Capítulo 2 – Definições e Princípios Elementares dos Planetas
Stanza 1: O Sol representa o Atma, a mente da Lua, a força de Marte, a fala de Mercúrio, a sabedoria e a felicidade de Júpiter, as paixões de Vênus e a tristeza de Saturno, de Kālapuruṣa, respectivamente. O Sol e a Lua são Rajas, Marte é o Comandante-em-Chefe, Mercúrio é Yuva Raja, Júpiter e Vênus são ministros e Saturno é o servo.
Stanza 2: Heli e Surya são nomes para o Sol. Chandrama e Sitarasmi representam a Lua. Hemno, Vit, Gna, Bodhana e Induputra são nomes para Mercúrio. Ara, Vakra, Kruradrik, Avanaya denotam Marte; Kona, Manda, Suryaputra e Asita representam Saturno.
Stanza 3: Jiva, Angira, Suraguru, Vachasampathi e Ijya são termos para Júpiter. Śukra, Bhrigu, Brigusuta, Sita e Aspujit são nomes para Vênus. Thamas, Agu e Asura são nomes para Rahu, Sikhi significa Ketu. Seus outros nomes devem ser aprendidos de obras conhecidas no mundo.
Stanza 4: O Sol é vermelho-escuro, a Lua branca, Marte vermelho-sangue, Mercúrio verde, Júpiter amarelo ou dourado, Vênus nem branco nem preto, Saturno preto.
Stanza 5: A cor cobre é governada pelo Sol, enquanto o branco pela Lua, vermelho-sangue por Marte, verde por Mercúrio, amarelo por Júpiter, cores variadas por Vênus e preto por Saturno. O Sol tem Agni como adhidevata. A Lua Ambu, Marte tem Kumara, Mercúrio tem Kesava, Júpiter tem Indra, Vênus tem Indrani e Saturno tem Kaha. O leste, etc., é governado pelo Sol, Vênus, Marte, Rahu, Saturno, Lua, Mercúrio e Júpiter, respectivamente. Lua Minguante, Sol, Marte, Saturno e Mercúrio em conjunto com eles, são maléficos.
Stanza 6: Saturno e Mercúrio são impotentes, Vênus e Lua são femininos e os demais são masculinos. Fogo, terra, céu, água e ar são regras de Marte, etc.
Stanza 7: Śukra e Guru representam Vipras, Kuja e Ravi Kshatriyas, Chandra Vaisya, Budha Sudra e Sani representa Antyajas. Chandra, Ravi e Guru representam Satwa, Kuja e Sani Thamasa, e Budha e Śukra representam Rajasa.
Stanza 8-11: O Sol tem um corpo bem proporcionado, é bilioso e possui olhos de pingala, tem cabelos curtos, olhos coloridos. A Lua tem um corpo bem arredondado, muito vento e fleuma, fala inteligente, doce e bons olhos. Marte é jovem, bilioso liberal, inconstante e possui uma cintura fina. Mercúrio tem uma fala gorgolejante, gosta de brincar e tem uma mistura de ar, catarro e bile. Júpiter tem um corpo corpulento, mechas e olhos dourados, moral e fleumático. Vênus gosta de felicidade, belos olhos finos e cachos negros e um temperamento composto de vento e fleuma. Saturno é preguiçoso, tem olhos amarelados, corpo alto e magro, dentes fortes e cabelos ásperos. Ele é de um temperamento ventoso. Saturno governa os nervos, o Sol governa os ossos, a Lua controla o sangue, Mercúrio a pele, Vênus o esperma, Júpiter o cérebro e Marte a medula.
Stanza 12: O Sol controla Devastana, a Lua lugar aquoso, Marte o lugar da lareira, Mercúrio o lugar de jogo, Júpiter o tesouro, Vênus o quarto de dormir e Saturno o monte de sujeira.
O Sol rege as roupas ásperas, a Lua rege as roupas novas, Marte rege as roupas queimadas, Mercúrio rege as roupas encharcadas, Júpiter nem as roupas velhas nem as novas, Vênus controla as roupas fortes e Saturno rege os trapos. O Sol rege o cobre, a Lua as pedras preciosas, o ouro de Marte, o mercúrio belimetal, etc., a prata de Júpiter, e quando está em sua própria casa rege o ouro, as pérolas de Vênus e Saturno rege o ferro, o chumbo, etc. Saturno controla Sisira, Vênus Vasanta, Marte Grishma, Lua Varsha, Mercúrio Sarat, Júpiter Hemanta e o Sol Grishma. Essas estações também podem ser indicadas pelo senhor do drekkāṇasurgindo no lagna no momento da pergunta ou consulta de horóscopos perdidos.
Stanza 13: Os planetas têm aspecto ¼,1/2, ¾ e cheios na 3ª e 10ª, nas 5ª e 9ª, nas 4ª e 8ª e na 7ª respectivamente. Saturno, Marte e Júpiter têm visões especiais e são poderosos em aspectar 3ª e 10ª, 4ª e 8ª e 5ª e 9ª respectivamente
Stanza 14: Um Ayana, um Kshana, um Wasara, um Ruthu, um Masa, um Ardha e um Sama serão o tempo atribuído ao Sol, etc., respectivamente, para o cumprimento de qualquer ato ou ação indicado em uma questão. Picante, salgado, amargo, misto, doce, azedo e ácido são os sabores atribuídos ao Sol, etc., respectivamente.
Stanza 15: Segundo alguns, o Sol tem Júpiter, a Lua tem Mercúrio e Júpiter, Marte tem Vênus e Mercúrio, Mercúrio tem tudo menos o Sol; Júpiter tem tudo, exceto Marte; Vênus tem tudo, exceto o Sol e a Lua; e Saturno tem todos, exceto Marte, Lua e Sol como amigos. Mas de acordo com Satya do thrikona do planeta o 2º, 12º, 5º, 9º, o senhor de sua exaltação. 8º e 4º senhores, são amigos. O resto não são amigos.
Stanza 16-17:
Stanza 18: O planeta na 2ª, 12ª, 11ª, 3ª, 10ª ou 4ª de qualquer outro planeta no momento do nascimento torna-se seu amigo temporário. Alguns dizem que o senhor da casa em que um planeta é exaltado também se torna seu amigo. O resto (sem nome aqui) são inimigos. Os senhores de duas casas, o senhor de uma casa nomeada e o senhor da casa não nomeada tornam-se amigos, neutros e inimigos, respectivamente. Essas relações (temporárias) devem ser tomadas junto com as relações Nisargika (permanentes) mencionadas nas estrofes anteriores e então a amizade, etc., deve ser finalmente determinada.
Stanza 19: Por Swochha, Suhrut, Swa Thrikona, navāṁśa, os planetas obtêm Sthanabala. No leste Júpiter e Mercúrio, no norte o Sol e Marte, no oeste Saturno e no sul Vênus e a Lua ficam Digbala.
Stanza 20: Ravi e Chandra têm chestabala em Oottarayana. O resto terá chestabala quando tiver Vakra ou Samagama. Aqueles que estão no norte da luta planetária, e aqueles cujos raios são brilhantes também possuem chestabala.
Stanza 21: A noite dá Lua, Marte e Saturno Kala Bala. Mercúrio tem sempre. O resto é poderoso durante o dia. Os benéficos têm Kalabala durante a metade clara do mês lunar, enquanto os maléficos a obtêm durante a metade escura. O senhor do ano, do dia, da hora, da masa também recebe Kalabala. Sa, Ku, Bu, Gu, Su, Sha, Ra, são respectivamente mais fortes que os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário