प्रथम अध्यायः
Prathama
adhyāyaḥ
Capítulo 1
ॐ
ॐ गुरवे नमः
Oṁ Gurave Namaḥ
_______________________________
Todas as Notas de Rodapé e demais observações no livro
são da responsabilidade da tradutora para o Português.
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line,
mas não
pode ser comercializado.
Somente os Stanzas foram traduzidos, preservando-se o
trabalho didático
do autor com suas análises e consequentes observações.
Traduzido para o Português por:
... uma yoginī em seva a Śrī Śiva Mahā Deva ...
Karen de Witt
Rio de
Janeiro_Brasil
Oração
1:1 – Eu ofereço minhas preces
sinceras ao Senhor Viṣṇu de modo que minha mente se torne iluminada, extensiva
e perfeita.
1:2 – Eu saúdo meus preceptores e
os Grahas, de modo que eles abençoem meu discurso com pureza e verdade.
1:3 – Eu me curvo ao meu Guru Śrī Maṅgalasseri.
Seus discípulos sendo doutores desta Ciência são os grandes Daivajñā (Videntes)
do futuro.
1:4 – Eu saúdo minha Vila Senhor
Śiva (Cellurīśvara, a Vila onde ele nasceu) e exponho o Praśna Mārga para o
benefício de meus Śiṣyas (os discípulos de Hari Hara).
1:5 – Esta Antiga Ciência Astrológica está dividida em três Skandhas1,
ou seis Añgas (membros). Os três Skandhas são Gaṇita (Siddhanta), Saṁhitā e
Horā.
1:6 – Os Sábios classificaram esta grande Ciência da
Astrologia em seis Añgas2, ou seja, Jātaka (Nascimento/Horóscopo
Geral), Gola (Geometria), Nimitta (Astrologia Mundana), Praśna (Horária),
Muhūrta (Astrologia Eletiva) e Gaṇita (Matemática).
1:7 – Gaṇita Skandha está subdividido em Gola e Gaṇita. Horā
Skandha aborda Jātaka, Praśna, Muhūrta e uma parte de Nimitta. Saṁhitā Skandha
abrange a maior parte de Nimitta.
1:8 – Saṁhitā também lida com as várias fortunas das pessoas,
mudança do tempo e progresso do reino animal. Essa parte também trata da
natureza e forma dos meteoros, estrelas cadentes e todos os maravilhosos
fenômenos da natureza.
1:9 – A Astrologia pode também ser dividida em duas partes,
ou seja, Pramāṇa e Phala. Gaṇita Skandha é uma parte de Pramāṇa, enquanto que
os outros dois Skandhas são partes de Phala.
1:10 – Os Vedas têm seis membros (añgas), ou seja, Jyotiṣa,
Kalpa, Nirukta, Śikṣā, Vyākaraṇa e Chandas.
1:11 – Para os Vedas, os seis importantes membros, ou seja,
pés, rosto (boca), mãos, olhos, nariz e ouvidos são representados por Chandas,
Vyākaraṇa, Kalpa, Jyotiṣa, Śikṣā e Nirukta, respectivamente.
1:12 – Assim como a Astrologia é considerada os olhos dos
Vedas, assim ela obtém o principal lugar. Nenhuma pessoa, possuindo todos os
órgãos intactos, mas sem os olhos, pode ter uma individualidade.
1:13 – A elevada e oculta Ciência da Astrologia deve ser
estudada somente por Brāhmaṇes. Um estudo adequado leva à aquisição de riqueza,
mérito, liberação, respeito e fama.
1:14 – Quando, até mesmo os Mlecchas e os Yavanās, bem
versados em Astrologia estão estabelecidos em semelhante honra aos Ṛṣis, quem
poderia lhes negar o respeito de um Astrólogo que é próprio aos Brahmaṇes?
1:15 – Aquela pessoa que tem maestria desta Ciência, que tem
um bom conhecimento de matemática, que leva uma vida religiosa, que é
verdadeiro, que está livre de presunção e que é bem versado nos Vedas, Mantras
e Tantras, ele, por si só, pode ser chamado um Daivajñā, ou vidente.
1:16 – Todas as predições feitas por semelhante pessoa se
tornarão verdade e nunca serão falsas. O
1:17 – As predições de quem estudou os dez tipos de
movimentos planetários e que entendeu os princípios internos da Astrologia
nunca serão falsificadas.
1:18 – Quem adquiriu um conhecimento através das diferentes
Horās, quem é um adepto nos cinco Siddhāntas, que tem habilidade inferencial e
que é iniciado em um mantra secreto por um Guru, pode, por si só, conhecer o
Jātaka (Astrologia).
Diferentes
tipos de Gaṇita
1:19-20 – São dez os Gaṇita3: 1. Kali Dia, 2. Posição
Mediano dos Grahas, 3. Posição Verdadeira dos Grahas, 4. Eclipses Solares, 5. Eclipses
Lunares, 6. Guerra Planetária, 7. Conjunções Lunares, 8. Combustão, 9. Ascendente
Heliacal e 10. Conjunções Planetárias com as Constelações.
Os Cinco
Siddhāntas 4
1:21 – Brahmā, Sūrya, Vāsiṣṭā, Raumaśa e Pauliśa.
1:22-23 – Brahmā Siddhānta é exato. Raumaśa Siddhānta é mais
exato e Sūrya Siddhānta é ainda mais exato (do que o último citado). Vāsiṣṭā Siddhānta
e Pauliśa Siddhānta não são exatos. O primeiro dos três se pode confiar. E os
últimos dois estão em escrita Antiga.
1:24 – Deve-se obter iniciação no Mantra apropriado de um
Guru qualificado, em um auspicioso momento, e propiciar o Mantra Devatā adequadamente.
Isto possibilitará o domínio em todo o conhecimento Astrológico.
1:25 – Uma pessoa inteligente, calma e piedosa deve começar
seu estudo de Astrologia em um dia auspicioso quando Bṛhaspati estiver no Lagna
e Candra ocupar Mṛdu (benéfico) e Śīghra (rápido) Vargas5.
1:26 – O estudo desta Ciência deve começar somente depois da
adoração dos Navagrahas (os nove planetas) e o Guru da forma prescrita.
1:27 – Os Mantras quando apropriadamente praticados e
recitados dão os resultados desejados. Assim faz esta Ciência quando apropriadamente
cultivada.
Importância de
Varāhamihira
1:28 – Bṛhat Jātaka por Varāhamihira, embora curto, é um
tratado sugestivo importante cheio de ideias. Embora difícil de ser
compreendido até mesmo por pessoas inteligentes, com a ajuda dos comentários de
Bhattotpala e de outros, é possível entender o livro.
1:29 – Usando a Coroa de Varāhamihira em seu pescoço junto
com o colar de Kṛṣṇīya6 se pode obter louvores em qualquer
Assembleia de Astrologia.
1:30 – Um Astrólogo que quer fazer predições deve especialmente
estudar o Daśādhyāyi7 cuidadosamente.
1:31 – Sem um completo estudo do Daśādhyāyi, deverá ser
difícil fazer predições corretas.
1:32 – Quem tenta fazer predições sem estudar o Daśādhyāyi
deverá ser como um homem tentando cruzar um oceano sem um bote.
Regras de
Jātaka e de Praśna
1:33 – Um
homem nasce neste mundo pra desfrutar ou sofrer a consequência de suas ações de
nascimentos passados. Uma parte deste (Karma) ele colhe no paraíso ou no
inferno8, mas para o restante ele
toma um novo nascimento.
1:34 – Existem
dois tipos de Karma9, ou seja,
Sanchita e Prarabdha Karma. Os efeitos de Sanchita serão esgotados no paraíso
ou no inferno. O resultado do Prarabdha Karma será diminuído somente pela
experiência deles.
1:35 – A alma
toma um novo nascimento para colher os frutos de vidas passadas. Este ciclo de
nascimentos continua até que ela realize Mokṣa.
1:36-37 – Assim
como uma lâmpada ilumina os objetos no escuro, a Astrologia revela10 para nós os efeitos de nossos Karmas
passados, bons e maus. Todos os planetas indicam claramente se nós estamos
desfrutando ou sofrendo agora como um resultado de nossas ações em nascimentos
anteriores.
A importância do Muhūrta
1:38 – O que é
feito em um momento auspicioso resulta em felicidade11. O que é feito em um momento não auspicioso,
gera o mal. Embora nossas ações passadas, os resultados são obrigatoriamente
experimentados em família.
1:39 – O
equilíbrio do bom ou mau Karma que trazemos dos nascimentos anteriores é
chamado de Prarabdha, e é ele a base da leitura do que é chamado de Jātaka12 ou Astrologia.
1:40 – O
sofrimento das consequências dos Karmas passados, do nascimento à morte, é que
pode ser conhecido a partir do Jātaka. Então, qual a utilidade do Praśna? 13
1:41– O Praśna
nos revela se um homem colhe os frutos de suas ações de seu nascimento passado
ou se os frutos de suas ações deste seu nascimento presente. Aqui uma questão
surge.
1:42 – Como se
pode distinguir se é o resultado de nossos Karmas passados ou presentes que
está produzindo seus resultados agora?
1:43 – Se o
horóscopo tem um padrão planetário benéfico, e a Carta Praśna um padrão
maléfico, então, deve-se entender que o nativo está experimentando os frutos de
maus Karmas feitos neste nascimento. E, se ao contrário, o nativo está
experimentando os efeitos de bom Karma feito neste nascimento.
1:44 – Se os
padrões planetários no horóscopo, bem como na Carta Praśna forem semelhantes,
então um Astrólogo inteligente deve predizer que o nativo está experimentando
os frutos de seu Karma passado somente14.
Semelhanças entre Praśna e
Jātaka
1:45 – A
Carta Praśna deve ser lida assim como o Horóscopo é examinado com referencia
aos seus méritos e deméritos relativos.
1:46 –
Uma pessoa busca um Astrólogo impelido pela Providência para conhecer o seu
futuro. Portanto, existe uma semelhança próxima entre Praśna e Jātaka.
1:47 –
Assim como o Praśna Lagna é semelhante ao Janma Lagna, todos os eventos devem
ser lidos a partir do Praśna assim como deve ser feito em um Horóscopo.
____________________________
1. Varaha Mihira também concorda
com as 3 principais seções na Astrologia, ou seja, Astronomia, Horóscopo (Horā)
e Saṁhitā, quando faz a seguinte observação em seu Bṛhat Saṁhitā: “A
Astrologia tem muitas divisões, mas pode ser convenientemente estabelecida em
três específicas seções de Gaṇita (Astronomia), Horā (Horóscopo) e Sakha
(Matemática Astrológica)”.
1.a. Os três Skandhas podem ser
definidos assim: 1. Siddhanta (Gaṇita) – a
parte matemática necessária ao estudo da Astronomia e da Astrologia. Esta é
subdividida em Gaṇita (Matemática) e Gola (Geometria). 2. Horā – é a
parte geral da Astrologia, e esse Skandha abrange 4 dos seis Añgas, a saber,
Jātaka, Praśna, Muhūrta e uma pequena parte de Nimitta. 3. Saṁhitā – É o
corpo de conhecimento pelo qual o tempo (kāla) é conhecido, e ele está
subdividido em outros membros, a saber, Nimitta (a maior parte desse conteúdo, Śakuna, Svapna (Sonhos), Fenômenos Naturais, Estudos dos Animais, Gochara
(Trânsito Planetário), Eclipses, Trânsitos Lunares, Sinais do céu como meteoros
etc.,
2. Os Seis Añgas a que se referem
o Stanza 6 são: 1. Jātaka – lida
com predições com base no signo ao nascimento; 2. Gola – lida com os sistemas
planetários, suas naturezas e peculiaridades e, em breves palavras, com a
astronomia. 3. Nimitta – leva em consideração os Tatkāla Lakṣaṇas,
ou o que é popularmente conhecido como Presságios obtidos em um determinado
momento, e faz predições sobre certos gestos. 4. Praśna – refere-se às predições que
se baseiam no momento em questão. Mais popularmente conhecido como Horária,
respondendo perguntas específicas. 5. Muhūrta – este método tem como referência a fixação de
um momento auspicioso para o sucesso em questões religiosas, que tenha como
objetivo uma longa duração e demais questões espirituais, incluindo neste
objetivo o momento mais auspicioso para o casamento, viagem e demais
empreendimentos, sejam estes espirituais ou mundanos. 6. Gaṇita – amplamente
falado, Gaṇita se refere à matemática Astronômica e Astrológica.
3. Sūrya Siddhānta e Siddhānta Siromani devem ser consultados
para elucidar as referencias astronômicas citadas no texto. Os dois são
tratados matemáticos que ensinam calcular eclipses, longitudes planetárias etc.
4. A Astronomia Hindu faz referência a 18 Siddhāntas, Sūrya,
Paitamahā, Vyāsa, Vāsiṣṭā, Atri, Parāśara, Kasyapa, Narada, Garga, Marichi,
Manu, Angirasa, Lomasa, Pauliśa, Yavana, Chyavana, Manu e Saunaka. Destes
somente cinco receberam mérito e admiração de Varāhamihira. Leia o original do
livro Praśna Mārga para maiores informações.
5. Alguns interpretam Mṛdu (benéfico) e Śīghra (rápido) como
sendo os Vargas de Budha Graha. Conforme outra leitura Mṛdu Vargas são Mṛgāśirṣā,
Anurādhā e Revatī e Śighra são Aśvinī, Hastā e Puṣya (Puṣyami) Nakṣatras.
6. Bṛhat Jātaka lida com Horóscopo enquanto que Kṛṣṇīya trata
de Praśna.
7. Daśādhyāyi é um comentário dos primeiros dez capítulos de
Bṛhat Jātaka.
8. Aqui
Harihara faz referência aos Lokas pelo qual a alma permanece após a morte
física, onde então ela esgota parte de suas sementes Karmicas de acordo com o
que ela semeou. A outra parte é somente esgotada por meio da experiência no
mundo da forma, como no Śloka seguinte é declarado.
9. Harira
fala somente em dois tipos de Karma, para efeitos das análises astrológicas
neste contexto, o Sanchita e o Prarabdha. Sanchita Karma é a soma dos Karmas
passados, de todas as ações boas e más. Uma parte é colhida (esgotada) antes da
reencarnação enquanto a outra, chamada Prarabdha Karma só pode ser esgotada
durante a vida terrena. Em “All About Hinduism”, Sw. Śivānanda fala
sobre os tipos de Karma: “Prarabdha Karma é a parte responsável pelo corpo
atual. Aquela parte de Sanchita Karma que influencia a vida humana na presente
encarnação é chamada de Prarabdha, ou seja, o que está maduro, pronto para ser
colhido, não pode ser mudado ou evitado.” B.V. Raman, em seu trabalho “Astrology
and Modern Thought”, fala exaustivamente sobre a teoria do Karma.
10. Isso
quer dizer que a Astrologia somente indica os resultados do Karma passado. Os
planetas são somente indicadores de coisas que acontecem e eles não causam os
eventos. A mesma ideia é expressada por muitos dos escritores clássicos. Esta
definição deve possibilitar a nós apreciar o verdadeiro sentido e alcance da
Astrologia, bem como sua relação com a teoria do Karma.
11. Aqui
é dada a importância do Sistema Muhūrta para a escolha de um momento auspicioso
que tenha por objetivo o início de algo e uma longa duração, como o casamento,
uma empresa, negócios etc.
12.
Jātaka – literalmente nascimento; mas neste contexto significando a análise
astrológica pelo momento do nascimento, em diferenciação das demais predições,
Anuais, Horárias, Muhūrta etc.
13. Nos
Stanzas seguintes Harihara aborda a importância do Sistema Praśna dentro da
Astrologia preditiva, explicando como diferenciar se o que se está vivendo no
momento são frutos de Karmas passados ou se de presentes.
14.
Karma, literalmente ação. O Karma Bhāva, Casa 10, é também chamado de Meio
do Céu, claramente significando aquelas ações tomadas em vida que nos
levarão ou nos negarão este Loka após a morte. Na aplicação de medidas
corretivas para alívio do Karma, o Astrólogo bem versado na aplicação de
remédios deve saber verificar por meio das Rāśis e demais colocações
planetárias que existem aqueles Karmas que podem ser aliviados com facilidade,
aqueles que podem ser aliviados, mas não sem alguma dificuldade e os que não
podem ser alterados de modo algum.