O 5º Bhāva é um
trikoṇa, casa do dharma e a base do pūrvapuṇya (pūrva – anterior; puṇya – boas
ações), boas ações de vidas passadas que irão afetar a realização dos quatro objetivos de vida nesta atual. As ações praticadas em vidas passadas são, em grande parte,
apontadas aqui, bem como as maldições (curses) que foram lançadas e serão
colhidas na vida atual. Tais curses aqui apontadas irão se refletir não só
sobre a dificuldades em ter filhos, mas também no amor, na saúde física,
inteligência e facilidade ou não de aprendizado, status, fama, poder, competições e sorte na vida em todos os
sentidos, como veremos no decorrer deste texto.
Assuntos
relacionados a esta casa são: conhecimento, aprendizado, filhos e discípulos,
amor, afeição, Bhakti yoga, o uso de mantras e de amuletos, autoridade e poder, todos os tipos de competições, juntamente com a sorte ou ausência desta para prosperar neste sentido.
Parāśara também relaciona esta casa como uma de "queda de posição" e isso leva muitos a interpretarem esta citação como contraditória a todas as auspiciosidades que ela aqui representa. Vamos entender que sendo uma casa pūrvapuṇya (boas ações de vidas passadas) e de competições em todos os sentidos, a citação aqui está basicamente em dois sentidos. O primeiro e mais importante sentido que se pode dar ao uso da palavra é a total ausência de sorte na vida devido às faltas cometidas em vidas passadas, e isso negará a prosperidade em relação aos assuntos desta casa.
O outro sentido pode e deve ser tomado a partir do significado de derivação de várias outras casas. Um exemplo básico em termos de casas derivadas, pode ser feita analisando o eixo do Artha trikoṇa 2-6-10, casas que representam a disputa pela sobrevivência por meio do trabalho e do sustento material, aqui estas casas serão tomadas como a retirada da ativa ou até mesmo a perda/negação dos recursos básicos que sustentarão essas atividades mundanas, quer pela ausência dos estudos primários nos primeiros anos da vida que negará uma profissão no futuro (a casa 5 sendo a 4ª - ensinos básicos -, quando contada da 2), quer pela perda de uma atividade profissional por meio de doenças, inimizades e outros males (a casa 5 sendo a 12ª da casa 06), ou quer por aposentadoria e retirada do mercado de trabalho por tempo de serviço (a casa 5 sendo a 8ª - longevidade -, da casa 10), fazendo com que a natividade sofra uma queda de posição. E esta queda de posição está diretamente relacionada às ações praticadas em vidas passadas como um reflexo das boas e más sementes karmicas semeadas a serem colhidas na atual.
A aflição de maléficos sobre esta casa, desde que tais maléficos não estejam colocados em seus próprios signos, diminuirá a boa sorte indicada nos assuntos sobre esta casa. Assim Maṅgala negará filhos e a felicidade no amor, Sūrya diminuirá a longevidade, Śani trará sofrimentos em matéria de filhos e de amor, e também os nodos aqui colocados afligirão muito esta casa.
Bṛhaspati, como significador natural desses assuntos, irá conferir ou negar bençãos em relação a estas questões dependendo em grande parte de sua colocação na Carta Natal e dos planetas aqui depositados. Śiva é a divindade associada a Bṛhaspati e, portanto, sua adoração remove em grande parte as curses que negam a prosperidade sobre este Bhāva. Entretanto, a associação do Senhor Śiva com Putra Bhāva vai muito além do escopo deste texto e isto não será abordado com profundidade neste momento.
Parāśara também relaciona esta casa como uma de "queda de posição" e isso leva muitos a interpretarem esta citação como contraditória a todas as auspiciosidades que ela aqui representa. Vamos entender que sendo uma casa pūrvapuṇya (boas ações de vidas passadas) e de competições em todos os sentidos, a citação aqui está basicamente em dois sentidos. O primeiro e mais importante sentido que se pode dar ao uso da palavra é a total ausência de sorte na vida devido às faltas cometidas em vidas passadas, e isso negará a prosperidade em relação aos assuntos desta casa.
O outro sentido pode e deve ser tomado a partir do significado de derivação de várias outras casas. Um exemplo básico em termos de casas derivadas, pode ser feita analisando o eixo do Artha trikoṇa 2-6-10, casas que representam a disputa pela sobrevivência por meio do trabalho e do sustento material, aqui estas casas serão tomadas como a retirada da ativa ou até mesmo a perda/negação dos recursos básicos que sustentarão essas atividades mundanas, quer pela ausência dos estudos primários nos primeiros anos da vida que negará uma profissão no futuro (a casa 5 sendo a 4ª - ensinos básicos -, quando contada da 2), quer pela perda de uma atividade profissional por meio de doenças, inimizades e outros males (a casa 5 sendo a 12ª da casa 06), ou quer por aposentadoria e retirada do mercado de trabalho por tempo de serviço (a casa 5 sendo a 8ª - longevidade -, da casa 10), fazendo com que a natividade sofra uma queda de posição. E esta queda de posição está diretamente relacionada às ações praticadas em vidas passadas como um reflexo das boas e más sementes karmicas semeadas a serem colhidas na atual.
A aflição de maléficos sobre esta casa, desde que tais maléficos não estejam colocados em seus próprios signos, diminuirá a boa sorte indicada nos assuntos sobre esta casa. Assim Maṅgala negará filhos e a felicidade no amor, Sūrya diminuirá a longevidade, Śani trará sofrimentos em matéria de filhos e de amor, e também os nodos aqui colocados afligirão muito esta casa.
Bṛhaspati, como significador natural desses assuntos, irá conferir ou negar bençãos em relação a estas questões dependendo em grande parte de sua colocação na Carta Natal e dos planetas aqui depositados. Śiva é a divindade associada a Bṛhaspati e, portanto, sua adoração remove em grande parte as curses que negam a prosperidade sobre este Bhāva. Entretanto, a associação do Senhor Śiva com Putra Bhāva vai muito além do escopo deste texto e isto não será abordado com profundidade neste momento.
1. Os Naisargika Kārakas destes assuntos são – Bṛhaspati
para conhecimento, aprendizado e filhos, e religiosidade; Śukra para amor e felicidade conjugal; Sūrya para poder, fama e autoridade. Alguns astrólogos são da
opinião de que Maṅgala também deve ser
investigado em adição a Sūrya para verificar poder, fama e autoridade; Budha para o uso do discurso direcionado
a mantras, igualmente aprendizado e a capacidade de memorizar o conhecimento.
Como uma casa de
devoção, aqui devem ser vistos, por meio dos planetas nela depositados ou, na
ausência destes, por seu Governante, as inclinações para o deva upāsana em
conjunto com a D-20. Como uma casa de amor e afeição, e Śukra sendo o
significador natural do assunto pertinente a esta casa, deve ser investigado em
conjunto ao seu Governante, bem como sua posição na D-9. Como uma casa de
autoridade e poder, Sūrya e Maṅgala devem ser investigados bem como seu
governante aqui e nas divisionais D-10 e D-5.
2. Mantras e Devoção – removendo os males por meio de deva upāsana
Um ponto fundamental no estudo da Astrologia Védica, e que a diferencia do sistema Tropical de predição, é a possibilidade de oferecer à natividade inúmeros recursos para a remoção das curses presentes em sua vida diferentemente dos métodos usuais aplicados pelo sistema Tropical. Mas tais elementos, por estarem fundamentados na cultura Hindu e requerer por parte do Astrólogo conhecimento não só do Sânscrito como também de vários Śastras e suas inúmeras doutrinas, acaba por fazer com que ele não se aventure por esse caminho. Infelizmente não posso deixar de lamentar que ainda exista quem considere essa ferramenta como dispensável ao bom exercício da profissão. Afinal, astrologia que serve somente como ferramenta preditiva, não é astrologia praticada de fato, pois que objetivo há em predizer males sem que haja presente a medida corretiva adequada a ser oferecida ao querente? Todos os sistemas de Astrologia, tanto pela Sideral quanto pela Tropical, possuem suas próprias medidas corretivas, mas não é meu objetivo aqui discutir os métodos existentes e nem me aprofundar nos motivos pelos quais tais métodos estão sendo abandonados ao longo do tempo juntamente com a Magia Ritualística ali presente. Restam aos astrólogos dedicados preservarem esse conhecimento de modo que a Astrologia possa ser praticada como outrora, como uma ferramenta não só preditiva, mas principalmente como medida corretiva para os males que se apresentam.
Então, finalmente, chegamos a um ponto em que não se deve mais negar. E este ponto converge para Putra Bhāva - a casa do Mantra, das sílabas mágicas e dos amuletos, do aprendizado, da inteligência usada para boas ações e das boas ações (ou falta delas) praticadas em vidas passadas. E os mantras praticados em upāsana mais importantes para a natividade, não só para remoção das curses que lhe impedem de ter filhos ou de ser feliz no amor, bem como para aumento da inteligência que trará benefícios sobre o aprendizado de um modo geral, incluindo maior vitalidade para o corpo físico (por sua associação com o Lagna), bem como os assuntos relacionados à fama e ao poder. A primeira divindade e mais importante a ser adorada aqui, muitas vezes pela vida inteira está em relação direta com o Graha mais forte depositado neste Bhāva - não o Devatā associado, mas o próprio Graha Devatā. Se o planeta depositado, governando ou aspectando sobre a casa 5 tiver inimizade sobre aquele depositado no Lagna, então o mantra deste planeta poderia colocar em perigo a vida dos filhos. Somente em último caso, quando todas as alternativas abaixo forem descartadas, é que se deve tomar o governante da Rāśi onde A5 está depositado. Em adição à adoração deste Graha Devatā, ou em caso de não poder recitar o mantra dele em caso de inimizade temporária com aquele depositado no Lagna, toma-se o mantra do Devatā ou Devī associados ao Graha ali depositado/governando/aspectando na seguinte ordem:
1º – Mantra do Graha mais forte depositado em Putra Bhāva;
2º – Mantra do Graha aspectando o 5º Bhāva na ausência de um Graha ali depositado;
3º – Mantra do Governante do 5º Bhāva na ausência de Grahas depositados/aspectando o 5º Bhāva se, e somente se, este Governante tiver boa relação com o Senhor do Lagna;
4º – Se o Governante do 5º Bhāva não tiver bom relacionamento com o Senhor do Lagna, então toma-se o seu dispositor.
5º – Vratas para o Senhor Śiva são frequentemente realizados por mulheres que desejam obter uma família (aqui tanto no sentido de uma família física quanto um kula espiritual), não somente pelo fato de Śiva ser a divindade associada a Bṛhaspati Graha, mas por outros fatores que serão discutidos posteriormente aqui mesmo neste blog.
2. Mantras e Devoção – removendo os males por meio de deva upāsana
Um ponto fundamental no estudo da Astrologia Védica, e que a diferencia do sistema Tropical de predição, é a possibilidade de oferecer à natividade inúmeros recursos para a remoção das curses presentes em sua vida diferentemente dos métodos usuais aplicados pelo sistema Tropical. Mas tais elementos, por estarem fundamentados na cultura Hindu e requerer por parte do Astrólogo conhecimento não só do Sânscrito como também de vários Śastras e suas inúmeras doutrinas, acaba por fazer com que ele não se aventure por esse caminho. Infelizmente não posso deixar de lamentar que ainda exista quem considere essa ferramenta como dispensável ao bom exercício da profissão. Afinal, astrologia que serve somente como ferramenta preditiva, não é astrologia praticada de fato, pois que objetivo há em predizer males sem que haja presente a medida corretiva adequada a ser oferecida ao querente? Todos os sistemas de Astrologia, tanto pela Sideral quanto pela Tropical, possuem suas próprias medidas corretivas, mas não é meu objetivo aqui discutir os métodos existentes e nem me aprofundar nos motivos pelos quais tais métodos estão sendo abandonados ao longo do tempo juntamente com a Magia Ritualística ali presente. Restam aos astrólogos dedicados preservarem esse conhecimento de modo que a Astrologia possa ser praticada como outrora, como uma ferramenta não só preditiva, mas principalmente como medida corretiva para os males que se apresentam.
Então, finalmente, chegamos a um ponto em que não se deve mais negar. E este ponto converge para Putra Bhāva - a casa do Mantra, das sílabas mágicas e dos amuletos, do aprendizado, da inteligência usada para boas ações e das boas ações (ou falta delas) praticadas em vidas passadas. E os mantras praticados em upāsana mais importantes para a natividade, não só para remoção das curses que lhe impedem de ter filhos ou de ser feliz no amor, bem como para aumento da inteligência que trará benefícios sobre o aprendizado de um modo geral, incluindo maior vitalidade para o corpo físico (por sua associação com o Lagna), bem como os assuntos relacionados à fama e ao poder. A primeira divindade e mais importante a ser adorada aqui, muitas vezes pela vida inteira está em relação direta com o Graha mais forte depositado neste Bhāva - não o Devatā associado, mas o próprio Graha Devatā. Se o planeta depositado, governando ou aspectando sobre a casa 5 tiver inimizade sobre aquele depositado no Lagna, então o mantra deste planeta poderia colocar em perigo a vida dos filhos. Somente em último caso, quando todas as alternativas abaixo forem descartadas, é que se deve tomar o governante da Rāśi onde A5 está depositado. Em adição à adoração deste Graha Devatā, ou em caso de não poder recitar o mantra dele em caso de inimizade temporária com aquele depositado no Lagna, toma-se o mantra do Devatā ou Devī associados ao Graha ali depositado/governando/aspectando na seguinte ordem:
1º – Mantra do Graha mais forte depositado em Putra Bhāva;
2º – Mantra do Graha aspectando o 5º Bhāva na ausência de um Graha ali depositado;
3º – Mantra do Governante do 5º Bhāva na ausência de Grahas depositados/aspectando o 5º Bhāva se, e somente se, este Governante tiver boa relação com o Senhor do Lagna;
4º – Se o Governante do 5º Bhāva não tiver bom relacionamento com o Senhor do Lagna, então toma-se o seu dispositor.
5º – Vratas para o Senhor Śiva são frequentemente realizados por mulheres que desejam obter uma família (aqui tanto no sentido de uma família física quanto um kula espiritual), não somente pelo fato de Śiva ser a divindade associada a Bṛhaspati Graha, mas por outros fatores que serão discutidos posteriormente aqui mesmo neste blog.
3. Relações importantes entre o 5º Bhāva e o Lagna
As diferenças
principais entre Argalā, Graha Dṛṣṭi e Rāśi Dṛṣṭi são, como se segue – Rāśi Dṛṣṭi
tem uma influência suave sobre as questões da casa e planetas que recebe o
olhar. Graha Dṛṣṭi tem uma influência forte e predominante sobre aquele Bhāva e
os planetas colocados ali. E Argalā decide se aquelas influências anteriormente
citadas por meio das dṛṣṭis serão concretizadas ou não na vida da natividade.
Simples, não? Veja abaixo como o Argalā funciona e a importância dele sobre uma
dṛṣṭi.
Um planeta ou casa na 2ª, 4ª, 5ª e
11ª casas de uma casa, causa Argalā primário sobre o último. Argalā por um planeta benéfico é chamado de uma “Subhārgalā” (Intervenção
benéfica), e Argalā por um planeta maléfico é chamado de uma “Pāpārgalā”
(Intervenção maléfica).
Virodhārgalā mostra a
obstrução de Argala. Os planetas nas 12ª, 10ª, 3ª e 9ª casas de uma
casa, causam Virodhārgalā e obstruem a Argalā nele a partir
da 2ª, 4ª, 11ª e 5ª casas dele (respectivamente).
3.a. Argalās– O Lagna recebe Argalā do 5º Bhāva,
então, se houver inimizade entre planetas colocados no 5º e no Lagna, as
bençãos podem não frutificar.
3.b. Virodhārgalās – igualmente uma obstrução sobre a Argalā favorável,
nega as bençãos sobre os planetas envolvidos.
3.c. Inimizade Temporária – Os planetas depositados no 5º Bhāva também
não podem ser inimigos dos planetas colocados no Lagna, pois eles impedem que
as bençãos dos planetas depositados no Lagna se realizem, uma vez que existe
influência mútua entre os dois Bhāvas como já visto acima.
Verifica-se a
inimizade dos planetas colocados na 5ª com os colocados no Lagna pelo seguinte
método:
a. Tome a amizade
natural de mitra (amigo), sama (neutro) e satru (inimigo) entre dois
planetas;
b. Lembre que
todos os planetas colocados na 1ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª casas contadas de um
determinado planeta são inimigos temporários dele.
c. Se pela
tabela de amizade natural eles são amigos, então eles se tornam neutros
pela colocação temporária na 5ª do Lagna; se pela tabela de amizade
natural eles são neutros, então eles se tornam inimigos; e se eles são
inimigos pela tabela de amizade natural, então aqui eles se
tornam muito inimigos.
d. Supondo Bṛhaspati
no Lagna, os planetas que serão seus inimigos quando colocados na 5ª são Śani, Śukra e Budha; os neutros serão Sūrya,
Candra e Maṅgala.
Inteligência,
amor, devatā upāsana
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Observações
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Os seguintes
planetas governando, depositados ou lançando dṛṣṭi em Putra Bhāva,
influenciarão a inteligência, personalidade e caráter do indivíduo com
características próprias à natureza de cada um. Mas esses efeitos serão
plenos somente se:
a. não houver
qualquer inimizade entre o planeta depositado aqui e outro depositado no
Lagna.
b. não houver
obstruções às argalās positivos ou a presença de argalās negativos;
c. os planetas
não estiverem em Rāśi inimiga, em debilidade ou em yuti com outros planetas
que possam lhe obstruir os efeitos.
d. planetas
desfavoráveis não derem uma dṛṣṭi sobre o 5º Bhāva.
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Sūrya
em Putra
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Dará
inteligência ao nativo, facilidade para o aprendizado, espírito sociável,
habilidades criativas. Ele será um adorador de Śiva, realizará homas e
yajñas. Planetas desfavoráveis no Lagna, Budha, Śukra e Śani.
Mantreśvara – Sūrya deve ocupar a 5ª casa a partir de
Lagna e a pessoa será desolada de felicidade, riqueza e filhos, e sua vida
será curta. Ele será inteligente e viajará através de regiões de florestas.
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Candra
em Putra
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Dará
tranquilidade mental, boa fama, espírito sociável, mas instável em seu humor.
Inteligência utilizada na construção e/ou decoração de um lar e serviço à
pátria. Em questões afetivas preferirá pessoas alguns anos mais jovens e com
instinto materno. Ele será um adorador de divindades femininas como Parvatī. Somente Sūrya e Budha são favoráveis quando colocados no
Lagnas e não causarão obstruções a Candra no 5º Bhāva.
Mantreśvara – Se Candra ocupar a 5ª casa, a pessoa
terá bons filhos, será muito inteligente, andará suavemente e se tornará um
ministro.
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Maṅgala
em Putra
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O nativo será
dado a briga e disputas com seus parentes, conjugue, filhos e amigos. Gera um
espírito impulsivo e irascível. Ele deve adorar divindades tais como
Kartikeya/Skanda. Śukra, Śani e Budha são desfavoráveis quando colocados no
Lagna. Maṅgala nega filhos, quer por aspecto, quer por estar depositado em
Putra Bhāva. Entretanto, se este Bhāva for de uma Rāśi governada por Maṅgala
e ele estiver lá depositado, então isso abençoa a natividade com filhos.
Mantreśvara – Se ao nascimento Maṅgala estiver na 5ª
casa, a pessoa será infeliz, sem filhos, cheia de reverses na vida,
fofoqueira e de mente fraca.
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Budha
em Putra
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Dá eloquência
no discurso, facilidade para o aprendizado, as finas artes, inteligência,
meditações, inclinação para falar a verdade. Em questões afetivas atrairá
pessoas com pouca maturidade e pouco responsáveis e é bem possível de ter 2
ou mais casamentos durante a vida. Ele deve adorar Viṣṇu. Somente Sūrya e
Śukra serão favoráveis e acentuarão as boas características de um Budha bem
colocado aqui.
Mantreśvara – Se Budha estiver na 5ª casa ao
nascimento, o nativo será instruído, feliz e corajoso. Ele terá um bom número
de filhos e será familiarizado com encantos e feitiços.
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Bṛhaspati
em Putra
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Inteligência
voltada para o aprendizado dos Śastras, Vedas e demais Escrituras Sagradas.
Uma pessoa que tem o espírito devocional, respeito aos Brahmanes e aos
Deuses, compaixão para com os seres viventes. Adoração a Indra. Sūrya, Candra
e Maṅgala no Lagna são favoráveis, os demais negam a manifestação destas
qualidades. Júpiter como significador natural para filhos, quando depositado
aqui, nega as significações da casa por um princípio chamado kāraka bhāva nyāsa. Ainda que Júpiter
esteja exaltado em Câncer ou em Aquário (que
dá os mesmos resultados como estando em exaltação), quando ele está
depositado em sua casa natural de significado, ele negará bençãos em relação
a filhos.
Mantreśvara – Júpiter na 5ª casa ao nascimento faz o
nativo sofrer perturbações através de filhos. A pessoa será inteligente e
será um conselheiro do rei.
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Śukra
em Putra
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Inteligência
voltada para todos os tipos de artes, música, canto, dança etc. Tal como na
colocação de Candra, o nativo preferirá pessoas alguns anos mais jovens e é
bem possível de ter uniões instáveis ou relações extraconjugais durante a
vida. Adoração das divindades femininas, tal como Sacī. Somente Budha e Śani
serão favoráveis a Śukra colocado no 5º Bhāva, os outros causarão obstruções
às qualidades de Śukra.
Mantreśvara – Se Vênus estiver na 5ª casa ao
nascimento, a pessoa será o governante de imensa riqueza, irá proteger os
outros, será muito sábio e abençoado com filhos.
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Śani
em Putra
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O nativo terá
um espírito dado à melancolia, constantemente em auto censura, desconfiado,
pessimista, reservado e introspectivo.
Em questões afetivas se envolverá sempre com pessoas mais velhas.
Adoração de Śiva, em substituição a Brahmā (representado por Śani). Budha e
Śukra no Lagna são favoráveis.
Mantreśvara – Se Saturno estiver posicionado na 5ª
casa, a pessoa nascida irá vagar, perderá sua razão, será privada de filhos,
riqueza e felicidade, será pérfida e maliciosa.
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Rāhu
em Putra
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Mantreśvara – Se ao nascimento de uma pessoa Rahu
estiver na 5ª casa, a pessoa irá falar através do nariz (fanhoso?), não terá
filhos, será insensível e sofrerá de dor de barriga.
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Ketu
em Putra
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Mantreśvara – Ketu na 5ª casa ao nascimento de uma
pessoa causará perda de filhos, doença no estomago e problemas com espíritos
ruins (de goblins – duendes maléficos; gnomo). O nativo se tornará malicioso
e perverso.
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Ārūḍha de Putra Bhava (A5) , Divisionais e seus significados
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D-5
e D-10
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A partir do
A5, Governante de Putra na Rāśi aqui depositado, aspectos e demais
influências, pode-se verificar nestas divisionais questões sobre autoridade, poder,
liderança e fama sobre o nativo.
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D-7
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Indica todos
os assuntos relacionados a filhos.
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D-9
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Mostra os
relacionamentos, casamento e felicidade conjugal. Gulika em conjunto ao A5 na
D-9, mostra um conjugue perturbado; maléficos envolvidos neste yoga apontarão
os problemas de caráter do conjugue; e benéficos trarão alívio e anularão os
malefícios de Gulika. O Governante da Rāśi onde A5 está depositado na D-9,
caindo em duṣṭabhāva (6, 8, 12) destrói a felicidade conjugal. O próprio A5
depositado em duṣṭabhāva (6, 8, 12) e sendo afligido por Gulika/Mandi destrói
a felicidade conjugal; o A5 livre de aspectos maléficos e em uma boa Rāśi
confere um casamento duradouro. A yuti do A5 com A11 (que é a 5ª do Conjugue)
em casas benéficas ao casamento na D-9 também abençoa com felicidade conjugal
duradoura. Um maléfico aspectando aqui, diminuirá a felicidade conjugal. Ārūḍhas de duṣṭabhāva envolvidos neste yoga também diminuirão a felicidade conjugal.
Budha Graha envolvido neste yoga, tendo um maléfico envolvido ou Ārūḍhas de duṣṭabhāva
aponta para mais de um casamento na vida.
Outras
observações devem ser tomadas a partir do Governante de Putra Bhāva na Rāśi;
associações deste Governante; a 7ª de Vênus; A5 e suas associações com
benéficos, maléficos e colocação dele nos demais Bhāvas para uma perfeita
predição sobre casamento, amor e felicidade conjugal. Aqui deixo somente algumas
dicas com base em meus estudos e observações em diversas cartas.
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D-20
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Mostra mais
claramente as atividades devocionais, devatā upāsana, inclinações para o Bhakti
yoga etc.
O A5 envolvido
com planetas que representam a psique feminina, fará o nativo inclinado a
adoração da Divina Mãe; o contrário é verdadeiro para os devotos de
divindades masculinas. Uma mistura dos dois fará o nativo devoto tanto do
aspecto masculino quanto do feminino da divindade. O A5 depositado no 9º Bhāva
fará o nativo muito religioso e devotado não somente às divindades, mas
também ao seu Dharma, ao seu Guru e respeitoso e dedicado em relação a todas
as atividades espirituais.
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D-24
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Mostra a
inteligência do nativo sendo direcionada para assuntos específicos.
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Colocação do Senhor do 5º Bhāva nos outros Bhāvas
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Lagna
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra está em Lagna, o nativo será instruído, dotado com
felicidade de progênie, será um avarento, desonesto e roubará a riqueza dos outros.
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Dhana
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em Dhana, o nativo terá muitos filhos e será
rico, será um pater famílias, será honrado, apegado a sua esposa e famoso no
mundo.
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Sahaja
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em Sahaja, o nativo será apegado aos seus irmãos,
será um contador de histórias e um avarento, e será sempre interessado em seu
próprio trabalho.
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Bandhu
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em Bandhu, o nativo será feliz, dotado com
felicidade materna, rico e inteligente, e será um rei, um ministro, ou um
preceptor.
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Putra
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em Putra Bhava, o nativo terá progênie, se
relacionado a um benéfico; não haverá filhos se maléficos estiverem
relacionados ao Senhor de Putra Bhava e colocado em Putra Bhava. O Senhor de
Putra em Putra Bhava, contudo, faz uma pessoa virtuosa e querido aos
amigos.
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Ari
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em Ari Bhava, o nativo obterá filhos que serão
semelhantes a seus inimigos, ou os perderá, ou terá um adotado, ou um filho
comprado.
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Yuvatī
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em está em Yuvatī Bhava, o nativo será honrado,
muito religioso, dotado com felicidade de progênie e ajudará os outros.
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Randhra
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em Randhra Bhava, o nativo não terá muita
felicidade de filhos, será perturbado por tosse e doenças pulmonares, dado à
raiva e desprovido de felicidade.
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Dharma
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em Dharma Bhava, o nativo será um príncipe, ou
um igual a ele, será autor de tratados, famoso e brilhará entre seu
povo.
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Karma
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em Karma Bhava, o nativo desfrutará de Raja Yoga
e vários prazeres e será famoso.
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Labha
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em Labha Bhava, o nativo será instruído, querido
ao seu povo, será um autor de tratados, será muito habilidoso e dotado com
muitos filhos, e será rico.
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Vyaya
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Parāśara – Se
o Senhor de Putra Bhava está em Vyaya Bhava, o nativo será desprovido de
felicidade de seus próprios filhos, terá um adotado, ou comprará um
filho.
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Sobre
Filhos
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Dificuldades
para obter filhos
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Quando o
Governante de Putra Bhāva está um duṣṭabhāva (6, 8, 12); quando ele está
combusto, quando ele é um maléfico ou está fraco; o aspecto de maléficos
sobre Putra Bhāva que estejam mais forte do que o governante ou do planeta
depositado lá. A yuti do Senhor do Lagna com Putra Bhāva em um duṣṭabhāva. Todas essas colocações acentuam as dificuldades para obter filhos. Entretanto, basta um olhar do poderoso benéfico
Parāśara – Deve o Senhor do Dharma (9) estar no Lagna, enquanto o Senhor do
Putra (5) está em queda e Ketu está em Putra (5) junto com Budha e a obtenção
de prole virá depois de uma grande provação. Se o Senhor do Putra (5)
estiver em Ari (6), Randhra (8) ou em Vyaya (12) Bhāva, ou estiver em uma
Rāśi inimiga, ou estiver em queda, ou no próprio Putra (5), a natividade irá
gerar sua prole com dificuldade.
Mantreśvara – Quando Sūrya está posicionado na 5ª
casa, em uma dessas Rāśis sem filhos (Vṛścika, Kanyā e Siṃha), Śani na 8ª e Maṅgala
no Lagna; ou quando Śani, Bṛhaspati e Maṅgala ocupam, respectivamente, o
Lagna, a 8ª e a 12ª, e a 5ª casa acontece de ser um signo sem filhos; ou
quando Candra ocupa a 11ª, e a 5ª casa contada de Bṛhaspati está ocupada por
um planeta maléfico e houver muitos planetas estacionados no Lagna, a pessoa
terá um filho tarde na vida e depois de um grande esforço.
Mantreśvara – Se Sūrya estiver isolado (sem
associação com qualquer outro planeta) e ocupando a 5ª casa em Karkaṭa, há
possibilidade da pessoa ter filhos por uma segunda esposa. O mesmo deve ser
predito se Maṅgala ou Śukra estiverem semelhante situados. Candra ou Budha
semelhantemente colocados não darão muitos filhos, enquanto que Bṛhaspati em
um signo de Candra (Câncer) na 5ª casa fará a pessoa o pai de muitas filhas.
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Perda
de filhos
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O Senhor do
Lagna em um duṣṭabhāva (6, 8, 12) ou em yuti com maléficos, enquanto
maléficos estão depositados e/ou lançando dṛṣṭi sobre Putra Bhāva. O Senhor
do Lagna em yuti com Rāhu e/ou afligido por Gulika e lançando uma dṛṣṭi sobre
Putra Bhāva faz com que o nativo perca seu primeiro filho.
Mantreśvara – Deve um planeta benéfico ocupar a 5ª
casa e ao mesmo tempo governar aquele signo ou estar em exaltação e o
resultado será perda de filhos.
Mantreśvara – Os seguintes 4 yogas levam à família à
extinção: (1) a 4ª, a 7ª e a 10ª casas da natividade, estando ocupada
respectivamente por um planeta maléfico, Śukra e Candra; (2) a 12ª, a 8ª, a
5ª e a 1ª casas estando ocupadas por maléficos; (3) Śukra e Budha na 7ª, Bṛhaspati
na 5ª e maléficos na 4ª casas; e (4) Candra na 5ª e maléficos na 8ª, na 12ª e
na 1ª.
Mantreśvara – Se o Senhor da 5ª casa estiver em
debilidade ou em uma casa inimiga, ou eclipsado, ou estiver em conjunção com
os Senhores da 12ª, 6ª e 8ª casas, o resultado será perda de filhos, dizem os
astrólogos. O mesmo acontecerá no caso quando o Senhor da 5ª estiver
posicionado na 5ª e não aspectado por benéficos.
Parāśara – Se o Senhor de Putra (5) está em Ari (6) Bhāva, conforme o Senhor
do Lagna está em yuti com Maṅgala, o nativo perderá seu primeiro filho, após
o que a mulher não será fértil para produzir uma descendência.
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Ausência
de Filhos
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Quando o
Lagneśa está em um duṣṭabhāva, afligido por Gulika, e muitos maléficos,
principalmente Maṅgala, ocupam ou aspectam Putra Bhāva.
Mantreśvara – Quando a 5ª casa contada do Lagna, Bṛhaspati
e Candra estiverem, quer associados com, quer aspectados por maléficos, e
quer desprovidos de aspectos benéficos, ou quando estas casas estiverem
rodeadas por maléficos pelos dois lados, e quando o Senhores das casas acima
estiverem posicionados em Duṣṭabhāva (6ª, 8ª, 12ª), a pessoa não poderá ter
filhos.
Mantreśvara - Os signos Vṛścika, Kanyā e Siṃha, quando
eles representam a 5ª casa são denominadas Rāśis ‘sem filhos’, e uma pessoa
nascida sob esta condição irá ter um número limitado de progênie e isto
também será realizado somente depois de um longo intervalo. (Observe aspectos
e posições de maléficos que negam filhos aqui, como Maṅgala, e também a
relação do Senhor de Putra Bhāva com o Lagneśa, bem como os bhāvas que eles
ocupam)
Parāśara – Deve o Senhor do Putra (5) estar em Ari
(6), Randhra (8) ou em Vyaya (12) Bhāva e não haverá nenhuma prole. O Senhor
de Putra (5) deve estar combusto ou com maléficos e estar fraco e não haverá
crianças; mesmo, se por acaso houver nascimento, as crianças saem do mundo
rapidamente.
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Um
único Filho
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Parāśara – Deve o Senhor do Putra (5) cair em Ari
(6), Randhra (8) ou em Vyaya (12) Bhāva, enquanto Budha e Ketu estão em Putra
(5) Bhāva, e a esposa do nativo dará a luz a um único filho. Se o Senhor
de Putra (5) está em queda e não lança dṛṣṭi em Putra (5), enquanto que Śani
e Budha estão em Putra, a esposa do nativo dará um único filho.
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Obtenção
de Filhos Precocemente
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Parāśara – A yuti do Senhor de Putra (5) com o Senhor do Lagna em um bom Bhāva
garante e obtenção precoce de crianças além da felicidade através deles.
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Filhos
adotados
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Parāśara – Caso o Putra (5) Bhāva seja governado por Śani ou por Budha, e
esteja ocupado ou recebendo dṛṣṭi de Śani e de Mandi, a pessoa irá adotar
seus filhos. Filhos adotados são indicados se Putra (5) está ocupado
por seis Grahas enquanto seu Senhor está em Vyaya (12) Bhāva e Candra e Lagna
estão dotados com força.
Mantreśvara – Se o 5º Bhāva estiver em um signo
governado por Śani ou por Budha e aspectado por, ou em associação com, Mandi
ou Śani, a pessoa terá um filho por adoção. O mesmo resultado será quando o
Senhor da 5ª casa estiver fraco e não estiver conectado de qualquer forma com
os Senhores da 1ª e da 7ª casas.
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Muitos
Filhos
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Parāśara – Haverá muitos filhos se o Senhor de Putra (5) está forte, enquanto
Putra (5) está recebendo dṛṣṭi por Budha forte, Guru e Śukra.
Mantreśvara – Se em qualquer natividade o Senhor da
5ª casa, Bṛhaspati, Maṅgala e Sūrya estiverem todos posicionados em Navāṃśas
masculinos, eles levam à possessão de um bom número de filhos, assim os
sábios dizem, a natureza – boa ou, caso contrário – dos filhos sendo apurados
a partir da força do Senhor da 5ª casa.
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Filhas
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Parāśara – Se o Senhor de Putra (5) está com Candra ou está em seu Decanato, o
nativo gera filhas, assim dizem os Jyotiṣinis.
Mantreśvara – Se a casa ou seu Senhor estiverem posicionados
em um signo feminino, ou Āṃśa, ou estiver em conjunção com, ou aspectado por
planetas benéficos, todos mulheres.
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Filhos
homens
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Mantreśvara – Se a casa ou seu Senhor estiverem
posicionados em um signo masculino, ou Āṃśa, ou estiver em conjunção com, ou
aspectado por planetas maléficos, os filhos serão todos homens.
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Filhos
de paternidade questionável
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Parāśara – Se o Senhor de Putra (5) estiver em uma Rāśi Móvel (áries, câncer,
libra, capricórnio), enquanto Śani está em Putra (5), bem como Rāhu está com
Candra, a criança nascida será de um nascimento questionável. Sem dúvida o
nativo é de outro lombo (adotado? ou de meios questionáveis) se Candra está
na 8ª do Lagna enquanto que Guru está na 8ª de Candra. A dṛṣṭi de maléficos
ou yuti é essencial neste yoga.
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Considerações
gerais sobre filhos, tempo de chegada e de partida de filhos, caráter etc.
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Parāśara – Se o Senhor de Putra (5) está exaltado, ou está em Dhana (2), Putra
(5) ou Dharma (9) Bhāva, ou está em yuti com, ou recebendo dṛṣṭi de Guru, a
natividade obterá filhos. A pessoa obterá filhos, que indulgirá em ações
médias, se Putra (5) estiver ocupado por três ou quatro maléficos, enquanto o
Senhor de Putra (5) está em queda. Um benéfico (incluindo Budha) em Putra (5)
está excluído na dita combinação. Se Putra (5) está ocupado por Guru,
enquanto seu Senhor está com Śukra, a pessoa obterá filhos aos seus 32 anos
ou 33 anos de idade. Deve o Senhor de Putra (5) estar em um ângulo
junto com Guru, o Kāraka de filhos, e a pessoa obterá filhos na idade de 30
ou 36 anos. Se Guru estiver no Dharma (9) Bhāva, enquanto Śukra está na
9ª do Guru junto com o Senhor do Lagna, a pessoa obterá filho na idade de 40
anos. O nativo, na idade de 32 anos, perderá seu filho se Rāhu estiver
em Putra (5), o Senhor do Putra (5) estiver em yuti com um maléfico e Guru
estiver debilitado. Haverá perda de filhos aos 33 e 36 anos se um
maléfico está na 5ª de Guru enquanto outro está na 5ª do Lagna. Caso
Mandi esteja no Lagna, enquanto o senhor do Lagna está em queda, e o
sofrimento por conta de perda de filhos se passará na idade de 56 anos.
Mantreśvara – Se Bṛhaspati e os Senhores da 5ª casa,
contados do Lagna e de Candra, estiverem bem colocados, e a 5ª casa tem sobre
si o aspecto de um planeta benéfico, ou do governante de uma casa auspiciosa
(ou seja, outra que não a 6ª, 8ª e 12ª), ou se os Senhores do Lagna e da 5ª
casa, ou estiverem posicionados juntos em uma casa, ou têm mútuo aspecto
benéfico, ou ocupam cada um o lugar do outro (parivartana), a aquisição de
filho é certa.
Mantreśvara – Se um planeta maléfico governando a 5ª
casa estiver naquela casa, a pessoa terá filhos. Quando aquela casa estiver
ocupada por um maléfico, a pessoa terá filhos em abundância. (Aqui
Mantreśvara se refere ao fato do maléfico ser o governante de Putra Bhāva).
Mantreśvara – Os seguintes dois Yogas levam à aflição
através de filhos ou de esterilidade: (1) um maléfico no Lagna, seu Senhor na
5ª, o Senhor da 5ª na 3ª e Candra em uma Rāśi ímpar ou em um āṃśa na 5ª e
aspectado por Sūrya.
Mantreśvara – a concepção (de um nascimento) pode
acontecer quando Sūrya e Śukra, no caso de masculinos, e Maṅgala e Candra,
no caso de femininos, estiverem possuídos de força e passar através de suas Rāśis
ou Amsas idênticos com um apachaya (1ª, 2ª, 4ª, 7ª, 8ª, 9ª e 12ª Rāśi).
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Número
de Filhos
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Parāśara – Haverá 10 filhos se Bandhu (4) Bhāva e Ari (6) Bhāva estão ocupados
por maléficos enquanto que o Senhor do Putra (5) está em profunda exaltação
se juntando ao Senhor do Lagna, bem como Guru está com outro benéfico.
Parāśara – 9 será o número de filhos que virá se Guru estiver em profunda
exaltação bem como Rāhu estiver com o Senhor do Dhana (2), e o Dharma (9) Bhāva
estiver ocupado por seu próprio Senhor.
Parāśara – Haverá 8 filhos se Guru estiver em Putra (5) ou em Dharma (9) Bhāva,
enquanto o senhor de Putra (5) estiver dotado com força e o Senhor de Dhana
(2) estiver em Karma (10) a Bhāva.
Parāśara – Śani no Dharma (9) Bhāva enquanto o Senhor do Putra (5) está no
próprio Putra (5), dá 7 filhos, dos quais gêmeos irão nascer duas vezes.
Parāśara – Se o Senhor de Putra (5) está em Putra (5) em Yuti com o Senhor de
Dhana (2), haverá o nascimento de 7 filhos, dos quais 3 passarão rapidamente.
Parāśara – Somente 1 filho é indicado se houver um maléfico no Putra (5) Bhāva,
enquanto o Guru está na 5ª de Śani ou vice-versa.
Parāśara – Se o Putra (5) Bhāva tem um maléfico nele, ou se Śani está na 5ª do
Guru, o nativo terá filhos somente através de sua segunda ou terceira esposa.
Parāśara – Deve Putra (5) estar ocupado por um maléfico enquanto Guru está em
yuti com Śani no Putra (5) Bhāva, assim como o Senhor do Lagna está no Dhana
(2) Bhāva, e o Senhor de Putra (5) em yuti com Maṅgala, e a pessoa terá vida
longa, mas perderá seus filhos um depois do outro conforme eles forem
nascendo.
Mantreśvara – O número de gravidez dever ser determinado
por uma consideração de (1) os planetas na 5ª casa ou aqueles que estão
posicionados junto com o Senhor da 5ª casa, conforme muitos deles estejam em
Navāṃśas amigos, de depressão ou inimigos. Um exame semelhante deve ser feito
em relação à 5ª casa ou seu Senhor, contado do signo ocupado por Bṛhaspati, o
signo representando o Navāṃśa ocupado por Sūrya.
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Fertilidade
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Mantreśvara – Adicione junto às figuras
representativas de Bṛhaspati, Candra e Maṅgala no caso de horóscopos
femininos. Se o resultado indica uma Rāśi par e um Navāṃśa par, a força da
fecundidade na mulher para produzir filhos é assegurada. Se for misturada (ou
seja, Rāśi masculina e āṃśa feminina, ou vice-versa), haverá filhos somente
depois de longo esforço. Se a soma total das figuras indicativas das posições
de Sūrya, Śukra e Bṛhaspati significam uma Rāśi ímpar e um Navāṃśa ímpar,
isto indica que a virilidade no homem para produzir filhos é muito forte; e
no caso das duas (Rāśi e Navāṃśa) serem par, deve-se prever um resultado
misto.
Mantreśvara – Subtraia cinco vezes as figuras para Sūrya
partir de cinco vezes as figuras para Candra. Se a Tithī representada pelo
resultado é auspiciosa na metade clara de um mês, o filho é assegurado para o
nativo (mesmo) sem muito esforço. Mas se estiver na metade escura do mês, não
haverá tal possibilidade. É por um exame da força da Tithī – quer ela seja
auspiciosa ou não – em ambos os Pakṣas – claro e escuro – que se deve predizer
a possibilidade do nativo ser abençoado com filhos. Durante um Amāvasyā, um
Chidra (de Tithī), o Karaṇa (Vishti) ou qualquer um dos Stthira Karaṇas, não
haverá filhos de modo algum.
Mantreśvara – As
(Chidra) Tithīs são (1) Caturthī; (2) Ṣaṣṭhī; (3) Aṣṭamī; (4) Navamī; (5) Dvādaśī; e (6) Caturdaśī. Estes 6 são geralmente desprovidos de quaisquer
funções auspiciosas.
Mantreśvara – Existem 11 Karaṇas (bava, balava, kaulava, taitila, gara, vaṇija, viṣṭi, śakuni, catuṣpada, kintughna,
e nāga ) distribuídos sobre as 30 Tithīs do mês lunar à taxa de 2 Karaṇas
por cada Tithī; quatros desses, ou seja, (1) catuṣpada; (2) nāga; (3) kintughna;
e (4) śakuni são chamados de Stthira Karaṇas e são assim denominados conforme
eles permanentemente mantêm longe sobre as quatro metades das Tithīs
começando da segunda metade de Kṛṣṇa Pakṣa Caturdaśī. Os outros sete, ou
seja, (1) Bava; (2) Balava; (3) Kaulava; (4) taitila; (5) gara; (6) vaṇija; e
(7) Viṣṭi/Bhadrā são chamadas de Chara, ou Karaṇas móveis, e ocorrem em 8
ciclos presidindo sobre as restantes 16 metades das Tithīs do mês lunar. Iniciando
com a última metade Śukla Pakṣa prathamā.
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Curses
inúmeras etc., e medidas corretivas apropriadas.
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Mantreśvara – Deve, contudo, o resultado ser uma das
Tithīs (Chidra), o Karaṇa (Vishti), ou um Sthira Karaṇa, aludido na última
sentença do śloka anterior, para que se deva adorar o Senhor Kṛṣṇa por meios
dos mantras do Puruṣa Sukta para proteger a família da ameaça de
esterilidade. Se a Tithī divulgada for Ṣaṣṭhī, ele deve adorar ao Devatā Subrahmanya; se for Caturthī ele deve adorar ao Senhor das Serpentes (Ketu); se for Navami,
deve-se fazer a leitura de Ramayana e ouvir esta história; se for Aṣṭamī,
deve-se observar o Sravana Vrata (jejuando); se for Caturdaśī, deve-se
adorar ao Devatā Rudra (Śiva) por Rudraparayana; Se for Dvādaśī, deve-se
propiciar os Deuses pela alimentação liberal (doação); se for o Amāvāsya ou o Pūrṇimā, deve-se propiciar os Manes. Estas coisas devem ser feitas e com
muito cuidado e esforço quando a Tithī acontece de estar entre as últimas
cinco do mês, ou seja, depois de Kṛṣṇa Pakṣa Daśamī. Geralmente, na metade
escura de um mês, pelo qual sempre das três divisões uma Tithī pode
pertencer, o culto deve ser feito a uma divindade em especial sendo Nagaraja
na primeira divisão, ou seja, da 1ª à 5ª tithīs; Skanda na segunda divisão,
ou seja, as próximas 5 Tithīs; e Hari na 3ª divisão, da 11ª à 15ª Tithī.
Mantreśvara – Se ao nascimento o Senhor da 5ª casa
estiver posicionado em um signo inimigo, ou em depressão, ou eclipsado pelos
raios de Sūrya, ou ocupando qualquer uma das Duṣṭabhāvas, 6ª, 8ª ou 12ª, ou
se o planeta ocupando a 5ª casa estiver semelhantemente situado ou acontecer
de ser o Senhor de qualquer uma das 3 casas, as Duṣṭabhāvas, deve-se declarar
sem filhos como resultado inevitável. Deve-se buscar no divino a fonte do
mesmo por um exame da divindade particular, árvore e animal representados
pelo signo ocupado por aquele planeta.
Mantreśvara – Se o planeta em questão acontece de ser Sūrya, a pessoa se torna sem filhos devido à injuria feita ao Senhor Śiva e
a Garuda, e a consequente maldição dos Manes; se for Candra, será devido ao
desprazer e raiva da mãe, uma Sumaṇgalī ou outra venerável mulher devido aos
seus sentimentos terem sido feridos; no caso de Maṅgala será devido a alguma
falta cometida à divindade da vila, ao Devatā Kartikeya, a um inimigo, ou a
um Dayadins de alguém; se o planeta for Budha, o problema se deve à maldição
dos irmãos mais jovens ou à matança da prole (ovos de peixes e semelhantes
criaturas) ou à ira de Viṣṇu; se for Bṛhaspati o planeta, será devido a algum
prejuízo feito à família de um sacerdote Brahmane, ou à destruição de uma
árvore cheia de frutos; se o Senhor da 5ª casa ou o planeta posicionado lá
for Śukra, a causa será devida ao corte de uma árvore cheia de flores, ou à
injúria causada a uma Senhora virtuosa ou a uma vaca dócil ou a um ato
pecaminoso cometido contra pessoas que devem ser reverenciadas; se Śani for o
planeta, a causa será devida à destruição de um Aśvatha ou árvore Pipal, ou
em relação à ira de Yama ou através de espíritos de pessoas falecidas, Pretas
e semelhantes; se Rāhu for o ocupante da 5ª casa, ou estiver associado com o
Senhor daquela casa, a causa será a maldição da serpente; no caso de Ketu,
será devido à maldição de um Brahmane. Se for Mandi, será devido à maldição
de espíritos dos falecidos; se Śukra e Candra em conjunção com Mandi, a causa
será atribuída ao assassinato de uma donzela ou de uma vaca. Se Bṛhaspati e
Ketu em conjunção com Mandi, a falta de filhos será pelo assassinato de um
Brâhmane.
Mantreśvara – Assim foi detalhado os principais
pecados acumulados pela ação de uma pessoa em seus muitos nascimentos
anteriores e agora revelados em sua presente natividade, o qual leva o nativo
a não ter filhos e a proteger-se disto e assegurar um filho. Pessoas versadas
na ciência astrológica recomendam (apropriadamente) Japas específicos,
doações e outras boas ações prescritas para os principais planetas.
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Momento
de Nascimento de Filhos
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Mantreśvara – O nascimento de um filho deve ser
esperado durante a Daśā ou Apahara de qualquer um dos 6 planetas, ou seja,
(1) o Senhor do Lagna; (2) o Senhor da 7ª casa; (3) o Senhor da 5ª casa; (4) Bṛhaspati;
(5) o planeta aspectando a 5ª casa; ou (6) o planeta ocupando a 5ª casa ou
quando Bṛhaspati estiver em sua órbita transitando no signo ou no Navāṃśa Rāśi
ocupado pelo Senhor da 5ª casa, ou o Upagraha Yamakaṇṭaka.
Mantreśvara – Encontre quando o Senhor do Lagna
estiver, durante o seu trânsito, (1) em conjunção com o Senhor da 5ª casa;
(2) em seu signo de exaltação; (3) em sua própria Rāśi; (4) na 5ª casa; e (5)
no signo ocupado pelo Senhor da 5ª casa. Durante qualquer um destes trânsitos
o nascimento de um filho é possível. Adicione as figuras dos seguintes três
planetas: (1) O Senhor do Lagna; (2) o Senhor da 7ª casa; e (3) o Senhor da
5ª casa. Durante o curso do Mahā Daśā representado pelo governante do
asterismo (Nakṣatra) e nos Apaharas de qualquer um dos seguintes, ou seja,
(1) o planeta na 5ª casa; (2) o planeta aspectando a 5ª casa; e (3) o planeta
governando a 5ª casa, o nascimento de um filho pode ser predito.
Mantreśvara – Encontre qual dos seguintes é o mais
forte: (1) o Senhor da 5ª casa; (2) Bṛhaspati; (3), (4), (5) e (6) os
Senhores, respectivamente, das Rāśis e dos Navāṃśas ocupados por (1) e (2).
Durante a Daśā ou Apahara do planeta mais forte, o nascimento de um filho é
possível.
Mantreśvara – Os homens geralmente terão o nascimento
de um filho quando Bṛhaspati, no curso de sua órbita, passa através de uma Rāśi
trina ao signo representando a Rāśi ou o Āṃśa (Navāṃśa) ocupado pelo planeta
governando a 5ª casa contado a partir de Bṛhaspati. De acordo com outros
tratados sobre o assunto, deve-se investigar as indicações de progênie a
partir das posições dos planetas no momento de nascimento do nativo.
Mantreśvara – Note o governante do asterismo (Nakṣatra)
ocupado por Candra, bem como aquela da 5ª a partir dela. Adiciona as figuras
desses dois planetas. Quando Bṛhaspati em sua órbita passar através do signo
representado por este resultado, ou através de um signo triangular, o
nascimento de um filho é possível.
Mantreśvara – O nascimento de um filho pode também
ocorrer quando Sūrya, em sua órbita, passar através do terceiro signo
contado da Rāśi que representa o Lagna (Nisheka) ou transitar em uma Rāśi
triangular ao Lagna (Adhana).
Mantreśvara – Se um nascimento acontece em um Lagna
que é a 5ª ou a 9ª do Adhana Lagna, deve-se declarar completamente os efeitos
das boas ações do nativo feitas em prévios nascimentos. Se benéficos ocuparem
ou aspectarem o Adhana Lagna, a pessoa nascida será dotada com vida longa,
riqueza e felicidade.
Mantreśvara – Encontre o exato Dvadāśāṃsa (D-12) de Candra
no momento do Adhana e a Rāśi a qual ela pertence. Conte a partir de Meṣa os
signos tantas Rāśis conforme os números representados pelo Dvadāśāṃsa em
questão. Quando Candra estiver na Rāśi encontrada no mês do parto, o
nascimento da criança pode ser esperado.
Mantreśvara – Deve-se predizer os efeitos por uma
consideração das posições dos principais planetas com relação ao Candra e ao
Lagna no momento da pergunta, adoção de um filho, investidura do cordão
sagrado, o dote de uma garota, a primeira maturidade, ou o momento da
concepção, bem como seria se um nascimento
ocorresse naquele momento.
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Medidas
Corretivas
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As medidas
corretivas aqui descritas não devem ser aplicadas à revelia sem um olhar
atento de um astrólogo profissional sobre todo o mapa. Existem muitas nuances
que devem ser analisadas, e somente após um estudo adequado é que se deve
prescrever a medida corretiva juntamente com os dias apropriados, tanto para
iniciar quanto para terminar a penitência. Caso contrário, os resultados
podem não ser favoráveis como o esperado.
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Continua ...