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Dṛṣṭi Badha

A Ciência da Astrologia Védica é tão perfeita que ela abrange todos os âmbitos da vida humana aqui na terra, em todos os seus pormenores, auxiliando a natividade à realização de seus 4 objetivos de vida. Por esse meio existe uma parte da Astrologia Védica que fala da ação de espíritos de mortos e entidades demoníacas que atormentam a vida de uma pessoa.

Tal como devemos abandonar todos os conceitos da Astrologia Tropical quando nos dedicamos à Sideral, assim também devemos abandonar os conceitos ensinados no espiritismo sobre obsessão espiritual para nos dedicarmos ao estudo dele pela Astrologia Védica. Muitos que estão habituados com o estudo do espiritismo poderão perceber algumas semelhanças nos assuntos aqui abordados. De fato há semelhanças, mas eles são tratados de modo específicos e não recebem nomes ou são classificados do mesmo modo como no espiritismo ocidental.

Dṛṣṭi Badha também é conhecido como mau olhado, mas não pode e não deve ser entendido apenas como efeitos de sentimentos de inveja e ciúme lançados por alguma pessoa, pois aqui estamos tratando de obsessão e possessão espirituais. O sentimento existe, mas o que são encaminhados com esta energia são seres do sub mundo espiritual. Estes problemas advêm de espíritos e outras entidades do sub mundo espiritual e estão divididos em 18 grandes espíritos (mahāgrahas) e outros 9 secundários, ou espíritos de luz (laghu grahas) e que se originam da ira de Rudra. Os nomes Devas, Grahas, etc., também não devem ser tomados no sentido da palavra.

Classificação

Todos estes espíritos podem ser classificados como três formas de demônios de acordo com seus motivos de ataque. Os espíritos de (Bali Kāma) desejam comer as oblações oferecidas aos Devas e alguns deles atacam os homens; outros desejam prazer com suas vítimas (Rati Kāma); enquanto que uns poucos pretendem matar suas vítimas (Hantu Kāma). Os sintomas são os mais diversos e não é difícil perceber quando alguém está possuído por um desses espíritos, pois suas ações irão claramente denunciar um comportamento obsessivo, anormal etc., frequentemente diagnosticados como loucos pela medicina tradicional, ou em situações mais amenas, pessoas problemáticas, diferentes das demais, dotadas de ações algumas temperamentais, outras obsessivas, ações e reações explosivas, ausência de equilíbrio no discurso, pensamento etc., e inúmeros sintomas que se tornariam extensos demais descrever todos aqui.

Em uma Carta Natal, alguns indicativos servem para mostrar quando uma pessoa é suscetível de obter esse problema em sua vida. Juntamente deve ser feito a análise do Praśna para confirmar a presença e ação de tais espíritos na vida da natividade. Lembrando que existem casos chamados de possessão espiritual, muito diferente da obsessão espiritual, pois possessão não tem cura e leva a pessoa à morte. Isso também é declarado nos Śāstras que tratam sobre tais questões.


Nome dos Espíritos

Amarā asurā nāgā yakṣā gandharva rākṣasāḥ |
Hedvakaścalanistejabhasmakāḥ pitaraḥ kṛśāḥ ||62||
Vināyakaḥ pralāpāśva piśācāntyajayonijāḥ |
Bhūtāśceti samākhyātā aṣṭādaśa mahāgrahāḥ ||63||
Apasmāro dvijo brahmarākṣasovanibhugviśau |
Vṛṣalo nīcacaṇḍālau vyantarāśca nava grahāḥ ||64||

Harihara dá o nome dos espíritos, devas e grahas que causam os problemas nestes versos, os quais fazem parte do Capítulo 15 de sua magnífica obra Praśna Mārga, a saber:

Amara, Asura, Nāga, Yakṣa, Gandharva, Rākṣasa, Heydra, Kaśmala, Niteja, Bhasmaka, Pṛtis, Kṛśa, Vināyaka, Pralāpa, Piśāca, Antyaja, Yonija, Bhūta, são os 18 Mahāgrahas, ou grandes espíritos.
Apasmāra, Brahmara, Rākṣasa, Kṣatriya, Vaiṣya, Śūdra, Nīca, Caṇḍala e Vyantara são os 9 espíritos secundários.

Mais adiante, neste mesmo capítulo, ele descreve os sintomas que podem ser sentidos por uma pessoa e percebidos pelos que observam a pessoa que está sob domínio de um deles.                        
                                                                                                
1. Rati Kāma – Bādhakeśa no Lagna ou associado com o Lagneśa e Gulika.
2. Hantu Kāma – Bādhakeśa associado com o Senhor de Ari (6) ou de Randhra (8), ou com esses Bhāvas, e com o Lagna ou com o Lagneśa.
3. Bali Kāma – Rāhu/Gulikā nos 4º, 5º, 7º ou 8º Bhāvas. Se o Senhor de Ari (6) conjunta ou aspecta, o problema é devido à ação do inimigo;

Confirmações gerais para ações de Dṛṣṭi Badha:
  • Bādhakeśa aspecta o Lagna ou o Lagneśa;
  • Senhor de Yuvati depositado na casa Bādhaka ou ambos esses Senhores em yuti;
  • Lagna em Rāśi móvel em yuti com um maléfico e Maṅgala ocupando Yuvati Bhāva;
  • Lagna ocupado por maléficos, Śani em Yuvati e Candra aspectado por maléficos;
Objetivo do Ataque:
  • Bādhakeśa e Lagna são amigos, ação de Rati Kāma (prazer), ou está associado com o Lagna;
  • Bādhakeśa e Lagna são inimigos, ação de Hantu Kāma (matar), ou está associado com o Senhor do 6º Bhāva;
  • Bādhakeśa e Lagna são neutros, ação de Bali Kāma (alimentar-se), ou está associado com o Senhor do 8º Bhāva.
Outras Considerações

Rati Kāma frequentemente perturba a mente da pessoa com ideias sobre sexo. Se podemos fazer qualquer associação aqui entre estes e os conceitos dado pelos ocidentais, poderíamos chama-los de íncubos e súcubos. Quando o Bādhakeśa está associado com Śukra Graha por algum modo, então tais espíritos obtém sua satisfação no momento em que a natividade está se relacionando sexualmente com seu parceiro. O local do ataque é visto diretamente na casa de ferimento, ou seja, a casa do Bādhaka. Os doze signos, de Meṣa a Mīna, indicam o local do ataque, enquanto que os Grahas associados mostram a natureza do ataque e o objetivo em vista.

Jihvādoṣa – Ferimentos por palavras
  • O Senhor do 2º Bhāva associado ou recebendo aspecto do Bādhakeśa traz doenças por meio de pragas, discursos, uso da palavra etc.
Bāla Graha – Aflição somente para os filhos
  • Budha ou Śani ocupam a casa Bādhaka; ou Mithuna OU Makara são a casa Bādhaka, então os filhos sofrerão de Bāla Graha, ou seja, adoecerão com frequência.

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