© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

74 - Savitri Upanishad (Sama Veda)


74 - Savitri Upanishad


Traduzido por:
Dr. A. G. Krishna Warrier
Publicado por:
Editora Teosófica, Chennai
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
___________________________
Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library

Om! Deixe meus membros e fala, Prana, olhos, ouvidos, vitalidade
E todos os sentidos crescerem em força.
Toda a existência é o Brahman dos Upanishads.
Que eu nunca negue Brahman, nem Brahman me negue.
Que não haja nenhuma negação:
Que não haja nenhuma negação pelo menos de mim.
Que as virtudes proclamadas nos Upanishads estejam em mim,
que sou devoto do Atman; que eles possam residir em mim.
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

1-2. Quem é Savitar, quem é Savitri? Quem é Savitar, quem é Savitri? Agni é Savitar, a terra é Savitri. Onde há Agni há terra e onde há terra há Agni. Os dois são causas formando um par. Varuna sozinho é Savitar, água - Savitri. Quando há Varuna etc., -- eles são as fontes, formando um par.

3-6. (Novamente) Ar sozinho é Savitar, éter é Savitri. Onde há ar há éter (e vice-versa) - são fontes gêmeas, formando um par. Sacrifício sozinho é Savitar e metros são Savitri - onde há sacrifício há metros (e vice-versa). O trovão é Savitar e o raio é Savitri; onde há raios (e vice-versa). Essas duas são fontes gêmeas.

7-8. A lua é Savitar e as estrelas são Savitri. Onde há lua, há estrelas (e vice-versa) - essas duas são fontes gêmeas.

9. O homem é Savitar, a mulher é Savitri. Onde tem homem tem mulher e vice-versa. Eles formam um par de fontes.

10. A mente é Savitar e o mundo é Savitri - onde há mente, há mulher (e vice-versa) - essas duas são fontes gêmeas.

11. De Savitri o primeiro pé é a Terra. 'Daquele Savitar, o admirável; o fogo realmente é adorável, a água e a lua são adoráveis. O segundo pé é Bhuvar, a região da mente; 'nós meditamos no esplendor daquela divindade' - o fogo é o esplendor; sol, lua são esplendor.

12. O terceiro pé é o firmamento - que pode inspirar nossos pensamentos - esta mulher e este homem geram.

13. Aquele que conhece este Savitri vence a morte.

14-15. De Bala e Atibala Virat Purusha é o vidente, Gayatri o medidor e divindade. A, U, M são letras sementes, etc. Sua aplicação é para a eliminação da fome, etc., 'klam' etc., são o grupo de seis membros.

Meditação: Eu pratico incessantemente estes dois, encabeçados pela lua derramando vida em todos, peritos em remover o pecado, os raios da sabedoria védica, cujas formas são Aum, cujos corpos são solares em forma!

Om, hsim bala, grande deusa; hrim, poderoso; klim, criador de objetivos humanos quádruplos, concessor da dádiva de Savitar; Hrim, adorável luz da divindade!

Ó Atibala, personificação de toda a misericórdia, destruidor da fome e da fadiga, nós meditamos em você que pode inspirar nossos pensamentos. Ó essência da inspiração, adornada com a coroa de Pranava, Hum, Phat, Svaha.

Aquele que sabe assim realiza suas palestras e compartilha seu reino com Savitri.

Este é o Upanishad.

Om! Deixe meus membros e fala, Prana, olhos, ouvidos, vitalidade
E todos os sentidos crescerem em força.
Toda a existência é o Brahman dos Upanishads.
Que eu nunca negue Brahman, nem Brahman me negue.
Que não haja nenhuma negação:
Que não haja nenhuma negação pelo menos de mim.
Que as virtudes proclamadas nos Upanishads estejam em mim,
que sou devoto do Atman; que eles possam residir em mim.
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Aqui termina o Savitri Upanishad, incluído no Sama-Veda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário