© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

Ātmakāraka

Ātmakāraka e Kārakāṃśa


oṃ namo nārāyaṇāya |
Ātmakāraka são duas palavras que, juntas, indicam o significador temporário (Carakāraka) da alma neste mundo. Ātma vem de alma, e kāraka é o fazedor, ou significador. Cara é móvel, temporário.

Kārakāṃśa vem de Kāraka (significador, fazedor de algo) e aṃśa (um varga, uma divisional de qualquer Carta) que, neste caso em específico é utilizado para designar a posição do Ātmakāraka na Carta Navāṃśa, a D-9. O signo onde o Ātmakāraka está colocado no Navāṃśa é chamado de Kārakāṃśa Lagna, ou o assento do eu, a alma.

Por que a Mahā Daśā do AK é tão difícil? O planeta Ātmakāraka é o mestre da Carta e seu período sempre traz as maiores lições da vida. O AK natural é sempre o Sol para qualquer Carta, mas existe um planeta no gráfico conhecido como Cara Kāraka da Alma, ele é o AK, o significador temporário da Alma neste mundo. É este planeta que tem o maior grau dentre os outros. Para o Nodo Rāhu, ele fica estabelecido como AK quando está nos graus iniciais do zodíaco e estes devem ser subtraídos de 30º para verificar se está à frente dos demais antes de considera-lo AK. Ketu é Mokṣakāraka e, por isso, nunca age como um Carakāraka, um significador temporário.

A Mahā Daśā do AK é sempre um desafio na vida. Na verdade, não é nada fácil a transição por este período, pois os sofrimentos vêm para a purificação da alma. Tanto mais quanto mais aflito estiver o planeta significador do AK serão as experiências dolorosas. Este período serve para purificar a alma. Planetas maléficos como AK indicam um alto nível de desenvolvimento espiritual, ao passo que um planeta benéfico como AK indica um nível relativamente mais baixo.

As lições a serem aprendidas devem ser extraídas a partir da posição e condição do planeta na Carta, signo e suas demais associações. De qualquer modo, o que faz a alma tornar a este mundo é o desejo. Retrógrados indicam desejos profundamente enraizados; planetas combustos mostram uma visão espiritual; planetas debilitados mostram uma alma caída e experiências infernais nesta vida, cuja solução, neste último caso, é a adoração do Senhor Viṣṇu com seu aṣṭākṣarī mantra “oṃ namo nārāyaṇāya” para elevar o indivíduo desta condição. Quando o período do AK é marcado por Vênus, para conter o desejo sexual, o indivíduo deve recorrer a adoração do Senhor Viṣṇu com seu ṣaḍākṣarī mantra “oṃ viṣṇave namaḥ”. Em uma Yuddha (guerra planetária), é muito bom a derrota do AK pelo Iṣṭa Devatā, ou vice-versa, pois promete completa remoção do Ahaṃkāra e grande progresso espiritual.  


Planetas como Ātmakāraka

1. Sol indica que o nativo tem de aprender a superar seu ego e deve se tornar humilde;
2. Lua indica que o nativo deve ser muito carinhoso e compassivo;
3. Marte indica que o nativo deve se abster de todas as formas de violência e manter o caminho de Ahiṁsā;
4. Mercúrio indica que o nativo deve controlar seu discurso e ser sempre verdadeiro;
5. Júpiter indica que o nativo deve sempre respeitar o Guru, conjugue e cuidar das crianças;
6. Vênus indica que o nativo deve ter um caráter muito puro e se abster de sexo ilegítimo;
7. Saturno indica que nativo não pode causar sofrimento aos outros e terá de compartilhar da tristeza de muitos; e
8. Rāhu indica que o nativo pode ser enganado muitas vezes e, ainda assim, terá de ser livre de engano e manter um coração puro.

____________________________________
Texto extraído e desenvolvido a partir dos ensinamentos de Pt. Sanjay Rath.




Nenhum comentário:

Postar um comentário