© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

82 - Bhasma Jabala Upanishad (Atharva Veda)

82 - Bhasma Jabala Upanishad



Traduzido por:
***
Publicado por:
***
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
___________________________
Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library


Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Eu sou apenas aquele Brahman Absoluto que, depois de ser compreendido em seu verdadeiro aspecto (como um com este Atman), queima inteiramente em cinzas (Bhasma) a ignorância (ilusão ou Maya) de considerar este universo existente (real) e separado de o próprio Ser, através do fogo destrutivo do Conhecimento (Supremo)!

Uma vez Bhusunda, um descendente de Jabali foi ao Pico Kailas e prostrou-se diante do Senhor Mahadeva Siva, que é a forma de Omkara e que está além da trindade de Brahma, Vishnu e Rudra.

Bhusunda adorou Siva com grande devoção repetidas vezes por meio de frutas, flores e folhas. Então ele questionou o Senhor Siva: "Senhor! Gentilmente, transmita-me o conhecimento essencial de todos os Vedas, incorporando o processo e a técnica de usar o Bhasma (cinza sagrada), porque é o único meio para alcançar a Liberação. O que é o Bhasma feito? de? Onde deve ser aplicado? Quais são os Mantras a serem recitados? Quem são as pessoas adequadas para isso? Quais são as regras a respeito?

O bondoso Senhor Paramesvara disse: A princípio, o devoto, após compreender a influência do celestial no horário prescrito, deve buscar um pouco de esterco de vaca sagrado e puro no início da manhã, guardá-lo na folha de uma árvore Palasa e depois secá-lo. com o Mantra Védico 'Tryambakam' etc.

Então ele deve queimar aquele esterco de vaca seco, colocado em um local conveniente, com qualquer fogo disponível, de acordo com as regras estabelecidas nos Grihya Sutras de sua seita, e então derramar Ahutis de gergelim e arroz junto com ghee, com o Mantra 'Somaya Svaha'. O número de Ahutis deve ser 1008 ou, se possível, 1 ½ vezes isso. Os instrumentos para derramar ghee devem ser feitos de folhas; nesse caso o homem não comete nenhum pecado.

Então, ao final, o devoto deve oferecer a oblação de Sveshtakruta na hora de Purna-Ahuti, com o Mantra 'Tryambakam' etc. Com o mesmo Mantra Bali (uma oferenda) deve ser colocado nas oito direções (do fogo ).

Esse Bhasma deve ser aspergido com água pelo Gayatri Mantra. Então essa cinza sagrada deve ser colocada em um vaso de ouro, prata, cobre ou barro e polvilhada novamente com os Rudra Mantras. Em seguida, deve ser mantido em um local limpo e decente.

Então o devoto deve honrar os brâmanes com um grande banquete. Só então ele se tornará purificado. Então ele deve tirar o Bhasma do recipiente com os Pancha-Brahma-Mantras, 'Manastoka', 'Sadyo Jatam', etc., e com a ideia de que 'fogo é Bhasma, ar é Bhasma, água é Bhasma, terra é Bhasma , éter é Bhasma, deuses são Bhasma, Rishis são Bhasma, todo este universo e existência são Bhasma; Eu me prostro a este Bhasma sagrado e purificador que destrói todos os meus pecados.'

Assim, o devoto deve manter um pouco de Bhasma com a palma limpa de sua mão esquerda dizendo, 'Vamadevaya' (isto é para Vamadeva) borrifando com o Mantra 'Tryambakam' etc., e limpando-o com o Mantra 'Suddham suddhena' etc. Então ele deve filtrá-lo bem. Então ele deve aplicá-lo da cabeça aos pés, com os cinco Brahma-Mantras. Com o primeiro dedo, dedo médio e dedo anelar, ele deve aplicar o mesmo no meio da cabeça dizendo 'na cabeça' e 'Ó Bhasma! Tu vieste de Agni!'

Ele deve aplicar bhasma no topo da cabeça com o mantra 'Murdhanam'. Na testa com 'Tryambakam etc.', no pescoço com 'Nilagrivaya etc., no lado direito do pescoço com 'Tryayusham etc. e Vama etc.', nas bochechas com 'Kalaya etc.', no ' olhos com 'Trilochanaya etc.', nas orelhas com 'Srinavama etc.', na boca com 'Prabravama etc.', no coração (peito) com 'Atmane etc.', no umbigo com 'Nabhih etc.' , no ombro direito com 'Bhavaya etc.', no cotovelo direito com 'Rudraya etc.', no pulso direito com 'Sarvaya etc.', na parte de trás da palma da mão direita com 'Pasupataye etc.', na ombro esquerdo com 'Ugraya etc.', no cotovelo esquerdo com 'Agre-vadhaya etc.', no pulso esquerdo com '

O devoto deve então se prostrar a Siva com o Mantra 'Somaya' etc. Ele deve lavar as mãos e beber aquela água de cinzas com o Mantra 'Apah Punantu' etc. A água nunca deve ser derramada por qualquer motivo.

Assim, esta prática de Bhasmadharana deve ser feita pela manhã, ao meio-dia e à noite. Se ele não fizer isso, ele cairá. Isso mesmo é o Dharma prescrito de todos os brâmanes. Sem ter Bhasmadharana dessa maneira, ele nunca deve ingerir comida, água ou qualquer outra coisa. Acidentalmente se esta prática for esquecida, naquele dia, o Gayatri não deve ser repetido. Nenhum Yajna deve ser feito naquele dia; nenhum Tarpana deve ser oferecido aos deuses, Rishis ou Pitrus. Este é o Dharma eterno que destrói todos os pecados e dá o estado final de Moksha.

Este é o rito diário dos Brahmins, Brahmacharins, Grihasthas, Vanaprasthas e Sannyasins. Se isso for esquecido mesmo uma vez, ele deve ficar na água até o pescoço, repetindo o Gayatri 108 vezes e jejuar o dia inteiro. Se um Sannyasin não usar Bhasma, mesmo um único dia, ele deve jejuar durante todo o dia e fazer 1000 Pranava Japa, para ser purificado novamente. Caso contrário, o Senhor jogará esses Sannyasins aos cães e lobos.

Caso este tipo de Bhasma não esteja disponível, qualquer outro Bhasma que esteja disponível deve ser usado com os Mantras prescritos. Este tipo de prática destruirá qualquer tipo de pecado que possa ser cometido pelo homem.

Então novamente Bhusunda perguntou a Siva: Quais são os ritos diários a serem executados por um brâmane, ao negligenciá-los ele cometerá um pecado? Em quem deve ser meditado? Quem será lembrado? Como meditar? Onde praticar isso? Por favor, diga-me em detalhes.

O Senhor respondeu a tudo em poucas palavras: Em primeiro lugar, o devoto deve levantar-se cedo pela manhã, antes do nascer do sol, e depois de terminar as ações de purificação, deve tomar seu banho. Ele deve limpar o corpo com os Rudra Suktas. Então ele deve usar um pano limpo. Depois disso, ele deve meditar no deus-sol e aplicar Bhasma a todas as partes prescritas do corpo.

Ele deve então usar Rudraksha branca, conforme prescrito. Alguns prescrevem a seguinte maneira de usar contas de Rudraksha: Sobre a cabeça devem ser usadas quarenta contas de rudraksha. Uma ou três contas no peito. Doze contas sobre cada uma das duas orelhas. Trinta e duas contas em volta do pescoço. Dezesseis contas ao redor de cada um dos braços. Doze contas ao redor de cada um dos pulsos. Seis contas ao redor de cada um dos polegares.

Então o devoto deve observar Sandhya com a grama Kusa em sua mão. Ele deve fazer Japa de Siva-Shadakshara ou Siva-Ashtakshara. 'Om Namah Sivaya' e 'Om Namo Mahadevaya' são os dois Mantras. Esta é a verdade mais elevada e a maior instrução. Eu mesmo sou o Grande Senhor Siva, Deus de todos os deuses, o Controlador Supremo de todos os universos. Eu sou esse Brahman Impessoal, sou Omkara, sou o Criador, Preservador e Destruidor de todos. Somente através do Meu terror, todos estão funcionando corretamente. Eu sou este mundo e os cinco elementos. Eu sou a Verdade Suprema que existe, o Brahman dos Upanishads. Este é o maior Vidya.

Eu sou o único doador de Moksha. Portanto, todas as pessoas vêm a Mim para a ajuda final. É por isso que absorvo em Meu Ser aquelas criaturas que deixam seus Pranas em Banares, que está no topo de Meu Trisula (tridente). Portanto, todos devem realizar penitência apenas em Banares. Banares não deve ser negligenciado sob nenhuma circunstância. Todos devem tentar viver em Banares, tanto quanto possível. Nenhum lugar é melhor do que Banares.

Mesmo em Banares, o mais célebre é o templo de Siva, onde a leste fica o lugar da Riqueza, ao sul o lugar de Vichara, a oeste o lugar de Vairagya e ao norte o lugar de Jnana. Lá no meio, eu, o Espírito Eterno devo ser adorado. Aquele Linga em Banares não é iluminado pelo sol, pela lua ou pelas estrelas. Aquele Linga autoluminoso chamado 'Visvesvara' tem sua raiz em Pathala. Esse sou eu mesmo. Eu deveria ser adorado por alguém que usa os sagrados Bhasma e Rudrakshas da maneira prescrita. Eu o livrarei de todos os pecados e tristezas.

Ao realizar Meu Abhisheka, ele atinge o estado de Meu Sayujya. Nada existe além de mim mesmo. Eu inicio tudo com o Taraka Mantra. Aqueles que desejam Mukti devem morar em Banares. Eu cuidarei deles. Eu sou o Senhor de Brahma, Vishnu e Rudra. O homem ou mulher mais corrupto alcançará Moksha, se morrer em Banares. Outros pecadores serão fritos em brasas vivas após a morte. Portanto, todos devem tentar viver em Banares, que é o próprio Pranalinga.

Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Aqui termina o Bhasma-Jabalopanishad, conforme contido no Atharva-Veda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário