© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Acidente Aéreo - Carta 1




Natividade: Masculina; 07/02/1973; 23:50h; Rio de Janeiro, Brasil, Time Zone 3:00 (Oeste-GMT)
Falecimento em acidente aéreo, 29/09/2006, aos 33 anos de idade.







Para combinações sobre vida longa, média e curta, vide BPHS.

Bhavas/Grahas Marakas e a Expectativa de Vida

Os Bhavas 3 e 8 indicam longevidade, onde os 12º de cada uma delas, 2º e 7º, respectivamente, indicam perda da longevidade. Planetas no Bhava 2 e no 7, o senhor dessas casas, bem como os planetas em yuti com eles, tornam-se planetas Marakas, ou seja, assassinos. Dentre a casa mais forte para infligir morte, Yuvati Bhava deve ser considerado como mais forte dentre os dois, e a morte do nativo deve ser esperada nas Daśās e Sub-daśās desses planetas. BPHS, 46.3-5

De acordo com Ayuradaya yoga, algumas vezes a morte do nativo pode ocorrer até mesmo antes do tempo do Maraka. Isto acontece nos períodos da Daśā ou Antaradaśā de benéficos. Que estão relacionados ao senhor do 12º Bhava e algumas vezes nos períodos da Daśā ou Antaradaśā do Senhor do 8º Bhava ou de planetas maléficos sozinhos. BHPS, 46.6-7

A natividade tem Bṛhaspati (Senhor do 2º Bhava) e Śukra (Senhor do 7º Bhava), além de Rāhu e Maṅgala depositado no 2º Bhava e Śani depositado no 7º Bhava. Bṛhaspati (debilitado em Makara) está em yuti com Śukra e Sūrya – todos tornam-se poderosos planetas assassinos.

Se o senhor da 8ª estiver em um Kendra (Budha Graha no 4º Bhava) e o senhor do Lagna estiver fraco (Ketu Graha debilitado em Mithuna), a expectativa de vida é de 20 a 32 anos. BPHS, 21.8-13. Assim Budha Graha e Ketu (o lagneśa) também infligem morte pela redução da longevidade.

Do Nakṣatra que governa a Daśā da morte

O Nativo que nasceu com a combinação de vida curta, pode morrer na Daśā do Governante da Estrela Vipat (ou seja, o 3º Nakṣatra a partir da estrela de nascimento). Em seu nascimento Candra Graha estava depositado no Nakṣatra Revatī  (रेवती), o 3º contando a partir dele é Bharaṇī (भरणी), cujo governante é Śukra Graha. BHPS 46.15-21.


  • A natividade faleceu na Daśā de Śukra Graha.


Da causa da morte

O 3º Bhava do Lagna mostra o que causa a morte e o local onde ela se dá. Planetas colocados neste Bhava e demais aspectos mostram a que se deve a morte da natividade. Sūrya, quando forte, mostra que a morte se deve ao rei (governo), Bṛhaspati e Śukra, sendo dois benéficos, mostram que a natividade está consciente no momento da morte. Bṛhaspati também indica tumores, inchaços e Śukra indica problemas urinários. Maléfico como Rāhu e Śani indica uma morte causada por veneno, água, fogo, ou queda de altura, ou queda em uma vala, ou devido ao confinamento. O 3º do AL indica a arma usada no momento da morte. Candra no 3º Bhava do AL, mostra desnutrição. Outras fontes indicam morte por água e todas as espécies de seres viventes envolvidos neste momento quando Candra Graha ocupa o 3º do AL. E minha opinião neste impasse é que devemos verificar a associação de Candra com Śani para confirmar desnutrição, caso contrário opto, por minhas observações em diversas outras cartas, pela presença de seres viventes interferindo e sendo, eles próprios, a arma da morte. Vide Prāśna Māraga, BPHS, Mantreśvara etc., para dirimir quaisquer dúvidas.

  • A causa da morte da natividade foi um acidente aéreo que, pelo que tudo indica nas colocações planetárias, o nativo se encontrava consciente (Bṛhaspati e Śukra) no momento da morte. Rāhu aspectando sozinho o 3º bhava mostra queda de altura. A aeronave despencou de uma altitude de 10 mil pés. Candra depositado no 3º do AL mostra a presença de seres viventes envolvidos no acidente, ou seja, falha técnica, erro de comunicação etc., e que foram causa (arma) do acidente. Os demais planetas sugerem os ferimentos dados ao corpo que possibilitaram o óbito. E Sol (rei/Governo) envolvido na yuti sobre o 3º do Lagna, mostra que ele estava em uma viagem a serviço do Estado.


Local da morte

O local da morte é indicado pelo signo correspondente ao 3º do Lagna. Sendo um signo móvel, Makara, a morte ocorre longe do local do nascimento.

  • A natividade morreu longe de sua cidade natal.

Síntese do estudo – a natividade faleceu na seguinte Vimśottarī Daśā com seus sub-períodos: Śukra-Budha-Śani-Rāhu-Rāhu-Rāhu, no dia 29/09/2006, entre às 16:00h e 17:00h.

Śukra – governante do 7º Bhava e de Vyaya Bhava (12º Bhava); governante do 3º Nakṣatra contado a partir do Nakṣatra de seu nascimento;  Budha – senhor do 8º em um Kendra enquanto o Lagneśa está no 8º Bhava; Śani – maraka depositado no 7º Bhava; Rāhu – maraka depositado no 2º Bhava e lançando uma dṛṣṭi sobre o 3º e o 8º contados do Lagna.