Svalpajataka, um texto em sânscrito, fala da importância de se observar os planetas colocados nos signos para definir qual membro será afetado por um determinado maléfico colocado lá, ou o aspectando, e qual será abençoado por um benéfico em iguais colocações. Maléficos ferem os membros, enquanto que benéficos trazem proteção e bem estar geral. Não se deve desconsiderar a importância dos Mahābhūtas nesta análise, pois tudo em Jyotiṣa está intrinsicamente associado e, em análise, todo e qualquer fator deve ser levado em consideração.
Entretanto, se no conceito dado por Rudra Batha, a aflição de um planeta sobre um signo corresponde tanto ao signo natural governante da casa quanto do signo ocupante da casa, aqui, a abordagem é feita diretamente sobre o signo – e somente sobre ele.
Kṛṣṇiyam cita que se em uma casa ou signo está sem qualquer planeta nele, então o signo que surge com sua cabeça deve ser tomado como benéfico, o que surge com suas costas é maléfico e cruel e, aquele que surge tanto com a cabeça quanto com as costas é tanto auspicioso quanto maléfico em seus efeitos. Maléficos em um signo que surge com suas costas dão efeitos mais inauspiciosos ainda, enquanto que seus efeitos maléficos serão reduzidos em signos que se elevam com a cabeça. Do contrário, se naturais benéficos estão presentes em um signo que surge com a cabeça, seus efeitos serão aumentados, e se eles estão em signos que surgem com suas costas, então seus efeitos serão diminuídos.
Os três Dhatus conhecidos como Vata, Pitta e Kapha e conhecidos como Doṣas, são abundantes em cada um dos signos como mostrado na tabela. Cada Doṣa é uma combinação de 2 elementos. Entretanto, a predominância do Bhūta é aquele dado ao signo, como citado pelos antigos sábios.
Pitta, ou natureza biliosa, é uma combinação dos elementos do fogo e da água. Ele mostra coisas que resultam na transformação em um sistema. Em um corpo humano, por exemplo, pode mostrar a digestão etc.
Vata, ou a natureza do Vento, é uma combinação dos elementos do ar e do éter. Ele mostra coisas que se movem dentro e fora de um sistema. Em um corpo humano, por exemplo, ele mostra a respiração etc.
Kapha, ou natureza fleumática, é uma combinação dos elementos da terra e da água. Ela mostra coisas que ligam um sistema junto. No corpo humano, por exemplo, ela mostra ossos, músculos, gordura etc. Ela mostra coisas que dá uma estrutura ao sistema.
Verificando o Doṣa Predominante
O equilíbrio do Dhatu no corpo, o qual está relacionado à Rāśi que ocupa o 6º Bhāva, depende de como e quais planetas ocupam ou aspectam este Bhāva. Se o signo que ocupa a casa, ou os planetas que a ocupam ou a aspectam são maléficos e não existe qualquer interferência de benéficos, então o desequilíbrio será relacionado ao Dhatu daquela Rāśi. Caso contrário, o Dhatu permanece equilibrado e esse tipo de doença não se desenvolve.
Outra forma de se analisar são os maléficos colocados por sobre vários signos. Cada planeta carrega em si um elemento.
Supondo Saturno governante do Lagna e cujo bhūta é ar em um signo de Gêmeos que contém em si o Tridoṣa em sua constituição, então o elemento Ar se torna desequilibrado em dado momento por excesso ou, dependendo da aflição por vários maléficos ali e nenhum benéfico, por toda uma vida.
Um período (Dāśa) é que indicará o Doṣa predominante.
Um período (Dāśa) é que indicará o Doṣa predominante.
Os planetas em signos que se elevam com a cabeça dão seus efeitos mais cedo, ou seja, na primeira parte da Daśā. Por outro lado, os planetas em signos que surgem com suas costas dão efeito na última parte da Daśā, e aquele que surge tanto com a cabeça quanto com as costas, dá efeito no meio da Daśā.
A natureza humana é mutável, em tudo está a impermanência. Assim, a constituição de uma pessoa também está mudando diariamente, quer por sua força de vontade ao mudar hábitos alimentares e toda a sua rotina de vida, quer por influências externas e alheias à sua vontade consciente. Uma Dāśa (*) é que apontará qual Doṣa predomina em sua vida naquele instante.
Existem inúmeros métodos revelados pelos antigos sábios em relação a esta Ciência. A autora deste blog escolheu este para expôr aqui.
A natureza humana é mutável, em tudo está a impermanência. Assim, a constituição de uma pessoa também está mudando diariamente, quer por sua força de vontade ao mudar hábitos alimentares e toda a sua rotina de vida, quer por influências externas e alheias à sua vontade consciente. Uma Dāśa (*) é que apontará qual Doṣa predomina em sua vida naquele instante.
Existem inúmeros métodos revelados pelos antigos sábios em relação a esta Ciência. A autora deste blog escolheu este para expôr aqui.
SIGNOS
|
NATUREZA
|
DHATU/DOṢA
|
ELEVAÇÃO
|
||
Áries
|
Móvel
|
Cruel – Masculino
|
Pitta (fogo/água)
|
Pṛṣṭhodaya
|
Costas
|
Touro
|
Fixo
|
Benéfico – Feminino
|
Vata (ar/éter)
|
Pṛṣṭhodaya
|
Costas
|
Gêmeos
|
Dual
|
Cruel – Masculino
|
Tridoṣa (todos)
|
Sīrshodaya
|
Cabeça
|
Câncer
|
Móvel
|
Benéfico – Feminino
|
Kapha (terra/água)
|
Pṛṣṭhodaya
|
Costas
|
Leão
|
Fixo
|
Cruel – Masculino
|
Pitta (fogo/água)
|
Sīrshodaya
|
Cabeça
|
Virgem
|
Dual
|
Benéfico – Feminino
|
Vata (ar/éter)
|
Sīrshodaya
|
Cabeça
|
Libra
|
Móvel
|
Cruel – Masculino
|
Tridoṣa (todos)
|
Sīrshodaya
|
Cabeça
|
Escorpião
|
Fixo
|
Benéfico – Feminino
|
Kapha (terra/água)
|
Sīrshodaya
|
Cabeça
|
Sagitário
|
Dual
|
Cruel – Masculino
|
Pitta (fogo/água)
|
Pṛṣṭhodaya
|
Costas
|
Capricórnio
|
Móvel
|
Benéfico – Feminino
|
Vata (ar/éter)
|
Pṛṣṭhodaya
|
Costas
|
Aquário
|
Fixo
|
Cruel – Masculino
|
Tridoṣa (todos)
|
Sīrshodaya
|
Cabeça
|
Peixes
|
Dual
|
Benéfico – Feminino
|
Kapha (terra/água)
|
Ubhayodaya
|
Cabeça e Costas
|
(*) Existem outras Daśās além da tão bem conhecida Viṃśottarī Daśā. Cada nascimento deve ser analisado criteriosamente para saber qual delas se aplica ao nativo.
(*) Se alguém está passando pela Daśā de Saturno ou Rahu, o Dhatu predominante será aquele do ar, os menores períodos mostram as flutuações em torno desse Dhatu. Se houver grande desequilíbrio o ideal é a aplicação de medidas corretivas tanto a nível espiritual pela adoração das dividades que presidem sobre o Graha, bem como o próprio Graha, assim como por uma alimentação equilibrada com o objetivo de restauração do equilíbrio somático.