Jaimini X Parāśara
Para um astrólogo bem versado, fica fácil para ele compreender bem as diferenças existentes entre esses dois sistemas de astrologia e também mais compreensível fica, com o decorrer de seus anos de estudo e experiência prática, que um sistema pode bem complementar o outro no momento de fazer predições.
Utilizar Parāśara e Jaimini juntos em uma leitura é coerente e completamente aceitável desde que o astrólogo saiba exatamente o que está fazendo. Somente o astrólogo iniciante, ou aquele pouco familiarizado com as estruturas dos princípios que embasam esses dois grandes sistemas, poderia fazer qualquer confusão no momento da análise. Assim, por exemplo, nos sistemas de kārakas planetários, é frequente observar a confusão feita pelos iniciantes nessa ciência. Essa confusão também se estende a quem se autoproclama autodidata neste saber ou que tenha recebido o conhecimento de supostos mestres não qualificados. Tanto Parāśara quanto Jaimini proclamaram três esquemas de kārakas, os naisargikas, caras e sthiras e ambos podem ser utilizados em análise preditiva de modo coerente desde que você saiba, repito, o que está fazendo, pois Jaimini deu aos kārakas interpretações ligeiramente diferentes daquelas de Parāśara Muni conforme experimentou na prática a utilização desses princípios. Qual está correto? Os dois estão corretos. As variações são mínimas. Por exemplo, Júpiter como sthira kāraka para marido em Jaimini Muni não pode ser utilizado para analisar casamento, pois esse tipo de kāraka é utilizado para prever a morte, e isso é verdadeiro tanto em Parāśara quanto em Jaimini que Sthira Kāraka prevê a morte das pessoas e deve ser utilizado somente para esse fim. Mas Em Parāśara, Vênus pode ser tanto sthita kāraka de marido quanto de pai (a depender de situações específicas neste último caso) e podemos utilizar ambos para prever morte de cônjuge. Para predições sobre casamento, utilizamos os Cara Kārakas, os quais representam tudo que dá suporte e sustento na vida.
Essas e outras
diferenças na aplicação desses dois sistemas não são abismais como se proclama
entre incautos e amadores e a leitura de um gráfico utilizando ambos, Parāśara
e Jaimini, é totalmente possível. Através do conhecimento de ambos, corretas
predições podem seguramente serem feitas.
Vejamos o que diz B.V.Raman a respeito disso:
O sistema Jaimini de astrologia no qual esses estudos se baseiam marca um afastamento definitivo dos cânones do Parāśara, ou o sistema geral de astrologia agora em voga em toda a Índia. Não pode ser sustentado, entretanto, que Jaimini e Parāśara estejam em completa variação um do outro ou que eles sejam dois sistemas distintos. Ao contrário, parece razoável supor que Jaimini seja apenas um desdobramento do esquema geral da ciência astrológica proposto por Parāśara, pois nos versos de Parāśara e Vriddhayavana, referências frequentes são empregadas por Jaimini. Por exemplo, em dhyaya 1, Pāda 1 Sūtra 5, Jaimini diz que os planetas no 4º, 2º e 11º de um corpo aspectado causam Argalās. Parāśara simplesmente confirma isso em seu Hora Śāstra. Da mesma forma, na questão da contra-ação de Argalās, determinação de Kārakas, Ārūḍha Lagna, resultados de Karakamsa, determinação de longevidade etc., parece que Parāśara e Vriddhayavana confirmam Jaimini. Isso nos leva a concluir que Parāśara e Vriddhayavana provavelmente foram escritores posteriores. Tal conclusão seria injustificada porque Parāśara, sendo o progenitor de Vyasa, não poderia ter vivido depois de Jaimini. A fonte de todo o conhecimento astrológico na Índia é, sem dúvida, Parāśara. Jaimini deve ter captado certos aspectos de Parāśara e dado a eles uma nova orientação consistente com seu próprio gênio, e assim desenvolveu quase um novo sistema que não se tornou popular com a maioria dos movimentos astrológicos devido ao fato de os princípios serem apresentados em forma de Sutras ou aforismos sempre passíveis de uma variedade de interpretações.
Posteriormente, sábios como Nīlakaṇṭha e Premanidhi tentaram elucidar ou explicar esses Sutras por meio de comentários valiosos, facilitando assim sua fácil compreensão pela base de estudiosos.
O sistema Jaimini tem suas próprias características distintivas. A introdução dos Kārakas, os métodos peculiares de determinação da longevidade, a simplicidade com que a força dos planetas é contada, os processos aparentemente complicados envolvidos no funcionamento dos vários tipos de Daśās, a ênfase dada à concepção do horóscopo, a distinção anexada para Ārūḍha Lagna e a grande importância dada ao Kārakāṁśa, e sua influência na determinação do sustento de alguém, investem todo o sistema com uma certa quantidade de singularidade e originalidade, que não é de admirar que tenha sido considerado um ramo separado do conhecimento astrológico, embora o sistema Jaimini seja sem dúvida uma parte integrante do Parāśara.
Diferenças entre Parāśara e Jaimini
Podemos ver várias
das chamadas diferenças entre Parāśara e Jaimini. Em primeiro lugar, Rāśis em
Jaimini são sinônimos de bhāvas ou casas, enquanto em Parāśara a distinção
entre signos e casas é bem marcada. Os aspectos não são baseados em distâncias
mútuas de planetas. os karakas são constantes em Parāśara , enquanto em Jaimini
são variáveis. As forças ṣaḍbalas consideradas no Parāśara envolvem cálculos
elaborados, enquanto Jaimini dispensa cálculos complicados e sugere regras
simples para avaliar as forças planetárias. Na determinação de Ayurdāya
(longevidade) na descrição de vários yogas, no modo de cálculo e interpretação
de daśās e, de fato, em quase todos os aspectos, um terreno novo e inteiramente
novo foi coberto por de Maharṣi. Parece que algum tipo de habilidade especial é
necessário por parte de quem quer entender o Jaimini corretamente.
16/10/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário