© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Gajakesari Yoga


Gajakesari Yoga
__________________

Princípio 1 – Se Júpiter estiver em um ângulo a partir do Ascendente ou da Lua Natal, e se ele estiver em conjunção ou aspectado por um benéfico, e se não estiver debilitado, combusto ou em signo inimigo, o yoga formado é chamado Gajakesari.

Princípio 2 – O Gajakesari yoga também é formado se a Lua estiver aspectada por Júpiter, Vênus e Mercúrio. A condição para sua eficácia é que estes planetas não estejam combustos, debilitados ou fracos.

Princípio 3 – No Phala Dipikā este yoga é mencionado sob o nome Kesari Yoga, e nele a formação é dada pela presença da Lua em ângulos de Júpiter.

Resultado – O nativo nascido com este Yoga será esplenderoso, rico, inteligente, dotado com muitas virtudes e será o favorito do rei (BPHS). A natividade terá muitas relações, será polida e generosa, irá construir vilas e cidades ou governará sobre elas; terá uma reputação duradoura mesmo depois da morte (B.V. Raman).

Ativação – Será no período (Mahā Daśā) do planeta com maior força que a natividade se elevará na vida através da sua profissão e fará demais realizações. O segundo planeta mais forte ativa a Antardaśā. A Lua também precisa estar forte e bem colocada para dar apoio às realizações previstas.

Notas – Júpiter não deve estar debilitado, combusto e nem em signos de seus inimigos naturais, Vênus e Mercúrio, isto é, em Touro, Gêmeos, Virgem, Libra e Capricórnio (sua debilidade). Essa posição dota o nativo com muitas virtudes de caráter e dá a ele benefícios da realeza (favorecimento do governo). A fama se estende para além da sua vida, ou seja, há a construção de algo que beneficia a humanidade e seu nome e fama se espalham pela terra. Isso acontece pelo fato de Júpiter, o sustentador desse yoga, governar sobre Ākāśa Tattva, o elemento que dá permanência a tudo que é criado1.  

Existem diferentes ponto de vista em relação à formação deste Śubha yoga. Em algumas traduções do BPHS, Parāśara Muni afirma que o Gajakesari é formado somente pela posição de Júpiter a partir da Lua, enquanto em outras traduções que ele é formado da posição de Júpiter a partir também do Ascendente. Sabemos que um único benéfico no Lagna é, por si só, a causa de um śubha yoga e que dotará a natividade de muitas virtudes, riqueza e fama, sobretudo se esse benéfico for Júpiter. Contudo, ele precisa ocupar sozinho o Ascendente. Caso esteja acompanhando de outros planetas, este yoga em específico se torna inefetivo.

Em uma tradução de Khem Raj Shri Krishan Dasa Prakashana Bombay do BPHS, é mencionado duas formações para o Gajakesari. O primeiro e mais conhecido Júpiter em ângulos da Lua; e o segundo quando Mercúrio e Lua estão conjuntos ou aspectados por planetas não debilitados e não combustos. O Capítulo 7, Śloka 116 do Jātaka Pārijāta também mantém a opinião destas duas formas de construção do Yoga.

De acordo com Chaukhamba, o Gajakesari é formado quando Júpiter está em um ângulo do Ascendente ou da Lua e ele está conjunto com ou está aspectado por planetas benéficos e tanto a Lua quanto Júpiter não estão posicionados na 6ª casa e nem Júpiter está combusto. De acordo com B. V. Raman, o Gajakesari é fomardo quando Júpiter está em um kendra da Lua.  

Um Gajakesari para ser efetivo precisa estar livre de aflições, puro e com seus respectivos planetas formadores bem colocados. 

__________________________________________________

1 – De acordo com o mito purāṇico, no início Brahma possuia 5 cabeças, cada uma associada com um elemento da criação (os 5 Tattvas). A 5ª cabeça era puro Ākāśa Tattva e dava permanência a tudo que Brahma criava. Quando Śiva, na forma de Rudra Deva, corta a 5ª cabeça de Brahma associada com Ākāśa Tattva, a criação de Brahma não pode mais ser sustentada eternamente e então ela começa a ter um declínio natural até perecer completamente. Rudra aqui fica como a representação do símbolo da destruição de tudo que existe. Por isso que Júpiter sempre estará associado com fama e eternidade de um nome, obra e realização em um horóscopo. Sua boa colocação no Lagna ou em quadrantes do Lagna ou da Lua, desde que não aflito e nem manchado por outros fatores que possam diminuir sua força e auspiciosidade, é indicativo de obras que serão realizadas nesse mundo e de um nome que ecoará pela eternidade, pois o corpo (matéria) não pode viver para sempre, mas o nome e a obra do indivíduo, sim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário