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Tṛtīya Adhyāyaḥ - Capítulo 3 do Praśna Mārga

तृतीय अध्यायः

Tṛtīya Adhyāyaḥ
Capítulo 3


ॐ गुरवे नमः
Oṁ Gurave Namaḥ
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Todas as Notas de Rodapé e demais observações no livro 
são da responsabilidade da tradutora para o Português. 
© Todos os direitos reservados.
O livro está disponível para leitura on-line, 
mas não pode ser comercializado.
Somente os Stanzas foram traduzidos, preservando-se o trabalho didático 
do autor com suas análises e consequentes observações. 
Traduzido para o Português por:
... uma yoginī em seva a Śrī Śiva Mahā Deva ...
Karen de Witt
Rio de Janeiro_Brasil

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A Saída do Astrólogo


3:1 – Quando o Astrólogo se prepara para ir à casa de uma pessoa cujo futuro ele leu, ele deve lembrar de todos aqueles presságios indicativos que ele percebeu quando o querente se aproximou dele. Ele deve aplicar agora as mesmas regras e começar em um momento auspicioso ao ir para a casa do querente. O Kāla Horā de benefícios é particularmente bom.
3:2 – Todos aqueles bons e maus presságios sugeridos para o momento de colocar uma pergunta, dados no último capítulo, devem ser aplicados agora quando o Astrólogo se prepara para ir à casa do querente.
3:3-5 – A roupa do Astrólogo fica presa em alguma coisa; sua bengala ou o seu guarda chuva cai; alguém o chama por trás e diz “venha aqui, pare, não vá, entre, onde você vai?” etc.; sua cabeça se choca contra um poste ou pilar; suas pernas batem contra uma pedra ou pedaço de madeira. Todos estes são maus presságios indicativos de resultados não auspiciosos. Ele deve também classificar sua experiencia para outros presságios.

Presságios no Caminho (Śakuna)

3:6 – Estes presságios simplesmente indicam o que está acontecendo como um resultado de seu bom e mau karma do último nascimento1.
3:7-8 – A quem um sinal de presságio afeta, deve ser entendido pela situação. Se uma pessoa caminhando sozinha percebe um Śakuna, ou presságio, só ela será afetada; em um exército, o rei é afetado; na capital de um País, é um aviso da Deusa do local; um grupo de pessoas, os efeitos serão sentidos pelo mais importante homem no grupo conforme a antiguidade em idade, sabedoria ou nascimento.
3:9 – Os efeitos de qualquer Śakuna – quer experimentado no passado ou quer sentido no presente, ou se será experimentado no futuro, foram explicados em outros trabalhos conforme a direção de sua ocorrência.
3:10-11 – Começando no nascer do Sol. O Sol viaja através das oito direções, começando do Leste, em uma taxa de sete e meio Ghatis em cada direção. As direções sob o trajeto, o anterior e o posterior, recebem os nomes de Dīptha, Aṅgāra e Dhūmi2, respectivamente. Os cinco restantes são Śāntha.
3:12 – As cinco direções (sob o nome de Śāntha)3 devem, adequadamente, assinalar a sequência do efeito do tempo. As duas restantes direções, semelhantemente, serão aquelas de suas adjacências.
3:13 – Os oito quadrantes4, começando do Leste para o Oeste no sentido do ponteiro do relógio, significam, respectivamente, um rei, um herdeiro, um comandante chefe, um mensageiro, um homem instruído, um espião, um sacerdote e um controlador de elefantes. Novamente, Leste, Sul, Oeste e Norte significam, respectivamente, um Kṣatriya, um Vaiśya, um Śūdra e um Brahmane.
3:14 – Os presságios vistos em várias direções pelo Astrólogo em pé ou caminhando, indicam contato com a classe de pessoas mencionadas no Stanza 13.
3:15 – Supondo que um presságio é percebido no Leste, então diga que você encontrará com uma pessoa da realeza; se no Sudeste, um príncipe, e assim por diante.
3:16 – Se o mensageiro for da mesma casta etc., o objetivo da pergunta será realizado. Se não, os efeitos serão adversos.
3:17 – Algodão, remédios, black-gram, sal, rede, armadilha e outros utensílios destrutivos, cinzas, brasa queimando, ferro, soro de leite coalhado, serpentes, mau cheiro de coisas como lixo humano, ou vômito, homem louco, homem surdo, um eunuco, um asceta – em breves palavras, todas estas coisas que são repugnantes aos olhos ou à mente, são maus presságios.
3:18 – Se uma serpente, um gato, um Godha (uma espécie de crocodilo), um mangusto ou macaco cruza o seu caminho, alguma coisa ruim é certo de acontecer. A visão de semente de mostarda, combustível, pedra, grama, também é ruim.
3:19 – Carne crua, licor, mel, ghee, roupas brancas, unguento branco, joias, elefantes, pássaros, cavalos, rei, um homem de uma próspera família, divindades em procissão, búzios brancos, alimentos ou bebidas deliciosas, corpo morte, Brahmanes em dupla, e fogo queimando são bons sinais.
3:20 – Pássaros e animais indo no sentido dos ponteiros do relógio, chacal e cachorro se movendo no sentido contrário aos ponteiros do relógio, e bons animais que se pode avistar em números ímpares indicam sinais bons.
3:21 – A visão de um corvo, pássaros bhāsa e bharadvāja, mangusto, cabras, pavões, são bons sinais5.
3:22-23 – Chacal, mangusto, tigre, pássaro chakora, serpente ou um porco cruzando o seu lado direito é um sinal auspicioso. Se eles cruzam à esquerda, é mau sinal. Um cachorro, um corvo, uma cabra, um elefante ou um veado passando à sua esquerda, indicam coisas boas; caso contrário, pressagiam o mal.
3:24-25 – Os presságios também se tornam “tranquilos’ e “abrasadores”6 conforme às direções em que estão situados. Eles produzem seus resultados de acordo com tais direções. Os 3 quadrantes – anterior, ocupado no presente, e a ser ocupado em seguida (pelo Sol), são chamados de Dīptha, ou abrasador. Estes três quadrantes são desfavoráveis e os restantes são chamados Śāntha, ou tranquilos, e são favoráveis. Os presságios vistos nestes quadrantes produzem efeitos semelhantes.
3:26-28 – Começando de uma hora e meia antes do nascer do Sol7, o Sol viaja através das 8 direções durante os 8 yāmas  do dia. Os nomes dos 8 quadrantes são – Jvālā (chama), Dhūma (fumaça), Chāyā (sombra), Mṛttikā (lama), Jala (água), Bhūmi (terra), Bhasma (cinzas) e Āṅgāra (carvão). Os três quadrantes a partir de Āṅgāra são denominados Dīptha, ou abrasador, e os três contados de Mṛttikā são chamados Śāntha, ou tranquilo. A primeira metade de Chāyā e a última metade de Bhasma são boas. As outas metades são más.
3:29 – Uma pessoa, ao se deparar com um mau presságio no caminho, deve voltar para casa, lavar seus pés e fazer prāṇāyāma onze (11) vezes e sair novamente. Se novamente ele encontra com um mau presságio, ele deve mais uma vez retornar para casa e fazer prāṇāyāma por dezesseis (16) vezes. E se ele sai novamente e encontra pela terceira vez um mau presságio, ele não deve  prosseguir.

Sinais indicativos ao entrar em uma casa

3:30 – Quando o Astrólogo entra em uma casa, ele deve fazer um balanço de todos os efeitos dos sinais indicativos, e dos presságios, que ocorreram durante o caminho e, ao entrar na casa, aplicar seus efeitos.
3:31 – Assim que o Astrólogo entra no local, se outra pessoa sai através da mesma porta, então o paciente morrerá. Do contrário, se outra pessoa entra no local (com o Astrólogo), o homem doente rapidamente melhora. Assim eu ensinei pelo meu Guru.
3:32 – Se uma mulher em seu período menstrual, carregando frutos e raízes sai da casa que o Astrólogo entrou, pode-se seguramente predizer que a vida do querente e a carreira estão condenadas.
3:33-34 – Quando se ouve, no momento que se entra na casa, alguém cantando os Vedas, mantras sendo recitados, um touro olhando a casa, vacas mugindo docemente, ou uma brisa suave e perfumada soprando, então prediga boa saúde e prosperidade.
3:35 – Berços, cadeiras, veículos etc., se encontrados voltados para cima ou vasos voltados para baixo, considere como indicações ruins.
3:36 – Se você ouvir qualquer coisa caindo o quebrando em pedaços, então também o homem doente não sobreviverá.
3:37 – Se a luz está colocada do lado de fora e, embora não haja vento forte, e o fogo rapidamente apaga, embora haja combustível suficiente, considere que o homem doente morrerá.

Assim concluo o Capítulo 3 do Praśna Mārga.




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1. Este Śloka pertence a Bṛhat Saṁhitā. Os Presságios do Caminho estão relacionados ao Karma de um nascimento anterior, não deste.
2. O dia é contado do nascer ao por do Sol. O Sol, em seu aparente movimento, toca as 8 direções dos Quadrantes. Leste, Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte e Nordeste, respectivamente, permanecendo em cada direção por 7 ½ Ghatis, ou cerca de 3 horas.

NE
03:00h às 6:00h

L
6:00h às 9:00h

SE
9:00h às 12:00h

N
24:00h às 3:00h

Nascer do Sol
6:00h

S
12:00h às 15:00h

NO
21:00h às 24:00h
O
18:00h às 21:00h
SO
15:00h às 18:00h


Durante o curso do Sol ao Leste, dá-se o nome de Dīptha (Flamejante). O quadrante à esquerda (NE) é Aṅgāra, ou queimando; e o quadrante seguinte (SE) é Dhūmi, ou enfumaçado. O restante (S, SO, O, NO e N) são chamados de Śāntha, ou tranquilo. Três horas após o nascer do sol, o Sol está no Sudeste. Então esta direção do quadrante se torna Dīptha, o anterior (Leste) e o sucedente (Sul), ambos se tornam Aṅgāra e Dhūmi, respectivamente. E as direções restantes (SO, O, NO, N e NE) se tornam Śāntha. Mais três horas e o Sol agora está no Sul e este quadrante se torna Dīptha. Igualmente, o quadrante anterior (Sudeste) se torna Aṅgāra e o que virá (Sudoeste) se torna Dhūmi, e assim sucessivamente. Aṅgāra se refere ao passado; Dīptha se refere ao presente; e Dhūmi se refere ao futuro.
3. Supondo que Sol esteja no Leste (06:00h – 9:00h) e o presságio é visto na direção Noroeste, seus efeitos serão sentidos somente no futuro, porque esta direção é a 5ª do Sudoeste, o qual é Dhūmi, o futuro. Assim estão estabelecidos o tempo que se relaciona entre a posição do Sol no firmamento e a direção em que o presságio é visto. Este método, contudo, é aplicado neste contexto. Em um Praśna, existem outros meios de se verificar o tempo dos acontecimentos.
4. A tabela mostra as pessoas associadas aos quadrantes, bem como a casta a que pertencem.

Direções
Pessoas
Castas
Leste
Rei
Kṣatriya
Sudeste
Herdeiro, Príncipe

Sul
Comandante chefe
Vaiśya
Sudoeste
Mensageiro

Oeste
Instruído
Śūdra
Noroeste
Espião

Norte
Sacerdote
Brahmane
Nordeste
Controlador de elefantes


5. O Śloka é de Varahamihira, em seu Bṛhatjjātakam. Dois peixes, um homem carregando um pote, um homem e uma mulher carregando uma clave e uma vīna, uma pessoa carregando arco e flecha, um crocodilo, uma pessoa carregando uma balança, uma garota solteira carregando milho em uma mão e fogo em outra, são todos sinais auspiciosos.
6. Aqui as direções referidas como “tranquilo” é aquela dos quadrantes Śāntha e “abrasadores”, aquelas do quadrante Dīptha.
7. Quando o autor determina a hora do nascer do Sol, o Astrólogo deve entender que esta citação é para efeitos do estudo apenas, pois o nascer do Sol varia de estação para estação e também da região do planeta. Normalmente no inverno as noites são mais longas do que o dia; no verão é o contrário; mas na primavera temos a duração igual para a noite e para o dia etc. Segue a tabela para os Ślokas 26-28:

Tempo
Direção
Natureza do Movimento
4-30
7-30
Leste
Jvālā (chama)
7-30
10-30
Sudeste
Dhūma (fumaça)
10-30
13-30
Sul
Chāyā (sombra)
13-30
16-30
Sudoeste
Mṛttikā (lama)
16-30
19-30
Oeste
Jala (água)
19-30
22-30
Noroeste
Bhūmi (terra)
22-30
1-30
Norte
Bhasma (cinzas)
1-30
4-30
Nordeste
Āṅgāra (carvão em brasa)