© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Nelson Mandela

Uma personalidade santa ou demoníaca? Quem foi Nelson Mandela?

Nelson Mandela
18/07/1918
14:54:00h
Umtata, Mvezo; África do Sul
28E47’; 31S35’

É possível, em Astrologia Védica, estudarmos a personalidade de uma pessoa com elementos mais sutis que são desconhecidos em outros meios de análise astrológica. O objetivo aqui é ir a fundo nesse tipo de abordagem e fazer uma investigação sobre as ações dharmicas (ou adharmicas) de um indivíduo, bem como associando esta real natureza à imagem (Āruḍha Lagna) que o mundo tem dela.

Um estudo assim nos possibilita conhecer um pouco mais sobre a verdadeira face de um indivíduo, não excluindo a possibilidade de que esse AL que ele revela ao mundo tenha grande impacto sobre o próprio indivíduo, contribuindo para construir uma parte de seu próprio universo interno. Afinal, o que é a personalidade de uma pessoa senão um conjunto de características que determinam seus padrões mentais/emocionais e que são, em dado ponto, revelados ao mundo? Logo, minha opinião é que o AL pode oferecer muito mais do que uma māyā (ilusão) ao mundo, mas também revelar os esforços pessoais de uma pessoa a tal ponto que, em dado momento, ele seja visto exatamente do modo como desejaria ser visto. De certo modo, o que tenho percebido, é que AL e personalidade muitas vezes se misturam de tal modo que é possível mostrar ao mundo a mesma natureza interna; outras não.

Quando me interessei pela análise da Carta de Nelson Mandela, fui levada pela curiosidade que acalenta todo astrólogo, ou seja, investigar as verdadeiras intenções por trás desta imagem de homem pacífico construído ao longo do tempo (seu AL). Não me importa o quanto serei criticada, mas não vou distorcer os ensinamentos dos antigos sábios só para agradar uns poucos. Quem conhece Jyotiṣa sabe o quanto ela pode ser detalhista em precisão e, quanto a isso, penso que cada qual deva estudar por si mesmo, não só por meio da astrologia, mas também através da história, os feitos deste homem idolatrado e tido como santo.

Transcrevo o que primeiramente coloquei em minha página no facebook:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=594732763933461&set=a.473628729377199.1073741828.473468302726575&type=1&theater

Não conheço a fundo a história de Mandela, mas dado o evento de sua morte, deificaram-no tão imensamente, que isso me levou ao estudo de sua Carta Natal através da Astrologia Védica. Fui direto ao ponto para saber se ele era, de fato, uma personalidade santa ou uma demoníaca. E como investigar isto? Busquei pela Varṇadā Lagna, como ensinado por Jaimini em seu Sūtra Upadeśa, o qual nos dá grandes pistas sobre a realização dharmica e karmica de um indivíduo dentro de seu meio social.

A VL quando colocado em Vyaya Bhava (12) tanto pode fazer um santo quanto um demônio, o caso dele e de muitas personalidades históricas que mudaram o rumo da humanidade tinham essa colocação. A VL em yuti com Rāhu indica um Dharma Dūrajāti, ou seja, um mau dharma neste sentido e muitas vezes atribuída a aqueles sem casta e que vivem à margem da sociedade, como marginais e afins.

É indício, semelhante colocação em Vyaya, de pessoas anti sociais, que vivem à parte de sua comunidade, desfrutando de uma vida de reclusão. No caso dele a reclusão lhe foi imposta, e não tomada voluntariamente. Esta colocação da VL na casa 12 e em yuti com Rāhu pode fazer, sim, uma personalidade demoníaca, e somente no caso de seu dispositor estar debilitado é que faria dele uma boa alma e, quando associado com Maṅgala, fazendo-o em constante batalha. Veja o caso de Śrī Kṛṣṇa que tinha a VL em Vyaya também, seu dispositor debilitado mostrando que Ele teve de lutar a vida toda contra demônios e pessoas diabólicas. Não é o caso aqui de Nelson Mandela que tinha sua VL em yuti com Rāhu e recebendo um olhar de Śukra em yuti com Ketu em Ari Bhāva.

Sim, o dispositor da VL de Nelson Mandela é Maṅgala, mas não está debilitado. Entretanto, só pelo fato de ser Maṅgala, isso o fez batalhar a vida inteira e, em yuti com seu AL e depositado na casa 10, foi o responsável pela imagem de herói que ele seguramente mantém até hoje diante do mundo. Quem não sabe que Marte (Maṅgala) na casa 10 dá elevação e status profissional? Sim, Marte tem digbala (força direcional) tanto quanto visto a partir do Lagna quanto do Āruḍha Lagna. E junta isso o fato de seu AL (a imagem que as pessoas têm dele) estar em yuti com Marte e pronto, temos aí um herói de brilhante carreira e de elevado status como um guerreiro (Kṣatriya) pronto a defender os interesses do Estado (uma vez que lança Dṛṣṭi sobre a casa 4 (Nação) através da política (casa 10). Mas isso é mais imagem (AL) do que fato consumado, muitos interesses obscuros e muitas ações maléficas foram cometidas por ele tal como a história pode testificar e um olhar mais cuidadoso, com base na Astrologia Védica, assinar embaixo
.

A REALIZAÇÃO

Varṇa significa casta, classe, ou aquele que descreve a ocupação de alguém dentro da sociedade. Pelo conhecimento deste ponto, como ensinado em Jyotiṣa, podemos descobrir o trabalho que a pessoa realizará no mundo. Ela é a chave que detém as realizações de um indivíduo, e mostra muito mais do que sua ocupação como dever, mas a natureza dessa ocupação e o modo como semelhante tarefa será realizada no mundo.

1º Varṇadā Lagna na casa 12 mostra – uma vida de reclusão, pessoas anti sociais, retiradas do mundo ou aquelas que vivem à margem da sociedade. A reclusão aqui pode ser entendida em seu modo compulsório por meio da prisão, ou de forma espontânea/ voluntária.

2º Varṇadā Lagna associado com os Navagrahas – a associação da VL tanto com as Rāśis (signos), os Navagrahas (planetas) e os Nakṣatras (Constelações) determinará o propósito dharmico do indivíduo dentro da sociedade, a classe social ao qual ele pertence e, a colocação do Senhor de VL em outras Rāśis e sua associação com outros Grahas mostrará a classe social ao qual ele desejará alcançar nesta vida.

3º Śrī Kṛṣṇa tinha Varṇadā Lagna em Vyaya Bhāva (casa 12), em Meṣa (Áries), e seu senhor, Maṅgala (Marte) estava debilitado (indicando uma boa alma) em Sahaja Bhāva (3) e em yuti com Rāhu, Śukra e Gulika/Mandi, indicando que Ele batalhou (Marte) a vida inteira contra demônios e pessoas demoníacas. Aqui está sendo citada a Carta Natal de Śrī Kṛṣṇa propositadamente para efeitos de demonstrar as diferenças entre uma ação Dharmica e outra Adharmica.

4º Nelson Mandela tinha Varṇadā Lagna em Vyaya Bhāva (casa 12), em Vṛścika (Escorpião) e seu senhor, Maṅgala, não está debilitado, mas em yuti com AL em Karma Bhāva (casa 10) e com Mandi (o mesmo que Gulika). A associação de Marte com a Varṇadā indica casta dos Kṣatriyas (militares/guerreiros) e as lutas aqui ocorrem de fato, não são simbólicas como se algo fosse no palco interno da natureza do indivíduo, pois estamos falando da realização da função de uma pessoa. O sub senhor de Vṛścika é Ketu, e ele está em yuti com Śukra (o guru dos demônios/asuras, Vênus) em Ari Bhāva no signo de Touro. Vênus está domiciliado.

5º Se maléficos estão associados com o Senhor da Varṇadā Lagna, então o nativo encontra muita dor e sofrimento em sua vida, muitas batalhas estarão previstas, um caminho de sofrimento e dificuldade está previsto para a realização de seu Dharma. Mas se benéficos estão associados com o Senhor da VL, então o nativo encontrará apoio da sociedade e da família para a realização de seu Dharma.

6º No caso de Nelson Mandela, ambos os casos se confirmam, pois tanto Maṅgala está aflito por Mandi, quanto Ketu está sendo beneficiado por Śukra, um benéfico natural, indicando que ele teve muitas batalhas (Marte) durante sua vida, como também muita ajuda (Vênus) para a realização de seu Dharma.

7º Rāhu está em yuti com a VL na casa 12 e esta associação mostra um trabalho difícil e misterioso, em que a pessoa é levada à associação com pessoas sem casta/ou de casta inferior.

8º Ketu, sub senhor da VL está na casa 6 em yuti com Śukra domiciliado, mostrando celibato. Ketu também mostra um ladrão, mas tudo vai depender dessa associação. E aqui tenho motivos de sobra para acreditar que esta associação tem duplo sentido no palco da realização deste indivíduo dentro da sociedade.

9º Maléficos associados com o governante da VL, ou com a VL devem sempre estar debilitados (e sobretudo seu próprio governante) para indicar que as ações deste indivíduo dentro da sociedade serão Dharmicas e nunca Adharmicas. Este não foi o caso de Nelson Mandela. Veja que Rāhu está em yuti com a VL e ele não está debilitado, nem está o seu governante (Marte) debilitado, muito menos seu sub senhor (Ketu) está em yuti com uma Vênus debilitada. Ao contrário, Vênus está domiciliada. Todos são indicativos de ações adharmicas, portanto, pois tanto Rāhu quanto Marte são planetas tamasicos, indicando uma violência muito mais brutal do que aquela praticada por Vênus, o planeta mais rajasico dentre todos os Navagrahas. Portanto, não posso, de modo algum, afirmar que este homem foi um santo como apregoado por aí.


A IMAGEM (AL)

Os planetas têm digbala (força direcional) tanto quando contados do Lagna quanto do āruḍha lagna. Suas direções são governadas pelas divindades guardiãs das dez direções (os digpālas). Assim, Maṅgala tem digbala quando contado da 10ª a partir do Lagna ou do AL;

Os planetas com digbala contados do AL, dão sucesso na direção do quadrante governado pelo planeta, enquanto aqueles que possuem digbala contados do Lagna indicam a vocação e a carreira a ser seguida. Isto significa dizer que se um indivíduo seguir a direção do planeta que tem digbala a partir do Āruḍha Lagna (AL) ele obterá rapidamente os frutos do sucesso, da realização etc., indicadas pelo planeta que tem Digbala do Lagna.

Assim, Maṅgala é o mais forte para dar uma carreira. E sabemos que tanto Maṅgala quanto Sūrya, quando colocados na casa 10, dá elevado status na carreira política, pois ambos significam poder, status, supremacia, fama e reconhecimento público nacional/internacional.

O Āruḍha Lagna (AL) de Nelson Mandela está em yuti com Maṅgala, o Kṣatriya/guerreiro. Maṅgala lança uma kāmadṛṣṭi (olhar pela 7ª) sobre Bandhu Bhāva (a casa 4, a Nação), mostrando a ação dele sobre um país inteiro. Uma kāmadṛṣṭi (kāma/desejo; dṛṣṭi/olhar), mostra o que a pessoa deseja intensamente, semelhante a uma obsessão/ideal de vida que segue a pessoa durante toda a sua vida. Tal olhar vindo de um planeta com digbala têm o poder de ser realizado.

RESUMINDO

  • Esta é a imagem de Nelson Mandela, a de um homem aclamado com honras de chefe de estado (Maṅgala com digbala em yuti com AL);
  • um líder rebelde associado com pessoas marginalizadas (Rāhu em yuti com sua Varṇadā Lagna);
  • o prisioneiro mais famoso do mundo (VL em Vyaya Bhāva, cujo  regente está com digbala na casa 10);
  • e tantas outras que eu poderia continuar citando associando seu AL (imagem do mundo) às colocações planetárias em sua Carta Natal.

A imagem de herói (Maṅgala/AL) será sempre a mais querida para o público, não importa o que ele tenha feito para objetivar os frutos desta imagem, se por meios justos ou não, esta será a imagem dele, a de um salvador, a de um homem que sofreu e resistiu contra todas as intempéries por amor de seu povo, conduzindo a nação por uma luta em prol de “justiça, liberdade, igualdade, democracia” etc., quando sabemos quais foram os meios usados para isso.


Nelson Mandela, imortalizado como santo/herói. 
É assim que ele será visto para sempre.

11/12/2013
_________________________________________________________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário