- ÍNDICE
- ASTROLOGIA 1
- ● Ārūḍha Pāda
- ● Ascendentes e Signos Lunares
- ● Karakatwvas
- ● Navagrahas
- ● Nakṣatras
- ● Numerologia
- ● Rāśis
- ● Bhāvas
- ● Yogas Planetários
- ● Adidevatā Navagrahas
- ● Bādhakeśa (Remédio)
- ● Yogada
- ● Vakra (Retrógrados)
- ● Casas nas 16 Divisões
- ● Combustão
- ● Maléficos e Benéficos
- ● Maturidade Planetária
- ● Nakṣatras e Doenças
- ● Obesidade x Magreza
- ● Parāśara X Jaimini
- ● Muntha
- ● Varshaphala
- ● Ithasala Yoga
- MALES
- NAVAGRAHAS
- UTILIDADES
- LIVROS
- DEVATAS
- ASTRÓLOGOS
- PANCANGA
- UPĀYAS 1
- UPĀYAS 2
- ● Mantras Navagrahas
- ● Retificações Planetárias
- ● Pedras e Artigos
- ● Kavacam Navagrahas
- ● Yantras Navagrahas
- ● Graha Śānti
- ● Rudrākṣas
- ● Graha Śānti (mantras)
- ● Deva, Ṛṣi e Pitṛ Tarpaṇam ANCESTRAIS
- ● Retificação do SOL
- ● Retificação de MARTE, remoção ABHICHARAS
- ● Retificação de VÊNUS, prosperidaade
- ● Hanumān Cālīsā, pacificação de SATURNO
- ● Rudra Camakaṁ, pacificação de SATURNO
- ● Pedras Planetárias
- ● 16
- ● 17
- ● 18
- ● 19
- ● 20
- ESTUDOS
19 - Mantrika Upanishad (Śukla Yajur Veda)
19 - Mantrika Upanishad
Traduzido por:
Dr. A. G. Krishna Warrier
Publicado por:
The Theosophical Publishing House, Chennai
Traduzido para o Português por
Uma Yoginī em seva a Śrī Śiva Mahadeva
Karen de Witt
***
Brasil – RJ
Maio/2010
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Fonte de Consulta
Vedanta Spiritual Library
Invocação
Om! Aquele (Brahma) é infinito, e este (universo) é infinito.
O infinito procede do infinito.
(Então) tomando a infinitude do infinito (universo),
Ele permanece como o infinito (Brahma) sozinho.
Om! Deixe haver Paz em mim!
Deixe haver Paz em meu ambiente!
Deixe haver Paz nas forças que atuam em mim!
1: O imaculado Swan, de quatro pés, limitado com três cordões, sutis e imperecíveis, a quem três formas conduz, eu não vejo, embora o veja em toda a parte.
2: Ao mesmo tempo, todos os seres viventes estão confundidos (na escuridão da ignorância) quando (contudo) a escuridão acumulada é destruída (pelo sol do conhecimento redentor). Os sábios, estabelecidos em Sattva, observam o Absoluto além das Gunas (correto) na esfera das gunas.
3 (a): Contemplado pelos sábios como Kumara, etc.; o Absoluto não é, de outro modo, capaz de ser percebido (ao todo).
3 (b) – 4: O agente da sobreposição, a Não-nascida (Maya), a mãe da ignorância inveterada, oito vezes, das modificações; assim ele é estendido e novamente dá origem. O mundo sob tal poder e orientação dá origem aos valores do homem.
5: A poderosa Maya do Senhor, tendo, ambos, um início e um fim, a criadora, traz seres em existência; branco, negro e vermelho (Ela) realiza todos os desejos.
6: (O ignorante) experimenta esta Maya não objetiva (cuja natureza é real) desconhecida (mesmo) aos sábios como Kumara. O Senhor, por si só, livremente seguindo (Sua) aprecia Maya (como Seu Senhor e Companheiro).
7: Ele aprecia (Ela) através, tanto da contemplação quanto da ação. Ele , o onipresente único, sustenta (Ela) que é comum a um e a todos, a safra (dos objetos desejados) e é apreciado pelos sacrificadores.
8: Os magnânimos (sábios) observam em (a esfera de) Maya a ave comer os frutos (dos Karmas). Os sacerdotes, que têm completado a sua formação Védica, têm declarado o Outro para ser destacado.
9: Os mestres do Rig-Veda, bem versados nos Shastras, repetem o que os Yajur-Vedins têm declarado. Os adeptos em Sama-Veda cantam Brhatsama e Rathantara também (reafirmando esta verdade).
10: (Védico) sábios como Bhrigu e os Bhargavas – estes seguidores do Atharva-Veda, praticando o Veda, os mantras e as doutrinas secretas, na sequência em Palavras, (todos enunciam a mesma doutrina).
11-13: O co-discípulo fiel, firme e realizado, o Touro vermelho, o Remanescente sacrificial – como todos estes, em relação à Sua imensidão; e como o Tempo, a Vida, a ira divina, o Destruidor, o grande Senhor, o Próprio, Rudra, o Protetor dos Jivas, o Recompensador dos virtuosos, o Senhor dos seres viventes, o Virat, o Sustentador e as Águas (da vida), é o Todo-penetrante, louvado por seres magníficos nos mantras, e bem conhecido ao Atharva-Veda.
14: Alguns declaram-Lhe (o grande Senhor) como o vigésimo sexto (Princípio); outros como o vigésimo sétimo; o mestre do Atharva-Veda e dos Atharva Upanishads conhecem os Espíritos além das qualidades, como estabelecido no Sankhya.
15: O manifesto e o imanifesto foram contados (juntos) como quarenta e quatro. (Alguns) declaram-Lhe não-dual; como dual; como três vezes; e, semelhantemente, como cinco vezes.
16: Aqueles que vêem com o olho da sabedoria, o duas vezes nascido, percebem-No como compreendendo tudo de Brahman, desde as estacas, como um único, puro por completo, todo penetrante.
17: Aquele no qual esta força múltipla, móvel e imóvel, é tecido – naquela mesma coisa ele também se funde como os rios fazem no mar.
18: Naquele, no qual os objetos estão dissolvidos, e, tendo sido dissolvidos, tornam-se imanifestos, uma vez mais eles alcançam a manifestação; eles são novamente nascidos como bolhas.
19: Eles voltam como seres pela virtude das causas supervisionadas pelos eus individuais que conhecem “o campo”. Tal é o bendito Senhor, assim outros, repetidamente, declaram.
20: Aqueles Brahmanas que (exato) conhecem Brahman – aqui somente eles estão dissolvidos; e sendo dissolvidos eles existem no Avyakta. Tendo sido dissolvidos eles existem no Avyakta – esta é a doutrina secreta.
Invocação
Om! Aquele (Brahma) é infinito, e este (universo) é infinito.
O infinito procede do infinito.
(Então) tomando a infinitude do infinito (universo),
Ele permanece como o infinito (Brahma) sozinho.
Om! Deixe haver Paz em mim!
Deixe haver Paz em meu ambiente!
Deixe haver Paz nas forças que atuam em mim!
Aqui termina o Mantrikopanishad pertencente ao Sukla-Yajur-Veda.
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