© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.


Nascimentos Não Auspiciosos – Tithi Doṣa


No Capítulo 87 em diante Parāśara ensina que existem nascimentos que se tornam não auspiciosos independente de haver yogas e outras colocações planetárias excelentes naquele momento. Esses nascimentos ocorrem em Amāvasyā; Kṛṣṇa Caturdaśī; em Viṣṭi Karaṇa, tendo o Nakṣatra naquele do irmão; no Nakṣatra da mãe e do pai; durante os ingressos solares; durante Pata (Kranti Sāmya); no momento de Eclipses Solares ou Lunares; durante os Yogas Vyatīpāta etc., em todos os três tipos de Gaṇḍāntas; durante Yamaghaṇṭa, Tithikṣaya, nos Yogas de Dagdha etc., em Trītara (nascimento de um filho homem depois de 3 meninas e vice-versa). Ao mesmo tempo em que descreve os métodos pelos quais podemos identificar tais nascimentos, ele receita medidas corretivas que devem ser aplicadas devidamente para alívio desses problemas. Em relação a essas e demais medidas corretivas, sempre aconselho ao querente consultar o Astrólogo Védico. Ninguém melhor do que um Astrólogo versado nesses conhecimentos para saber o que praticar, de que modo deve realizar e quando começar a aplicar a medida corretiva.

1. Amāvasyā (Tithi Doṣa)

Nascimento em Amāvasyā causa pobreza em geral tanto para a pessoa nascida quanto para a família. É uma Tithi governada por Rāhu, quando Candra está entre 348º e 360º de Sūrya. Pessoas nascidas nesta Tithi podem se tornar viúvas muito cedo na vida. Uma mulher nascida nesta Tithi pode nunca conseguir filhos na vida, a menos que medidas corretivas sejam aplicadas.

2. Kṛṣṇa Caturdaśī (Tithi Doṣa)

Isto ocorre quando Candra está entre 336º a 348º de Sūrya, e os efeitos das aflições sentidas por uma pessoa nascida na 14ª Tithi de Kṛṣṇa Pakṣa está dividida em seis partes. O nascimento na 1ª parte é considerado auspicioso; na 2ª e 3ª partes ocorre morte ao pai e à mãe, respectivamente; na 4ª parte ocorre ruína ao tio materno; na 5ª parte ocorre a destruição da família; e na 6ª parte a própria pessoa encontra sua ruína.

3. Sūnya e Dagdha Tithi (Tithi Doṣa)

Sūnya Tithi indica algum profundo sofrimento para a mãe no momento do nascimento, enquanto Dagdha Tithi indica sofrimento para o pai nesta mesma circunstância. Isto é visto a partir do Signo Lunar no momento do nascimento, onde se a tithi está em Ghataka em relação ao signo lunar, então é Sūnya; ao passo que se a tithi está em Ghataka em relação ao signo solar, então é Dagdha.

4. Karanadi e Upagraha Doṣa

O nascimento em Bhadra (Vishti Karana), Vyatīpātā, Tithi Kṣyaya, chamados de Yamaghaṇṭa e outros Yogas não auspiciosos, também produzem aflições durante a vida com inúmeros sofrimentos e reduzem a longevidade do nativo.

5. Sūrya Doṣa – Nascimento em Saṁkrānti

Nascimentos em Saṁkrānti, quando Sūrya ingressa em um novo signo zodiacal, são chamados de Sūrya Doṣa. O nome dos sete (7) Sankrantis são Ghorā, Dhvaṁkṣī, Mahodarī, Mandā, Mandākinī, Miśrā e Rākṣasī. O nascimento nestas junções trazem miséria à natividade, problemas de saúde e dificuldades profissionais.

6. Nascimento em Eclipses Solar e Lunar

Estes nascimentos são muito nocivos e trazem uma vida muito difícil, pobreza, problemas de saúde, e muitas dificuldades. A medida corretiva aqui é aplicada em conformidade com o Senhor do Nakṣatra em que o eclipse ocorre.

7. Nakṣatras Doṣa

O nascimento nos mesmos nakṣatras de irmãos, mãe ou pai, traz a morte prematura para o nativo.

8. Gaṇḍānta Doṣa

Existem três tipos de Gaṇḍānta, a saber, Lagna, Rāśi e Tithi Gaṇḍānta. Eles produzem morte durante o nascimento, durante viagens e durante cerimonias auspiciosas como o casamento.

8.1. Tithi Gaṇḍānta – Inicia durante dois Ghatis de Pūrṇa Tithis, isto é, Pañcamī (5), Daśamī (10) e Puranmaśi (15) e termina durante dois Ghatis de Nanda Tithis, ou seja, Pratipada (1), Ṣaṣtī (6) e Ekadaśī (11), no total de quatro Ghatis.

8.2. Nakṣatra Gaṇḍānta – Ocorre nas junções dos nakṣatras de Revatī – Aśvinī; Āśleṣa – Maghā; e Jyeṣṭhā – Mūla, indicados pelos últimos dois Ghatis do primeiro e os primeiros dois Ghatis do segundo Nakṣatra.

Observe que Revatī está a 16°40′ – 30°00′ Peixes, enquanto Aśvinī está a 00° – 13°20′ Áries;
Āśleṣa está  a 16°40′ Câncer – 00°00′ Leão, enquanto que Maghā  está a 00°00′ – 13°20′ Leão;
Jyeṣṭhā está a 16°40′ Escorpião– 0°00′ Sagitário, enquanto que Mūla está a 00°00′ – 13°20′ Sagitário.

Fogo (Agni) é um elemento inimigo de água (Jala), pelo qual o nascimento nestas junções é sempre muito frágil e causa morte prematura nos eventos acima citados. Parāśara explica também que os maus efeitos são dados pelo fato de os Devatās governantes de tais Nakṣatras serem extremamente inimigos entre si, embora possamos levar em consideração a inimizade natural entre os Mahābhūtas.

8.3. Lagna Gaṇḍānta A junção dos signos de água e de fogo são chamadas de Lagna Gaṇḍānta, e a duração aqui para efeitos de classificação é de ½ Ghatika cada um, ou seja, a mesma medida para o fim de uma Rāśi e igual medida para início da outra Rāśī. Lagnas de Peixes/Áries, Câncer/Leão, e Escorpião/Sagitário são as indicadas na obra Bṛhat Parāśara Horā Śāstra.

Como calcular um Gaṇḍānta

Ghati é uma medida de tempo. Equiparando-o com o nosso método de medição de tempo, podemos afirmar que 1 Ghati equivale a 24 minutos. Logo, se Parāśara indica dois ghatis antes e dois ghatis depois, devemos observar que, se 1º (grau) da circunferência equivale a 4 minutos, logo, um Ghati equivalendo a 24 minutos dá o equivalente a 6º (graus) de arco; dois ghatis significam 48 minutos com 12º (graus). Ou seja, os 12º últimos graus de Peixes aos primeiros 12º de Áries é um nascimento em Gaṇḍānta Nakṣatra de Revatī para Aśvinī. O mesmo se aplica aos outros Nakṣatras que fazem a transição do elemento água para o elemento fogo. Aplique esse método aos Gaṇḍāntas em Tithis e em Lagnas também.

Diferentes Classificações

Nascimentos diurnos são chamados de Ptṛ Gaṇḍānta e de noite são chamados de Matṛ Gaṇḍanta, relacionados a pai e mãe, respectivamente. Igualmente nascimento nos nakṣatras Revatī / Aśvinī é chamado de Svā (a própria pessoa aqui); Āśleṣa / Maghā são chamados de Matṛ Gaṇḍānta; enquanto que os nascimentos em Jyeṣṭhā/ Mūla são chamados de Pitṛ Gaṇḍānta. Esses nomes classificam as origens do problema que aflige a natividade e intentam contra sua longevidade.

Abhukta Mūla – os cinco Ghatikas de Jyestha e os oito Ghatikas iniciais de Mūla Nakṣatras são chamados assim e são considerados como os doadores dos piores efeitos. Parāśara aconselha que filhos e filhas nascidos neste período sejam afastados do pai até os seus oito anos de idade, receitando medidas corretivas para todos os nascimentos em períodos não auspiciosos.

9. Trītara Doṣa

É o nascimento de um menino após o nascimento de três meninas e vice-versa que traz infortúnio tanto para o pai quanto para as famílias envolvidas.

___________________________________________






Um comentário:

  1. Poderia informar as medidas corretivas para Kṛṣṇa Caturdaśī (Tithi Doṣa) ?

    ResponderExcluir