© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Rudrākṣas e Pedras Planetárias

O Uso de Pedras Planetárias e Rudrākṣas em Medidas Corretivas


Alguns Śāstras como o Rudrākṣa Jābālopaniṣad, Śiva Purāṇa, Devi Purāṇa e Padma Purāṇa exaltam o valor das sementes de Rudrākṣas. Tais sementes recebem a sua classificação e consequente associação com determinada Divindade de acordo com o número de faces “Mukha”, e então a indicação é feita para proporcionar alívio para determinada aflição.

Pedra Planetária ou Rudrākṣa? O que usar em Medidas Corretivas?

Devido ao fato do Rudrākṣa estar associado com determinada Divindade, ele se torna muito auspicioso no momento em que se busca um remédio para amenizar algum mal. Representando uma Divindade que é capaz de afastar o olhar maléfico de um Graha, o Rudrākṣa se torna muito mais eficiente e até mesmo mais auspicioso do que a Pedra Planetária do Graha. Levando em conta que as Pedras Planetárias representam somente o Graha em si, elas devem ser usadas para fortalecer ou enfraquecer o poder do Graha. Já os Rudrākṣas são utilizados para que a Divindade que preside sobre ele, possa afastar o olhar maléfico do Graha, possa proteger o nativo e promover cura em todos os níveis daquela aflição. Não há qualquer impasse aqui. A Divindade protegerá o nativo de todo mal.

O mesmo não acontece com as Pedras Planetárias que representam somente os Grahas. Alguns exemplos simples poderão esclarecer o motivo pelo qual aconselho mais o uso de Rudrākṣa ao invés de Pedras Planetárias. Supondo Maṅgala como Lagneśa de Vṛścika Rāśi e depositado em Putra Bhāva. Maṅgala estará depositado em Mīna neste caso. Pelas regras dadas por Parāśara, Maṅgala nega filhos quando aspecta ou está depositado nesta casa, exceto quando ele está domiciliado. Mais ainda ele se tornará danoso se o seu dispositor estiver em uma casa Trika, ou se ele mesmo estiver aflito por Gulikā ou recebendo Dṛṣṭi de outros maléficos etc. Existem “N” fatores a serem julgados aqui e não vou entrar em detalhes extensivos, as regras são inúmeras e as associações dos Grahas dão inúmeros resultados os mais diversos. O fato de Maṅgala aqui negar filhos, geralmente por abortos provocados ou espontâneos, é um doṣa que ameaça a prole. Imagine o mesmo Lagna (Vṛścika) enquanto o seu Lagneśa está colocado em algum Bhāva aspectando a 7ª casa, outro doṣa que traz infelicidade no matrimônio. O que fazer em vários casos semelhantes em que há a necessidade de se enfraquecer o poder maléfico de um Graha e ao mesmo tempo sustentá-lo com força devido ao fato dele ser o Lagneśa? Você não pode enfraquecer seu Lagneśa. O Lagneśa é o seu corpo, a sua inteligência, a sua força e vitalidade. Você tem que encontrar uma alternativa para isso. E a alternativa é justamente o uso da semente de Rudrākṣa para qualquer impasse relativo a um eventual impedimento no uso de alguma pedra planetária.

Entretanto, uma semente e uma pedra em si mesma não terá qualquer valor se não forem trabalhadas adequadamente. O que vai imprimir alguma propriedade benéfica ao uso e criar condições para que alguma mudança ocorra, para que os males sejam amenizados, é justamente o que se faz antes de colocar a Pedra ou a Semente no corpo – é o vrata espiritual.

Assim o Vrata deve ser realizado, deve se instalar a divindade na pedra ou na semente, deve-se realizar todos os dias, conforme prescrito, durante 40 dias no mínimo, uma pūjā adequada, começando no dia e hora prescritos pelo Astrólogo, oferecendo os artigos apropriados, fazendo Japa um determinado número de vezes do mantra como indicado etc. No uso de Rudrākṣas, deve-se adorar à Divindade que preside sobre o Rudrākṣa em um assento e só depois adorar ao Graha em um outro assento etc. Somente após a primeira Pūjā é que se deve colocar a peça sobre o corpo ou o anel no dedo. Não antes.

Um Astrólogo védico não vai indicar o uso de uma pedra somente pelo fato de aquela pedra representar o seu Signo Solar. Isso é improvável de acontecer se ele estudou os Śāstras, pois o seu Signo Solar pode estar afligido, o Governante pode governar sobre um Māraka ou outro Bhāva prejudicial e o fortalecimento deste Graha aumentará os problemas em sua vida. Não se faz uso de pedras com o sentido meramente decorativo, ou porque é o Senhor do seu Lagna, ou porque é o Senhor de seu Signo Solar, ou Lunar, ou Nakṣatra etc. A escolha feita é criteriosa e só após estudo detalhado da Carta Natal.

Em minha opinião, mais importante do que o uso de Pedras Planetárias e demais amuletos de proteção, é o Vrata espiritual realizado com devoção e ininterruptamente. Aqui faço uma ressalva para todos que buscam soluções imediatistas e aceitam a ajuda de um Astrólogo que promete realizar em seu nome determinado Vrata para sua cura. Pergunto, quando você está doente e o médico lhe receita remédios, acaso se o médico tomar os remédios em seu lugar, você ficará curado? O mesmo se aplica aqui. Não delegue a ninguém aquilo que precisa ser realizado por você mesmo.

A. As Faces do Rudrākṣa e as Divindades relacionadas


Rudrākṣa
Divindade
Rudrākṣa
Divindade
1
Mukhi
Param Śiva
8
Mukhis
Gaṇeśa
2
Mukhis
Ardhanārīśvara
9
Mukhis
Śakti
3
Mukhis
Agni
10
Mukhis
Viṣṇu
4
Mukhis
Brahmā
11
Mukhis
Rudra
5
Mukhis
Sada Śiva
12
Mukhis
Adity
6
Mukhis
Kārtikeya
13
Mukhis
Indra
7
Mukhis
Saptaṛṣi e Mahā Lakṣmī
14
Mukhis
Jyotirliṅga de Śrī Śiva


B. As Divindades Relacionadas aos Planetas

Planeta
Divindade
Rudrākṣa
Sūrya
Sūrya, Param Śiva, Agni
12 Mukhis, 1 Mukhi, 3 Mukhis
Candra
Gouri
2 Mukhis
Maṅgala
Kārtikeya, Hanuman
6 Mukhis, 11 Mukhis
Budha
Viṣṇu
10 Mukhis
Bṛhaspati
Sada Śiva, Indra
5 Mukhis, 13 Mukhis
Śukra
Mahā Lakṣmī
7 Mukhis
Śani
Brahmā
4 Mukhis
Rāhu
Durgā
9 Mukhis
Ketu
Gaṇeśa, Mokṣa
8 Mukhis, 14 Mukhis


Todo esse conhecimento aqui só deve ser aplicado no estudo e prática da Astrologia Sideral. Consulte um Astrólogo Védico em caso de dúvidas.