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84 - Brihad Jabala Upanishad (Atharva Veda)


84 - Brihad Jabala Upanishad



Traduzido por:
P. R. Ramachander
Publicado por:
Celextel.org
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahādeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Janeiro/2023
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Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library


Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Primeiro Brahmana

Busunda aproximou-se de Kalagni Rudra (o fogo e a morte como Rudra) e perguntou-lhe: "Por favor, conte-me sobre a grandeza de Vibhoothi ​​(cinzas sagradas - Vibhoothi ​​é geralmente preparado queimando esterco de vaca em momentos auspiciosos. O templo Vibhoothi ​​de Pazhani é preparado queimando plantas de cacto). Kalagni Rudra respondeu: "O que há para contar?". Então Busunda perguntou: "Por favor, diga-me a importância de usar Vibhoothi ​​e Rudraksha'. Kalagni Rudra respondeu: "Isso já foi relatado junto com phala sruthi (efeito resultante) pelo sábio Paippalada. Não há nada mais a ser dito além do que ele disse". Então Busunda perguntou: "Conte-me sobre o caminho para a salvação, conforme contado no grande Jabala (Brihat Jabala)". Kalagni Rudra concordou e começou a ensinar. 1

Da face Sadhyojatha do Senhor Shiva (ele tem cinco faces), a terra nasceu. Dele nasceu o Nivruthi. Daí nasceu a vaca celestial de cor dourada chamada Nanda. Do esterco de Nanda veio Vibhoothi. 2

A água foi produzida da face de Vama Deva. A partir disso, o poder chamado Prathishtaa foi produzido. A partir disso, a vaca preta chamada Bhadra foi produzida. De seu esterco foi produzido Bhasitha (outro nome para Vibhoothi). 3

O fogo foi produzido da face de Aghora. A partir disso foi produzido o poder do conhecimento. A partir disso foi produzida a vaca vermelha chamada Surabhi. De seu esterco foi produzido Bhasma (literalmente cinza, mas outro nome para Vibhoothi). 4

O vento foi produzido da face de Thath Purusha. Dele foi produzido o poder da paz. A partir dela foi produzida a vaca branca chamada Susheela. De seu esterco foi produzido Kshara (novamente outro nome para cinza). 5

Éter (céu) foi produzido da face de Eeshana. Dele foi produzido o poder de Sandhyatheetha (aquele que está além do amanhecer e do anoitecer). A partir dela foi produzida a vaca multicolorida chamada Sumana. De seu esterco foi produzido Raksha (literalmente significando escudo). 6

Vibhoothi, Bhasitham, Bhasmam, Ksharam e Raksha são cinco nomes diferentes das cinzas sagradas. Todos esses são nomes causais. Vibhoothi ​​- porque dá origem a muita riqueza, Bhasmam - porque corrói todos os pecados, Bhasitha - porque faz os materiais brilharem (a potassa é um agente de limpeza de todos os metais), Kshara - porque protege dos perigos e Raksha - porque age como um escudo em caso de medo de fantasmas, demônios, Pisacha, Brahma Rakshas, ​​epilepsia e doenças inatas. 7

Segundo Brahmana

Então Busunda se aproximou de Kalagni Rudra e perguntou-lhe sobre o procedimento Bhasmam (cinza) snana (banho) que envolve o fogo e a lua. "Assim como o 'fogo' assume várias formas dependendo da forma do objeto, 'cinza' que é como a alma de todos os objetos, assume a forma de acordo com a forma do ser e também além dela. O fogo é contado como se tornar o mundo do fogo e da lua. O fogo é muito quente e terrível. É cruel. O poder da lua é como o néctar. Embora tenha a base do néctar, também é o aspecto quente do conhecimento. Entre os grandes e coisas pequenininhas, é a única que tem gosto de néctar e leve e também muito gostosa", contou. 1

"O aspecto brilhante da força é de dois tipos - o aspecto do sol e o aspecto do fogo. Da mesma forma, a força do néctar também é cheia de luz e calor", disse ele. 2

A luz reside em aspectos como o relâmpago. A doçura permeia os sabores dos extratos. E o mundo médio funciona com luz e bom gosto. 3

O néctar é uma parte do fogo. Devido ao néctar, o fogo cresce. É por isso que o mundo que é da forma de fogo e lua é como o fogo feito com a oferta de fogo (oferta de havis). 4

O poder da lua está acima. O poder do fogo está abaixo. É porque eles se unem que este mundo está funcionando continuamente. 5

[Os mantras 6-8 não estão disponíveis.]

Esse Shakthi (poder, efeito forte, o princípio feminino) que se eleva acima é Shiva. Esse Shiva que se eleva acima é Shakthi. Não há nada neste mundo que não seja afetado por Shiva e Shakthi. 9

O mundo que foi queimado várias vezes pelo fogo torna-se impregnado de cinzas (Bhasma). Esta é a força do fogo. Nessa força, as cinzas se tornam parte integrante. 10

Assim, aquele que compreende a força das cinzas e faz o ritual de banho de cinzas usando mantras, "agnireethi etc", queima todos os seus pecados e alcança a salvação. 11

[Os mantras 12 e 13 não estão disponíveis.]

Para vencer a morte, recomenda-se o banho de néctar. Onde está a questão da morte para quem foi tocado pelo néctar de Shiva e Shakthi? 14

Aquele que conhece este método secreto sagrado, purificará a lua e o fogo e não nascerá novamente. 15

Aquele cujo corpo é queimado pelo fogo de Shiva e molhado pelo néctar da lua e entra no caminho da ioga se torna elegível para o estado imortal. 16

Terceiro Brahmana

Agora, o método quádruplo de preparação de Bhasma (cinza sagrada) está sendo narrado. O primeiro é Anukalpam, o segundo Upakalpam, o terceiro upopakalpam e o quarto é Akalpam.

Anukalpam é feito pelo uso de mantras Viraja homa em Agnihothra (coleta de cinzas do poço do sacrifício de fogo). Coletar esterco seco de vaca na floresta e prepará-lo de acordo com o método sugerido em Kalpam é upakalpam. Coletar o esterco de vaca seco, polvilhá-lo, transformá-lo em bolas depois de misturá-lo na urina de vaca e prepará-lo de acordo com o método sugerido no kalpam é upopakalpam. O que se obtém nos templos de Shiva é akalpam. Isso é equivalente a cem kalpams. Todo Basma preparado por qualquer um desses quatro métodos conduz à salvação, disse Bhagawan Kalagni Rudra.

Quarto Brahmana

Posteriormente, Busunda perguntou a Bhagavan Kalagni Rudra sobre o uso de Vibhuthi em três linhas. O que ele disse foi:

Na testa, deve-se aplicar o mantra "Brahmane Namah! (Saudações a Brahma)".

No peito deve-se aplicar com o mantra, "Havyavahanaya Namah! (Saudações ao que monta o cavalo)".

No estômago, deve-se aplicar o mantra "Skandaya Namah! (Saudações a Subrahmanya)".

No pescoço deve-se aplicar o mantra "Vishnave Namaj! (Saudações ao Senhor Vishnu)".

No meio, você deve aplicar o mantra, "Prapanchanaya Namah! (Saudações àquele que permeia o mundo inteiro)".

Nos pulsos, deve-se aplicar o mantra, "Vasubhyo Namah! (saudações àquele que é como o néctar)".

Na parte de trás, você deve aplicar com o mantra, "Haraye Namah! (Saudações ao Senhor Hari)".

No topo, você deve aplicar o mantra "Shambhave Namag!

Na cabeça, deve-se aplicar o mantra "Paramathmane Namah! (Saudações à grande alma que está em todos os seres)".

Em cada um desses locais, você deve aplicar em um conjunto de três linhas. Quando estivermos usando Vibhuthi na testa, medite no grande Senhor que tem três olhos, que é a base de três qualidades e que torna tudo visível em conjuntos como "Namah Shivaya!". Aplique Vibhuthi cantando "Pithrubhyo Namah!" abaixo do antebraço. Acima disso, aplique o canto "Eeshanabhyo Namah!" e nas laterais cantando "Eeshabhya Namah!" e nos antebraços cantando "Swachabhyam Namah!" e nas costas cantando "Bheemaya Namah!". Em ambos os flancos da barriga, coloque Vibhuthi cantando "Shivaya Namah!" e na cabeça cantando "

Quinto Brahmana

Aqueles que desonram as três fileiras de Vibhuthi desonram o próprio Senhor Shiva. Aqueles que o usam com devoção, usam o próprio Senhor Shiva. Semelhante a uma aldeia sem o templo do Senhor Shiva é como um deserto, aqueles que não usam Vibhuthi em sua testa, têm uma testa deserta. Uma vida sem adoração ao Senhor Shiva é uma vida deserta. Uma educação em que o Senhor Shiva não está envolvido é uma educação inútil. A maior força do fogo de Rudra é a cinza sagrada. Portanto, qualquer pessoa que use as cinzas sagradas sempre será forte para sempre. A cinza sagrada que nasce do fogo queima os pecados de todos os Bhasma nishtas. Bhasma nishta é aquele que usa cinzas sagradas e possui hábitos limpos.

Sexto Brahmana

Durante o casamento de Maharishi Gauthama, todos os devas ficaram apaixonados em suas mentes ao ver Ahalya. Por causa disso, eles perderam o conhecimento e se aproximaram do sábio Durvasa e perguntaram a ele sobre isso. Ele prometeu a eles que os ajudaria a se livrar do pecado cometido por eles por causa disso e disse a eles: "Era uma vez, dando as cinzas sagradas depois de cantar o Rudra mantra cem vezes, até mesmo pecados como Brahma hathi (pecado tem matando um brahmana) foram lavados". Depois disso, ele deu a eles as abençoadas cinzas sagradas. Ele também lhes disse: "porque vocês ouviram minhas palavras, vocês se tornariam mais esplendorosos do que antes".

Diz-se que esta cinza sagrada pode dar origem a todos os tipos de riqueza. À sua frente estão Vasus, à sua direita estão Rudras, nas costas estão Adhithyas (sóis), à esquerda estão Viswa Devas, no centro estão Brahma, Vishnu e Shiva, e em seus lados estão o Sol e a Lua. O mantra Rig Veda fala sobre isso (cinzas sagradas) da seguinte forma: "Qual é a utilidade dos Vedas para uma pessoa que não entende essa coisa, em cujo éter como forma perene vivem todos os devas e os mundos? Qualquer um que entenda esse grande matéria são as pessoas que alcançaram aquilo que deveria ser alcançado."

Sétimo Brahmana

O rei de Videha se aproximou do sábio Yagnavalkya e perguntou: "Oh, Deus como sábio, por favor, explique-me a maneira de usar as cinzas sagradas". Yagnavalkya respondeu: "Pegue Vibhuthi usando os cinco brahma mantras começando com "sathyojatham", cante "agnirithio Basma (cinza é fogo)" aplique usando o mantra começando com "manasthoke". Misture com água usando o mantra "triyayusham" e depois aplique-o na cabeça, testa, peito e ombros cantando o mantra "trayambakam".

Ele continuou, "os grandes sábios como Samvarthaka, Aarooni, Swethakethu, Durvasa, Rupu, Nidhaga, Bharatha, Dathathreya, Raivathaka,

Sanathkumara aproximou-se de Bhagawan Kalagni Rudra e perguntou-lhe: "Bhagawan, por favor, explique-me o método de usar Rudraksha." O que ele lhe disse foi: "Rudraksha tornou-se famoso por esse nome porque, inicialmente, foi produzido a partir dos olhos de Rudra. Durante o tempo de destruição e após o ato de destruição, quando Rudra fechou seu olho de destruição, Rudraksha foi produzido a partir daquele olho. Essa é a propriedade Rudraksha de Rudraksha. Apenas por tocar e usar este Rudraksha, obtém-se o mesmo efeito de doar mil vacas em caridade."

Oitavo Brahmana

Aquele que ler este Brihat Jabala Upanishad diariamente alcançará a pureza abençoada por Agni (deus do fogo), Vayu (deus do vento), Surya (sol), Chandra (lua), Brahma, Vishnu e Rudra. Aqueles que cantam Brihat Jabala Upanishad alcançariam aquele mundo onde o Sol não seca, onde o vento não sopra, onde a lua não brilha, onde as estrelas não brilham, onde o fogo não queima, onde Yama (Deus da morte) não não entre, onde não há tristezas, que é cheio de paz e felicidade pura e imaculada, que é louvado por Deuses como Brahma, que é meditado por grandes Yogis e de onde grandes Yogis não retornam depois de alcançá-lo. Este Upanishad termina com a bênção "Om Sathya!" (viva a verdade).

Om! Ó Devas, que possamos ouvir com nossos ouvidos o que é auspicioso;
Que possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso, ó dignos de adoração!
Que possamos aproveitar o tempo de vida concedido pelos Devas,
Louvando-os com nosso corpo e membros firmes!
Que o glorioso Indra nos abençoe!
Que o onisciente Sol nos abençoe!
Que Garuda, o raio do mal, nos abençoe!
Que Brihaspati nos conceda bem-estar!
Om! Haja Paz em mim!
Haja Paz em meu ambiente!
Que haja Paz nas forças que agem sobre mim!

Aqui termina o Brihad-Jabalopanishad, conforme contido no Atharva-Veda.








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