Remédios para Kaṇṭaka Śani
1º Adoração (pūjā/homa) do
Senhor Gaṇeśa para remoção dos obstáculos nas Caturthī Tithīs, e recitação
diária de seu mantra mūla “oṁ gaṁ gaṇapataye namaḥ”
2º Recitação do verso 3 do RudraCamakaṁ por 11 vezes diariamente, ao nascer do Sol, após o banho e voltado para
o Leste.
3º Kaṇṭaka Śani a partir
do Lagna (Ascendente) – Śrī Nārāyaṇa e Gāyatrī Sūrya
4º Kaṇṭaka Śani a partir da
Lua Natal – Śrī Śiva e Gāyatrī Śiva
5º Kaṇṭaka Śani a partir
do Āruḍha Lagna (AL) – Śrī Kṛṣṇa e Gāyatrī Viṣṇu.
Quando Saturno atravessa
ou aspecta a 1ª, 8ª e 10ª casas contadas do Lagna, Lua Natal ou do Āruḍha Lagna
(AL) isso configura um Kaṇṭaka Śani.
De acordo com os
ensinamentos de Parāśara Muni e de Jaimini Muni, as 1ª, 8ª e 10ª casas são casas
da vida (de Jīva), isto é, as casas da longevidade. A 1ª casa representa o
Senhor Śiva (Sūrya), a 8ª representa o Senhor Brahmā (Śani), e a 10ª casa
representa o Senhor Viṣṇu (Bṛhaspati).
Quando Saturno transita
pela 1ª, 8ª e 10ª a partir do Lagna,
isto afeta diretamente o eu, o Satya Pīṭha, assento do verdadeiro eu. Brahmā governa
sobre o Lagna, mas não se deve adorar para Brahmā devido a curse de Ṛṣi
Durvasa. Assim, como orientado pelos Mahā Ṛṣis, deve-se orar a Śrī Sūrya Nārāyāṇa
com o seu Sūrya Gāyatrī Mantra (tat savitur varenyam...)
Mantra: oṁ namo nārāyaṇāya
|
Sūrya Gāyatrī: oṁ tat
savitur vareṇyam bhargo devasya dhīmahi | dhiyo yo naḥ pracodayāt ||
Quando Saturno transita
pela 1ª, 8ª e 10ª a partir do AL,
isto afeta diretamente a Māyā Pīṭha da pessoa, o eu ilusório neste mundo. Neste
caso a pessoa precisa adorar o Senhor Kṛṣṇa, pois não há nenhum māyāpati maior do
que Ele.
Mantra: klīṁ govallabhāya svāhā |
Viṣṇu Gāyatrī: oṁ nārāyaṇāya vidmahe vāsudevāya dhīmahi | tanno viṣṇu
pracodayāt ||
Quando Saturno transita
pela 1ª, 8ª e 10ª a partir da Lua,
isto afeta diretamente a mente da pessoa, trazendo sofrimento mental. Neste
caso a pessoa precisa adorar o Senhor Śiva.
Mantra: oṁ namaḥ śivāya |
Śiva Gāyatrī: oṁ sadā śivāya vidmahe sahasrākṣāya dhīmahi | tanno
śambho pracodayāt ||
(Artigo adicionado em 27/05/2015)
O trânsito de Śani Graha pela 1ª,
8ª e 10ª casas contados do Lagna, do AL e de Candra Graha.
É um trânsito que produz
sofrimento na vida da natividade. Alguns são da opinião de que o trânsito afeta
a vida profissional e financeira principalmente, predizendo períodos de grande
instabilidade.
Kaṇṭaka significa espinho, e
espinho machuca quando cumpre sua função. Independente das diversas opiniões de
diversos astrólogos a respeito do assunto, o estudante de astrologia deve se
perguntar primeiramente – onde está Śani depositado em minha Carta Natal? Onde
ele estiver depositado é onde o espinho, a dor, se fará sentir mais forte. E os
assuntos daquela casa (na Carta Natal) serão aqueles que provocarão as lágrimas
durante todo aquele período do trânsito de Śani Graha. Não há dúvidas sobre
isso.
Caso Śani Graha transite pela 1ª de
Candra Graha, temos um Sāḍe Sāti. Em estudo anterior, foi
possível ver o quanto um Sāḍe Sāti é perturbador, sobretudo quando Śani toca a
Lua Natal. Ocorrem separações, mudanças de residência, de emprego, envolvimento
com pessoas pouco espiritualizadas, inclinações para ações obsessivas etc. Isto
tudo pode ser re-estudado na postagem que fala sobre esse assunto.
Não existe Karma isolado. Geralmente
uma pessoa que esteja passando por um Sāḍe Sāti, terá seu conjugue, caso seja
casado, passando por Kaṇṭaka Śani, ou vice versa. Ou talvez um dos membros de
sua família também esteja passando por um Sāḍe Sāti ou um Kaṇṭaka Śani. Isso
vai depender da ligação Karmica entre as pessoas envolvidas. Geralmente entre
casais que têm ligações Karmicas fortes, ou entre pais e filhos isso é muito
mais comum do que se possa imaginar. Em caso de pais e filhos, um dois pais
sempre “sustenta” o Sāḍe Sāti ou Kaṇṭaka do filho. Sustenta aqui no sentido de
apoiar e se desdobrar, o que o faz suportar junto toda a dor do filho, pois o
dilema também é seu.
É sabido que Śani é o causador
das lágrimas, ele é Kāraka de sofrimento, pois sim. Os Astrólogos sabem disso.
Mas assim como ele causa a dor, as lágrimas e o sofrimento na vida da
natividade, ele também é o único que pode secar as lágrimas do nativo. Em relação
a este poder de Śani Deva de secar as lágrimas, lembro aqui de uma passagem dos
Purāṇas; está descrito no Śiva Purāṇa, no Kālikā Purāṇa e em outros também que
agora não me vêm à cabeça.
Śani Deva é chamado para secar as lágrimas do Senhor Śiva
Exatamente neste mês e dia (Śukla
Pratipat do mês de Āśvina), Satī começou uma penitência para se casar com o
Senhor Śiva. Ela observou um jejum de 8 dias, começando em Śukla Pratipat e
terminando em Śukla Navamī. Há versões diferentes sobre sua penitência (Vrata),
sobretudo em relação ao tempo que durou. No Śiva Purāṇa1 (Rudra-Saṁhitā) fala de 8 dias
consecutivos, iniciando no Navarātri. No Kālikāpurāṇa fala de um ano inteiro, uma
vez por mês, jejuando em dias específicos etc. Para abreviar esta bela
história, Satī casou-se com Mahādeva após o cumprimento de sua penitência.
Entretanto, após o episódio do sacrifício de Dakṣa que a fez tirar sua própria
vida, o Senhor Śiva caiu em uma tristeza profunda. O Senhor Śiva, em profunda
comoção, não parava de chorar e chamar por sua amada Satī. Os deuses,
apreensivos porque Śiva não parava de chorar, e porque suas lágrimas estavam
destruindo a terra, clamaram por Śanaiśvara, pois ele foi o único que havia
conseguido o feito, no passado, de interromper a chuva por cem anos. Eles clamaram
por Śani:
Oração a Śani Deva
“Oh grande Śanaiśvara ! oh
benfeitor das pessoas ! você surgiu da Força Primitiva. Oh filho do Sol ! nós
te saudamos. Tu usas um tridente e um laço em suas mãos, nós te saudamos. Tu que
estás estendendo a Tua mão para conceder benção, oh filho de Chāyā ! nós saudamos
a ti. Tu que usas uma bandeira gravada com a insígnia do abutre, nós saudamos a
ti, gentilmente nos agrade. Por favor, proteja a terra das lágrimas derramadas
pelo sofrimento de Bharga. Foi você que no passado conteve as chuvas das nuvens
por cem anos, faça o mesmo com as lágrimas de Bharga”.3
Assim os deuses clamaram a Śani
para secar as lágrimas do Senhor Śiva. E assim, sempre que há um Kaṇṭaka Śani,
ou um Sāḍe Sāti na vida de alguém, deve-se adorar Śani Deva para que a dor, as
lágrimas, e todo o sofrimento cesse. Só ele tem o poder de minimizar a dor, de
fazer o tormento e o sofrimento cessarem.
O que fazer
Existem algumas medidas corretivas
para pedir a Śani Deva que remova tais espinhos na nossa vida, tanto quanto se
trata de um Kaṇṭaka Śani, quanto de um Sāḍe Sāti. Mas o mais importante de
todos é feito aos sábados, na hora de Śani Deva, como um oferecimento de uma
oração, uma lamparina de óleo de gergelim, oferecimento de grãos de gergelim
preto, a repetição de seu mantra por no mínimo 108 vezes enquanto durar o
período.
Tentar manter uma postura correta
consigo mesmo, respeitar os outros, os idosos, tratar a todos com igualdade,
nunca maltratar animais de rua, sempre procurar falar a verdade e praticar boas
ações, são sempre auxiliares em qualquer medida corretiva. Tenha consciência de
que Śani Deva é o Senhor do Karma, o Senhor do Tempo, o Senhor de toda a Razão.
Ele é kāraka de sofrimento, de dor e de lágrimas, mas ele é o único que pode
secar as lágrimas quando propiciado adequadamente.
_______________________________
1 - No Śiva Purāṇa o leitor pode encontrar essa narrativa no Capítulo 9 Rudra-Saṁhitā Seção II (Narrativa de Satī)
3 - Citação Dada no Capítulo 18 do Kālikāpurāṇa.
Há diferenças entre Sāḍe Sāti e Kaṇṭaka Śani?
_______________________________
1 - No Śiva Purāṇa o leitor pode encontrar essa narrativa no Capítulo 9 Rudra-Saṁhitā Seção II (Narrativa de Satī)
3 - Citação Dada no Capítulo 18 do Kālikāpurāṇa.
------------------------------------ Continuação em 06/10/2013 ------------------------------------
Há diferenças entre Sāḍe Sāti e Kaṇṭaka Śani?
Existem muitos níveis de
perturbações nestes dois difíceis trânsitos de Śani Deva4. Mas é bom fazer
algumas distinções aqui que podem esclarecer o entendimento do Astrólogo. Há
alguns anos venho estudando diversos casos em torno deste assunto. O que posso
seguramente afirmar é que tais trânsitos agem de forma diferente devido ao
nível de evolução espiritual do indivíduo. Assim, em um Sāḍe Sāti para uma
pessoa pouco espiritualizada, ela tenderá a usar todos os meios que estiverem
ao seu alcance para a realização de suas obsessões, sejam estas afetivas,
materiais ou espirituais. Enquanto que uma pessoa um pouco mais
espiritualizada, lutará contra esses sentimentos e buscará proteção espiritual
para não se deixar levar por eles.
Um exemplo clássico que vi em muitas
cartas de pessoas passando por um Sāḍe Sāti, é que elas são levadas às paixões
extremas e, quando envolvidas com o conhecimento oculto, estarão inclinadas à
fazer magia (Ābichara) para conquistar o fruto de sua paixão.
Isto é o declínio do Dharma.
Chama-se práticas Adharmicas e tem um preço a ser pago por tais ações Asúricas.
E o leitor deve estar se perguntando.
E quanto a Satī que fez
penitência para se casar com o Senhor Śiva e daí obteve semelhante benção? A
diferença aqui é que Satī nasceu para cumprir essa missão, ao passo que
qualquer tipo de magia feita com o objetivo de seduzir uma determinada pessoa,
chama-se Ābichara.
Qualquer tipo de magia que vise a
conseguir o cargo profissional de outra pessoa, ou qualquer coisa que pertença
a outra pessoa, também se chama ābichara, black magic, magia negra. Isso nasce
de paixões extremas e devem ser combatidas pelo bom entendimento de leis
espirituais que regem a vida humana aqui na terra. Assim, uma pessoa que tenha
em si obsessão por algo ou alguém, deve sempre pedir a proteção dos Devas e se
refugiar aos pés de seu Guru para proteção e entendimento desta difícil
situação.
A ascensão profissional, a
prosperidade, o amor, tudo isso pode ser realizado na vida de uma pessoa sem
que ela precise tomar o que é de outrem, ou usar meios de cativação espiritual.
Existem Vratas específicos para quem deseja casar, para quem deseja um emprego
melhor, para quem deseja prosperar financeiramente na vida. Pedir à Divindade o
que de fato lhe pertence por direito divino para seu desfrute aqui na terra, e
não o que pertence a outrem é, verdadeiramente, a real prática Dharmica. E é
essa prática que eu, como Astróloga, ofereço aos meus clientes. Ou seja, a
pacificação dos difíceis trânsitos planetários juntamente com práticas espirituais
que auxiliem a natividade a realizar os seus 4 objetivos de vida, sem tomar o
que é de outrem, sem ferir, sem machucar, sem usar de magia negra em qualquer
hipótese, mas combatendo as que estiverem em curso.
As perturbações são semelhantes para todos. Mas a forma como cada um enfrentará tais perturbações dependerá de seu nível de espiritualidade. Uma pessoa centrada, que tenha um norte espiritual bem definido (em qualquer caminho espiritual), que tenha desenvolvido bondade em seu coração, compreensão das leis espirituais que regem a vida humana aqui na terra, ética pessoal e compaixão para com todos os seres viventes, enfrentará suas dores sem revide, sem desejar e/ou praticar o mal a qualquer um que sirva de instrumento para a realização dessas dores. Ao contrário, ela buscará auxílio espiritual para não se deixar levar por semelhantes sentimentos que brotam da dor e do desespero. Os remédios são muito específicos e direcionados para cada caso, como cito abaixo.
As perturbações são semelhantes para todos. Mas a forma como cada um enfrentará tais perturbações dependerá de seu nível de espiritualidade. Uma pessoa centrada, que tenha um norte espiritual bem definido (em qualquer caminho espiritual), que tenha desenvolvido bondade em seu coração, compreensão das leis espirituais que regem a vida humana aqui na terra, ética pessoal e compaixão para com todos os seres viventes, enfrentará suas dores sem revide, sem desejar e/ou praticar o mal a qualquer um que sirva de instrumento para a realização dessas dores. Ao contrário, ela buscará auxílio espiritual para não se deixar levar por semelhantes sentimentos que brotam da dor e do desespero. Os remédios são muito específicos e direcionados para cada caso, como cito abaixo.
Remédios Específicos
Durante um Sāḍe Sāti ou um Kaṇṭaka
Śani é frequente ver uma pessoa sofrendo ataque espiritual. Ou ela está sendo
assediada por Pretas, sofrendo um desequilíbrio de seus Bhūtas, ou ela está
caída como vítima de black magic. Some-se a isso o que foi dito anteriormente
sobre nível de espiritualidade, e teremos uma pessoa apta a devolver o mal com
o mal ou simplesmente a fazer o mal gratuitamente na busca da realização de
suas paixões terrenas.
Existem remédios específicos para
isto, mas aqui não abro mão em dizer que este tipo de problema deve sempre ser
verificado junto a um Astrólogo devido a complexidade do fato. Um Astrólogo
experiente analisará com cuidado o seu mapa para saber a natureza da sua
aflição e indicar quais desses remédios aplicar.
Contudo, cito por alto alguns
mais clássicos.
1. O Śrī Rudraṁ é uma recitação
frequentemente indicada para quem está passando por um Kaṇṭaka Śani.
2. A adoração de determinadas
Divindades, Kālī, Hanuman e Kṛṣṇa, é muito indicada nos Sāḍe Sātis.
3. Oblações oferecidas ao Senhor
Śani Deva com sementes de gergelim preto, água, incenso e lamparinas feitas de
óleo de gergelim, são também indicadas para a pacificação destes trânsitos.
4. Vratas para o Senhor Gaṇeśa ou
Śrī Nṛsiṁha para quebrar blacks magics em curso, mais habitual do que se possa
imaginar quando nesses trânsitos.
A diferença entre os Vratas para
as duas divindades citadas é que a primeira somente quebra a força de quem quer
que seja que esteja lançando o ābichara, enquanto que a segunda divindade além
de desfazer o black magic, ainda remove os Ṣaḍripus do penitente, dando-lhe uma
natureza mais pacífica e mais espiritualizada e uma compreensão em relação aos
fatos em que ele está envolvido, fazendo com que ele se esquive dessa situação
sem qualquer sentimento ambíguo restante. Ou seja, o Senhor Nṛsiṁha dá uma direção firme ao penitente e não o deixa cair no círculo vicioso de qualquer sentimento de vingança, ciúme, disputa que possa surgir nesse período difícil de teste espiritual.
Os Vratas e as Observâncias Espirituais
Entretanto, enquanto que em Vratas para
Gaṇeśa não há grandes necessidades de observâncias espirituais, para o Senhor Nṛsiṁha,
o devoto deve observar abstinência de carne, álcool e relações sexuais durante todo o período de, no mínimo, 40 dias.
Veja tudo sobre Sāḍe Sāti.
_______________________________
4 – Esses ciclos se repetem na
vida da natividade, uma vez que Śani, em trânsito, voltará a pular Candra Natal
(Sāḍe Sāti) e também aspectará o 1º, 8º e 10º Bhāvas (Kaṇṭaka Śani) tanto do
Lagna quanto de Candra em seus trânsitos. O ciclo pode ser entendido como algo
permanente (karmico) que se repetirá de tempos em tempos da mesma forma, mas
com personagens diferentes e toda uma história que, em outra época, já foi
vivida anteriormente de modo semelhante. Os ciclos e eventos devem ser
entendido desta forma:
a. Como a posição de um Graha ao
nascimento representa o Karma de vidas passadas, então o mérito e demérito de
suas ações passadas devem ser vistas a partir dali. Por isso afirmei logo no
início que o espinho fere mais forte nos assuntos daquela casa;
b. O seu trânsito constrói um palco
de atuação onde a ação passada será colhida. Logo só existem poucas possibilidades
na construção desse palco, pois só existem 3 difíceis trânsitos de Śani – o Sāḍe
Sāti, o Kaṇṭaka Śani e o Retorno dele.
c. O olhar que Śani Deva lança
para os outros Bhāvas, bem como sua colocação naquele Bhāva (em trânsito),
indicam a fonte do sofrimento (em termos de pessoas). Tais pessoas funcionam
como uma espécie de instrumento para causar a dor. Não existe Karma separado,
portanto veja tais pessoas como passando por problemas semelhantes ao teu em
termos de trânsitos de Śani Deva.
d. Os Āruḍhas que são tocados
pelo trânsito de Śani, os planetas que o tocarão em trânsito, e todos demais
aspectos servem de indicativos para pessoas e situações que se repetem
ciclicamente e que, naquele ciclo repetitivo, comporão o quadro do drama.
e. No Tajika (Anual), é possível
ver especificamente qual área da vida será afetada naquele ano pelo trânsito de
Śani.
Publicado em 05/10/2013