© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Budha Deva


Budha é doador de discurso. É o conselheiro (ministro). Sua cor é verde grama. É um graha neutro (em gênero) e eunuco. Governa sobre Pṛthvī, o elemento terra. É da casta dos Vaiśyas (comerciantes). Torna-se maléfico quando associado com maléficos, embora benéfico por natureza. E, em associação com Candra, mesmo decrescente, Budha se torna um benéfico. Budha representa Mahā Viṣṇu e, por exaltação, Buddha.

Budha está dotado com um físico atrativo e a capacidade de usar as palavras com muitos significados. Ele gosta de piadas. Ele tem uma mistura de todos os três humores, ou seja, Pitta, Vāta, Kapha.

Budha rege sobre a pele. Sua morada é um campo de esportes. Governa sobre o período de um dia do tempo. É forte durante o dia e a noite. Governa sobre árvores infrutíferas. Rege sobre tecidos de seda preta. Rege sobre a estação Śarada. É um Jīva Graha.

Śrimad Devī Bhāgavatam Purāṇa:

Budha é filho de Candra. Quando Budha está longe do Sol, então ventos fortes e furacões (Ativāta) e queda de meteoros (Abhrapāta) e outros objetos surgem.

Nascimento de Budha:

Budha nasceu da união de Candra com Tārā, esta sendo esposa de Bṛhaspati. Candra era discípulo de Bṛhaspati e se encantou por Tārā, a esposa de seu Guru, sendo correspondido por ela. Quando Tārā foi morar com Candra, vendo que ela não voltaria para casa a despeito de todas as solicitações de Bṛhaspati, pedindo que Candra a devolvesse, uma guerra aconteceu pela disputa do amor deTārā. Nesta guerra, Bṛhaspati unido a Indra e a todos os devas de um lado contra Candra, e Candra unido a Śukra, o guru dos Asuras, juntamente com todos os Asuras de outro lado. A guerra só teve fim quando Brahmā interviu solicitando pela paz. Após Tārā ser devolvida a Bṛhaspati, ela deu à luz um menino muito belo. Vendo que Bṛhaspati iria realizar a cerimônia de nomeação da criança, Candra o impediu alegando que o filho havia nascido de seu próprio sêmen e, portanto, Bṛhaspati não podia toma-lo como seu. Novamente outra guerra começou para disputar a paternidade do menino. Brahmā mais uma vez teve de intervir, obrigando Tārā a dizer quem era o verdadeiro pai da criança, pelo qual ela respondeu que era Candra. Candra então deu o nome de Budha ao menino e o levou consigo.

Significadores gerais:

Budha (Mercúrio) governa sobre Mithuna (Gêmeos) e Kanyā (Virgem), exalta e tem seu Mūlatrikoṇa em Kanyā e debilita em Mīna (Peixes).

Budha é amigo natural do Sol e de Vênus, inimigo da Lua, e neutro para Marte, Júpiter, Saturno, Rāhu e Ketu.

Budha é da casta dos Vaiśyas (comerciantes), é Rajasico por natureza, é um planeta benéfico, porém maléfico quando associado com maléficos.

É forte na direção Leste do Quadrante, tanto a partir do Lagna quanto do AL.

Phaladīpikā de Mantreśvara:

É por Budha que se vê a influência do aprendizado, parentes em geral, discernimento, tio materno, amigos, discurso e ação.

Budha representa aprendizado, eloquência, habilidade nas finas artes, elogio aos sábios, tio materno, destreza no discurso, inteligência em meditações religiosas e semelhantes, aptidão para a aquisição de conhecimento, inteligência, sacrifício, qualquer rito religioso relacionado a Viṣṇu, tendência a falar a verdade, concha de ostra, lugar de recreação, habilidade nas artes mecânicas, relações, o posto de um herdeiro, amigos e sobrinhos da irmã ou filha, etc.

Budha mostra um corpo cheio de veias, olhos vermelhos e alongados, tecido de cor verde, governa sobre a pele, tem a aparência agradável, e possui os três humores Vata, Pitta e Kapha.

As moradas de Budha são locais frequentados por homens instruídos, o ponto onde Deus Viṣṇu é mantido, uma assembleia, um campo de recreação, uma sala de matemática.

Se ao nascimento de uma pessoa Budha ocupa o Lagna, ela terá longa vida, falará doce e claramente. Ela será inteligente e instruída em todos os Śāstras.
Se Budha estiver no 2º Bhāva, a pessoa nascida irá adquirir riqueza por seu próprio talento, será um poeta, leal e atrativa em seu discurso e comerá alimento suntuoso.
Se Budha ocupar o 3º Bhāva ao nascimento, a pessoa será brava, de vida média e terá bons irmãos; ela sofrerá fadiga e será deprimida, abatida.
Budha ocupando o 4º Bhāva ao nascimento faz a pessoa instruída, espirituosa no discurso, feliz, com amigos, terras, milho, riqueza e prazer.
Se Budha estiver no 5º Bhāva ao nascimento, a pessoa será instruída, feliz e corajosa. Ela terá um bom número de filhos e será familiarizada com encantos e feitiços.
Budha no 6º Bhāva faz a pessoa nascida raivosa através de disputas, áspera no discurso e ociosa. O nativo irá destruir o poder de seus inimigos.
Quando Budha ocupa o 7º Bhāva, a pessoa nascida será instruída; ela se vestirá belamente, terá toda a grandeza e terá uma rica SenHorā como sua esposa.
Se Budha ocupar o 8º Bhāva ao nascimento, a pessoa será altamente renomada e terá longa vida; ela será o suporte de sua família, um Senhor e um comandante das forças armadas.
Se ao Nascimento Budha ocupar o 9º Bhāva a partir de Lagna, a pessoa será instruída e rica; ela será de boa conduta; ela será religiosa, familiarizada com tudo e muito eloquente no discurso.
Se Budha estiver no 10º Bhāva, a pessoa nascida será bem-sucedida em tudo que ela se comprometer, terá boa instrução, força, inteligência e felicidade. Ela fará bons atos e será verdadeira.
Budha no 11º Bhāva faz a pessoa nascida ter longa vida, ser verdadeira, muito rica, feliz e possuidora de servos.
Se Budha estiver no 12º Bhāva, a pessoa será miserável, desprovida de aprendizado, sofrerá humilhação, será cruel e inativa.

Sobre doenças:

Todas as coisas sobre doenças devem ser preditas através (1) os planetas posicionados no 6º Bhāva; (2) aqueles posicionados no 8º e no 12º Bhāvas; (3) o planeta governando o 6º Bhāva; ou (4) aqueles em Yuti com aquele planeta. A doença pode ser predita se o mesmo acontece de ser significado por dois, três ou mais Yogas independentes.

O agente usado por Budha para o mesmo propósito é anemia, sangue fraco, doenças semelhantes e vertigem.

Budha traz doenças mentais, problemas nas cordas vocais, doenças nos olhos, na garganta, nariz, febre, doenças derivadas dos três humores (Vata), Pittha e Kapha. Veneno, doenças de pele, anemia, maus sonhos, coceiras e psoríase, caindo dentro do fogo, rugosidade ou secura do corpo, aprisionamento e exaustão, dano causado por demônios maléficos que se movem nas moradas dos Gandharvas, e nos poços de fogo (onde estes espíritos maléficos usualmente habitam), [ou Gandharvas, a Terra, mansões e cavalos, etc., bem como os maus espíritos].

Outros Artigos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário