© Todos os Direitos Reservados. Não é permitido compartilhar o conteúdo deste Blog em outros sites. Este Blog está protegido contra cópias de seu conteúdo inteiro ou em partes. Grata pela compreensão.

I – Definições e Princípios Elementares do Zodíaco


I – Definições e Princípios Elementares do Zodíaco



1:1 – Possa o Sol nos doar discurso; aquele que com sua luz ilumina a Lua, que é o caminho daqueles que não têm renascimento, que é o Ātma daqueles que conhecem o Ātma, que é o Deva adorado nos ritos de sacrifício, que é o Senhor dos Devas e as Luzes do céu, que é o Autor da origem, nascimento e morte dos mundos, que é o canto nos Vedas em várias formas, que possui muitos raios e que forma a Lâmpada dos três mundos.

1:2 – Apesar das várias obras bem escritas sobre Astrologia, das produções dos homens qualificados para a iluminação dos estudantes inteligentes (de horóscopo), começo a construir (esse livro) um pequeno bote de stanzas (versos ou Ślokas) em várias métricas e de muitos significados para as pessoas que tentam cruzar esse vasto oceano do horóscopo.
Horā

1:3 – De acordo com alguns, a palavra Horā é uma decomposição da palavra Ahorātra com a primeira e a última sílaba retiradas. A ciência do horóscopo (Jātaka) considera os efeitos das boas e más ações dos homens (do seu karma) de seus prévios nascimentos.

O Kālapuruṣa

1:4 – Os doze signos do Zodíaco, começando com o primeiro ponto de Áries e de Aśvinī (Nakṣatra) e consistindo, cada, de nove quadrantes de estrela (9 padas de Nakṣatra) e formando um círculo, são, respectivamente, a cabeça, rosto, peito, coração, barriga, umbigo, abdômen, órgão genital, duas coxas, dois joelhos, dois tornozelos e os dois pés do Kālapuruṣa. Os termos Rāśi, Kṣetra, Gṛha, Rikṣa, Bhāni, Bhavana, são sinônimos.

Aparência dos Signos

1:5 – O Signo de Peixes é da forma de dois peixes; o signo de Aquário é da forma de um homem com um pote de água; o signo de Gêmeos é da forma de um homem e de uma mulher, o homem com um bastão e a mulher com uma lira, ambos sentados em um assento; o signo de Sagitário é da forma de um homem com a parte inferior com o corpo de um cavalo; o signo de Capricórnio é da forma de um crocodilo com a face de um cervo; o signo de Libra é da forma de uma pessoa com uma balança em sua mão; o signo de Virgem é da forma de uma virgem em um bote com grãos em uma mão e luz em outra mão. Os outros signos se assemelham (em forma) às diferentes criaturas indicadas por seus nomes. Os locais de morada dos diferentes signos são locais apropriados às muitas criaturas.

Senhorios dos Signos e o Navāṁśa

1:6 – Marte, Vênus, Mercúrio, Lua, Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Saturno e Júpiter são, respectivamente, os senhores dos signos (de Áries a Peixes) e suas divisões começam de Áries. O Navāṁśa dos respectivos signos começa de Áries, Capricórnio, Libra e Câncer; o Dvadasāṁśa começa da própria casa (signo).  

Trimsāṁśa e seus senhores

1:7 – 5, 5, 8, 7 e 5 partes (em graus) são, respectivamente, aqueles de Marte, Saturno, Júpiter, Mercúrio e Vênus nos signos ímpares. Nos sete signos pares esta ordem é invertida. A última parte (do Navāṁśa) de Kaṭaka, Vṛścika e Mīna são conhecidas como rikṣa saṇdhis (Gaṇḍānta).

Nomes dos Signos

1:8 – Os termos Kriya, Tāvuri, Jituma, Kulīra, Leya, Pāthona, Jūka, Kourpyā, Toukṣika, Ākākero, Hṛdroga e Āntyabha são os outros nomes para os signos do zodíaco.

Nome das Divisionais

1:9 – Cada divisão do zodíaco em Horā, Drekkāṇa, Navāṁśa, Trimsāṁśa, Dvadasāṁśa e Kṣetra é chamado pelo nome de um planeta. (Ou seja, se o signo de áries cais em um Dvadasāṁśa, ele será chamado de Dvadasāṁśa de Marte).

Elevação dos signos com a cabeça ou pés. Signos noturnos e diurnos.

1:10 – Os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Sagitário e Capricórnio são conhecidos como signos da noite (noturnos) e, com exceção de Gêmeos, eles se elevam com seus pés. Os outros signos surgem com a cabeça e são poderosos de dia. Os dois peixes se elevam tanto com a cabeça quanto com os pés.

Características dos Signos – Direção do Quadrante

1:11 – Os signos de Áries, Touro, Gêmeos etc (em turnos) são cruéis e tenros; masculino e feminino; móvel, fixo, dual (móvel e fixo). O signos de Áries, Touro, Gêmeos e Câncer junto com seus signos trígonos cada indicam a direção, respectivamente, do Leste, Sul, Oeste e Norte. As duas horas dos signos ímpares são, respectivamente, Sol e Lua.

Senhores da Horā e do Drekkāṇa

1:12 – De acordo com alguns, os senhores das duas Horās de um signo são, respectivamente, os senhores dos signos e do 11º signo; e os senhores dos três Drekkāṇas de um signo são, respectivamente, os senhores do signo, o 12º signo e o 11º signo a contar dele.

Exaltação e Debilidade Planetária

1:13 – Os signos de Áries, Touro, Capricórnio, Virgem, Câncer, Peixes e Libra são, respectivamente, signos uccha (exaltação) do Sol e dos outros planetas. O 10º, 3º, 28º, 15º, 5º, 27º e 20º são os graus da exaltação profunda dos planetas. O 7º signo, ou os signos opostos, são o nīca (debilidade), e os graus de debilidade são os mesmos como citados anteriormente.

Vargottama e Mūlatrikoṇa

1:14 – Nos signos móveis, fixos e duais o primeiro, o meio e o último Navaṁśas são conhecidos como posições Vargottama. Planetas em tais posições produzirão bons efeitos. Os signos Leão, Touro, Áries, Virgem, Sagitário, Libra e Aquário são conhecidos como Mūlatrikoṇa casas dos planetas, respectivamente.

Significado das 12 Casas

1:15 – As significações das 12 casas do signo que se eleva (Ascendente) são, respectivamente, corpo, família, irmãos, relações, filhos, inimigos, esposa, morte, semente da virtude, vocação, ganhos e perdas. A 3ª, 6ª, 10ª e 11ª casa do Ascendente são conhecidas como Signos Upachaya (benefícios, aumento), mas não é assim de acordo com alguns. O restante das casas é chamado Apachaya.

1:16 – Os doze signos do zodíaco, iniciando do Ascendente, são conhecidos como os signos de Kalpa (poder), Sva (riqueza), Vikrama (proeza), Gṛha (local de habitação), Pratibhā (inteligência), Kṣatā (ferimento), Manmatha/Citro (desejo), Randhra (buraco), Guru (preceptor), Māna (respeitabilidade), Bhāva (aquisição), Vyaya (perda). A 4ª e 8ª casas são conhecidas como signos Caturasra. A 7ª casa é conhecida como Dyūna, e a 10ª casa é conhecida como Ajñā (comando).

Kendras, Signos Bípedes, Aquáticos etc

1:17 – A 1ª, 4ª, 7ª e 10ª casa são conhecidas como Kaṇṭaka, Kendra ou Catuṣṭaya casas (quadrantes ou ângulos). Se essas quatro casas acontecerem de serem bípedes (Ge, Li, Vi, e 1ª metade de Sg e de Aq), aquáticos (Cn e a 2ª metade de Cp e de Pi) , centopeia (Sc) e quadrúpedes (Ar, Ta, Le e a 2ª metade de Sg e a 1ª metade de Cp), respectivamente, então elas estão fortes.

Paṇaphara e Āpoklima

1:18 – As casas seguintes às angulares são conhecidas como Paṇaphara casas, e aqueles seguintes à Paṇaphara, são conhecidas como Āpoklimas casas. A 4ª é conhecida como Hibuka, Ambu, Sukha e Veśma. A 7ª casa é conhecida como Jāmitra. A 5ª casa é conhecida como Trikoṇa. A 10ª casa é conhecida como Meṣūraṇa e Karma.

Bala Rāśi

1:19 – Se o senhor do Ascendente ou Júpiter ou Mercúrio, ocupar ou aspectar o Ascendente, então ele se torna poderoso, e não por outros planetas. Os signos de Kendras são naturalmente poderosos. Os signos bípedes são poderosos durante o dia, os quadrúpedes são poderosos de noite, e o signo centopeia é poderoso no nascer e no pôr do sol. O Mana (medida) dos primeiros seis signos a contar de Áries é de 20, 24, 28, 32, 36 e 40, respectivamente; e aqueles seis signos seguintes são 40, 36, 32, 28, 24 e 20, respectivamente. A 3ª casa é Dyuśicakya, e a 9ª casa é Tapas e Trikoṇa.

1:20 – Os doze signos começando de Áries são, respectivamente, vermelho, branco, da cor do papagaio, da cor da flor Pātali, preto e branco, cor variada, preto, cor dourada, dor da casca do paddy, branco e vermelho, da cor do Mongoose, da cor do peixe. Os signos são conhecidos como Plava (debilitado; plava é oco ou cova) na direção dos seus senhores. A 2ª casa a partir daquela ocupada pelo Sol é conhecida como Vesi.

Signo
Plava Direção
Signo
Plava Direção
Áries, Escorpião
Sul
Leão
Leste
Touro, Libra
Sudeste
Sagitário, Peixes
Nordeste
Gêmeos, Virgem
Norte
Capricórnio, Aquário
Oeste
Câncer
Noroeste





Nenhum comentário:

Postar um comentário