) da Lua como símbolo da Suprema Deusa.
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Muitas praticantes realizam sādhana de śṛṅgāra rasa (estética e amor divino) em pūrṇimā, inclusive em rituais kāmya (com desejos específicos).
Smārta
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Dia para recitar Vedas, fazer pūjā doméstica, visitar templos.
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Frequentemente associado a dāna (caridade), limpeza e reequilíbrio familiar.
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Também usado para manter votos (vrata) mensais e concluir ciclos de prática.
Aspecto filosófico (Vedānta, Yoga)
No Vedānta, pūrṇimā:
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representa a plenitude do Ser (pūrṇatva), onde nada está faltando;
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simboliza o reconhecimento de Brahman como completo, sem carência, fonte de todas as formas.
No Yoga, ela simboliza:
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a mente refletindo a luz da consciência plenamente (citta pratibimba);
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estado ideal para meditação, pois a energia lunar acalma o sistema nervoso;
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em hatha yoga, certos kriyas e prāṇāyāmas são potencializados nessa noite.
Utilidade prática para astrologia (Praśna, Jyotiṣa, Divinação)
No contexto de Praśna:
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perguntas feitas em pūrṇimā têm boa chance de sucesso, principalmente se envolvem questões de abundância, família, casamento, crescimento, ritos espirituais;
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não é um momento neutro: ele expande tanto bênçãos quanto falhas, exigindo cuidado com pureza ritual.
Resumo
Aspecto | Significado de Pūrṇimā |
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Ritualístico | Auspicioso, expansivo, pleno, ideal para sādhana visível |
Astrológico | Energia máxima da Lua, estabilidade mental, fertilidade |
Devocional | Favorável a Viṣṇu, Śiva, Śakti, dependendo da linhagem |
Filosófico | Representa o Ser pleno, Brahman, śakti expandida |
Prático | Bom para começos, celebrações, rituais familiares |