द्वितीय अध्यायः
Dvitīya adhyāyaḥ
Capítulo 2
ॐ
ॐ गुरवे नमः
Oṁ Gurave Namaḥ
_______________________________
Todas as Notas de Rodapé e demais observações no livro
são da responsabilidade da tradutora para o Português.
© Todos os direitos reservados.
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mas não pode ser comercializado.
Somente os Stanzas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático
do autor com suas análises e consequentes observações.
Traduzido para o Português por:
... uma yoginī em seva a Śrī Śiva Mahā Deva ...
Karen de Witt
Rio de Janeiro_Brasil
Procedimento para o Astrólogo
2:1 –
Um Astrólogo deve se levantar pela manhã, orar ao Kula Devatā1,
limpar as várias partes do corpo, tomar banho, fazer seu Nitya Karmas e
realizar Mantra Japa, estudar os Grahas com a ajuda de um Almanaque e
permanecer calmo sem ser perturbado por qualquer ansiedade, sempre esperando a
visita de alguém ansioso por ter suas dificuldades solucionadas com a ajuda do
Astrólogo.
2:2 –
O Astrólogo deve sempre ser procurado se qualquer pessoa estiver se aproximando
dele para uma predição. Ele deve examinar2 minunciosamente a aparência, a roupa, os
movimentos, ações etc., do querente. Ele deve notar qualquer som de pressagio
ou sinal indicativo. Por último, ele deve diagnosticar muito cuidadosamente a
natureza de sua própria respiração.
Procedimento para o querente
2:3 –
O querente deve selecionar uma Tithi (dia lunar) auspiciosa, um Nakṣatra
(Constelação) auspicioso e um Vāra (dia da semana) também auspicioso. Bem cedo,
pela manhã, o querente deve encontrar o Astrólogo com algum presente3
simples e fazer sua pergunta como uma atitude de reverência.
2:4-6
– Somente uma solicitação humilde merece uma resposta. Nenhuma predição deve
ser oferecida a qualquer pessoa sem ser convidada, nem para quem deseja testar
o Astrólogo4.
Se o Astrólogo se esforçar por responder (semelhante pessoa), ele não será
capaz de chegar à verdade. Se solicitado ou não, se houver o desejo de conhecer
o futuro, o Astrólogo deve dar predições com base no Lagna, Kendras e Koṇas
Bhāvas. Assim como Vasiṣṭha diz “aqueles
que têm um desejo de conhecer o futuro, quer eles perguntem ou não, dê-lhes
predições com base nos Āruḍhas” no momento do Praśna.
Procedimento Para o Āruḍha
2:7-9
– Na esfera terrestre, ou círculo, Meṣa e Vṛṣabha representam o Leste; Mithuna
o Sudeste; Karkaṭa e Siṃha o Sul; Kanyā o Sudoeste; Tulā e Vṛścika o Oeste;
Dhanus o Noroeste; Makara e Kumbha o Norte; e Mīna o Nordeste. O Āruḍha Rāśi é
o Signo correspondente à direção ocupada pelo querente no momento de colocar a
pergunta.
2:10
– Assim como a Rāśi se torna ocupada pelo querente, ela então é denominada o
Āruḍha. Uma consideração cuidadosa do Āruḍha leva a uma avaliação apropriada da
Carta em questão.
2:11
– Em casos incertos, o Āruḍha deve ser encontrado assim: um círculo é desenhado
fazendo as direções e os signos zodiacais e, após as devidas invocações, é
pedido ao querente para que ele coloque uma peça de ouro em qualquer ponto (da
Carta) e o Āruḍha5 é acertado conforme isto.
Coisas a Serem Notadas no Momento da Pergunta
2:12
– Quando uma pergunta é colocada, o Astrólogo deve verificar6
o 1. exato momento (samayā), 2. a natureza do local ocupado pelo querente
(deśa), 3. a natureza de sua própria respiração (svavāyu), 4. sua própria
condição ou estado (avasthā), 5. o que o querente toca (sparśa), 6. Āruḍha
Rāśi, 7. a direção, 8. as letras das palavras proferidas (praśnākṣara), 9. o
comportamento do querente (Sthiti), 10. os movimentos (ceṣṭa), 11. a atitude
mental (bhāva), 12. seu olhar em uma direção específica (vilokana), 13. sua
roupa (vasanam), e 14. sons de agouro ou sinais indicativos naquele momento
(nimittas).
Método de Ler os Resultados
2:13
– O Astrólogo deve revelar ao querente a Graça de Deus para com ele (com o querente),
os problemas que surgem de inimigos, as doenças e as medidas corretivas
apropriadas pela observação e por levar em consideração tudo em torno dele na
forma de presságios ou sinais naquele momento da pergunta, quando ele começa a
partir da casa do nativo, quando ele está em seu caminho para a casa, quando
ele entra em sua casa e quando o Cakra está sendo preparado e com base nos Sūtras,
Trisphuṭa, aṣṭamaṅgala, Āruḍha, Suvarnāvasthā (o ato de deixar um pedaço de
ouro) dentre as flores no Cakra, o surgimento do sol, a posição da lua, os
estados planetários naquele momento, e os Bhāvas no horóscopo do querente.
Indicações para o Sucesso
2:14-15
– Se a mente do Astrólogo está estabelecida e a da pessoa a quem se vai ler o
futuro está humilde e devotada em temperamento, então a leitura será correta e
a resposta para todas as perguntas serão boas. Se o Astrólogo está calmo, se o
querente estrutura a sua pergunta de forma apropriada, e se alguém fala sobre
ele ou se ele vê algo relacionado com o tópico, então o questionador alcançara
seu objetivo desejado. Assim diz uma grande autoridade (no assunto).
O Fator Tempo
2:16-20
– Os momentos desfavoráveis para se colocar uma pergunta são7
– os 11 Nakṣatras que não são auspiciosos para a primeira alimentação da
criança; o Gaṇḍānta, Uṣṇa e Viśa Nakṣatras, as quatro Tithis lunares maléficas,
Vishti e Sthira Karaṇas; junções de Tithis, Nakṣatras, Rāśis e Aṁśa;
Gulikodayakāla, Vyatipāta, Sarpaśiras, Eclipses e Ekārgala; Mṛtyu e Dagdha
Yogas; quando maléficos surgem em ou lançam dṛṣṭis em Rāśis maléficas; a 13ª
Tithi Lunar (Trayodaśa); ao entardecer; à meia-noite; quando o Lagna estiver
aspectado por Sūrya; no ingresso Solar (Saṁkrāntīs); em um dia governado pelo
3º, 5º ou 7º Nakṣatra contado do Janma Nakṣatra do querente; quando o Lagna da
pergunta for o 8º Lagna contado do Lagna do querente; e quando Candra do Praśna
estiver no 8º Bhāva contado de Candra Natal do querente. perguntas colocadas
sob tais momentos são indicativos de resultados não auspiciosos.
O Fator Espaço (de tempo)
2:21
– Se a pergunta é feita em um momento livre dos doṣas acima, em Amṛta Gatis,
quando benéficos surgem no Lagna ou o aspectam, em Muhūrtas auspiciosos e em
Siddha, Amṛta e outros Yogas auspiciosos, isto levará ao sucesso.
O Fator Local
2:22-25
– Quando o local onde a pergunta é feita são os seguintes, o objetivo do
querente será realizado – locais cheios de árvores ou plantas com frutos e
flores e livres de todas as sujeiras e poeira e com ouro em abundancia, pedras
preciosas e semelhantes; um local agradável para a mente e para os sentidos, ou
um local lavado com esterco de vaca diluído (na água), agradáveis locais com
belas mulheres; um canto feliz com sons de auspiciosas cerimonias ecoando, tal
como casamento etc., e uma casa saudável com familiares sorrindo.
2:26-27
– Uma floresta medonha, um campo crematório, um local ermo e acidentado; uma
casa abandonada, ou uma casa onde doença e pobreza existem em abundancia; um
local onde um funeral está sendo realizado; proximidades de locais aquosos,
fogo ou árvores sem vida; e todos os pontos que adoecem nossa mente e corpo são
ruins e o objetivo do querente não será realizado.
Exame da Respiração 8
2:28
– Todos os dias o Astrólogo deve examinar a sua respiração pela manhã. Ele deve
diagnosticar através de qual Naḍī (o prāṇa) está passando e em que Bhūta pode
ser fixado. A partir disto ele pode saber antecipadamente o que é provável de
acontecer para ele naquele dia. Da mesma forma, o futuro do querente pode ser
lido no caso do Naṣṭa Praśna (pergunta relativa à perda de riqueza) e
semelhantes, através da natureza da respiração do Astrólogo no momento da
pergunta.
2:29
– Se a respiração estiver passando pela narina esquerda na 2ª, 4ª, 5ª e 6ª
feira, então é favorável. Se através da narina direita no domingo, 3ª e Sábado
também é igualmente favorável. Mas se ela passa através da narina direita nos
dias dos planetas benéficos e através da narina esquerda nos dias dos planetas
maléficos, então os efeitos serão adversos. Acontecimentos significativos podem
ser antecipados por um estudo da passagem do prāṇa através das narinas.
2:30
– Se a respiração for favorável em qualquer dia, então há certeza de que a
saúde será boa, ele ganhará dinheiro e obterá suntuoso alimento e também outras
coisas favoráveis naquele dia. Se desfavorável, os efeitos serão inversos, isto
é, ele não obterá bom alimento, terá brigas com todo mundo, não terá um bom
sono, bem terá conforto fácil mesmo a despeito de quaisquer respostas da
natureza (aqui significando os sinais de presságios).
2:31
– Se a respiração for desfavorável nos Domingos, ele terá dor sobre todo o
corpo; nas Segundas, brigas; nas Terças, morte para ele mesmo ou seus parentes;
nas Quartas, viagens para longe; nas Quintas, algumas calamidades para o seu
País; nas Sextas, falhas nos empreendimentos; e nos Sábados, perdas
financeiras, de valor, perda de grãos e brigas em relações a terras.
2:32-33
– Se você perceber que em 8 Domingos consecutivos a respiração passa através da
narina esquerda, então prediga morte ou calamidade equivalente à morte para o
seu Guru, ou parente mais velho; em 8 Segundas consecutivas, se a respiração
passa através da narina direita, alguma má sorte para seus filhos ou parentes
mais jovens; em 8 Terças, se a respiração passa através da narina esquerda,
isto significa aprisionamento nas mãos de seus inimigos; em 8 Quartas, se a
respiração passa através da narina direita, traz graves males ou até mesmo a
morte; em 8 Quintas, se a respiração passa através da narina direita, causa
perigo para o seu Guru; em 8 Sextas, se a respiração passa através da narina
direita, causa perda de dinheiro em relação a terras; e se em 8 Sábados a
respiração passa através da narina esquerda, traz a ruina em sua casa ou morte
de sua esposa.
As Dimensões dos Mahā Bhūtas
2:34
– As dimensões dos cinco Mahā Bhūtas (grandes compostos primordiais) são as
seguintes – Pṛthvī ou terra (16 inches/40,64cm); Apa ou água (12 inches/30,48cm); Teja ou fogo
(8 inches/20,32cm); Vāyu ou ar (6 inches/15,24cm); e Ākāśa ou éter (3
inches/7,62cm). Isto é verdadeiro para ambas as narinas. Aqui 8 inches fazem um
pé.
Medida corretiva em caso da respiração cair em Agni
no 1º Dia Lunar depois da Lua Nova
2:35-37
– Supondo que em um 1º dia Lunar depois da Lua Nova você percebe a sua
respiração passando através da sua narina esquerda, no elemento terra (Pṛthvī),
então prediga bons efeitos tais como a obtenção de boas e nobres casas e coroação. Se ela
estiver no elemento água, então diga que haverá poços e tanques para o uso das
pessoas e haverá celebração de casamentos. Se estiver no elemento fogo, haverá
perturbações por meio de inimigos, ferimentos por meio de armas e úlceras, sua
casa será queimada, ele cairá de alturas e seus filhos serão feridos pelo fogo.
Para
impedir isto, o Senhor Īśvara deve ser propiciado. Se ela estiver no
elemento ar, haverá medo de ladrões, saída de sua terra natal, ele subirá em
cavalos e elefantes. Se estiver no éter, ele será iniciado em uma antiga
tradição Mantrika, gastará dinheiro para construir templos e obterá Dīkṣa
embora sua saúde possa lhe causar alguma ansiedade. Estes são os efeitos dos
cinco elementos em ambas as Naḍīs. Se a respiração estiver longa e continua, é
auspiciosa. Se estiver interrompida, é ruim.
Objetos Perdidos ou roubados e a respiração
2:38
– Em uma pergunta envolvendo perda ou roubo, pode-se fazer uso disto (dos
diferentes elementos na respiração) e predizer o resultado. Se você perceber a
respiração no elemento terra (Pṛthvī), então diga que o artigo perdido está
escondido sob a terra; se estiver no elemento água (Jala), ele estará sob a
água; se estiver no elemento ar, diga que o objeto está em um canto esfumaçado;
se estiver no éter, diga que ele está em algum lugar no alto; se estiver no
fogo, diga que ele está guardado sobre o chão.
2:39 –
Se o Astrólogo encontra o querente no mesmo lado conforme a sua respiração está
no elemento terra ou água, ele será abençoado com vida longa, boa esposa e
filhos e plenitude de riqueza. Se ela for uma mulher, ela terá um marido digno
etc. Se, por outro lado, o querente estive do lado oposto, ou se a respiração
for de outros elementos, o efeito será totalmente inverso.
Idā,
Piṅgalā e Suṣumnā e Perguntas sobre
Doenças,
Objetos Perdidos, Sexo da Criança etc.
2:40
– Na narina esquerda existe um nervo (Naḍī) conhecida por Idā; na narina
direita este nervo é conhecido pelo nome de Piṅgalā. O canal central, o qual
está encoberto, é chamado Suṣumnā. Estes nervos são governados por Candra
(Lua), Sūrya (Sol) e Agni (fogo), respectivamente.
2:41
– Idā é bom em tempo de partida, e Piṅgalā é favorável para entrar em um local.
Suṣumnā é bom somente para as práticas Yogicas.
2:42
– Em uma pergunta relacionada à doenças, se a pergunta vem da direita, quando a
respiração passa através do mesmo lado, então prediga que a doença será curada.
Se a pergunta vem da esquerda quando a respiração passa através do mesmo sinal,
prediga agravação da doença. Se a pessoa doente for uma mulher, deve ser do
lado esquerdo para alívio e do lado direito para agravamento da doença.
2:43
– Quando a pergunta colocada vem do lado esquerdo e a respiração flui através
do lado direito, ou vice-versa, então o homem doente obterá alívio somente com
grande dificuldade.
2:44
– Se a pergunta é feita quando o Astrólogo inala, então haverá alívio; se
quando ele exala, o homem doente morrerá.
2:45
– Em Ānuṣṭhānapaddhati
foi estabelecido que um homem doente obterá alívio se a respiração do Astrólogo
e o lado pelo qual a pergunta vem estão em concordância. Aqui, o lado esquerdo
sozinho é bom para as mulheres e o lado direito é bom para os homens.
2:46
– No momento da pergunta, se não houver indicação de morte, de visões não auspiciosas,
conversa ou pensamento e se o mensageiro e a respiração estiverem do mesmo
lado, a pessoa doente viverá; caso contrário, não.
2:47
– Se a pergunta for feita quando a Lua está crescente (Śukla Pakṣa), o
mensageiro (ou o querente) de pé em frente, ou em um local elevado, ou do lado
esquerdo, e a respiração do Astrólogo estiver governado por Candra (o lado
esquerdo da narina), então o querente terá todos os seus desejos satisfeitos.
Se, quando Candra estiver minguando (Kṛṣṇa Pakṣa), o mensageiro (ou querente)
estiver abaixo ou atrás, ou no lado direito, e a respiração (do Astrólogo)
estiver governada por Sūrya (lado direito da narina), então também prediga bons
resultados.
2:48
– No momento da pergunta, conforme o Astrólogo se sinta ou não confortável,
quando feito seu trabalho diário tal como sono, banho e alimentação, assim
serão os efeitos sobre o questionador.
2:49
– Independente de onde o querente se encontra, ou por onde flui a respiração,
se depois de colocar a pergunta a pessoa fica parada e firme, prediga que o
homem doente não morrerá.
2:50
– Se uma pergunta relacionada a “perda de riqueza” for colocada, diga que o
artigo será encontra no Leste, Sul, Oeste ou Norte a partir do local onde o
querente está, conforme a natureza da respiração do Astrólogo estiver em Pṛthvī,
Apa, Teja ou Vāyu. Se a respiração for etérea (Ākāśa), então o artigo será
encontrado em algum local no meio ou no mesmo local onde ele estava
anteriormente.
2:51
– Em dias de semana benéficos9, quando Candra estiver aumentando, se a
respiração estiver na esquerda, isso é bom; em dias de semana maléficos, quando
Candra estiver diminuindo, se a respiração estiver na direita, isso também é
bom.
2:52-53
– Sem Yuddha Praśna, se um soldado começa com sua respiração em sua esquerda e
vai para o campo de batalha quando sua respiração está na direita, e se seu
inimigo se encontra naquele lado onde ele não tem a respiração, então ele
certamente será vencido por seu oponente. O inverso será o efeito na posição
inversa.
2:54
– Sempre que ladrões, inimigos, reis, ou aqueles em autoridades, santos, seus
companheiros de aposta com quem ele joga, e seus rivais em litígios, estão
posicionados naquele lado de sua narina através do qual a sua respiração não
flui, eles estarão completamente impotentes para fazer-lhe qualquer ferimento.
Mas do outro lado, eles lhe infligirão morte.
2:55
– A respiração do lado direito é favorável no momento do banho, da refeição e
da coabitação, transação, negócios, debate, jogo e briga. Também é bom quando
você está com medo ou desapontado em qualquer coisa.
2:56
– A respiração do lado esquerdo é boa para viagem, para colocar novas roupas ou
ornamentos, para o casamento, para reconciliação, para fazer um presente e para
estar na presença de outra.
2:57
– Quando você vê uma mulher grávida no momento quando você respira através da
narina direita, então, prediga que a criança é menino; se através da esquerda,
diga que é menina. Se estiver em Suṣumṇa, prediga que ela dará nascimento a uma
criança sem vida.
2:58
– Supondo que uma mulher grávida pergunte a um astrólogo “qual é o sexo da
criança que eu estou esperando”, então diga a ela que será menino se ela
perguntar do lado que você está respirando. Se não, diga que é uma menina. Se a
respiração passa através de ambas as narinas, então ela dará nascimento a
gêmeos.
2:59
– Se alguém deseja sucesso rapidamente em qualquer empreendimento na vida, ele
deve começar quando a respiração está na esquerda e alcança o seu destino
quando a respiração está na direita.
2:60
– Se uma pergunta relacionada a uma invasão for colocada, se a respiração passa
através da esquerda, prediga que não haverá invasão; se através da direita,
então haverá ataque.
2:61
– Para uma pergunta se haverá sucesso em uma dupla de amigos, se a pergunta é
feita do lado onde há a respiração, então diga que haverá sucesso.
2:62
– Quando a respiração passa através da esquerda, um lutador de luta livre pode
preparar, começar e entrar na arena. Se ele ataca o oponente na esquerda,
quando a respiração está na direita, então o sucesso é assegurado para ele.
2:63
– Mesmo se o contestante entra no ring com a respiração na narina esquerda, ele
será vencido quando ele se mover quando a respiração está na mesma narina. Em
tal eventualidade, ele deve escolher o Leste ou Norte do ring com o propósito
de evitar a derrota.
2:64
– Em uma questão pertinente a nascimentos, quando a respiração do astrólogo
estiver etérea, diga que a criança no útero morrerá. Se a pessoa pergunta a
questão do lado onde a respiração está fluindo e passa para o lado onde não tem
respiração, então prediga que a criança nascerá morta.
A Análise do Toque (Sparsa)
2:65
– Se no momento da pergunta o querente está tocando com sua mão seu peito, ou
qualquer auspicioso objeto, então prediga coisas boas. Se não, os resultados
ruins irão acontecer.
2:66-67
– Se ele toca seu próprio umbigo, nariz, boca, cacho de cabelo e sua cabeça, ou
o cabelo em qualquer parte de seu corpo, unhas, dentes, partes privadas, ânus,
peito, pescoço, estomago, dedo anelar, as noves aberturas de seu corpo, a palma
de sua mão, a sola de seus pés, e as juntas em seu corpo, ou qualquer
depressão/orifício, então prediga malefícios.
2:68
– Os oito pontos cardeais e os oito membros do corpo tem suas contrapartes
simbolicamente nas 8 Yonis como Dhvaja, Dhūma etc. Os resultados bons ou maus
acontecem quando esses pontos são tocados pelo querente.
2:69
– Dhvaja (bandeira), Dhūma (fumaça), leão, cachorro, touro, um asno e uma vaca,
um elefante, corresponde, respectivamente, Leste, Sudoeste, Sul, Sudoeste,
Oeste, Noroeste, Norte e Leste.
2:70
– A cabeça, nariz, boca ou rosto, olhos ou ouvidos, pescoço, braços ou mãos,
peito e coxas, correspondem, simbolicamente, e respectivamente, ao Dhvaja,
Dhūma etc., mencionado no Stanza anterior.
2:71
– Se o querente está no Leste toca sua cabeça, então prediga
ganhos monetários; se sua boca, ganhos de vacas; seu pescoço, ganhos de
veículos; peito, ganhos de ornamentos. Se o querente está de pé no Sul
e toca seu rosto ou boca, destruição dos inimigos; pescoço, ganhos monetários;
peito, bons filhos; cabeça, chegada de parentes.
2:72
– Se o querente está de pé no Oeste e toca a sua cabeça, ganho de
conhecimento; se a boca, aquisição de amizades; pescoço, ganhos de vacas;
peito, ganhos de veículos. Se o querente está de pé ao Norte e toca sua cabeça,
ganhos de ornamentos; se a boca, bons amigos; pescoço, bons filhos; peito,
aquisição de elefantes ou passeio com elefantes.
2:73
– Se o querente está de pé no Sudeste e toca seu nariz, perigo
para a vida; os olhos e ouvidos, medo de problemas; se os braços, quebra de
votos; e se as pernas, ruina para a própria família. Se o querente está de pé
no Sudoeste
e toca seu nariz, perda de dinheiro; se os olhos e ouvidos, doenças; se os
braços, perda de filhos; e se as pernas, perigo.
2:74 –
Se o querente está de pé ao Noroeste e toca seu nariz, medo de
armas; se os olhos e ouvidos, doença para a esposa; se os braços, brigas ou
disputas; se as pernas, assassinato de uma vaca. Se o querente está de pé no Nordeste
e toca seu nariz, quebra de dentes; olhos e ouvidos, morte de pessoas más; se
os braços, perigo para os filhos; e pernas, males para a relação.
2:75
– Se o querente está de pé no Sudeste, Oeste ou Norte e toca nariz, olhos,
braços ou pernas, respectivamente, ou se ele está de pé no Sudeste, Sudoeste ou
Noroeste e toca o pescoço, peito, ou cabeça ou boca, respectivamente, os
efeitos não serão nem muito ruins nem muito bons.
2:76
– Se em uma pergunta relacionada à longevidade, acura de um homem doente
dependerá do Avasthā, o estado do mensageiro ou astrólogo no momento da
pergunta.
Signo Ocupado pelo Querente
2:77 –
Com o propósito de criar convicção no querente, o astrólogo deve estudar o Āruḍha
Lagna e ler, a partir daí, qual experiência o querente teve durante o caminho.
2:78
– Se Rāhu
ou Śani estiverem no Āruḍha ou na 5ª ou 8ª casa contadas do Āruḍha,
então o mensageiro pode ter visto uma pessoa inferior em seu caminho. Se Maṅgala
ou Budha estão nas posições acima, ele pode ter encontrado pessoas pertencentes
à casta dos Śūdras.
2:79
– Se Bṛhaspati
ou Śukra estiverem no Āruḍha ou na 5ª ou 8ª casa contadas dele, então
Brahmanes foram vistos. Se estes estiverem associados ou aspectados por
maléficos, então Hindus usando o cordão10 foram vistos.
2:80
– Se Sūrya,
então distintos oficiais ou personalidades; se Candra ou Śukra, então
uma mulher. Se Candra e Śani estiverem juntos, então ele pode ter visto
mulheres más; se Śukra (sem qualquer planeta maléfico), então mulheres de casta.
2:81
– A natureza da pessoa que ele encontrou no caminho depende da associação ou
dos aspectos de planetas benéficos ou maléficos. Além disso, as predições têm
de ser feitas a partir da direção do querente e de seus gestos.
2:82
– Se Sūrya
ocupa a 8ª casa a partir do Āruḍha, então prediga desprazeres reais ou
problemas a partir de armas e que devem acontecer no próximo Domingo. Se ele
ocupar o Jiva Navāṁśa, então diga que foi o próprio governante. Prediga também
alguma perda condizente se Sūrya no Navāṁśa ocupa Dhatu11, Jīva ou Mūla (mineral,
vegetal ou animal).
2:83
– Se Candra
ocupa a 8ª casa, diga que o querente teve fome na Segunda anterior ou ele viveu
meramente de arroz e água.
2:84-85
– Se Maṅgala
na 8ª do Āruḍha, então o querente teve uma falta. Maṅgala com Gulika revela
que a pessoa foi ferida severamente. Conforme Maṅgala ocupar um Dhatu, Mūla ou
Jīva ou Sarisripa12 Navāṃśa, o querente foi ferido por alguma
arma, dilacerado por espinhos, arranhado ou ferido por unhas ou dentes, ou for
picado por uma serpente ou por um escorpião na Terça passada.
2:86-87
– Se Budha
ocupa o 8º do Āruḍha, o querente estava impedido em seu trabalho na última
Quarta. Conforme Budha estiver em Mūla, Dhatu ou Jīva Navāṃśa, o querente
perdeu ou está sem folhas de betel e sem nozes de betel, ou estava doente, ou
trocou duras palavras, ou está sem chunam (lima).
2:88-92
– Se Bṛhaspati
estiver no 8º, diga que na última Quinta sua realização dos deveres religiosos
diários foi atrasado (no caso do duas vezes nascido), ou que houve perda de
artigos. Se Śukra estiver no 8º, ele se separou de sua amada ou perdeu
roupas ou suas roupas foram poluídas por sujeira. Se ele estiver em Mūla Navāṃśa,
suas roupas foram rasgadas por espinhos. Se ocupa Jīva Navāṃśa, elas foram
rasgadas pelas pontas dos dedos ou então doadas como presentes. Se ocupa
Sarisripa Navāṃśa, suas roupas foram mordidas por ratos ou comidas por formigas
brancas na última Sexta. Se Śani estiver na 8ª do Āruḍha, diga
que ele fez a sua refeição muito tarde ou que ele encontrou um grande perigo no
último Sábado.
2:93-95
– Se Rāhu
está na 8ª, diga que suas pernas foram afetadas por alguma dor no caminho. Se
ele estiver em Dhatu Navāṃśa, diga que foi causado por pedras. Se ele estiver
em Mūla Navāṃsa, algum espinho perfurou seus pés. Se estiver em Jīva Navāṃśa, o
querente foi picado por uma serpente no último Sábado. Se Ketu estiver na 8ª, diga
que suas pernas foram feridas contra as rochas na última Terça. Se
ele estiver com Gulika, diga que suas pernas foram muito feridas.
2:96
– Se planetas maléficos ocupam a 3ª do Āruḍha, então o querente fez jejum nos
dias governados por tais planetas.
2:97
– A 3ª, 6ª e 12ª casas também são maléficas como a a 8ª casa. Daí, prediga
males que tenham acontecido na última semana de acordo o dia da semana daqueles
planetas que ocupam tais casas.
2:98
– suponha planetas ocupando Bhāvas favoráveis, então prediga bons
acontecimentos nos dias governados pelos ocupantes. Estas predições também
podem ser feitas a partir do Udayalagna, em qual caso, prediga bom ou mau
acontecimento nos seguintes dias da semana.
2:99
– Em Praśna Bhaṣa está descrito assim: Se existirem maléficos fortes na 7ª do
Āruḍha do mensageiro ou do querente, ele deve ter tido presságios ruins; se
benéficos, bons presságios. Os mesmos resultados podem ser lidos a partir dos
planetas na 4ª e 10ª do Āruḍha. Os presságios em uma viagem podem ser lidos a
partir do Lagna no momento do início e na 4ª e 10ª a partir daí. Os mesmos
resultados podem ser lidos a partir dos planetas na 4ª e 10ª do Āruḍha.
2:100
– Se Sūrya ou Maṅgala ocupam a 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª, então diga que ele encontrou
algum quadrúpede como elefantes ou vacas conforme os signos indicados13
em sua forma. Budha e Śani são planetas para aves e indicam pássaros como
chakoras. Candra indica serpentes ou escorpiões e Rāhu indica aranhas.
2:101
– Se Śani, Rāhu, Ketu ou Gulika ocupam a 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª, diga que ele
encontrou pessoas de casta inferior em seu caminho. Se Candra e Śukra ocupam as
casas acima, diga que ele encontrou mulheres no caminho. Se Budha, diga que ele
encontrou homens instruídos. Se Bṛhaspati, ele encontrou Brahmanes piedosos. Maṅgala
indica soldados. Sūrya representa homens distintos.
2:102
– Se o mensageiro coloca sua pergunta a partir do Leste, Sul, Oeste ou Norte,
isso é bom. Se ele ocupa o Sudeste, Sudoeste, Noroeste ou Nordeste, isto é
ruim. Isto se aplica somente aos homens. A ordem inversa é mantida no caso de
mulheres.
2:103
– Se o querente olha ou está parado na direção Sul, isso indica males
especialmente relacionado à longevidade.
Prāṇākṣara
2:104
– Se a primeira sílaba14, ou Gaṇa da palavra proferida pelo
querente, acontece de ser governada por qualquer dos Bhūtas – Ākāśa, Vāyu,
Agni, Apa ou Pṛthvī, o efeito da pergunta não acontecerá.
2:105
– O alfabeto15 está dividido em duas partes, ou seja, as vogais encabeçadas
por A (अ) e as consoantes encabeçadas
pelas Guturais Ka Va Ga (क व ग), incluindo as líquidas, as
semi-vogais e as sibilantes. As vogais constituintes de “Vida” e as consonantes
“Corpo”.
2:106
– Se a sentença de uma pergunta começa com uma vogal, a pergunta pode ser sobre
a longevidade de uma pessoa e o efeito será benéfico. O problema, se algum, é
somente físico. Semelhantemente, se a pergunta começa com uma consoante, o
problema não é tanto com o corpo assim como com sua longevidade.
2:108
– Este Śloka é de Ānuṣṭhānapaddhati. As letras são divididas em Guru e Laghu.
As longas são Guru e as breves são Laghu. Na palavra proferida pelo querente,
as primeiras três letras fazem um Gaṇa. Gaṇas estão divididos em oito, baseados
em Guru e Laghu. Guru é duro, Laghu é suave.
2:109 – Se o querente fala palavras que são muito agradáveis ao ouvido, auspiciosas, coerentes e expressivas, prediga sucesso de seus empreendimentos; caso contrário, não. Se sua pergunta vem com um Visarga, então também o efeito será favorável.
2:109 – Se o querente fala palavras que são muito agradáveis ao ouvido, auspiciosas, coerentes e expressivas, prediga sucesso de seus empreendimentos; caso contrário, não. Se sua pergunta vem com um Visarga, então também o efeito será favorável.
2:110
– Além disso, encontre o Lagna a partir da primeira letra da citação do
querente e então prediga os resultados, bons ou ruins, conforme cada caso.
2:111
– Existem sete Vargas, ou seja, A (अ), Ka (क),
Ca (च), Ta (त),
Ṭa (ट), Pa (प)
e Ya (य), pertencente a Sūrya, Maṅgala,
Śukra, Budha, Bṛhaspati, Śani e Candra, respectivamente. Veja a tabela abaixo.
2:112
– Por uma consideração em relação a esta divisão dos Vargas, acerte o Lagna com
base na 1ª, 2ª e 3ª letras e responda ao querente.
2:114 – Este esquema é usado quando nem o Āruḍha e nem o Udaya Lagna é conhecido. Assim também quando existem muitas perguntas colocadas praticamente ao mesmo tempo.
A Atitude do Querente
2:115
– Observe o querente como ele está. Se ele coloca seu pé esquerdo para a
frente, então prediga coisas boas; se ele coloca seu pé direito na frente,
então coisas ruins. Se ele treme sua perna, isso produz somente coisas ruins. Se
ele para firmemente, isso é bom.
2:116
– Se ele fica à vontade, em linha reta, olhando o Astrólogo em um local elevado
e sobre um bom assento, isto é bom. Se ele fica em um local baixo, em um assento
ruim, então isto é mau.
2:117
– Se o querente coloca uma pergunta sentado, em seguida levanta ou faz a
pergunta em pé e senta em seguida, os resultados serão bons.
2:118
– Supondo que o querente, tendo se aproximado do campo de visão do Astrólogo,
para aqui e ali, então prediga atraso pelo número de dias correspondentes às
voltas que o querente deu.
2:119
– Supondo que um estranho cruze entre o Astrólogo e o querente, então falha na
expectativa deve ser predito.
2:120
– Supondo que o querente trema ou retorça suas mãos, ou as esfregue, ou olhe
para os lados, ou esqueça o objetivo de sua visita, então coloque a pergunta
depois de muito hesitar, então prediga falha.
2:121
– Supondo que repentinamente ele bata em seu próprio corpo ou alguma coisa
próximo dele, então prediga a morte. O efeito é o mesmo quando existir um
pensamento, visão ou novidades de indicações de morte.
2:122
– Supondo que ele sinta sono ou esteja sujo, ou chorando, ou seus cabelos
estejam desgrenhados, ou seu rosto cortado, ou sua cabeça raspada, ou esteja
nu, ou lamentando sua sorte ou fugindo com medo de realizar seu Homa a Agni ou
amarrando alguma coisa em volta de suas pernas ou mãos, ou frequentemente
esfrega os seus olhos com as mãos, ou se sente desanimado, ou parece tropeçando
em um pedaço de madeira ou um monte de grama, então prediga que os efeitos
conhecidos serão ruins.
2:123
– Se o querente é encontrado se ocupando com uma corda enroscada, riscando o
chão com suas unhas, forçado a sair de seu local, ou está obstruído, ou tem seu
corpo besuntado com óleo, ou está ocupado em carregar cinzas ou ossos, ou esterco,
ou descobre que está doentio; ou tem um pano enrolado em seu pescoço; tem seu
corpo pintado com lama; está proferindo sons desagradáveis e ásperos; está
realizando Śrāddha; então você pode muito bem contar que nada de bom será
predito.
2:124
– Supondo que ele tenha com ele uma faca ou uma espada, um pacote de feno,
rede, palha, sapatos, penas de pavão, couro, decorações para pessoas mortas,
chifre, vassoura, cesta de joeirar (uma espécie de peneira), cordas, pilão, ou
ele está com fome ou está aleijado, então também prediga males.
O Estado de Humor do Querente
2:125
– Se ele estiver seu rosto transfigurado, quer pela raiva ou sofrimento ou
esforço, ou se sua mente estiver preocupada, então também os efeitos serão
ruins.
2:126
– Se o mensageiro ou o querente for bonito, saudável e modesto, tiver a marca
de nascimento nobre, raça e possuir um rosto feliz, então tome estes sinais
como bons e prediga conformemente.
2:127
– Se seus olhos estiverem abertos ou se ele estiver olhando para objetos
auspiciosos, e estiver livre de olhares para baixo ou para cima, então prediga
bons efeitos. Se seus olhos estiverem semi cerrados, se ele parece sujo ou
coisas não auspiciosas, ou parece para cima ou para baixo, os resultados serão
muito ruins.
Roupas e Ornamentos
2:128
– Se o querente coloca no molhado, rasgado, roupas sujas, de cores vermelhas ou
azuis, ou decora a si mesmo com flores vermelhas, o efeito do Praśna será
lamentável. Se ele tiver roupas puramente brancas, finos ornamentos, fragrância
com flores e ricos perfumes nele mesmo, então os efeitos serão bons.
2:129
– Se o querente vem com qualquer coisa auspiciosa em sua mão, então prediga
coisas boas. Se ele vem com nada ou com qualquer coisa inauspiciosa como
vassoura etc., então prediga efeitos ruins.
Alguns Lakṣaṇas Específicos
2:130
– Se, no momento da pergunta, o Astrólogo estiver livre de todas as ansiedades,
e se a postura do querente, movimentos e aparências são favoráveis, então
prediga coisas boas.
2:131
– Se estes forem maus, então a realização de seus objetivos desejados não
ocorrerá. Se forem de natureza misturada, então os efeitos serão misturados de
acordo com a força das indicações boas e más.
2:132
– Todos os efeitos de uma pergunta podem ser entendidos completamente por um
estudo cuidadoso do que você vê diante de você ou do que ouve, ou o que os
outros falam no momento da pergunta, na forma de sons de presságios ou de
sinais expressivos.
2:133
– A visão de determinados objetos trazendo conforto e bem estar. Note estes
sinais sugestivos quando você começar as predições. Isto será útil também
quando você vai para outro lugar.
2:134
– Enquanto
discute casamento ou quando começa uma cerimonia de casamento, a visão
de um ‘vestido novo’ e semelhantes indicam um casamento. Então, se acontece de
você ver duas pessoas se despedindo, cada uma para um lado, então o casamento
será quebrado, ou dissolvido.
2:135
– Se você ver qualquer pessoa empurrando seu dedo em qualquer orifício, então
diga que o casamento em questão é imoral. Se, contudo, você nota qualquer
pessoa vindo para você, de qualquer lado, você pode predizer que um cavalheiro,
daquela direção, casará com ela.
2:136-137
– Se
uma pergunta for relacionada a “nascimento de filhos”, uma visão casual
do seguinte, no momento da pergunta, traz boa sorte e realização do objetivo:
um livro, uma caneta e semelhantes, um pequeno sino, bracelete, um colar e
outros ornamentos semelhantes de crianças, um pequeno pedaço de pele de veado,
uma vareta, um cinto de grama Darbha, uma mulher grávida, sorrisos de crianças.
Estes sinais indicam claramente que o querente terá um filho.
2:138
– Se acontece de ver junto qualquer pessoa limpando seu corpo ou indo embora de
seu meio, ou qualquer coisa ardendo brilhantemente, diga que a mulher grávida
em questão terá um aborto.
2:138-140
– Em
um Yuddha Praśna (Guerra), o seguintes são considerados sinais
favoráveis: uma pessoa parada em sua perna direita ou sacudindo suas armas em
sua mão direita; um fogo ardente ou uma pessoa distinta, solene ou calma.
2:141-142
– Uma pessoa parada firmemente sobre sua perna esquerda, uma pessoa chorando ou
falando com uma voz hesitante, uma pessoa suja e embainhando sua espada. Estes sinais
indicam derrota em batalha.
2:143
– Em
uma pergunta relacionada a um empreendimento, a visão de um pedaço de
ouro ou de alguns frutos sugerem ganhos financeiros.
2:144-145
– Em
uma pergunta feita sobre doença, a visão de seres viventes ou de
pessoas em cavalos ou em elefantes, imediatamente cura a doença. Mas parados em
um objeto sem vida, isso traz a morte do querente.
2:146-147
– Flores para ritos funerários, sementes de gergelim, brasas, roupas sujas,
grama Darbha (grama Kuśa), todas estas coisas utilizadas em ritos funerários –
ou campo crematório – estes quando vistos indicam a morte do homem doente.
2:148-149
– Em
uma pergunta pertinente à viagem, se o mensageiro estiver sentado ou
deitado depois da pergunta ser colocada, então você pode dizer que alguma
obstrução impedirá a viagem. Se ele se põem de pé em uma perna e se mantém
parado sobre a outra e a contrai, então algum atraso acontecerá em sua viagem. Se
ele se põem de pé ou caminha enquanto a pergunta é feita, prediga que a viagem
que ele pretende acontecerá brevemente.
2:150
– Se você tem a oportunidade de encontrar duas pessoas com suas mãos apertadas,
ou se você encontra um estranho caminhando em sua direção, então uma disputa
terminará em compromisso. Separações, quebras etc., levem à obstrução da paz.
2:151
– Os
seguintes são considerados presságios ruins e que indicam falhas (nos
empreendimentos): choros intermitentes, sons de alguém fungando, a queda da
bandeira de um mastro ou da árvore de adoração da família, roupas, guarda chuva
ou sapatos estragados, ou palavras indicando ruinas, ou perda de audição de
todas as direções, ou pássaros ruins, ou animais cruéis fazendo ruídos
desagradáveis, luzes apagando inesperadamente – qualquer vaso cheio de água ou
assim firmemente fixado que despenca.
2:152
– No momento do Praśna, se você ver à sua esquerda, gatos, corujas, uma tipo de
cobra, ou Godha, isto é considerado ruim; se você ouvir o choro de um lagarto à
esquerda, o efeito é o mesmo. Espirros de pessoas à direita, também é ruim.
2:153-154
– Se você ouvir alguém proferindo os nomes de porcos, serpentes, lebre, Godha
etc., isso é bom. Mas ver estes animais, ou ouvir seus ruídos, é ruim. Para ver
ou ouvir os ruídos de macacos é bom, mas ouvir seu nome é ruim. Ver ou ouvir os
ruídos de um elefante, de um cavalo ou de um boi também é bom.
2:155
– Uma Vīna, flauta, tambor, concha – os sons desses instrumentos são
auspiciosos. Música em geral, objetos prazerosos e mulheres bonitas, garotas
dançando, pote de coalhada, arroz colorido, açúcar, grama Durva, pasta de
sândalo, pote cheio de água, flores e guirlandas, frutos e virgens, sinos,
luzes e flores de lótus – tudo isto é auspicioso tanto por ouvir quanto para
ver.
2:156
– Guarda chuva, arcos, palanques agradáveis, ou carruagens, hinos de louvor, ou
alguém recitando os Vedas, uma vaca amarrada com uma corda, um touro, um
espelho montado, ouro, uma vaca e seu bezerro, comestíveis, lama fresca, ou um
Pandit instruído, tudo isso é bom. Em breves palavras, todas estas coisas que
são agradáveis de se ouvir e que agradam os olhos podem ser consideradas como
bons sinais para a pergunta.
2:157-158
– Outros sinais e presságios devem ser aprendidos a partir de outros tratados
no assunto ou sob a orientação de um Guru, ou conforme o código de conduta
esboçado por homens instruídos. Para orientações gerais, pode-se conceber que
qualquer coisa, ou sinais que nos ajudem a alcançar nossos objetivos são bons,
e todas aquelas coisas que não são auspiciosas, indicam resultados contrários. Conhecendo
a natureza benéfica e maléfica dos presságios, é possível fazer predições
apropriadamente.
Assim
concluo o 2º Capítulo de Praśna Mārga.
______________________________
1. Na tradução para o inglês ele
fala a Divindade da Família, ou seja, o Kula Devatā, mas no original em
Sânscrito está escrito Devatā hṛdi, que significa a Divindade do Coração, mas
não no sentido de ser a Divindade Desejada (Iṣṭa), porém sim aquela associada
ao 4º Bhāva que representa o coração nos membros do Puruṣa. Desde que pode ser
entendido dessa forma, Raman traduziu o termo Devatā hṛdi como aquela divindade
associada ao 4º Bhāva que representa a Família, o Lar. Então, a divindade da
família (Kula).
2. Este procedimento faz parte do
que é ensinado em Nimitta, os sinais que se devem observar. Assim como se
observam os sinais (presságios) à volta, tais sinais também são observados na
aparência do querente.
3. O presente a que o texto se
refere é o pagamento pelos serviços do Astrólogo. Uma tradição é o pagamento
pelos serviços do astrólogo para que não se estabeleça dívida Karmica entre os
dois.
4. Śrī Nīlakanta também fala em seu livro Praśna Tantra sobre
como identificar se o querente veio com más intenções com o intuito de testar
as habilidades do Astrólogo. Ele diz no capítulo 1, Usos da Astrologia Horária,
em seu Tratado Praśna Tantra, “A
intenção do querente será benéfica se: (a) Um benéfico se junta ao Lagna; (b) Se Maṅgala ou Candra em sua fase
clara (Śukla Pakṣa) e Bṛhaspati aspectam o Lagna; e (c) Bṛhaspati ou Budha lançam um olhar benéfico sobre o Senhor do
7º Bhava”.
Além disto eu mesma
tenho feito a seguinte observação por meio de meus estudos. O Astrólogo deve
identificar sua própria Carta Natal e verificar o sub período em que está
vivendo. Os clientes que se consultarão com ele enfrentam, no momento do pedido
de uma consulta, problemas que estão intimamente relacionados ao Governante
daquele sub que o Astrólogo vive. O Karma aqui está relacionado
Querente-Astrólogo. Não há dúvida sobre isto.
Outro meio de investigação
apropriada é abrir o Tajika do querente daquele ano. Verifique, através da
Nārāyaṇa Daśā, o Governante daquela Rāśi que tem alguma relação com o Dharma
Bhāva. Se, quando o querente lhe procurou, ele estava vivendo aquela Daśā,
então ele procurou o Astrólogo realmente por uma orientação espiritual. Lembre
que Dharma Bhāva significa o Guru, o orientador espiritual e qualquer
associação do governante daquela Rāśi Daśā com o Dharma Bhāva, Āruḍha,
Governante etc., prova a sinceridade do querente.
Harihara continua, explicando que se o Astrólogo se esforçar
por atender tal querente (que veio com o objetivo de testar as habilidades do
Astrólogo), por mais que se esforce ele não obterá resultados satisfatórios.
Isso porque a Astrologia Védica é uma Ciência Sagrada e se não há Karma entre
Querente e Astrólogo, e o Astrólogo for, de fato, um bem competente em todas as
suas injunções como prescritas por seu Guru, tais questões não frutificam e ele
não cai em erro.
5. Todos os métodos descritos neste
Adhyāya estão de acordo com a Tradição praticada em uma época em que não se
usavam Softwares de Astrologia e todo o cálculo, bem como o desenho da Carta,
eram feitos à mão. O Astrólogo familiarizado com as ritualísticas e prescrições
Védicas perceberá que muita dessa Tradição permanece viva até os dias atuais.
6. Aqui novamente instruções sobre
a prática de Nimitta.
7. Harihara aconselha ao Astrólogo
considerar inúmeros fatores astronômicos antes de pronunciar o julgamento.
Existem aproximadamente 22 doṣas, ou aflições, chamados períodos inauspiciosos.
Quando uma pergunta é feita sob estes doṣas, a indicação deve ser negada
considerada perigosa ou inauspiciosa. Os doṣas aqui descritos são levemente
diferentes daqueles dados em trabalhos de Muhūrta.
10. O Cordão do duas vezes nascidos,
o Yajñopavīta pelo qual o conhecimento espiritual é transferido durante a
iniciação. Esse cordão sagrado é conhecido por vários nomes.
8. A Ciência da Respiração, Svara,
ou também conhecida com Bhūtodaya, pode ser melhor compreendida após estudo dos
seguintes livros aqui indicados: (1) Svara Yoga, por Svāmī Muktibodhānanda; (2)
Secret Power of Tantrik Breathing, por Svāmī Śivapriyānanda; (3) The Science of
Breath & Philosophy of the Tattwas, por Raman Prasad. Todos estes
disponíveis online para leitura. (4) O Capítulo 25 do Śāradātilakatantra, um
compendio de Mantraśāstras, por Lakṣmaṇadeśika, contém referências ao
conhecimento do surgimentos ou da predominância dos elementos grosseiros
(Bhūtodaya, também conhecido por Svarodaya), aqui igualmente relacionado aos
seis ritos tantrikos. (5) O Livro
Vedic Remedies in Astrology, por Pandit Sanjay Rath.
Existe uma ferramenta refinada em
Jyotiṣa para determinar o surgimento dos 5 elementos (Mahā Bhūta) ao invés de
confiar na respiração, chama-se Bhūtodaya. Conforme o diagrama ilustrativo,
deve-se compreender dessa forma:
O dia está dividido em duas partes chamadas
Ahorātra (dia e noite com 12 horas cada). Cada metade está dividido em 4 Yamas
de 3 horas cada; e cada Yama está dividido em dois Yamardha (literalmente,
metade de um Yama) de 90 minutos cada. O primeiro Yamardha é Āroha (ascendente); assim como o segundo Yamardha é Avahora (descendente). Cada Yamardha de 90
minutos tem 15 partes de 6 minutos (ou 15 Vighaṭis). Estes são os cinco Tattvas
que têm o seguinte número de partes – Pṛthvī (1), Jala (2), Agni (3), Vāyu (4)
e Ākāśa (5). Veja a Tabela em baixo:
Por exemplo, vamos determinar o
Tattva para Terça-feira, governado por Maṅgala Graha. Maṅgala governa o
elemento fogo (Agni), então o primeiro Tattva será Agni às 6:00 da manhã (ou ao
nascer do Sol). Isto tem 3 partes, como descrito acima, ou seja, 18 minutos ao
total (18/3 = 6 minutos). Em seguida, Vāyu com 4 partes e ele tem 24 minutos
(24/4 = 6 minutos) e assim por diante com cada elemento até completar o quadro.
Este primeiro ciclo é o Āroha (o ciclo ascendente). Tomando o nascer do Sol
para às 6:00h da manhã (hipoteticamente falando, pois a hora do nascer do Sol
varia de estação para estação em cada região do planeta), isto faz com que o
segundo ciclo comece às 7:30h, e as primeiras 3 partes novamente são governadas
por Agni e assim por diante neste outro ciclo chamado de Avahora (ciclo
descendente). E por este meio prático o elemento que surge pode ser
determinado.
Agni
(18 minutos)
|
Vāyu
(24 minutos)
|
Ākāśa
(30 minutos)
|
Pṛthvī
(6 minutos)
|
Jala
(12 minutos)
|
6:00h + 18
|
6:18h + 24
|
6:42h + 30
|
7:12 + 6
|
7:18 +12
|
6:18h
|
6:42h
|
7:12h
|
7:18h
|
7:30h
|
9. Dias benéficos são Segunda,
Quarta, Quinta e Sexta; dias maléficos são Terça, Sábado e Domingo.
11. Signos ímpares (Meṣa, Mithuna,
Siṁha etc), o 1º, 4º e 7º Navāṃśas se referem a Dhatu (mineral); o 2º, 5º e 8º
se referem a Mūla (animal); e o 3º, 6º e 9º signos se referem a Jīva (vegetal).
Em signos pares (Vṛṣa, Karkaṭa, Kanyā etc.), o 1º, 4º e 7º Navāṃśas se referem
a Jīva (vegetal), ); o 2º, 5º e 8º se referem a Mūla (animal); e o 3º, 6º e 9º
signos se referem a Dhatu (mineral).
12. Sarisripa Navāṃśa são as Rāśis
de Karkaṭa, Vṛścika e Mīna.
13. Bṛhaspati ou Śukra indicarão
seres humanos neste caso.
14. Gana é um termo usado em
métrica, onde existem 8 grupos de sílabas, ou seja: (1) Ma, 2 (Ya), 3 (Ra), 4
(Sa), 5 (Ta), 6 (Ja), 7 (Bha) e 8 (Na).
15. As Vogais são as breves (a, i,
u, ṛ, lṛ) e as longas (ā, ī, ū, ṝ, e, ai, o, au), divididas em guturais,
palatais, bilabiais, cerebrais, dentais, gutural palatal e gutural labial; As
consoantes também estão divididas em guturais (k, kh, g, gh, ṅ e h), palatais
(c, ch, j, jh, ñ, y e ś), as cerebrais (ṭ, ṭh, ḍ, ḍh, ṇ, r e ṣ), as dentais (t,
th, d, dh, n, l e s) e as bilabiais (p, ph, b, bh, m e v).
16. Os Cinco Vargas, ou grupos de
consoantes, conforme a nota de rodapé anterior: