© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Capítulo 20 - Bṛhatpārāśarahorāśāstra

Traduzido por Karen de Witt
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, mas não pode ser comercializado.
Somente os Ślokas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático do autor com suas análises e consequentes observações.
VOLTAR AO ÍNDICE
_____________________________________________________________________________________________________________________




CAPÍTULO 20. EFEITOS DE YUVATĪ BHĀVA



1. Oh, excelente dos Brahmanes, ouça-me detalhando os efeitos do 7º Bhāva. Se o Senhor de Yuvatī estiver em sua própria Rāśi, ou em exaltação, haverá plena felicidade através de sua esposa (e casamento).

2. Esposa Doente. Caso o Senhor do Yuvatī esteja em Ari, ou na 8ª, ou em Vyaya (12), a esposa será doente. Isto, contudo, não se aplica ao próprio Bhāva, ou local de exaltação, como acima.

3. Libidinagem Excessiva/Morte da Esposa. Se Śukra estiver em Yuvatī o nativo será excessivamente libidinosos. Se Śukra estiver em yuti com um maléfico em qualquer Bhāva, isso causará a perda da esposa.

4-5. O Senhor da 7ª. Caso o Senhor de Yuvatī esteja dotado com força e em yuti com, ou recebendo uma dṛṣṭi  de um benéfico, então o nativo será rico, honrado, feliz e afortunado. Por outro lado, se o Senhor de Yuvatī estiver em queda ou combusto, ou em uma Rāśi inimiga, a pessoa terá uma esposa fraca e muitas esposas.

6. Pluralidade de Esposas. Se o Senhor de Yuvatī estiver em uma Rāśi de Śani, ou se Śukra estiver recebendo uma dṛṣṭi de um benéfico, haverá muitas esposas. Caso o Senhor de Yuvatī esteja particularmente em exaltação, os mesmos efeitos se passarão.

7-8 1/2. Questões Diversas. O nativo será privado de mulheres se Sūrya estiver em Yuvatī. Candra aí causará associação com mulheres, assim como correspondendo à Rāśi tornando Yuvatī. Maṅgala colocado em Yuvatī indica associação com mulheres menstruadas ou com mulheres estéreis. Budha indica prostitutas, e mulheres pertencentes a comunidades de operadores. A esposa de um Brahmane ou uma mulher grávida estará em associação com o nativo se Guru estiver em Yuvatī. Mulheres de nível inferior, que alcançaram seu curso, são indicados por Śani, Rāhu/Ketu em Yuvatī.

8-9 e ½. Maṅgala indica uma mulher com seios atrativos. Śani indica uma esposa fraca e doente. Guru traz uma esposa com seios fartos e rígidos. Śukra trará uma esposa com seios volumosos e excelentes.

10-13 e ½. Maléficos em Vyaya e na 7ª enquanto Candra decrescente está em Putra indica que o nativo será controlado pela esposa, que será inimiga para a raça (ou a família). Se Yuvatī Bhāva está ocupado, ou governado por Śani/Maṅgala, o nativo vai ter uma prostituta como sua esposa, ou ele será apegado às outras de modo ilegal. Deve Śukra estar em um Navāṃśa de Maṅgala ou em uma Rāśi de Maṅgala, ou recebendo dṛṣṭi dele, ou estar em yuti com Maṅgala, e o nativo beijará as partes íntimas de uma mulher. Se Śukra está assim relacionado a Śani, a natividade beijará as partes privadas de um homem.

14-15. Conjugue Digno. O nativo terá uma esposa dotada com as virtudes (as sete principais), que irá expandir sua dinastia por meio de filhos e netos se o Senhor da 7ª estiver exaltado enquanto Yuvatī estiver ocupado pelo Lagneśa forte e um benéfico.

16. Males para a Esposa. Se o Yuvatī Bhāva ou seu Senhor estiver em yuti com um maléfico, a esposa do nativo incorrerá em males, especialmente se Yuvatī Bhāva ou seu Senhor estiverem sem força.

17. Perda da Esposa. Se o Senhor de Yuvatī estiver desprovido de força e estiver relacionado a Ari, 8ª ou Vyaya, ou se o Senhor de Yuvatī estiver em queda, a esposa do nativo será destruída (ou seja, ela morrerá rapidamente).

18. Falta de Felicidade Conjugal. Se Candra está em Yuvatī, bem como o Senhor de Yuvatī está em Vyaya e o kāraka de casamento (indicador Śukra) está desprovido de força, o nativo não será dotado com felicidade conjugal.

19-21. Pluralidade de Esposas. A natividade terá duas esposas se o Senhor de Yuvatī estiver em queda, ou em uma Rāśi maléfica junto com um maléfico, enquanto que o Yuvatī Bhāva ou a 7ª do Navāṃśa pertence a um planeta eunuco (Budha ou Śani). Se Maṅgala e Śukra estão em Yuvatī, ou se Śani está em Yuvatī, enquanto o Lagneśa está em Randhra, o nativo terá 3 esposas. Haverá muitas esposas se Śukra está em uma Rāśi Dual enquanto o seu Senhor está em exaltação, bem como o Senhor de Yuvatī está dotado com força.


22. Momento do Casamento (até o Śloka 34). Se o Senhor de Yuvatī está em um Bhāva benéfico (ou em Dharma , assim como em Rāśi Śubha) enquanto Śukra está exaltado, ou em sua própria Rāśi, o nativo casará na idade de 5 ou 9 anos.

23. Se Sūrya está em Yuvatī, enquanto seu dispositor está em yuti com Śukra, haverá casamento na idade de 7 ou 11 anos de idade.

24. Śukra em Dhana, enquanto o Senhor de Yuvatī está em Lābha, dará casamento na idade de 10 ou 16 anos.

25. Casamento acontecerá aos 11 anos se Śukra estiver em um ângulo de Lagna, enquanto o Lagneśa está em Makara ou em Kumbha.

26. O nativo se casara aos 12 ou 19 anos se Śukra estiver em um ângulo de Lagna enquanto Śani está em Yuvatī contado de Śukra.

27. Deve Śukra estar em Yuvatī de Candra enquanto Śani está em Yuvatī de Śukra e o casamento acontecerá aos 18 anos.

28. O casamento acontecerá aos 15 anos se o Senhor de Dhana estiver em Lābha enquanto o Lagneśa estiver no Karma Bhāva (10).

29. Uma mudança entre os Senhores de Dhana e de Lābha trará casamento aos 13 anos de idade.

30. A pessoa se casara na idade de 22 a 27 anos se Śukra estiver em Yuvatī a partir do 8º Bhāva (ou seja, Dhana do Lagna), enquanto seu dispositor estiver em yuti com Maṅgala.

31. Deve o Senhor de Yuvatī estar em Vyaya enquanto o Lagneśa Natal estiver em Yuvatī no Navāṃśa e o casamento será em 23/26 anos de idade.

32. O casamento será ou aos 25 ou aos 33 anos de idade se o Senhor de Randhra estiver em Yuvatī, bem como Śukra no Lagna do Navāṃśa.

33. Deve Śukra estar no Dharma  do Dharma  (ou seja, no Putra Bhāva), enquanto Rāhu está em um dos ditos Bhāvas (Dharma  ou Putra Bhāvas), e o casamento acontecerá aos 31 ou 33 anos de idade.

34. O nativo se casará aos 30 ou aos 27 anos se Śukra estiver no Lagna enquanto o Senhor do 7º Bhāva está no próprio Yuvatī.

35-39. Momento da Morte da Esposa. A perda da esposa ocorrerá aos 18 ou 33 anos da idade do nativo se o Senhor de Yuvatī está em queda, enquanto Śukra está em Randhra. O nativo perderá sua esposa aos seus 19 anos se o Senhor de Yuvatī está na 8ª enquanto o Senhor de Vyaya está em Yuvatī. A esposa do nativo morrerá dentro de três dias do casamento devido a picada de cobra se o nativo tem Rāhu em Dhana e Maṅgala em Yuvatī. Se Śukra está em Randhra enquanto seu dispositor está em uma Rāśi de Śani, a morte da esposa ocorrerá durante a idade de 12 ou 21 anos do nativo. Deve o Senhor do Ascendente estar em sua Rāśi de debilidade, bem como o Senhor de Dhana está em Randhra, e a perda da esposa acontecerá so 13 anos do nativo.

40-41. Três casamentos. Deve Candra estar em Yuvatī de Śukra, enquanto Budha está em Yuvatī de Candra e o Senhor de Randhra está em Putra do Lagna, e haverá casamento em Karma (10 anos) seguido por outro aos 22 anos e outro ainda aos 33 anos de idade.

42. Morte da Esposa. Se Ari, o 7º e o 8º estiverem, nesta ordem, ocupados por Maṅgala, Rāhu e Śani, a esposa do nativo não terá vida longa.