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75 - Vajrasuchika Upanishad (Sama Veda)

75 - Vajrasuchika Upanishad




Traduzido por:
Dr. A. G. Krishna Warrier
Publicado por:
Editora Teosófica, Chennai
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
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Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library


Om! Deixe meus membros e fala, Prana, olhos, ouvidos, vitalidade
E todos os sentidos crescerem em força.
Toda a existência é o Brahman dos Upanishads.
Que eu nunca negue Brahman, nem Brahman me negue.
Que não haja nenhuma negação:
Que não haja nenhuma negação pelo menos de mim.
Que as virtudes proclamadas nos Upanishads estejam em mim,
que sou devoto do Atman; que eles possam residir em mim.
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Devo definir Vajrasuchi (a agulha de diamante) que perfura a ignorância, repreende o ignorante e ornamenta aqueles que têm a sabedoria como olho.

Os Smritis afirmam, seguindo os Vedas, que o Brahmana é a mais importante das quatro castas. Deve ser perguntado, 'Quem é um Brahmana' - o eu, corpo, classe, conhecimento, ação ou virtude?

A alma não é um Brahmana porque a alma é a mesma em todos os corpos passados ​​e futuros. A mesma pessoa toma muitos corpos de acordo com o karma, nem o corpo é Brahmana - o corpo é o mesmo de Chandala (para a casta mais alta) sendo feito dos cinco elementos e é visto como tendo velhice, morte etc., igualmente. Não há fixidez (de cor) tal como Brahmana é branco, Kshatriya é vermelho, Vaishya é amarelo e Sudra é preto; também quando o corpo do pai é cremado, o filho etc. pode ser culpado de matar um Brahmana.

A classe também não é um Brahmana. Então haveria muitas classes dentro das classes. Muitos são os grandes sábios: Rishyasringa nascido de um veado, Kausika de junco, Jambuka de um chacal, Valmiki de um formigueiro, Vyasa de uma pescadora, Gautama das costas de uma lebre, Vasistha de Urvasi, Agastya de uma panela de acordo com à tradição. Estes não são Brahmanas por nascimento, mas por seu conhecimento.

Nem o conhecimento é Brahmana: Kshatriyas e outros também têm conhecimento. Tampouco é karma: todas as criaturas são vistas como tendo karma semelhante de Prarabdha etc., e todas as criaturas agem sendo impelidas pelo karma. Nem é um homem virtuoso: Existem muitos doadores de ouro – Kshatriyas etc.

Aquele que realizou diretamente, como a baga na palma, o Atman sem segundo, desprovido de classe, qualidade e ação e de defeitos como as seis ondas (como a fome), os estados (como nascimento e morte), da natureza da verdade, conhecimento e bem-aventurança, livre de adjuntos, a base de todos os pensamentos, imanente em todas as criaturas, presente dentro e fora como o espaço. Felicidade concedida, além do conhecimento (comum), a ser realizada apenas pela experiência - e tendo se tornado bem-sucedido, livre da luxúria etc., rico em controle mental, sem ganância etc., mente intocada pela hipocrisia etc.

Esta é a intenção do Veda etc. .Caso contrário, a natureza de Brahmana não pode ser alcançada.

Deve-se contemplar a si mesmo como o espírito sem segundo, verdade, conhecimento e bem-aventurança.

Este é o Upanishad.

Om! Deixe meus membros e fala, Prana, olhos, ouvidos, vitalidade
E todos os sentidos crescerem em força.
Toda a existência é o Brahman dos Upanishads.
Que eu nunca negue Brahman, nem Brahman me negue.
Que não haja nenhuma negação:
Que não haja nenhuma negação pelo menos de mim.
Que as virtudes proclamadas nos Upanishads estejam em mim,
que sou devoto do Atman; que eles possam residir em mim.
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Aqui termina o Vajrasuchika Upanishad, incluído no Sama-Veda.

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