Nome: Agnes Gonxha
Bojaxhiu
Gênero: Feminino
Nascimento: Skopje, na Macedônia, 26 de Agosto de 1910 às 17:35h
Local: Skopje, Macedonia, 41N59, 21L26
Timezone:
MET h1e (is standard time)
Conflitos: Há conflitos de dados lançados em
diversos sistemas de buscas, onde a Astróloga desse Blog decide assumir os
dados aqui presentes após analisar sua inclinação para o celibato, renúncia e ausência
de filhos, entre
outras observações em relação à sua vocação espiritual e morte.)
Agnes Gonxha Bojaxhiu (Skopje, 26 de agosto de 1910 —
Calcutá, 5 de setembro de 1997), conhecida mundialmente como Madre
Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá, M.C. foi uma missionária
católica de etnia albanesa, nascida no Império Otomano, na capital da atual
República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica
em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a
congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda
em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas".
Batizado, Votos Sagrados
Filha de pais albaneses,
numa família de três filhos, sendo duas moças e um rapaz. Embora ela tenha nascido a 26 de
agosto, ela considerava o 27 de Agosto, o dia em que foi batizada, como o seu
" verdadeiro aniversário". Ela nasceu em Skopje, hoje capital da
República da Macedônia, mas na época de seu nascimento era parte do Império
Otomano.
Começou por fazer votos
aos 18 anos nas Irmãs de Nossa Senhora do Loreto (Instituto Beatíssima Virgem Maria),
na Irlanda, onde pouco tempo viveu.
Trabalho Missionário
Já na Índia, a serviço
dessa congregação como professora,
ao primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança),
fundada em 1952, juntou-se ao "Lar dos Moribundos", em Kalighat. A
princípio, ela teve alguns problemas de ordem religiosa, com alguns grupos que
professavam uma outra fé, e consequentemente, uma outra religião e cultura, mas
com o passar do tempo, todos foram notando, que ela tinha realmente boas
intenções, e que sua obra tinha verdadeiramente um caráter nobre. Assim, ela
começa a receber donativos de hindus, muçulmanos, budistas, etc. E assim também
foi ocorrendo em relação às outras situações difíceis e problemáticas, tais
como: crianças abandonadas, pessoas sofrendo de AIDS/SIDA, mulheres que haviam
sido abusadas e engravidaram, leprosos.
Mais de uma década
depois, em 1965,
a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989,
estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba,
Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Ceilão, Itália,
antiga União Soviética, China, etc.
O
reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio
Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.
Causa da Morte
Morreu em 1997 aos 87
anos, de ataque cardíaco,
quando preparava um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales,
sua grande amiga, que faleceu num acidente de automóvel em Paris. Tratado como
um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram
estar presentes para prestar a sua homenagem. As televisões do mundo inteiro
transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no
estádio Netaji. Encontra-se sepultada em Motherhouse Convent, Calcutá, Bengala
Ocidental na Índia.3 No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II
beatificou Madre Teresa.
O seu trabalho
missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997
como sua sucessora.
Um de seus pensamentos era este: “Não
usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A
paz começa com um sorriso”.
Criou as
missionárias da caridade, onde todas as freiras iriam ajudar não a ela, mas sim
a todos os necessitados.
A "noite escura" de Madre
Teresa
Uma coleção
de cartas dirigidas a uns poucos conselheiros espirituais e recolhidas no livro
"Madre Teresa venha, seja minha luz"
(Mother Teresa: Come Be My Light) publicado em 4 de setembro de 2007, traduzido
e publicado no Brasil pela editora Thomas Nelson, organizado pelo Padre Brian
Kolodiejchuk, postulador da causa da sua canonização revelaram, segundo alguns,
dúvidas profundas de madre Teresa sobre sua fé em Deus, provocando discussões
sobre uma possível posição agnóstica.
Madre Teresa,
em suas cartas, descreveu como sentia falta de respostas de Deus. Em 1956
escreveu: "Tão profunda ânsia por
Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé - sem amor - sem fervor. Almas não atrai
- O céu não significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo para
Ele apesar de tudo." Em 1959: "Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então,
Jesus - Você também não é real."
Uma de suas
cartas ao Padre Neuner dizia: "Pela
primeira vez ao longo de 11 anos - cheguei a amar a escuridão. - Pois agora
acredito que é parte, uma parte muito, muito pequena da escuridão e da dor de
Jesus neste mundo. O Senhor ensinou-me a aceitá-la [como] um 'lado espiritual
de sua obra', como escreveu. - Hoje senti realmente uma profunda alegria - que
Jesus já não pode passar pela agonia - mas que quer passar por mim. -
Abandono-me a Ele mais do que nunca. - Sim - mais do que nunca estarei à
disposição."
No entanto, o
texto de suas cartas não deve afetar a campanha por sua santificação, já que a
Igreja defende que outros santos também demonstraram dúvidas em relação a sua
fé, como por exemplo São Tomé.
A crise espiritual
Segundo o
postulador da causa da canonização de Madre Teresa e autor do livro, a sua
crise espiritual começou nos anos 50, logo após a fundação da ordem das
Missionárias da Caridade; a partir daí "viveu uma grande fase de escuridão interior que se prolongou até a sua
morte". "Sabia que estava
unida a Deus, mas não conseguia sentir nada". Este fenômeno é
conhecido na tradição e na teologia mística cristã, e foi São João da Cruz quem
o chamou de noite escura do espírito, o que considera uma etapa no caminho de
alguns santos no caminho de identificação com Deus.
Silêncio divino.
Bento XVI
comentando as cartas disse que este silêncio serve para que os crentes percebam
a situação daqueles que não acreditam em Deus. Falando sobre as experiências
místicas da beata disse que "tudo
aquilo que já sabíamos se mostra agora ainda mais abertamente: com toda a sua
caridade, a sua força de fé, Madre Teresa sofria com o silêncio de Deus".
Antídoto contra o sentimentalismo
Kolodiejchuk enxerga na
atitude da beata um antídoto contra o sentimentalismo: "A tendência em nossa vida espiritual, e também na atitude mais geral
relativamente ao amor, é que o que conta são os nossos sentimentos. Assim a
totalidade do amor é o que sentimos. Mas o amor autêntico a alguém requer o
compromisso, fidelidade e vulnerabilidade. Madre Teresa não "sentia"
o amor de Cristo, e poderia ter cortado, mas levantava-se às 4:30 h. cada manhã
por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é o único que quero. Este
é um poderoso exemplo, inclusive em termos não puramente religiosos."
Deus Caritas Est
Bento XVI na sua
encíclica Deus caritas est, de 25 de dezembro de 2005, "sobre o amor cristão", cita Madre Teresa como exemplo de
pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa:
A piedade não
afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata
Teresa de Calcutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a
Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo,
mas é realmente a sua fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996,
essa beata escrevia aos seus colaboradores leigos: ‘Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida cotidiana. E
como poderemos obtê-la? Através da oração’.
Beatificação e canonização
Foi beatificada em 19 de outubro de
2003, com a
ocorrência de um milagre ocorrido com Monica Besra, uma indiana, que foi curada
de um tumor no estômago de forma inexplicável e cuja cura foi atribuída a Madre
Teresa.9 Segue em aberto o processo de sua canonização.
Dr. Ranjan
Mustafi que havia tratado de Monica Besra, disse ao The New York Times que era
um cisto e não câncer. Ele insistiu: "Não
foi um milagre .... Ela tomou medicamentos de nove meses a um ano". De
acordo com o marido de Besra: "Minha
esposa foi curada pelos médicos e não por um milagre".
Títulos e homenagens
Padma Shree -
Índia, 1962.
Ramon Magsaysay Award Foundation - Filipinas, 1962.
Doutora
honoris causa em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da
Universidade Católica do Sagrado Coração.12
Prêmio Nobel
para a Paz - 1979.
Medalha
Presidencial da Liberdade - Estados Unidos, 1985.