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Nascimentos Não Auspiciosos – Tithi Doṣa


No Capítulo 87 em diante Parāśara ensina que existem nascimentos que se tornam não auspiciosos independente de haver yogas e outras colocações planetárias excelentes naquele momento. Esses nascimentos ocorrem em Amāvasyā; Kṛṣṇa Caturdaśī; em Viṣṭi Karaṇa, tendo o Nakṣatra naquele do irmão; no Nakṣatra da mãe e do pai; durante os ingressos solares; durante Pata (Kranti Sāmya); no momento de Eclipses Solares ou Lunares; durante os Yogas Vyatīpāta etc., em todos os três tipos de Gaṇḍāntas; durante Yamaghaṇṭa, Tithikṣaya, nos Yogas de Dagdha etc., em Trītara (nascimento de um filho homem depois de 3 meninas e vice-versa). Ao mesmo tempo em que descreve os métodos pelos quais podemos identificar tais nascimentos, ele receita medidas corretivas que devem ser aplicadas devidamente para alívio desses problemas. Em relação a essas e demais medidas corretivas, sempre aconselho ao querente consultar o Astrólogo Védico. Ninguém melhor do que um Astrólogo versado nesses conhecimentos para saber o que praticar, de que modo deve realizar e quando começar a aplicar a medida corretiva.

1. Amāvasyā (Tithi Doṣa)

Nascimento em Amāvasyā causa pobreza em geral tanto para a pessoa nascida quanto para a família. É uma Tithi governada por Rāhu, quando Candra está entre 348º e 360º de Sūrya. Pessoas nascidas nesta Tithi podem se tornar viúvas muito cedo na vida. Uma mulher nascida nesta Tithi pode nunca conseguir filhos na vida, a menos que medidas corretivas sejam aplicadas.

2. Kṛṣṇa Caturdaśī (Tithi Doṣa)

Isto ocorre quando Candra está entre 336º a 348º de Sūrya, e os efeitos das aflições sentidas por uma pessoa nascida na 14ª Tithi de Kṛṣṇa Pakṣa está dividida em seis partes. O nascimento na 1ª parte é considerado auspicioso; na 2ª e 3ª partes ocorre morte ao pai e à mãe, respectivamente; na 4ª parte ocorre ruína ao tio materno; na 5ª parte ocorre a destruição da família; e na 6ª parte a própria pessoa encontra sua ruína.

3. Sūnya e Dagdha Tithi (Tithi Doṣa)

Sūnya Tithi indica algum profundo sofrimento para a mãe no momento do nascimento, enquanto Dagdha Tithi indica sofrimento para o pai nesta mesma circunstância. Isto é visto a partir do Signo Lunar no momento do nascimento, onde se a tithi está em Ghataka em relação ao signo lunar, então é Sūnya; ao passo que se a tithi está em Ghataka em relação ao signo solar, então é Dagdha.

4. Karanadi e Upagraha Doṣa

O nascimento em Bhadra (Vishti Karana), Vyatīpātā, Tithi Kṣyaya, chamados de Yamaghaṇṭa e outros Yogas não auspiciosos, também produzem aflições durante a vida com inúmeros sofrimentos e reduzem a longevidade do nativo.

5. Sūrya Doṣa – Nascimento em Saṁkrānti

Nascimentos em Saṁkrānti, quando Sūrya ingressa em um novo signo zodiacal, são chamados de Sūrya Doṣa. O nome dos sete (7) Sankrantis são Ghorā, Dhvaṁkṣī, Mahodarī, Mandā, Mandākinī, Miśrā e Rākṣasī. O nascimento nestas junções trazem miséria à natividade, problemas de saúde e dificuldades profissionais.

6. Nascimento em Eclipses Solar e Lunar

Estes nascimentos são muito nocivos e trazem uma vida muito difícil, pobreza, problemas de saúde, e muitas dificuldades. A medida corretiva aqui é aplicada em conformidade com o Senhor do Nakṣatra em que o eclipse ocorre.

7. Nakṣatras Doṣa

O nascimento nos mesmos nakṣatras de irmãos, mãe ou pai, traz a morte prematura para o nativo.

8. Gaṇḍānta Doṣa

Existem três tipos de Gaṇḍānta, a saber, Lagna, Rāśi e Tithi Gaṇḍānta. Eles produzem morte durante o nascimento, durante viagens e durante cerimonias auspiciosas como o casamento.

8.1. Tithi Gaṇḍānta – Inicia durante dois Ghatis de Pūrṇa Tithis, isto é, Pañcamī (5), Daśamī (10) e Puranmaśi (15) e termina durante dois Ghatis de Nanda Tithis, ou seja, Pratipada (1), Ṣaṣtī (6) e Ekadaśī (11), no total de quatro Ghatis.

8.2. Nakṣatra Gaṇḍānta – Ocorre nas junções dos nakṣatras de Revatī – Aśvinī; Āśleṣa – Maghā; e Jyeṣṭhā – Mūla, indicados pelos últimos dois Ghatis do primeiro e os primeiros dois Ghatis do segundo Nakṣatra.

Observe que Revatī está a 16°40′ – 30°00′ Peixes, enquanto Aśvinī está a 00° – 13°20′ Áries;
Āśleṣa está  a 16°40′ Câncer – 00°00′ Leão, enquanto que Maghā  está a 00°00′ – 13°20′ Leão;
Jyeṣṭhā está a 16°40′ Escorpião– 0°00′ Sagitário, enquanto que Mūla está a 00°00′ – 13°20′ Sagitário.

Fogo (Agni) é um elemento inimigo de água (Jala), pelo qual o nascimento nestas junções é sempre muito frágil e causa morte prematura nos eventos acima citados. Parāśara explica também que os maus efeitos são dados pelo fato de os Devatās governantes de tais Nakṣatras serem extremamente inimigos entre si, embora possamos levar em consideração a inimizade natural entre os Mahābhūtas.

8.3. Lagna Gaṇḍānta A junção dos signos de água e de fogo são chamadas de Lagna Gaṇḍānta, e a duração aqui para efeitos de classificação é de ½ Ghatika cada um, ou seja, a mesma medida para o fim de uma Rāśi e igual medida para início da outra Rāśī. Lagnas de Peixes/Áries, Câncer/Leão, e Escorpião/Sagitário são as indicadas na obra Bṛhat Parāśara Horā Śāstra.

Como calcular um Gaṇḍānta

Gaṇḍānta é o intervalo de tempo que vai de 2 Ghaṭs finais do signo de água a 2 Ghaṭs  iniciais do signo de fogo. BPHS 94:3
Cada Ghaṭ
equivale a 24 minutos x 2 = 48 minutos do tempo.A Lua leva 48 minutos para atravessar 00º15’ à 00º16’ de arco de um nakṣatra.Significa que esse é o alcance da Lua em Gaṇḍānta


Alguns astrólogos contemporâneos afirmam que a Lua está em Gaṇḍānta quando no último pāda dos signos de água e 1º pāda dos signos de fogo. Isso equivale um total de 6:42h para que a Lua atravesse os 3º20' de um pada nakṣatra, ou seja, muito mais do que 2 Ghaṭs (48 minutos).

Outros astrólogos afirmam que o Gaṇḍānta se refere apenas ao último grau 29º00' do signo de água e o primeiro grau 01º00' do signo de fogo. A Lua leva em torno de 2:01h para atravessar 1º de arco do signo, e 2h é o valor de 5 Ghaṭs. 

Esses 5 Ghaṭs é aplicável para verificar a presença de Abhukta Mula, um dosa igualmente nocivo como descrito mais adiante nesse artigo. 

Lagna Gaṇḍānta possui apenas 1/2 Ghaṭῑ de comprimento antes e depois das junções dos signos dessas constelações, ou seja, dos signos de água para fogo. 

Diferentes Classificações

Nascimentos diurnos são chamados de Ptṛ Gaṇḍānta e de noite são chamados de Matṛ Gaṇḍanta, relacionados a pai e mãe, respectivamente. Igualmente nascimento nos nakṣatras Revatī / Aśvinī é chamado de Svā (a própria pessoa aqui); Āśleṣa / Maghā são chamados de Matṛ Gaṇḍānta; enquanto que os nascimentos em Jyeṣṭhā/ Mūla são chamados de Pitṛ Gaṇḍānta. Esses nomes classificam as origens do problema que aflige a natividade e intentam contra sua longevidade.

Abhukta Mūla – os cinco Ghatikas de Jyestha e os oito Ghatikas iniciais de Mūla Nakṣatras são chamados assim e são considerados como os doadores dos piores efeitos. Parāśara aconselha que filhos e filhas nascidos neste período sejam afastados do pai até os seus oito anos de idade, receitando medidas corretivas para todos os nascimentos em períodos não auspiciosos.

9. Trītara Doṣa

É o nascimento de um menino após o nascimento de três meninas e vice-versa que traz infortúnio tanto para o pai quanto para as famílias envolvidas.

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Um comentário:

  1. Poderia informar as medidas corretivas para Kṛṣṇa Caturdaśī (Tithi Doṣa) ?

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