Aiṁ — (ऐं) refere-se a uma sílaba-semente ( bīja ) associada a Vāgbhava e Kubjikā, de acordo com textos tântricos como o Kubjikāmata-tantra, o mais antigo e popular Tantra do culto de Kubjikā. Aiṁ é comumente conhecido como Vāgbhava, esta sílaba-semente representa a própria deusa Kubjikā. É o triangular Yoni ( bhaga ) da deusa, que é o núcleo central de sua maṇḍala e, portanto, é a sede de toda a tradição e sequência de mantras ( krama). A Ṭīkā se refere a ela como Rudraśakti, um importante aspecto de Kubjikā, que a conecta, assim como inúmeras outras características, com a escola Trika. É a sílaba-semente de Brahmā e corresponde ao elemento Terra, embora sua cor, segundo o Ṭīkā, seja o vermelhão ( sindūra ), em vez do amarelo, que é a cor usual desse elemento.
É a sílaba-semente da deusa Sarasvati, relacionada à Sabedoria, e também relacionada ao planeta Mercúrio. O mantra “Aiṁ ” é considerado útil para a memória, sabedoria e todos os níveis da mente e se relaciona com a Deusa Hindu Sarasvati, a deusa da fala, linguagem, aprendizagem e sabedoria.
Hrīṁ — (ह्रीं) refere-se a uma sílaba-semente ( bīja ) associada a Māyā e Lakṣmī, de acordo com textos tântricos como o Kubjikāmata-tantra, o mais antigo e popular Tantra do culto de Kubjikā. —Hrīṁ é a sílaba-semente de Māyā e Lakṣmī. Pertence a Viṣṇu e corresponde ao elemento Água. Sua forma é como uma roda de fogo ( alātacakra ). De acordo com o Śrīmatottara, é o coração dos raios de luz da divindade. Atrai todas as coisas para si e dá o poder de controlar os outros, o gênio poético e o poder de ouvir a grande distância. Serve como antídoto para venenos e desperta o corpo e a mente ( purakṣobha). Ele realiza muitas maravilhas para o homem que o guarda em seu coração. Não há realização ( pratyaya ) sem ela. O Kubjikāmatatantra também atribui poderes mágicos aos Cinco Praṇavas, que dizem provocar excitação sexual ( drāvaṇa ), perturbação ( kṣobha ), ilusão ( moha ), sono ( jṛmbhana ) e a dessecação do corpo do inimigo ( śoṣaṇa ), respectivamente.
Hrīṁ é o Maya ou ilusão bīja ou mantra semente. O mantra Hrīṁ ao Sol e à Deusa também aumenta Pitta, mas não de maneira dura ou aberta.
O mantra “Hrīṁ ” ajuda a acalmar nossas mentes e também nos aquece psicologicamente e também é considerado o Maya-bīja ou o mantra-semente que aumenta os poderes ilusórios ou energias da grande Deusa. Também se relaciona com nossas emoções em um nível mais profundo.
Śrīṁ — (श्रीं) refere-se a uma sílaba-semente ( bīja ) associada a Īśā (Maṅgalā), de acordo com textos tântricos como o Kubjikāmata-tantra, o mais antigo e popular Tantra do culto de Kubjikā. — Śrīṁ é a semente do deusa Īśā que também é chamada de Maṅgalā e é identificada com a energia de Rudra ( rudraśakti ) a quem esta sílaba-semente corresponde. Diz-se que é brilhante como um milhão de luas. De acordo com o Śrīmatottara, esta é a sílaba-semente da glória soberana ( śriyābīja ). Dá poder real ( śrī ), satisfação ( puṣṭi ), beleza, boa fortuna ( saubhāgya ) e agrada aos reis. Dá prazer a todas as pessoas ( āhlāda) e concede todas as realizações. Sem ela, não se pode adquirir riqueza ( dhanasiddhi ).
Śrīṁ , o Bīja ou mantra-semente da Deusa Lakṣmī, deusa da graça e da fortuna, relaciona-se fortemente com a Lua e Kapha. É, portanto, uma energia feminina e lunar e está esfriando e o próprio som “sha” se assemelha ao som de um riacho.
Tem sabor principalmente doce e aumenta Kapha. Diminui Pitta e Vata e ajuda a resfriar as energias ígneas de Pitta, enquanto dá estabilidade e aterramento a Vata. É muito parecido com o leite na natureza e em qualidades e muito sedativo e promotor do sono. É nutrir e também é o mantra da Vaca Cósmica no Hinduísmo como Go-Mata, a Mãe-Vaca, da qual a própria terra é vista como uma energia.
Diz-se que o mantra “Śrīṁ” tem uma energia feminina e refrescante que ajuda a acalmar e resfriar a mente e é bom para raiva e outras emoções ardentes. Relaciona-se com shriya (prosperidade). Relaciona-se com a deusa hindu Lakshmi, deusa da riqueza e da prosperidade e também agrava o dosha ayurvédico ou humor biológico de Kapha (catarro).
Śrīṁ como o som “Sha” relaciona-se com o Soma-shakti e Apas ou Águas, fazendo o som de um riacho (sha).
O bijākṣara (sílaba semente) 'Śrīṁ ' é mediado no sahasrāra cakra (a sétima roda de energia sutil no topo da cabeça).
Krīṁ — “Krīṁ” é o mantra que se relaciona com kriya (ação) e com a deusa hindu Kali. Tem o poder de iluminar ( vidyut-shakti ) e aumenta Prana ou respiração e, portanto, aumenta ou agrava o dosha ayurvédico ou humor de Vata (vento). Krīṃ é a sílaba-semente ou bīja-mantra da Deusa Kali. Este Kali-bija também se relaciona com Saturno e Marte e aumenta Vata.
O Bīja Krīṁ está sendo formado aqui, Kakāra =Kālī; Ra-kāra= Brahmā como fogo; Īkāra = Mahāmāyā . Anuśvāra ou Candra -bindu (ṃ) é dividido em dois — isto é , Nāda, que é Viśvamātā, ou Mãe do Universo; e Bindu, que é Duḥkha-hara , ou removedor de dor (Bījakośa). Verso explicativo do Shat-cakra-nirupana
Significa dizer que o bija Krīṁ é composto de ka (marte) e ra (sol)
Huṁ — Huṁ ('u' curto como em put), é o mantra de Fogo e Energia que se relaciona com as formas ígneas da Deusa, como Chinnamasta, Chamunda e Bhairavi, como também o deus Shiva em suas formas ígneas.
O mantra Huṁ também se relaciona especificamente com Agni e pode ser usado para todos os Agnis , ou fogos, no corpo se forem baixos ou irregulares.
Huṁ desperta o Fogo digestivo como em Ha-kara (a sílaba 'Ha'), o abdômen é ligeiramente contraído para cima para fazer o som, do qual deriva a raiz “hu” de Huta e Hotar - os termos védicos para invocação de o Fogo Divino.
Phaṭ — Phaṭ (फट्).— ind. Uma palavra onomatopoética usada misticamente para proferir feitiços ou encantamentos; अस्त्राय फट् ( astrāya phaṭ ) ; सविसर्गं फडन्तं तत्सर्वदिक्षु विनिर्दिशेत् ( Savisargaṃ phaḍantaṃ tatsarvadikṣu vinirdiśet ) bhāgavata 6.8.1.
Retificando tattva doṣas
A tabela abaixo deve ser utilizada com cautela. O astrólogo versado sabe como utilizar esses bījas para retificar os tattvas, removendo tattva doṣas e aumentando o poder de um tattva para alcançar determinado objetivo.
Tattva |
Pṛthvī |
Jala |
Agni |
Vāyu |
Ākāśa |
Elemento |
Terra |
Água |
Fogo |
Ar |
Espaço |
Haṁsa |
हं haṁ |
शं śaṁ |
कं kaṁ |
धं dhaṁ |
पं paṁ |
Bīja
(reduz) |
ह्लीं hlīṁ |
श्लीं ślīṁ |
क्लीं klīṁ |
ध्लीं dhlīṁ |
प्लीं plīṁ |
Bīja
(eleva) |
ह्रीं hrīṁ |
श्रीं śrīṁ |
क्रीं krīṁ |
ध्रीं dhrīṁ |
प्रीं prīṁ |
Kendra |
Casa
1 |
Casa
4 |
Casa
10 |
Casa
7 |
Tudo |
Devatā |
Gaṇeśa |
Durgā |
Āditya |
Rudra |
Viṣṇu |
Graha |
Mercúrio |
Lua/Vênus |
Sol/Marte |
Saturno |
Júpiter |
Em outra variação:
Tattva |
Pṛthvī |
Jala |
Agni |
Vāyu |
Ākāśa |
Elemento |
Terra |
Água |
Fogo |
Ar |
Espaço |
Bīja |
ऐं aiṁ |
श्रीं śrīṁ |
क्रीं krīṁ |
सौः sauḥ |
ॐ oṁ |
Devatā |
Sarasvatī |
Lakṣmī |
Kālī |
Kālasaṃkarṣiṇī |
Īśvara |
Graha |
Mercúrio |
Lua/Vênus |
Sol/Marte |
Saturno |
Júpiter |