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Dvitīya adhyāyaḥ - Capítulo 2 do Praśna Mārga


द्वितीय अध्यायः 

Dvitīya adhyāyaḥ

Capítulo 2


ॐ गुरवे नमः
Oṁ Gurave Namaḥ
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Todas as Notas de Rodapé e demais observações no livro 
são da responsabilidade da tradutora para o Português. 
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, 
mas não pode ser comercializado.
Somente os Stanzas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático 
do autor com suas análises e consequentes observações. 
Traduzido para o Português por:
... uma yoginī em seva a Śrī Śiva Mahā Deva ...
Karen de Witt
Rio de Janeiro_Brasil

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Procedimento para o Astrólogo

2:1 – Um Astrólogo deve se levantar pela manhã, orar ao Kula Devatā1, limpar as várias partes do corpo, tomar banho, fazer seu Nitya Karmas e realizar Mantra Japa, estudar os Grahas com a ajuda de um Almanaque e permanecer calmo sem ser perturbado por qualquer ansiedade, sempre esperando a visita de alguém ansioso por ter suas dificuldades solucionadas com a ajuda do Astrólogo.
2:2 – O Astrólogo deve sempre ser procurado se qualquer pessoa estiver se aproximando dele para uma predição. Ele deve examinar2 minunciosamente a aparência, a roupa, os movimentos, ações etc., do querente. Ele deve notar qualquer som de pressagio ou sinal indicativo. Por último, ele deve diagnosticar muito cuidadosamente a natureza de sua própria respiração.

Procedimento para o querente

2:3 – O querente deve selecionar uma Tithi (dia lunar) auspiciosa, um Nakṣatra (Constelação) auspicioso e um Vāra (dia da semana) também auspicioso. Bem cedo, pela manhã, o querente deve encontrar o Astrólogo com algum presente3 simples e fazer sua pergunta como uma atitude de reverência.
2:4-6 – Somente uma solicitação humilde merece uma resposta. Nenhuma predição deve ser oferecida a qualquer pessoa sem ser convidada, nem para quem deseja testar o Astrólogo4. Se o Astrólogo se esforçar por responder (semelhante pessoa), ele não será capaz de chegar à verdade. Se solicitado ou não, se houver o desejo de conhecer o futuro, o Astrólogo deve dar predições com base no Lagna, Kendras e Koṇas Bhāvas. Assim como Vasiṣṭha diz “aqueles que têm um desejo de conhecer o futuro, quer eles perguntem ou não, dê-lhes predições com base nos Āruḍhas” no momento do Praśna.

Procedimento Para o Āruḍha

2:7-9 – Na esfera terrestre, ou círculo, Meṣa e Vṛṣabha representam o Leste; Mithuna o Sudeste; Karkaṭa e Siṃha o Sul; Kanyā o Sudoeste; Tulā e Vṛścika o Oeste; Dhanus o Noroeste; Makara e Kumbha o Norte; e Mīna o Nordeste. O Āruḍha Rāśi é o Signo correspondente à direção ocupada pelo querente no momento de colocar a pergunta.
2:10 – Assim como a Rāśi se torna ocupada pelo querente, ela então é denominada o Āruḍha. Uma consideração cuidadosa do Āruḍha leva a uma avaliação apropriada da Carta em questão.
2:11 – Em casos incertos, o Āruḍha deve ser encontrado assim: um círculo é desenhado fazendo as direções e os signos zodiacais e, após as devidas invocações, é pedido ao querente para que ele coloque uma peça de ouro em qualquer ponto (da Carta) e o Āruḍha5 é acertado conforme isto.

Coisas a Serem Notadas no Momento da Pergunta

2:12 – Quando uma pergunta é colocada, o Astrólogo deve verificar6 o 1. exato momento (samayā), 2. a natureza do local ocupado pelo querente (deśa), 3. a natureza de sua própria respiração (svavāyu), 4. sua própria condição ou estado (avasthā), 5. o que o querente toca (sparśa), 6. Āruḍha Rāśi, 7. a direção, 8. as letras das palavras proferidas (praśnākṣara), 9. o comportamento do querente (Sthiti), 10. os movimentos (ceṣṭa), 11. a atitude mental (bhāva), 12. seu olhar em uma direção específica (vilokana), 13. sua roupa (vasanam), e 14. sons de agouro ou sinais indicativos naquele momento (nimittas).

Método de Ler os Resultados

2:13 – O Astrólogo deve revelar ao querente a Graça de Deus para com ele (com o querente), os problemas que surgem de inimigos, as doenças e as medidas corretivas apropriadas pela observação e por levar em consideração tudo em torno dele na forma de presságios ou sinais naquele momento da pergunta, quando ele começa a partir da casa do nativo, quando ele está em seu caminho para a casa, quando ele entra em sua casa e quando o Cakra está sendo preparado e com base nos Sūtras, Trisphuṭa, aṣṭamaṅgala, Āruḍha, Suvarnāvasthā (o ato de deixar um pedaço de ouro) dentre as flores no Cakra, o surgimento do sol, a posição da lua, os estados planetários naquele momento, e os Bhāvas no horóscopo do querente.

Indicações para o Sucesso

2:14-15 – Se a mente do Astrólogo está estabelecida e a da pessoa a quem se vai ler o futuro está humilde e devotada em temperamento, então a leitura será correta e a resposta para todas as perguntas serão boas. Se o Astrólogo está calmo, se o querente estrutura a sua pergunta de forma apropriada, e se alguém fala sobre ele ou se ele vê algo relacionado com o tópico, então o questionador alcançara seu objetivo desejado. Assim diz uma grande autoridade (no assunto).

O Fator Tempo

2:16-20 – Os momentos desfavoráveis para se colocar uma pergunta são7 – os 11 Nakṣatras que não são auspiciosos para a primeira alimentação da criança; o Gaṇḍānta, Uṣṇa e Viśa Nakṣatras, as quatro Tithis lunares maléficas, Vishti e Sthira Karaṇas; junções de Tithis, Nakṣatras, Rāśis e Aṁśa; Gulikodayakāla, Vyatipāta, Sarpaśiras, Eclipses e Ekārgala; Mṛtyu e Dagdha Yogas; quando maléficos surgem em ou lançam dṛṣṭis em Rāśis maléficas; a 13ª Tithi Lunar (Trayodaśa); ao entardecer; à meia-noite; quando o Lagna estiver aspectado por Sūrya; no ingresso Solar (Saṁkrāntīs); em um dia governado pelo 3º, 5º ou 7º Nakṣatra contado do Janma Nakṣatra do querente; quando o Lagna da pergunta for o 8º Lagna contado do Lagna do querente; e quando Candra do Praśna estiver no 8º Bhāva contado de Candra Natal do querente. perguntas colocadas sob tais momentos são indicativos de resultados não auspiciosos.

O Fator Espaço (de tempo)

2:21 – Se a pergunta é feita em um momento livre dos doṣas acima, em Amṛta Gatis, quando benéficos surgem no Lagna ou o aspectam, em Muhūrtas auspiciosos e em Siddha, Amṛta e outros Yogas auspiciosos, isto levará ao sucesso.

O Fator Local

2:22-25 – Quando o local onde a pergunta é feita são os seguintes, o objetivo do querente será realizado – locais cheios de árvores ou plantas com frutos e flores e livres de todas as sujeiras e poeira e com ouro em abundancia, pedras preciosas e semelhantes; um local agradável para a mente e para os sentidos, ou um local lavado com esterco de vaca diluído (na água), agradáveis locais com belas mulheres; um canto feliz com sons de auspiciosas cerimonias ecoando, tal como casamento etc., e uma casa saudável com familiares sorrindo.
2:26-27 – Uma floresta medonha, um campo crematório, um local ermo e acidentado; uma casa abandonada, ou uma casa onde doença e pobreza existem em abundancia; um local onde um funeral está sendo realizado; proximidades de locais aquosos, fogo ou árvores sem vida; e todos os pontos que adoecem nossa mente e corpo são ruins e o objetivo do querente não será realizado.

Exame da Respiração 8

2:28 – Todos os dias o Astrólogo deve examinar a sua respiração pela manhã. Ele deve diagnosticar através de qual Naḍī (o prāṇa) está passando e em que Bhūta pode ser fixado. A partir disto ele pode saber antecipadamente o que é provável de acontecer para ele naquele dia. Da mesma forma, o futuro do querente pode ser lido no caso do Naṣṭa Praśna (pergunta relativa à perda de riqueza) e semelhantes, através da natureza da respiração do Astrólogo no momento da pergunta.
2:29 – Se a respiração estiver passando pela narina esquerda na 2ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, então é favorável. Se através da narina direita no domingo, 3ª e Sábado também é igualmente favorável. Mas se ela passa através da narina direita nos dias dos planetas benéficos e através da narina esquerda nos dias dos planetas maléficos, então os efeitos serão adversos. Acontecimentos significativos podem ser antecipados por um estudo da passagem do prāṇa através das narinas.
2:30 – Se a respiração for favorável em qualquer dia, então há certeza de que a saúde será boa, ele ganhará dinheiro e obterá suntuoso alimento e também outras coisas favoráveis naquele dia. Se desfavorável, os efeitos serão inversos, isto é, ele não obterá bom alimento, terá brigas com todo mundo, não terá um bom sono, bem terá conforto fácil mesmo a despeito de quaisquer respostas da natureza (aqui significando os sinais de presságios).
2:31 – Se a respiração for desfavorável nos Domingos, ele terá dor sobre todo o corpo; nas Segundas, brigas; nas Terças, morte para ele mesmo ou seus parentes; nas Quartas, viagens para longe; nas Quintas, algumas calamidades para o seu País; nas Sextas, falhas nos empreendimentos; e nos Sábados, perdas financeiras, de valor, perda de grãos e brigas em relações a terras.
2:32-33 – Se você perceber que em 8 Domingos consecutivos a respiração passa através da narina esquerda, então prediga morte ou calamidade equivalente à morte para o seu Guru, ou parente mais velho; em 8 Segundas consecutivas, se a respiração passa através da narina direita, alguma má sorte para seus filhos ou parentes mais jovens; em 8 Terças, se a respiração passa através da narina esquerda, isto significa aprisionamento nas mãos de seus inimigos; em 8 Quartas, se a respiração passa através da narina direita, traz graves males ou até mesmo a morte; em 8 Quintas, se a respiração passa através da narina direita, causa perigo para o seu Guru; em 8 Sextas, se a respiração passa através da narina direita, causa perda de dinheiro em relação a terras; e se em 8 Sábados a respiração passa através da narina esquerda, traz a ruina em sua casa ou morte de sua esposa.

As Dimensões dos Mahā Bhūtas

2:34 – As dimensões dos cinco Mahā Bhūtas (grandes compostos primordiais) são as seguintes – Pṛthvī ou terra (16 inches/40,64cm);  Apa ou água (12 inches/30,48cm); Teja ou fogo (8 inches/20,32cm); Vāyu ou ar (6 inches/15,24cm); e Ākāśa ou éter (3 inches/7,62cm). Isto é verdadeiro para ambas as narinas. Aqui 8 inches fazem um pé.

Medida corretiva em caso da respiração cair em Agni
no 1º Dia Lunar depois da Lua Nova

2:35-37 – Supondo que em um 1º dia Lunar depois da Lua Nova você percebe a sua respiração passando através da sua narina esquerda, no elemento terra (Pṛthvī), então prediga bons efeitos tais como a obtenção de  boas e nobres casas e coroação. Se ela estiver no elemento água, então diga que haverá poços e tanques para o uso das pessoas e haverá celebração de casamentos. Se estiver no elemento fogo, haverá perturbações por meio de inimigos, ferimentos por meio de armas e úlceras, sua casa será queimada, ele cairá de alturas e seus filhos serão feridos pelo fogo. Para impedir isto, o Senhor Īśvara deve ser propiciado. Se ela estiver no elemento ar, haverá medo de ladrões, saída de sua terra natal, ele subirá em cavalos e elefantes. Se estiver no éter, ele será iniciado em uma antiga tradição Mantrika, gastará dinheiro para construir templos e obterá Dīkṣa embora sua saúde possa lhe causar alguma ansiedade. Estes são os efeitos dos cinco elementos em ambas as Naḍīs. Se a respiração estiver longa e continua, é auspiciosa. Se estiver interrompida, é ruim.

Objetos Perdidos ou roubados e a respiração

2:38 – Em uma pergunta envolvendo perda ou roubo, pode-se fazer uso disto (dos diferentes elementos na respiração) e predizer o resultado. Se você perceber a respiração no elemento terra (Pṛthvī), então diga que o artigo perdido está escondido sob a terra; se estiver no elemento água (Jala), ele estará sob a água; se estiver no elemento ar, diga que o objeto está em um canto esfumaçado; se estiver no éter, diga que ele está em algum lugar no alto; se estiver no fogo, diga que ele está guardado sobre o chão.
2:39 – Se o Astrólogo encontra o querente no mesmo lado conforme a sua respiração está no elemento terra ou água, ele será abençoado com vida longa, boa esposa e filhos e plenitude de riqueza. Se ela for uma mulher, ela terá um marido digno etc. Se, por outro lado, o querente estive do lado oposto, ou se a respiração for de outros elementos, o efeito será totalmente inverso.

Idā, Piṅgalā e Suṣumnā e Perguntas sobre
Doenças, Objetos Perdidos, Sexo da Criança etc.

2:40 – Na narina esquerda existe um nervo (Naḍī) conhecida por Idā; na narina direita este nervo é conhecido pelo nome de Piṅgalā. O canal central, o qual está encoberto, é chamado Suṣumnā. Estes nervos são governados por Candra (Lua), Sūrya (Sol) e Agni (fogo), respectivamente.
2:41 – Idā é bom em tempo de partida, e Piṅgalā é favorável para entrar em um local. Suṣumnā é bom somente para as práticas Yogicas.
2:42 – Em uma pergunta relacionada à doenças, se a pergunta vem da direita, quando a respiração passa através do mesmo lado, então prediga que a doença será curada. Se a pergunta vem da esquerda quando a respiração passa através do mesmo sinal, prediga agravação da doença. Se a pessoa doente for uma mulher, deve ser do lado esquerdo para alívio e do lado direito para agravamento da doença.
2:43 – Quando a pergunta colocada vem do lado esquerdo e a respiração flui através do lado direito, ou vice-versa, então o homem doente obterá alívio somente com grande dificuldade.
2:44 – Se a pergunta é feita quando o Astrólogo inala, então haverá alívio; se quando ele exala, o homem doente morrerá.
2:45 – Em Ānuṣṭhānapaddhati foi estabelecido que um homem doente obterá alívio se a respiração do Astrólogo e o lado pelo qual a pergunta vem estão em concordância. Aqui, o lado esquerdo sozinho é bom para as mulheres e o lado direito é bom para os homens.
2:46 – No momento da pergunta, se não houver indicação de morte, de visões não auspiciosas, conversa ou pensamento e se o mensageiro e a respiração estiverem do mesmo lado, a pessoa doente viverá; caso contrário, não.
2:47 – Se a pergunta for feita quando a Lua está crescente (Śukla Pakṣa), o mensageiro (ou o querente) de pé em frente, ou em um local elevado, ou do lado esquerdo, e a respiração do Astrólogo estiver governado por Candra (o lado esquerdo da narina), então o querente terá todos os seus desejos satisfeitos. Se, quando Candra estiver minguando (Kṛṣṇa Pakṣa), o mensageiro (ou querente) estiver abaixo ou atrás, ou no lado direito, e a respiração (do Astrólogo) estiver governada por Sūrya (lado direito da narina), então também prediga bons resultados.
2:48 – No momento da pergunta, conforme o Astrólogo se sinta ou não confortável, quando feito seu trabalho diário tal como sono, banho e alimentação, assim serão os efeitos sobre o questionador.
2:49 – Independente de onde o querente se encontra, ou por onde flui a respiração, se depois de colocar a pergunta a pessoa fica parada e firme, prediga que o homem doente não morrerá.
2:50 – Se uma pergunta relacionada a “perda de riqueza” for colocada, diga que o artigo será encontra no Leste, Sul, Oeste ou Norte a partir do local onde o querente está, conforme a natureza da respiração do Astrólogo estiver em Pṛthvī, Apa, Teja ou Vāyu. Se a respiração for etérea (Ākāśa), então o artigo será encontrado em algum local no meio ou no mesmo local onde ele estava anteriormente.
2:51 – Em dias de semana benéficos9, quando Candra estiver aumentando, se a respiração estiver na esquerda, isso é bom; em dias de semana maléficos, quando Candra estiver diminuindo, se a respiração estiver na direita, isso também é bom.
2:52-53 – Sem Yuddha Praśna, se um soldado começa com sua respiração em sua esquerda e vai para o campo de batalha quando sua respiração está na direita, e se seu inimigo se encontra naquele lado onde ele não tem a respiração, então ele certamente será vencido por seu oponente. O inverso será o efeito na posição inversa.
2:54 – Sempre que ladrões, inimigos, reis, ou aqueles em autoridades, santos, seus companheiros de aposta com quem ele joga, e seus rivais em litígios, estão posicionados naquele lado de sua narina através do qual a sua respiração não flui, eles estarão completamente impotentes para fazer-lhe qualquer ferimento. Mas do outro lado, eles lhe infligirão morte.
2:55 – A respiração do lado direito é favorável no momento do banho, da refeição e da coabitação, transação, negócios, debate, jogo e briga. Também é bom quando você está com medo ou desapontado em qualquer coisa.
2:56 – A respiração do lado esquerdo é boa para viagem, para colocar novas roupas ou ornamentos, para o casamento, para reconciliação, para fazer um presente e para estar na presença de outra.
2:57 – Quando você vê uma mulher grávida no momento quando você respira através da narina direita, então, prediga que a criança é menino; se através da esquerda, diga que é menina. Se estiver em Suṣumṇa, prediga que ela dará nascimento a uma criança sem vida.
2:58 – Supondo que uma mulher grávida pergunte a um astrólogo “qual é o sexo da criança que eu estou esperando”, então diga a ela que será menino se ela perguntar do lado que você está respirando. Se não, diga que é uma menina. Se a respiração passa através de ambas as narinas, então ela dará nascimento a gêmeos.
2:59 – Se alguém deseja sucesso rapidamente em qualquer empreendimento na vida, ele deve começar quando a respiração está na esquerda e alcança o seu destino quando a respiração está na direita.
2:60 – Se uma pergunta relacionada a uma invasão for colocada, se a respiração passa através da esquerda, prediga que não haverá invasão; se através da direita, então haverá ataque.
2:61 – Para uma pergunta se haverá sucesso em uma dupla de amigos, se a pergunta é feita do lado onde há a respiração, então diga que haverá sucesso.
2:62 – Quando a respiração passa através da esquerda, um lutador de luta livre pode preparar, começar e entrar na arena. Se ele ataca o oponente na esquerda, quando a respiração está na direita, então o sucesso é assegurado para ele.
2:63 – Mesmo se o contestante entra no ring com a respiração na narina esquerda, ele será vencido quando ele se mover quando a respiração está na mesma narina. Em tal eventualidade, ele deve escolher o Leste ou Norte do ring com o propósito de evitar a derrota.
2:64 – Em uma questão pertinente a nascimentos, quando a respiração do astrólogo estiver etérea, diga que a criança no útero morrerá. Se a pessoa pergunta a questão do lado onde a respiração está fluindo e passa para o lado onde não tem respiração, então prediga que a criança nascerá morta.

A Análise do Toque (Sparsa)

2:65 – Se no momento da pergunta o querente está tocando com sua mão seu peito, ou qualquer auspicioso objeto, então prediga coisas boas. Se não, os resultados ruins irão acontecer.
2:66-67 – Se ele toca seu próprio umbigo, nariz, boca, cacho de cabelo e sua cabeça, ou o cabelo em qualquer parte de seu corpo, unhas, dentes, partes privadas, ânus, peito, pescoço, estomago, dedo anelar, as noves aberturas de seu corpo, a palma de sua mão, a sola de seus pés, e as juntas em seu corpo, ou qualquer depressão/orifício, então prediga malefícios.
2:68 – Os oito pontos cardeais e os oito membros do corpo tem suas contrapartes simbolicamente nas 8 Yonis como Dhvaja, Dhūma etc. Os resultados bons ou maus acontecem quando esses pontos são tocados pelo querente.
2:69 – Dhvaja (bandeira), Dhūma (fumaça), leão, cachorro, touro, um asno e uma vaca, um elefante, corresponde, respectivamente, Leste, Sudoeste, Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte e Leste.
2:70 – A cabeça, nariz, boca ou rosto, olhos ou ouvidos, pescoço, braços ou mãos, peito e coxas, correspondem, simbolicamente, e respectivamente, ao Dhvaja, Dhūma etc., mencionado no Stanza anterior.
2:71 – Se o querente está no Leste toca sua cabeça, então prediga ganhos monetários; se sua boca, ganhos de vacas; seu pescoço, ganhos de veículos; peito, ganhos de ornamentos. Se o querente está de pé no Sul e toca seu rosto ou boca, destruição dos inimigos; pescoço, ganhos monetários; peito, bons filhos; cabeça, chegada de parentes.
2:72 – Se o querente está de pé no Oeste e toca a sua cabeça, ganho de conhecimento; se a boca, aquisição de amizades; pescoço, ganhos de vacas; peito, ganhos de veículos. Se o querente está de pé ao Norte e toca sua cabeça, ganhos de ornamentos; se a boca, bons amigos; pescoço, bons filhos; peito, aquisição de elefantes ou passeio com elefantes.
2:73 – Se o querente está de pé no Sudeste e toca seu nariz, perigo para a vida; os olhos e ouvidos, medo de problemas; se os braços, quebra de votos; e se as pernas, ruina para a própria família. Se o querente está de pé no Sudoeste e toca seu nariz, perda de dinheiro; se os olhos e ouvidos, doenças; se os braços, perda de filhos; e se as pernas, perigo.
2:74 – Se o querente está de pé ao Noroeste e toca seu nariz, medo de armas; se os olhos e ouvidos, doença para a esposa; se os braços, brigas ou disputas; se as pernas, assassinato de uma vaca. Se o querente está de pé no Nordeste e toca seu nariz, quebra de dentes; olhos e ouvidos, morte de pessoas más; se os braços, perigo para os filhos; e pernas, males para a relação.
2:75 – Se o querente está de pé no Sudeste, Oeste ou Norte e toca nariz, olhos, braços ou pernas, respectivamente, ou se ele está de pé no Sudeste, Sudoeste ou Noroeste e toca o pescoço, peito, ou cabeça ou boca, respectivamente, os efeitos não serão nem muito ruins nem muito bons.
2:76 – Se em uma pergunta relacionada à longevidade, acura de um homem doente dependerá do Avasthā, o estado do mensageiro ou astrólogo no momento da pergunta.

Signo Ocupado pelo Querente

2:77 – Com o propósito de criar convicção no querente, o astrólogo deve estudar o Āruḍha Lagna e ler, a partir daí, qual experiência o querente teve durante o caminho.
2:78 – Se Rāhu ou Śani estiverem no Āruḍha ou na 5ª ou 8ª casa contadas do Āruḍha, então o mensageiro pode ter visto uma pessoa inferior em seu caminho. Se Maṅgala ou Budha estão nas posições acima, ele pode ter encontrado pessoas pertencentes à casta dos Śūdras.
2:79 – Se Bṛhaspati ou Śukra estiverem no Āruḍha ou na 5ª ou 8ª casa contadas dele, então Brahmanes foram vistos. Se estes estiverem associados ou aspectados por maléficos, então Hindus usando o cordão10 foram vistos.
2:80 – Se Sūrya, então distintos oficiais ou personalidades; se Candra ou Śukra, então uma mulher. Se Candra e Śani estiverem juntos, então ele pode ter visto mulheres más; se Śukra (sem qualquer planeta maléfico), então mulheres de casta.
2:81 – A natureza da pessoa que ele encontrou no caminho depende da associação ou dos aspectos de planetas benéficos ou maléficos. Além disso, as predições têm de ser feitas a partir da direção do querente e de seus gestos.
2:82 – Se Sūrya ocupa a 8ª casa a partir do Āruḍha, então prediga desprazeres reais ou problemas a partir de armas e que devem acontecer no próximo Domingo. Se ele ocupar o Jiva Navāṁśa, então diga que foi o próprio governante. Prediga também alguma perda condizente se Sūrya no Navāṁśa ocupa Dhatu11, Jīva ou Mūla (mineral, vegetal ou animal).
2:83 – Se Candra ocupa a 8ª casa, diga que o querente teve fome na Segunda anterior ou ele viveu meramente de arroz e água.
2:84-85 – Se Maṅgala na 8ª do Āruḍha, então o querente teve uma falta. Maṅgala com Gulika revela que a pessoa foi ferida severamente. Conforme Maṅgala ocupar um Dhatu, Mūla ou Jīva ou Sarisripa12 Navāṃśa, o querente foi ferido por alguma arma, dilacerado por espinhos, arranhado ou ferido por unhas ou dentes, ou for picado por uma serpente ou por um escorpião na Terça passada.
2:86-87 – Se Budha ocupa o 8º do Āruḍha, o querente estava impedido em seu trabalho na última Quarta. Conforme Budha estiver em Mūla, Dhatu ou Jīva Navāṃśa, o querente perdeu ou está sem folhas de betel e sem nozes de betel, ou estava doente, ou trocou duras palavras, ou está sem chunam (lima).
2:88-92 – Se Bṛhaspati estiver no 8º, diga que na última Quinta sua realização dos deveres religiosos diários foi atrasado (no caso do duas vezes nascido), ou que houve perda de artigos. Se Śukra estiver no 8º, ele se separou de sua amada ou perdeu roupas ou suas roupas foram poluídas por sujeira. Se ele estiver em Mūla Navāṃśa, suas roupas foram rasgadas por espinhos. Se ocupa Jīva Navāṃśa, elas foram rasgadas pelas pontas dos dedos ou então doadas como presentes. Se ocupa Sarisripa Navāṃśa, suas roupas foram mordidas por ratos ou comidas por formigas brancas na última Sexta. Se Śani estiver na 8ª do Āruḍha, diga que ele fez a sua refeição muito tarde ou que ele encontrou um grande perigo no último Sábado.
2:93-95 – Se Rāhu está na 8ª, diga que suas pernas foram afetadas por alguma dor no caminho. Se ele estiver em Dhatu Navāṃśa, diga que foi causado por pedras. Se ele estiver em Mūla Navāṃsa, algum espinho perfurou seus pés. Se estiver em Jīva Navāṃśa, o querente foi picado por uma serpente no último Sábado. Se Ketu estiver na 8ª, diga que suas pernas foram feridas contra as rochas na última Terça. Se ele estiver com Gulika, diga que suas pernas foram muito feridas.
2:96 – Se planetas maléficos ocupam a 3ª do Āruḍha, então o querente fez jejum nos dias governados por tais planetas.
2:97 – A 3ª, 6ª e 12ª casas também são maléficas como a a 8ª casa. Daí, prediga males que tenham acontecido na última semana de acordo o dia da semana daqueles planetas que ocupam tais casas.
2:98 – suponha planetas ocupando Bhāvas favoráveis, então prediga bons acontecimentos nos dias governados pelos ocupantes. Estas predições também podem ser feitas a partir do Udayalagna, em qual caso, prediga bom ou mau acontecimento nos seguintes dias da semana.
2:99 – Em Praśna Bhaṣa está descrito assim: Se existirem maléficos fortes na 7ª do Āruḍha do mensageiro ou do querente, ele deve ter tido presságios ruins; se benéficos, bons presságios. Os mesmos resultados podem ser lidos a partir dos planetas na 4ª e 10ª do Āruḍha. Os presságios em uma viagem podem ser lidos a partir do Lagna no momento do início e na 4ª e 10ª a partir daí. Os mesmos resultados podem ser lidos a partir dos planetas na 4ª e 10ª do Āruḍha.
2:100 – Se Sūrya ou Maṅgala ocupam a 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª, então diga que ele encontrou algum quadrúpede como elefantes ou vacas conforme os signos indicados13 em sua forma. Budha e Śani são planetas para aves e indicam pássaros como chakoras. Candra indica serpentes ou escorpiões e Rāhu indica aranhas.
2:101 – Se Śani, Rāhu, Ketu ou Gulika ocupam a 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª, diga que ele encontrou pessoas de casta inferior em seu caminho. Se Candra e Śukra ocupam as casas acima, diga que ele encontrou mulheres no caminho. Se Budha, diga que ele encontrou homens instruídos. Se Bṛhaspati, ele encontrou Brahmanes piedosos. Maṅgala indica soldados. Sūrya representa homens distintos.
2:102 – Se o mensageiro coloca sua pergunta a partir do Leste, Sul, Oeste ou Norte, isso é bom. Se ele ocupa o Sudeste, Sudoeste, Noroeste ou Nordeste, isto é ruim. Isto se aplica somente aos homens. A ordem inversa é mantida no caso de mulheres.
2:103 – Se o querente olha ou está parado na direção Sul, isso indica males especialmente relacionado à longevidade.

Prāṇākṣara

2:104 – Se a primeira sílaba14, ou Gaṇa da palavra proferida pelo querente, acontece de ser governada por qualquer dos Bhūtas – Ākāśa, Vāyu, Agni, Apa ou Pṛthvī, o efeito da pergunta não acontecerá.
2:105 – O alfabeto15 está dividido em duas partes, ou seja, as vogais encabeçadas por A () e as consoantes encabeçadas pelas Guturais Ka Va Ga ( ), incluindo as líquidas, as semi-vogais e as sibilantes. As vogais constituintes de “Vida” e as consonantes “Corpo”.
2:106 – Se a sentença de uma pergunta começa com uma vogal, a pergunta pode ser sobre a longevidade de uma pessoa e o efeito será benéfico. O problema, se algum, é somente físico. Semelhantemente, se a pergunta começa com uma consoante, o problema não é tanto com o corpo assim como com sua longevidade.
2:107 – Os cinco Vargas16, ou grupos de Consoantes, têm cinco sílabas cada uma, presidindo sobre Vāyu, Agni, Indra, Jala e Napumsaka. Se a primeira letra da pergunta acontece de cair sob Napumsaka, o resultado será extremamente ruim; se sob Vāyu e Agni, resultados ruins acontecerão; se sob Indra, os efeitos serão neutros; se sob água, os resultados serão favoráveis. Nas vogais também, as vogais curtas e longas pertencem, respectivamente, a Indra e a Jala.
2:108 – Este Śloka é de Ānuṣṭhānapaddhati. As letras são divididas em Guru e Laghu. As longas são Guru e as breves são Laghu. Na palavra proferida pelo querente, as primeiras três letras fazem um Gaṇa. Gaṇas estão divididos em oito, baseados em Guru e Laghu. Guru é duro, Laghu é suave.
2:109 – Se o querente fala palavras que são muito agradáveis ao ouvido, auspiciosas, coerentes e expressivas, prediga sucesso de seus empreendimentos; caso contrário, não. Se sua pergunta vem com um Visarga, então também o efeito será favorável.
2:110 – Além disso, encontre o Lagna a partir da primeira letra da citação do querente e então prediga os resultados, bons ou ruins, conforme cada caso.
2:111 – Existem sete Vargas, ou seja, A (), Ka (), Ca (), Ta (), Ṭa (), Pa () e Ya (), pertencente a Sūrya, Maṅgala, Śukra, Budha, Bṛhaspati, Śani e Candra, respectivamente. Veja a tabela abaixo.
2:112 – Por uma consideração em relação a esta divisão dos Vargas, acerte o Lagna com base na 1ª, 2ª e 3ª letras e responda ao querente.
2:113 – No caso de Maṅgala, Budha, Bṛhaspati, Śukra e Śani, cada um tem duas Rāśis, tome seus Signos ímpares ou pares conforme a sílaba for ímpar ou par nos Vargas. No caso das luminárias, Sūrya e Candra, não há diferença, conforme eles próprios têm somente uma Rāśi.
2:114 – Este esquema é usado quando nem o Āruḍha e nem o Udaya Lagna é conhecido. Assim também quando existem muitas perguntas colocadas praticamente ao mesmo tempo.

A Atitude do Querente

2:115 – Observe o querente como ele está. Se ele coloca seu pé esquerdo para a frente, então prediga coisas boas; se ele coloca seu pé direito na frente, então coisas ruins. Se ele treme sua perna, isso produz somente coisas ruins. Se ele para firmemente, isso é bom.
2:116 – Se ele fica à vontade, em linha reta, olhando o Astrólogo em um local elevado e sobre um bom assento, isto é bom. Se ele fica em um local baixo, em um assento ruim, então isto é mau.
2:117 – Se o querente coloca uma pergunta sentado, em seguida levanta ou faz a pergunta em pé e senta em seguida, os resultados serão bons.
2:118 – Supondo que o querente, tendo se aproximado do campo de visão do Astrólogo, para aqui e ali, então prediga atraso pelo número de dias correspondentes às voltas que o querente deu.
2:119 – Supondo que um estranho cruze entre o Astrólogo e o querente, então falha na expectativa deve ser predito.
2:120 – Supondo que o querente trema ou retorça suas mãos, ou as esfregue, ou olhe para os lados, ou esqueça o objetivo de sua visita, então coloque a pergunta depois de muito hesitar, então prediga falha.
2:121 – Supondo que repentinamente ele bata em seu próprio corpo ou alguma coisa próximo dele, então prediga a morte. O efeito é o mesmo quando existir um pensamento, visão ou novidades de indicações de morte.
2:122 – Supondo que ele sinta sono ou esteja sujo, ou chorando, ou seus cabelos estejam desgrenhados, ou seu rosto cortado, ou sua cabeça raspada, ou esteja nu, ou lamentando sua sorte ou fugindo com medo de realizar seu Homa a Agni ou amarrando alguma coisa em volta de suas pernas ou mãos, ou frequentemente esfrega os seus olhos com as mãos, ou se sente desanimado, ou parece tropeçando em um pedaço de madeira ou um monte de grama, então prediga que os efeitos conhecidos serão ruins.
2:123 – Se o querente é encontrado se ocupando com uma corda enroscada, riscando o chão com suas unhas, forçado a sair de seu local, ou está obstruído, ou tem seu corpo besuntado com óleo, ou está ocupado em carregar cinzas ou ossos, ou esterco, ou descobre que está doentio; ou tem um pano enrolado em seu pescoço; tem seu corpo pintado com lama; está proferindo sons desagradáveis e ásperos; está realizando Śrāddha; então você pode muito bem contar que nada de bom será predito.
2:124 – Supondo que ele tenha com ele uma faca ou uma espada, um pacote de feno, rede, palha, sapatos, penas de pavão, couro, decorações para pessoas mortas, chifre, vassoura, cesta de joeirar (uma espécie de peneira), cordas, pilão, ou ele está com fome ou está aleijado, então também prediga males.

O Estado de Humor do Querente

2:125 – Se ele estiver seu rosto transfigurado, quer pela raiva ou sofrimento ou esforço, ou se sua mente estiver preocupada, então também os efeitos serão ruins.
2:126 – Se o mensageiro ou o querente for bonito, saudável e modesto, tiver a marca de nascimento nobre, raça e possuir um rosto feliz, então tome estes sinais como bons e prediga conformemente.
2:127 – Se seus olhos estiverem abertos ou se ele estiver olhando para objetos auspiciosos, e estiver livre de olhares para baixo ou para cima, então prediga bons efeitos. Se seus olhos estiverem semi cerrados, se ele parece sujo ou coisas não auspiciosas, ou parece para cima ou para baixo, os resultados serão muito ruins.

Roupas e Ornamentos

2:128 – Se o querente coloca no molhado, rasgado, roupas sujas, de cores vermelhas ou azuis, ou decora a si mesmo com flores vermelhas, o efeito do Praśna será lamentável. Se ele tiver roupas puramente brancas, finos ornamentos, fragrância com flores e ricos perfumes nele mesmo, então os efeitos serão bons.
2:129 – Se o querente vem com qualquer coisa auspiciosa em sua mão, então prediga coisas boas. Se ele vem com nada ou com qualquer coisa inauspiciosa como vassoura etc., então prediga efeitos ruins.

Alguns Lakṣaṇas Específicos

2:130 – Se, no momento da pergunta, o Astrólogo estiver livre de todas as ansiedades, e se a postura do querente, movimentos e aparências são favoráveis, então prediga coisas boas.
2:131 – Se estes forem maus, então a realização de seus objetivos desejados não ocorrerá. Se forem de natureza misturada, então os efeitos serão misturados de acordo com a força das indicações boas e más.
2:132 – Todos os efeitos de uma pergunta podem ser entendidos completamente por um estudo cuidadoso do que você vê diante de você ou do que ouve, ou o que os outros falam no momento da pergunta, na forma de sons de presságios ou de sinais expressivos.
2:133 – A visão de determinados objetos trazendo conforto e bem estar. Note estes sinais sugestivos quando você começar as predições. Isto será útil também quando você vai para outro lugar.
2:134 – Enquanto discute casamento ou quando começa uma cerimonia de casamento, a visão de um ‘vestido novo’ e semelhantes indicam um casamento. Então, se acontece de você ver duas pessoas se despedindo, cada uma para um lado, então o casamento será quebrado, ou dissolvido.
2:135 – Se você ver qualquer pessoa empurrando seu dedo em qualquer orifício, então diga que o casamento em questão é imoral. Se, contudo, você nota qualquer pessoa vindo para você, de qualquer lado, você pode predizer que um cavalheiro, daquela direção, casará com ela.
2:136-137 – Se uma pergunta for relacionada a “nascimento de filhos”, uma visão casual do seguinte, no momento da pergunta, traz boa sorte e realização do objetivo: um livro, uma caneta e semelhantes, um pequeno sino, bracelete, um colar e outros ornamentos semelhantes de crianças, um pequeno pedaço de pele de veado, uma vareta, um cinto de grama Darbha, uma mulher grávida, sorrisos de crianças. Estes sinais indicam claramente que o querente terá um filho.
2:138 – Se acontece de ver junto qualquer pessoa limpando seu corpo ou indo embora de seu meio, ou qualquer coisa ardendo brilhantemente, diga que a mulher grávida em questão terá um aborto.
2:138-140 – Em um Yuddha Praśna (Guerra), o seguintes são considerados sinais favoráveis: uma pessoa parada em sua perna direita ou sacudindo suas armas em sua mão direita; um fogo ardente ou uma pessoa distinta, solene ou calma.
2:141-142 – Uma pessoa parada firmemente sobre sua perna esquerda, uma pessoa chorando ou falando com uma voz hesitante, uma pessoa suja e embainhando sua espada. Estes sinais indicam derrota em batalha.
2:143 – Em uma pergunta relacionada a um empreendimento, a visão de um pedaço de ouro ou de alguns frutos sugerem ganhos financeiros.
2:144-145 – Em uma pergunta feita sobre doença, a visão de seres viventes ou de pessoas em cavalos ou em elefantes, imediatamente cura a doença. Mas parados em um objeto sem vida, isso traz a morte do querente.
2:146-147 – Flores para ritos funerários, sementes de gergelim, brasas, roupas sujas, grama Darbha (grama Kuśa), todas estas coisas utilizadas em ritos funerários – ou campo crematório – estes quando vistos indicam a morte do homem doente.
2:148-149 – Em uma pergunta pertinente à viagem, se o mensageiro estiver sentado ou deitado depois da pergunta ser colocada, então você pode dizer que alguma obstrução impedirá a viagem. Se ele se põem de pé em uma perna e se mantém parado sobre a outra e a contrai, então algum atraso acontecerá em sua viagem. Se ele se põem de pé ou caminha enquanto a pergunta é feita, prediga que a viagem que ele pretende acontecerá brevemente.
2:150 – Se você tem a oportunidade de encontrar duas pessoas com suas mãos apertadas, ou se você encontra um estranho caminhando em sua direção, então uma disputa terminará em compromisso. Separações, quebras etc., levem à obstrução da paz.
2:151 – Os seguintes são considerados presságios ruins e que indicam falhas (nos empreendimentos): choros intermitentes, sons de alguém fungando, a queda da bandeira de um mastro ou da árvore de adoração da família, roupas, guarda chuva ou sapatos estragados, ou palavras indicando ruinas, ou perda de audição de todas as direções, ou pássaros ruins, ou animais cruéis fazendo ruídos desagradáveis, luzes apagando inesperadamente – qualquer vaso cheio de água ou assim firmemente fixado que despenca.
2:152 – No momento do Praśna, se você ver à sua esquerda, gatos, corujas, uma tipo de cobra, ou Godha, isto é considerado ruim; se você ouvir o choro de um lagarto à esquerda, o efeito é o mesmo. Espirros de pessoas à direita, também é ruim.
2:153-154 – Se você ouvir alguém proferindo os nomes de porcos, serpentes, lebre, Godha etc., isso é bom. Mas ver estes animais, ou ouvir seus ruídos, é ruim. Para ver ou ouvir os ruídos de macacos é bom, mas ouvir seu nome é ruim. Ver ou ouvir os ruídos de um elefante, de um cavalo ou de um boi também é bom.
2:155 – Uma Vīna, flauta, tambor, concha – os sons desses instrumentos são auspiciosos. Música em geral, objetos prazerosos e mulheres bonitas, garotas dançando, pote de coalhada, arroz colorido, açúcar, grama Durva, pasta de sândalo, pote cheio de água, flores e guirlandas, frutos e virgens, sinos, luzes e flores de lótus – tudo isto é auspicioso tanto por ouvir quanto para ver.
2:156 – Guarda chuva, arcos, palanques agradáveis, ou carruagens, hinos de louvor, ou alguém recitando os Vedas, uma vaca amarrada com uma corda, um touro, um espelho montado, ouro, uma vaca e seu bezerro, comestíveis, lama fresca, ou um Pandit instruído, tudo isso é bom. Em breves palavras, todas estas coisas que são agradáveis de se ouvir e que agradam os olhos podem ser consideradas como bons sinais para a pergunta.
2:157-158 – Outros sinais e presságios devem ser aprendidos a partir de outros tratados no assunto ou sob a orientação de um Guru, ou conforme o código de conduta esboçado por homens instruídos. Para orientações gerais, pode-se conceber que qualquer coisa, ou sinais que nos ajudem a alcançar nossos objetivos são bons, e todas aquelas coisas que não são auspiciosas, indicam resultados contrários. Conhecendo a natureza benéfica e maléfica dos presságios, é possível fazer predições apropriadamente.


Assim concluo o 2º Capítulo de Praśna Mārga.

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1. Na tradução para o inglês ele fala a Divindade da Família, ou seja, o Kula Devatā, mas no original em Sânscrito está escrito Devatā hṛdi, que significa a Divindade do Coração, mas não no sentido de ser a Divindade Desejada (Iṣṭa), porém sim aquela associada ao 4º Bhāva que representa o coração nos membros do Puruṣa. Desde que pode ser entendido dessa forma, Raman traduziu o termo Devatā hṛdi como aquela divindade associada ao 4º Bhāva que representa a Família, o Lar. Então, a divindade da família (Kula).
2. Este procedimento faz parte do que é ensinado em Nimitta, os sinais que se devem observar. Assim como se observam os sinais (presságios) à volta, tais sinais também são observados na aparência do querente.
3. O presente a que o texto se refere é o pagamento pelos serviços do Astrólogo. Uma tradição é o pagamento pelos serviços do astrólogo para que não se estabeleça dívida Karmica entre os dois.
4. Śrī Nīlakanta também fala em seu livro Praśna Tantra sobre como identificar se o querente veio com más intenções com o intuito de testar as habilidades do Astrólogo. Ele diz no capítulo 1, Usos da Astrologia Horária, em seu Tratado Praśna Tantra, “A intenção do querente será benéfica se: (a) Um benéfico se junta ao Lagna; (b) Se Maṅgala ou Candra em sua fase clara (Śukla Pakṣa) e Bṛhaspati aspectam o Lagna; e (c) Bṛhaspati ou Budha lançam um olhar benéfico sobre o Senhor do 7º Bhava”.
Além disto eu mesma tenho feito a seguinte observação por meio de meus estudos. O Astrólogo deve identificar sua própria Carta Natal e verificar o sub período em que está vivendo. Os clientes que se consultarão com ele enfrentam, no momento do pedido de uma consulta, problemas que estão intimamente relacionados ao Governante daquele sub que o Astrólogo vive. O Karma aqui está relacionado Querente-Astrólogo. Não há dúvida sobre isto.
Outro meio de investigação apropriada é abrir o Tajika do querente daquele ano. Verifique, através da Nārāyaṇa Daśā, o Governante daquela Rāśi que tem alguma relação com o Dharma Bhāva. Se, quando o querente lhe procurou, ele estava vivendo aquela Daśā, então ele procurou o Astrólogo realmente por uma orientação espiritual. Lembre que Dharma Bhāva significa o Guru, o orientador espiritual e qualquer associação do governante daquela Rāśi Daśā com o Dharma Bhāva, Āruḍha, Governante etc., prova a sinceridade do querente.
Harihara continua, explicando que se o Astrólogo se esforçar por atender tal querente (que veio com o objetivo de testar as habilidades do Astrólogo), por mais que se esforce ele não obterá resultados satisfatórios. Isso porque a Astrologia Védica é uma Ciência Sagrada e se não há Karma entre Querente e Astrólogo, e o Astrólogo for, de fato, um bem competente em todas as suas injunções como prescritas por seu Guru, tais questões não frutificam e ele não cai em erro.
5. Todos os métodos descritos neste Adhyāya estão de acordo com a Tradição praticada em uma época em que não se usavam Softwares de Astrologia e todo o cálculo, bem como o desenho da Carta, eram feitos à mão. O Astrólogo familiarizado com as ritualísticas e prescrições Védicas perceberá que muita dessa Tradição permanece viva até os dias atuais.
6. Aqui novamente instruções sobre a prática de Nimitta.
7. Harihara aconselha ao Astrólogo considerar inúmeros fatores astronômicos antes de pronunciar o julgamento. Existem aproximadamente 22 doṣas, ou aflições, chamados períodos inauspiciosos. Quando uma pergunta é feita sob estes doṣas, a indicação deve ser negada considerada perigosa ou inauspiciosa. Os doṣas aqui descritos são levemente diferentes daqueles dados em trabalhos de Muhūrta.
8. A Ciência da Respiração, Svara, ou também conhecida com Bhūtodaya, pode ser melhor compreendida após estudo dos seguintes livros aqui indicados: (1) Svara Yoga, por Svāmī Muktibodhānanda; (2) Secret Power of Tantrik Breathing, por Svāmī Śivapriyānanda; (3) The Science of Breath & Philosophy of the Tattwas, por Raman Prasad. Todos estes disponíveis online para leitura. (4) O Capítulo 25 do Śāradātilakatantra, um compendio de Mantraśāstras, por Lakṣmaṇadeśika, contém referências ao conhecimento do surgimentos ou da predominância dos elementos grosseiros (Bhūtodaya, também conhecido por Svarodaya), aqui igualmente relacionado aos seis ritos tantrikos. (5) O Livro Vedic Remedies in Astrology, por Pandit Sanjay Rath.
Existe uma ferramenta refinada em Jyotiṣa para determinar o surgimento dos 5 elementos (Mahā Bhūta) ao invés de confiar na respiração, chama-se Bhūtodaya. Conforme o diagrama ilustrativo, deve-se compreender dessa forma:
O dia está dividido em duas partes chamadas Ahorātra (dia e noite com 12 horas cada). Cada metade está dividido em 4 Yamas de 3 horas cada; e cada Yama está dividido em dois Yamardha (literalmente, metade de um Yama) de 90 minutos cada. O primeiro Yamardha é Āroha (ascendente); assim como o segundo Yamardha é Avahora (descendente). Cada Yamardha de 90 minutos tem 15 partes de 6 minutos (ou 15 Vighaṭis). Estes são os cinco Tattvas que têm o seguinte número de partes – Pṛthvī (1), Jala (2), Agni (3), Vāyu (4) e Ākāśa (5). Veja a Tabela em baixo:

Por exemplo, vamos determinar o Tattva para Terça-feira, governado por Maṅgala Graha. Maṅgala governa o elemento fogo (Agni), então o primeiro Tattva será Agni às 6:00 da manhã (ou ao nascer do Sol). Isto tem 3 partes, como descrito acima, ou seja, 18 minutos ao total (18/3 = 6 minutos). Em seguida, Vāyu com 4 partes e ele tem 24 minutos (24/4 = 6 minutos) e assim por diante com cada elemento até completar o quadro. Este primeiro ciclo é o Āroha (o ciclo ascendente). Tomando o nascer do Sol para às 6:00h da manhã (hipoteticamente falando, pois a hora do nascer do Sol varia de estação para estação em cada região do planeta), isto faz com que o segundo ciclo comece às 7:30h, e as primeiras 3 partes novamente são governadas por Agni e assim por diante neste outro ciclo chamado de Avahora (ciclo descendente). E por este meio prático o elemento que surge pode ser determinado.



Agni 
(18 minutos)
Vāyu 
(24 minutos)
Ākāśa 
(30 minutos)
Pṛthvī 
(6 minutos)
Jala 
(12 minutos)
6:00h + 18
6:18h + 24
6:42h + 30
7:12 + 6
7:18 +12
6:18h
6:42h
7:12h
7:18h
7:30h

9. Dias benéficos são Segunda, Quarta, Quinta e Sexta; dias maléficos são Terça, Sábado e Domingo.


10. O Cordão do duas vezes nascidos, o Yajñopavīta pelo qual o conhecimento espiritual é transferido durante a iniciação. Esse cordão sagrado é conhecido por vários nomes.
11. Signos ímpares (Meṣa, Mithuna, Siṁha etc), o 1º, 4º e 7º Navāṃśas se referem a Dhatu (mineral); o 2º, 5º e 8º se referem a Mūla (animal); e o 3º, 6º e 9º signos se referem a Jīva (vegetal). Em signos pares (Vṛṣa, Karkaṭa, Kanyā etc.), o 1º, 4º e 7º Navāṃśas se referem a Jīva (vegetal), ); o 2º, 5º e 8º se referem a Mūla (animal); e o 3º, 6º e 9º signos se referem a Dhatu (mineral).
12. Sarisripa Navāṃśa são as Rāśis de Karkaṭa, Vṛścika e Mīna.
13. Bṛhaspati ou Śukra indicarão seres humanos neste caso.
14. Gana é um termo usado em métrica, onde existem 8 grupos de sílabas, ou seja: (1) Ma, 2 (Ya), 3 (Ra), 4 (Sa), 5 (Ta), 6 (Ja), 7 (Bha) e 8 (Na).
15. As Vogais são as breves (a, i, u, ṛ, lṛ) e as longas (ā, ī, ū, ṝ, e, ai, o, au), divididas em guturais, palatais, bilabiais, cerebrais, dentais, gutural palatal e gutural labial; As consoantes também estão divididas em guturais (k, kh, g, gh, ṅ e h), palatais (c, ch, j, jh, ñ, y e ś), as cerebrais (ṭ, ṭh, ḍ, ḍh, ṇ, r e ṣ), as dentais (t, th, d, dh, n, l e s) e as bilabiais (p, ph, b, bh, m e v).
16. Os Cinco Vargas, ou grupos de consoantes, conforme a nota de rodapé anterior: