Candra representa a encarnação de Kṛṣṇa. Candra é a mente. É a Realeza. É uma luminária. É Sattvico. É amarelo acastanhado. Representa pessoas do sexo feminino. É semi-benéfico. É pleno de Varuṇa, Senhor sobre as águas. É pleno de Jāla (água).
Candra é muito
ventoso e fleumático. Ele é instruído e tem um
corpo arredondado. Ele tem uma aparência auspiciosa e um discurso doce, é de
espírito inconstante e muito sensual.
Governa sobre o sangue. Sua Morada são locais com água. Governa sobre um Muhūrtha. Sabor Salgado. Tem digbala na direção Norte do Quadrante (tanto do Lagna quanto do AL). É forte durante a noite. Governa sobre árvores leitosas (com muita seiva). Governa sobre seda branca. É um dhatu graha. Exalta e tem seu Mūlatrikoṇa em Vṛṣabha (Touro), e debilita em Vṛścika. É amigo natural do Sol e de Mercúrio. É neutro a Marte, Vênus, Júpiter, Saturno. É inimigo dos Nodos Rahu e Ketu.
Capítulo XVI, Śrimad Devī Bhāgavatam
Purāṇa:
Candra é o Senhor da Noite e dos
Nakṣatras, é Senhor das plantas medicinais. Ele dá prazer aos imortais por
suas fases crescentes, e durante suas fases decrescentes, Candra agrada aos
Pitris. Candra se torna a Vida e a Alma de todos os seres viventes. Ele frutifica
os desejos (Saṅkalpas) e, portanto, é chamado Manomāyā. É o Senhor sobre todas
as plantas medicinais (Osadhis), daí é chamado Annamāyā. Candra é preenchido
com néctar (amṛta), daí é chamado de Morada da Imortalidade, e concede Nirvana
(a liberação final) a todos. Daí Candra é chamado Sudhākara. Candra nutre e
satisfaz Devas, Pitris, homens, répteis e árvores, daí é chamado Sarvamaya.
Phaladīpikā de Mantreśvara
Os Rāśis Pṛṣṭhodaya e Mithuna pertencem à Candra
e são denominados Rāśis noturnas.
Candra tem um corpo enorme, e é tanto jovem quanto velha;
ela é magra e branca; tem belos olhos, cabelos finos e pretos. Ela governa o sangue.
Ela é suave no discurso, usa uma vestimenta branca e é bela na aparência. Ela
tem vento e fleuma em sua composição e é suave no temperamento.
As moradas de Candra são locais onde a Deusa Parvatī é mantida, o ponto
ocupado por uma mulher, um local onde existe água, uma erva ou planta, um ponto
onde mel ou licor é mantido e o quadrante Noroeste.
Quem adora Sasta (divindade), uma
mulher, um lavadeiro, um cultivador, um animal aquático, uma lebre, um
antílope, uma garça azul e o perdiz grego são indicados por Candra.
Representa um Vaiśya. É um planeta Sattvico. Candra representa o olho esquerdo. Candra representa o corpo físico (e Sol a alma). Candra governa o paladar. Candra decrescente é maléfico. Candra crescente é benéfico. Representa pessoas do sexo feminino. Governa sobre água. Governa sobre pérolas, arroz, tecidos brancos, metal de sino, sabor salgado, uma pessoa de 70 anos, plantas rastejantes e todos os tipos de ervas.
Outros significadores de Candra são bem-estar da mãe, a tranquilidade mental, banho de
mar, guarda-chuva, bom vento, frutas, ternura, flores, milho, agricultura,
fama, aquisição de perolas, sino de metal, prata, substancias doces, leite
etc., roupas, agua, vacas, mulheres, refeições boas, saúde física e beleza.
Candra, se posicionada em seu próprio decanato ou em um decanato amigo, fará o nativo belo na
aparência e possuído de boas qualidades. Se ela alcançou um Uttamavarga, ele
também o fará muito sortudo; se ela estiver posicionada em qualquer outro
lugar, ela dotará o nativo com as boas qualidades pertencentes ao planeta
governante do Bhāva ocupada por ela.
Se
ao nascimento de uma pessoa, Candra crescente se encontra no 1º Bhāva, a pessoa
possuirá uma constituição forte e longa vida. A pessoa será livre de medo,
muito poderoso e rico. Mas se Candra estiver minguante, os efeitos acima
citados serão inversos.
Se Candra ocupar o 2º Bhāva, a pessoa nascida será
rica, muito instruída ou de fala suave; ela será sensual, mas defeituosa em
algum membro.
Se Candra estiver no 3º Bhāva, a pessoa terá irmãos, será
lascívia, forte e poderosa, mas muito miserável.
Se
ao nascimento Candra estiver no 4º Bhāva, a pessoa será feliz e indulgente nos
prazeres sensuais. Ela será liberal nos presentes, terá amigos, veículos e se
tornará renomada.
Se Candra ocupar o 5º Bhāva, a pessoa terá bons filhos, será
muito inteligente, andará suavemente e se tornará um ministro.
Se Candra estiver
no 6º Bhāva, a pessoa nascida terá vida curta, será ignorante, sofrerá do
estômago etc., ela também sofrerá humilhação.
Se Candra ocupar o 7º Bhāva, a
pessoa será agradável em aparência, será amada por uma bela donzela e será excessivamente
adorável.
A
pessoa em cujo nascimento Candra está no 8º Bhāva sofrerá de doenças e terá
vida curta.
Se Candra ocupar o 9º Bhāva ao nascimento, a pessoa será próspera,
virtuosa e abençoada com filhos. Ela será vitoriosa e todos os seus
empreendimentos serão coroados com sucesso desde o início.
Se Candra ocupar o
10º Bhāva ao nascimento, a pessoa fará boas ações e irá ser útil aos virtuosos.
Se Candra estiver no 11º Bhāva, a pessoa nascida será magnânima, de vida longa,
e dotada com riqueza, filhos e servos.
Se Candra estiver no 12º Bhāva ao
nascimento, a pessoa será odiada pelos outros; ela sofrerá miséria, será
insultada e será muito indolente.
Sobre Doenças
Todas as coisas sobre doenças devem ser preditas através (1) os planetas posicionados no 6º Bhāva; (2) aqueles posicionados no 8º e no 12º Bhāvas; (3) o planeta governando o 6º Bhāva; ou (4) aqueles em Yuti com aquele planeta. A doença pode ser predita se o mesmo acontece de ser significado por dois, três ou mais Yogas independentes.
Sono excessivo, preguiça afecções fleumáticas, (Kapharoga), diarreia, carbúnculos, febre tifoide, perigo de animais com chifres e animais aquáticos, indigestão (Agnimandya), anorexia (Aruchi), problemas que vem de mulheres, icterícia, aberração mental, impureza do sangue, perigo de água, Balagrahas, Deusa Durga, Kinnaras, Deus Yama, serpentes e de Yaksha femininos podem ser esperados através de Candra.
Sobre Doenças
Todas as coisas sobre doenças devem ser preditas através (1) os planetas posicionados no 6º Bhāva; (2) aqueles posicionados no 8º e no 12º Bhāvas; (3) o planeta governando o 6º Bhāva; ou (4) aqueles em Yuti com aquele planeta. A doença pode ser predita se o mesmo acontece de ser significado por dois, três ou mais Yogas independentes.
Sono excessivo, preguiça afecções fleumáticas, (Kapharoga), diarreia, carbúnculos, febre tifoide, perigo de animais com chifres e animais aquáticos, indigestão (Agnimandya), anorexia (Aruchi), problemas que vem de mulheres, icterícia, aberração mental, impureza do sangue, perigo de água, Balagrahas, Deusa Durga, Kinnaras, Deus Yama, serpentes e de Yaksha femininos podem ser esperados através de Candra.
Diversos:
Candra (चन्द्र) – uma divindade
lunar e um dos navagrahas. Significa brilhante, brilhosos, lustroso etc. No Rig
Veda ele é descrito como uma divindade, um deus da água e frequentemente
relacionado à divindade Soma e por isso Candra preside sobre as plantas,
vegetações e águas.
Quando Candra está à frente de Sūrya, mas dentro de
120, ele tem força mediana. Entre 120-140, ele é muito auspicioso (veja
Atishubhapred). A partir de 240 a 0, ele está desprovido de força. Este é o
ponto de vista de Yavanas. Este ponto de vista, contudo, descreveu a força de
Candra, ou de outro modo, enquanto que Candra minguando (Kṛṣṇa Pakṣa, metade
escura) é um maléfico, enquanto que Candra aumentando (Śukla Pakṣa, metade
clara) é um benéfico. Caso Candra esteja em yuti com um benéfico, ou recebendo
dṛṣṭi de um benéfico, ele se torna benéfico, mesmo se em estado de minguante.
Com relação a Budha, temos instruções claras de Mahaṛṣi Parāśara, que ele se
torna maléfico se estiver junto de um maléfico. Se Candra minguante e Budha
estiverem juntos, ambos se tornam benéficos.
Outros Artigos:
● Retificações Planetárias - Pedras
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