Kuja Doṣa, Manglik
Doṣa, são nomes dados às aflições causadas pela posição de Maṅgala Natal quando
posicionado na (*)2ª, 4ª, 7ª, 8ª ou 12ª casas. Embora
Maṅgala seja Kāraka de marido para as mulheres, os homens também sofrem esse
Doṣa igualmente pela posição desse Graha ao nascimento. Dizer que um Manglik
Doṣa atrai a morte precoce para o seu conjugue1, é generalizar a
situação e criar uma superstição infundada, pois para morte de conjugue deve
haver no mapa indicativos claros de viuvez além desse Doṣa marcante. No mais, o
único problema recai sobre quem possui Kuja Doṣa, ou seja, divórcio marcado na
vida, um após o outro, relacionamentos conturbados e sofrimento que vem de um
conjugue potencialmente destrutivo para a natividade.
A 2ª casa é para a família; a 4ª casa para a felicidade na vida doméstica de casado; a 7ª casa para
parceria na vida; a 8ª casa sendo a mais maléfica, e sendo a 2ª da 7ª (uma casa
māraka) é conhecida como Maṅgalya Bhāva, e a 12ª é para os prazeres da cama.
Mesmo um Maṅgala
que não está nas casas designadas para a formação desse Doṣa, quando afligido,
ou maléfico para a natividade, pode causar problemas para a vida de casado
tanto para homens quanto para mulheres.
Maṅgala é um
Kṣatriya, um guerreiro, e os guerreiros sempre passavam longos meses longe de
suas esposas, em campos de guerras e em missões designadas pelo Rei. Daí,
Maṅgala tem o poder, devido a sua colocação na carta, de negar filhos, de fazer
um asceta, um renunciante, de negar casamento, quanto de dar uma natureza
completamente sensual, neste último conforme ele aspecta ou está em yuti com o
Darapada (A7) ou Śukra Graha. Quando Maṅgala está naquelas casas citadas
anteriormente ele leva a um completo desastre no casamento, ou faz a pessoa
sofrer por conta de seus relacionamentos fracassados, ou faz a pessoa renunciar
ao casamento. Quando Maṅgala aspecta Putra Bhāva2, ele mata filhos
com sucessivos abortos, quer provocados naturalmente ou acidentalmente. Existem
exceções a esta regra, mas o momento aqui é de falar de Manglik Doṣa e, portanto,
não vou me aprofundar neste ponto.
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Como se forma um Kuja Dosha
Maṅgala posicionado, ao nascimento,
no 2º, 4º, 7º, 8º ou 12º Bhāvas, causa o Dosha.
2º Bhāva – a pessoa tem uma
natureza explosiva, mesmo em pequenas questões, combativo e dominante nas
relações;
4º Bhāva – natureza emocional
agressiva, posto que lança argalā sobre o Lagna interferindo em seu
temperamento. Por aspectar a casa 10, isso traz oscilações na carreira durante
a vida com frequente mudança de profissão. A família também se torna hostil
durante a primeira parte da vida.
7º Bhāva – divergências com membros
da família, conjugue e todos os tipos de contratos e associações profissionais
e de negócios.
8º Bhāva – morte prematura do
companheiro;
12º Bhāva – perdas financeiras,
aumento de inimizade durante a vida;
Alguns Equívocos em relação ao Kuja Dosha
Existem alguns equívocos em relação
a este dosha. Alguns astrólogos são da opinião de que uma pessoa nascida na
terça-feira não sofrerá efeitos deste Dosha. Outros afirmam que, pelo simples
fato de se nascer em uma terça-feira, independente da colocação de Maṅgala em
um mapa, o nativo sofrerá as aflições deste Dosha. O fato é que nada disso
condiz com a realidade, pois até mesmo um poderoso benéfico no Lagna não é
capaz de remover, por si só, a força desse Dosha e dois ou mais casamentos na
vida é possível a menos que se faça algo para anular os efeitos de Maṅgala.
Conforme Parāśara, “Se Maṅgala
estiver desprovido de aspectos ou conjunção de benéficos e estiver posicionado na
2ª, 4ª, 7ª, 8ª e 12ª casas, o conjugue terá uma morte prematura”.80:47 BPHS
Mas isso não quer dizer que o Dosha
seja anulado pelo aspecto do benéfico, entende-se que há alívio para tais
aflições e o conjugue não morre, mas dificilmente o nativo escapa de um
divórcio se medidas corretivas não forem tomadas previamente ao seu primeiro
casamento.
Cancelamento do Yoga para viuvez
“Se uma mulher com o yoga para
viuvez casa com um homem com semelhante yoga, isso cancelará tal yoga”.
80:48-49 BPHS
Embora Parāśara tenha citado este Yoga no Capítulo que trata
do Horóscopo Feminino, mais adiante ele explica que tal dosha para viuvez se
aplica tanto para homens quanto para mulheres. Entretanto, dificilmente pessoas
que possuem o mesmo dosha se sentem atraídos um pelo outro, tornando, por esse
meio, muito difícil o cancelamento deste Dosha espontaneamente.
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O Manglik Gauri
Mantra é o único remédio3 para Maṅglik Doṣa. Outro Yantra bem mais conhecido é
o chamado Trikoṇa Yantra, que consiste de 21 sub triângulos, mas este também é indicado
para prevenir acidentes, abortos, perdas de filhos, livramento de débitos,
ferimentos por armas, cirurgias etc.
Remédio mais eficaz (*) por SJC
A solução não seria casar com outro Maṅglik Doṣa, mas realizar Kumbha Vivaha e orar para Vishnu.
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(*) Essa posição é diferente da posição a partir da Lua onde a 1ª é tomada ao invés da 2ª. É um ensinamento específico de SJC. A 2ª e 7ª casa (Śrīmanta bhāva) são governadas naturalmente por Vênus, que é dotado de Jala Tattva; Marte dotado de Agni Tattva, é inimigo de Jala Tattva, e então ele destrói a felicidade da vida mundana quando colocado nestas casas. Em relação à 4ª, 8ª e 12ª casas que representam o trikoṇa)da felicidade, paz e realização última, a colocação de Marte nestas casas destrói esses assuntos. Note que estas casas têm seu governo no Zodíaco Natural por signos do elemento água (Jala) e a colocação de Marte nestas casas produz um ferimento para a felicidade e paz, fazendo o nativo irritado e agitado.
1 – Eu sempre enfatizo, nos ensaios sobre determinado assunto, que não existe karma separado. Assim, um Maṅglik Doṣa que tem yoga para viuvez irá, muito provável, atrair uma pessoa que tem a expectativa de vida curta. Se isto não acontece, divórcio será o resultado obtido.
2 – Maṅgala aspectando a 5ª casa é sempre indicativo de abortos. Outros maléficos podem causar perda precoce de filhos, mas Maṅgala funciona como assassino direto, ou seja, o nativo que tem o aspecto manda retirar a criança do ventre, seja homem ou mulher. Isso não impede de nascer filhos, da natividade experimentar a partenidade/maternidade, caso haja aspecto de benéficos sobre a 5ª casa etc., o que também torna a possibilidade de um aborto algo acidental ou não, bem como esterilidade da natividade. Igualmente, o momento do evento é digno de estudo tanto pela D-1 quanto pela D-7, na Viṃśottarī Daśā e Nārāyaṇa Daśā.
3 – Um Maṅglik Doṣa nunca se sente atraído por outro Maṅglik Doṣa. Se isso fosse possível de acontecer naturalmente, o Doṣa deixaria de existir no mesmo instante, pois um anularia o Doṣa do outro. Logo, tanto a pessoa que deseja seguir uma via de renúncia, quanto aquela que deseja obter casamento com o mínimo de conflitos possíveis em sua vida conjugal, deve aplicar essa medida corretiva.
Os livros consultados, Yantra Mahima por Pt. Laxmi Kant Vashisth; Vedic Remedies por Pt. Sanjay Rath; e Mantramahodadhi, explicam seus diferentes métodos.
Os livros consultados, Yantra Mahima por Pt. Laxmi Kant Vashisth; Vedic Remedies por Pt. Sanjay Rath; e Mantramahodadhi, explicam seus diferentes métodos.
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