Amāvāsya

Amāvāsyā – Significado geral

No nível básico, amāvāsya (अमावास्य) é o dia em que o Sol e a Lua se encontram no mesmo grau zodiacal (saṁkramaṇa) — ou seja, conjunção — e a Lua não reflete luz.
No calendário lunar hindu (cāndra māna), isso marca o fim do ciclo lunar (kṛṣṇa pakṣa, quinzena escura) e prepara o início da fase crescente (śukla pakṣa).

O termo vem de:

  • ama (junto, próximo) + vāsya (morar, residir): “aquilo onde moram juntos”, referindo-se à união aparente de Surya e Candra.


Na visão śāstrica (textos clássicos)

Dharmashāstras (Manusmṛti, Yājñavalkya Smṛti, etc.), Amāvāsya é um dia:

  • propício para rituais ancestrais (pitṛ tarpaṇa, śrāddha);

  • considerado parvan (período liminar), limpo e adequado para oferendas (piṇḍa dāna) a espíritos e antepassados;

  • ao mesmo tempo, não recomendado para começar atividades materiais, já que o tithi carrega uma energia de vacuidade e finalização.

Purāṇas (Skanda, Matsya, Bhaviṣya Purāṇa, etc.) - Amāvāsya é exaltada como um momento em que:

  • Pitṛs (ancestrais) descem à Terra para receber oblações;

  • Śiva, Kālī, Bhairava e outros deuses de aspectos destrutivos ou transformadores são especialmente adorados;

  • Qualquer ritual (vrata, upavāsa) feito nesse dia multiplica seus méritos.

Tantras
Nos tantras, amāvāsya é:

  • noite propícia para sādhana com divindades de aspecto ugra (severo), como Kālī, Tārā, Bhairava, Durgā;

  • momento poderoso para nyāsa, mantras secretos, abhicāra (rituais de combate oculto) e práticas de vaśīkaraṇa (cativação);

  • no Kaula tantra, particularmente ligada à energia feminina (Śakti), representando a noite escura onde Śiva repousa em Śakti antes de surgir novamente no ciclo da luz.

Jyotiṣa (astrologia védica)


Amāvāsya carrega:

  • energia de rikta tithi (vazio), não auspicioso para começos mundanos;

  • excelente para meditação, práticas espirituais, encerramentos, destruição de negatividades;

  • no muhūrta, um dos dias mais sensíveis, exigindo precaução, já que a Lua representa a mente, e nesta fase ela está “morta”, com menos brilho, sugerindo confusão, apatia ou recomeço interno.


Diferenças nas linhagens hindus

Vaiṣṇava

  • Amāvāsya é menos relevante do que Ekādaśī, mas ainda assim associada a rituais para os pitṛs, jejum parcial e purificação.

  • Nos calendários vaiṣṇava de Gauḍīya (Bhaktivedānta), amāvāsyā é vista como um momento de reclusão e lembrança da transitoriedade.

Śaiva

  • Especialmente importante.

  • Muitos śaivas realizam pradosha vrata se ele coincide, ou sādhana para Śiva-Bhairava, mantras como Mahāmṛtyuñjaya, rituais de liberação karmica e remoção de obstáculos.

  • Amāvāsya também é vista como o ventre da noite cósmica, kāla garbha.

Śākta (Kālī, Durgā, Tripurā)

  • Uma das noites mais poderosas!

  • É noite de Kālī (em muitas tradições), onde rituais secretos (rahasya pūjā) são conduzidos; praticantes fazem sādhana para superar o ego, vencer medos e obter siddhis espirituais.

  • Também dia forte para abhicāra, práticas tântricas de manipulação de energias.

Smārta

  • Dia para śrāddha e tarpaṇa, propício a jejum (upavāsa), restrição de prazeres, meditação, estudos filosóficos.

  • Alguns seguem darśana pūjā (visita ao templo) para pedir bênçãos de limpeza espiritual.


Aspecto filosófico (Vedānta, Yoga)

Na perspectiva vedāntica, amāvāsyā simboliza:

  • o vazio absoluto (śūnya), onde a forma se dissolve na essência sem forma;

  • ponto do ciclo em que a manifestação recua no Absoluto.

No Yoga, é um momento de:

  • introspecção, pratyāhāra (recolhimento dos sentidos), dhyāna (meditação);

  • simboliza o vazio da mente (citta śūnya) que precede a iluminação.


Utilidade prática para astrologia (Praśna, Jyotiṣa, Divinação)

No contexto de Praśna (astrologia horária):

  • se a pergunta é feita durante amāvāsya, tradicionalmente não se consideram bons augúrios — a Lua está “cega” e não pode “ver” as casas;

  • perguntas sobre coisas ocultas, morte, perdas, renascimento espiritual, têm mais aderência neste momento.

Para divinação ritualística, amāvāsya:

  • abre portais energéticos que conectam com os mundos invisíveis (ancestrais, devas ocultos, pretas, bhūtas);

  • é usada para rituais de previsões anuais (anupūrva śānti), limpezas kármicas e pedidos de proteção.


Resumindo

Amāvāsya é um tempo de encerramento, escuridão fértil e transição, onde o impulso espiritual (não material) é favorecido. Enquanto no mundo externo parece um tempo de vazio, no mundo interno é repleto de potencial.
Os grandes sādhakas sempre reservam amāvāsyā para trabalhos internos, oferendas aos ancestrais e cultos secretos, enquanto os leigos o veem como um dia de jejum, reclusão e limpeza.


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